Sei sulla pagina 1di 28

UFSJ - PROCESSO SELETIVO 2013/1

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS - TIPO I

LNGUA PORTUGUESA

Leia o texto atentamente:

A evoluo acelerada
Adriana Dias Lopes, Alexandre Salvador e Natalia Cuminale
Somos mais altos, mais fortes - e cada vez mais gordos - do que nossos antepassados longnquos porque o atual e rapidssimo estgio tecnolgico da civilizao nos permite esses luxos.

10

15

20

25

30

35

O tamanho e o formato do corpo humano traduzem a histria econmica e social da humanidade - e por ela so condicionados. Somos hoje mais altos, mais fortes - e cada vez mais gordos - do que nossos antepassados longnquos porque o atual estgio tecnolgico da civilizao nos permite esses luxos. No passado, especialmente antes da formidvel Revoluo Industrial do sculo XVIII, como estratgia de sobrevivncia, o biofsico humano teve de se amoldar crnica escassez de calorias e protenas na dieta. Pense em um guerreiro heroico do passado, um cavaleiro medieval, por exemplo, e a chance de ele ter sido um tipo magro e baixo enorme. Um homem ocidental tem hoje, em mdia, 1,77 m e consome um mnimo de 2.378 calorias dirias. Por volta do ano 1.700, a altura mdia do homem era de 1,68 m e o consumo energtico ficava abaixo das 900 calorias. Portanto, no despertar do Iluminismo, um homem que tivesse a altura de seu descendente moderno mas com acesso a to parcas calorias seria incapacitado para o trabalho braal ou para a guerra, as duas atividades mais comuns naquele tempo. Sua dieta diria mal daria para sustentar o metabolismo vital mnimo. Esse componente histrico e econmico da evoluo humana chama cada vez mais a ateno dos estudiosos. Eles batizaram esse campo de estudo de "evoluo tecnofsica". No se trata de uma teoria rival da evoluo darwinista, a fenomenal postulao do ingls Charles Darwin (1809-1882), segundo a qual todos os seres vivos tm um antepassado de quem herdam as caractersticas fsicas, em um processo seletivo que tende a preservar as mutaes teis para a sobrevivncia e descartar as inteis. Na evoluo darwinista, as mutaes ocorrem aleatoriamente no corao gentico dos seres vivos, no momento em que a molcula da vida, o DNA, faz uma cpia de si mesma para passar ao descendente. um processo delicado. Ele sofre inmeras influncias externas, em especial as radiaes eletromagnticas, mas tambm as ambientais. Por isso, as cpias so imperfeitas e produzem mutaes. Os novos indivduos com essas mutaes vo enfrentar a vida e s ento sabero se vieram ao mundo mais bem ou mais mal aparelhados do que seus pais. Ou seja, as mutaes sero testadas pelo ambiente. Se aprovadas, seu portador tender a sobreviver na luta pela vida e as passar aos descendentes. Esse processo explica por que temos dois olhos virados para a
3

Cursos de Geografia e Histria

UFSJ - PROCESSO SELETIVO 2013/1

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS - TIPO I

40

45

50

55

60

65

70

75

80

frente, o polegar opositor, ossos duros e leves ou por que andamos eretos. Cada uma dessas caractersticas foi, a seu tempo, uma novidade na marcha evolutiva e se mostrou til para a sobrevivncia da espcie. A evoluo darwinista se processa lentamente. So exigidos milhares de anos para que as alteraes genticas sejam chanceladas pela natureza. A "evoluo tecnofsica" infinitamente mais rpida. Suas mutaes so sentidas em uma mesma gerao e no so transmitidas geneticamente gerao seguinte - e, graas s imensas possibilidades trazidas pela tecnologia, no passam pelo crivo de aprovao da natureza. Uma das mais assustadoras mutaes tecnofsicas que esto ocorrendo neste exato momento em um ritmo alucinante a transformao de populaes inteiras de pessoas moderadamente obesas em gordos mrbidos. Nos Estados Unidos, ptria do exagero alimentar, essa transformao perigosa ocorreu, em uma parte enorme da populao, em apenas dois anos. menos do que um piscar de olhos na escala darwiniana. A enorme fartura e a facilidade de acesso comida esto produzindo rapidamente populaes de gordos mrbidos nos Estados Unidos - e no Brasil, onde homens obesos j so maioria, segundo uma pesquisa recente do Ministrio da Sade. Essas mutaes escapam da implacvel prova de eficincia da natureza e se mantm no por sua utilidade, mas apesar de sua inutilidade - j que a tecnologia cuida de fabricar carros mais potentes, cadeiras e poltronas maiores e mais resistentes e at guindastes para iar gordos mrbidos nos hospitais. Assim, do ponto de vista da evoluo darwiniana, a gordura mrbida est sendo artificialmente chancelada no pela natureza, mas pela tcnica e pela economia. As mutaes positivas tambm esto sendo produzidas pelas conquistas atuais do estgio evolutivo da tcnica. Quando se v um atleta como Usain Bolt correr os 100 m rasos em apenas 9,58 segundos e perseguir um tempo ainda menor, o que estamos testemunhando a evoluo tecnofsica em ao. O gordo no precisa ser mrbido para sobreviver - ao contrrio. Bolt no precisa correr a 37 quilmetros por hora para sobreviver. Tanto ele quanto os gordos simplesmente escolheram ser do jeito que so, e o estgio tecnolgico da humanidade permite que seja assim. [...] O americano Robert Fogel, prmio Nobel de Economia de 1993, diretor do Centro de Economia Populacional da Universidade de Chicago, firme aos 85 anos, partiu da constatao de que vivemos mais e com mais sade para abrir uma nova estrada de estudos em torno da aventura humana. A esse conjunto de ideias que se deu o nome de evoluo tecnofsica. [...]. um lugar-comum entre os bilogos que conquistas na nutrio produzem crianas mais altas, mais fortes e com mais peso. Mas uma surpresa, para muitos historiadores, que os humanos tenham ficado mais altos e mais encorpados nas ltimas dcadas e que a razo para o fenmeno tenha muito mais a ver com a qualidade na nutrio e as revolues agrcolas do que com a evoluo ou os efeitos das migraes na composio de diferentes populaes. "Os ganhos nas condies de sade representam o mais magnfico
Cursos de Geografia e Histria

