Sei sulla pagina 1di 13

1

O descomissionamento aplicado s instalaes offshore de produo de petrleo sob a viso crtica ambiental
Renato Saraiva Lima da Silva, renato_saraiva@bol.com.br Fernando B. Mainier, UFF, mainier@nitnet.com.br RESUMO
No passado o objetivo era produzir petrleo. Atualmente, na lgica da preservao ambiental e no amadurecimento dos campos petrolferos, o descomissionamento dos sistemas de produo offshore vem ganhando importncia tanto no planejamento industrial, quanto na viso governamental dos pases produtores de petrleo. Desta forma, a principal inteno deste trabalho motivar uma avaliao crtica das questes tratadas, descrevendo as principais razes para o encerramento da produo e/ou o abandono das instalaes de explorao e produo de petrleo e, tambm apresentar algumas das tendncias em relao ao descomissionamento de instalaes offshore. Palavras-Chave: Petrleo; Plataformas Offshore, Meio Ambiente

1. INTRODUO As estruturas offshore evoluram de simples torres de perfurao fabricadas em madeira instaladas prximas costa, para robustas instalaes, pesando milhares de toneladas, fabricadas em ao-carbono e outras ligas, instaladas a vrios quilmetros adentro do oceano (Figura 1). Alm disso, a infra-estrutura de produo composta de milhares de quilmetros de oleodutos que, atravs de uma complexa rede de transmisso, transfere leo e gs entre os sistemas de produo offshore e os pontos de recepo em terra. As primeiras plataformas offshore foram instaladas no Golfo do Mxico, Estados Unidos, em 1947. Desde ento, a explorao e a produo offshore vem crescendo constantemente.

FIGURA 1 Passado e presente: torre de perfurao em madeira (1880) e plataforma offshore (2004). Fonte: Petrobras

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

O termo descomissionamento em questo refere-se ao procedimento de encerrar a operao de produo no final da vida produtiva de um campo petrolfero. , essencialmente, multidisciplinar, pois, requer um mtodo detalhado e ponderado com atuao envolvendo as diversas reas da engenharia (ambiental, financeira e segurana do trabalho), a poltica e o bem-estar social (RUIVO, 2001). Segundo Ferreira (2003), existem cerca de 7.850 plataformas de produo de petrleo e gs instaladas nas plataformas continentais de mais de 53 pases ao redor do mundo. O Brasil possui, aproximadamente, 105 plataformas de produo offshore. Geralmente, as estruturas de produo de petrleo & gs esto dimensionadas para atender, por cerca de 30 anos, a produo de um determinado campo. Durante esse perodo, as estruturas de ao que ficam submersas tornam-se parte integrante do ecossistema submarino, de tal forma, que se tornam pontos de atrao e proteo para as mais variadas espcies de peixes. Em simbiose com algas, corais e moluscos, suas barras de ao verticais, horizontais e oblquas, ficam cobertas pela vida marinha, graas no apenas natureza, mas tambm, s legislaes ambientais, cada vez mais severas (Figura 2)

Figura 2 Depsitos marinhos aderentes s superfcies metlicas Na rea de produo de petrleo & gs as operaes de descomissionamento esto relacionadas, principalmente, aos seguintes fatores: Amadurecimento dos campos produtores; Problemas ambientais; Montante dos custos totais.

O fato do amadurecimento dos campos produtores trouxe a cena os custos de remoo e a disposio das instalaes e equipamentos que foram necessrios ao desenvolvimento comercial de um campo petrolfero. A pergunta que tem sido feita, constantemente, : o que fazer com as instalaes aps serem removidas?

