Sei sulla pagina 1di 13

INDICADORES SCIO-DEMOGRFICOS NA DEFINIO DE CENTRALIDADE EM FORTALEZA*

Victor Rgio da Silva Bento Adelita Neto Carleial

Palavras-chave: consumo coletivo; centralidade; indicadores scio-demogrficos.

RESUMO O centro a essncia do urbano. a crescente necessidade de concentrar que transforma alguns agrupamentos urbanos em grandes metrpoles de onde irradiam o poder e a economia de uma regio. Este movimento de centralidade, de aglomerao, evidencia aumento da demanda por melhores condies de acesso aos servios bsicos de consumo coletivo. O objetivo principal deste trabalho discutir o processo de centralidade em Fortaleza a partir do uso de indicadores scio-demogrficos aplicados nas escalas territoriais que envolvem as dimenses de bairros e setores censitrios. Os referenciais tericos utilizados neste trabalho abordam a questo do consumo coletivo do autor Lojkine (1981) e a relao centro-periferia, onde recorremos s obras de Lefebvre (1999) e Sposito (1991). Os procedimentos metodolgicos envolvem a espacializao dos indicadores em Fortaleza, ressaltando a qualidade dos meios de consumo coletivo tais como: abastecimento de gua, saneamento e coleta de lixo. Esses indicadores sero comparados com a distribuio da densidade populacional em Fortaleza, onde ser observada a relao entre a oferta e a demanda por bens de consumo coletivo. Os dados desta pesquisa foram selecionados do Sistema IBGE de Recuperao Automtica (SIDRA), Censo 2000. Os resultados da utilizao das escalas de bairros e de setores censitrios apontaram para a existncia de uma relao de correspondncia entre oferta e demanda de servios pblicos bsicos com as caractersticas de centralidade, confirmando a importncia desses indicadores scio-demogrficos na interpretao do fenmeno da centralidade urbana.

Trabalho apresentado no XVII Encontro Nacional de Estudos Populacionais, realizado em Caxambu- MG Brasil, de 20 a 24 de setembro de 2010. Mestrando em Geografia da Universidade Estadual do Cear, vinculado ao Laboratrio de Estudos Populacionais (LEPOP/MAG/UECE). Bolsista pela Fundao Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientfico (FUNCAP). Orientadora, Professora e Coordenadora do Laboratrio de Estudos de Populao (LEPOP) da Universidade Estadual do Cear (UECE).

INDICADORES SCIO-DEMOGRFICOS NA DEFINIO DE CENTRALIDADE EM FORTALEZA


Victor Rgio da Silva Bento Adelita Neto Carleial Introduo O municpio de Fortaleza apresenta contrastes em relao distribuio da infraestrutura de fornecimento de servios bsicos para a sua populao. Desta forma, o acesso a melhores condies de provimento de servios para o consumo coletivo reflete uma contraposio entre espaos considerados centrais e perifricos quanto oferta e a escassez destes recursos. Ao observar a disponibilidade desigual de acesso infra-estrutura de servios bsicos na cidade pode-se afirmar que o centro apresenta-se como o lcus prioritrio em relao ao provimento dos servios considerados de consumo coletivo, o que lhe diferencia do restante da cidade como um espao de referncia pela qualidade da infraestrutura implantada. Refletindo sobre as desigualdades relativas s condies de provimento de servios bsicos a populao em Fortaleza, surge uma perspectiva diferenciada de pensar o centro e a periferia, tendo como base os indicadores scio-demogrficos que indicam a qualidade dos servios bsicos de consumo coletivo. Os indicadores utilizados nesta pesquisa foram selecionados do Censo demogrfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE, 2000). Foram mapeados os indicadores relativos oferta de abastecimento de gua, captao de esgoto e destino do lixo nas unidades de bairros setores censitrios no municpio de Fortaleza. Posteriormente, confrontaram-se estes indicadores com a espacializao do adensamento populacional para constatar se existe uma correspondncia entre concentrao demogrfica e acesso a infraestrutura de servios bsicos. Tambm fora verificado que localizaes da cidade podem ser consideradas centrais e perifricas em relao s condies adequadas de acesso aos servios pesquisados. A interpretao desses dados apoiou-se autores que evidenciam uma concepo dialtica entre centro e periferia. Para tanto foram recorridas s obras de Lefebvre (1999), Sposito (1991), Singer (1982) e Lojkine (1981). Constatou-se que a distncia ao centro no dada apenas espacialmente, mas tambm socialmente, quando verificada a dificuldade em obter eqidade no acesso aos servios bsicos de consumo coletivo.