UFSJ - PROCESSO SELETIVO 2013/1

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS - TIPO I

85

90

95

100

salto do bem-estar para o ser humano", diz Samuel Preston, reputado demgrafo da Universidade da Pensilvnia. As vacinas, a expanso das redes de esgotos, a penicilina e a Revoluo Verde na agricultura (multiplicadora de alimentos e salvao contra a fome global) so fatores que nos levaram, a rigor, a um mundo mais rico apesar de todas as ridculas discrepncias que existem entre um cidado em Nova York e outro em Cartum. H 200 anos, a gua consumida na maioria das cidades era muito poluda, mesmo nos pases ricos. Por essa razo, inclusive, a taxa de mortalidade nas reas urbanas era maior do que na rea rural. Apenas na metade do sculo XX a situao se alterou, depois das irreversveis conquistas da adio de cloro aos recursos hdricos, o que exterminou dezenas de agentes patognicos da poca. Outro avano foi na rea de encanamentos, tanto de gua quanto de esgoto. Todo tipo de lixo foi isolado das casas. O padro de vida de uma gerao determinar, assim, por meio de sua fertilidade e da distribuio de renda, a situao de nutrio da gerao seguinte. um ciclo virtuoso. Diz Fogel: "A sade e a nutrio de uma gerao contribuem, por meio das mes e da experincia na infncia, para a fora, a sade e a longevidade dos membros da gerao subsequente; e assim infinitamente". Tudo muito bom at que, em meio s pesquisas e coleta de estatsticas, Fogel e sua equipe depararam com o n da obesidade. Nos Estados Unidos, de 1980 para c, o nmero de obesos dobrou. Atualmente, 30% da populao americana sofrem de exagerado sobrepeso, com ndice de massa corporal superior a 30 (calcula-se o IMC dividindo o peso pela altura ao quadrado). O Brasil tem 15,8% da populao obesa - patamar semelhante ao dos Estados Unidos h trinta anos. Isso preocupante, precisa ser combatido e pode nos levar a dizer, dentro de algum tempo, que o ser humano alto e forte agora tambm gordo. Mas nada que mude a percepo central da evoluo tecnofsica de Fogel. Somos mais adaptados hoje ao ambiente que ns mesmos mudamos, diariamente.
Fonte: LOPES, Adriana Dias; SALVADOR, Alexandre; CUMINALE, Natalia. A evoluo acelerada. Revista Veja, So Paulo, Ano 45, n 17, p. 120-124, abril 2012.

QUESTO 01 As alternativas abaixo esto de acordo com o texto lido anteriormente, EXCETO A) O padro evolutivo da humanidade sofreu poucas alteraes desde a era medieval. B) A histria econmica e social da humanidade influencia no tamanho e no formato do corpo humano. C) O homem atual mais alto e mais pesado em comparao com seus antepassados. D) A qualidade da nutrio e as revolues agrcolas tm papel principal na definio da altura e do peso das pessoas.
Cursos de Geografia e Histria

UFSJ - PROCESSO SELETIVO 2013/1

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS - TIPO I

QUESTO 02 A introduo do texto est fundamentada A) B) C) D) numa viso psicossocial. em princpios histrico-geogrficos. em constataes histricas e evolutivas. na economia domstica e revolucionria.

QUESTO 03 Considerando o texto, as informaes abaixo referem-se evoluo darwinista, EXCETO as da letra A) B) C) D) As mutaes so velozes e no tm interferncia da natureza. As alteraes desenvolvem-se morosamente. Algumas mutaes tendem a permanecer e outras so descartadas. As mutaes so afetadas por fatores externos.

QUESTO 04 No texto, o trecho Assim, do ponto de vista da evoluo darwiniana, a gordura mrbida est sendo artificialmente chancelada no pela natureza, mas pela tcnica e pela economia (linhas 58-60) significa que A) a evoluo darwiniana no se aplica explicao da gordura mrbida. B) a tcnica e a economia esto dando suporte ao desenvolvimento da gordura mrbida. C) a natureza influencia artificialmente a tcnica e a economia. D) o homem precisa da tcnica e da economia para neutralizar a gordura mrbida. QUESTO 05 No trecho um ciclo virtuoso. Diz Fogel: A sade e a nutrio de uma gerao contribuem, por meio das mes e da experincia na infncia, para a fora, a sade e a longevidade dos membros da gerao subsequente; e assim infinitamente (linhas 96-99), a expresso em destaque diz respeito a A) sua sinonmia com ciclo vicioso. B) uma necessidade de que se busquem virtudes nas aes nutricionais de gerao a gerao. C) uma qualificao para um processo que produz resultados eficazes. D) uma improvvel relao entre a sade da me e a de seus filhos.

Cursos de Geografia e Histria

UFSJ - PROCESSO SELETIVO 2013/1

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS - TIPO I

QUESTO 06 No trecho [...] Fogel e sua equipe depararam com o n da obesidade (linha 100), a expresso em destaque foi utilizada porque A) B) C) D) o nmero de obesos nos Estados Unidos menos preocupante que no Brasil. a anlise da obesidade provocou um inconformismo na teoria darwinista. no possvel controlar a obesidade porque ns mudamos muito o ambiente. a obesidade foi descoberta como um entrave a ser enfrentado.