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

Muitas destas instalaes esto prximas costa, em guas utilizadas pela navegao para diversos fins, sem compromisso com a indstria petrolfera. O fator ambiental no passado, praticamente, no era levado em considerao. O importante era produzir petrleo at a qualquer custo. Atualmente, na lgica dos impactos ambientais e das relaes com a sociedade organizada, o descomissionamento tem sido objeto das agendas, nacionais e internacionais, dos financiamentos dos projetos, empreendimentos e certificadoras. Existem estimativas de descomissionamento de cerca de 6500 plataformas de produo offshore at o ano de 2025 com o montante de 40 milhes de dlares. Desse total, segundo Griffin Jr. (1997), 15 bilhes de dlares (aproximadamente, 37,5%) seriam oriundos da regio do Mar do Norte, apesar desta ser a responsvel por apenas 5,8% do nmero total de instalaes. Para efeito de comparao, a regio do Golfo do Mxico, responsvel por 61,5% do nmero total de instalaes, participaria apenas com 12,5% do custo total. Tal fato devido ao tamanho e complexidade das estruturas existentes na regio do Mar do Norte e severidade das condies climticas, o que causa o considervel aumento no tempo necessrio para a realizao da operao de descomissionamento. 2. O CICLO DE VIDA DAS INSTALAES OFFSHORE No caso de uma indstria de petrleo, dependendo dos fatores ditados pelo mercado, as projees pr-produo comercial de trinta anos, em mdia, podem ser relegadas devido a uma maximizao da produo num dado momento da vida produtiva. Ainda, nesse contexto, a vida til da instalao martima poder ser prolongada caso os processos de recuperao secundria ou terciria forem tcnica e economicamente possveis. (LUCZYNSKI, 2002). Assim, se aos vinte anos de vida produtiva, o limite econmico for adiado por mais cinco anos a partir do emprego da recuperao secundria ou terciria, igualmente, a plataforma ganha mais cinco anos. Esse perodo a mais na vida operativa da plataforma independe dos perodos normais de manuteno do equipamento e das estruturas, os quais so realizados ao longo de todo o perodo em que a plataforma se mantiver atuante. Na tica de Luczynski (2002) o descomissionamento de uma plataforma pode ocorrer em funo de diversos fatores, tais como: A esgotabilidade, os danos ou erros no ocorridos no dimensionamento das reservas de petrleo & gs; A plataforma no possui padro tcnico para operar nos padres ambientais da atualidade; A transformao ou as mudanas tcnicas tornam-se antieconmicas; As mudanas nas diretrizes energticas; A rigidez das polticas ambientais; A produo no econmica.

A primeira razo lgica para o descomissionamento de uma plataforma de petrleo a constatao que a renda obtida com a produo de petrleo j no compensa a continuidade da produo, o que implica, conseqentemente, no encerramento das atividades de operao da plataforma. Segundo essa viso, o preo do barril o fator determinante que condiciona as atividades de explorao ou de encerramento da produo (no caso o descomissionamento da plataforma). Quando somente considerada a economicidade da produo, nesse contexto, o

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

descomissionamento de plataformas toma ares de uma explicao simplista em virtude de uma ou vrias quedas no preo do petrleo. As flutuaes de preo podem viabilizar a produo, como aconteceu em relao produo offshore no Mar do Norte e em guas profundas. No entanto, para que se d a viabilizao da produo, torna-se necessrio que o preo esteja em um dado patamar ao longo de um perodo de tempo que permita a maturao do projeto de explorao. Em outras palavras, quando houve a crise de 1973, o preo se manteve alto por tempo suficiente para que diversos projetos de explorao em mar aberto fossem iniciados ou incrementados. Todavia, no se deve esquecer que o perodo de tempo entre a criao e a concretizao de uma determinada poltica de explorao de petrleo relativamente rico, pois, est sujeito a fatores polticos, tecnolgicos e oramentrios. A questo da esgotabilidade de um recurso finito abordada por Jamal & Crain (1997) da seguinte forma: o preo de um recurso como o petrleo ou de qualquer outro bem mineral no renovvel deve subir a uma taxa crescente, segundo o interesse dos compradores. Na realidade, o preo sobe em virtude da expectativa de lucro anunciada pelo produtor, a qual se vale da necessidade de se utilizar o recurso num tempo imediato, desde que mantida a dependncia do recurso, como ocorre, por exemplo, na dependncia externa de petrleo. No entanto, o mecanismo de oferta e procura constantemente distorcido pelos grandes produtores de petrleo que impem, aos consumidores, perodos de alta no preo do barril, empregando a ttica de diminuir a oferta de petrleo em algumas centenas de milhares de barris por dia. 3. OS TIPOS DE INSTALAES OFFSHORE E O PROCESSO DE COMISSIONAMENTO As instalaes offshore sujeitas ao descomissionamento podem ser classificadas em: Navio de Produo, Armazenamento e Desembarque (FPSO - Floating Production, Storage and Offloading); Plataformas Semi-submersveis; Plataformas de torres complacentes (CTP- Compliant Piled Tower); Plataformas de Pernas Atirantadas (TLP - Tension Leg Platforms); Jaquetas (sub-estruturas) de concreto e ao; Conjunto de equipamentos utilidasdes/dormitrios (Topside); Sistemas submarinos, oleodutos & gasodutos, linhas de fluxo, poos.

