Sei sulla pagina 1di 83

Agradecimentos

, de facto, uma honra baixar em palavras o agradecimento a nvel acadmico ao Professor Doutor Manuel Frias Martins e, de salientar, Professora Doutora Mentora Teresa Cadete. A nvel mais intimo, Obrigado pelo regresso dos que nunca partiram. Por vs, Sou eu.

Resumo O mito, sendo trilho para as potencialidades espirituais da vida humana, funciona como mediao simblica entre o sagrado e o profano, surgindo como guia que acalma os espritos mais descontentes com a realidade, ajudando-os a curar a sua ferida de existncia. Reflexo da contracultura dos anos 60 nos Estados Unidos da Amrica, Jim Morrison, vocalista do grupo The Doors, quis, atravs da sua msica e das suas palavras, libertar as pessoas que julgava estarem presas a uma conformidade de normas sexuais e sociais, desempenhando, assim, o papel de xamane. Jim viveu intensamente e morreu cedo. Uma carreira curta e poderosa, que o consolidou como lenda viva, heri trgico. Analisando a complexidade do seu ser, verificase que reactualizou mitos ancestrais ao representar histrias de deuses e de heris titnicos, tais como Dioniso, dipo e Prometeu. Surge, assim, o mito do eterno retorno atravs da repetio de arqutipos. Numa cronologia sem tempo, contendo, porm, uma tonalidade nebulosa, Jim Morrison permanece no mbito do eterno, remetendo para um tempo que no histrico, mas cclico. O mito de Jim Morrison perdura atravs da sua poesia, da sua msica, da sua sepultura, da sua incessante audincia.

Palavras-chave: Jim Morrison Xamane Heri Trgico - Mito

Abstract The myth, path for the spiritual potentialities of human life, acts as a symbolic mediation between the sacred and the profane, emerging as a guide that calm down the "spirits" more dissatisfied with the reality and help them to heal their wound of existence. Jim Morrison, lead singer of the band The Doors, is a reflection of the counterculture of the 60s in the United States of America. Through his music and his words, he wanted to free the people that he thought to be attached to sexual and social norms, performing thus the role of a shaman. Jim lived intensively and died young. He had a short and powerful career, that have consolidate his character of living legend, of tragic hero. When analyzing the complexity of his person, it is verified that he updated ancient myths by representing stories of gods and titanic heroes, such as Dionysus, Oedipus and Prometheus. It is in this way that emerges the myth of the eternal return, through the repeat of archetypes. In a chronology with no time but with a misty tone, Jim Morrison remains as eternal, referring to a time that is not historical but cyclical. The myth of Jim Morrison endures through his poetry, his music, his grave, his incessant audience.

Key words: Jim Morrison Shaman Tragic Hero - Myth

Introduo Jim Morrison, poeta e vocalista do grupo The Doors, trouxe uma nova dimenso espiritual msica. Dotado de ambies titnicas e de uma forte necessidade de transgresso, viveu experimentando a sua vontade de poder. A sua aco quis causar a runa de todas as leis, criando um crculo mgico mais elevado, entenda-se transcendente, pretendendo a fundao de um novo reino. No seu impulso herico em direco universalidade, na tentativa de ultrapassar a barreira da individuao, a lenda transgride, perece jovem e revela-se trgica. William Blake escreveu em Marriage of Heaven and Hell: The road of excess leads to the palace of wisdom (Blake, 1993: 29). Jim Morrison compreendeu e foi imoderado. Sendo um heri metamrfico, repleto de energia e respirando audcia, jogou com os seus sentidos e alterou-os com lcool, com cido e com o elixir interior da sua prpria glorificao e inspirao, colocando, deste modo, a mscara de Dioniso. Jim pretendia romper com tudo o que se lhe apresentasse como obstculo, numa busca metafsica at ao desconhecido, mas queria levar o pblico consigo, no seu pensar, para um reino melhor, porventura ideal. Se por um lado permanece a ideia de auto-destruio, em que o excesso e a fama foram aspectos determinantes e exclusivos para a morte de Jim Morrison; esta tese surge como tentativa de demonstrar o lado oculto deste processo, ou seja, o seu percurso de heri trgico tendo como ltimo estdio o estatuto de mito. Os padres pelos quais a sua arte deve ser medida so ancestrais e mais profundos. Estruturada em trs partes, esta dissertao visa o contexto, conjunto de condies para a erupo mitolgica; a narrao e interpretao da lenda viva que foi Jim Morrison, espelho da sua era; e a construo e constatao do mito que surge como eco da sua morte. O primeiro captulo transmitir a imagem do pano de fundo, do palco do estudo de caso, remetendo, principalmente, para os Estados Unidos da Amrica nos anos 60. Uma era de agitao poltica e social, de experimentao e celebrao; uma poca em que, atravs de revolues psquicas, sexuais e psicadlicas, se busca por um maior sentido de liberdade e

por uma experincia transcendente; tornando-se, assim, palco propcio para o aparecimento do mito. No segundo captulo, irei demonstrar como o heri pblico se mostra sensvel s necessidades da sua poca, visto que Jim Morrison foi reflexo do movimento de contracultura dos anos 60. O seu mito no traria tanto significado se no se encontrasse na margem, passeio da contracultura, seguindo seu princpio de libertinagem. Mais do que um mero marginal dado introspeco, Jim afrontou smbolos de autoridade do seu pas. No sendo artista materialista, procurou, atravs da sua arte, atingir o seu auge interior. Foi Rei Lagarto, libertino, estrela de rock; e foi James Douglas Morrison, poeta, tendo como nico desejo a leitura das suas palavras. Por ltimo, irei explorar o caminho do heri rumo ao mito. Ser superior, xamane, lenda viva, Jim Morrison colocou mscaras ancestrais de deuses e tits regressando aos primrdios. A abolio do tempo surge, assim, por meio da imitao de arqutipos e da repetio de gestos paradigmticos. No importa como Jim Morrison morreu, apenas como viveu. No estava na corrida para o seu fim, mas sim saboreando intensamente o agora existencial. Fiel ao seu esprito seguiu seus instintos. Viveu com o objectivo que o nascimento prope: descobrir-se a si prprio e ao seu potencial. Ele f-lo. A sua curta vida exprime-o bem. O xamanismo criado por Jim Morrison, a sua irreverncia, a sua liberdade, as suas actuaes teatrais dionisacas, a sua vida intensa sempre no estreito muro espreitando a morte e o seu ltimo sono envolto em mistrio, evaporaram o tempo e elevou-se o mito. Nos dias de hoje, -lhe prestado homenagem junto sua sepultura, como que num ritual ancestral.

Is everybody in? The ceremony is about to begin Jim Morrison, An American Prayer1

Em anexo udio, faixa 1 Awake

Contexto

Aps a 2 Guerra Mundial, nos Estados Unidos da Amrica, verificou-se que o elevado crescimento econmico originou uma sociedade de abundncia, o que permitiu um aumento do poder de compra e uma melhoria da qualidade de vida. Contudo, a publicidade, o marketing, as grandes superfcies comerciais e as vendas a crdito estimularam o aparecimento de uma sociedade de consumo, ou seja, uma sociedade em que as pessoas so levadas a comprar produtos muitas vezes suprfluos e acima das suas possibilidades econmicas reais. Alm de originar gastos desnecessrios, e at o endividamento das famlias, este tipo de sociedade gera tambm graves problemas ambientais, devido ao rpido esgotamento dos recursos naturais e ao aumento da poluio. Os anos 60, a era do p na lua, de Easy Rider, do sonho de Martin Luther King; da guitarra psicadlica de Jimmi Hendrix, da harmnica de Bob Dylan, do puro rock de Rolling Stones e The Doors; de Ernesto Che Guevara, do espctaculo Hair e de Living Theater, da arte pop de Andy Warhol e Roy Lichtenstein; do Dr. Strangelove de Stanley Kubrick, do uivo de Allen Ginsberg e seguindo Jack Kerouac pela estrada fora, abrindo as portas da percepo de Aldous Huxley, encontramos o despertar dos jovens que tentaram acordar o mundo adormecido no seu prprio consumo. Apontando o seu dedo aos smbolos de autoridade; enfurecidos pela fraude, no divagaram, acusaram. No sendo materialistas a correr atrs do dinheiro, mas sim atrs da experincia, da aco e da riqueza espiritual, condenaram a Guerra do Vietname e acusaram no s o sistema capitalista, como tambm o prprio esqueleto funcional da tecnocracia e a ideia de falsidade que residia em membros da sociedade americana. Atravs de vrias irrupes, entre as quais as mais significativas nos Estados Unidos da Amrica e na Sorbonne, em Paris; muitos jovens americanos e europeus explodiram em contestao rumo a um novo mundo que, segundo a sua percepo, seria um reino melhor. Um mapa do mundo que no inclua a Utopia no merece o mais breve olhar. (Wilde, 1975: 14)

10

Uma das enfermidades que contaminaram os anos 60 foi designada de tecnocracia. Para melhor entendimento vou citar Theodore Roszak que a define como a forma social em que uma sociedade industrial alcana o auge da sua integrao organizacional. (Roszak, 1971: 22); e para explicitar o sentido pejorativo do termo vou solicitar as palavras de Jacques Ellul: A tcnica exige previsibilidade e, em medida no menor, que a previso seja exacta. , pois, necessrio que a tcnica prevalea sobre o ser humano. Para a tcnica isto uma questo de vida ou morte. A tcnica tem de reduzir o homem condio de animal tcnico, rei dos escravos da tcnica. O capricho humano esboroa-se ante esta necessidade: no pode haver autonomia humana perante a autonomia tcnica. O indivduo tem de ser moldado pelas tcnicas, quer negativamente (pelas tcnicas da compreenso do homem), quer positivamente (pela adaptao do homem estrutura tcnica), para eliminar os borres que a sua determinao pessoal deixa na concepo perfeita da organizao (apud Roszak, 1971: 22). As necessidades vitais do ser humano, ao contrrio do que dizem grandes poetas da Histria, aparentam ser de carcter puramente tcnico, ou seja, permanece a ideia de que existem requisitos objectivos para o ser humano se sentir feliz e satisfeito, tais como por exemplo: uma infncia e adolescncia saudveis, uma profisso remunerada, um lar, uma famlia e uma descendncia; o que remete para a ideia popular de que o ser humano se sente realizado quando rene os feitos de plantar uma rvore, ter um filho e escrever um livro. Inclusive, o clich do sonho americano, visto do ponto de vista masculino, remete para uma casa, um automvel, uma esposa fada-do-lar e dois filhos. Deste modo, se surge um problema que no tenha uma designada soluo tcnica porque o problema no ser autntico, apenas iluso, fico do frum psicolgico; pois o ser humano ter tudo ao seu dispor para concretizar os seus desejos e sonhos. Um atrito social, visto deste prisma, ser apenas um rudo na comunicao e a felicidade humana estar, rigorosamente, calibrada. O regime de peritos que reduz o ser humano a uma ferramenta da engrenagem econmica, explorando o amorfismo, a rendio (sem que se tenha a noo de que se ergueu a bandeira branca), leva a uma atitude de conformismo, manipulado pelo conforto da prosperidade industrial que a cincia ofereceu.
11

Como se no houvesse nada a melhorar, ou a problematizar, ou a mudar; na sua maioria, a sociedade americana nas suas manifestaes mais ostensivamente burguesas, age e vive com uma atitude derrotista e convencional, aceitando a viso do mundo tal como foi visto pelos seus antecessores, rejeitando a possibilidade de existncia da viso das asas do ser audaz, de algum que veja no apenas os defeitos da rvore, mas tambm a doena sediada na raiz, ou seja, que ponha em causa o prprio funcionamento do mundo. A rotina do emprego e sua consequente mecanizao um exemplo de aprisionamento do ser humano que nasce com a ilusria sensao de liberdade, remetendo para uma existncia programada e calculada: o mundo j pensado, no contestado. As prprias universidades surgem, frequentemente, como alavancas de melhores empregos. Existem como que passos obrigatrios de um dever generalizado a seguir, ignorando-se, em parte, toda a complexidade desta efmera passagem, sonho assombroso, que a vida. Ter o ser humano apresentado qualquer justificao para o trabalho que no fosse a recompensa sob a forma do prazer e da prosperidade? No sabendo o motivo de algum abandonar o mundo convencional seguindo as pisadas de Henry David Thoreau, fugindo para a sua Me Natureza, ou escrevendo os seus prprios passos, abraando o trilho de Making Do de Paul Goodman; estes tcnicos, severamente contestados nos anos 60, esto convencidos de que sabem os desejos e paixes de cada ser humano, por mais complexos que sejam, e, por saberem realmente o que dizem, esto inscritos nas folhas oficiais de pagamentos do Estado e/ou da estrutura colectiva: Os peritos que contam so os encartados. E os peritos encartados pertencem ao quartelgeneral (Roszak, 1971: 27). Em nome do progresso e da razo, a tecnocracia est, silenciosamente, presente no quotidiano mundano, transformando muito do ser humano em seu escravo. esponja, na medida em que oferece satisfao em troca de submisso. A ameaa democracia e liberdade do indivduo provm, assim, do subdirigismo. A fora da tecnocracia estar ento na sua invisibilidade, como denota Theodore Roszak: De facto, a caracterstica da tecnocracia tornar-se ideologicamente invisvel. Os seus pressupostos acerca da realidade e seus valores tornam-se to discretamente envolventes como o prprio ar que respiramos (Roszak, 1971: 24).
12

Outro aspecto bastante criticado pelos jovens contestatrios dos anos 60 foi a ideia de falsidade de membros pertencentes classe mdia americana que remete para a questo do parecer social, para a mscara de representao, que colocada devido a padres educacionais. A sociedade americana, nas suas exibies mais visivelmente burguesas, verifica-se obcecada pela ganncia, escada material da tecnocracia, vivendo, assim, merc da sua rotinizao mercenria, tornando-se, por momentos, em escravos da conveno e do passado, deambulando no reino em que o segundo importa e custa dinheiro com o seu indeclinvel vesturio e apresentao a preceito. A sua existncia, regularmente, despojada de alegria, abrange tanto a esfera pblica como a privada. No esquecendo as lies de Histria das guerras pretritas (genocdio por parte da Alemanha nazi sobre grupos minoritrios na 2 Guerra Mundial; a ameaa de extermnio universal da espcie atravs da bomba atmica), a Guerra do Vietname foi alvo da maior contestao neste perodo. Iniciada em 1965, a Guerra do Vietname foi um pacote de sangue nacional que, segundo os jovens contestatrios dos anos 60, nunca deveria ter sido encetado. Atravs da Guerra, emerge a sensibilidade pela vida humana, transposta, como posteriormente irei demonstrar, para gritos de revolta. Existindo tambm a noo de fracasso de revolues passadas, em que polticas que substituem governos, classes ou sistemas, no progrediram, pretende-se agora, nos anos 60, o Apocalipse. O fim, o caos e a desordem para o novo e belo recomeo: o regresso ao uno primordial. Nos anos 60, com efeito, foi o Terceiro Mundo a devolver ao Primeiro a esperana da revoluo. As duas grandes inspiraes internacionais eram Cuba e o Vietname, que no s configuravam vitrias da revoluo, mas desempenhavam tambm o papel de David contra Golias, dos fracos contra os todo-poderosos. A guerrilha termo emblemtico do tempo tornava-se a chave que era indispensvel usar para se transformar o mundo. Mas antes de se explicitar as consideraes a nvel global, deve-se salientar a diferena bvia de prioridades entre estados democrticos e ditatoriais. O pensamento e preocupao principais estaro, evidentemente, condicionados. Primeiro estar a libertao de prises e censuras exteriores, ou seja, impostas por regimes ditatoriais; e s aps tal cenrio vir a ideia de libertao de amarras interiores. Um estado democrtico, como os
13

Estados Unidos da Amrica, um solo propcio para o surgimento de manifestaes como as que despontaram nos anos 60. Sendo assim, revolucionrios visavam derrubar os anteriores regimes polticos, no seu pas ou no estrangeiro, como o caso dos Estados Unidos da Amrica, da Frana e da Alemanha, com o fim de os substiturem por outros novos, que da em diante institussem uma sociedade nova e melhor, ou lanassem os seus alicerces. Em alguns casos, a sua inquietao resulta de uma conscincia materialista dos factos subjacentes vida educacional da actualidade, pois na Inglaterra, Alemanha e Frana os alunos que tiveram mais dificuldades foram aqueles que engrossaram as fileiras das humanidades e estudos sociais, descobrindo, afinal, que o que a sociedade quer que as escolas lhe forneam so tcnicos e no filsofos ou poetas. Colhidos pelo vrtice de uma rebelio internacional, os jovens revolucionrios sentiam que estavam a ser levados at aos limites do mundo conhecido. Esvoaava no ar um optimismo quase csmico dos jovens que se sentiam arrastados pelo torvelinho da revolta internacional, como se pode verificar na reportagem enviada de Paris por Edward Mortimer a 17 de Maio de 1968: A revoluo que comea agora por em causa a sociedade no s capitalista como tambm industrial. A sociedade de consumo tem de desaparecer por morte violenta. A sociedade da alienao tem de desaparecer da histria. Estamos a inventar um mundo novo e original. A imaginao apossa-se do Poder (apud Roszak, 1971: 40). Desenrolou-se um constante desejo de mudana. O prprio mundo fora construdo erroneamente. A tolerncia disse basta a uma sociedade de consumo, aptica e contagiosa, apontando erros que no estariam apenas no capitalismo, mas tambm na invisvel tecnocracia. O prprio sistema de funcionamento terreno posto em causa. Ser a vida, singular existncia, apenas isto? A procura de uma recompensa material atravs de um labor que sacrifica o prazer e o gozo de viver? A desiluso levada a contestao lamenta a venda de valores e ideais. Ao cabo de poucos meses, os acontecimentos de Maio seriam reconhecidos como o epicentro de uma exploso de revoltas estudantis em dois continentes, passando por cima de todas as fronteiras polticas e ideolgicas de Berkeley, nos Estados Unidos da Amrica
14

a Paris, em Frana. Na sua maioria, a sociedade americana na dcada de 60, amarrada a valores e atitudes fixos, estticos; aprisionava e asfixiava os seres humanos ao seu sistema, anunciando ento as consequentes reaces libertrias e revolucionrias, bvias pelo contexto de saturao. Durante o perodo dos finais dos anos 60, grande parte da juventude sentiu que estava a viver a revoluo, quer atravs de uma simples ruptura pessoal colectivamente partilhada com as esferas do poder, dos pais e do passado, quer atravs de uma exasperao constante, cumulativa, quase orgstica da actividade, ou aparentemente poltica, bem como dos gestos que representavam a aco. As palavras de ordem de contestao dos anos 60 no eram simplesmente expresses de uma contra-cultura marginal, apesar do evidente intuito de chocar a burguesia que as animava. Palavras de ordem como proibido proibir, que, com efeito, talvez exprimam da maneira mais clara possvel o sentimento dos jovens em relao ao governo, aos professores, aos pais, ao universo inteiro; visavam subverter a sociedade, e no fugir-lhe ou p-la apenas de lado. Foi quase impossvel para algum desta gerao estabelecer uma distino entre os planos pessoal e poltico. Nota-se uma propositada oposio em aspectos sociais com o intuito de provocar, mas tambm de se afastar da corrente convencional. Ergue-se uma total contra-cultura, de salientar o movimento hippie, alargando o fosso entre os novos e os velhos, tendo como indicadores a rejeio do material, do terreno e a viragem para a me Natureza, para um sentimento de primrdio. Por contracultura entenda-se uma cultura to radicalmente afastada dos pressupostos centrais da nossa sociedade que para muitos mal parece uma cultura, assumindo, pelo contrrio, o aspecto alarmante de uma irrupo barbrica (Roszak, 1971: 64). Um bom exemplo desta anttese ser a Anti-Universidade de Londres, inaugurada em 1968, contendo cursos como anticulturas, antiambientes, antipoesia, antiteatro, antifamlias e instituies contrapostas (Roszak, 1971: 67). Identificados com os rejeitados, desfavorecidos e marginalizados; os hippies tm em comum o seu desvio norma. Nota-se uma pobreza simblica, imagem de revolta contra os prprios pais, normalmente de classe mdia ou abastada; e uma forte identificao com os
15

