Sei sulla pagina 1di 11

Mdulo I Conceitos Fundamentais e Sistemas de Unidades

Introduo

A termodinmica a cincia que trata da energia. Apesar de facilmente podermos entender a energia difcil defini-la com exatido. Podemos disse que a energia a capacidade de provocar alteraes. A termodinmica se baseia na lei fundamental da natureza que o princpio de conservao de energia. A energia pode ser transformada de uma forma para a outra, mas no pode ser criada nem destruda, sendo que seu balano permanece constante. Os princpios que regem a termodinmica so suas Leis, que surgiram na dcada de 1850, em decorrncia dos estudos de Willian Rankine, Rudolph Clausis e Lord Kelvin. Hoje a termodinmica desenvolvida por dcadas e que analisa os processos de maneira macroscpica chamada de Termodinmica Clssica, enquanto que uma abordagem mais elaborada, com base no comportamento de partculas individuais chamada de Termodinmica Estatstica. A abordagem estatstica da termodinmica bem sofisticada e foge do escopo de um curso bsico de graduao, ento iremos nesse estudo nos basear nos conceitos da Termodinmica Clssica. A termodinmica encontrada em diversos processos presentes na Engenharia e no dia-a-dia tambm. Dentre eles podemos citar o funcionamento de sistemas de aquecimento e condicionamento de ar, refrigerador, panela de presso, chuveiro, automveis, avies, coletores de energia solar, usinas trmicas, nucleares e at mesmo a transformao de energia de nossas clulas e a transferncia de calor para manter o corpo em temperatura constante.

Unidade e Dimenses

Para podermos analisar qualquer parmetro que envolva a transferncia de energia ou qualquer outra grandeza fsica importante caracterizar suas dimenses, sendo que sua magnitude dada pelas unidades. As dimenses

so divididas em primrias ou fundamentais (comprimento, L; massa, m; tempo t; temperatura, T) e secundrias ou derivadas (velocidade, v; energia, E; etc). Na cincia atual existem dois conjuntos de unidades em uso: o Sistema Ingls e o Sistema Internacional As principais unidades so mostradas na tabela a seguir:

Grandeza Fundamental Comprimento Massa Tempo Temperatura Fora Presso Energia Potncia

Sistema Internacional Unidade Smbolo metro m quilograma kg segundo s kelvin K newton N pascal joule watt Pa J W

Sistema Ingls Unidade Smbolo ps ft libra-massa lbm segundo s rankine R libra-fora lbf libra-fora por psi polegada quadrada British Thermal Unit BTU BTU por hora BTU/h

Outra parte fundamental a utilizao de prefixos para as unidade como apresentada na tabela a seguir:

Prefixos padro em unidades do Sistema Internacional Mltiplos Prefixo Smbolo 12 10 tera T 109 giga G 106 mega M 103 quilo k 2 10 hecto h -2 10 centi c 10-3 mili m 10-6 micro 10-9 nano n -12 10 pico p

Conceitos Fundamentais

Sistema: quantidade de matria ou regio no espao selecionada para estudo. Vizinhana: massa ou regio fora do sistema. Fronteira: superfcie real ou imaginria que separa o sistema da vizinhana. Essa pode ser fixa ou mvel. A fronteira no tem massa, nem ocupa volume no espao.

Sistema fechado: possui uma quantidade fixa de massa que no pode atravessar a fronteira, porm permite a passagem de energia na forma de calor e trabalho. Sistema isolado: no permite a passagem de massa nem energia pela fronteira.

Sistema aberto: tambm conhecido com Volume de Controle, permite o fluxo de massa e de energia pela fronteira, que neste caso recebe o nome de superfcie de controle.

Fase: Matria que tem a mesma composio qumica em toda sua extenso. Propriedade: Qualquer grandeza que descreve um sistema. Estado: condio em que se encontra o sistema, caracterizada pelo conjunto de propriedades do mesmo. Sistema simples: Aquele cujo estado definido por apenas duas propriedades. Processo: mudana de um estado para outro, isto , quando qualquer uma das propriedades de um sistema se altere. Porm, se nenhuma propriedade se altera com o tempo dizemos que o sistema est em regime permanente. Propriedade extensiva: Valor depende da quantidade de matria do sistema, uma propriedade aditiva. (massa, volume, energia, etc). Propriedade intensiva: Valor independe da quantidade de matria. Pode variar ponto a ponto, isto , podem ser funo da posio do tempo (volume especfico, presso, temperatura, etc). Estado de Equilbrio: condio em que o sistema no sofre mudanas espontneas, mesmo submetidas a pequenas perturbaes. Processo quase esttico ou de quase equilbrio: quando um sistema infinitesimalmente prximo a um estado de equilbrio em todos os momentos, isto , o processo suficientemente lento que permite ao sistema ajustar-se internamente para que as propriedades de uma parte do sistema no mudem mais rapidamente do que as propriedades das outras partes. Contnuo: apesar de a matria ser formada por molculas, e consequentemente, apresentar espaos vazios entre os tomos conveniente