3.1 DESCOMISSIONAMENTO DE FPSO E PLATAFORMAS SEMI-SUBMERSVEIS Uma instalao FPSO conforme a Figura 3 consiste em uma grande embarcao do tipo do navio-tanque (petroleiro) ancorada no solo marinho. projetada para processar e armazenar a produo dos poos submarinos prximos a ela e descarreg-la, periodicamente, em um petroleiro menor, que transporta, ento, o leo para uma unidade de processamento em terra. Tanto as FPSO como as Plataformas Semi-submersveis (Figura 4) podem ser utilizadas em campos de explorao situados nas guas profundas mais remotas, onde a infraestrutura de oleodutos no existe. Estes tipos de estruturas de produo so,

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

comparativamente, mais fceis e baratas de descomissionar do que as instalaes fixas, pois, so baseadas em embarcaes ou em seus conceitos e, portanto, flutuam.

Figuras 3 e 4 FPSO e Plataforma semi-submersvel


Fonte: OFFSHORE TECHNOLOGY (2007)

As principais dificuldades operacionais encontradas so as desconexes das amarraes, das linhas de fluxo e dos dutos rgidos ou flexveis verticais que transportam os fluidos produzidos desde o poo no fundo do oceano at a plataforma na superfcie (risers). A mobilidade de uma FPSO e de uma Plataforma Semi-submersvel de produo permite a sua reutilizao aps o descomissionamento. Aproximadamente 65% das FPSO e Plataformas Semi-submersveis descomissionadas ao redor do mundo foram reutilizadas em outros campos. A reutilizao uma evoluo natural destas estruturas desde as primeiras converses de navios-tanque em equipamentos de perfurao. As FPSO possuem como vantagem adicional uma grande rea de convs e excesso de flutuao, permitindo que sejam adaptveis s modificaes dos topsides. Neste caso, os equipamentos podem ser substitudos ou reformados em docas, antes que a instalao seja comissionada em outro campo. 3.2 DESCOMISSIONAMENTO DE PLATAFORMAS DE TORRES COMPLACENTES (CPT) E ATIRANTADAS (TLP) A plataforma do tipo de torre complacente (Compliant Piled Tower CPT), conforme mostra, a seguir, a Figura 5, consiste, essencialmente, de uma torre estreita e flexvel fixada a uma fundao com pilares capazes de suportar uma superestrutura convencional para operaes de perfurao e produo. Geralmente, so utilizadas em lminas dgua entre 300 e 600 metros e possui capacidade de suportar grandes foras laterais, graas possibilidade de deflexes laterais. As plataformas de pernas atirantadas (Tension Leg Platform - TLP) uma estrutura flutuante, presa a um local determinado por tensores verticais conectados ao solo marinho atravs de pilares fixos conforme mostra, a seguir, a Figura 6. Os tensores permitem a utilizao da TLP em uma escala de profundidade de gua maior, porm, com movimento vertical limitado. Os maiores sistemas TLP foram instaladas com sucesso em lminas dgua de at 900 metros. As plataformas TLP de produo so um tanto similares s FPSO e Semisubmersveis, devido sua natureza de mobilidade e flutuao. Entretanto, por serem conceitos relativamente novos, at o momento, s h uma experincia no descomissionamento destas estruturas, a Brent Spar, no Mar do Norte.

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

Figura 5 Plataformas do tipo de torre complacente (CPT)


Fonte: OFFSHORE TECHNOLOGY (2007)

Figura 6- Plataforma TLP Okume, operando na Costa da Guin, frica


Fonte: OFFSHORE TECHNOLOGY (2007)

3.3 DESCOMISSIONAMENTO DE SUBESTRUTURAS DE CONCRETO E AO (JAQUETAS) As plataformas fixas, subestruturas de ao (jaquetas), conforme mostra, a seguir, na Figura 7, consiste em uma estrutura treliada (uma seo vertical alta, fabricada a partir de estruturas de ao tubulares suportadas por pilares cravados em solo marinho) com topsides colocados no topo, fornecendo o espao dos camarotes para a tripulao, equipamentos de perfurao e de produo.