Mestrando em Geografia da Universidade Estadual do Cear, vinculado ao Laboratrio de Estudos Populacionais (LEPOP/MAG/UECE). Bolsista pela Fundao Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientfico (FUNCAP). Orientadora, Professora e Coordenadora do Laboratrio de Estudos de Populao (LEPOP) da Universidade Estadual do Cear (UECE).

Vises de Centro e Periferia

O Centro um espao privilegiado em qualquer cidade. foco de onde irradia o desenvolvimento inicial da urbes. O centro resultado do acmulo de diversas funes e fluxos e que o faz um espao poltico, de lutas e de acesso a melhores condies de vida na cidade. o espao da cidade onde a infraestrutura foi implantada com mais antecedncia, antes mesmo de se pensar que a cidade poderia tomar os rumos e as dimenses demogrficas atuais. A dialtica no centro em Lefebvre exprime que as relaes deste espao com o todo urbano envolve-se no binmio concentrao-disperso. A centralidade surge da necessidade de concentrar e a denominada policentralidade efeito da busca pela disperso. Se em certo momento de sua expanso urbana uma cidade deixa de ter a centralidade referenciada em um nico centro para mltiplas possibilidades de centralidade, pode-se dizer que ocorre uma disperso. Mas essa disperso tem em seu cerne a concentrao, pois esta se direciona a promover a formao de novos centros. Surge assim duas tendncias;
a) centralidade, atravs dos distintos modos de produo, das diferentes relaes de produo, da tendncia que vai atualmente, at o centro decisional, encarnao do Estado, com todos os seus perigos; b) policentralidade, oniscentralidade, ruptura do centro, disseminao, tendncia que se orienta seja para a constituio de centros diferentes (ainda que anlogos eventualmente complementares), seja para a disperso e para a segregao. (LEFBVRE, 1999, p.112-113)

Se no existe realidade urbana sem centro, como afirma Lefebvre (1999), pode-se considerar que no existe centro sem periferia. A relao entre centro e periferia muitas vezes encarada dicotomicamente e no como uma relao de complementaridade. Ao centro so concedidos atributos que indicam acmulo, diversidade, poder, riqueza, acesso. periferia restam sinnimos que traduzem carncia, dificuldade, marginalidade, risco. Criar uma oposio entre centro e periferia desmascara os movimentos no espao, a dinamicidade: Dizer o centro e a periferia cristalizar uma relao em termos geomtricos e, por isso, tornlas esttica. Se quisermos construir relaes dinmicas, preciso falar em organizao ou de grupos em situao de centralidade e de organizaes ou de grupos em situao de marginalidade . (RAFFESTIN, 1993, p. 189).

Na viso de centro e periferia numa escala mundial, torna-se bastante evidente a existncia de pases que dominam a tecnologia e pases que so dominados tecnologicamente. Da mesma forma quando reduzimos escala nacional, tomando como exemplo o Brasil, observamos que o Centro-Sul, mais especificamente o estado de So Paulo detm parte considervel da riqueza do pas. Chegando escala regional observa-se o poder que as capitais representam no total da economia e no fornecimento de servios em seus respectivos estados. Mas ao focarmos o campo de viso em uma metrpole, observamos a diversificao da relao centro-periferia, diferenciada das escalas de maior dimenso. O centro no espao intra-urbano de uma cidade de maior porte ou em uma metrpole assume feies diferenciadas em sua infraestrutura, nos usos estabelecidos e em sua relao com o restante da cidade em um curto recorte temporal. evidente que a cidade, em sua forma embrionria, desenvolve a relao entre central e perifrico baseado em um aspecto concntrico, ou seja, de um nico centro onde se encontra o adensamento populacional mais expressivo, os equipamentos e servios urbanos.