QUESTO 07 No trecho [...] um homem que tivesse a altura de seu descendente moderno mas com acesso a to parcas calorias [...] (linhas 14-15), o termo destacado significa A) B) C) D) escassas. importantes. significativas. prprias.

QUESTO 08 No terceiro pargrafo, so utilizadas as estratgias abaixo, EXCETO A) B) C) D) ironia. dados concretos. comparao. exemplificao.

QUESTO 09 O stimo pargrafo caracteriza-se por uma viso A) B) C) D) desigual no que se refere relao entre obesidade e natureza. unilateral em relao ao mal da obesidade. relativa quanto s causas da obesidade na sociedade atual. prospectiva do que aconteceu populao obesa.

QUESTO 10 No trecho Tudo muito bom at que, em meio s pesquisas e coleta de estatsticas, Fogel e sua equipe depararam com o n da obesidade. (linhas 99100), a expresso destacada A) estabelece apenas um contraste entre duas vises sobre a obesidade. B) funciona como reforo tanto da argumentao quanto da crtica diluda no texto. C) mostra os EUA como os principais responsveis pela obesidade brasileira. D) confirma a tese do autor de que os problemas esto globalizados.
Cursos de Geografia e Histria

UFSJ - PROCESSO SELETIVO 2013/1

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS - TIPO I

QUESTO 11 Dentre as informaes contidas no penltimo pargrafo do texto, pode-se destacar A) uma impossvel mudana de pensamento das sociedades brasileira e estadunidense. B) a transgresso de comportamento inerente ao ser humano. C) a ambiguidade indicativa da ignorncia social brasileira. D) uma crtica contundente aos hbitos naturalizados e irrefletidos da sociedade. QUESTO 12 No enunciado Pense em um guerreiro heroico do passado, um cavaleiro medieval, por exemplo, e a chance de ele ter sido um tipo magro e baixo enorme. (linhas 910), est presente o fenmeno da A) B) C) D) modalizao. substantivao. historicizao. apassivao.

Cursos de Geografia e Histria

UFSJ - PROCESSO SELETIVO 2013/1

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS - TIPO I HISTRIA

QUESTO 13 Leia o texto a seguir. [...] Todas as pessoas de qualquer qualidade e condio, que sejam, que fizerem armar e preparar Navios para o Resgate e Compra de Escravos em qualquer dos portos da Costa d'frica situados ao Norte do Equador, incorrero na pena de perdimento dos Escravos, os quais imediatamente ficaro libertos, para terem o destino abaixo declarado: E lhe sero confiscados os Navios empregados nesse trfico com todos os seus aparelhos e pertences, e justamente a Carga, qualquer seja, que a seu bordo estiver por conta dos donos e fretadores dos mesmos Navios, ou dos carregadores de Escravos. E os oficiais dos Navios (...) e sobre a Carga, sero degradados por cinco anos para Moambique, e cada um pagar uma multa [...].
Alvar Rgio. Rio de Janeiro, 26 de Janeiro de 1818. SCHWARCZ, Lilia Moritz, GARCIA, Lcia. Registros escravos: repertrio das fontes oitocentistas pertencentes ao acervo da Biblioteca Nacional. Biblioteca Nacional: Rio de Janeiro, 2006, p. 31.

Analise as afirmativas sobre o texto. I. Faz referncia proibio do comrcio de escravos da Costa da frica ao Norte do Equador, estabelecendo as respectivas penas para quem descumprisse a legislao. II. No faz referncia proibio do comrcio de escravos, mas abolio da escravatura no Brasil e no Equador implicando em pagamento de multas e degradao. III. O texto faz referncias ao processo de industrializao que substituiu a mo de obra escrava, agora liberta pelo fim da escravido, pela mo-de-obra assalariada a partir do sculo XIX. IV. Faz referncias ao incentivo do trfico negreiro e implementao de instrumentos legais do comrcio como o pagamento dos devidos impostos e multas. Com base nessa anlise, est(o) CORRETAS apenas a(s) afirmativa(s) A) B) C) D) IV I I e II III e IV

Cursos de Geografia e Histria

UFSJ - PROCESSO SELETIVO 2013/1

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS - TIPO I

QUESTO 14 Sobre a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), CORRETO afirmar que A) a formao da Trplice Aliana e da Trplice Entente foi um esforo para trazer a paz e evitar o conflito europeu no qual todos perderiam. B) o estopim da Guerra ocorreu em junho de 1914, em Saravejo, com o assassinato do arqueduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austraco. C a Alemanha, aliada da Itlia, declarou-se neutra, no participando do conflito, e, por isso mesmo, saiu como grande vitoriosa. D) o Imprio Russo saiu da Guerra em 1918, pois tinha interesse em desenvolver sua indstria e modernizar sua economia. QUESTO 15 Observe a imagem.

Fonte: WWW.conflictobelico.foroactivo.com

O mapa uma referncia histrica ao contexto A) posterior Guerra Fria e ao mundo bipolar, representando a atual Unio das Repblicas Socialistas Soviticas. B) da Guerra Fria e do mundo bipolar, representando a atual Unio das Repblicas Socialistas Soviticas. C) da Guerra Fria e do mundo multipolar, representando a atual Unio das Repblicas Socialistas Soviticas. D) da Guerra Fria e do mundo bipolar, representando a extinta Unio das Repblicas Socialistas Soviticas.
10
Cursos de Geografia e Histria

UFSJ - PROCESSO SELETIVO 2013/1

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS - TIPO I

QUESTO 16 [...] Nada mais liberal que um conservador na oposio; nada mais conservador que um liberal no governo.
SILVA, Francisco de Assis, BASTOS, Pedro Ivo de Assis. Histria do Brasil. So Paulo: Editora Moderna, 1976 p. 107.