ndios nativos americanos, que simbolizavam a simplicidade e a sobrevivncia primitiva no continente do avano tecnolgico. Nos anos 60, cumpriu-se o ensaio de uma quebra radical de continuidade na cultura em que se vive, o choque entre conceitos irreconciliveis de vida, tendo como objectivo abalar os modelos tradicionais de relaes existentes entre as pessoas e o comportamento individual no interior da sociedade estabelecida. O designado radical adulto que se identificava com a contestao hippie, ao enfrentar uma audincia cada vez menor e menos participativa da sua gerao, deslocou-se espontaneamente ao encontro dos jovens inquietos, correndo o perigo de se converter em guru destes, ou, talvez, tivessem sido os prprios jovens a mobiliz-lo para a sua causa. Rumo ao seu objectivo de despertar e de libertar, pode-se distinguir duas faces: de um lado, os bomios (beats e hippies) e do outro, os activistas polticos (novas esquerdas estudantis), que, mesmo se contrapondo em alguns aspectos, do as mos na semelhana de sensibilidade humana, no dever consigo prprio e na libertao psquica e social. Nos anos 60, verificou-se uma enorme onda de contestao por parte dos jovens revoltados americanos que agitaram as suas palavras num mar de rebelio. Comeou com o movimento a favor da liberdade de expresso (FSM Free Speech Movement) em 1964 em Berkeley na Universidade da Califrnia, liderado por Mrio Savio, cuja voz apregoava a liberdade acadmica e de expresso, influenciada ento pelo movimento dos direitos civis do Sul do pas. Passou pela contestao da Conveno Nacional Democrtica a 26 de Agosto de 1968 em Chicago e atingiu o clmax com os tiroteios na Universidade de Ken State em 1970, que foi considerada a maior manifestao contra a guerra, resultando em 4 mortes de estudantes e 9 feridos pela Guarda Nacional, que causou, alm de transtorno e choque, uma total descrena pelo prprio pas, tornando-se um emblema de anti-guerra do Vietname. Com a imaginao ao poder viveu-se uma era de mudana: O Movimento dos Direitos Civis (atravs de protestos, boicotes, sit-ins); a luta contra a segregao e pelo direito de voto no Sul; o crescimento do SDS (Students for a Democratic Society); as reividicaes da Nova Esquerda; o SNCC (Student Non-Violent Coordinating Commitee); o Poder Negro; e a geral contestao guerra do Vietname, incluindo a resistncia ao
16

recrutamento. Interligadas e entrelaadas, todas estas organizaes visavam o mesmo objectivo de salvao, procedente da conscincia activa e poltica do mundo. Proveniente do Congresso sobre a Igualdade Racial em 1942 em Chicago, a estratgia de sit-in adquiriu ateno nacional nos anos 60. Os pacficos intervenientes, actuando em todos os lugares pblicos, tais como parques, praias, bibliotecas, teatros e museus; evocavam sensibilidade humana, tendo inclusive a inteno de, na hiptese de priso, declarar o desejo de permanecer nesta, no querendo ento que pagassem a fiana, causando, deste modo, problemas financeiros para os estabelecimentos prisionais, assim como dificuldades em termos de espao e alimentao. Em Abril de 1960, os activistas que lideraram estes sit-ins deram uma conferncia na Universidade Shaw em Raleigh, que levou formao do SNCC (Students Nonviolent Coordinating Committee), que utilizou estas tcticas de confrontao no violenta para construir a sua estrada rumo sua noo de liberdade. A Nova Esquerda, termo nascido das palavras do socilogo C. Wright Mills, atravs da sua carta aberta Letter to the New Left, afastou-se da tradicional Esquerda focada no labor, em direco a assuntos mais personalizados como a alienao e o autoritarismo. Sendo assim, Mills despega-se da antiga esquerda de encontro aos valores de uma nova contracultura. A Nova Esquerda, tendo tambm uma faco mais radical, anarquista, apoiada por Noam Chomsky, que visava uma libertao social total da tradio Americana, ops-se s estruturas de autoridade predominantes na sociedade, a que denominou de Sistema, originando o seu oposto, os anti-sistema, rejeitando assim esta autoridade. No querendo apenas recrutar operrios, mas apostando num activismo social e poltico, muitos activistas da Nova Esquerda estavam confiantes numa melhor e autntica revoluo social. A organizao que mais simbolizou a Nova Esquerda foi a SDS (Students for a Democratic Society). Em 1962, Tom Hayden escreveu o seu documento fundador, Port Huron Statement, que solicitava uma democracia participante baseada em desobedincia civil no violenta. A SDS marchava contra a guerra do Vietname a favor dos direitos civis e da liberdade de expresso. Direitos civis que tambm eram requeridos por vrios membros do Poder Negro, que
17

comearam a adquirir um sentido de orgulho negro e a conquistar a sua identidade cultural, exigindo, inclusivamente, que os tratassem como Afro-Americanos e no mais de negros. O Poder Negro tornou-se pblico atravs do partido dos Panteras Negras, fundado em Oakland, na Califrnia, em 1966. Liderados por Malcolm X, utilizando todos os meios possveis, quiseram travar as desigualdades, gritando de raiva Power to the people. Poder ao povo, poder ao eu, poder voz, poder poder, sero ento estes os exemplos de como a vida e o agir destes anos 60 se revelou como um ensaio para uma viso utpica futura: Los hippies no quieren conquistar sino transcender la confrontacin, sofocar toda esta clase de poder com un motn de flores (Hall, 1970: 39). Principiando em So Francisco, o movimento Flower Power, a nova cultura de amor livre acudiu milhes de jovens que abraaram o ideal hippie, apregoando o poder do amor e a beleza do sexo como parte natural da vida quotidiana, tendo como segurana e garantia de continuidade experimental o surgimento da plula contraceptiva no ano de 1960. A prpria ideia de descoberta e de aco alastrou-se ao lugar da maioria das mulheres, que ainda era como companheira do homem, em casa, domesticada, excluda de muitos trabalhos e profisses. As feministas saram rua marchando e protestando, escrevendo livros e debatendo rumo a uma mudana social e poltica, com o intuito de promulgar a imagem da mulher como um ser activo e produtivo. Em 1963, o papel desempenhado pela mulher foi posto em causa atravs do revolucionrio livro de Betty Friedan, The Feminine Mystique. Em 1966, o movimento comeou a crescer, disseminando-se, e Friedan, em conjunto com outras feministas, fundaram a Organizao Nacional para a Mulher, acabando a Liberao da Mulher por, inevitavelmente, a partir de 1968, tornar-se assunto corrente. A 14 de Janeiro de 1967, a concentrao ao ar livre Human Be-In, organizada por Michael Bowen, popularizou a cultura hippie nos Estados Unidos, reunindo 20 mil jovens, entre os quais hippies e beats, no Parque Golden Gate, com o poeta beat Allen Ginsberg a personificar a transio geracional. O Human Be-In focou as ideias chave da contracultura, tais como: o poder individual, a descentralizao poltica e cultural, a vida em comunidade, a conscincia ecolgica e a prpria conscincia da conscincia. Com o Festival Monterey Pop de 16 a 18 de Junho em 1967, a msica rock introduziu
18

a primeira nota do Vero do Amor, propagando o estilo e o comportamento para todo o resto do pas. Brotou assim uma noo de unio, de comunidade tribal, contraposta ao individualismo e competitividade; e principalmente de amor. Propunha-se o amor livre e abertamente celebrado, eliminando barreiras sexuais, tabus repressivos. O amor representante da comunidade fsica e espiritual, impondo um respeito sagrado pelas relaes humanas. Amor universal. Uno. Make love, Not war, entoavam os jovens americanos, pretendendo aniquilar com benevolncia a guerra do Vietname. O movimento Flower Power, smbolo de alegria primitiva, elevava o reino dos sentidos. O movimento pela Paz, repleto de cores de arte psicadlica, anunciava a celebrao do segundo, o brinde ao momento no agora existencial e o agradecimento por estarem vivos. Os jovens seguiam as suas pulses, entoando os seus desejos e paixes. Autenticidade, espontaneidade, expressividade, deambulam na busca eterna do prazer, no jogo do aqui e agora. Uma viagem de busca no meramente exterior, mas primeiramente interior, como salienta Roszak: Vem, e muitos dos que os seguem acham esta viso aliciante, que construir a boa sociedade primacialmente uma tarefa no social, mas psquica. O que torna a desero juvenil do nosso tempo um fenmeno cultural mais do que um mero movimento poltico o facto de ultrapassar a ideologia e atingir o nvel da conscincia, procurando transformar o nosso sentido mais profundo do eu, do outro e do ambiente (Roszak, 1971: 70-71). Para alm da revoluo da vida quotidiana atravs da transformao das relaes pessoais, surge tambm a revoluo da conscincia. Mais do que social psquica, ou, antes de se tornar social, primeiro parte de dentro. No pode haver uma revoluo exterior se no se acreditar nela primeiro intimamente. O que se pretende modificar j tem que estar alterado no campo da conscincia e s depois no campo terreno. Stuart Hall situa o fenmeno hippie no marco da crescente emergncia poltica de grupos e movimentos radicais dentro da gerao jovem, a que denominou underground poltico geracional: Los smbolos, valores expresivos, creencias y actitudes, proyectos y aspiraciones de un grupo como el de los hippies, constituyen, tomados en conjunto, un modo de estar-en-el-mundo significativo y com sentido para ellos (Hall, 1970: 13). assim um modo de estar na vida, a way of life, e no meramente simples ideias que se
19

desenham no quadro da mente ou uma moda de cabelo comprido. Nos Estados Unidos da Amrica, o pas que acreditou na liberdade do ser humano, o ser verbo, aco. Acordados pela Gerao Beat, pelos artistas bomios, vagabundos, loucos e sonhadores; os hippies, com a sua viso utpica da vida, o seu crescente compromisso, activismo poltico e consequente manifestao, tentaram lutar por uma conscincia social, despertando (ou tentando despertar) as pessoas do seu presumvel amorfismo, rumo a um mundo livre. "If the doors of perception were cleansed every thing would appear to man as it is, infinite. For man has closed himself up, till he sees all things through narrow chinks of his cavern." (Blake, 1994: 32) Abrindo portas de percepo, alcanando estados primitivos de contemplao, atravs de ajudas qumicas modernas (como por exemplo o LSD), os hippies passam de um modo de conscincia a outro, demonstrando a artificialidade dos limites estabelecidos pelo cdigo moral da sociedade. Ken Kesey, autor de One Flew Over the Cuckoo's Nest, e os seus Merry Pranksters, ajudaram a moldar o aperfeioamento da contracultura dos anos 60 quando embarcaram numa viagem atravessando o pas no Vero de 1964 num autocarro psicadlico denominado de Further. Comeando a sua experincia psicadlica em 1959, Kesey voluntariou-se como cobaia para o projecto com fins medicinais, entenda-se experimentais, MK Ultra, financiado pela CIA, que visava verificar os efeitos de drogas psicadlicas como o LSD e a mescalina. Aps estes testes, Kesey continuou a sua prpria investigao envolvendo os seus amigos prximos, Merry Pranksters, colaborando com Timothy Leary e ligando ento os anos 50 com os 60 atravs dos poetas beat Neal Cassady e Allen Ginsberg. O slogan hippie retirado a Timothy Leary no seu The Politics of Ecstasy, Turn on, tune in and drop out, traduo deste contexto, tanto uma ordem directa como tambm uma metfora. Turn on, literalmente, conectar-se, tomando drogas expansivas da mente, mas tambm mudar, ou seja, abandonar os trilhos seguros e cmodos da sociedade e viver
20

formas de experincia sentidas como mais autnticas. Tune in, sintonizar-se com outra forma de vida, mas tambm, de modo subjacente, criticar os meios de comunicao de massas, alegando que a sociedade convencional estaria sintonizada com uma m estao emissora, recebendo mensagens e sinais errados. Drop out, sair do sistema regido pelo trabalho, poder, status e consumo, tendo o seu sentido mais simblico no gesto de abandonar toda a questo educativa, toda a vivncia rotineira. O psiquiatra R. D. Laing, autor de The Politics of Experience and the Bird of Paradise, observou que Mais do que teorias, precisamos da experincia, que a fonte da teoria. E definiu o objectivo do verdadeiro equilbrio mental: , de um ou de outro modo, a dissoluo do ego normal, desse falso eu competentemente ajustado nossa realidade social alienada: o emergir dos mediadores, arquetpicos internos do poder divino, e atravs desta morte um renascer e o restabelecimento eventual de um novo tipo de funcionamento do ego, sendo este agora servo do divino, e no mais o seu traidor (apud Roszak, 1971: 71). Torna-se assim impretervel para esta gerao passar por uma experincia interior com a prpria conscincia, desafiando as potencialidades do crebro humano, buscando vises para alm da bvia realidade. Pretende-se uma revoluo psicadlica, sexual, mental. Questionam-se todas as certezas e verdades. O que o indivduo? O eu? O mundo? A conscincia da conscincia, aspecto em que o activismo poltico e a bomia beat e hip do as mos, revela-se inadivel na busca pela autntica resposta. A viso do mundo no nada que se aprenda to conscientemente como uma matria de ordem intelectual. , antes, algo que se absorve do esprito da poca, ou a que se convertido (ou obrigado), ou que provm de experincias inexplicveis. Interessados pelas filosofias orientais, os hippies voltam-se para a contemplao e para a procura de experincias msticas, transcendentes, opostas a tudo o que o ocidente representa. Esta confrontao vai verificar-se nos seus gestos: voltam-se para a Arcdia pastoral, para o homem arcaico e para as comunidades agrcolas, tendo apenas a sabedoria para sobreviver na rua e na cidade; e uma filosofia activa, possuindo meramente o essencial, opondo-se ao consumo da civilizao moderna. Ergue-se uma nova faceta cultural em que as faculdades no intelectivas da
21

personalidade, ou seja, as faculdades que exploram o esplendor visionrio e a experincia de comunho humana, se convertem em avaliadoras do que significante e no . Buscam a sua salvao e a do universo. Querem o mundo e reclamam-no agora, com o intuito de cuidar da bola verde e azul (no seu sentido ecolgico), voltando-se para a Me Natureza, regressando ao tero, ao uno primordial. Invoca-se uma nova era, mais natural. A 21 Outubro de 1967, em Washington D.C., ocorre uma indita manifestao contra a guerra do Vietname ao marcharem at ao Pentgono exigindo o fim desta. Alm dos acadmicos e activistas, homens de letras, ideologistas das Novas Esquerdas, pacifistas; tambm surgiram bruxas, feiticeiros, videntes, profetas, msticos, magos, xamanes, vagabundos e loucos. Anunciava-se, assim, a revoluo mstica, tendncia sem precedentes para o ocultismo, a magia, o ritual extico. Timothy Leary foi quem integrou a viso psicadlica num contexto religioso: o xtase da droga, no seu entender, ser o rito sagrado de uma nova era. A religio visionria, dependendo de como se utiliza a droga, no barbaricamente, futilmente, ser o incio para um prspero futuro. Smbolo desta faceta mstica encontra-se a poesia de Allen Ginsberg, o poeta do protesto com uma sensibilidade experincia visionria de William Blake, loucura anglica, como lhe chamou. O tempo, a eternidade, loucura, viso, cu, esprito; preenchem os seus temas. Pretende o Apocalipse e no meramente uma revoluo. Tanto Ginsberg como Jack Kerouac e Gary Snyder, poetas beats, atravs das suas palavras, foram emblemas de uma tendncia budista da poca, no como religio, mas sim como modo de ver, modo de estar na vida, utilizando juntamente o lado zen e o seu sabor sexual (Kama Sutra e tradio tntrica), como modo de libertao pessoal. Queimei todo o meu dinheiro num cesto dos papis. (Ginsberg, 2002: 19) bvio que o poema no coloca o po na mesa. No faz falta a fome de arte; hobby, lazer, entretenimento. Mas existe a necessidade desta mesma arte, que no enche o
22

estmago, para uma vida saudvel. Um bom exemplo o de Gay G. Luce e J. Segal com o seu livro sobre a importncia do sono, Sleep, em 1967. Necessitam-se de orientadores que, atravs de sbias palavras, indiquem o melhor dos caminhos: O apetite saudvel e ousadamente omnvoro, mas necessita com urgncia de um esprito amadurecido que lhe d de comer (Roszak, 1971: 68). O comeo no passar de um comeo? Efmera moda? Ser apenas para soltar suculentas sementes? Surgem ento as interrogaes, os perigos, as eternas falhas humanas. Atravs da ignorncia, reduzem ideais a um sistema de smbolos e frases pr-feitas para desertarem da sociedade, resumindo a cultura a um punhado de colagens. Da vem a necessidade de grandes lderes, smbolos culturais, mitos. Mentes amadurecidas que distinguem o que superficial e essencial. J Goethe tinha observado que nada seria mais inadequado do que uma opinio madura quando adoptada por um esprito imaturo. No entanto, no se pode negar de que se tratam de instintos saudveis. Ningum induzido em erro ou manipulado. Todos tm igual acesso aos acontecimentos. Proclama-se a liberdade individual no reino no material. Este xtase, esta alegria, pura celebrao existencial deste animal humano to vividamente consciente do mundo natural. Esta libertao que, para Norman Brown, atravs do seu Life Against Death, se alcana atravs do ego dionisaco, ergue, novamente, o homem sonhador, o audaz que joga com aspiraes divinas e transcende o reino da necessidade natural. No havendo um farol no presente, a gerao de 60 recorre aos mitos. Os smbolos de Narciso, Orfeu, Dioniso, Apolo, dipo, revelam-se mais semelhantes com o ser humano contemporneo do que com o msero mortal que apenas ganha e gasta. Lembre-se, por exemplo, da clebre efgie de Che Guevara que poderia ter sido concebida, expressamente, para se converter no smbolo de uma nova era de romantismo poltico escala mundial. Necessitam dos mitos tal como se precisa citar um autor num trabalho acadmico mesmo que o pensamento seja idntico. D fora, substncia. Fora e substncia estas que vo buscar s palavras, perspectiva dos instintos de videntes dionisacos como Friedrich Nietzsche e William Blake. O seu reconhecimento como smbolos de grandes almas da
23

Histria acompanha a sua eterna credibilidade. The devotion of the greatest is to encounter risk and danger, and play dice with death Friedrich Nietzsche (apud Davis, 2004: 3) As palavras: ainda h seres que morrem por elas. Os anos 60, circunstancialmente, foram anos oportunos para uma erupo de mitos. Os mitos, culturas imortais inscritas na histria dos seres humanos, revelam que o colossal sorri com o seu fim terreno. Assim, a anlise que deve ser feita a de toda a civilizao atravs da linguagem dos sculos. Timothy Leary afirmou que o LSD seria o sacramento que faria a ponte com a antiqussima sabedoria de dois milhes de anos que se alberga dentro de cada ser. Os hippies, os adeptos do cido e as tribos das flores realizam ento uma funo clssica o imprio torna-se prspero, urbanizado, completamente dependente das coisas materiais e surgem, ento, os novos movimentos subterrneos. A mensagem que todos eles pregam ligar, sintonizar, abandonar.