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

Figura 7 - Imagem artstica da jaqueta abaixo da plataforma


Fonte: OFFSHORE TECHNOLOGY (2007)

As Plataformas Jaqueta so economicamente viveis para lminas dgua de at 450 metros. A maioria das Jaquetas pequena e esto localizadas em lminas dgua inferiores a 75 metros, pesando menos de 10.000 toneladas. Somente na regio do Golfo do Mxico existem 5.965 destas estruturas. J as grandes estruturas esto localizadas, principalmente, nas regies do Golfo de Mxico e do Mar do Norte com, aproximadamente, 343 e 190 plataformas, respectivamente. No Brasil, existem 71 Jaquetas, sendo que maioria est localizada na regio nordeste, formadas, principalmente, por estruturas de pequeno porte. Na tica do descomissionamento das estruturas fixas, segundo a United Kingdom Offshore Operators Association (1995), as principais alternativas so: remoo completa, remoo parcial, tombamento no local e reutilizao em outro lugar ou manter a instalao para outras atividades. A remoo completa de uma estrutura consiste, essencialmente, em realizar o processo de montagem ao contrrio, conforme mostra o esquema apresentado, a seguir, na Figura 8. Primeiramente, ocorre a remoo dos sistemas de fixao. Caso a operao de reflutuao do mdulo integral seja impraticvel, os mdulos so seccionados, iados e transportados para terra. Esta opo, dependendo da localizao em que se encontra, requer a remoo at uma profundidade suficiente abaixo do solo marinho (aproximadamente 5 metros), a fim de eliminar qualquer interferncia com os demais usurios do local, como pescadores e embarcaes. A rea ao redor da plataforma tambm precisa ser completamente limpa dos resduos resultantes da operao de explorao do campo. A principal vantagem da remoo completa a volta do local em que se desenvolveu a explorao e produo de petrleo e gs sua condio natural. Alm disso, h a vantagem de no haver problemas futuros com a manuteno ou eventuais responsabilidades para as operadoras. Quanto s desvantagens, esto includos os custos, possveis danos ao meio ambiente marinho e eliminao do habitat artificial criado na estrutura. Esta a opo de

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

descomissionamento mais cara, porm, costuma ser a preferida para a maioria dos descomissionamentos, em virtude das regulamentaes ambientais cada vez mais severas.

Figura 8 - Remoo completa de uma Jaqueta


Fonte: BYRD E VELAZQUEZ (2001)

A remoo parcial recomendada pelas diretrizes do lnternational Maritime Organization (IMO) e pela legislao internacional somente para grandes estruturas. A estrutura poder ser parcialmente removida desde que possibilite uma coluna d' gua desobstruda. A profundidade exata depender das exigncias legais de cada localidade. As diretrizes da IMO exigem um espao mnimo entre a superfcie de gua e a poro remanescente da estrutura: uma coluna d'gua livre de 55 metros para instalaes localizadas em lminas d'gua acima de 75 metros. Segundo o esquema apresentado, a seguir, na Figura 9, a jaqueta deve ser secionada deixando a poro inferior no fundo do oceano. Os mtodos de corte a serem utilizados podem ser no-explosivos ou, no mximo, utilizando pequenas cargas de explosivos, o que torna a operao mais simples que a remoo completa. A seo removida pode tanto ser levada terra para reciclagem ou eliminada como refugo quanto ser disposta prxima poro remanescente da estrutura (BYRD E VELAZQUEZ , 2001).

Figura 9 - Remoo parcial de uma Jaqueta


Fonte: BYRD E VELAZQUEZ (2001)

Segundo Byrd &Velazquez (2001), outra opo seria rebocar e dispor a estrutura, previamente limpa, em um local licenciado, em guas profundas, ou ainda, disp-la a uma distncia mnima da costa mais prxima. A remoo parcial pode representar benefcios econmicos e de segurana para as operadoras, especialmente, em guas relativamente afastadas da costa. Portanto, dever existir algum beneficio ao meio ambiente marinho, principalmente, se for utilizado em conjunto com programas de recife artificial, pois, a poro da estrutura deixada no local continuar a proporcionar habitat para a vida marinha. Este tipo de opo, porm, apresenta algumas desvantagens. Os condutores, se presentes, precisam ser