Analise as afirmativas a seguir, sobre a expresso acima. I. Muito propagada no Perodo Regencial, mostra que, embora com denominaes diferentes, conservadores e liberais possuam basicamente os mesmos interesses. II Muito propagada no Perodo Regencial, mostra que conservadores e liberais possuam posies polticas, sociais e econmicas muito distintas. III. Muito propagada no Perodo Regencial, mostra que conservadores e liberais possuam as mesmas origens sociais e no se opunham, por exemplo, escravido. IV. Muito propagada no Perodo Regencial, mostra que conservadores e liberais possuam concepes polticas muito diferentes e defendiam a participao popular no poder. De acordo com essa anlise, so CORRETAS apenas as alternativas A) B) C) D) I e III II e IV I e IV II e III

Cursos de Geografia e Histria

11

UFSJ - PROCESSO SELETIVO 2013/1

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS - TIPO I

QUESTO 17 Observe a imagem.

Fonte: http://www.educacional.com.br/ziraldo

A fala do personagem da charge faz referncia ao A) B) C) D) perodo histrico da Ditadura Militar no Brasil (1964-1984). desvio de recursos pblicos e corrupo no Brasil atual. problema da crise econmica atual e das indenizaes trabalhistas. perodo histrico do Estado Novo (1937-1945).

QUESTO 18 Embora a minerao e a fabricao estivessem se expandindo em todas as partes da Europa, o mercador (...) que continuava fundamentalmente a deter o seu controle. Isso ocorria porque a principal forma de expandir a produo era o chamado sistema domstico ou o bota-fora, no qual o mercador comprava os produtos dos artesos ou da mo-de-obra no agrcola do campesinato, exercida em biscate, para vend-los num mercado mais amplo.
HOBSBAWM, E. A era das revolues. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977, p.35-36

. O tipo mercador a que o texto se refere caracterstico das A) formas feudais de produo e circulao de mercadorias, tpicas do incio da Renascena. B) formas capitalistas de produo e circulao de mercadorias, um pouco anteriores Revoluo Industrial. C) formas capitalistas de produo e circulao de mercadorias, tpicas da Revoluo Industrial. D) formas capitalistas de produo e circulao de mercadorias, tpicas do neoliberalismo do sculo XX.
12
Cursos de Geografia e Histria

UFSJ - PROCESSO SELETIVO 2013/1

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS - TIPO I

QUESTO 19 Analisando a situao brasileira de um perodo do sculo XX, um embaixador britnico escreveu: Os alunos so reprimidos, os comunistas so poucos e mal organizados e a nica coisa deles que no underground o fantasma do Che Guevara. A Igreja est dividida, a imprensa amordaada, os intelectuais exilados ou sem corao. A classe mdia em expanso marcha indiferente e se preocupa apenas em obter as boas coisas materiais da vida (...). Materialmente o pas galopou para frente, politicamente foi pra trs (). Os coronis da linha dura confiscaram o desenvolvimento espiritual de um pas de instintos criativos liberais e com uma enorme capacidade intelectual.
Citado por FERNANDES, Bob. Memrias de um embaixador ingls. Fonte: http://esportes.terra.com.br/jogos-olimpicos/londres-2012/bobfernandeslondres2012/blog/2012/07/18/ .

Nas passagens acima, o embaixador retratou A) B) C) D) a Primeira Repblica no incio do sculo XX. a Ditadura Militar, iniciada em 1964. o governo Fernando Henrique Cardoso, iniciado em 1994. a redemocratizao ocorrida aps o Estado Novo.

QUESTO 20 A respeito da Independncia dos Estados Unidos da Amrica, CORRETO afirmar que ela A) derivou de um processo de negociao pacfica entre a Gr-Bretanha e suas treze colnias da Amrica do Norte, instalou uma repblica na qual todos os cidados adultos tinham direito a voto e manteve a escravido. B) derivou de um processo de negociao pacfica entre a Gr-Bretanha e suas treze colnias da Amrica do Norte, instalou uma repblica na qual s os grandes proprietrios tinham direito a voto e manteve a escravido. C) derivou de uma guerra entre a Gr-Bretanha e suas treze colnias da Amrica do Norte, instalou uma monarquia constitucional que imitava o regime britnico e eliminou a escravido. D) derivou de uma guerra entre a Gr-Bretanha e suas treze colnias da Amrica do Norte, instalou uma repblica na qual boa parte dos cidados adultos tinha direito a voto e manteve a escravido.

Cursos de Geografia e Histria

13

UFSJ - PROCESSO SELETIVO 2013/1

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS - TIPO I

QUESTO 21 Dos pases citados abaixo, aquele que, logo aps a Segunda Guerra Mundial, foi dividido em duas repblicas independentes foi a A) B) C) D) Unio das Repblicas Socialistas Soviticas. Alemanha. Iugoslvia. Polnia.

QUESTO 22 Em 1776, o Marqus de Pombal, que na poca era o principal ministro da monarquia portuguesa, declarou: As colnias ultramarinas, havendo sido estabelecidas com o preciso objetivo da utilidade da metrpole a que eram pertencentes, da se derivavam leis infalveis e universalmente observadas na prtica de todas as naes.
NOVAIS, F. Portugal e Brasil na crise do antigo sistema colonial (1777-1808). So Paulo: Hucitec, 2011, p.59.

