Sei sulla pagina 1di 50

NECESSIDADE DE ELIMINAR

ELIMINAO INTESTINAL

2012
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Joo Manuel Garcia do Nascimento Graveto, 1 RN, MSc, PhD

ELIMINAO INTESTINAL
Os resduos slidos so eliminados do organismo atravs da poro inferior do aparelho intestinal. Esta poro chamada intestino grosso, ou clon.
2

Estrutura do intestino grosso


Tubo com aproximadamente 1,5 m de comprimento e cerca de 6 cm de dimetro. Paredes - constitudas por duas camadas de musculatura lisa, recobertas por uma mucosa e muito enervadas. O intestino grosso inicia-se a nvel do leon (poro final e mais longa do intestino delgado) terminando no anus. O clon compreende o ceco, clon ascendente, transverso, descendente, sigmide, recto e nus. A vlvula leo cecal uma prega da membrana entre o leo e o clon, que controla a passagem do quimo. A parte final do clon, o recto, mede aproximadamente 13cm de comprimento. A sua poro final (distal) de 2,5cm o canal anal, o qual termina no nus. H dois esfncteres:
o esfncter interno (de musculatura lisa) involuntrio que fica no interior do canal anal; esfncter externo que constitudo por musculatura estriada, voluntrio e situa-se ao nvel do nus. 3

Formao das fezes


A funo do clon de concentrar o quimo, formando uma massa mais slida, e armazen-la at que seja expelida pelo organismo. Por dia cerca de 750ml de quimo entram no clon, provenientes do leon. Quando o quimo chega ao clon, a maior parte dos nutrientes j foi digerida e absorvida. O clon absorve a maior parte da gua e sdio. Movimentos de propulso peridicos do clon impulsionam o bolo fecal - movimento do bolo fecal (matria fecal) atravs do clon facilitado pela secreo de muco; Ao alcanar o clon descendente, restam apenas 150 a 200ml do quimo original, tendo sido o excesso reabsorvido. O material encontra-se agora semi slido, passando a chamar-se fezes.
4

Formao das fezes


As fezes contm resduos alimentares no digeridos, bactrias, restos descamativos, pigmentos biliares, e uma quantidade reduzida de sais. O odor caracterstico resultante da produo de gases pela fermentao bacteriana dos resduos alimentares. A matria fecal atravessa o clon em um perodo que vai de oito horas a vrios dias. O tempo varia de acordo com os hbitos intestinais da pessoa e com os alimentos ingeridos. Quanto mais tempo as fezes permanecerem no interior do clon, maior ser a quantidade de gua absorvida pode levar formao de fezes secas e duras cuja passagem se torna difcil, originando obstipao.
5

Dejeco normal
O recto geralmente encontra-se vazio at poucos minutos antes de ocorrer a dejeco (defecar o processo pelo qual as fezes so expelidas do organismo). As fezes ao entrarem no interior do recto distende-o, pois activam os receptores de estiramento situados na parede rectal. Impulsos nervosos so transmitidos medula espinhal e s fibras nervosas das paredes do clon, activando o reflexo para defecar (determina a contraco do recto, relaxamento do esfncter interno e contraces do clon descendente); Se ao mesmo tempo o esfncter externo for relaxado, as fezes sero expelidas para o exterior do organismo (esfncter externo tem controlo voluntrio). O indivduo reconhece a necessidade (urgncia de defecar) mas pode retard-la mediante a contraco do esfncter externo. Se no houver dejeco, o reflexo acaba cessando gradualmente. No haver outro reflexo at que um outro movimento de massa faa com que mais fezes sejam lanadas no recto, o que ir estimular novamente os 6 receptores de estiramento.