24

Utilizando as palavras de Goethe, retiradas de Fausto, Nietzsche profetizava o advento do heri trgico No deveria eu, com ansiosa violncia, trazer para a vida a mais singular das figuras? (Nietzsche, 1997: 19)

25

Espelho

26

Jim Morrison, espelho do contexto contracultural dos anos 60, foi smbolo, causa e consequncia desta gerao. Revoltado contra as instituies, para ele smbolos de autoridade, quebrou todas as regras e leis, inclusive os seus laos familiares, rumo ao seu conceito de liberdade. Libertino, na altura do amor livre, quis um mundo sua imagem; e tentou alcanar o desconhecido, baloiando entre o estreito muro da vida e da morte, acenando a todos os que o quisessem seguir, tentando abrir as portas da percepo a quem o quisesse ouvir, despertando quem quisesse ser acordado. Na entrevista que deu, em Maio de 1970, rdio CBC, Jim lamentou que muitas pessoas aceitassem o status quo, deixando que controlassem o seu prprio destino. Afirmou: I think people should be more involved, rather than designating all their power to a few individuals. One of the tragedies of our time is that decisions are made for you, in which you have no input at all (apud Davis, 2004: 375). Tal como demonstra no seu livro The Lords and the New Creatures, torna perceptivel que, para si, existe uma elite de seres superiores, (at influenciado pelo Super-homem de Nietzsche) que deve reinar sobre as massas, visto estas seguirem vidas mecnicas e programadas, no seu limitado mundo de objectos. Jim Morrison tentou agitar as guas para que seguissem outra mar. Na mesma entrevista nota-se a tristeza de o no ter conseguido, pois sempre haver limitaes: I lament that so many people are living a quiet, ordinary, well mannered life when so many injustices are going on. I think thats sad. Its almost as if people are programmed by some higher form of life, from birth to the grave, to live a wellordered, programmed existence. Its tragic, man. Is is. Lets be aware of life in all its complexity (apud Davis, 2004: 375). Jim foi sempre considerado hipercrtico das instituies sociais, tais como a escola. Ao descrever a sua experincia na escola de Virgnia, refere que desde cedo pressentiu que algo no estava correcto, que algo o estava a tentar obstruir do real conhecimento das coisas, como se no houvesse liberdade ou a informao no estivesse completa num livro escolar. Em relao ao curso de cinema (UCLA2), tendo como colegas Ray Manzarek3 e Francis Ford Coppola, Jim descobriu um tipo de liberdade nunca antes encontrado pois no
2 3

University of California, Los Angeles Teclista dos Doors

27

havia especialistas nem figuras de autoridade. Devido sua histria precoce, ao contrrio das outras artes, qualquer indivduo poderia assimilar e compreender toda a histria do cinema, podendo tornar-se igual ou superior ao seu mestre. Em busca do seu conceito de liberdade e de vida, metamorfoseou-se, mudando de pele, entenda-se de imagem, em busca da melhor paisagem possvel, como um camaleo rumo sua adaptao. Uma das suas primeiras metamorfoses sucedeu quando passou de estudante dependente dos seus pais abastados de classe mdia alta para o poeta beat sem quaisquer posses: um sonho para Jim, cortando com todo o seu passado, o que incluiu queimar todos os seus apontamentos pretritos. Jim explicou o motivo ao entrevistador da revista Rolling Stone, Jerry Hopkins: But maybe if I hadnt thrown them away, Id never have written anything original I think if Id never gotten rid of them, Id never have been free (apud Davis, 2004: 75). Foi seguindo as suas pulses, atravs da perseguio aos seus designados valores e interesses, construindo o seu prprio carcter e personalidade; a sua prpria funo ou misso: In that year, there was an intense visitation of energy. I left school and went down to the beach to live. I slept on a roof. At night the moon became a womans face. I met the spirit of music (apud Davis, 2004: 75-76). Ao longo da sua vida, Jim Morrison teve a influncia da gerao beat, tanto como poeta, como tambm como devorador de literatura, sendo extremamente influenciado no seu prprio modo de estar na vida. Desde a sua adolescncia, quando morava em Alameda, a quarenta minutos de North Beach - a sede beat perto de So Francisco - no perdia uma oportunidade para folhear alguns livros na livraria City Lights, cuja montra tinha uma tabuleta apelativa: Banned Books. Na altura em que frequentava a UCLA, j tendo o rtulo de homem das boleias, Jim no tinha morada nem poiso fixo, alternando entre sofs o seu sono. Um vagabundo beat que, por puro gozo, passeava na praia de Venice, que tinha sido a Meca da gerao beat e da tradio bomia a ela ligada nos anos cinquenta. Venice foi ideal para a construo de Jim, visto que era uma pequena comunidade artstica que atraa cada vez mais fugitivos, bomios e artistas: a msica soltava-se dos rdios ambulantes; grupos de jeans fumavam erva; e vendia-se LSD aos balces. Venice em Los Angeles era como Haight Ashbury em
28

So Francisco. Em Janeiro de 1967, aps terem lanado o seu primeiro lbum e antes de se apresentarem no auditrio Fillmore de Bill Graham, em So Francisco; os Doors fizeram parte do marco histrico Human Be-In, em Golden Gate Park, que deu incio ao Vero do Amor. Complemento da sua gerao ao participar em tais eventos, Jim Morrison foi tambm smbolo do corte com a autoridade. O seu pai, Almirante Steve Morrison, trabalhador, abstmio, disciplinador, seguidor da tradio de servio militar, entrou para a academia naval dos Estados Unidos nos anos 30, sendo, em 1964, nomeado capito de um dos maiores porta-avies do mundo, o Bon Homme Richard. O seu pai representava, assim, a autoridade; e a sua me, Clara Clarke Morrison, a conveno. O advogado de Jim, Max Fink, uma espcie de figura paternal e confidente, mencionou o desabafo de Jim em que tinha sido molestado em criana por um homem chegado famlia, no revelando de quem se tratava, e que a sua me no tinha querido acreditar. Jim, de facto, nunca perdoou a sua me. O Natal de 1964 foi a ltima vez que viu os seus pais. Quando os Doors comearam a actuar, Jim cortou abruptamente o contacto com os seus progenitores. Na biografia4 da Elektra5 declarou que estavam mortos. Provavelmente estaria a fazer-lhes um favor, at pelas aces que tinha em mente. Este facto remete para o fosso de geraes dos anos 60, mas com um corte, mais profundo, ancestral, edipiano. Na sua msica The End, reescreve a lenda de dipo, cantando Father, I want to kill you. Mother, I want to fuck you. A primeira vez que cantou a seco edipiana foi um choque para o pblico, que o tomou por louco, acabando por ser expulso do Whisky a Go Go. Literalmente, as palavras tornam-se perversas. No entanto, o seu lado oculto a mensagem que os prprios Doors pretendem passar: abrir as portas da percepo, tal como explicou o seu produtor Paul Rothchild: Kill the father means kill all of those things in yourself which are instilled in you and are not of yourself. They are not of your own. They are alien concepts which are not yours. They must die. Those are the things that must die. The
4 5

Ver anexo 1 Editora dos Doors

29

psychedelic revolution. Fuck the mother is very basic. And it means, get back to the essence. What is the reality? Fuck the mother is, very basically, Mother: mother-birth, real, very real, you can touch it, you can grab it, you can feel it. Its nature, its real, it cant lie to you (apud Davis, 2004: 143). A maior das ironias desta era foi o fosso entre Jim e o seu pai, estando o filho a cantar uma msica austera contra a guerra, enquanto o seu pai estava a lutar numa guerra, para muitos ftil, contra o comunismo no outro lado do mundo. The Unknown Soldier obteve imediatamente ateno nacional pois reflectia o clima de revolta dos ouvintes. Nenhuma banda, outra seno os Doors, poderiam, numa poca de guerra acesa, produzir uma cano, um video clip e uma representao teatral to chocantes. Nos seus concertos representavam a execuo de Jim com Manzarek a erguer o brao numa saudao quase fascista; Robby Krieger6 a apontar a guitarra como se fora uma espingarda, ouvindo-se apenas as baquetas de John Densmore7. Aps a morte simblica de Jim, os jovens na audincia gritavam que os Doors tinham acabado com a guerra. To devastador para a poca que foi totalmente proibido em 1968, tendo apenas sido exibido no Fillmore East. Foi neste momento que o nome dos Doors e de Jim Morrison entraram para os ficheiros do FBI como ameaa eminente. No dia 6 de Outubro de 1968, os Doors viram o espectculo de televiso da Rede Granada The Doors Are Open, que apresentava Jim num contexto revolucionrio, intercalado com um documentrio da Conveno Democrtica de Chicago e de uma recente demonstrao na Embaixada americana em Londres. A 5 de Novembro de 1968, Richard Nixon foi eleito presidente dos Estados Unidos da Amrica, um facto que teria consequncias para Jim Morrison, seu contestatrio, como se verificou nas suas palavras num concerto aps a eleio: Well, we have a new president Thats right He hasnt made any mistakes yet!... But if he does, were gonna get him Thats right! Right on! Were not gonna stand for four more years of this bullshit! (apud Davis, 2004: 292). Em 1970, reafirmou a sua contestao ao governo, dizendo: A revolution is really just a switch from one faction to another. () We just need
6 7

Guitarrista dos Doors Baterista dos Doors

30

to change a few leaders, change a few laws (apud Davis, 2004: 375). Como consequncia da sua revolta contra a autoridade, Jim Morrison foi detido onze vezes, iniciando o seu currculo a 29 de Setembro de 1963 quando roubou o capacete de um polcia de um carro patrulha. Foi preso, algemado e na confuso que se seguiu a uma tentativa de fuga, o capacete desapareceu e Jim foi acusado de pequeno furto, assim como de distrbios, resistncia priso e embriaguez pblica. A 4 de Dezembro de 1967, em New Haven, aps ter estado nos chuveiros dos bastidores com uma mulher, surgiu um polcia que acabou por borrifar mace nos seus olhos. J em palco, Jim contou toda a histria ao seu pblico: o jantar, a mida, os chuveiros, o polcia, utilizando sotaque sulista para ridicularizar o membro de autoridade: We werent doing anything, just standing there talking, and this little man came in a little man in a little blue suit and a little blue cap, and he reached down behind him, and brought out this little black can and he sprayed it in my eyes I was blind about thirty minutes, man (apud Davis, 2004: 215). O pblico protestou com assobios e insultou os polcias de porcos (sendo pigs, sinnimo habitual de polcias), enxovalhando a autoridade local, o que originou a deteno de Jim em pleno palco. Foi acusado de exibio indecente e imoral, perturbao da ordem pblica e resistncia priso. O New York Times cobriu a notcia como a primeira deteno em palco de um vocalista de rock, o que levou ideia generalizada de que Jim Morrison e os Doors representavam uma ameaa estabilidade pblica. A 1 de Maro de 1969, em Miami, ocorreu um ponto de viragem na carreira musical dos Doors. A flecha do sucesso, da fama, da aceitao pblica que estava a subir, em Miami caiu. Dioniso esteve em palco, na pele de Jim Morrison. O caos e a desordem fora dele. Depois de ter assistido vrias vezes, na semana anterior, aos espectculos de Living Theater, Jim comeou a espevitar a sua audincia, provocando-os, insultando-os, tentando quebrar a apatia e despert-los para o que estava a pensar, planear: Youre all a bunch of fuckin idiots. Youre a bunch of slaves, man. How long you think its gonna last? How long you gonna let it last? How long you gonna let them push you around? How long? Maybe you love getting your face stuck in shit. Come on! (apud Davis, 2004: 318). Depois explicou a soluo, o amor, o carpe diem, um festim dionisaco: Hey, Im not
31

talkin bout no revolution, no demonstration. Im talking about getting out in the streets. Im talkin about having some fun. Im talking about dancing. Im talking about loving your neighbor until it hurts! Im talking about love. Grab your fuckin friend and love him. Come on! (apud Davis, 2004: 318). O pblico neste momento dissolveu-se numa massa de carne agitada e excitada, enquanto Jim se ps de joelhos e simulou um fellatio guitarra de Robby durante um dos seus solos. Seguidamente, comeou a discursar sobre o Living Theather: Hey, listen. I used to think this whole thing was a big fuckin joke. I used to think it was something to laugh about. And then, the last couple of nights, I met some people who were doing something. Theyre doing something, and I want to get on that trip. I want to change the world. Yeah! Change it. Come on! The first thing were gonna do is take over the schools! (apud Davis, 2004: 319). Continuou, incitando ao caos e desordem, dissoluo: I want to see some action out there. I wanna see you people come on up here and have some fun! Come on now, lets get on up here! No limits! No laws! (apud Davis, 2004: 320). As pessoas saltaram para o palco ao mesmo tempo que Jim despia a camisola e a atirava para o pblico. Comeou a despertar o cinto e perguntou em off se queriam ver o seu rgo reprodutor. Seguidamente, fora do palco, Jim formou uma cobra humana, liderando centenas de jovens atrs dele numa selvagem, ancestral dana pag. Sobre a desordem habitual dos seus concertos, Jim explicou a situao logicamente, argumentando que o nico incentivo que fazia com que os jovens atacassem e tentassem conquistar o palco seria o facto de haver uma barreira, apetecvel de ser ultrapassada. Se no houvesse esta barreira policial, os jovens, provavelmente, nem saberiam o que fazer quando chegassem ao palco, ou nem tentariam tal. Jim via antes o lado positivo da situao, sendo esta uma oportunidade para desafiar e testar a autoridade, tendo como base a ideia de experimentao, aco, ou seja, o despertar do amorfismo. Para Jim, mesmo que no soubesse o que iria acontecer, nunca perdia o controlo. Aparentemente contraditrio, mas vlido, visto que ele sabia exactamente o que estava a fazer e o que pretendia fazer; mesmo que tal esteja na estrada do descontrolo, testando os limites da realidade: Its never gotten out of control, actually. Its pretty playful. We have fun, the kids have fun, the cops have fun. Its kind of a weird triangle Sometimes Ill extend myself and work people up a little
32

bit. Each time, its different. There are varying degrees of fever in the auditorium waiting for you. So you go out onstage and youre met with this rush of energy potential. You never know what its going to be. So I try to test the bounds of reality (apud Davis, 2004: 276277). Jim descreveu a sua adolescncia como an open sore, uma ferida aberta, originria de impulsos que arruinavam cada situao em que estivesse envolvido. Sabia exactamente o que estava a fazer, percebia e compreendia com uma exactido de poeta, mas, simplesmente, lhe faltava os mecanismos apolneos de controlo interior que o impediriam de se comportar como Dioniso. Em 1963, Jim conseguiu o papel de Gus, numa produo estudantil da pea de teatro de Harold Pinter, The Dumbwaiter. O encenador Sam Kilman apresentou a Jim a obra de Antonin Artaud, dizendo-lhe que se devia reconhecer que o teatro, como a peste, um delrio e comunicativo, sendo este o segredo do seu fascnio. Jim adorou e comeou a tornar os ensaios em experimentaes anrquicas, absurdas e obscenas de improvisao, o que fez com que todos temessem que o material dos ensaios sasse, espontaneamente, na actuao ao vivo. Existiu sempre um constante substrato de apreenso, uma sensao de que as coisas estavam prximas da perda de controlo. Jim Morrison era completamente imprevisvel. Ningum o conseguia controlar, nem adivinhar, chegando a provocar uma erupo cutnea persistente nas pernas de John Densmore; uma dermatite de ansiedade que surgiu quando conheceu Jim e apenas abalou com ele. Nos concertos dos Doors, os prprios elementos da banda nunca sabiam o que Jim iria inventar, improvisar, tal como aconteceu no fim dos seus espectculos no Whisky a Go Go, quando, pela primeira vez, Jim vociferou a parte edipiana de The End; ou como em Miami; ou como no Ed Sullivans Show. O programa de Ed Sullivan era a nica emisso ao vivo que apresentava msica popular. Trampolim de sucesso, quase pr-requisito obrigatrio para o estrelato, o programa de Ed Sullivan lanou Elvis em 1956, os Beatles em 1964 e os Rolling Stones em 1967, tendo, porm, censorado as ancas de Elvis, e obrigado Mick Jagger a mudar o verso Lets spend the night together para Lets spend some time together. Em 1967, convidaram os Doors para sete programas, mas a 17 de Setembro pediram para retirar o verso Girl, we
33

couldnt get much higher de Light My Fire. Jim Morrison, obviamente, disse a palavra higher, ignorando quem o quisesse modificar, cantando como normalmente o fazia em concerto. Os outros seis espectculos foram cancelados, ao que Jim retorquiu: So what? We just did Ed Sullivan. A misso estava cumprida: a apario na televiso nacional, acompanhada da sua irreverncia. A prpria articulao de Jim era cuidadosa, fazendo pausas entre as slabas, como se escolhesse palavras e frases to cuidadosamente como um cirurgio segura num bisturi. Existia no seu modo de pronunciar e na sua msica uma sensao de resistncia, um aviso, antecipao, medo. Inteligente, esmerou-se em entrevistas e citaes, o que fez com que crticos se interessassem a escrever sobre ele. Esse era o verdadeiro segredo: fez com que crticos sentissem gozo em redigir sobre ele; de maneira que o interpretaram seriamente. O melhor exemplo ser a sua biografia da Elektra, algo que a imprensa nunca tinha visto. Tendo lido McLuhan, percebeu que a entrevista era uma forma de arte que devia ser preparada tal como qualquer outra. O sinnimo para Jim era calling signals. Pedras preciosas, migalhas de po, deixadas no seu rasto. Identificaram Jim como ele quis que o identificassem: sombrio, enigmtico, misterioso, rebelde provocador, desafiador. Tal como a mensagem oculta no verso Show me the way to the next whisky bar, quando cantava a Alabama Song8 no London Fog quando ainda eram a banda da casa, que indicava onde os Doors queriam estar, ou seja, no final da rua, no Whisky a Go Go, onde os Love e os Buffalo Springfield eram as bandas do momento em Sunset Strip; como tambm pretendia que os Doors fossem a banda de Los Angeles quando afirmou: The city is looking for a ritual to join its fragments. The Doors are looking for such a ritual too a sort of electric wedding (apud Davis, 2004: 166). Jim, ciente do papel dos media, falava com o crtico da revista Time sobre o conceito de teatro rock, misturando a msica com a estrutura de um drama potico; e sublinhava as palavras que queria que fossem citadas no final da entrevista com John Carpenter, editor musical de Los Angeles Free Press.9 I was aware of the national media while growing up. They were always around the house, so I started reading them. And so I became aware of
8 9