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

separados para que a estrutura seja parcialmente removida, bem como, outros componentes estruturais, como o caso dos pilares. O descomissionamento por tombamento da estrutura bastante similar remoo parcial. Consiste, primeiramente, na remoo dos topsides que podem ser reutilizados, refugados, abandonados no fundo do mar ou afundados com a subestrutura. Posteriormente, requer o tombamento de toda a subestrutura no local, observando a existncia de uma coluna dgua livre, conforme mostra o esquema apresentado, a seguir, na Figura 10. importante um planejamento com elevado grau de preciso para que o procedimento de tombamento seja seguro o que torna esta obrigao complexa. Cargas explosivas so utilizadas para secionar os membros crticos em uma seqncia controlada de cortes, permitindo que a Jaqueta desmorone graas ao seu prprio peso. Uma vez disposta no fundo do oceano, a subestrutura passa a atuar como um habitat para a vida marinha. Devido eliminao de custos com o transporte, esta opo mais barata que a remoo completa. O tombamento no local pode trazer benefcios pesca comercial, exceto aos pescadores com redes, principalmente, se a subestrutura estiver prxima costa. A Reutilizao uma opo bastante utilizada no Golfo do Mxico onde, aproximadamente, 10% das Jaquetas (geralmente, em lminas dgua inferiores a 90 metros e acima dos 15 anos de operao) so descomissionadas e 20% dos topsides j foram reutilizados. As operadoras consideram a reutilizao, em alguns casos, devido s economias decorrentes da antecipao de prazos de desenvolvimento e aos eventuais benefcios ambientais (MINERALS MANAGEMENT SERVICE, 2007). As oportunidades para reutilizao de Jaquetas em outro campo de petrleo e gs so limitadas, pois, geralmente, so projetadas segundo exigncias especficas de produo, lminas dgua, critrios ambientais, condies do solo, limites de resistncia a fatiga e corroso. Em virtude das implicaes decorrentes, a opo de deixar no local no a preferida pela legislao internacional, exceto nos casos onde uma utilizao alternativa possa ser aplicada, como por exemplo, transformao da plataforma em centros de pesquisa, locais para o eco-turismo, cultivo marinho, base para fontes alternativas de energia (elica), local de pesca esportiva, etc.

Figura 10 Tombamento da estrutura no local Fonte: LES DAUTERIVE (2000) 3.4 DESCOMISSIONAMENTO DE TOPSITES Os topsides das plataformas fixas variam tanto em funcionalidade, quanto em complexidade, desde grandes unidades integradas de produo, perfurao e acomodaes para 200 a 300 trabalhadores, a pequenas unidades de processamento ou perfurao. Podem ser classificados em integrados, modulares ou hbridos A escolha da configurao mais

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

10

adequada depende, principalmente, da capacidade dos navios-guindaste utilizados no processo de instalao. A deciso quanto s opes de descomissionamento dos topsides s pode ser realizada como parte de uma avaliao global do processo de descomissionamento do sistema de produo offshore. De qualquer forma, eles necessitam de limpeza e remoo de todas as substncias txicas previstas pela legislao vigente. As principais opes de descomissionamento para Topsides so apresentadas, a seguir, na Figura 11.

Figura 10 - Opes de descomissionamento para Topsides Fonte: PRASTHOFER (1997) 3.5 DESCOMISSIONAMENTO DE SISTEMAS SUBMARINOS A configurao do sistema submarino pode variar bastante, desde a produo atravs de um simples poo at um sistema composto por vrios manifolds1, templates2,, rvores-denatal molhada3, conexes, cabos de ancoragem, etc. Na prtica, o que se observa que em lminas dgua rasas e medianas, a remoo completa desses elementos pode ser obtida utilizando-se de tecnologias de corte existentes, aliadas a pequenas embarcaes. J em lminas dgua maiores (acima do limite possvel de interveno direta de mergulhadores), tal como ocorre em grande parte da Bacia de Campos, no Rio de Janeiro; os equipamentos existentes so, geralmente, de operao remota. Nestes casos, a soluo de descomissionamento encontra-se no equilbrio entre a opo de remoo completa e a de deixar no local.

Manifold - um equipamento submarino que tem a funo de receber a produo dos poos ou de outros manifolds e, em seguida, enviar os fluidos a outro elemento do sistema de produo ou superfcie. 2 Template - O template serve como uma ncora para a linha-guia e como fundao para a base-guia permanente, apresenta uma abertura no centro por onde passam equipamentos para interveno nos poos. 3 rvore de natal molhada um equipamento formado p um conjunto de vlvulas, colocado sobre o solo ocenico, com o objetivo de controlar a presso e vazo de um poo submarino.