A viso predominante de periferia, baseada nessa realidade onde existe um nico centro, demonstra que quanto mais nos afastamos do centro, mais perifricos estamos. Mas o cenrio da grande metrpole no atende mais a esse binmio centro-periferia, pois a desconcentrao da infraestrutura, dos equipamentos urbanos e das atividades econmicas redimensionou esta relao conceitual. Nessa estrutura urbana da metrpole contempornea ocorre o desenvolvimento de centros, na considerada periferia, e a periferia torna-se mais presente no centro. Esta multiplicidade e imbricao de paisagens centrais e perifricas ocasionam imprecises conceituais na qual pode-se considerar a pluralidade do fenmeno em centros-periferias nas suas diversas possibilidades. O conceito de periferia em Sposito (1991) abriga uma dualidade entre a cidade considerada formal, tomada pelas grandes corporaes imobilirias e modelada pelo Estado, e a cidade informal que preenche as lacunas existentes na cidade formal. Ao longo dos trilhos, nas margens dos mananciais e elevando-se sobre morros e dunas, a cidade informal, perifrica, se expande por todas as reentrncias que no so exclusivas das localidades distanciadas dos altos grupos de rendimento e, por muitas vezes demonstra o cenrio desigual onde barracos e edifcios luxuosos compartilham o mesmo quarteiro. Desta forma impossvel considerar a periferia como uma total oposio ao centro, j que o perifrico est em todos os recantos da cidade. O que dizer da informalidade dominando os centros tradicionais e os bairros tursticos? Como considerar os aglomerados de habitaes precrias localizados em bairros de predomnio das classes de alto rendimento? E o desenvolvimento comercial ao longo dos eixos virios em bairros ditos perifricos? Observando o processo de centralidade em Fortaleza, pode-se afirmar que o provimento de servios bsicos de consumo coletivo no acompanhou de forma efetiva o seu crescimento demogrfico, fazendo com que a infra-estrutura fosse implantada de forma desigual pela cidade. Cria-se desta forma uma relao de centro-periferia baseada nas disparidades do fornecimento destes servios na cidade. Teoria e mtodos no estudo da infraestrutura urbana Os habitantes urbanos, para atenderem s suas necessidades desenvolvem relaes complementares de deslocamento e de consumo. Em seus deslocamentos se direcionam aos lugares onde satisfazem o seu consumo individual ou familiar: no emprego, no trabalho, nas compras para sua subsistncia (alimentao, vestirio, higiene...). Assim desenvolvem relaes entre locais considerados centrais e perifricos. Mas esses cidados urbanos tambm usufruem de equipamentos e servios que visam atender populao da cidade, os quais pode-se denominar de bens de consumo coletivo. Conforme Sposito (2004), os bens de consumo coletivo podem ser representados por: escolas, hospitais, reas de lazer, infraestrutura urbana e os meios de comunicao. Lojkine (1981) analisa o urbano a partir da produo econmica e da reproduo da fora de trabalho, considerando a importncia dos bens de consumo coletivo como contribuintes para a reproduo do capital e ressaltando o papel indispensvel do Estado no provimento de tais bens de consumo. A distribuio desigual desses servios na cidade determina demandas diferenciadas nos preos e usos do solo, potencializando mais investimentos em localizaes j dotadas de infraestrutura. Singer (1982) ressalta a importncia do papel do Estado no provimento de boa parte dos servios urbanos essenciais s empresas e utilizados pela populao: 3

Sempre que o poder pblico dota uma zona qualquer da cidade de um servio pblico, gua encanada, escola pblica ou linha de nibus, por exemplo, ele desvia para esta zona demandas de empresas e de moradores que anteriormente, devido falta do servio em questo, davam preferncia a outras localizaes. Estas novas demandas, deve-se [sic] supor, esto preparadas a pagar pelo uso do solo, em termo de compra ou aluguel, um preo maior do que as demandas que se dirigiam mesma zona quando esta ainda no dispunha do servio. Da a valorizao do solo nesta zona, em relao s demais. (SINGER, 1982, p. 34)

A qualidade da oferta destes servios bsicos de consumo coletivo na percepo de Singer e Lojkine est diretamente atrelada ao valor que a infraestrutura implantada pode propiciar na reproduo do capital. Mas verifica-se que a oferta destes servios ultrapassa a importncia econmica, pois estes possuem um valor para a populao urbana, estando relacionados diretamente com a qualidade de vida na cidade: Os servios bsicos de consumo coletivo, como iluminao pblica, abastecimento dgua e pavimentao das vias, quando ofertados adequadamente, complementam as condies de habitabilidade, necessrias para o bem estar da populao (ARAJO e CARLEIAL, 2004, p. 82). O Estado agrava sistematicamente os desnveis econmicos e sociais na cidade quando dispe os servios urbanos em funo dos grupos de mdio e alto rendimento, promovendo escassez quando no se direciona aos lugares de concentrao dos grupos de menor rendimento. Desta forma:
O acesso a servios urbanos tende a privilegiar determinadas localizaes em medida tanto maior quanto mais escassos forem os servios em relao a demanda. Em muitas cidades, a rpida expanso do nmero de seus habitantes leva esta escassez a nvel crtico, o que exarceba a valorizao de poucas reas bem servidas. O funcionamento do mercado imobilirio faz com que a ocupao destas reas seja privilgio das camadas de rendimento mais elevada. A populao mais pobre fica relegada s zonas pior servidas e que, por isso, so mais baratas (SINGER, 1982, p. 27).