Retirada de uma composio de Berthold Brecht e Kurt Weill, A Ascenso e Queda de Mohagonny O primeiro e maior jornal underground de Los Angeles

34

their style, their approach to reality. When I got into the music field, I was interested in securing a place in that world, and so I was tuning keys and I just instinctively knew how to do it. They look for catchy phrases, and quotes they can use for caption, something to base an article on, to give it an immediate response. Erotic politicians is the kind of term that does mean something, but its impossible to explain. If I tried to explain what it means to me, it would lose all its force as a catchword (apud Davis, 2004: 183). Na sua adolescncia, Jim tirou dois cursos influentes para a construo do seu prprio eu: um sobre as filosofias de protesto, reunindo pensadores que foram crticos, cpticos ou revoltados contra a tradio filosfica: Montaigne, Rousseau, Hume, Sartre, Heidegger e Nietzsche; e o outro sobre o comportamento colectivo, a psicologia de massas, em que redigiu um trabalho sobre as neuroses sexuais das multides com uma bibliografia que inclua Freud, Jung, Aldous Huxley, e George Orwell. Este trabalho discutia inclusive a utilizao da msica para estimular as energias sexuais de uma audincia. Ainda durante o liceu, Jim leu os socilogos do momento, com interesse especial na psicologia de massas e relacionado com o drama e o teatro. Leu The Lonely Crowd de David Riesman, que explorava problemas individuais e as ameaas liberdade pessoal devido cultura de massas; e Life Against Death de Norman O. Brown, que afirmava que a represso sexual no s causava neuroses individuais, como tambm uma patologia social. Jim concluiu que as massas podiam ter neuroses sexuais muito parecidas com as dos indivduos e que estas perturbaes podiam ser rpida e efectivamente diagnosticadas e depois tratadas. Jim, depois do conhecimento adquirido, explicava que podia olhar para uma multido e diagnostic-la psicologicamente. Depois podia cur-la. Fazer amor com ela. Agit-la. Jim comeou cedo a sua investigao, tendo inclusive uns binculos para o seu voyerismo nocturno, anotando tudo o que via. At os seus amigos eram matria de investigao. Bebia as cervejas, devorava a comida e vestia a roupa de todos sem pedir, guardando registos exactos de todas as aces e reaces, escrevendo no seu dirio com se fosse um socilogo. Em 1971, numa entrevista Rolling Stone, Jim afirmou: It took me a while to realize that this thing performing rock and roll songs was really about a theater trip. Thats
35

when I understood what was going on (apud Davis, 2004: 120). Teve Introduo ao Teatro, Histria do Teatro, elementos fundamentais de representao e princpios de design de cenrio, que eram, sob muitos pontos de vista, a msica clssica dos Doors: realizada num estilo altamente dramtico, conduzia apreciao da banda tanto em termos teatrais como em termos musicais. Leu tambm Crowds and Power de Elias Canetti, ensinando-lhe tcnicas que iria aplicar, controlando e manipulando a audincia dos Doors. Disse inclusive que controlar a sua audincia era como olhar para um mural. Existia movimento e de sbito tudo ficava gelado, gostando de testar, de ver quanto tempo o pblico aguentaria; e precisamente na altura em que estavam para rebentar, soltava-os, sabendo sempre o momento exacto em que o deveria fazer. Uma experincia mxima de que chegou a elucidar Gloria Stavers, editora da revista 16: You have to have them. They cant have you. And if you dont have them, you have to stop and get them (apud Davis, 2004: 295). Um bom exemplo ser em When the Musics Over, no lbum Absolutely Live, em que as suas tcnicas de controlo de multides resultaram na perfeio, silenciando a audincia: Shut up! Shhhh. Now is that any way to behave at a rock and roll concert? You dont wanna hear that for the next half hour, do you? No. All right. Shh. Shh. Cmon. Give the singer some, man. All right.10 Explicitando a sua performance, ambgua como a sua vida, oscilando entre o teatral e o real, Jim afirmou: You have to be tragic, man. Were performing music for the final dance of death. Truth lies beyond the grave (apud Davis, 2004: 177); e chegou a aconselhar Mick Jagger: Everything had to be more exaggerated. If you fall, man, you really gotta fall (apud Davis, 2004: 264). Por um lado, Jim inclua uma espcie de sonambulismo numa das suas actuaes, baloiando ao largo da borda do palco com nove metros de altura e depois caa sobre a audincia. Parecia um acidente e era chocante, deixando a multido extasiada. Por outro, tomava tudo verdadeiramente a srio. No sentia que a obra estivesse completa enquanto no conseguisse pr o pblico no teatro numa espcie de cho comum. Algumas vezes interrompia pura e simplesmente todas as hostilidades, inquietaes e tenses latentes antes de se unirem todos.
10

Em anexo udio, faixa 2 When the Musics Over (a partir de 8:42s)

36

Jim Morrison explicou a contradio, ao afirmar que a msica libertava a sua imaginao: When I sing my songs in public, yes, thats a dramatic act, but not acting as in theater, but a social act-real action (apud Davis, 2004: 228); no vendo, porm, a sua misso como um mero espectculo, como um elementar soltar de sons: For me, it was never an act, those so-called performances. It was a life-and-death thing an attempt to communicate, to involve many people at once in a private world of thought (apud Davis, 2004: 408). Os Doors eram muito mais do que apenas uma actuao, mais do que uma banda de rock. Jim estava a soltar sinais e os receptores da crescente cultura rock estavam, definitivamente, a receb-los: O crtico de cinema de Los Angeles Free Press, Gene Youngblood escreveu: Os Beatles e os Stones existem para vos rebentar a mente; os Doors existem para o que se segue, quando a vossa mente j tiver desaparecido. () A msica dos Doors a msica do ultraje. No falsa. Explora os segredos da verdade. Contrariamente sua tcnica, o seu contedo de vanguarda: fala da loucura que vive dentro de todos ns, da depravao e dos sonhos, mas fala de tudo isso em termos musicais relativamente convencionais. isso a sua fora e a sua beleza uma beleza que aterroriza. () A msica dos Doors mais surrealista do que psicadlica. mais angustiante que amarga. Mais do que rock, ritual o ritual do exorcismo psquico-sexual. Os Doors so os feiticeiros da cultura pop. Morrison um anjo; um anjo exterminador. () Os Doors podem proporcionar a Iluminao atravs do sexo (apud Hopkins, 1994: 148). Tom Robbins, do semanal underground Helix, redigiu: Jim Morrison is an electrifying combination of angel in grace and dog in heat The Doors are musical carnivores in a land of musical vegetarians The Doors scream into the darkened auditorium what all of us in the underground are whispering more softly in our hearts: We want the world and we want it NOW! (apud Davis, 2004: 189-190); A Vogue afirmou que Jim agarrava as pessoas com as suas msicas sinistras, carregadas de simbolismo freudiano, poticas mas no bonitas, cheias de sugesto de sexo, morte, transcendncia, escrevendo como se Edgar Allan Poe tivesse reencarnado um hippie. A Time e a Newsweek comentaram o seu primeiro lbum, The Doors, dando uma ateno que nem os prprios Rolling Stones tiveram. A Time chamou os Doors de black
37

priests of the Great Society, e a Jim de Dionysius of rock. Houve tambm a aceitao de Richard Goldstein, que aos vinte e cinco anos era um dos mais importantes crticos da msica rock no pas. No The Village Voice, descreveu o lbum The Doors como uma divagao convincente, tensa e poderosa. Sobre The End, ele argumentava que para qualquer pessoa que queira discutir o conceito de literatura rock o melhor era ouvir com tempo e profundidade esta msica. Era, disse Goldstein, nada menos que rock joyceano. Chamava a Jim um punk de rua que foi para o cu e que reencarnou como um menino de coro, como tambm o nomeou de xamane sexual. Para alm da sua libertinagem, que sabida pelo pblico aumentava o smbolo e o desejo do smbolo; a sua prpria imagem emanava sexualidade. Nos concertos, a sua representao era violentamente sexual, esfregando-se contra o descanso do microfone, at ficar visivelmente erecto, trabalhando sobre si prprio rumo a um ritual pago, como modo de invocar a sua musa. Sexual, mas tambm aliado ao intelectual, o que levou Jim a afirmar e a soltar mais uma palavra-chave: Were really politicians. You could call us erotic politicians (apud Davis, 2004: 182). Seguidamente, explicou a funo sexual nos seus concertos, o seu poder, as suas consequncias, fugindo do rtulo banal e primrio do sexo: Were primarily a rock and roll band, a blues band, just a band but thats not all. A Doors concert is a public meeting called by us for a special kind of dramatic discussion and entertainment. When we perform, were participating in the creation of a world, and we celebrate that creation with the audience. It becomes the sculpture of bodies in action. Thats the political part, but our power is sexual. We make concerts sexual politics. The sex starts with me, then moves out to include the charmed circle of musicians onstage. The music we make goes out to the audience and interacts with them. They go home and interact with their reality, then I get it all back by interacting with that reality. So the whole sex thing works out to be one big ball of fire (apud Davis, 2004: 182-183). Mesmo explicando a iluminao atravs do sexo, Jim Morrison no se conseguia despegar da clebre efgie do jovem leo, fotografia tirada por Joel Brodsky, que lhe deu contornos de um deus grego.11 A imprensa colocava-o como sex symbol e a sua libertinagem passava-lhe o certificado, mas Jim no queria tal. Tudo era mais profundo,
11

Ver anexo 2

38

complexo e srio. Mesmo na sesso com Joel Brodsky, o fotgrafo afirmou que a maioria dos grupos quando se tira uma fotografia no estdio divertem-se uns com os outros, enquanto os Doors nunca fizeram tal. Estavam empenhados sobre aquilo que estavam a fazer e Jim era o mais srio dos quatro. Seria uma inteno de imagem, de cone, mas nunca de venda carnal. A Elektra, para promoo da banda, pretendia sempre uma foto do grupo realando Jim, mas a banda, e, especialmente, Jim, foram inflexveis, no querendo sequer uma fotografia na capa do segundo lbum, Strange Days.12 Jim odiou a capa do primeiro lbum, como tambm do Absolutely Live e de 13, que, precisamente, o destacavam. A sua imagem fez gerar tambm vrias propostas cinematogrficas, entre as quais, de Andy Warhol; de Elliot Kastner que pretendia que Jim representasse o papel de Billy the Kid numa adaptao da pea do poeta beat Michael McClure, The Beard; e de Jim Aubrey, lendrio presidente da televiso CBS e, posteriormente, controlador da MGM. Jim Morrison recusou de ser estrela de vrios filmes, denotando que o verdadeiro interesse seria, simplesmente, pendurar a sua carne no ecr. A soluo de Jim estaria em elaborar os seus prprios filmes atravs das suas prprias ideias, alimentando-se assim de uma vida artstica profunda: Estou interessado em filmes porque para mim a aproximao mais ntima em forma de arte que temos para o fluxo de conscincia, tanto no sonho como na percepo diria do Mundo (apud Hopkins, 1994: 210). Para alm do documentrio sobre os Doors em 1967, Feast of Friends, iniciou o filme HWY em Maro de 1969 com a ajuda de Frank Lisciandro, Babe Hill e Paul Ferrara. Contactaram tambm Timothy Leary e Carlos Castaneda para documentrios, mas que falharam; similarmente como a ideia para um novo filme, cujo tema seria a identidade, contando a histria de um jovem montador cinematogrfico em Los Angeles que, um dia, largou o seu emprego, mulher e filhos para desaparecer nas selvas do Mxico, naquilo a que Jim chamou de procura louca do zero absoluto. Jim acreditava que na arte e, especialmente no cinema, as pessoas tentavam confirmar a sua prpria existncia: Im hung up on the art game. You know? My great joy is to give form to reality. Music is great to release, a great enjoyment to me. Eventually Id like to write something of great importance. Thats my ambition to write something worthwhile
12

Ver anexo 3

39

(apud Davis, 2004: 375). Em 1969, devido ao seu estatuto de estrela de rock, Michael McClure aconselhou Jim Morrison a publicar os seus poemas em circulao restrita, o que viria a suceder com American Prayer e The Lords and The New Creatures. A sua fama e o seu rtulo de excessos seriam um entrave aceitao como poeta. Se bem que, para Jim, beber fosse um imperativo de rica tradio potica, o pblico entendia este excesso de modo mais negativo, correlacionado com a sua rebeldia e excentricidade, o que fez Jim perguntar-se: I wonder why they like to believe Im high all the time. I guess maybe they think someone else can take their trip for them (apud Davis, 2004: 249). O pblico tinha-se tornado ciente daquilo que se deveria esperar de um concerto dos Doors: desordem e transcendncia. Na ausncia de tal, conseguiam pelo menos ver o Rei Lagarto a comportar-se de uma maneira como mais ningum podia, ou fazia. Cambaleava de to drogado, gritava de to alcoolizado versos esquecidos, e depois caa no palco, incapaz de se levantar.13 Os Doors proporcionavam um espectculo um espectculo como jamais se tinha visto, um espectculo excntrico. Mas quanto mais Jim constatava que as letras e a msica estavam a ser negligenciadas, mais a sua frustrao explodia no palco e fora dele. A audincia s ficava satisfeita quando tocavam o que pensavam que iriam ouvir, reclamando Light my Fire, a sua msica mais comercial, cada vez que tinham oportunidade. Jim tinha concebido os Doors como uma fuso inteligente de teatro, poesia e msica bem executada e exploratria, conceito este que se estava a desvanecer entre a sua audincia, em grande parte arrastada pelo sensacionalismo do dolo sexual na moda, o que o fez escrever que estava a ter um esgotamento. Foi antes de publicar a sua coleco de poemas, The Lords and The New Creatures, que Jim tentou desistir dos Doors. A educao, inteligncia e background de Jim separava-o de muitos dos seus fs: licenciado e devorador de livros, era dificilmente o homem para agradar e entreter aqueles que no ligavam ao que Jim considerava o mais importante, as palavras. A sua faceta de estrela de rock era apenas uma actuao, pois Jim Morrison considerava-se um poeta. A msica tinha a funo do livro, passar uma mensagem atravs da sua poesia: uma pesquisa, Jim disse, Abrir uma porta a seguir a
13

Ver anexo 4

40

outra. At agora no existe uma filosofia ou uma poltica consistentes. A sensualidade e o pecado so hoje uma imagem atraente para ns, mas penso nela como uma pele de cobra que um dia ser mudada. O nosso trabalho, a nossa actuao, so uma luta pela metamorfose. Agora estou mais interessado no lado sombrio da vida, no pecado, na face escondida da Lua, na noite. Mas na nossa msica parece-me que estamos a procurar, a lutar, a tentar atravessar para um reino mais limpo, mais livre (apud Hopkins, 1994: 133134). Para as centenas de milhares de admiradores, Jim era um rebelde bem-vindo, um parceiro imaginativo para o sexo, o Rei Lagarto, romanticamente doido. Para o americano mdio era uma ameaa pblica, obscena e arrogante. Esse era o seu lado apocalptico. Mas o lado que Jim queria que trespassasse, no estava a chegar aos seus receptores. Ento deixou crescer a sua barba, ganhou peso e desleixou-se na aparncia, na casca, querendo que reparassem no seu miolo.14 Fernando Pessoa disse que Assim como lavamos o corpo devamos lavar o destino, mudar de vida como mudamos de roupa. Assim tentou, Jim Morrison, que, em Junho de 1969, na entrevista a Jerry Hopkins da Rolling Stone, trocou a imagem de Rei Lagarto, erotic politician, por James Douglas Morrison, poeta veterano, meditativo, com algo por dizer. Quando lhe perguntaram se no queria mais ser visto como um poltico ertico, Jim admitiu publicamente que apenas tinha dito tal para dar a um crtico a frase-chave que todos os jornalistas pareciam procurar. Surge um novo Jim Morrison, mas que continuava a manipular os meios de comunicao, fazendo com que se esquecessem da sua aparncia, para se preocuparem com o seu interior, realando assim a sua poesia. Sendo franco sobre o seu passado maquiavlico, estava a constituir outra imagem de si prprio. Sobre o verso do seu poema The Celebration of the Lizard, Im the Lizard King. I can do anything, Jim explicou o seu fascnio por rpteis, identificando o lagarto e a cobra com o inconsciente e com tudo o que se teme; e comentou que o poema seria uma invocao s foras obscuras, mas, posteriormente, admitiu que a imagem do Rei Lagarto que projectara era irnica: Its like when you play the villain in a western, it doesnt mean that thats you. It was supposed to be ironic. I mean, come on (apud Davis, 2004: 243). A
14

Ver anexo 5

41

personagem do Rei Lagarto era como que uma piada para Jim, mas uma piada sria, csmica. A evocao do deserto americano e do mundo rptil fazia parte do seu trilho existencial, transpondo a sua experincia de vida rumo eternidade. Contudo, esta representao do Rei Lagarto foi apenas uma personagem entre vrias ao longo da vida de Jim Morrison, que chegou a dizer que com uma imagem no existia qualquer perigo que se aproximasse. No primeiro lbum dos Doors, Jim at pensou em mudar o seu nome para James Phoenix, o que, por um lado, era uma proteco sua famlia, inclusive carreira naval do seu pai, calculando os possveis danos dos seus projectos; por outro, era o nome e o smbolo de uma ave mtica: Phoenix, erguendo-se das cinzas da conscincia burguesa, arauto da era do Aqurio. A prpria imagem do renascer das cinzas foi constante em Jim Morrison, queimando o Rei Lagarto no concerto de Miami: I think I was just fed up with the image that was created around me, which I sometimes consciously, most of the time unconsciously, cooperated with. It just got too much for me to stomach, so I just put an end to it in one glorious evening (apud Davis, 2004: 392); retornando como James Douglas Morrison, o poeta e como Old Blues Man15 em palco, acabando o cantor ao vivo por morrer a 12 de Dezembro de 1970, quando, no solo de Light My Fire, agarrou no suporte do microfone e bateu no cho at a madeira comear a estalar. Ray Manzarek disse que testemunhou o processo oculto de evaporao da vitalidade de Jim, a disperso do seu chi16. Os Doors nunca mais apareceriam em pblico como quarteto, mas Jim ressurgiria como Mr. Mojo Risin17, que, para alm de ser um anagrama de Jim Morrison, poderia ter vrios significados devido ambiguidade da palavra mojo, que remete para magia, encanto ou feitio; sex appeal, talento; ou recuperao de um trauma ou experincia negativa. Este erguer de Jim pode-se aplicar a todas as aluses de mojo, particularmente ou mesmo em conjunto. Jim criava assim vrias personagens que ele prprio desempenhava, passando, na sua juventude, de estudante dependente da sua famlia para poeta beat, vivendo de p descalo (literalmente) a sua felicidade de mendicidade; na sua carreira musical, de Rei Lagarto,
15 16 17