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

11

3.6 DESCOMISSIONAMENTO DE OLEODUTOS E LINHAS DE TRANSFERNCIA Em geral, o processo de descomissionamento envolve, principalmente, as estruturas mais visveis (topsides e subestrutura). A presena ou a ausncia de oleodutos e cabos de energia relacionados a estes equipamentos menos bvia, porm, bastante importante no processo. O descomissionamento dos oleodutos necessrio a fim de minimizar os possveis impactos ambientais no local. As opes de remoo e disposio de tubulaes e cabos no esto previstas por nenhuma legislao internacional vigente (FERREIRA & SUSLICK, 2000). Os cabos de potncia, que funcionam da costa at a estrutura produtora offshore, so blindados com uma ou duas camadas de fios de ao, possuindo cabos de alta tenso projetados para carregar acima de 30.000 Volts. Estes cabos possuem entre 4 e 6 polegadas de dimetro. Os cabos de potncia submarinos, quando enterrados ou simplesmente deixados no solo marinho, no apresentam perigo para embarcaes. Na Noruega, por exemplo, eles tm sido tipicamente descomissionados e abandonados no lugar com as extremidades enterradas abaixo da linha do solo (JOHNSEN et al, 1999). O peso dos cabos cria um desafio para a sua recuperao porque necessitariam de um grande carretel, junto ao conjunto de guia linear de ao revestido (motores hidrulicos revestidos de borracha que capturam o cabo e o empurram atravs da ferramenta). Se removidos, o processo envolveria a unio do cabo a um guincho de recuperao por mergulhadores. A extremidade do cabo seria recuperada atravs de um motor, movimentandoo at a embarcao de recuperao, onde uma tesoura hidrulica seria utilizada para secionar o cabo e, finalmente, armazen-lo para o transporte. 3.7 DESCOMISSIONAMENTO DE POOS SUBMARINOS O tamponamento e o abandono de poos (P&A - Plugging and Abandonment) um dos estgios preliminares no processo de descomissionamento de um sistema de produo offshore. Um procedimento eficaz de tamponamento e/ou abandono de poos deve assegurar o perfeito isolamento das zonas de petrleo & gs e tambm dos aqferos existentes, prevenindo a migrao dos fluidos entre as formaes quer pelo poo, quer pelo espao anular entre o poo e o revestimento e a migrao de fluidos at a superfcie do terreno ou o fundo do mar. O descomissionamento de poos apresenta uma importncia imediata e contempornea no Brasil. Segundo dados da ANP (2007), desde a quebra do monoplio do setor petrolfero em 1997, a cada ano, so perfurados entre 60 e 70 poos, isto resulta, levando em considerao uma taxa de sucesso de 5:1, em uma taxa de abandono de 40 a 50 poos por ano. Ciente dessa situao, a ANP (Agncia Nacional do Petrleo) publicou a Portaria n. 176, de 27/10/1999, regulamentando o abandono de poos, a fim de preservar os aqferos brasileiros e evitar o abandono irresponsvel por parte das operadoras. Quando um operador determina a necessidade de abandonar um poo, de uma dada unidade produtora, inicia-se a reviso do projeto do poo juntamente com os registros de intervenes prvias, condies geolgicas e de reservatrio. A operadora investiga todos os pontos que possam estar relacionados s questes de segurana e bem-estar dos envolvidos, bem como, as exigncias legislativas. Finalmente, elabora um programa baseado nas condies existentes do poo e do reservatrio, permitindo satisfazer os objetivos de tornar o poo seguro quanto a futuros vazamentos e preservar os recursos naturais remanescentes. As