Tcnicas e procedimentos de enfermagem para avaliar a eliminao intestinal


1. Entrevista e dilogo com o utente 2. Hbitos intestinais:
A frequncia com que ocorre a dejeco A quantidade mdia de fezes eliminadas diariamente de mais ou menos 200ml. Aproximadamente 75% deste total gua, o restante so fibras e produto de descamao intestinal. A quantidade de uma dejeco descrita como reduzida - moderada - abundante

3.Caracteristicas das fezes 4.Percusso e auscultao abdominal

Tcnicas e procedimentos de enfermagem para avaliar a eliminao intestinal


4.Percusso e auscultao abdominal A percusso feita para determinar a presena de excesso de ar no aparelho gastro intestinal (timpanismo) A auscultao permite avaliar a presena, ausncia aumento ou diminuio dos movimentos peristlticos. 5. Colheita de amostras de fezes (conteudos a desenvolver posteriormente)

PROBLEMAS/ALTERAES INTESTINAIS MAIS COMUNS


RELACIONADOS AO TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO OBSTIPAO Fezes tornam-se endurecidas e passagem difcil. O principal determinante da obstipao a consistncia das fezes e no a frequncia das dejeces (h pessoas que habitualmente s evacuam 1/2 vezes por semana, mas apresentam fezes macias e que passam com facilidade). A obstipao pode ser acompanhada de cefaleias, anorexia e sensao de enfartamento, no havendo reabsoro de toxinas, ela pode persistir por longos perodos sem causar danos de maior.
9

OBSTIPAO
As causas mais comuns so: Falta de lquidos Falta de fibras Falta de exerccio fsico (vida sedentria) Hbitos irregulares de dejeco Uso excessivo de laxantes Os efeitos neuromusculares da idade Traumatismo ou patologia 10 Falta de privacidade

Notas
Quando a urgncia de defecar persistentemente ignorada - as terminaes nervosas do recto tornam-se menos receptivas em termos de resposta presena de fezes. Os reflexos para defecar tornam-se progressivamente mais fracos e menos frequentes, e eventualmente podem cessar por completo. O uso excessivo de laxantes ou enemas de limpeza, leva em muitas pessoas, ao desenvolvimento de obstipao. Ambos esvaziam o clon de forma mais completa do que o faz um movimento intestinal normal. Da que quando se usa laxantes e so retirados, necessrio um perodo de tempo mais longo que o habitual para que as fezes cheguem novamente ao recto. Nos idosos e nos indivduos que tm distrbios neuromusculares, devido menor eficcia que os msculos apresentam na expulso das fezes e deteriorao da estimulao nervosa do intestino, o que leva a um peristaltismo mais lento, ocorre 11 obstipao.

A obstipao crnica leva acumulao de fezes endurecidas no interior do recto. A matria fecal continua a perder gua, tornando-se assim, progressivamente mais dura. As fezes que vo chegando acumulam-se atrs dessa massa at que se torne completamente dura (tipo pedra) e grande demais para que passe pelo canal anal. Esta massa chama-se FECALOMA. O principal sinal indicador desta situao, para alm de no se verificar dejeces, a passagem de fezes aquosas provenientes do recto. Apenas as fezes mais lquidas so capazes de atravessar a obstruo.
12

DIARREIA
a passagem frequente de fezes lquidas. Resulta essencialmente da passagem muito rpida dos resduos atravs do aparelho intestinal, o que impede que ocorra absoro de quantidades normais de gua. geralmente acompanhada de dores abdominais tipo clica e de dificuldade em controlar a urgncia em defecar. Pode ser causada por infeces, Pode resultar da ingesto de determinados alimentos, bebidas ou medicamentos O stress capaz de causar diarreia em alguns indivduos A Diarreia prolongada conduz: - fadiga - fraqueza - perda de peso 13 - desidratao.

Os objectivos ao prestar cuidados pessoa com diarreia so:


1 - Reduzir o peristaltismo
eliminando a causa da diarreia, se possvel (ex, suspender medicamentos que causem diarreia) administrando teraputica para a infeco intestinal restringindo a ingesto de alimentos ricos em fibras ou lquidos mal tolerados reduzindo o stress colocando o utente, temporariamente, em dieta zero se for necessrio mantendo a pessoa em repouso (reduzir a actividade), para reduzir a estimulao. administrando anti diarreicos
14

Os objectivos ao prestar cuidados pessoa com diarreia so:


2 - Manter equilbrio hidro electrlitico
o utente com diarreia hesita e evita comer, pois cada alimentao estimula nova dejeco. Deve-se fazer um registo rigoroso da ingesto e eliminao, de forma providenciar os lquidos a repor. Os lquidos podem ser administrados por via endovenosa se no forem bem tolerados por via oral. Fornecer lquidos e alimentos mornos e em pequenas quantidades, pois estimulam menos o peristaltismo. Evitar alimentos com gordura, picantes ou ricos em fibras Dieta branda cirrgica ou lquidos. No caso de a diarreia ser em consequncia de antibioterapia , deve-se providenciar iogurtes ou medicamentos que contenham lactobacilos, 15 para repor a flora bacteriana.