Surge em Maggie MGill Energia vital chinesa Surge em L.A. Woman

42

James Douglas Morrison, Old Blues Man a Mr. Mojo Risin, desenhando tambm um viajante existencial, homem das boleias, sem rosto e perigoso, um estrangeiro com fantasias violentas, o misterioso killer on the road18. Alcoolizado, a sua mente criava mltiplas personagens, que inclua o arrogante Jimbo; o romntico celta, imagem de Dylan Thomas; o idiota com alma de palhao; o aldrabo emproado; o poeta beat; e o cavalheiro sulista: See, singing has all the things I like. Writing and music. Theres a lot of acting. And it has this one other thing a physical element a sense of the immediate. When I sing, I create characters (apud Davis, 2004: 249-250). Metamorfeando-se, mudando de pele, Jim Morrison foi o poeta das mil mscaras. Tal como todos os seres que constroem a sua identidade atravs de influncias, Jim foi construindo a sua casa com vrios tijolos, sendo estes influncias artsticas, tal como o prprio disse: My heroes were artists and writers (apud Davis, 2004: 333). Em 1955 Jim viu James Dean em Rebel Without a Cause, filme arqutipo de delinquncia juvenil, tendo ficado impressionado pelo heri irrequieto Jim (a quem o seu pai alcolico chamava Jimbo) e pela morte trgica sacrificial de Sal Mineo no final do filme. Em 1958, quando vivia em Alameda, Jim Morrison apanhou o vrus da poesia beat, que o infectou para o resto da sua vida. Leu On the Road de Jack Kerouac e apaixonou-se pela energia furiosa de Dean Moriarty, que, segundo Kerouac, era um daqueles loucos com cio de viver: the mad ones, the ones who are mad to live, mad to talk, mad to be saved, desirous of everything at the same time, the ones who never yawn or say a commonplace thing, but burn, burn, burn like fabulous roman candles exploding like spiders across the stars (apud Davis, 2004: 18). Jim, inclusivamente, imitou o riso de hiena de Moriarty heeeee-heeeee-heeeee. Foi durante este Vero que Jim leu (duas vezes) o livro que mais o impressionou: O Nascimento da Tragdia de Friedrich Nietzsche. Jim, na sua passagem pela UCLA, teve como ideia cinematogrfica exibir a famosa cena da vida de Nietzsche, na qual este chega ao p de um homem que est a bater num cavalo e abraa-se ao pescoo do animal, desmanchando-se em lgrimas, acabando, posteriormente, por enlouquecer. A banda sonora seria o som de aplausos. Jim iria tambm
18

Surge em Riders on the Storm

43

homenagear Nietzsche numa sesso de piano (Como

se pode verificar em

http://www.youtube.com/watch?v=unHoj9QGRYc) e introduzi-lo intimamente na sua vida, como tambm na sua msica The Soft Parade: When all else fails, we can whip the horses eyes and make them sleep and cry. Na faculdade, os prprios colegas serviram de base para Jim: Dennis Jakob19 discutia pensamentos de Nietzsche e Norman O. Brown; John DeBella falava sobre xamanismo e sobre o poeta visionrio, acreditando que os sonhos criavam a realidade; Phil Olano vociferava psicologia jungiana, argumentando uma teoria do verdadeiro rumor, segundo a qual, se a vida no fosse to excitante e romntica como deveria ser, criavam-se imagens, no importando que no fossem verdadeiras, desde que se acreditasse nelas; E, por ltimo, Flix Venable, smbolo do excesso de lcool e cidos, que citava Dylan Thomas: My poetry is, or should be, useful to me for one reason. It is the record of my individual struggle from darkness toward some measure of light (apud Davis, 2004: 51). Jim leu avidamente vrios livros, entre eles, para alm dos que j foram referidos, The Power Elite de C. Wright Mill; The function of the Orgasm de Wilhelm Reich; Mythology de Edith Hamilton; Marqus de Sade; Arthur Rimbaud, em especial Illuminations; vasta literatura beat, salientando-se The Dharma Bums de Kerouac; Nova Express e Naked Lunch de William S. Burroughs; e Howl de Ginsberg. A noo romntica da poesia tomava forma: a lenda de Rimbaud, a tragdia predestinada; a tradio bomia e potica de Dylan Thomas, a loucura beat; ficaram gravadas na sua conscincia, na qual a dor se uniu s vises. As pginas tornavam-se um espelho no qual Jim via o seu reflexo. J no tempo dos Doors, Jim foi buscando ideias para a construo da sua obra, do seu eu, roubando mesmo o visual a Gerard Malanga, assistente de Andy Warhol, que danava nos espectculos dos Velvet Underground todo vestido de couro negro; e ficou impressionado com a rebeldia de Brian Jones, baixista dos Rolling Stones, tornando-se num dolo para Jim, que comeou a imit-lo, sussurrando quando falava; e prestou-lhe homenagem, distribuindo nos seus concertos um poema em honra da sua morte: Ode to L. A. While Thinking of Brian Jones, Deceased.
19

Posteriormente trabalharia como assistente comercial de Francis Coppola em Apocalypse Now

44

Este saque de influncias tambm se verificou nas msicas dos Doors, tendo sido Alabama Song retirada de uma composio de Berthold Brecht e Kurt Weill, A Ascenso e Queda de Mohagonny; Backdoor Man proveio de Backdoor Friend de Willie Dixon; para End of the Night, inspirou-se no romance de Louis- Ferdinand Cline, Voyage au bout de la Nuit, para The Spy em A Spy in the House of love de Anas Nin, para Universal Mind em Illuminations de Rimbaud; Take it as it Comes dedicada aos ensinamentos de Maharishi; e retiraram a William Blake o verso Some are born to sweet delight, some are born to the endless night para End of the Night, como tambm, para o prprio nome do grupo, inspirado no verso When the doors of perception were cleansed, everything would appear to man as it is, infinite de Marriage of Heaven and Hell, como tambm da obra de Aldous Huxley, The Doors of Perception. Os Doors, a porta entre o conhecido e o desconhecido. Jim Morrison queria ser essa porta, essa ponte, que retira as limitaes e guia para o que mais importa, rumo ao melhor dos reinos. Jim no queria ser estrela de rock, mas sim um xamane, algum que saiba o que realmente tem valor. A msica serviria como meio de despertar, de, simplesmente, abrir as portas da percepo, tal como a poesia. A fama e o dinheiro nada significavam. Jim Morrison, a maior estrela de rock da Amrica, podia ser visto a andar a p, totalmente vulnervel, apenas protegido pelo seu couro. Preferia motis em vez de um local fixo. Parecendo um monge zen, vagabundo, sem posses, apenas com o carto de crdito e a carta de conduo nos bolsos, Jim, simplesmente, desaparecia. Os direitos de autor e todos os outros rendimentos dos Doors seriam divididos em quatro partes iguais; e todas as decises criativas no eram tomadas por maioria mas por unanimidade, fazendo do grupo uma espcie de mosqueteiros de Alexandre Dumas. Inclusive num concerto em que o apresentador anunciou a banda como Jim Morrison and The Doors, Jim no entrou em palco e exigiu que o apresentador dissesse o nome correcto do grupo. Uma outra editora fez uma proposta a Jim, oferecendo-lhe uma casa em Beverly Hills, um Rolls Royce e um milho de dlares, ao que Jim apenas se riu. Os Doors tinham um pacto, selado a sangue e fogo, que Jim pretendia honrar. Era uma questo de carcter, integridade, valor; uma questo de honra, remetendo para a ancestral aret do heri grego. Desprezava o material, o mundo dos objectos, dando tudo o que Pamela, o seu amor
45

csmico, quisesse, incluindo a loja de roupa Themis; como tambm ofereceu a um hippie sem-abrigo um telefone francs de marfim e ouro que Andy Warhol lhe tinha presenteado. Numa entrevista L.A. Free Press, Jim disse que estava orgulhoso que os Doors nunca se tivessem vendido, permanecendo insubmissos at ao fim, deixando a sua integridade intacta. Porm, o sonho dos mosqueteiros teve um fim. A General Motors quis comprar os direitos de Light My Fire para um anncio da Buick; e como ningum conseguia encontrar Jim e a agncia precisava de uma resposta rpida, os outros trs votaram, assinando o advogado, Max Fink, por Jim. Sentiu-se trado, levando-o a dizer: I dont have partners anymore. I have associates (apud Davis, 2004: 297). Alas, Jim chegou a comentar a Michael McClure que a nica vez que no o prejudicaram foi quando viu a capa do seu livro The Lords and The New Creatures. Linda Ashcroft, no seu livro Wild Child: Life with Jim Morrison, comenta que Jim foi violado pelo seu pai, como final de uma demonstrao de disciplina, quando Jim estava no ensino secundrio. Em 1968, depois do clip de The Unknown Soldier aparecer nos concertos dos Doors, um grupo de empresrios de rdio no Sul enviaram vrias cartas ao director do FBI, J. Edgar Hoover, sugerindo que os Doors estavam a disseminar propaganda inimiga e a denegrir a moral civil com a sua performance obscena e as suas mensagens contra a guerra. O prprio concerto de Miami, que acabou com sorrisos entre os polcias e a banda nos bastidores, surgiu como oportunidade de extinguir os Doors. Nos trs dias posteriores ao concerto de Miami, Jim estava na Jamaica, e o seu futuro estava a ser maquinado pela polcia, por polticos e pela imprensa de Miami. Larry Mahoney, do Miami Herald, comeou a liderar uma campanha contra os Doors, alegando que Jim tinha gozado com as leis de obscenidade, atravs da sua exposio indecente e incitamento rebelio. A 5 de Maro de 1969, Bob Jennings, empregado de vinte e dois anos no escritrio do Procurador do Estado, concordou em servir como queixoso no caso e, assim, Jim foi acusado de um delito grave: comportamento impdico e lascivo; e trs delitos leves: exibio indecente, profanao pblica e embriaguez. Alegaram que Jim exibiu impudicamente e lascivamente o seu pnis, agarrou nele e
46

abanou-o, tendo tambm simulado actos de masturbao sobre si prprio e copulao oral sobre outro, o que enviava Jim para a priso de Raiford (Florida) durante sete anos e cento e cinquenta dias. No dia seguinte, o nome de Jim e dos Doors foi enxovalhado nas primeiras pginas de todo o pas; e, consequentemente banido de quase todo o stio, incluindo de Woodstock. As prprias estaes de rdio comearam a retirar as suas msicas e a Rolling Stone imprimiu uma pgina com um cartaz a dizer Wanted contendo a fotografia de Jim Morrison.20 No final de Maro, o FBI lembrou-se de acusar Jim de fuga ilegal, sendo esta uma acusao ridcula pois Jim tinha deixado Miami trs dias antes de qualquer mandato ter sido emitido; porm, o FBI enviou, mesmo assim, um dos seus agentes ao escritrio dos Doors com um mandato de captura. A defesa argumentou utilizando a prpria atmosfera da poca, dando como exemplos o The Living Theatre, Hair, Woodstock, o Tropic of Cncer de Henry Miller; e tambm se tentaram justificar atravs de quadros de Gauguin, Picasso e Miguel ngelo. Cento e cinquenta fotografias foram apresentadas como prova e nenhuma delas mostrava Jim a praticar algo de ilegal. Contudo, o juiz Murray Goodman tinha sido nomeado para preencher uma vaga no tribunal e enfrentava a sua primeira votao em Novembro, transformando, assim, uma condenao Morrison numa garantia de apoio popular. A testemunha estava empregado no escritrio do Procurador do Estado, enquanto a sua me trabalhava no mesmo edifcio e a sua irm era secretria de um juiz local. Resultado: Excluram a prova respeitante aos padres de comunidade. A 30 de Outubro, Jim Morrison foi condenado a 6 meses de priso e multado em 500 dlares por actuao indecente e imoral em pblico. Jim pode sair em liberdade, mediante uma cauo de 50 000 dlares, at novo julgamento. Questionado sobre o facto de ter exibido o seu rgo reprodutor, Jim respondeu que no se lembrava, pois estava demasiado alcoolizado. Todavia, foi, ironicamente, absolvido da acusao de embriaguez. Oficiais do FBI e da Casa Branca acreditavam que Jim Morrison tinha ameaado a presidncia Nixon, o que pode ter estado relacionado com esta perseguio. A operao do
20

Ver anexo 6

47

FBI, COINTELPRO, estava a neutralizar, por vezes de modo violento, os crticos e inimigos do governo, tendo como alvo, na mesma altura, John Lennon, que tinha criticado as polticas de Nixon. A 23 de Maro de 1969, o prprio Presidente Richard Nixon escreveu uma carta de apoio ao Rally for Decency, que decorria no Orange Bowl em Miami, com o intuito de protestar o comportamento dos Doors. Aps Miami, os Doors tinham de pagar uma fiana de 5 mil dlares para cada concerto que davam, apenas perdendo a fiana se o espectculo fosse obsceno. Segundo Stephen Davis, um advogado reformado de Hollywood que jogou golf com o advogado de Jim, Max Fink, disse em 2002 que acreditava que Fink poderia ter sido alertado sobre uma ameaa a Jim Morrison, cerca de um ms antes de Jim voar para Paris, por volta de Fevereiro de 1971. De acordo com este advogado, que quis permanecer annimo, Fink recebeu a dica atravs de um associado de Mickey Rudin, advogado de Beverly Hills, que tinha como cliente Frank Sinatra, e estabelecia contacto com a administrao Nixon. Este advogado reformado deu a entender que Fink foi avisado de que o seu famoso cliente iria ser neutralizado na priso, assassinado ou incapacitado, ao que deveria sair do pas antes que os seus apelos se extinguissem e o seu passaporte fosse, consequentemente, confiscado. O que realmente foi dito no se sabe. O certo que, dentro de um ms, Jim Morrison estava a viver num apartamento do edifcio n 17, na Rua Beautrellis em Paris, sob o nome de James Douglas. Paris, idlico. Paris, exlio para organizar o seu pensamento e dedicar-se s palavras, sendo importante que o reconhecessem como poeta. Paris, a cidade da sua liberdade, deambulando incgnito na sua calada. Paris, sua ltima morada. Ningum sabe ao certo o que aconteceu na manh de 3 de Julho de 1971, sendo Pamela Courson e Jean de Breteuil21 os nicos que presenciaram a morte de Jim Morrison, mas pereceram cedo demais para terem tempo para explicaes. Pamela contou vrias verses do sucedido: uma policia, outra a Alain Ronay22 e a Agns Varda23 e ainda outra aos seus amigos na Califrnia, silenciando-se trs anos depois.
21 22 23

Traficante de herona, amigo de Pamela Colega de Jim Morrison na UCLA Realizadora, amiga de Jim Morrison

48

Um esboo consistente do acontecimento pode ser feito atravs de um conjunto de informaes crveis. Jim e Pamela tinham estado a snifar a noite de herona; s 4 da manh Jim vomitou pedaos de sangue, indo tomar um banho, o seu ltimo, por volta das 5. Uma hora depois, Pamela acordou e verificou que a porta da casa de banho estava trancada por dentro. s 6.30 Pamela ligou a Jean de Breteuil. Quando este chegou, abriu a porta e depararam com Jim na banheira, ainda com sangue a jorrar do nariz e da boca, a cabea inclinada ligeiramente para a esquerda e um tnue sorriso. Pamela, descontrolada, comeou a tentar acord-lo, mas o conde francs, num gelado instante calculista, teve a ideia de fugir para Marrocos (pois tinha sido ele a vender a herona); e ordenou a Pamela que primeiro deitasse fora toda a droga que havia no apartamento. s 7.30 Pamela voltou para a beira de Jim que tinha perecido miseravelmente sozinho, ilimitado e liberto, desesperadamente necessitado de uma mo de um estranho, num mundo desesperado.24 Por volta das 8, o dj da discoteca La Bulle, o americano Cameron Watson, anunciou a morte de Jim, sendo, misteriosamente, a primeira pessoa a faz-lo. Curiosamente, o telefone de Agns Varda tocou por volta das 7.30 e Alain Ronay atendeu, estando do outro lado Monique Godard, curandeira de yoga com dons extrasensoriais, a quem Alain tinha pedido ajuda para Pamela. Monique alertou Alain de que Jim tinha que ir urgentemente ao mdico e, inclusive, lhe perguntou se Jim tomava drogas ou tinha problemas circulatrios. Instantes depois, o telefone voltou a tocar, sendo, desta vez, Pamela para informar que Jim estava inconsciente e para chamar uma ambulncia, visto que ela no dominava a lngua de Rimbaud. Alain Ronay e Agns Varda chegaram ao local trgico por volta das 9.30, minutos antes de os bombeiros tirarem Jim da banheira e tentarem a reanimao. Transmitiram que aquele corpo tinha expirado h cerca de uma hora. Alain, Agns e Pamela combinaram ocultar a identidade de Jim, informando apenas de que era um poeta, que bebia, mas no tomava drogas. Com esta informao o Dr. Max Vassile presumiu que Jim tinha perecido de ataque cardaco causado por cogulos de sangue numa das artrias.
Verso de The End: so limitless and free, / desperately in need of some strangers hand, / in a desperate land
24

49

Havia, ento, a urgncia em enterrar Jim antes que qualquer questo fosse levantada. Alain lembrou-se do comentrio que Jim tinha feito sobre a aura de tranquilidade sinistra de Pre Lachaise, o cemitrio dos artistas no centro da cidade. O funeral ficou marcado para 7 de Julho. Sem padre, nem cerimnia religiosa, Alain Ronay, Agns Varda, Robin Wertle25 e Bill Siddons26 despediram-se de Jim Morrison, ao som das suas prprias palavras, proferidas por Pamela: Now Night arrives with her purple legion Retire now to your tents and to your dreams Tomorrow we enter the town of my birth I want to be ready27

25 26 27

Amigo de Jim Morrison Manager dos Doors ltimos versos de Celebration of the Lizard

50

O mito o nada que tudo. O mesmo sol que abre os cus um mito brilhante e mudo O corpo morto de Deus, Vivo e desnudo. (Pessoa, 2004: 19)

