Sei sulla pagina 1di 6

RESOLUO NORMATIVA - RN N 311, DE 1 DE NOVEMBRO DE 2012

Estabelece critrios mnimos para o exerccio de cargo de administrador de operadora de planos privados de assistncia sade, disciplina o procedimento para o seu cadastramento junto Agncia Nacional de Sade Suplementar - ANS e d outras providncias.

[correlaes] [alterao] [revogao] A Diretoria Colegiada da Agncia Nacional de Sade Suplementar - ANS, tendo em vista o disposto no art. 4, incisos XIV e XX da Lei n 9.961, de 28 de janeiro de 2000; no art. 9, inciso III, do Anexo I ao Decreto n 3.327, de 5 de janeiro de 2000; e no artigo 86, inciso II, alnea "a", da Resoluo Normativa - RN n 197, de 16 de junho de 2009; em reunio realizada em 24 de outubro de 2012 adotou a seguinte Resoluo Normativa e eu, Diretor-Presidente, determino sua publicao:

CAPTULO I DA DISPOSIO INICIAL


Art. 1 Esta Resoluo estabelece critrios mnimos para o exerccio de cargo de administrador de operadora de planos privados de assistncia sade, disciplina o procedimento para o seu cadastramento junto Agncia Nacional de Sade Suplementar - ANS aps o registro no rgo competente e d outras providncias.

CAPTULO II DAS DISPOSIES GERAIS

Seo I Da Definio de Administrador


Art. 2 Para fins desta Resoluo, so considerados administradores as pessoas naturais, residentes no Pas, eleitas, nomeadas ou designadas para os cargos de diretor, administrador ou conselheiro do Conselho de Administrao, ou rgo assemelhado, independentemente da nomenclatura e do tipo societrio da qual faa parte. 1 A exigncia de residncia no Pas prevista no caput no se aplica pessoa natural eleita para o cargo de membro do Conselho de Administrao de sociedade annima. 2 O ato de eleio, nomeao ou designao de administradores dever indicar expressamente aquele que, dentre eles, ser o responsvel pela rea tcnica de sade, sendo exigido deste o registro no Conselho Regional de Medicina - CRM ou no Conselho Regional de Odontologia - CRO, conforme o caso. 3 Ressalvadas as exigncias e restries legais, estatutrias ou contratuais, a operadora de planos privados de assistncia sade poder designar pessoa estranha ao seu quadro social para exercer o cargo de administrador, o qual dever preencher as condies e os requisitos previstos nesta Resoluo.

Seo II

Das Restries Para o Exerccio do Cargo de Administrador


Art. 3 No pode exercer o cargo de administrador: I - o impedido por lei especial; II - o declarado falido ou insolvente, salvo quando suas obrigaes j tiverem sido declaradas extintas pelas respectivas autoridades competentes; III - o que participou da administrao de pessoa jurdica que esteja, ou que tenha estado em falncia, insolvncia civil, ou liquidao no voluntria, seja extrajudicial ou judicial, nos ltimos cinco anos contados da data da decretao do encerramento destes institutos pela respectiva autoridade competente; IV - o que participou ou est participando da administrao de operadora de planos privados de assistncia sade durante a vigncia de regime especial de direo fiscal e/ou tcnica, cujo encerramento no tenha sido deliberado pela Diretoria Colegiada da ANS; V - o inabilitado para cargos de administrao em outras instituies sujeitas autorizao, ao controle e fiscalizao de rgos ou entidades da administrao pblica direta ou indireta; VI - o que est sob os efeitos de condenao por pena que vede, ainda que temporariamente, o acesso a cargos pblicos; ou por crime falimentar, de prevaricao, peita ou suborno, concusso, peculato; ou contra a economia popular, contra o sistema financeiro nacional, contra as normas de defesa da concorrncia, contra as relaes de consumo, a f pblica ou a propriedade; ou, havendo sido condenado, estar reabilitado na forma da legislao penal; e VII - o que participou da administrao de operadora de planos privados de assistncia sade durante a vigncia de regime especial de direo fiscal e/ou tcnica, cujo encerramento tenha se dado com o cancelamento compulsrio da autorizao de funcionamento ou do registro provisrio pela Diretoria Colegiada da ANS como medida alternativa decretao de liquidao extrajudicial, pelo perodo de 5 (cinco) anos aps a efetiva baixa do registro. 1 A restrio prevista no inciso IV no se aplica na hiptese de reconduo do administrador no cargo ou prorrogao do seu mandato na mesma operadora de planos privados de assistncia sade que esteja em regime de direo fiscal e/ou tcnica. 2 As restries previstas nos incisos IV e VII atingem todos que tiveram os bens indisponibilizados por participarem da administrao de operadora de planos privados de assistncia sade nos doze meses anteriores ao ato de decretao de regime especial de direo fiscal ou tcnica, ou por fora do disposto no inciso I, do 3, do art. 24-A da Lei 9.656, de 1998.