Os objectivos ao prestar cuidados pessoa com diarreia so:

3 - Manter a integridade cutnea


As fezes diarreicas so altamente irritantes para a pele e mucosa (contedo acido e enzimtico). Para evitar solues de continuidade, deve-se: Lavar a regio anal com gua morna e sabo neutro aps cada dejeco. Secar toda a zona de uma forma suave e delicada, aplicando uma camada de vaselina ou xido de zinco.

4 - Dar apoio emocional


A diarreia uma situao embaraosa para o utente. O aumento da frequncia do odor e dos sons, limitam muito a sua privacidade. A urgncia em defecar cria no utente medo de se sujar e considera humilhante ter de pedir ajuda aos outros para se limpar. Se o utente tocar a campainha deve ser prontamente atendido. Por vezes as pessoas querem permanecer com a arrastadeira na cama. A arrastadeira deve ser retirada e limpa logo aps cada dejeco e mudar a roupa se eventualmente estiver suja. Procurar manter o meio ambiente o mais arejado possvel.
16

FLATULNCIA
a presena de uma quantidade excessiva de ar no interior do estomago ou dos intestinos. Normalmente ocorre como resultado da deglutio de ar ou da decomposio bacteriana dos alimentos. Quando h interferncia com a absoro ou nos movimentos dos gases , eles acumulam-se no interior do intestino levando DISTENSO ABDOMINAL em que o abdmen fica aumentado, rijo/duro, desconfortvel e com sensao de enfartamento. Esta situao surge com frequncia aps cirurgia abdominal, administrao de alguns medicamentos ou quando a pessoa tem uma vida muito sedentria (sem actividade).

17

OBSTRUO / OCLUSO
um bloqueio que impede a passagem de resduos. Obstruo mecnica (Ex. tumores, edema, inflamao, aquando do processo cicatricial, infeces que originam estenoses,); Obstruo funcional no h bloqueio mecnico, mas sim incapacidade dos nervos estimularem as contraces musculares necessrias aos movimentos e transporte dos resduos ao longo do intestino. (ex. disturbios neurolgicos; resultante da irritao das fibras nervosas, devido a toxinas ou manipulao durante a cirurgia, levando a uma paragem temporria do peristltismo,
Nota: obstrues podem levar ruptura da parede do intestino, resultando em extravasamento de matria fecal para o interior da cavidade abdominal estril(peritoneu), resultando numa infeco 18 quase fatal.

RELACIONADOS INFLAMAO/INFECO
A infeco intestinal resulta geralmente da ingesto de microorganismos A inflamao do clon pode ser devida infeco, traumatismo, obstruo ou processos patolgicos

RELACIONADAS EXCREO/ELIMINAO
INCONTINNCIA Geralmente resulta da fraqueza ou leso dos esfncteres, distrbios do sistema nervoso ou alteraes do estado de conscincia. HEMORRIDES So veias distendidas do recto e anus. Resultam do aumento de presso no interior das veias. 19 As hemorrides podem ser internas ou externas.

RELACIONADAS EXCRECO/ELIMINAO
HEMORRIDES As hemorrides podem ser internas ou externas. Internas aparecem no interior do recto, sendo geralmente indolores, no entanto podem sangrar durante a passagem das fezes. Externas aparecem no interior ou em volta do anus. Em geral apresentam prurido e dor por vezes de natureza grave (o anus tem uma rede de fibras nervosas maior do que o recto). Podem obstruir o orifcio anal, tornando difcil, quando necessrio identificar o local de insero de uma sonda rectal ou supositrio, alm de ser extremamente doloroso para a pessoa.