51

Mito

52

O ltimo sono profundo envolto em mistrio no silencia a vida, apenas aumenta o eco. As contradies, invenes e suspeies que surgiram do seu ltimo leito; as premonies e pressgios do final trgico; e a precoce mortalidade, trazem uma fora inigualvel construo do mito. Mesmo antes de perecer, Jim Morrison era aquela figura rara sobre quem os boatos de morte circulavam muitas vezes. Quando estava no auge da sua carreira musical, Jim morria quase todos os fins de semana, normalmente num acidente de carro, caindo de uma varanda de hotel ou com uma overdose. Se existiu alguma vez um homem que estivesse pronto, apto e desejoso de morrer era Jim Morrison, como tambm de desaparecer para encontrar a paz de escrever e a liberdade do anonimato. A origem vem do tempo inicial da carreira dos Doors, em que Jim sugeriu que simulassem a sua morte para conseguir ateno nacional para a banda. Mr. Mojo Risin, segundo Jim, no era simplesmente um anagrama para o seu nome, mas tambm o nome que utilizaria quando contactasse com o escritrio depois de ter partido para frica, tal como Arthur Rimbaud. Este mito escapista era reforado por Jim ter dito que tinha o sonho de comprar uma antiga igreja no sul de Frana, a qual seria o seu refgio de escrita; e por ter ficado fascinado com o final da pea de Robert Wilson, Le Regard du Sourd, em que vrios actores, simulando estarem mortos, cercam o revolucionrio assassinado Marat, que tinha sido esfaqueado at morte, deitado na sua banheira. Foi o prprio Ray Manzarek, que por motivos desconhecidos, ou interesse ou descrena, alimentou o mito de que Jim poderia estar vivo, para alm do facto de no se ter visto o seu cadver, tendo Alain Ronay apenas visto os seus ps e John Densmore achar o caixo muito pequeno. Outra descrena deve-se ao simples facto de Jim Morrison, lenda viva, ter perecido aos 27 anos, de ataque cardaco, numa banheira. Um espanto espelhado por William Burroughs: Jim Morrison - its a strange story - that he drowned in a bathtub in Paris. It seems a Goddamned odd thing to happen. I never believed it for a minute (apud Davis, 2004: 461); que no surpreende os mais prximos de Jim, sugerindo a ideia de que Jim poderia ter sido vtima de uma conspirao poltica com a finalidade de eliminar o estilo de
53

vida contracultural, sendo uma das vrias conspiraes que incluram as misteriosas mortes do clube dos 27: Brian Jones, Jimi Hendrix e Janis Joplin; os smbolos do rock e do cido. A 3 de Julho de 1969, Brian Jones morria misteriosamente aos 27 anos na sua piscina, soltando o rumor de homicdio, desencadeando uma srie estranha de extines de estrelas de rock, apenas terminando numa banheira em Paris dois anos depois. Jimi Hendrix perecia a 19 de Setembro de 1970, asfixiado no seu prprio vmito; e Jim perguntava se algum acreditava em pressgios. A 4 de Outubro de 1970, Janis Joplin morre de overdose, mudando a interrogao para a afirmao, sendo o novo hbito de Jim dizer que estavam a beber com o nmero trs. Contudo, estes pressentimentos de Jim no eram novidade: em 1966 j dizia que iria morrer em dois anos; a 8 de Dezembro de 1968, ao fazer 25, perguntava aos seus prximos se achavam que iria conseguir chegar aos 30; e escreveu na sua coleco de poemas Tape Noon: Last words, last words - out e Lord help us (Morrison, 1993: 56), intuies sobre o seu fim. Outros boatos correram sobre o seu fim, como, por exemplo, ter sido morto quando algum lhe arrancou os olhos com uma faca para libertar a sua alma, ou tambm, por feitiaria por um amante desprezada que o matou de Nova Iorque; ou, de overdose, tendo confundido herona com cocana no bar parisiense Rock and Roll Circus. Este ltimo boato tornou-se mito, mas que Herv Muller28 desmistificou, investigando os ltimos dias de Jim Morrison, sendo a sua vida, inclusivamente, ameaada. Muller foi informado por pessoas do submundo da droga de que Jim tinha comprado herona dentro do Rock and Roll Circus nos ltimos dias de Junho; snifado na casa de banho do bar, desmaiado e dado como morto. Seguidamente, levaram-no para o seu apartamento na Rua Beautrellis; colocaram-no na banheira e fugiram. De qualquer dos modos, no foi essa a ltima noite de Jim. A sua morte um enigma, um vu que apenas se pode ir abrindo para calcular possibilidades e pensar em probabilidades. Houve quem quisesse ter a certeza, tentando desenterrar o cadver, mas o tempo escasseou, acabando por ser detido, mantendo o mistrio caracterstico do mito.
28

Crtico de rock parisiense, amigo de Jim Morrison

54

Considerado, trivialmente, exagero da realidade, fico ou at mesmo mentira, o mito continua parte integrante do vocabulrio do homem contemporneo. Agradando ou no, tal como a arte, persiste no tempo e no espao na companhia de um tom provocatrio, incitando ao exerccio de pensar. Mesmo envolto em neblina, o mito, que surge para Roland Barthes como fala, palavra, comunicao; ou na sua lngua materna, parole (Barthes, 1978: 193); ao mesmo tempo cdigo e mensagem, tendo assim um significado oculto para alm do que imediatamente visvel. O nada que tudo pessoano manifesta-se difcil de definir pois to vasto que engloba tudo o que o Imaginrio humano produziu ao longo dos sculos. A sensao de infinito traz consigo a impossibilidade de encontrar um vocabulrio que exprimisse tal sentimento. impotncia de traduzir positiva e exactamente a noo de mito, o nada que tudo, equipara-se a tentativa de demonstrar o sentimento numa ridcula carta de amor, tornando-se evidente a tarefa rdua para exprimir na linguagem humana, baixando em palavras, o conceito que os sentidos segredam. Tal defeito torna-se, porventura, qualidade, pois se fosse simples exprimi-lo e torn-lo refm analtico da Cincia, silenciaria o nevoeiro de mistrio, perdendo a sua mstica, sua essncia vital. A leitura do mito, tal como na poesia, apela, deste modo, para o eterno sensvel, para a captao sensorial, para a crena vendada: Claro que no se identificam, mas a mitologia integra-se na religio, o seu suporte potico, o elo de relao imediata, o primeiro elemento de expresso da F (Jabouille, 1986: 41). O mito, sendo uma descrio do sobrenatural e pertencendo esfera do real, funciona como mediao simblica entre o profano e o sagrado. Este elo mstico pautado pela sacralidade mas que tambm tem em conta a sua eficcia funcional, humana, tal como defende Victor Jabouille: Transbordando do domnio restrito dos eruditos para o campo de interesses do homem comum, ganha uma nova dimenso, recupera capacidade criativa e imprime uma nova dinmica a aspectos da sociedade (Jabouille, 1986: 101). Os mitos so, assim, pistas para as potencialidades espirituais da vida humana, para a procura individual de conhecimento e de experincia. O mito a narrativa de vida que prope a busca interior, uma realidade cultural que se assume como um meio de o Homem se conhecer a si prprio (Jabouille, 1986: 118).
55

Jim Morrison quis ser a ponte provocadora de pensamento. Atravs dos seus gestos e palavras, quis ser guia para um reino que, no seu entender, seria o melhor: I offer images. I conjure memories of freedom. But we can only open doors; we cant drag people through (apud Davis, 2004: 183); reproduzindo a ideia de Zaratustra: Eu sou um parapeito na margem do rio; agarre-me quem puder. Mas no sou vossa muleta (Nietzsche, 1973: 45). O mito, directamente ligado necessidade do ser humano se transcender atravs da sua espiritualidade, das suas crenas, das suas fs; surge ento como um guia, como um exemplo, que acalma os espritos mais descontentes com a vida, ajudando-os a adaptarem-se sua realidade, tal como Jim explicitou: We appeal to the same basic, human needs as classical tragedy or, you know, southern blues. Think of it as a sance in an environment which has become hostile to life, cold, restrictive. People feel theyre dying in a bad landscape. So they gather together in a sance to invoke, palliate, and drive away the dead spirits through chanting, singing, dancing, music. The shamans try to cure an illness, to restore harmony to the world (apud Davis, 2004: 229). Jim Morrison desempenhou o papel de xamane: curandeiro e condutor de almas, como mstico e visionrio, esforando-se por abolir, na altura, a actual condio humana do ser humano cado em desgraa; e por reintegrar a condio do homem primordial de que falam os mitos paradisacos: Um vidente deve ser um exemplo, no sentido de ultrapassar o quase invencvel relaxamento da condio humana. Mais importante que ver, o que videntes fazem com o que vem (Castaneda, 1998: 57). Ele mostrou como poderia ser: I tell you bout the world that well invent, / wanton world without lament, / enterprise, expedition, / invitation and invention29. E quis levar as pessoas com ele: Were going on the run / And youre the one I want to come () Brothers & sisters of the pale forest / O children of Night / Who among you will run with the hunt?30. Os primeiros e escassos anos mgicos da vida dos Doors no eram mais do que visitas abreviadas a outro lugar levadas a cabo por Jim, a sua banda e o seu pblico um territrio que transcendia o bem e o mal; uma paisagem sensual, dramtica e musical (Hopkins,
29 30

Versos de We could be so good together Versos de Celebration of the Lizard

56

1994: 12). Jim Morrison pensava e sentia em termos planetrios, csmicos; e procurava sempre melhores formas de explicar e transmitir as suas vises. O tempo tudo muda e o novo xamane tem de incorporar novas palavras, novas ideias, para descrever a sua vidncia. Jim descreveu a noo bsica de xamane a Richard Goldstein: See, the shaman he was a man who would intoxicate himself. See, he was probably already an ah unusual individual. And, he would put himself into a trance by dancing, whirling around, drinking, taking drugs however. Then he would go on a mental trip and ah describe his journey for the rest of the tribe (apud Davis, 2004: 183). O elemento chave da experincia do xamane ser a sua viso ou o seu sonho, mas tendo como base uma forte acreditao pela parte do prprio xamane, como pela do receptor: first, the sorcerers belief in the effectiveness of his techniques; second, the patient's or victim's belief in the sorcerer's power; and, finally, the faith and expectations of the group (Lvi-Strauss, 1976: 168). Atravs do seu carisma e confiana, Jim projectou a sua credibilidade com palavras e gestos. A sua manipulao de audincias e os elogios dos crticos, como por exemplo de xamane sexual, reflecte o respeito pelas crenas do indivduo. Quase todas as iniciaes xamansticas tm lugar na infncia ou adolescncia. Vises ou outros eventos sagrados decorrem nesta fase da vida, alertando o ser em causa para a sua misso. Tendo em considerao este dom, o xamane vai explorar ao mximo a sua vocao, de modo a guiar a sua vida, sendo, ao mesmo tempo, guia de outrem. Na infncia de Jim, por volta dos seus quatro anos, algures no deserto entre Albuquerque e Santa F, um acontecimento modificou a vida de Jim, como ele prprio descreveu, posteriormente: Indians scattered on dawn's highway bleeding. Ghosts crowd the young child's fragile eggshell mind. Me and my -ah- mother and father - and a grandmother and a grandfather - were driving through the desert, at dawn, and a truck load of Indian workers had either hit another car, or just - I don't know what happened - but there were Indians scattered all over the highway, bleeding to death. So the car pulls up and stops. That was the first time I tasted fear. I must been about four - like a child is like a flower, his head is just floating in the breeze, man. The reaction I get now thinking about it,
57

looking back - is that the souls of the ghosts of those dead Indians...maybe one or two of them...were just running around freaking out, and just leaped into my soul. And they're still in there.31 Com a inspirao no seu interior, Jim comeou a explorar as suas vises ou projeces j na sua adolescncia, perodo este que recordou Rolling Stone: You see, the birth of rock and roll coincided with my adolescence, my coming into awareness. It was a real turn-on, although at the time I could never allow myself to rationally fantasize about ever doing it myself. I guess that all that time I was accumulating inclination and nerve. My subconscious had prepared the whole thing. I didnt think about it. It was just thought about. I never even conceived it. I thought I was going to be a writer or a sociologist, or maybe write plays. I never went to concerts maybe one or two at most. I saw a few things on TV, but Id never been a part of it all. But I heard, in my head, a whole concert situation, with a band and singing and an audience, a large audience. Those first five or six songs I wrote, I was just taking notes at a fantastic rock concert that was going on inside my head. And once Id written the songs, I had to sing them (apud Davis, 2004: 75). Como uma previso do futuro, visionava uma performance musical e trabalhava as suas letras em inmeros dirios espera que o som chegasse. Em Janeiro de 1966, Jim j fazia viagens at ao deserto de Sonora no Mxico, com o intuito de encontrar ndios xamanes e tomar peyote32. O LSD abria as suas portas de percepo, vendo para alm da vida fsica, ouvindo previses enquanto caminhava na praia de Venice: Walking the beach, Jimmy experienced strange auditory visions, like a psychoprophetic radio show, featuring him singing in front of a rock band. () his precognition was something heard, not seen (Davis, 2004: 76). Em 1964 Timothy Leary comparava a experincia psicadlica com o transe do xamane e em 1968 Carlos Castaneda publicava o seu livro, The Teachings of Don Juan: A Yaqui Way of Knowledge, relatando a experincia que teve com o xamane Juan Matus, ndio da tribo Yaqui do deserto de Sonora, no Mxico; com que teve uma percepo peculiar atravs do peyote. Jim Morrison, como xamane, especialista do xtase por excelncia, tinha como nica motivao atravessar tudo, transbordando atravs do seu
31 32

Em anexo udio, faixa 3 Dawns Highway Droga psicotrpica

58

Break on through to the other side, em busca do desconhecido, do reino das energias e no dos objectos, tal com Don Juan Matus: Para mi solo recorrer los caminos que tienen corazon, cualquier camino que tenga corazon. Por ah yo recorro, y la nica prueba que vale es atravesar todo su largo. Y por ah yo recorro mirando, mirando, sin aliento (apud Castaneda, 1999: XX). J Juan Matus alertava Castaneda de que o seu problema seria estar agarrado ao inventrio da razo, e no pensar no ser humano como energia: A razo lida com instrumentos que criam energia, mas nunca ocorreu, seriamente, razo, que ns somos mais que instrumentos: somos organismos que criam energia. Somos uma bolha de energia (apud Castaneda, 1998: 126). Para obter esta percepo peculiar o xamane Don Juan auxiliava-se de drogas psicotrpicas, tal como o peyote, ou cogumelos, rumo viso de infinito: O efeito das plantas de poder sobre o ponto de conjuno , em princpio, muito parecido com o dos sonhos: os sonhos fazem-no deslocar-se; mas as plantas de poder conseguem uma mudana numa escala maior e mais abrangente. Ento, o professor deve usar os efeitos desorientadores dessa mudana para reforar a noo de que a percepo do mundo nunca final (apud Castaneda, 1998: 281). O prprio grupo dos Doors estava a tentar abrir estas portas de percepo, como o prprio nome indica. Ray Manzarek, John Densmore e Robby Krieger presenciavam as aulas de meditao transcendental, que, sendo fundado na ndia em 1957 por Maharishi Yogi, foi dos primeiros cultos espirituais asiticos a penetrar nos Estados Unidos, o que levou Ray a dizer que todos os membros do grupo buscavam iluminao espiritual. As letras das canes demonstravam esta procura, utilizando imagens de elementos em vez de algo especfico, como se verifica com Light My Fire. Mesmo as msicas mais simples tinham uma caracterstica enigmtica e visionria, um ritmo ou um verso ou uma imagem que davam ao poema uma fora especial. Os Doors comearam a tocar com Jim de costas para o pblico, o que, segundo Ray, seria uma concentrao de energias. Voltavam-se para dentro para dirigir as energias na direco uns dos outros, o que, com a ajuda do LSD, numa intensidade invulgar, desenvolveria a sua mente comum. Os seus concertos encaminhavam para rituais ancestrais como se fora uma sesso xamanstica que, de modo geral, comporta vrios elementos, tais como: o chamamento dos
59

espritos auxiliares, a maior parte das vezes de animais, atravs do que o prprio Jim apelidou de gritos primordiais33; msica e dana, como preparativos para a viagem mstica; e o transe (fingindo ou real), durante o qual se presume que a alma abandonou o corpo. Um bom exemplo de msica tribal ser My Wild Love34, que, ao som de cnticos e tambores, numa expresso oral primordial, remete para a sensao de ritual ancestral. A finalidade de qualquer sesso xamanstica a obteno do xtase, porque s em xtase o xamane pode cumprir a sua misso de curandeiro ou de condutor de almas. Ray Manzarek descreveu o lado xamanstico dos concertos dos Doors: Quando o shaman da Sibria est preparado para entrar em transe, todos os aldees se juntam, abanam os chocalhos, assobiam e tocam quaisquer instrumentos que tenham mo para o mandar embora. () Era como se Jim fosse um shaman elctrico e ns a banda do shaman elctrico, martelando atrs dele. Algumas vezes no lhe apetecia entrar no estado, mas a banda continuava a martelar, a martelar, e pouco a pouco, envolvia-o. Meu Deus, podia enviar-lhe um choque elctrico com o rgo. John podia faz-lo com as suas batidas de bateria. E de vez em quando uma contoro! podia tocar um acorde e faz-lo contorcerse. E l arrancava ele de novo. s vezes ele era simplesmente incrvel. E a audincia tambm o sentia (apud Hopkins, 1994: 144). O concerto dos Doors surge como ritual, como jogo de energia, tal como Jim clarificou: uma espcie de escultura humana. De certa maneira como a arte, porque d forma energia, e de certa maneira um costume ou uma repetio, um plano ou um cenrio habitualmente recorrente e com significado. Penetra em tudo. como um jogo. (apud Hopkins, 2004: 210). A relao entre a msica e a mitologia , como diz LviStrauss, de dois tipos: de similitude e de contiguidade. De facto, tal como a partitura musical, o mito, estruturado frase a frase, no s passvel de uma leitura global como a exige para uma completa compreenso. E na msica que permanecem os grandes temas e unidades mticas que remetem sempre para uma relao pluridimensional. Mas um reala o som e a outra, a mitologia, privilegia o significado (Jabouille, 1986: 21-22). Jim Morrison chegou a reunir os seus rascunhos e gravou a declamao dos seus
33 34