Assinale a alternativa que apresenta a utilidade a que o Marqus de Pombal fez referncia. A) As colnias deveriam contribuir para o desenvolvimento econmico da metrpole, implementando manufaturas que abastecessem seu mercado interno, pois as metrpoles europeias no tinham mo-de-obra urbana suficiente para estabelecer muitas manufaturas. B) As colnias deveriam contribuir para o desenvolvimento econmico da metrpole, oferecendo mo-de-obra barata para as manufaturas metropolitanas por meio de trabalhadores que migraram para as metrpoles e eram empregados por baixos salrios. C) As colnias deveriam contribuir para o desenvolvimento econmico da metrpole produzindo, da forma mais barata possvel, mercadorias que pudessem ser comercializadas facilmente no mercado internacional, bem como comprar manufaturados vendidos pela metrpole no sistema de monoplio. D) As colnias deveriam contribuir para o desenvolvimento econmico da metrpole, comercializando livremente com outras potncias europeias e pagando pesados impostos para seus monarcas.

14

Cursos de Geografia e Histria

UFSJ - PROCESSO SELETIVO 2013/1

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS - TIPO I

QUESTO 23 Em entrevista concedida recentemente ao jornal O Globo", Robert Meeropol, filho de um casal de comunistas norte-americanos executados em 1953 sob a acusao de terem espionado o projeto nuclear dos EUA, comentou a punio de seus pais e traou a seguinte comparao: Em 1950, era muito simples dizer que havia uma conspirao internacional comunista que iria destruir o modo de vida americano. E que, por isso, a segurana deveria vir antes dos direitos humanos. Hoje, o governo diz que h uma conspirao internacional terrorista que vai destruir o nosso modo de vida. E que, por isso, a segurana tem de vir antes dos direitos humanos.
Fonte: http://oglobo.globo.com/mundo/filho-quer-resgatar-imagem-do-casal-rosenberg5224959#ixzz23vzBGm5z

As situaes histricas comparadas por Meeropol foram A) a Guerra Civil norte-americana e o combate norte-americano a grupos de terroristas sionistas. B) a Segunda Guerra Mundial e o combate norte-americano a grupos de terroristas islmicos. C) a Guerra Fria entre EUA e URSS e o combate norte-americano a grupos de terroristas islmicos. D) a Primeira Guerra Mundial e o combate norte-americano ao narcotrfico e a qualquer tipo de droga ilcita.

Cursos de Geografia e Histria

15

UFSJ - PROCESSO SELETIVO 2013/1

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS - TIPO I

QUESTO 24 Observe a imagem abaixo.

Fonte: Moiss, 1513-1515. Igreja de So Pedro. pt.wikipedia.org/wiki

O Renascimento foi uma revoluo cultural no contexto da transio do feudalismo para o capitalismo. Diversos artistas produziram obras marcadamente humanistas mediante a nova ordem que estava surgindo. A escultura retrada na imagem foi produzida por A) B) C) D) Thomaz Morus. Leonardo di Ser Piero da Vinci. Ticiano Vecellio. Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni.

16

Cursos de Geografia e Histria

UFSJ - PROCESSO SELETIVO 2013/1

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS - TIPO I FILOSOFIA

QUESTO 25 Leia atentamente os fragmentos abaixo. I. Tambm tem sido frequentemente ensinado que a f e a santidade no podem ser atingidas pelo estudo e pela razo, mas sim por inspirao sobrenatural, ou infuso, o que, uma vez aceita, no vejo por que razo algum deveria justificar a sua f.... II. O homem no a consequncia duma inteno prpria duma vontade, dum fim; com ele no se fazem ensaios para obter-se um ideal de humanidade; um ideal de felicidade ou um ideal de moralidade; absurdo desviar seu ser para um fim qualquer. III. (...) podemos estabelecer como mxima indubitvel que nenhuma ao pode ser virtuosa ou moralmente boa, a menos que haja na natureza humana algum motivo que a produza, distinto do senso de sua moralidade. IV. A m-f evidentemente uma mentira, porque dissimula a total liberdade do compromisso. No mesmo plano, direi que h tambm m-f, escolho declarar que certos valores existem antes de mim (...). Os quatro fragmentos de texto acima so, respectivamente, atribudos aos seguintes pensadores A) B) C) D) Nietzsche, Sartre, Hobbes, Hume. Hobbes, Nietzsche, Hume, Sartre. Hume, Nietzsche, Sartre, Hobbes. Sartre, Hume, Hobbes, Nietzsche.

QUESTO 26 Segundo David Hume, Todo raciocnio abstruso apresenta um mesmo inconveniente, porque A ) pode silenciar o antagonista sem convenc-lo; e para nos darmos conta de sua fora, precisamos dedicar-lhe um estudo to intenso quanto o que foi necessrio para sua inveno. B) impregna a mente humana com conceitos do idealismo que o induzem ao holismo moderno. C) justifica a disposio que a mente humana tem para se inclinar ao silogismo moderno. D) convida o raciocnio a enigmticas consideraes, direcionando-o ao ceticismo quinhentista.

Cursos de Geografia e Histria

17

UFSJ - PROCESSO SELETIVO 2013/1

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS - TIPO I

QUESTO 27 Sobre as qualidades teis da mente, descritas por David Hume, CORRETO afirmar que A) so aquilo que se pode primeiramente experimentar na arte de raciocinar. B) elas so retratadas no sentido vulgar, pois so diametralmente opostas ao poder e ao bom senso ou razo. C) determinam que as virtudes, como a simpatia, por exemplo, tenham a fora ideal a posteriori para o bem-estar das sociedades humanas. D) essas virtudes formam a principal parte da moral. QUESTO 28 Para David Hume, os homens so, em grande medida, governados pelo interesse e isso perfeitamente visvel, j que A) tradicionalmente o interesse tem sido visto de dentro para fora, como algo que observamos em ns mesmos, mais do que alguma coisa que outros possam exibir. B) mesmo quando estendem suas preocupaes para alm de si mesmos, no as levam muito longe; na vida corrente no muito comum olhar para alm dos amigos mais prximos e dos conhecidos. C) vo traduzindo a necessidade que eles tm de se relacionar a partir de um interesse particular, e isso vem somar-se sua capacidade para a socializao para o seu prprio bem-estar. D) as suas atitudes morais traduzem as suas condutas solipsistas votadas aos mais distintos interesses materiais e espirituais. QUESTO 29 A soberania a alma do Estado, e uma vez separada do corpo os membros deixam de receber dela seu movimento. Esse fragmento representa o pensamento de A) Hume em sua memorvel defesa dos valores do Estado e da sua ligao direta com a sua alma, tomada aqui por intransfervel soberania. B) Hume e a descrio da soberania na perspectiva do sujeito em termos de impresses e ideias, que a partir da cria um Estado humanizado que d movimento s criaes dos que nele esto inseridos. C) Nietzsche, em sua mais sublime interpretao do agn grego. Ao centro daquilo que ele props como sendo a alma do Estado e onde a indagao sobre o lugar da soberania, no permanente desafio da necessria orquestrao das paixes, se faz urgente. D) Hobbes e o seu conceito clssico de soberania, entendido como o princpio que d vida e movimento ao corpo inteiro do Estado, por sua vez criado pelo artifcio humano para a sua proteo e segurana.
18
Cursos de Geografia e Histria