Para caracterizar os espaos em perifricos e centrais no municpio de Fortaleza utilizando indicadores de consumo coletivo, torna-se necessrio classific-los em dois grupos: os bens de consumo coletivo pontuais e os bens de consumo coletivo em rede. O primeiro grupo corresponde aos equipamentos urbanos que possuem uma determinada localizao espacial: escolas, hospitais, creches, universidades, museus, parques, delegacias. Os bens de consumo coletivo em rede correspondem a infraestrutura que se estende pela cidade: abastecimento de gua, rede de esgoto, coleta de lixo, rede eltrica e sistemas de transportes. Foram escolhidos os indicadores scio-demogrficos que servissem de apoio na espacializao das condies de acesso aos bens de consumo coletivo em rede. Elencou-se nesta fase da pesquisa, os dados sobre abastecimento de gua, coleta de esgoto e destino do lixo, nos 114 bairros da cidade, subdivididos em 2192 setores censitrios (IBGE, Censo 2000). Posteriormente, estes dados foram comparados com a espacializao do adensamento populacional no municpio de Fortaleza com o objetivo de analisar se as melhores condies de acesso aos servios bsicos equivalem s localizaes de maior adensamento demogrfico, verificando se a demanda populacional est vinculada qualidade dos servios disponibilizados.

A condio adequada para o fornecimento de gua abrange os domiclios particulares permanentes conectados rede geral de abastecimento de gua. O abastecimento de gua inadequado, para o domiclio particular permanente, consiste em abastecimento por: - Poo ou nascente - quando o domiclio era servido por gua de poo ou nascente; - No canalizada - quando a gua utilizada no domiclio no chega canalizada propriedade ou ao terreno em que se localizava o domiclio ou no havia distribuio interna em pelo menos um cmodo - Outra - quando o domiclio servido por outras formas de abastecimento que podem ser: abastecido com gua das chuvas, por carro-pipa ou, ainda, pela procura de alternativas de abastecimento fora do local de residncia. Quanto ao esgotamento sanitrio, considerou-se como situao adequada o domiclio particular permanente cuja captao de esgoto realizada via escoamento pela rede coletora de esgoto e pluvial. Foram considerados imprprios os domiclios particulares permanentes com esgotamento sanitrio inadequado ou ausente e os domiclios particulares permanentes sem banheiro ou sanitrio, ou com banheiro ou sanitrio e esgotamento sanitrio ligado a: - Fossa rudimentar - quando o banheiro ou sanitrio estava ligado a uma fossa rstica (fossa negra, poo, buraco etc.); - Vala - quando o banheiro ou sanitrio estava ligado diretamente a uma vala a cu aberto; - Rio, lago ou mar - quando o banheiro ou sanitrio estava ligado diretamente a um rio, lago ou mar; - Outro escoadouro - qualquer outra situao que no se enquadra nas descries anteriores. Em relao ao destino do lixo, fora apontada como situao adequada os domiclios cujo destino dos resduos slidos a coleta pelo servio de limpeza. As formas inadequadas de destino final do lixo so: - Colocado em caamba de servio de limpeza - quando o lixo do domiclio era depositado em uma caamba, tanque ou depsito, fora do local de residncia, onde posteriormente ser feita a coleta por servio de empresa pblica ou privada; - Queimado (na propriedade) - quando o lixo do domiclio era queimado no terreno ou na propriedade em que se localizava o domiclio; - Enterrado (na propriedade) situao na qual o lixo do domiclio era enterrado no terreno ou na propriedade em que se localizava o domiclio; - Jogado em terreno baldio ou logradouro - quando o lixo da residncia era jogado em terreno baldio ou logradouro pblico;

- Jogado em rio, lago ou mar no qual o destino final do lixo so as guas de rio, lago ou mar; - Outro destino - quando o lixo do domiclio tinha destino distinto dos descritos anteriormente.

