Sei sulla pagina 1di 4

Mrcio Andr Lopes Cavalcante

DIREITO CONSTITUCIONAL
Deciso administrativa de TJ que estende gratificao a todos os servidores do Judicirio estadual pode ser objeto de ADI
Importante!!! O Plenrio do TJRN, em um processo administrativo envolvendo dois servidores do Poder Judicirio, reconheceu que eles teriam direito a determinada gratificao e, alm disso, estendeu esse mesmo benefcio para todos os demais servidores do Tribunal que estivessem em situao anloga. O STF decidiu que essa deciso administrativa poderia ser objeto de ADI porque ela teve contedo normativo, com generalidade e abstrao. Quanto ao mrito, o STF decidiu que a deciso administrativa do TJ foi inconstitucional por violar a necessidade de lei para concesso da gratificao (art. 37, X), por implicar em equiparao remuneratria entre os servidores (art. 37, XIII) e por violar o entendimento exposto na Smula 339 do STF. STF. Plenrio. ADI 3202/RN, rel. Min. Crmen Lcia, julgado em 5/2/2014.

inconstitucional emenda parlamentar que institua gratificao para servidores pblicos em projeto de lei de iniciativa do Executivo
O Governador do Estado enviou um projeto de lei para a ALE tratando sobre servidores pblicos estaduais e, por meio de uma emenda parlamentar, foi inserida determinada gratificao. O STF considerou essa previso inconstitucional por violar o art. 63, I, da CF/88, que tambm se aplica na esfera estadual. STF. Plenrio. ADI 4759 MC/BA, rel. Min. Marco Aurlio, julgado em 5/2/2014.

Informativo 734-STF Esquematizado por Mrcio Andr Lopes Cavalcante | 1

DIREITO ADMINISTRATIVO
Inconstitucionalidade de dispositivo da CE que amplie as hipteses do art. 19 do ADCT da CF/88
inconstitucional dispositivo de Constituio estadual que preveja estabilidade para servidores pblicos admitidos sem concurso pblico fora das hipteses previstas na CF/88. O STF, contudo, decidiu modular os efeitos de uma deciso que julgou determinado artigo da CE/AC, determinando que ela somente ter eficcia a partir de 12 meses contados da data da publicao da ata de julgamento. STF. Plenrio. ADI 3609/AC, rel. Min. Dias Toffoli, julgado em 5/2/2014.

Lei estadual pode passar a exigir nvel superior para cargo pblico, aumentando sua remunerao
CONSTITUCIONAL Lei estadual que passa a exigir nvel superior para determinado cargo pblico (que antes era de ensino mdio), determinando ainda o aumento da remunerao paga para os ocupantes desse cargo, que iro agora receber como servidores de nvel superior. STF. Plenrio. ADI 4303/RN, rel. Min. Crmen Lcia, julgado em 5/2/2014.

A SV 14 do STF no se aplica para o caso em que for negado acesso do investigado ao inteiro teor de sindicncia instaurada para apurar infrao administrativa
A SV 14 no pode ser aplicada para os casos de sindicncia, que objetiva elucidar o cometimento de infraes administrativas. Pela simples leitura da smula percebe-se que a sindicncia no est includa em seu texto j que no se trata de procedimento investigatrio realizado por rgo com competncia de polcia judiciria. STF. 1 Turma. Rcl 10771 AgR/RJ, rel. Min. Marco Aurlio, julgado em 4/2/2014.

Informativo 734-STF Esquematizado por Mrcio Andr Lopes Cavalcante | 2

DIREITO PROCESSUAL PENAL


Ru que, durante o julgamento na instncia ordinria, passou a ter foro privativo no STF
Se o TJ inicia o julgamento criminal de um ru, esse julgamento suspenso por um pedido de vistas e, antes de ser retomado, o acusado assume um mandato eletivo que lhe garante foro privativo no STF, nessa hiptese, o TJ dever remeter o processo imediatamente ao STF para que l seja julgado. Entretanto, no caso concreto noticiado neste Informativo, tendo em conta as particularidades da situao, o STF decidiu, excepcionalmente, afastar seu entendimento sobre o tema e declarar que o acrdo do TJ que continuou o julgamento da apelao foi vlido. Em outras palavras, pelo entendimento consolidado do STF, o TJ, mesmo tendo iniciado o julgamento, no deveria t-lo continuado. A providncia correta seria remeter o recurso para ser julgado pelo STF logo aps a diplomao do ru no cargo de Deputado Federal. Ocorre que, como j dito, o STF entendeu que o caso concreto possua duas peculiaridades que permitiriam convalidar esse julgamento: 1) Atualmente, o ru no mais Deputado Federal. Isso significa que, mesmo anulado o acrdo do TJ, se fosse ser realizado novo julgamento da apelao, esta seria apreciada novamente pelo TJ. 2) A defesa sabia que deveria imediatamente informar o TJ quando o ru foi diplomado Deputado Federal. No entanto, optou por comunicar ao Tribunal somente aps o trmino do julgamento, que no fora favorvel ao ru. Desse modo, isso indica que houve m-f processual a fim de protelar o julgamento. STF. Plenrio. AP 634 QO/DF, rel. Min. Roberto Barroso, julgado em 6/2/2014.

O crime de trfico de drogas, com a reduo do 4 do art. 33, equiparado a hediondo, estando sujeito a progresso com requisitos objetivos mais rgidos
Importante!!! A aplicao da causa de diminuio de pena prevista no art. 33, 4, da Lei 11.343/2006 no afasta a hediondez do crime de trfico de drogas, limitando-se, por critrios de razoabilidade e proporcionalidade, a abrandar a pena do pequeno e eventual traficante, em contrapartida com o grande e contumaz traficante, ao qual a Lei de Drogas conferiu punio mais rigorosa que a prevista na lei anterior. Assim, se o indivduo condenado por trfico de drogas e recebe a diminuio prevista no 4 do art. 33, mesmo assim ter cometido um crime equiparado a hediondo. STF. 1 Turma. RHC 118099/MS e HC 118032/MS, rel. Min. Dias Toffoli, julgado em 4/2/2014.

Informativo 734-STF Esquematizado por Mrcio Andr Lopes Cavalcante | 3

DIREITO TRIBUTRIO
O ICMS no incide sobre o servio de habilitao de telefone celular
O ICMS um imposto estadual que tem como um dos fatos geradores a prestao onerosa de servios de comunicao. Existem alguns servios prestados pelas empresas que so acessrios aos servios de comunicao. Exs: troca de titularidade de aparelho celular, conta detalhada, troca de aparelho etc. No incide ICMS sobre a prestao de servios acessrios aos servios de comunicao. STF. Plenrio. RE 572020/DF, rel. orig. Min. Marco Aurlio, red. p/ o acrdo Min. Luiz Fux, julgado em 6/2/2014.

devido o ICMS nas operaes ou prestaes de servio de transporte terrestre interestadual e intermunicipal de passageiros e de cargas
devida a cobrana de ICMS nas operaes ou prestaes de servio de transporte terrestre interestadual e intermunicipal de passageiros e de cargas. STF. Plenrio. ADI 2669/DF, rel. orig. Min. Nelson Jobim, red. p/ o acrdo Min. Marco Aurlio, julgado em 5/2/2014.

Informativo 734-STF Esquematizado por Mrcio Andr Lopes Cavalcante | 4

Potrebbero piacerti anche