UFSJ - PROCESSO SELETIVO 2013/1

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS - TIPO I

QUESTO 30 Liberdade significa, em sentido prprio, a ausncia de oposio [...] e no se aplica menos s criaturas irracionais e inanimadas do que s racionais. Esse um fragmento de texto colhido de A) B) C) D) David Hume. Thomas Hobbes. Friedrich Nietzsche. Jean-Paul Sartre.

QUESTO 31 Thomas Hobbes afirma que Lei Civil, para todo sdito, A ) construda por aquelas regras que o Estado lhe impe, oralmente ou por escrito, ou por outro sinal suficiente de sua vontade, para usar como critrio de distino entre o bem e o mal. B) a lei que o deixa livre para caminhar para qualquer direo, pois h um conjunto de leis naturais que estabelece os limites para uma vida em sociedade. C) reguladora e protetora dos direitos humanos, e faz interveno na ordem social para legitimar as relaes externas da vida do homem em sociedade. D) calcada na arbitrariedade individual, em que as pessoas buscam entrar num Estado Civil, em consonncia com o direito natural, no qual ele - o sdito - tem direito sobre a sua vida, a sua liberdade e os seus bens. QUESTO 32 No que acreditemos que Deus exista; pensamos antes que o problema no est a, no da sua existncia [...] os cristos podem apelidar-nos de desesperados. Essa afirmao revela o pensador A) Thomas Hobbes, defendendo o seu pensamento objetivo de que o homem deve ser tomado como um elemento de construo da monarquia. B) Nietzsche, perseguindo o direito do homem de tomar posse do seu reino animal e da sua superao e de reconduzir-se s verdades implcitas nele prprio. C) Jean-Paul Sartre, desenvolvendo um argumento, no qual chega concluso de que o existencialismo um otimismo. D) David Hume, criticando as clssicas provas a favor da existncia de Deus. QUESTO 33 Na obra O existencialismo um humanismo, Jean-Paul Sartre intenta A) desenvolver a ideia de que o existencialismo definido pela livre escolha e valores inventados pelo sujeito a partir dos quais ele exerce a sua natureza humana essencial. B) mostrar o significado tico do existencialismo. C) criticar toda a discriminao imposta pelo cristianismo, atravs do discurso, condio de ser inexorvel, caracterstica natural dos homens. D) delinear os aspectos da sensao e da imaginao humanas que s se fortalecem a partir do exerccio da liberdade.
Cursos de Geografia e Histria

19

UFSJ - PROCESSO SELETIVO 2013/1

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS - TIPO I

QUESTO 34 A Filosofia a golpes de martelo o subttulo que Nietzsche d sua obra Crepsculo dos dolos. Tais golpes so dirigidos, em particular, ao (s) A) conceitos filosficos e valores morais, pois eles so os instrumentos eficientes para a compreenso e o norteamento da humanidade. B) existencialismo, ao anticristo, ao realismo ante a sexualidade, ao materialismo, abordagem psicolgica de artistas e pensadores, bem como ao antigermanismo. C) compositores do sculo XIX, como, por exemplo, Wolfgang Amadeus Mozart, compositor de uma pera de nome Crepsculo dos deuses, parodiada no ttulo. D) conceitos de razo e moralidade preponderantes nas doutrinas filosficas dos vrios pensadores que o antecederam e seus compatriotas e/ou contemporneos Kant, Hegel e Schopenhauer. QUESTO 35 Os leitores de jornais dizem: este partido foi destrudo devido a esta ou aquela falta que cometeu. Minha poltica superior contesta: um partido que comete esta ou aquela falta agoniza, no possui a segurana do instinto. Esse comentrio emblemtico e foi propalado por A) Joaquim Barbosa, ao condenar cinco rus na sua primeira leitura no escndalo poltico do mensalo, que assombra o pas desde 2005. B) Friedrich Nietzsche, ao buscar a explicao para o erro da confuso entre a causa e o efeito. C) Jean-Paul Sartre, referindo-se ao partido comunista do incio do sculo XX. D) Thomas Hobbes, ao defender o unipartidarismo absoluto. QUESTO 36 Ao declarar que a moral e a religio pertencem inteiramente psicologia do erro, Nietzsche pretendeu A) destruir os caminhos que a psicologia utiliza para negar ou afirmar a moral e a religio. B) criticar essa necessidade humana de se vincular a valores e instituies herdados, j que o Homem forjado para um fim e como tal deve existir. C) denunciar o erro que tanto a moral quanto a religio cometem ao confundir causa com efeito, ou a verdade com o efeito do que se considera como verdade. D) comprovar que a moral e a religio esto no imaginrio coletivo, mas para se instalarem enquanto verdade elas precisam ser avalizadas por uma cincia institucionalizada.