A situao de Fortaleza em relao aos bens de consumo coletivo O acesso aos bens de consumo coletivo no municpio de Fortaleza uma situao ainda distante de ser concretizada. Silva (1992) afirma a situao agravante de Fortaleza em relao s condies de habitao e de acesso aos bens de consumo coletivo, partir de dados do Plano Estadual de Desenvolvimento (PLANED, 1983). No perodo em que foi elaborado este plano, foi constatado que Fortaleza apresentava 24% de sua populao residindo em favelas. Quanto o acesso gua potvel, somente 17% dos domiclios da capital eram atendidos pelo sistema pblico de abastecimento de gua. Em relao ao provimento de eletricidade contatou-se que 57% dos domiclios de Fortaleza no havia conexo com a rede de energia eltrica. Na verificao do saneamento confirmou-se que 56% das residncias no possuam qualquer tipo de instalao sanitria. At 1995, o sistema de esgotamento sanitrio na capital beneficiava apenas 18% da populao. Com o SANEAR, o maior projeto de infraestrutura bsica j executado no Cear, 60% da rea atendida conta com rede de esgotos, triplicando o nmero de ligaes domiciliares. Foram executadas 148 mil novas ligaes, garantindo o atendimento de mais 740 mil pessoas. Dessa forma, os servios urbanos passam a ser utilizados por um maior nmero de fortalezenses, no estando mais restritos apenas ao Centro e bairros prximos. Mesmo assim, a situao geral de provimento de servios bsicos em Fortaleza ainda deficiente se comparado com as demais capitais brasileiras. Um estudo feito com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios (PNAD/IBGE) no ano de 2007, mostra o acesso de dez capitais metropolitanas brasileiras a servios bsicos como gua, esgotamento sanitrio, coleta de lixo e habitao. Fortaleza apresentou melhorias na oferta desses servios, na comparao com a ltima pesquisa feita em 1992, porm, apenas 52,2% da populao da capital cearense tm acesso s condies dignas de moradia, colocando Fortaleza em 3 lugar no ranking das piores cidades. A capital perde apenas para Belm (29,6% da populao) e Recife (45,3%). Fortaleza ocupa o segundo pior lugar no acesso adequado gua, perdendo apenas para Belm (64,5%). O servio oferecido a 88,5% da populao. Esse percentual em 1992 de acordo com a PNAD chegava a apenas 67,8% dos habitantes. J o acesso aos servios de esgoto passou de 67,2%, em 1992, para 71,1%, em 2007. Porm, Fortaleza foi considerada a segunda pior capital no oferecimento do servio, perdendo apenas para Recife (64,2%). Em relao coleta de lixo, a capital cearense a pior dentre as regies metropolitanas onde 96,4% dos moradores de Fortaleza dispem deste servio. Esses indicadores tornam-se ainda mais diferenciados se os comparamos entre os bairros de Fortaleza. Os bairros que so melhores servidos pela infraestrutura so espaos de maior valorizao na cidade e onde h o predomnio das classes de maior rendimento:

Acompanha esse processo de valorizao do espao intra-urbano a segregao dos mais ricos e a desapropriao ou a retirada dos mais pobres. Ambas as medidas envolvem melhores condies de moradia para as classes de maiores rendas (ARAJO; CARLEIAL 2003). Ao mapear o abastecimento de gua via rede geral constata-se que este servio se encontra bem distribudo espacialmente por Fortaleza (Mapa - 1). Observando os bairros que possuem os maiores ndices de domiclios conectados rede geral de abastecimento de gua constata-se que os bairros que surgiram de conjuntos habitacionais, dentre os quais, Conjunto Cear II (99,1%), Cidade 2000 (98,36%) e Prefeito Jos Walter (98,13%) apresentam ndices superiores de abastecimento do que bairros onde predominam residentes com maior poder aquisitivo como Guararapes (86,93%), Dunas (87,5%) e Varjota (83,13%). Jardim Amrica, Jos Bonifcio, Ftima e Damas, bairros situados prximos ao centro histrico da cidade e de ocupao antiga, apresentam um alto provimento no abastecimento de gua por rede geral (98,13%, 97,89%, 97,77% e 96,92%, respectivamente). O Centro de Fortaleza e o tradicional bairro da elite, a Aldeota, aparecem nas posies 38 e 21 dentre os 114 bairros da cidade, com 91,1% e 93,31%, sequencialmente.
Mapa 1 - Domiclios particulares permanentes conectados rede geral de abastecimento de gua, Fortaleza, 2000