Seo III Da Instruo do Pedido de Cadastramento


Art. 4 A comunicao de eleio, nomeao ou designao por alterao em contrato ou estatuto social para a ocupao de cargo de administrador em operadora de planos privados de assistncia sade ser feita no prazo de 30 (trinta) dias, contados do dia em que o ato devidamente datado e

assinado, devendo o expediente, dirigido ANS, ser acompanhado da seguinte documentao: I - cpia da ata da assemblia geral ou da reunio do rgo competente que tenha eleito, nomeado ou designado o administrador, quando se tratar de rgos estatutrios; II - cpia do contrato social ou de sua alterao, contendo clusula de nomeao ou designao do administrador, denominao do cargo e poderes outorgados; III - termo de Responsabilidade assinado pelo administrador, conforme modelo constante do Anexo; e IV - cpia do carto de inscrio no Cadastro de Pessoas Fsicas - CPF dos administradores, fornecido pela Receita Federal. 1 Os atos mencionados nos incisos I e II devero estar devidamente arquivados nos registros competentes, sendo obrigatria a comprovao por meio de cpia do instrumento emitido pelo rgo. 2 A DIOPE poder estender o prazo previsto no caput em caso excepcionais, como na hiptese de o registro no restar concludo por mora do rgo de registro competente. 3 Na hiptese de designao de administrador estranho ao quadro social, a operadora de planos privados de assistncia sade dever indicar o nome do designado, a denominao do cargo, os poderes outorgados e o vencimento do contrato, se houver. 4 A ANS poder, a seu critrio, solicitar documentos e informaes adicionais que julgar necessrios adequada instruo do processo de cadastramento. 5 O cadastramento do administrador no exime a responsabilidade pela fidedignidade das informaes prestadas do prprio administrador e da operadora de planos privados de assistncia sade. 6 A constatao, a qualquer tempo, de que o administrador se encontra em uma das restries previstas no art. 3 sujeitar o prprio administrador e a operadora de planos privados de assistncia sade, s sanes administrativas cabveis, sem prejuzo da apurao da responsabilidade civil e criminal pela autoridade competente.

Seo IV Do Indeferimento e Invalidao do Cadastramento


Art. 5 Constatando-se, no curso do processo ou a qualquer tempo, que o administrador se encontra em uma das restries previstas no art. 3, a DIOPE cientificar a operadora de planos privados de assistncia sade e o administrador do fato, concedendo prazo de 10 (dez) dias, contados da data do recebimento da notificao, para, querendo, formularem impugnao, devidamente instruda, s irregularidades detectadas. Art. 6 Caso a impugnao prevista no art. 5 no seja acolhida ou no seja formulada, o pedido de cadastramento ser indeferido ou o cadastramento do administrador anteriormente efetivado ser invalidado.