20

Cursos de Geografia e Histria

UFSJ - PROCESSO SELETIVO 2013/1

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS - TIPO I

GEOGRAFIA

QUESTO 37 Observe a imagem abaixo

Essa imagem ilustrou a capa de uma revista que trazia como manchete o envelhecimento da populao mundial. Sobre esse envelhecimento, INCORRETO afirmar que A) em pases asiticos, como Japo e China, resulta em uma pirmide etria com uma base larga e um pice estreito. B) dinmico e se estabelece em etapas sucessivas, o que conhecido como "transio demogrfica". C) um fenmeno que predomina em escala mundial, sendo mais frequente nos pases mais desenvolvidos. D) o continente que apresenta a maior taxa de idosos em relao populao total o continente europeu.

Cursos de Geografia e Histria

21

UFSJ - PROCESSO SELETIVO 2013/1

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS - TIPO I

QUESTO 38 Observe o mapa abaixo.

Um americano saiu dos EUA para fazer o vestibular da UFSJ em julho. Seu avio partiu da cidade de Nova Iorque, situada a aproximadamente 74 de longitude oeste de Greenwich, s 12h. Depois de viajar por 9 horas, chegou a So Joo del-Rei. Assinale a alternativa que apresenta o horrio da chegada do avio a So Joo del-Rei. A) B) C) D) 24h 23h 18h 17h

QUESTO 39 Uma lua espetacular durante boa parte do dia. No havia mais dia e eu no havia percebido. O cu avermelhado e cristalino por algumas horas e uma longa noite em seguida. Pr e nascer do sol reunidos num nico e breve esforo de luz, prximos ao meio dia verdadeiro. (...) Manh e entardecer eram agora prximos
Amir Klink, Parati: entre dois plos. So Paulo, Companhia das Letras, 1998, p. 108.

O fenmeno descrito indica que o barco de Amir Klink se encontrava em uma regio A) localizada da Zona Tropical sob influncia do Sol da Meia-Noite. B) de baixa latitude e exposta a clima frio e noites maiores que os dias. C) sob o domnio do Solstcio de vero e sujeita a pequenas variaes entre o dia e a noite. D) de latitude elevada, com grande variao da iluminao solar ao longo do ano.
22
Cursos de Geografia e Histria

UFSJ - PROCESSO SELETIVO 2013/1

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS - TIPO I

QUESTO 40 Observe o mapa abaixo.

A partir do mapa, CORRETO afirmar que A) a divergncia das Placas Sul-Americana e Africana responsvel pela expanso do assoalho marinho no Oceano Pacfico. B) os terremotos ocorrem com frequncia nos limites das placas tectnicas, como, por exemplo, na costa leste da Amrica do Sul. C) grandes dobramentos modernos so formados na convergncia das Placas Euro-Asitica e Indo-Australiana. D) o movimento das placas tectnicas indica que a crosta terrestre no esttica e apresenta maior instabilidade no interior dessas placas.

Cursos de Geografia e Histria

23

UFSJ - PROCESSO SELETIVO 2013/1

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS - TIPO I

QUESTO 41 Observe a figura abaixo.

http://rastroselvagem.blogspot.com.br/2012/05/o-novo-codigo-florestal-brasileiro.html. Acesso em 31/08/12 (Adaptado).

As APPs estiveram no centro do debate sobre a reformulao Cdigo Florestal Brasileiro. Sobre a funo ambiental das APPs, INCORRETO afirmar que estas garantem a A) B) C) D)
24

margem dos cursos d'gua e aumentam o assoreamento. estabilidade do solo e previnem deslizamentos. fixao de dunas e a proteo de manguezais. recomposio de aquferos.
Cursos de Geografia e Histria

UFSJ - PROCESSO SELETIVO 2013/1

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS - TIPO I

QUESTO 42 As metrpoles so o ambiente que mais expressa a interveno humana no meio natural. Nelas, a retirada da vegetao, a movimentao de massas de terra, as edificaes, a canalizao de rios, a produo de calor e o lanamento de poluentes na atmosfera e nos cursos d'gua geram mltiplos efeitos sobre todos os aspectos do ambiente
MAGNOLLI, Demtiro. Geografia: a construo do mundo Geografia Geral e do Brasil. Moderna. So Paulo, 2005. p.484

Sobre o meio ambiente urbano nas grandes metrpoles, INCORRETO afirmar que A) no vero ocorre a Inverso Trmica, fenmeno que concentra a poluio nas camadas mais elevadas da atmosfera. B) a elevada absoro do calor pelas superfcies revestidas com cimento e asfalto uma das causas da Ilha de Calor. C) em lixes expostos ao das chuvas ocorre a contaminao de lenis freticos por chorume. D) a impermeabilizao do solo pelo asfalto e o lixo jogado nas vias pblicas contribuem para a ocorrncia de enchentes. QUESTO 43 Quem, de avio, deixa o aeroporto de Congonhas, situado ao sul da cidade, em demanda do norte, tem oportunidade de observar (...) um Espigo Central, alongado e estreito divisor de guas entre as bacias do Tiet e do Pinheiros. Nada mais do que uma plataforma interfluvial, disposta em forma de uma irregular abboda ravinada, cujos flancos decaem para NE e SW, em patamares escalonados, at atingir as vastas calhas aluviais, de fundo achatado, por onde correm as guas do Tiet e do Pinheiros. A avenida Paulista superpe exatamente ao eixo principal desse espigo, enquanto o interminvel casario dos bairros recobre seus dois flancos.
Aziz Ab`Sber Disponvel em: http://www.rc.unesp.br/igce/simpgeo/562-577alans.pdf. Acesso em 01/09/2012.