Fonte: IBGE, Censo 2000. Clculos: BENTO, V.R.S. (LEPOP/ MAG/UECE)

Quanto s formas de abastecimento de gua diferentes da rede geral, verifica-se que ocorrem distines entre os bairros. O abastecimento de gua oriundo de poo ou nascente tpico dos setores censitrios localizados na faixa litornea e nas proximidades de mananciais. Dentre os bairros com maior percentual de domiclios cujo provimento realizado por esta forma de abastecimento destacam-se: Sabiaguaba (48,71%), Praia do Futuro II (33,41%) Praia do Futuro I (31,65), bairros situados ao longo da faixa litornea leste de Fortaleza. Jardim Guanabara (45,43%), Vila Velha (36,22%), Jardim Iracema (26,44%), Quintino Cunha (25,61%) e Floresta (22,43%) so bairros da denominada zona oeste e apresentam elevado adensamento populacional. A anlise desta forma de provimento de gua revelou que bairros considerados elitizados como Varjota (16,82%) Mucuripe (13,46%) e Engenheiro Luciano Cavalcante (13,16%) apresentam um quantitativo significativo de seus domiclios recorrendo a esta forma de obteno de gua. Em contrapartida, bairros considerados

perifricos como Canindezinho, Granja Portugal e Granja Lisboa, apresentam baixos ndices de abastecimento oriundo de poo e nascente (1,4%, 2,47% e 2,5%, respectivamente). A coleta de lixo em Fortaleza, tambm, apresenta disparidades quando se verifica o percentual de coleta de lixo, nos setores censitrios, apesar de ser um servio bem distribudo pela cidade, no estando relacionado apenas a uma localizao especfica (Mapa - 2).
Mapa 1 - Domiclios particulares permanentes com lixo coletado por servio de limpeza, Fortaleza, 2000

Fonte: IBGE, Censo 2000. Clculos: BENTO, V.R.S. (LEPOP/ MAG/UECE)

A coleta de lixo feita em caamba revela que localizaes da cidade apresentam dificuldades no acesso coleta pblica. Esse fator pode denunciar as condies precrias da infraestrutura viria, que inviabilizam a passagem do caminho coletor de lixo. O lixo deixado em caamba para espera da coleta final uma fonte de insalubridade, atraindo vetores de transmisso de doenas, exalando odores desagradveis para a populao residente nas localizaes onde realizada essa prtica de deposio de resduos. ainda um vetor de poluio dos mananciais e do lenol fretico devido o escorrimento do chorume, lquido resultante da decomposio desses resduos. A maioria dos bairros da cidade apresenta um baixo percentual de domiclios cujo destino do lixo direcionado para caambas. Os maiores ndices so encontrados nos bairros da faixa litornea entre o Porto do Mucuripe e a foz do rio Coc, dentre estes: Cais do Porto (51,31%), Dunas (46,81%) e Praia do Futuro II (34,61%). Outros bairros apresentam deficincias na coleta de lixo, onde a populao utiliza o recurso da caamba para a deposio dos resduos: O Aeroporto (29,44%), bairro com grande parte de seu territrio destinado a reas institucionais e com sua populao concentrada em pequenos aglomerados ao longo do muro da base area; e Couto Fernandes (27,75%), bairro de elevado adensamento populacional com 196 habitantes por hectare. Quanto aos domiclios cujo destino do lixo ser queimado ou enterrado na propriedade constatou-se que uma prtica tpica de bairros situados em localizaes de urbanizao recente, com resqucios de atividades agropastoris e baixo adensamento populacional. Estes bairros so Pedras (11,41%), Sabiaguaba (8,87%), Siqueira (3,68%),