20

Intervenes de Enfermagem em Problemas mais comuns


Obstipao: O tratamento para a obstipao requer um planeamento para a sua preveno. Este plano deve ser elaborado em conjunto (utente/enfermeiro) Cuidados a longo prazo ( preveno) Ingesto hdrica abundante (cerca de 2l/dia) Dieta rica em fibras (frutas, vegetais ou cereais integrais Actividade fsica (incluindo exerccios para fortalecer os msculos abdominais e perineais) Retirar laxantes progressivamente que estejam a ser inadequadamente utilizados. Estabelecer horrios regulares/dirios para defecar. Dar resposta prontamente (logo que possvel) vontade de evacuar. Proporcionar privacidade e medidas que promovam o bem estar e o relaxamento do utente. Incentivar a pessoa a permanecer o tempo que for necessrio na casa de banho, at ter a dejeco (no desistir se no conseguir de imediato evacuar) Medidas Gerais (Intervenes para manter a independncia); 21

Intervenes de Enfermagem em Problemas mais comuns

Obstipao:
cuidados a curto prazo ( de imediato)
Medidas Gerais (Intervenes para manter a independncia); Administrao de Medicao (ex. enemas, laxantes, supositrios, ...)
Laxantes so medicamentos que promovem a dejeco ( administrados por via oral). Citrato de Sdio (Microlax - micro clister) de efeito rpido. Serve como lubrificante das fezes, ao mesmo tempo que estimula o esfncter externo, Supositrios de aco rectal estimulam o esvaziamento intestinal por irritao qumica ou distenso mecnica do recto. Leva evacuao ao fim de 10 a 30 minutos Enemas Consiste na introduo de uma soluo no interior do recto ou do clon sigmide.
22

Intervenes de Enfermagem em Problemas mais comuns

Fecalomas:
1 Medidas Gerais (Intervenes para manter a independncia); 2 Administrao de Medicao (ex. enemas, laxantes, supositrios, ...); 3 Remoo digital.

Flatulncia:
1 Medidas Gerais (Intervenes para manter a independncia); 2 Administrao de Medicao (ex. antiespasmdicos); 3 Insero de sonda rectal;
diminuda ou aliviada : limitando a quantidade de ar deglutido reduzindo a formao de gs promovendo a eliminao do ar Nota: Aos utentes que deglutem grandes quantidades de ar por ansiedade 23 ou presena de dor (hiperventilao), ensinam-se tcnicas de relaxamento ou administra-se ansioliticos e/ou analgsicos.

Remoo manual das fezes


A remoo de fecalomas geralmente tratada com enema oleoso de reteno seguida de enterclise. Quando no surtem efeito necessrio remoo manual das fezes. Coloca-se o utente em decbito lateral, evitando destap-lo demasiado. Introduz-se no recto um dedo (indicador) enluvado e bem lubrificado. Retira-se a massa fecal cuidadosamente, dividindo-a em pequenos pedaos, que so removidos atravs do nus e colocados na arrastadeira. Deve-se ter cuidado para no lesar a mucosa intestinal. O procedimento doloroso e constrangedor para o utente. necessrio muito apoio emocional. Poder ser necessrio realizar o procedimento por etapas, para 24 permitir ao utente perodos de repouso.

Intervenes de Enfermagem em Problemas mais comuns

Diarreia:
1 Medidas Gerais (Intervenes para manter a independncia); 2 Administrao de Medicao (ex. antidiarreicos)

Incontinncia fecal/urinria:
1 Medidas Gerais (Intervenes para manter a independncia); 2 Cuidados pele; 3 Proteco do vesturio (ex. resguardos, fraldas)

25

Enemas
Definio: uma irrigao intestinal, ou seja, a instilao de uma substncia no clon. Podem ser: limpeza; reteno; refluxo. ENTERCLISE ou ENEMA Indicaes 1.promover melhor visualizao durante exames radiolgicos ou endoscpicos 2.impedir a contaminao durante o parto ou cirurgia. 3.para aliviar a obstipao 4.promover a expulso de flatos 26 5.instilar medicamentos