O texto acima faz uma referncia A) B) C) D) metropolizao da cidade que avana na direo NE/SW. conurbao entre a cidade de So Paulo e reas urbanas do seu entorno. ao stio urbano de parte da cidade de So Paulo. ao marco zero, a partir do qual a cidade se originou.

Cursos de Geografia e Histria

25

UFSJ - PROCESSO SELETIVO 2013/1

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS - TIPO I

QUESTO 44 Sobre as fontes de energia, INCORRETO afirmar que A) a energia nuclear possui a vantagem de no liberar gases que potencializam o efeito estufa, uma vez que o vapor que movimenta as turbinas vapor d'gua. B) as termoeltricas produzem energia a partir da queima de combustveis fsseis, como carvo e petrleo, e, consequentemente, so responsveis pela liberao de gs carbnico na atmosfera. C) a produo de energia solar favorecida em baixas latitudes, como no Brasil; contudo, essa fonte de energia ainda pouco aproveitada. D) a hidroeletricidade a fonte de energia mais utilizada no mundo em funo de ser a mais barata e por ser uma energia limpa. QUESTO 45 Observe as imagens abaixo.

Fonte: http://cmrj6ano.blogspot.com.br/2010/11/agricultura-de-jardinagem.html. Acesso em 12/08/2012 (Adaptado).

Sobre a agricultura, mostrada nas ilustraes acima, CORRETO afirmar que ela A) B) C) D) altamente mecanizada e utiliza mo-de-obra especializada. se destina, preferencialmente, ao abastecimento do mercado externo. comum em pequenas propriedades de regies densamente povoadas. produz monoculturas no sistema de plantations com rotao de culturas.

26

Cursos de Geografia e Histria

UFSJ - PROCESSO SELETIVO 2013/1

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS - TIPO I

QUESTO 46 Observe a imagem abaixo.

A montadora Ford, de capital norte-americano, anunciou hoje (04/01/2012) a produo global de um modelo de utilitrio esportivo, o EcoSport, projetado por cerca de 1,2 mil engenheiros brasileiros e argentinos no centro de desenvolvimento da companhia em Camaari, na Bahia. O carro, que dever ser vendido em 100 pases, ser produzido nas fbricas da Ford na Bahia, na Tailndia e na ndia.
Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-01-04/modelo-decarro-concebido-no-brasil-vira-produto-global. Acesso em 27/08/2012

Assinale a alternativa que apresenta caractersticas da produo industrial atual representada pelo lanamento do Novo Ecosport. A) Estreita relao entre pesquisa e tecnologia e desconcentrao industrial na produo de produtos globais. B) Rgida padronizao (estandartizao) dos produtos com o objetivo de atender o gosto dos clientes. C) Produo baseada no modelo just in time, que exige grandes almoxarifados no interior das fbricas. D) Linha de produo fordista, com eliminao da terceirizao na produo e na incorporao de mo-de-obra pouco qualificada de pases em desenvolvimento.

Cursos de Geografia e Histria

27

UFSJ - PROCESSO SELETIVO 2013/1

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS - TIPO I

QUESTO 47 Observe o mapa abaixo.

htt p://www.infoescola.com/wpcontent/uploads/2010/07/mapasiria.gif. (Adaptado).

Assinale a alternativa que apresenta fatos sobre a regio em destaque que ocuparam os noticirios dos jornais ao longo de 2012. A) O governo de Israel apoia a formao de um governo xiita na Sria como alternativa radicalizao do terrorismo. B) Desde o comeo da revolta contra o presidente Srio Bashar al Assad, milhares de srios se refugiaram em pases vizinhos. C) China e Rssia encaminharam ao Conselho de Segurana da ONU pedido de apoio para uma interveno militar na Sria. D) Sria, Israel, Lbano, Jordnia e Iraque fazem parte da Primavera rabe, que se caracteriza por manifestaes populares contra governos ditatoriais. QUESTO 48 Aps o fim da Unio Sovitica, os Estados Unidos tm imposto ao mundo uma ordem com base em seus interesses, tomando decises unilaterais sem considerar resolues de organismos internacionais, como a ONU. Assinale a alternativa que apresenta um exemplo do que se diz no texto. A) B) C) D)
28

Ocupao militar do Iraque e deposio do governo de Saddam Hussein. Apoio militar ao governo de Israel e desocupao palestina da Faixa de Gaza. Fechamento da priso na base militar de Guantnamo, em Cuba. Bloqueio econmico e militar contra o Ir para impedir a produo de armas nucleares.
Cursos de Geografia e Histria

Rascunho do Carto de Respostas Ao terminar a Prova de Conhecimentos Gerais, transcreva suas marcaes para o Carto de Respostas (cor vermelha), obedecendo s instrues de preenchimento nele contidas.

QUESTES 01 - 10 01 A B C D 02 A B C D 03 A B C D 04 A B C D 05 A B C D 06 A B C D 07 A B C D 08 A B C D 09 A B C D 10 A B C D QUESTES 31 - 40 31 A B C D 32 A B C D 33 A B C D 34 A B C D 35 A B C D 36 A B C D 37 A B C D 38 A B C D 39 A B C D 40 A B C D
Cursos de Geografia e Histria

QUESTES 11 - 20 11 A B C D 12 A B C D 13 A B C D 14 A B C D 15 A B C D 16 A B C D 17 A B C D 18 A B C D 19 A B C D 20 A B C D QUESTES 41 - 50 41 A B C D 42 A B C D 43 A B C D 44 A B C D 45 A B C D 46 A B C D 47 A B C D 48 A B C D 49 A B C D 50 A B C D

QUESTES 21 - 30 21 A B C D 22 A B C D 23 A B C D 24 A B C D 25 A B C D 26 A B C D 27 A B C D 28 A B C D 29 A B C D 30 A B C D

29

30

Cursos de Geografia e Histria

Potrebbero piacerti anche