Paupina (3,12%), Parque Presidente Vargas (2,89%), Parque Iracema (2,24%), Ancuri (1,72%) e Lagoa Redonda (1,64%). Formam um conjunto de bairros situado nos limites de Fortaleza em direo dos municpios metropolitanos de Aquiraz, Eusbio, Itaitinga e Maracana. O lixo jogado em terreno baldio, rio, lago ou mar torna-se presente nos setores censitrios que seguem os mananciais e a zona litornea. Esta situao demonstra um agravante ambiental com a poluio dos rios urbanos, o que ocasiona grandes transtornos a populao em pocas chuvosas. Em Fortaleza pode-se constatar a existncia de quatro reas onde ocorre a maior expressividade esta forma de destino final do lixo: a faixa litornea da praia do Futuro, a faixa litornea a oeste do centro da cidade, a calha do Rio Maranguapinho e nos afluentes da bacia Rio Coc. 31,62% dos domiclios do bairro Dunas destinam seu lixo a essa prtica, o que lhe confere o maior percentual dentre os bairros de Fortaleza. Em seguida aparecem Sabiaguaba (18,06%), Praia do Futuro I (17,65%), Curi (16,05%) e Siqueira (12,37%). Os dados sobre saneamento so os que revelam a dificuldade de acesso aos servios pblicos em Fortaleza. A rede geral de esgoto atende apenas 44,40% dos domiclios particulares permanentes da capital cearense. O nvel de provimento adequado do saneamento decresce dos setores censitrios prximos do centro histrico da cidade em direo aos espaos mais perifricos, como pode ser observado no mapa 03.
Mapa 3 - Domiclios particulares conectados a rede geral de esgoto ou pluvial, Fortaleza, 2000

Fonte: IBGE, Censo 2000. Clculos: BENTO, V.R.S. (LEPOP/ MAG/UECE)

Os bairros localizados na circunvizinhana do centro, partindo em direo zona leste da cidade so os que apresentam os melhores percentuais de domiclios conectados rede geral de esgoto ou pluvial. Os bairros contidos nesse adensamento como os maiores ndices de domiclios conectados rede geral de esgoto so: so Meireles (99,5%), Aldeota (96.1%), Varjota (94,67%), Praia de Iracema (93,53%), Dionsio Torres (92,98%), Coco (92,35%) e Centro (92,28). O Conjunto Cear II, bairro situado fora dessa zona concentrada, possui 99,65% de seus domiclios conectados a rede de esgoto, o que lhe posiciona como o bairro com melhor prestao desse servio.

O somatrio dos domiclios cujo esgotamento feito por fossa sptica e fossa rudimentar comprova que este o tipo de esgotamento predominante em Fortaleza, pois 49,18% dos domiclios particulares permanentes da capital cearense utilizam este tipo de destino final de esgotos. Esta forma de esgotamento predominante dos bairros localizados no sudeste de Fortaleza, de expanso urbana recente que ainda no atendidos pela rede geral de esgoto tais como: Parque Iracema (95,71%), Cambeba (94,25%), Pedras (90,49%), Alagadio Novo (89,61%) e Cidade dos Funcionrios (84,66%). tambm predominante em bairros localizados na poro sudoeste da cidade: Dend (93,27%), Itaperi (90,58%) e Parque Santa Rosa (91,56%). Os domiclios cujo tipo de esgotamento sanitrio destinado para rio, lago ou mar ou direcionado por valas e outro escoadouro demonstram a degradao dos mananciais urbanos pela ineficiente captao de esgoto. Ao longo do Rio Maranguapinho ocorrem percentuais expressivos no Geniba (11,26%), Canindezinho (10,25%), Quintino Cunha (9,36%), Granja Portugal (6,93%) e Autran Nunes (6,56%). So Joo do Tauape (9,33%) e Barroso (7,99%) so os bairros que possuem o maior percentual de domiclios que lanam resduos na rede de drenagem do Rio Coc. Essa forma de destinar os resduos sanitrios no est relacionada apenas com bairros considerados pobres. Salinas e Cidades dos Funcionrios, bairros de predominncia de populao com mdio e alto rendimento, esto entre os bairros com maiores ndices desse tipo de esgotamento (9,92 e 7,72%, respectivamente). Ao relacionar os dados sobre as condies de abastecimento de gua, coleta de esgoto e destino do lixo com a espacializao do adensamento populacional de Fortaleza, observa-se que existe uma multiplicidade de situaes. O contingente demogrfico (Mapa - 4) revela que existem reas de alta densidade populacional com satisfatrias condies no provimento de servios bsicos, tais como: Aldeota (98,14 hab./ha), Meireles (120,72 hab./ha), Dionsio Torres (83,39 hab./ha), bairros da denominada zona leste. Existem bairros de alta densidade demogrfica, porm com precrias condies de provimento dos servios bsicos tais como os bairros situados no curso do Rio Maranguapinho: Geniba (212,90 hab./ha), Autran Nunes (210,70 hab./ha) e Granja Portugal (103,09 hab./ha).
Mapa 2 - Densidade demogrfica, Fortaleza, 2000