Pargrafo nico. Aps as providncias descritas no caput, a operadora de planos privados de assistncia sade ser notificada para promover a substituio do administrador, no prazo de 30 (trinta) dias, contados da data do recebimento da notificao, sendo expressamente informada, na mesma oportunidade, sobre a possibilidade de incorrer nas medidas descritas no art. 7. Art. 7 Caso a operadora de planos privados de assistncia sade devidamente notificada na forma do art. 6 no substitua o administrador no prazo fixado, ficar sujeita ao cancelamento ou indeferimento do pedido da sua autorizao de funcionamento, aps a transferncia compulsria da carteira e o consequente cancelamentodo registro de operadora isolado ou cumulado com a decretao de liquidao extrajudicial, conforme o caso, sem prejuzo das demais sanes cabveis.

Seo V Do Termo de Responsabilidade


Art. 8 O termo de responsabilidade o instrumento por meio do qual o administrador eleito, nomeado ou designado declara que no se encontra em uma das restries previstas no art. 3 desta Resoluo. Pargrafo nico. O termo de responsabilidade, elaborado na forma do Anexo desta Resoluo, deve ser assinado pelo administrador eleito, nomeado ou designado e compor a instruo do pedido de cadastramento juntamente com os demais documentos referidos no art. 4 desta Resoluo.

Seo VI Da Reeleio, Renomeao ou Redesignao de Administrador


Art. 9 Nas hipteses de reeleio, renomeao ou redesignao de administrador, o ato respectivo tambm deve ser encaminhado ANS no prazo previsto no caput do art. 4 e instrudo com os documentos referidos nos seus incisos.

CAPTULO III DAS DISPOSIES FINAIS E TRANSITRIAS


Art. 10. Esta Resoluo no se aplica aos administradores que se encontram no exerccio do cargo at a data da publicao desta Resoluo. 1 Para os casos descritos no caput, aplica-se a norma vigente poca da sua nomeao. 2 . Na hiptese de reeleio, renomeao ou redesignao dos administradores referidos no caput aps o incio de vigncia desta norma, o recadastramento dever ser requerido na forma e nos termos desta Resoluo. Art. 11. As empresas classificadas na modalidade Autogesto por Recursos Humanos , esto isentas do cumprimento desta Resoluo, conforme disposto no inciso I do art. 2 da RN n 137, de 14 de novembro de 2006. Art. 12. A DIOPE poder editar regulamentao especfica para o fiel cumprimento desta Resoluo. Art. 13. O artigo 24 da Resoluo Normativa - RN n 85, de 7 de dezembro de 2004, passa vigorar

acrescido do seguinte dispositivo: "Art. 24...................................................................................... .................................................................................................... VI - no caso de no substituio do administrador na forma da RN especfica." Art. 14. O item 1.4 do anexo I e o item 1.15 do anexo IV, todos da Resoluo Normativa - RN n 85, de 2004, passam a vigorar com a seguinte redao: "ANEXO I .................................................................................................... ................................................................................................... 1.4 Termo de Responsabilidade, elaborado na forma do Anexo RN n 311, de 1 de novembro de 2012, por meio da qual o(s) seu(s) administrador(es) declara(m) que no se enquadra (m) em nenhuma das restries elencadas pela ANS para o exerccio do cargo. .................................................................................................." (NR) "ANEXO IV ................................................................................................... ................................................................................................... 1.15 Termo de Responsabilidade, elaborado na forma do anexo RN n 311, de 1 de novembro de 2012, por meio da qual o(s) seu(s) administrador(es) declara(m) que no se enquadra (m) em nenhuma das restries elencadas pela ANS para o exerccio do cargo. .................................................................................................." (NR) Art. 15. Fica revogada a Resoluo Normativa - RN n 11, de 22 de julho de 2002. Art. 16. Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao. MAURICIO CESCHIN DIRETOR-PRESIDENTE
Este texto no substitui o texto normativo original e nem o de suas alteraes, caso haja, publicados no Dirio Oficial.

anexos

Correlaes:
Lei n 9.656, de 1998 Lei n 9.961, de 2000

Decreto n 3.327, de 2000 RN n 197, de 2009 RN n 137, de 2006 [VOLTAR]

A RN n 311, alterou: RN n 85, de 2004 [VOLTAR]

A RN n 311, revogou: RN n 11, 2002 [VOLTAR]

Potrebbero piacerti anche