Sei sulla pagina 1di 3

OAB 1 FASE- EXTENSIVO VESPERTINO Disciplina: tica Profissional Prof. Laurady Figueiredo Data: 08.10.

2009 Aula n 01

TEMAS TRATADOS EM AULA 1. Atividade de advocacia a) Atividades privativas de advogado (Art. 1, EAOAB) So atividades privativas a postulao ao Poder Judicirio e atividades de consultoria, assessoria e direo jurdicas. A impetrao de habeas corpus no atividade privativa de advogado. Os contratos constitutivos de pessoas jurdicas exigem a assinatura de advogado para o seu registro b) atos praticados por pessoas no inscritas (Art. 4, EAOAB) 1. Pessoa no inscrita; 2. Advogado impedido no mbito do impedimento (art. 30, I e II, EAOAB); 3. Advogado suspenso (Art. 37, EAOAB); 4. Advogado licenciado (art. 12, EAOAB); 5. Atividade incompatvel com advocacia (Art. 28, EAOAB). c) Licenciamento (Art. 12, EAOAB) d) Advogados Pblicos Os advogados pblicos esto sujeitos ao Estatuto e ao Cdigo de tica. O poder de punir o advogado pblico, por falta tica, no funcional e relacionada atividade de advocacia exclusivamente da OAB. e) Atividades do estagirio (art. 29 REGOAB) A atividade acessria pode ser praticada isoladamente pelo estagirio, desde que receba autorizao ou substabelecimento do advogado responsvel. f) Princpios que devem nortear a atividade de advocacia 1) Pessoalidade; 2) Confiabilidade; 3) Sigilo Profissional; 4) Exclusividade; 5) No mercantilizao. A apresentao da procurao fora do prazo, bem como a prorrogao devem ser justificados. Renncia ato privativo do advogado em qualquer fase do processo, que implica na omisso do motivo e exige responsabilidade pelo prazo mximo de 10 dias. Procedimento da renncia: - Notificao do cliente, preferencialmente por carta com AR; - Informar o juzo. O prazo de responsabilidade deve ser contado a partir da notificao ao cliente. Revogao ato privativo e unilateral do cliente que exige a cincia inequvoca do advogado e no impe nenhum prazo de responsabilidade posterior. Nos dois casos, renncia e revogao, o advogado faz jus aos honorrios contratados e sucumbenciais proporcionais. g) Substabelecimento No substabelecimento com reservas, o substabelecido no pode contratar honorrios sem a interveno do substabelecente. O substabelecimento sem reservas exige o prvio conhecimento e consentimento do cliente.

CURSO OAB EXTENSIVO VESPERTINO tica Profissional Laurady Figueiredo 08.10.2009 Aula n. 01

h) Direitos do advogado (Art. 7, EAOAB) Inc. II - inviolabilidade; Inc. IX sustentao oral; i) Imunidade profissional O advogado nunca responde processo criminal por injria ou difamao no exerccio da advocacia. j) Desagravo concedido pelo conselho seccional competente para todo advogado que foi violado no seu exerccio profissional. O advogado no pode recusar o desagravo pblico. Ver art.18, REGOAB. 2. Publicidade Ver arts. 28 e ss, Cdigo de tica da OAB Discrio Moderao No pode constar do anncio: fotos, valores dos servios, promoo, etc. Mala direta: apenas para clientes, amigos ou pessoas que previamente autorizem e desejem receber. Quanto ao contedo: somente informaes relativas a alterao de endereo, dados de comunicao ou contedo jurdico de carter didtico e informativo 3. Sigilo Profissional (arts. 25, 26, 27 CED e 7XIX, EAOAB) O advogado tem o direito de recusar-se a depor como testemunha quando tem conhecimento dos fatos em virtude da relao profissional, mesmo quando autorizado ou solicitado pelo constituinte.

CURSO OAB EXTENSIVO VESPERTINO tica Profissional Laurady Figueiredo 08.10.2009 Aula n. 01

QUESTES SOBRE O TEMA 1. (OAB CESPE 2009.1) Acerca da advocacia, assinale a opo incorreta. (A) O advogado estrangeiro somente poder exercer atividade de advocacia no territrio brasileiro se estiver inscrito na OAB. (B) Para a inscrio como advogado, necessrio, entre outros requisitos, prestar compromisso perante o Conselho. (C) O advogado indispensvel administrao da justia, razo pela qual qualquer postulao perante rgos do Poder Judicirio atividade privativa de advogado, sem exceo. (D) No processo judicial, ao postular deciso favorvel ao seu constituinte, o advogado contribui para o convencimento do julgador, constituindo seus atos munus pblico. 2. (OAB CESPE 2009.1) Manuel foi constitudo advogado para patrocinar os interesses de Lcio em uma ao de divrcio litigioso. Durante o trmite processual, surgiu a acusao de que Lcio seria bgamo, tendo sido instaurada ao penal para apurar o referido crime. Considerando a situao hipottica apresentada, assinale a opo correta de acordo com o Estatuto da OAB. (A) Caso seja arrolado como testemunha, Manuel deve testemunhar na ao penal, independentemente de autorizao de Lcio, visto que no pode eximir-se da obrigao de depor. (B) Manuel tem o direito de recusar-se a depor como testemunha, caso tenha tomado cincia dos fatos em razo do exerccio profissional. (C) No existe bice para que Manuel seja testemunha na ao penal, visto que somente advogado de Lcio na ao cvel, vigorando o dever de sigilo profissional apenas nesta ao. (D) Manuel no pode recusar-se a depor, caso seja arrolado como testemunha de acusao na ao penal e Lcio consinta com o seu depoimento. 3.(OAB CESPE 2008.3) Acerca das disposies relativas a mandato judicial previstas no Cdigo de tica e Disciplina da OAB, julgue os itens subsequentes. I A revogao do mandato judicial por vontade do cliente desobriga-o do pagamento das verbas honorrias contratadas, sendo, em razo disso, retirado do advogado o direito de receber eventuais honorrios de sucumbncia. II Tanto o mandato judicial quanto o extrajudicial devem ser outorgados coletivamente aos advogados que integrem a sociedade de que faam parte e exercidos no interesse do cliente, respeitada a liberdade de defesa. III Os mandatos judicial e extrajudicial no se extinguem pelo decurso de tempo, desde que permanea a confiana recproca entre o outorgante e o seu patrono no interesse da causa. Assinale a opo correta. (A) Apenas o item I est certo. (B) Apenas o item III est certo. (C) Apenas os itens I e III esto certos. (D) Apenas os itens II e III esto certos.

GABARITO 1. C 2. B 3. B

CURSO OAB EXTENSIVO VESPERTINO tica Profissional Laurady Figueiredo 08.10.2009 Aula n. 01

Potrebbero piacerti anche