Fonte: IBGE, Censo 2000. Clculos: BENTO, V.R.S. (LEPOP/ MAG/UECE)

10

Os bairros de Varjota (108,57 hab./ha) e Mucuripe (192,56 hab./ha) considerados de alto rendimento e com alta densidade demogrfica apresentam grandes contrastes internos na oferta de tais servios. Os conjuntos habitacionais Conjunto Cear I (86,82 hab./ha) e Conjunto Cear II (132,31 hab./ha), considerados perifricos e com expressivo adensamento populacional, esto entre os bairros que possuem melhor provimento dos servios bsicos apontados. Existem tambm bairros de baixa densidade demogrfica como: Sabiaguaba (2,05 hab./ha), Pedras (5,05 hab./ha) e Aeroporto (10,49 hab./ha) que exibem precrias condies de provimento para os seus habitantes no que concernem os servios pesquisados. Diante dessa diversidade de relaes entre a espacializao dos servios bsicos e a densidade demogrfica em Fortaleza constatou-se que o uso de dados espacializados em setores censitrios comprovaram que a centralidade no est diretamente relacionada com a concentrao demogrfica.

Consideraes finais A partir desta pesquisa compreende-se centro e periferia uma relao social que pode ser identificada pelo acesso adequado aos servios de abastecimento de gua, captao de esgoto e coleta de lixo. Constatou-se que a distncia ao centro no dada apenas fisicamente, mas tambm socialmente, quando verificada a dificuldade em obter eqidade no acesso aos bens de consumo coletivo. Esta pesquisa revelou que Fortaleza uma cidade que possui uma infraestrutura concentrada quanto s melhores condies de provimento de servios bsicos. Essa infraestrutura desconcentrou-se pela cidade, mas os percentuais satisfatrios de atendimento popular permanecem nas proximidades do bairro Centro, partindo em direo zona leste. Fora dessa concentrao mais expressiva, encontram-se algumas manchas isoladas, principalmente em localizaes que correspondem a conjuntos habitacionais tais como Conjunto Cear, Palmeiras e So Cristvo. A relao entre servios bsicos e adensamento populacional revela diversidades entre os bairros de Fortaleza. Existem bairros muito povoados com pouca infraestrutura; pouco povoados com muita infraestrutura de servios; muito povoados com satisfatrias condies de provimento destes servios e poucos povoados com precrias condies de acesso as melhores condies na oferta de servios bsicos. A utilizao de setores censitrios nesta pesquisa demonstrou que dentro de um mesmo bairro podem existir grandes contrates quanto ao atendimento populao residente e que no se aplica a relao direta entre centralidade dos servios bsicos e concentrao demogrfica.

BIBLIOGRAFIA

CARLEIAL, A. N., ARAJO, A. M. M. Opulncia e misria nos bairros de Fortaleza (Cear/Brasil). Scripta Nova. Revista Electrnica de Geografa y Ciencias Sociales. Universidad de Barcelona. ISSN: 1138-9788. vol. VII, n. 146(030), 1 de agosto de 2003. Disponvel em: <http://www.ub.es/geocrit/sn/sn-117.htm >. Acesso em: 30 jan 2005. ______. Acesso aos bens de comunicao e mobilidade social. In: CARLEIAL (org.). Populao, sociedade e desenvolvimento. Fortaleza: UECE, 2004. LEFBVRE, H. A revoluo urbana. Belo Horizonte: UFMG, 1999 LOJKINE, J. O estado capitalista e a questo urbana. So Paulo: M. Fontes, 1981

11

RAFFESTIN, C. Por uma geografia do poder. Traduo de Maria Ceclia Frana. So Paulo: tica, 1993. SILVA, J. B. Quando os incomodados no se retiram: uma anlise dos movimentos sociais em Fortaleza. Fortaleza: Multigraf Editora, 1992. SINGER, P. O uso do solo urbano na economa capitalista. In: MARICATO, Ermnia. A produo capitalista da casa (e da cidade) no Brasil industrial . So Paulo: Alfa-mega, 1982. SPOSITO, M. E. B. Capitalismo e urbanizao. So Paulo: Contexto, 1991. SPOSITO, E. S. A vida nas cidades. So Paulo: Contexto, 1994

12

Potrebbero piacerti anche