Enema de limpeza
Utilizado:

tratamento de obstipaes ou de fecalomas; esvaziar o intestino antes de exames auxiliares de diagnstico ou de cirurgia; estabelecer uma funo intestinal regular durante um programa de treino intestinal.
27

Deve ser retido no intestino durante um tempo prolongado. Utilizado:


lubrificar

Enema de reteno

ou amolecer fezes duras, com leo, facilitando a sua eliminao pelo nus; medicamentos; e suavizar a mucosa intestinal ; parasitas intestinais (anti-helminticos); lquidos ou nutrientes.
28

administrar proteger destruir aliviar

a distenso (carminativos);

administrar

Enema de refluxo
Utilizado (menos frequente a sua utilizao):
para

alvio de distenses gasosas;

Os enemas devem ser apropriados ao fim a que se destinam.

29

TERICO-PRTICA

30

Procedimento

Consistenaintroduodeumasoluo norectoesigmide,pelonus,atravs deumasondarectal

31

Objectivos
Estimular o peristaltismo facilitando a expulso de fezes;

intestinal gases e

Remover o contedo fecal como preparao para exames auxiliares de diagnstico ou intervenes cirrgicas.
32

Informaes gerais
Quem executa? O enfermeiro, aps prescrio mdica. A pessoa ou prestador de cuidados quando instrudo Horrio? De acordo com as necessidades/situao do doente e prescrio/protocolo do servio. 33

Orientaes quanto execuo


Consultar processo clnico para individualizar cuidados; s preferncias e privacidade da pessoa;

Atender

Esvaziar a bexiga para reduzir o desconforto durante o procedimento; Baixar a cabeceira da cama se o estado clnico do doente assim o permitir, para que a soluo seja administrada pela fora da gravidade;
Suspender

temporariamente a administrao da soluo se o doente referir clicas abdominais, urgncia em evacuar, se a soluo refluir ou o nvel da soluo no irrigador aumentar; a soluo temperatura corporal. A gua muito quente pode provocar queimadura da mucosa intestinal. A gua fria pode provocar espasmo da mucosa, dificultando a 34 reteno.

Administrar

Orientaes quanto execuo (cont.)


A quantidade de soluo a administrar depende do tipo de clister, da idade e da estrutura fsica da pessoa. No adulto cerca de 750 a 1000 ml.;

A introduo da sonda ultrapassar 5 a 10 cm;


O

rectal

no

dever

tempo necessrio administrao da soluo depende da quantidade de lquido a administrar; O tempo da reteno da soluo administrada depende da finalidade do clister e da capacidade do doente em contrair o esfncter anal para reter a soluo. 35 Nota: 1litro deve demorar minimo 10 minutos

Material e equipamento

Irrigador, tubo de ligao e clamp ou torneira; Sonda rectal com a medida adequada; Lubrificante hidrossolvel; Jarro com a soluo prescrita; Termmetro de banho para avaliar a temperatura da soluo;

Luvas de latex; Compressas limpas; Resguardo descartvel; Arrastadeira; Material para higiene do doente, dependendo do seu nvel de dependncia; Suporte para suspender o irrigador; 36 Papel higinico+ Recipiente/sacos para sujostriagem

A enterclise proporciona o amolecimento das fezes e estimula o peristaltismo, por distenso e irritao do recto e do clon. As solues mais utilizadas so : gua morna, soluo salina normal (soro fisiolgico e/ou gua com detergente base de sabo neutro (5ml/1000ml). Todos amaciam as fezes e distendem o intestino, no entanto os detergentes apresentam ainda o efeito de irritarem a mucosa intestinal. Mas a sua utilizao questionvel, uma vez que a irritao por vezes pode progredir para inflamao rectal e para colite. Tambm se recorre a solues Hipertnicas, que so preparados contendo 120ml de uma soluo de fosfato de sdio. So enemas de volume reduzido, pelo que so utilizados em utentes que no conseguem tolerar grandes quantidades de liquido.
Nota importante: Dado que algum sdio pode ser absorvido a partir da soluo do enema, estes no devem ser administrados em utentes com dietas hipossalinas (hipossdica) e em pessoas desidratadas, pode levar a distrbios hdricos, pela 37 maior perda de gua atravs do intestino.