Em anexo udio, faixa 4 Backdoor Man Em anexo udio, faixa 5 My Wild Love

60

poemas, tendo alguns cantando a capella como se o acompanhamento musical pudesse vir a ser acrescentado. Em 1969, questionado por Jerry Hopkins sobre o futuro, Jim Morrison respondeu que a Amrica necessitava de um grande bacanal, onde um Lord of Misrule governasse por um dia; e previu vrias tendncias musicais, tais como a msica tnica, punk e techno: Obviously therell be a new synthesis like Indian music, African music, Eastern music, electronic music. I can see a lone artist with a lot of tapes and electronics, like an extension of the Mood synthesizer, a keyboard with the complexity and richness of a whole orchestra. Well hear about it in a few years. I think the kids that are coming along next arent going to have much in common with what we feel. Theyre going to create their own, unique sound so maybe after the Vietnam War is over itll probably take a couple of years its hard to say but maybe the deaths will end, and there will be a need for a new life force to express and assert itself (apud Davis, 2004: 332). O punk rock emergiu no ano seguinte s tropas americanas voltarem do Vietname e o techno apenas apareceria vinte e cinco anos depois. Jim concluiu as suas previses com o romantismo e embelezamento da sua gerao: From a historical vantage point, itll look like the troubadour period in France. Im sure it will look incredibly romantic. Were incredible, man. I guess I mean people who ride motorcycles and have fast cars and interesting clothes, who are saying things, expressing themselves, honestly. Young people. So, yeah, it seems romantic to me. Im pleased to be alive at this time. Its incredible. I think were going to look very good to future people, because so many changes are taking place, and were really handling it with a flair (apud Davis, 2004: 333). O xamane, poeta visionrio, alcanando as suas vises transcendentes, tende, porm, a sucumbir. Observando e comparando, Don Juan revela a Carlos Castaneda que os seres de razo estavam destinados a viver mais tempo, visto que ignoravam o impulso das emanaes livres, acalmando a agitao natural do seu interior. O xamane e o ser humano transcendental, por outro lado, ao usar o impulso das emanaes livres para criar uma maior agitao, tinham a tendncia em encurtar a sua vida: Don Juan tinha-me repetido que os guerreiros vivem com a morte ao lado e, do conhecimento de que a morte est com eles, retiram a coragem para enfrentar tudo. Don Juan tinha-me dito que o pior que nos podia
61

acontecer era ter de morrer e, dado que esse , desde sempre, o nosso destino inaltervel, somos livres; quem j perdeu tudo, no tem mais nada a temer (Castaneda, 1998: 255). Ray Manzarek disse que Friedrich Nietzsche matou Jim Morrison. No primeiro pargrafo de On the Road, Jack Kerouac cita Nietzsche como guia espiritual do seu livro. Nietzsche foi, antes de mais, o guia da vida de Jim Morrison. Nietzsche, o prlogo que anuncia a entrada dos melhores actores (Nietzsche, 1973: 235); profetizava a chegada do homem superior, do homem que, liberto do medo da morte, desafiasse a prpria vida e efectuasse feitos extraordinrios: Do fundo do futuro chegam at ns brisas com misteriosas palpitaes de asas; e os que tm ouvidos apurados percebem a fausta notcia (Nietzsche, 1973: 86). Jim Morrison ouviu, percebeu e desempenhou o papel lanado pelo poeta filsofo alemo. A frase de Nietzsche The devotion of the greatest is to encounter risk and danger, and play dice with death (apud Davis, 2004: 3); revelou-se importante como base de que se parte para alcanar algo e no como, num sentido niilista negativo, uma espcie de suicdio ou de auto-destruio. Jim no tinha medo de nada e, se o tinha, enfrentava-o com arrogncia ao ponto de o fazer desaparecer. Amava a vida e no a morte. A morte seria o contraste que lhe daria a fora por viver, para fazer de carpe diem o seu lema. Robby Krieger espelhou esta situao de corda bamba: Jim was a wild guy. He lived his life on the edge, all the time. Jim had a burning fire inside of him. He was testing life, all the time (apud Davis, 2004: 221). Incorporando as palavras de Nietzsche, foi imoderado, sendo flecha determinada no seu percurso de vida: Semelhantes tempestade, os sis percorrem as suas rbitas; esse o seu caminho. S obedecem sua vontade inexorvel; essa a sua frieza (Nietzsche, 1973: 118). Para Nietzsche e para Jim todos os seres deveriam ser divinos e todos os dias sagrados, elevando a estrada do excesso ao ponto de testar os limites da realidade a cada dia que passava, como Jim dizia: Baby, you never know when youre doing your last set (apud Davis, 2004: 110). Grande parte do mito Jim Morrison advm desta fora, desta sensao de indestrutibilidade que at o som da inevitabilidade posto em causa. Jim representa o heri que no tem medo do seu fim, que at joga aos dados com a prpria morte, num desafio frontal, enfrentando os elementos divinos: I dont know whats gonna happen, man but I want to have my kicks before the whole shithouse goes up in flames!
62

(apud Davis, 2004: 363). Jim Morrison quis fazer tudo num curto espao de tempo, quis explorar todas as potencialidades do seu ser, superando-se a si prprio, dia aps dia, repleto de convico, tal como descreve Bill Siddons: Jim levava as coisas at ao fim, especialmente o Jim bbado seguia uma linha de aco at sua concluso, quer o levasse para o pntano do inferno ou para o cu. Essa uma das razes pela qual as pessoas o seguiram, porque elas sentiam isso (apud Hopkins, 1994: 274). Esta oposio entre o bem e o mal, que levaram aos crticos a nomear Jim de dog in heat and an angel in grace, demonstra a prpria dissoluo dos opostos, extinguindo esta barreira moral, rumo a algo mais puro e mais real. Os designados maus instintos so, deste modo, aproveitados por Jim para um fim benfico: Queres escalar as livres alturas, a tua alma aspira s estrelas. Mas os teus maus instintos tambm tm sede de liberdade. Os teus ces selvagens querem libertar-te; ladram de alegria na tua cave enquanto o teu esprito tende a abrir todas as prises (Nietzsche, 1973: 49). Abrindo todas as prises, amarras convencionais da razo, Jim lutou por uma liberdade total, no recuando em nenhuma proibio, vivendo a vida que quis viver. E aquele que tem a vocao de inovar em matria de bem e de mal comear necessariamente por destruir e quebrar os valores (Nietzsche, 1973: 128). Se se quer criar, necessrio comear por destruir: Our work, our performing, is a striving for metamorphosis. Its like a purification ritual, in the alchemical sense. First, you have the period of disorder, chaos; returning to a primeval disaster region. Out of that, you purify the elements, and find a new seed of life, which transforms all life, all matter, all personality until, finally, hopefully, you emerge and marry all those dualisms and opposites. Then youre not talking about good and evil anymore, but about something unified and pure (apud Davis, 2004: 183). Jim comeou por tentar agitar as mentes para que estas destrussem conceitos j formados e nunca repensados. Pretendeu um apocalipse para que se comeasse do zero, se voltasse ao uno primordial, idade de Ouro: preciso ter ainda um caos dentro de si para gerar uma estrela danante (Nietzsche, 1973: 17). Uma mente revolucionria para tentar recriar, reinventar o mundo, visto que o actual estava a arder, literalmente com napalm. A prpria razo, imagem, vontade de Jim Morrison quis o seu prprio conceito de mundo. E quis trespassar a sua utopia ao pblico, a quem o ouvisse, ou lesse. Quis ser ponte, guia, visionrio de um mundo melhor. O seu livro
63

The Lords and The New Creatures, descreve este ser superior que, actuando num plano psquico mais elevado que o resto da humanidade, consegue ver as coisas como deveriam ser. Mesmo os crticos mais rgidos admitiram que Jim Morrison era um super-homem cultural, com dimenso que excedia a prpria vida, capaz de levar raparigas e muitos homens ao deleite sexual, e intelectuais profundidade. Jim quis renovar o valor de todas as coisas, purificando-se atravs do conhecimento, santificando os seus instintos; e demonstrando, atravs do seu exemplo, que explorou novos esplendores nocturnos, uma cura possvel para a vida do ser humano. Atrs de ti os teus passos apagaram o seu rasto, nesse caminho est escrita a palavra: Impossvel (Nietzsche, 1973: 168). devido a este impossvel e ao nunca da frase de Daniel Sugerman: Nunca mais haver algum como ele (apud Hopkins, 1994: 13); que aps a sua morte, a sua luz de influncia continuar a percorrer o tempo e o espao. A lenda viva ergue-se do tmulo como eterno mito, pois a lembrana sobrevive pouco. O mito , assim, o ltimo estgio no desenvolvimento de um heri. No seu impulso herico em direco universalidade, na tentativa de ultrapassar a barreira da individuao, querendo identificar-se com o prprio Ser nico e universal, o ente isolado sofre em si a contradio primordial oculta nas coisas, isto , transgride e padece (Nietzsche, 1997: 74). Apesar de toda a destruio, o heri, fenmeno supremo da vontade, atravs da crena na sua omnipotncia, e seguindo o seu principium individuationis, adquire um prazer metafsico perante o trgico. A vida eterna sonhada. O assento na poltrona prpura, em vida assegurado real, na morte desejado divino. Uma sabedoria mstica, instintiva e inconsciente ensina o heri a lidar com o sofrimento na vida efmera, prometendo-lhe uma recompensa eterna. O facto de os amados dos deuses morrerem cedo () [faz com que vivam] ento eternamente como os deuses. (Nietzsche: 1997, 146). Ao revelar um destino trgico, o mito adquire um sentido mais profundo e mais rico, anunciando-se mais verdadeiro. A morte vem cedo porque cedo se conquista o mundo. Sofre, assim, as consequncias da sua transgresso, da sua ousadia, ao atrever-se a jogar na roleta russa com os deuses, irrompendo o seu espao divino, exibindo-se como seu semelhante. Como que um custo a pagar, o sofrimento do artista de ambies titnicas remete para uma recompensa no material oferecida pela justia divina. A morte surge

64

como incio do eco, e tambm como amiga35, poupando-o do reino da dor, do reino terreno. O caminho rduo, semeado de perigos, porque , efectivamente, um rito de passagem do profano ao sagrado; do efmero e do ilusrio realidade e eternidade; da morte vida; do homem divindade (Eliade, 1993: 33). S a partir do preo da eternidade compreendemos um prazer na destruio do indivduo, um eterno prazer existencial em que se pressente a inabalvel condio, em xtase, at sua fatalidade. o sentido da repetio da Criao, acto divino por excelncia. () qualquer territrio ocupado com vista fixao ou sua utilizao como espao vital previamente transformado de caos em cosmos; isto , por um ritual, lhe conferida uma forma que o torna real (Eliade, 1993: 25). , assim, atravs do caos que se alcana o cosmos, da destruio surge a sua purificao, repetindo o acto de criao. Do mundo em runas, ergue-se o reino celeste. A transformao do aspecto negativo da dor numa experincia de contedo espiritual positivo revela a valorizao do sofrimento proveniente da vontade divina. O mito carrega o fardo pela humanidade em troca da sua eternidade, da nossa compaixo. O ser humano contemporneo interessa-se pelo mito e ele que o mantm vivo. Nos anos que passaram desde a morte de Jim Morrison, os seus feitos alimentaram dezenas de livros e artigos, tributos, inmeros sites e um filme nomeado para os scares. A Elektra lanou An American Prayer em 1978, aproveitando a gravao de alguns dos poemas de Jim a que os restantes Doors adicionaram msica. Francis Ford Coppola utilizou o pico The End do seu antigo colega para ser a msica capital da sua obra sobre a Guerra do Vietname, Apocalypse Now, recordando ao pblico o papel crucial dos Doors e, principalmente, de Jim Morrison como smbolos de contestao. Para coincidir com a estreia de Apocalypse Now em 1980, a Elektra lanou The Doors: Greatest Hits que chocou a editora ao vender rapidamente 2 milhes de cpias para uma gerao que nem assistiu a concertos da banda. A primeira biografia de Jim, No One Here Gets Out Alive, tambm esteve no topo de vendas de 1980. Jerry Hopkins difundiu a imagem de Jim como poeta rebelde, lenda trgica

35

Verso de The End: This is the end / My only Friend

65

e, colocando a possibilidade de estar vivo, aumentou o boato iniciado por Ray Manzarek, acabando por se tornar mito falacioso. Em 1989, enquanto The Lords and The New Creatures continuava a vender, o estado responsvel pelos bens de Jim Morrison publicava a segunda compilao de poemas, Wilderness: The Lost Writings of Jim Morrison; chegando a publicar os restantes poemas em 1990, incluindo Paris Journal, no volume The American Night. Mas se a chama do mito engrandeceu deve-se, em grande parte, ao filme The Doors de Oliver Stone estreado em 1991. Um sucesso comercial com uma integridade vibrante, que excitou um renovado interesse pelos Doors e por Jim Morrison, o que levou a novas publicaes de livros sobre a banda, Jim e a sua era. No presente ano (2009), a 17 de Janeiro, o realizador Tom DiCillo apresentou o filme documentrio sobre os Doors, Strange Days, no Sundance Film Festival, com o intuito de demonstrar o outro lado de Jim Morrison, ou seja, o sensvel. Se por um lado houve e permanece o interesse por parte de escritores, realizadores, editores; por outro, Jim Morrison nunca deixou de ser extremamente significativo para os seus fs, admiradores e seguidores. A sua sepultura, no cemitrio Pre Lachaise em Paris, comeou a ser ponto obrigatrio de passagem e paragem para o itinerrio internacional hippie. Graffiti e setas pelo cemitrio mostram o caminho para o seu tmulo, onde se renem para tocar guitarra, cantar, beber, fumar, ler os poemas de Jim; e deixar ofertas: flores, drogas, cartas. Em 1981, para celebrar os dez anos de ausncia de Jim Morrison, o escultor croata Mladen Mikulin, num gesto de homenagem, colocou o seu busto de Jim sob a pedra do seu tmulo.36 Busto este que desapareceu a Maro de 1988. A 3 de Julho de 1991, no 20 aniversrio da morte de Jim, ocorreu uma grande concentrao de admiradores junto sua sepultura, que devido a excessos, orgias e desordem, levou os responsveis pela segurana do cemitrio a fechar as portas s 5 da tarde. Cantaram, danaram, mas ao serem impelidos de chegar perto do tmulo, uns tentaram escalar os muros do cemitrio, outros incendiaram um automvel, at que a CRS,

36

Ver anexo 7

66

a polcia de interveno francesa, chegou e utilizou gs lacrimogneo. (Como se pode verificar em http://www.youtube.com/watch?v=qAu0NpWNrJM&feature=related) O director do cemitrio comentou que a situao estava a ficar descontrolada, chegando a haver rumores de transladar o corpo de Pre Lachaise, a no ser que se pagasse a limpeza dos graffiti e se fornecesse segurana sepultura. Em 1995, o estado responsvel pela fortuna de Jim, limpou as paredes do cemitrio, estabeleceu um fundo para segurana permanente e colocaram uma placa em bronze com a inscrio em grego KATA TON AIMONA EAYTOY37, que significa fiel ao prprio esprito. Para alm das habituais deslocaes tursticas sepultura de Jim Morrison, sendo um dos stios mais visitados de Paris; todos os anos, no dia da sua morte, surgem grandes afluncias de admiradores no intuito de prestar tributo a Jim. O mito , assim, revivificado por um ritual atravs de uma comunho que tem o desejo de desvalorizar o tempo, tornando-o cclico, anual: Ritual como expresso, entre as manifestaes religiosas, das emoes e dos aspectos dominantes da conduta e do pensamento primitivos. O mito reproduz, no plano lingustico, o procedimento ritual do culto; este o acto verdadeiramente importante sob o ponto de vista colectivo (Jabouille, 1986: 84). Zeus () seria um rei que teria, ainda em vida, institudo o prprio culto, que permaneceu para alm da morte. Os deuses surgem, assim, como homens poderosos e distintos - reis, conquistadores, filsofos - a quem, aps a sua morte, os outros homens, vulgares, chamam deuses e, por admirao, terror ou reconhecimento, atribuem a imortalidade (Jabouille, 1986: 62). Os deuses sero, assim, antes de mais mseros mortais que, dependentemente das suas aces (hericas ou no), ascendero a uma esfera superior. Uma espcie de julgamento moral fnebre, avaliando a grandeza e o impacto da essncia do homem, ir ditar, aquando do seu momento trgico, se a morte dar incio ao eco ou se silenciar debaixo de terra. Em muitas tradies (na Grcia, por exemplo) as almas dos mortos vulgares j no tm memria, quer dizer, perdem aquilo a que se pode chamar a sua individualidade histrica (Eliade, 1993: 61). No entanto, evidente o relacionamento
37

Ver anexo 8

67

entre a esfera humana e divina, verificando mseros mortais a caminharem como semideuses na Terra; sendo lendas vivas, mesmo antes de mergulharem no tal sono profundo. Seguindo o pensamento de Nietzsche, os bem-aventurados, os fiis ao prprio esprito, que seguem seus prprios passos, amando seu fatum, sero os que duram sempre. A sorte estar, assim, do lado do audaz, do que ousa, do que joga com os deuses, estando liberto do medo da morte. o Dioniso verdadeiramente real surge numa multiplicidade de figuras, na mscara de um heri que luta e se encontra de certo modo enredado nas malhas da vontade individual (Nietzsche, 1997: 77). A partir desta ideia de multiplicidade de figuras, Jim Morrison foi colocando vrias mscaras de mitos e deuses, como Dioniso, dipo e Prometeu; baseando a sua vida na tragdia grega, surgindo, por um lado, como possvel espelho purificador, curandeiro; e como salvador de si prprio, por outro. Os efeitos da vida de Jim Morrison so idnticos contradio da consequncia da tragdia, contradio esta provocada pela compreenso de catarse na Potica de Aristteles, como verifica Albin Lesky em Histria da Literatura Grega, que poderia referir-se purificao da audincia ou simplesmente purgao do artista em palco. Retm-se, no entanto, a possibilidade do culto a Dioniso no se destinar apenas a accionar os mecanismos humanos da loucura e da embriaguez, mas tambm a desempenhar a funo de ponte purificadora para o conhecimento de si prprio e do mundo. O prprio Jim equipara a histria do rock and roll com a origem do drama grego: Sometimes I look at the history of rock and roll like the origin of Greek drama, which started out on the threshing floor in the crucial harvest season, and was originally a tribe of worshippers, dancing and singing. Then, one day, a possessed person jumped out of the crowd and started imitating a god. At first it was pure song and movement. As cities developed, more people became dedicated to making money, but they had to keep contact with nature somehow, so they had actors do it for them. I think rock serves the same function (apud Davis: 246). A unio do canto do culto a um heri e do servio a Dioniso foi fundamental para o contedo da tragdia na sua fase de maturidade. Em diversos lugares houve cantos a heris e, na sua generalidade, tero sido cantos fnebres: Tanto para o mito como para a tragdia, foi de suma importncia o facto de, por influncia do culto aos heris, a lenda herica ter
68

passado a constituir o contedo do drama trgico. Desta maneira, depois do perodo pico e de lrica coral, o mito entrou na sua fase trgica, e os poetas fizeram dele o suporte da problemtica tico-religiosa. Com o mito herico, a tragdia conquistou um mbito temtico que vivia no corao do povo como um trecho da sua histria, mas que, ao mesmo tempo, assegurava, relativamente ao objecto tratado, a distncia que condio irrevogvel da grandeza de toda a obra de arte (Lesky, 1995: 258). Jim Morrison representou o papel de heri trgico, colocando a mscara de Dioniso, desempenhando o que Gilbert Durand denominou de constelaes de afinidades, as afinidades de mitemas ou de mitos de uma cultura para a outra (Durand, 1983: 37); que permitem reflectir sobre os meios de transmisso de um mito, seja por difuso, seja por ressonncia antropolgica (Durand, 1983: 42). Jim coloca a mscara de Dioniso como recurso de transformao, que o primeiro pressuposto de toda a verdadeira representao dramtica e atravs do fenmeno do xtase mstico, imitando as foras demnicas, cr senti-las no seu prprio interior. Sendo tambm fonte da tradio da mscara, da persona, Dioniso representa no s a intoxicao e o poder do vinho, mas tambm remete para as suas influncias benevolentes sociais, sendo visto como promotor da civilizao, purificador e amante da paz. Tal como Jim, em que o seu consumo de lcool ia ao encontro da imagem dionisaca com que ele se identificava e que gostava de projectar, mas que tambm estava, firmemente, introduzida na tradio cultural americana e potica. Se, por um lado, o lcool servia como alavanca das suas palavras, possveis libertadoras da mente humana; por outro, catapultava para um festim em que o caos e a desordem reinavam: A entronizao de um rei carnavalesco () evocando a confuso universal, a abolio da ordem e da hierarquia, a orgia, o caos. Assiste-se como que a um cataclismo que anula toda a humanidade, preparando o caminho para o advento de uma espcie humana nova e regenerada (Eliade, 1993: 72). Este rei carnavalesco, Lord of Misrule, como j foi mencionado, teve a sua mais clebre apario no concerto de Miami. Dioniso, almejando a dissoluo do indivduo, a desmesura e o excesso, foi representado por Jim Morrison que guiou a audincia numa dana serpenteante, deixando, no final vazio, um panorama de caos, sexo e lcool, pretritos recentes e ancestrais: o palco desmoronado,
69

milhares de garrafas e roupa interior no solo. Dioniso dissolveu-se na massa, na orgia, no excesso, o que levou Ray a comentar: It was Dionysius calling forth the snakes () What happened in Miami was a mass hallucination (apud Davis, 2004: 320-321). A prpria obra de Eurpides est intimamente determinada pela interpenetrao de um sentimento elementar e do pensamento racional, em que se exprime a sua personalidade bem como a imagem do homem duma poca que, por cima das runas da tradio, via surgir o novo por toda a parte. Como um smbolo das tenses dentro da obra de Eurpides, encontra-se, no final desta, As Bacantes. O argumento remete para uma imagem em que se reflecte mais a repulsa da razo face ao delrio dionisaco do que a acontecimentos histricos, ao introduzir-se este culto: Eurpides, que num importante perodo da sua criao, tinha feito das foras irracionais na alma do homem o tema dramtico fundamental, dominou tambm agora o irracional que lhe aparecia em domnios totalmente diversos, mediante a grandiosa objectivao da obra de arte. () Nesta polaridade de paz e tumulto, de sorridente encanto e destruio demnica, Eurpides viu o culto dionisaco como espelho da natureza e talvez at mesmo como espelho da vida (Lesky, 1995: 427). , em parte, atravs da msica que nasce o mito trgico que deve ser entendido como uma representao imagtica da sabedoria dionisaca por mtodos artsticos apolneos, sendo Apolo smbolo da aparncia, da forma, da iluso e individualidade: So dois os efeitos que a arte dionisaca exerce sobre a capacidade artstica apolnea: a msica incita intuio simblica da universalidade dionisaca, a msica reala ento a imagem simblica na sua significao suprema (Nietzsche, 1997: 117). Atravs da msica dos Doors, Jim Morrison enfatizou as suas palavras, smbolos de conhecimento, de libertao, do fogo de Prometeu. Prometeu, o tit que trouxe o fogo ao ser humano, salvando-o, assim, da destruio: um motivo tradicional que, nesta obra de squilo, est recoberto, em grande medida, pela imagem do portador de cultura. Jim Morrison quis ser esta porta de conhecimento, de fogo, ao tornar-se poeta, seguindo o manifesto potico de Rimbaud, retirado de uma carta a Paul Demeny em 1871: The first study for a man who wants to be a poet is the knowledge of his entire self. He searches his soul, he inspects it, he tests it, he learns it. As soon as he knows it, he