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

12

tcnicas utilizadas na realizao deste processo devem ser baseadas na experincia, na pesquisa e na adaptao das operadoras aos padres legislativos vigentes. Durante a fase de produo, excetuando-se a etapa de desenvolvimento, todo poo produtor de petrleo, gs ou injetor somente poder ser abandonado mediante autorizao da ANP. As exigncias legislativas brasileiras para o abandono de poos so: o poo no poder ser abandonado se estas operaes prejudicarem, de alguma forma, quaisquer operaes nos poos vizinhos, exceto se, por algum motivo, represente ameaa segurana ou ao meio ambiente. Qualquer espao anular que se comunique com a superfcie do terreno ou com o fundo do mar deve ser isolado. Os revestimentos que cobrirem intervalos com petrleo, gs ou gua de qualquer qualidade e que no estiverem adequadamente cimentados devero ser perfurados nas profundidades apropriadas para, atravs da recimentao ou de compresses de cimento, proporcionar o isolamento completo. 4. CONCLUSES Com base no estudo conclui-se que: importante considerar o descomissionamento como um processo que possui natureza prpria. Requer tempo at que seja desenvolvido o balano entre custos, meio ambiente, tecnologia e segurana, o que significa minimizar os impactos ambientais e adotar procedimentos seguros com custos reduzidos; Alm das questes tecnolgicas e operacionais inerentes ao estudo de um novo processo, o descomissionamento exige legislaes abrangentes e completas que no negligenciem o estabelecimento de canais de comunicao com a opinio pblica, proporcionando a possibilidade de adoo de metodologias e procedimentos mais adequados realidade; fundamental o estabelecimento de uma estrutura multidisciplinar aliada a uma legislao factvel e abrangente, sempre que possvel, importante observar duas alternativas mais recentes para o descomissionamento de sistemas de produo offshore: recifes artificiais e adiamento do processo; Independente do tipo de soluo a ser adotado, o planejamento para o processo de descomissionamento frente de seu momento. Esta ser a chave para uma execuo segura, ambientalmente consciente e eficiente.

5. REFERNCIAS AGNCIA NACIONAL DO PETRLEO (ANP) http://www.anp.gov.br. Acesso em 15/09/2008 BYRD, R. C. & VELAZQUEZ, E. R. State of art of removing large platforms located in deep water. In: Offshore Technology Conference. Texas: 2001. CONOCO-PHILIPS. Maureen decommissioning programmed. In: PATIN, S. Environmental impact of the offshore oil and gas industry. New York, EcoMonitor Publishing, 1999.

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

13

FERREIRA, D. F. Anticipating impacts of financial assurance requirements for offshore decommissioning: a decision model for the oil industry. Tese (Doutorado em Cincias). Campinas: Programa de Ps-Graduao em Geocincias, UNICAMP, 2003. FERREIRA, D. F. & SUSLICK, S. B. A new approach for accessing offshore decommissioning: a decision model for performance bonds. In: V International Conference on Health, Safety and Environmental in Oil and Gas Exploration and Production. SPE, 2000. GRIFFIN JR., W. S. International developments: lessons learned and need for public input. In: Proceedings: Public workshop - Decommissioning and removal of oil and gas facilities offshore California: recent experiences and future deepwater challenges. California: Minerals Management Service (MMS), California State Lands Commission, 1997. JOHNSEN, E. et. al. The final disposal of disused pipelines and cables. Oslo: Ministry of Petroleum and Energy, 1999. LES DAUTERIVE. Rigs-to-reefs policy, progress, and perspective. New Orleans: Minerals Management Service U.S. Department of the Interior, 2000. LUCZYNSKI, E. Os condicionantes para o abandono das plataformas offshore aps o encerramento da produo. Tese (Doutorado em Energia). So Paulo: Programa Interunidades de Ps-Graduao em Energia, Universidade de So Paulo (USP), 2002. MANAGO, F. & WILLIAMSON, B. Proceedings: public workshop - Decommissioning and removal of oil and gas facilities offshore California: recent experiences and future deepwater challenges. California: Minerals Management Service (MMS), California State Lands Commission, 1997. MINERALS MANAGEMENT SERVICE, U.S. DEP. OF THE INTERIOR. Summary file for platform structures. Disponvel em http://www.gomr.mms.gov. Acesso 15/09/2007. OFFSHORE TECHNOLOGY. http://www.offshore-technology.com. Acesso em 15 de setembro de 2007 PRASTHOFER, P. H. Offshore production facilities: decommissioning of topside production equipments. In: Proceedings: Public workshop - Decommissioning and removal of oil and gas facilities offshore California: recent experiences and future deepwater challenges. California: Minerals Management Service (MMS), California St Lands Comm, 1997. RUIVO, F. M. Descomissionamento de sistemas de produo offshore. Dissertao Mestrado em Cincias e Engenharia de Petrleo. Campinas: Programa de Ps-Graduao em Cincias e Engenharia de Petrleo, UNICAMP, 2001. UNITED KINGDOM OFFSHORE OPERATORS ASSOCIATION(UKOOA). An assessment of the environmental impacts of decommissioning options for oil and gas installations in the UK North Sea. Aberdeen: Aberdeen University Research and Industrial Services, 1995.

Potrebbero piacerti anche