Aces de Enfermagem

Procedimento

Justificaes

1. Providenciar a preparao e transporte de material para junto do cliente; 2. Identificar o cliente;

1. Economizar tempo;

2. Prevenir erros;
38

3. Lavar as mos; 4. Explicar o procedimento ao cliente e pedir a sua colaborao; 5. Isolar o cliente, com biombo ou cortinas;

3. Prevenir contaminao; 4. Informar e obter a colaborao do doente. Diminuir a ansiedade;

5. Garantir a privacidade do doente;

39

6. Posicionar o doente em decbito lateral esquerdo, com a perna direita flectida; 7. Colocar o resguardo sob as ndegas; 8. Tapar o doente, expondo apenas a regio anal;

6. Facilitar a introduo do lquido pela aco da gravidade; 7. Proteger a roupa da cama; 8. Respeitar a privacidade do doente;

40

9. Colocar a arrastadeira num local de fcil acesso; 10. Suspender o irrigador no suporte, a uma altura entre 30 a 45 cm acima do nivel do cliente;

9. Facilitar a sua utilizao em tempo til, caso o doente no consiga reter a soluo do clister; 10. Evitar o desconforto abdominal provocado pela drenagem rpida da soluo;

41

11. Colocar no irrigador 11. Dar continuidade ao a soluo prescrita, procedimento; previamente preparada; 12. Calar as luvas; 13. Adaptar a sonda rectal tubuladora do irrigador; 12. Prevenir contaminao;

14. Evitar a entrada de 14. Expurgar o ar do do ar no intestino; sistema ;

42

15. Lubrificar a sonda;

15. Facilitar a introduo e a progresso da sonda;

16. Afastar as ndegas para visualizar o nus; 17. Introduzir a sonda no nus, cerca de 5 a 10 cm no momento da expirao, direccionando-a para o umbigo;

16. Facilitar a execuo da tcnica;

17. Prevenir traumatismo. Relaxar o esfncter anal. Fazer a sonda progredir segundo o trajecto anatmico do clon;

43

18. Segurar a sonda, abrir a torneira e deixar correr lentamente a soluo;

18. Prevenir complicaes;

19. Elevar o irrigador +/- 50 cm, caso a soluo no baixe de nvel;

19. Aumentar temporariamente a presso, facilitando a desobstruo da sonda;


44

20.Fechar a torneira quando a soluo terminar, clampar e retirar a sonda;

20. Prevenir a entrada de ar no recto. Evitar sujar a roupa;

21. Descalar as luvas; 22.Solicitar ao doente que retenha a soluo o mais tempo possvel (10 a 15 minutos se possvel);

22. Garantir a eficincia do tratamento;

45

23. Providenciar a deslocao do doente casa de banho ou fornecer arrastadeira; 24. Fazer ou ajudar o doente a fazer os cuidados de higiene;

23. Proporcionar a eliminao intestinal;

24. Promover conforto;

46

25. Reinstalar o doente, se necessrio; 26. Providenciar a recolha, limpeza e arrumao do material;

25. Proporcionar conforto; 26. Manter a unidade arrumada;

27. Lavar as mos.

27. Prevenir infeco.

47

Registos
Data e hora; Diagnsticos de enfermagem+educao sade; Tipo e quantidade de soluo administrada; Caractersticas do contedo intestinal eliminado e Quantidade aproximada do lquido de retorno; Reaco da pessoa.
48

Riscos ou efeitos secundrios


Dor; Dificuldade em expelir o lquido; Sangue; Alterao dos sinais vitais.
Se ocorrerem clicas antes de fluir a maior parte do liquido, deve-se fechar o sistema ou diminuir a altura do irrigador, de forma a reduzir ou interromper temporariamente o fluxo. Pedir ao utente para efectuar respiraes profundas. Quando as clicas cessarem recomea-se a introduo da soluo lentamente.
49

50

Potrebbero piacerti anche