para o estudo de a termodinmica clssica considerar a matria como um contnuo. Massa especfica: a massa por unidade de volume. Ela depende da temperatura e da presso para os gases, sendo proporcional a presso e inversamente proporcional a temperatura. Para os slidos e lquidos, substncias incompressveis, a variao com a presso praticamente desprezvel, dependendo apenas da temperatura.

Volume especfico: o inverso da massa especfica.

Densidade ou densidade relativa: a razo entre a massa especfica de uma substncia e a massa especfica de um padro conhecido como a gua ou o ar. Este valor adimensional.

Peso especfico: o peso de uma unidade de volume de uma substncia.

onde g a acelerao da gravidade

Processo isotrmico: processo que ocorre a temperatura constante. Processo isobrico: processo que ocorre a presso constante.

Processo isomtrico ou isocrico: processo que ocorre a volume constante. Ciclo termodinmico: sucesso de processos por meio dos quais o sistema retorna ao estado inicial.

Lei Zero da Termodinmica

A Lei Zero da Termodinmica foi formulada por R.H. Fowler em 1931 e declara: Se dois corpos esto em equilbrio trmico com um terceiro corpo, eles tambm est em equilbrio trmico entre s.

Temperatura e suas Escalas de Medida

As escalas de temperatura usadas no sistema internacional so o Celsius (C) em homenagem ao astrnomo sueco A. Celsius (1702-1744) e o Kelvin (K) em homenagem ao Lord Kelvin (1824-1907). J no sistema ingls as escalas usadas so o Fahrenheit (F) em homenagem ao fabricante de instrumentos alemo G. Fahrenheit (1686-1736) e o Rankine (R) em homenagem a William Rankine (1820-1872). As escalas Celsius e Fahrenheit foram medidas para a gua e, portanto dependem de suas propriedades. J para a termodinmica interessante utilizar as escalas Kelvin e Rankine porque as mesmas independem das propriedades da substncia que est sendo medida. possvel relacionar as diferentes escalas pelas equaes a seguir.

T(K) = 273,15 + T(C) T(F) = 32 + 1,8 T(C) T(F) = T(R) 459,67

T(R) = 1,8 T(K)

Presso

Presso a fora normal exercida por um fluido (gs ou lquido) por unidade de rea e dada pela expresso:

Outras unidades de presso so o bar, atmosfera e quilograma-fora por centmetro quadrado.

1 bar = 105 Pa = 0,1 MPa = 100 kPa 1 atm = 101325 Pa = 101,325 kPa = 1,01325 bar 1 kgf/cm2 = 9,807 N/cm2 = 9,807x104 N/m2 = 9,087x104 Pa = 0,9807 bar = 0,9679 atm A presso real chamada absoluta e medida a partir do zero absoluto, vcuo. Porm a maioria dos medidores de presso calibrada para medir a partir da presso atmosfrica, sendo essa a presso manomtrica.

Pabs = Pman + Patm

A presso varia com a profundida, isto , com a coluna de fluido que est sobre o ponto medido.

Pman = gh Pabs = gh + Patm

Exemplo 1) Durante uma viagem para a Disney voc apresentou um mal-estar e foi levado para o ambulatrio do parque. Chegando l o mdico realizou diversas avaliaes e lhe informou que estava com uma temperatura corporal de 96,8F. Qual sua temperatura em Celsius? Se voc estivesse obtendo a temperatura em escalas termodinmicas quanto seria em Kelvin e Rankine?