70

cultivates it But the soul has to be made monstrous. Imagine a man planting and cultivating warts on his face. One must, I say, be a visionary; make oneself a visionary. The poet makes himself a visionary through a long, a prodigious, and rational disordering of all senses. Every form of love, of suffering, of madness; he searches himself, he consumes all the poisons in him, keeping only their quintessences He arrives at the unknown: and even if, half crazed at the end, he loses the understanding of his visions, he has seen them! Let him be destroyed in his leap by those unnamable, unutterable, and innumerable things: there will come other horrible workers: they will begin at the horizons where he has succumbed (apud Davis, 2004: 54). Jim percebeu, atravs de Rimbaud, de que o verdadeiro poeta seria o ladro de fogo, Prometeu. Para alm de abrir as portas do saber ao resto dos seres humanos atravs das suas palavras, abriria tambm a sua porta para a eternidade: Its so eternal. As long as there are people, they can remember words and combinations of words. Nothing else can survive a holocaust but poetry and songs. So long as there are human beings, songs and poetry can continue (apud Davis, 2004: 333). Tal como Prometeu que desafia o prprio raio de Zeus em prol dos seres humanos; Jim segue-lhe os passos, oferecendo as suas palavras para uma eliminao de limitaes, colocando-se, arrogantemente, no plano eterno e divino. No ser humano, agir expor-se ao perigo e repetidamente conduz a uma situao complexa, na qual a mesma aco significa necessidade, dever, mrito e, ao mesmo tempo, a maior culpa. Situao esta em que o prprio Jim se colocou ao pronunciar a parte edipiana de The End. O assassinato do seu pai e a relao sexual com a sua me teriam outras conotaes, como j foi referido, porm, o risco que corre em ser mal interpretado coloca-o num plano trgico elevado, na pele de dipo, o homem nobre destinado ao erro e misria apesar da sua sabedoria, mas exercendo no final uma fora mgica e benfica, obtida atravs do seu enorme sofrimento, fora essa que ainda produz efeito para alm do seu desaparecimento (Nietzsche, 1997: 69). Livre de todo o fortuito e sendo extremamente individual, Jim pretende apresentar-se com os seus traos essenciais, expressar-se na dor como heri trgico e constituir uma herana perptua. A trilogia trgica de Sfocles revela o trilho do ser humano rumo
71

eternidade, tendo como cena final o acolhimento dos deuses: Em Rei dipo vemos o homem tragicamente atingido, a quem a divindade lana na misria mais profunda que se possa imaginar. Em dipo em Colono, percebemos um grandioso paradoxo: o mesmo homem, a quem os deuses castigaram to duramente, ao mesmo tempo um eleito. Ao tom-lo como exemplo, os deuses fazem da sua queda tambm algo de edificante. Por isso, ao concluir a sua atormentada peregrinao, chamam-no para a excelsa existncia do heri que exerce o seu poder a partir da sua sepultura e como esprito protector do seu pas se torna merecedor que lhe ofeream sacrifcios (Lesky, 1995: 322). dipo, o ser que no vtima passiva do seu destino, intervm nos acontecimentos, mas os deuses dispuseram-no de tal modo, que a cada passo com que se cr afastar da sua fatalidade, o aproxima mais dela. A sua audcia, a sua ansiosa busca da verdade e a sua capacidade de sofrimento; converteram-no numa das maiores figuras da cena trgica. Como se carregasse uma cruz de sofrimento, dipo remete para uma compaixo dos seres que lhe prestam adorao, em troca de uma sbita luz de alvio; como que a troca do fardo pela leveza do ser: sumamente difcil explicar o indubitvel fenmeno que consiste no facto de, duma representao do dipo, sairmos com um sentimento de elevao, e at mesmo de alegria (Lesky, 1995: 317). Tal como o conselho de Jim a Mick Jagger, que o incitava a ser trgico para raiar mais verdadeiro, o mito tornava-se mais verdadeiro na medida em que conferia histria um sentido mais profundo e mais rico: ele revelava um destino trgico (Eliade, 1993: 61). O episdio histrico em si, por mais importante que seja, no conservado na memria colectiva, e a sua lembrana tampouco alimenta a imaginao popular, salvo enquanto o episdio histrico particular estiver prximo de um modelo mtico. A representao torna Jim hodierno do momento mtico do princpio do mundo, sentindo a necessidade de retornar a esse momento, to frequentemente quanto possvel, de modo a se regenerar: A materializao do mito passa tambm pela erupo de fenmenos de recuperao de mitos antigos atravs da sua actualizao e da integrao dinmica da sua estrutura referencial no contexto hodierno (Jabouille, 1986: 14). Jim Morrison ao cantar The West is the best / get here and well do the rest em The End, remetia para o Oriente que no aceita o destino do homem como definitivo e irredutvel. As tcnicas
72

orientais esforam-se sobretudo por abolir ou ultrapassar a condio humana (Eliade, 1993: 171). Ergue-se a noo de liberdade, emancipao e de criao, porque se trata realmente de criar um homem novo e de o criar num plano supra-humano, um homemdeus, que o homem histrico nunca imaginou poder criar (Eliade, 1993: 171). Jim, atravs de pormenores como os seus gritos primitivos, primordiais, tenta despertar o nostlgico pressentimento de um mundo metafsico, de um reino ancestral e sagrado, pois o real por excelncia o sagrado; porque s o sagrado o de uma maneira absoluta, age eficazmente, cria e faz durar as coisas (Eliade, 1993: 26). Jim Morrison, pretendendo petrificar-se como mito contemporneo, futuro e eterno, vai respirar s origens: S na medida em que o gnio, no acto da criao artstica, se funde com aquele artista primordial do mundo, que ele saber alguma coisa sobre a eterna essncia da arte (Nietzsche, 1997: 49). Ao admitir-se que o mito se refere a um passado prestigioso e longnquo, a um tempo herico ou aos primrdios, aproxima-se da concepo de um tempo mtico em que os homens dialogavam com os deuses, do tempo cclico, do eterno retorno. O ser humano arcaico, oposto do ser humano moderno que se pretende exclusivamente histrico, encontra a possibilidade de transcender definitivamente o tempo e de viver na eternidade: As figuras mitolgicas j no representam os grandes benfeitores da humanidade, mas, sim, os antepassados fundadores, os homens que esto na origem da glria dos povos ou, at da de personagens individualizadas (Jabouille, 1986: 69). Atravs da imitao dos modelos ancestrais, o homem enviado temporalmente para uma poca mtica, na qual os arqutipos foram pela primeira vez revelados. O tempo evapora e ergue-se o mito novamente, no eterno retorno do ser. A repetio de gestos paradigmticos confere realidade a um acto, ou a um objecto, e desse modo que h uma abolio implcita do tempo profano, da durao, da Histria. Apenas o arqutipo se mostra verdadeiramente real, regressando ao Uno primordial, revelao in illo tempore das normas de existncia, feita por uma divindade ou por um ser mtico. Segundo Carl Gustave Jung, os arqutipos no sero as imagens, mas sim os impulsos que, por sua vez, que daro origem a imagens, manifestando-se ao nvel do inconsciente individual e colectivo. Jim Morrison, atravs das suas pulses, criou estes impulsos, remetendo para o arqutipo, herdeiro do mais antigo passado, ou seja, dos traos tornados hereditrios, das primeiras
73

experincias existenciais do homem perante a natureza, perante os outros e perante si prprio. Tal como numa seco de Celebration of the Lizard, denominada de Little Game, Jim quer demonstrar este regresso s origens: Just close your eyes, forget your name / Forget the world, forget the people / And well erect a different steeple. Atravs do xtase, principalmente provocado pelo LSD, Jim pretende deslocar a mente para o estado inicial da humanidade. Neste aspecto, a sua experincia mstica equivale a um regresso s origens, ao tempo mtico do paraso perdido. Para o xamane em xtase, o mundo contemporneo, o mundo em desgraa que se encontra sob a lei do Tempo da Histria, abolido. Existe a vontade de abolir tudo o que foi modificado na prpria estrutura do cosmos e na forma de existir do ser humano no seguimento da ruptura primordial, tendo como que uma nostalgia do paraso, o desejo de reencontrar o estado de liberdade e beatitude iniciais, a vontade de restaurar a comunicao entre Terra e Cu.

74

Concluso Est morto h dcadas, porm, a sua reminiscncia nunca desvaneceu. Nos dias de hoje continua a especulao sobre a sua morte, a sua vida, a sua lenda. Por todo o mundo lhe prestam tributo pelo significado da sua essncia, mantendo eterno o seu ser. As suas vises poticas ecoam atravs da sua voz, da sua escrita, da sua imagem. O renovado interesse de mseros mortais permite o flego do mito, sendo esta dissertao espelho de tal. Na era da imaginao ao poder, da guerra do Vietname, Jim Morrison captou a inquietude e a ameaa que pairava no ar e quis ser o caminho rumo sua ideia de liberdade, de virtude, de um reino quimera. Foi xamane, poeta visionrio, que repleto de energia criticou de raiva o seu mundo e os seus contemporneos. Um profeta. Avatar da sua era. Os seus concertos eram rituais, tentativas de despertar, agitar mentes adormecidas. Jim Morrison provocou o seu pblico com o intuito de lhes mostrar novas perspectivas, incitando ao exerccio de questionar o bvio. A sua irreverncia, rebeldia, liberdade, violaram os tabus da Amrica puritana e, a um ritmo frentico, apelou para o protesto e revolta, para o caos e a desordem. Por um lado, foi smbolo de contestao, de rebeldia libertria, de excessos. esse o seu rtulo, o mito do Rei Lagarto. Contudo, por outro lado, mais profundo, foi um ser extremamente complexo, inteligente e sensvel. Jim Morrison desempenhou e representou modelos mticos, exigindo uma anlise no s contempornea, como, sobretudo, ancestral. o seu lado oculto que esta tese tenta demonstrar. O lado que no permite falar de autodestruio, mas de uma arrogante audcia; o lado que no admite proferir suicida, mas sim heri trgico. Jim Morrison foi o heri metamrfico, o poeta das mil mscaras. essa a sua grandeza. Ao analisar este ser humano descobre-se sempre fragmentos inditos da sua intensa existncia, para alm da lenda imediatamente perceptvel. Jim englobou vrias particularidades de mitos, convertendo a sua prpria vida numa narrativa de cariz mitolgica: desde Dioniso, Prometeu, dipo, Rimbaud, ao Ser Superior de Nietzsche, Jim tornou-se, ele prprio, uma parbola.

75

Estando plenamente instrudo quanto aos primrdios, Jim procurou tambm as fontes do futuro e das novas origens. Atravs das suas pulses perseguiu a sua utopia. O destino do seu mito consistiu em penetrar na estreiteza de uma realidade alegadamente histrica, com o intuito de se ver tratado por qualquer poca posterior como sendo um facto nico com pretenses intemporais. Jim Morrison remete para um tempo que csmico, cclico e infinito. Os seus valores petrificados, as suas virtudes intactas, alicerces da sua perptua essncia, permitem-lhe uma contnua existncia na eternidade, verificando-se, portanto, a abolio definitiva, aqui e agora, do tempo profano.

We live, we die & death not ends it (Morrison, 1993: 16)

76

Anexos

77

Anexo 1 Full real name: James Douglas Morrison Birth date and place: December 8, 1943, Melbourne, Florida Personal data: 511 [enhanced by about an inch and a half], 145 lbs., brown hair, blue-gray eyes Family info: Dead Home info: Laurel Canyon, L.A. nice at night Schools attended: St. Petersburg Junior College, Florida State U., UCLA Instruments played/Part sung: Lead voice Favorite singing groups: Beach Boys, Kinks, Love Individual singers: Sinatra, Presley Actor and actress: Jack Palance [psychotic villain in late-period Hollywood westerns, and craven American movie producer in Godards Contempt], Sarah Miles [slatternly British actress in Joseph Loseys The Servant] Tv shows: News Colors: Turquoise Foods: Meat Hobbies: Horse races Sports: Swimming What do you look for in a girl: Hair, eyes, voice, talk What do you like to do on a date: talk Plans/Ambitions: make films You could say its an accident that Im ideally suited for the work I am doing. Its the feeling of a bowstring being pulled back for 22 years, and suddenly being let go. I am primarily an American; second, a Californian; third, a Los Angeles resident.
78

Ive always been attracted to ideas that were about revolt against authority. I like ideas about the breaking away or overthrowing of established order. I am interested in anything about revolt, disorder, chaos especially activity that seems to have no meaning. It seems to me to be the road toward freedom. External revolt is a way to bring about internal freedom. Rather than starting inside, I start outside reach the mental through the physical. I am a Sagittarian if astrology has anything to do with it the Centaur the Archer the Hunter. But the main thing is that we are the Doors. We are from the West The whole thing is like an invitation to the West The Sunset This is the end The night The sea The world we suggest is of a new wild west A sensuous evil world Strange and haunting, the path of the sun, you know? Toward the end At least for our first album Were all centered around the end of the zodiac The Pacific Violence and peace The way between young and the old. (apud Davis, 2004: 153-155)

79

Anexo 2

Fotografia de Joel Brodsky, 1967

Anexo 3

Capa do lbum Strange Days, 1967

80

Anexo 4

Legenda: Fotografia de Michael Montfort, Frankfurt, 1968

Anexo 5

Metamorfose de aspecto visual de Jim Morrison, 1969

81

Anexo 6

Pgina da Rolling Stone aps concerto de Miami

Anexo 7

Busto de Jim Morrison por Mladen Mikulin

82

Anexo 8

Lpide na sepultura de Jim Morrison com inscrio em grego de fiel ao prprio esprito

83

Bibliografia

Barthes, R. (1978) Mitologias. Traduo e prefcio de Jos Augusto Seabra. Lisboa: Edies 70. Blake, W. (1994) The Marriage of Heaven and Hell. Nova Iorque: Dover Publications. Caillois, R. (1980) O Mito e o Homem. Traduo de Jos Calisto dos Santos. Lisboa: Edies 70. Castaneda, C. (1998) O Fogo Interior. Traduo de Conceio Pacheco. Lisboa: Editorial Presena. Castaneda, C. (1999) The Teachings of Don Juan: A Yaqui Way of Knowledge. Berkeley: University of California Press. Davis, S. (2004) Jim Morrison: Life, Death, Legend. Nova Iorque: Gotham Books. Durand, G. (1982) Mito, Smbolo e Mitodologia. Traduo de Hlder Godinho e Victor Jabouille. Lisboa: Editorial Presena. Durand, G. (1983) Mito e Sociedade. Traduo de Hlder Godinho. Lisboa: A Regra do Jogo. Eliade, M. (1986) Aspectos do Mito. Traduo de Manuela Torres. Reviso de Rute Magalhes. Lisboa: Edies 70. Eliade, M. (1993) O Mito do Eterno Retorno: arqutipos e repetio. Traduo de Manuela Torres. Lisboa: Edies 70. Ginsberg, A. (2002) Uivo Seguido de Kadish. Traduo, prefcio e bibliografia de Paula Ramalho Almeida. Vila Nova de Famalico: Quasi. Hall, S. (1970) Los hippies: una contra-cultura. Traduo de Isabel Vericat. Barcelona: Editorial Anagrama.
84

Hopkins, J. & Sugerman, D. (1994) Daqui Ningum Sai Vivo. Traduo de Rita Freudenthal. Lisboa: Assrio & Alvim. Jabouille, V. (1986) Iniciao Cincia dos Mitos. Lisboa: Editorial Inqurito. Jesi, F. (1988) O Mito. Traduo de Lemos de Azevedo. Lisboa: Editorial Presena. Lesky, A. (1971) Histria da Literatura Grega. Traduo de Manuel Losa. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian. Lvi-Strauss, C. (1976) Structural Anthropology. Traduo de Monique Layton. Chicago: University of Chicago Press. Morrison, J. (1993) ltimos Escritos. Traduo e introduo de Jorge Pires. Lisboa: Assrio & Alvim. Morrison, J. (1994) Os Mestres e as Criaturas Novas. Traduo de Paulo da Costa Domingos. Lisboa: Assrio & Alvim. Morrison, J. (1997) Abismos. Traduo de Ana Paula Sousa e Antnio Costa. Lisboa: Assrio & Alvim. Nietzsche, F. (1973) Assim Falava Zaratustra. Traduo de Alfredo Margarido. Lisboa: Guimares & C. Editores. Nietzsche, F. (1997) O Nascimento da Tragdia ou Mundo Grego e Pessimismo. Traduo, comentrio e notas de Teresa R. Cadete. Lisboa: Relgio Dgua Editores. Pessoa, F. (2004) Mensagem. Lisboa: Assrio & Alvim. Roszak, T. (1971) Para uma contracultura. Traduo de Jorge Rosa. Lisboa: Publicaes Dom Quixote. Wilde, O. (1975) A Alma do Homem Sob o Socialismo. Traduo de Maria da Graa Morais Sarmento. Lisboa: Vega.

85

Potrebbero piacerti anche