Soluo: T(F) = 32 + 1,8 T(C) 96,8 = 32 + 1,8 T(C) T(C) = 36C

T(K) = 273,15 + T(C) T(K) = 273,15 + 36 T(K) = 309,15K

T(R) = 1,8 T(K) T(R) = 1,8 (309,15) T(R) = 556,47R

Exemplo 2) Medidas de presso atravs de manmetros de coluna ainda so utilizados em diversos processos industriais. Porm, vrios aspectos devem ser observados para que essas medidas saiam com preciso e exatido, como a real presso atmosfrica do local. Analise o seguinte caso: um tanque fechado pressurizado a ar e possui um manmetro de colunas acoplado ao tanque, que est localizado em uma montanha a uma altitude de 1400 m, onde a presso atmosfrica de 85,6 kPa. Determine a presso do ar no tanque se h 1 = 0,1 m, h2 = 0,2 m, e h3 = 0,35 m. Dados: gua = 1000 kg/m3; leo = 850 kg/m3; mercrio = 13600 kg/m3.

Soluo:

[( ( )]

1 kPa = 1000 N/m2 e 1 N = 1 kg m/s2 Portanto 1 kPa = 1000 kg/ms2 ( )

Exerccios Propostos
1) Uma maneira de sabermos qual a altura de um prdio sem que seja possvel a medida direta atravs da diferena de presso no ponto superior e inferior do prdio. Com um barmetro foram lidas as seguintes presses: 96,0 e 98,0 kPa na parte superior e inferior respectivamente. Se

considerarmos a massa especfica do ar como 1,0 kg/m3, a altura do prdio ser: a) 17 m b) 20 m c) 170 m d) 204 m e) 252 m

2) Em muitos processos industriais o valor absoluto da temperatura irrelevante, sendo que somente a variao de temperatura entre o incio e o final do processo que deve ser monitorado. Sabendo que durante um determinado processo a temperatura sofre o aquecimento de 20C, determine a opo equivalente. a) 20F b) 52F c) 36 K d) 36 R e) 293 K

3) Panela de presso uma dos utenslios domsticos surgidos que utilizam os conceitos da termodinmica. O motivo de uma panela de presso cozinhar mais rpido do que uma panela comum por manter a presso e temperatura interna mais elevada. Porm existem diversos casos de panelas de presso que explodem por elevarem muito a presso interna. Para que isso no ocorra h uma vlvula no meio da tampa que libera a presso assim que ela atinge um determinado valor. Determine a massa da vlvula de uma panela cuja a presso manomtrica de operao seja de 100 kPa e tenha uma abertura de seo transversal de 4 mm 2. Dado: Patm = 101 kPa Resposta: 0,0408 kg

4) Tubos de venturi so muito utilizados em processos industriais nas tubulaes para medir a velocidade e, consequentemente, a vazo de um lquido. Se em um processo um fluido escoa atravs de um medidor de venturi que suporta colunas de gua que diferem em 10 in de altura, determine a diferena de presso entre os pontos a e b, em lbf/in 2. A presso ir aumentar ou diminuir em direo do escomaneto? Dados:Patm = 14,7 lbf/in2; v = 0,01606 ft3/lb; g = 32,0 ft/s2

Resposta: P = 0,36 lbf/in2; aumentar

5) Os tubos de pitot so equipamentos usados em avies capazes de medir a velocidade da aeronave pela diferena de presso entre o ar ambiente e a entrada do tubo de pitot. Essa diferena obtida pela altura da coluna de lquido presente no tubo. Um avio que est a uma altitude de 3000 m apresenta uma leitura de presso absoluta de 58 kPa quando sobrevoa uma determinada cidade. Calcule a presso atmosfrica na cidade em kPa e em mmHg. Dados: ar = 1,15 kg/m3; mercrio = 13600 kg/m3 Resposta: 91,8 kPa e 688 mmHg

6) No somente na indstria que encontramos exemplos da termodinmica. Em qualquer hospital ou pronto socorro que esteja ocorrendo uma infuso intravenosa seus conceitos esto presentes. Geralmente o soro, ou outra substncia presente na bolsa, escoa para a veia atravs da gravidade, desde que a bolsa contendo o lquido esteja numa altura suficiente para contrapor a presso sangunea. Se for observamos que o fluido para de escoa quando a parte superior do fluido na bolsa encontra-se a 1,2 m acima do nvel do brao, qual a presso manomtrica do sangue? Se a presso manomtrica do fluido no nvel do brao precisar ser de 20 kPa para permitir o escoamento a uma taxa suficiente, determine a altura que a parte superior do fluido deve ser colocada. Dado: = 1020 kg/m3 Resposta: 12 kPa; 2 m

Potrebbero piacerti anche