Sei sulla pagina 1di 21

HIP-HOP DA MARGINALIDADE A INCLUSO SOCIAL

SASCIO, Ubirajara.1 RESUMO O trabalho tem o objetivo de discutir sobre o Hip-hop como instrumento de promoo da cidadania. Para tanto parte-se da histria do movimento Hip-hop e de sua evoluo, em especial na sociedade brasileira. O movimento, que tem suas origens na marginalidade, integra-se sociedade, porm conserva suas caractersticas bsicas de protesto. Este estudo discute como a utilizao das linguagens contidas no Hip-hop e seus elementos culturais podem auxiliar na construo da cidadania e incluso social de jovens e crianas, em especial das periferias. Trata-se de pesquisa exploratria com referncias bibliogrficas para a discusso das manifestaes do Hip-hop, como forma de propiciar a integrao de jovens na sociedade. Discute-se, portanto o paradoxo que caracteriza o movimento: surge marginal e luta para ser reconhecido, e, uma vez reconhecido passa a fazer parte da sociedade, porm, suas caractersticas de marginalidade, de fora do padro, permanecem. Os traos de linguagem alternativa, seja na msica, na dana, no desenho, nas roupas, no vocabulrio, seja no comportamento social dos integrantes dos grupos de jovens do movimento podem ser encontrados no apenas nos eventos da periferia das grandes cidades, mas passam a fazer parte de produtos da grande mdia. As diferentes manifestaes do Hip-hop passam a ser implementadas em escolas, centros comunitrios e ONGs como ferramentas de incluso e de identificao dos jovens, que se sentem valorizados quando passam a fazer parte de um grupo. Palavras-chave: Comunicao, Linguagem, Incluso, Cidadania, Hip-hop.

O Hip-hop e sua Origem Para se contar a historia do hip-hop, ser necessrio entender a situao poltica, social e econmica do bero do movimento cultural, os EUA, que no momento em que eclode e se destaca o movimento de resistncia, criado por necessidades impostas pelas condies que o pas enfrentava externa e internamente como - as campanhas anti-segregao encabeada por Malcon X, pelos direitos civis, liderada por Martin Luther King e, tambm as externas - como a Guerra-Fria contra a Rssia, o incidente na Baa dos Porcos, em Cuba e a Guerra do Vietn, alm do endividamento com a corrida espacial. neste cenrio de agitao, entre a dcada de 60/70, que surge s primeiras manifestaes de resistncia ao modelo poltico, social e financeiro, que exclua e segregava os afro-descentes e latinos residentes e os que retornavam da guerra do Vietn do Sul. Neste momento difcil o presidente dos Estados Unidos, era o ento jovem John Kennedy, que
Graduando em Comunicao Social Relaes Pblicas - UMESP Universidade Metodista de So Paulo Bolsista PIBIC 2011/12. E-mail: ubizerethay@ibest.com.br
1

priorizou os problemas externos, portanto naquele momento deixando em segundo plano os problemas internos, o que ocasionou um maior agravamento da situao do pas. Nesta agitao social e poltica que eclode o hip-hop, por volta dos anos 70, nos subrbios negros e latinos da America do Norte, mais precisamente ao sul do Bronx em Nova Iorque. Nestes subrbios residiam as famlias de classe mdia italianas, alems, irlandeses e judias, que por motivo da construo da via expressa no centro do Bronx e um enorme conjunto de apartamentos, que viria a desvalorizar a regio mudaram-se por causa do decrscimo da qualidade de vida. Conforme afirma (ROSE, 1977, p. 199), em seu texto: No caso do South Bronx, chamado com frequncia de o bero da cultura hip-hop, as condies geradas pela era psindustrial foi exagerado pelas rupturas consideradas parte inesperada do efeito de um grande projeto motivado por fins polticos. Ainda segundo a autora, no incio da dcada de 1970, esse projeto de renovao redundou em deslocamentos macios de pessoas de cor, economicamente frgeis e de diferentes reas de Nova York.
A transio tnica e racial subsequente no South Bronx no foi realizada por meio de um processo gradual que permitisse a criao de instituies sociais e culturais que pudessem agir protetoramente. Ao contrrio, foi um processo brutal de destruio de uma comunidade e desapropriao, executadas por oficiais municipais sob a direo do legendrio planejador urbano Robert Moses. (ROSE, T. 1977, p. 199)

Nestas localidades estabeleceram-se os afrodescendentes, mais pobres e as famlias de hispnicos. Por causa da pobreza crescente os problemas se avolumaram, por conta de crimes, drogas, aumento da violncia e do desemprego. Nasce em 1968, da reunio de sete jovens a primeira gangue, que se denominou Savagen Seven (sete selvagens), que passou a aterrorizar o bairro, criando assim bases para algo que dominaria o Bronx, e se espalharia para toda Nova Iorque, alm de incentivar a criao de novas gangues, em cada esquina e em cada rua destes subrbios, estas gangues rua ou Streetgangs, dominaram o cenrio durante seis anos. Aps alcanarem o topo da criminalidade, estas gangues comearam a desaparecer uma a uma, isto por volta da dcada de 70, a razo para que este fato tivesse iniciado o seu

declnio, podem ser encontradas em diferentes nveis, as brigas entre as gangues, muitas estavam envolvidas em crimes, drogas e misria e o surgimento de uma nova cultura. A desero de muitos integrantes destas gangues, que decidiu no mais se envolverem com estes fatos. Com a queda acentuada do nmero de gangues, principalmente porque cada vez mais jovens estavam envolvidos com um movimento que despontava e se identificavam com alguma atividade deste. Uma vez que a idia principal deste movimento era a competio entre criatividade e a no violncia. Desta forma, se algum quisesse melhorar suas habilidades deveria deixar a violncia, o crime e as drogas e, concentrar suas energias nas atividades do movimento, procurando desta forma inspirar e conquistar novos adeptos para participar do movimento, que viria a receber o nome de hip-hop. Conforme afirmao encontrada em Takara, A. (2003, p. 73), o hip-hop tem origem na Jamaica, cresceu e ganhou expresso nos Estados Unidos, mais precisamente ao sul do Bronx, em Nova Iorque e constituiu-se em elemento da cultura de rua. Este movimento chegou ao EUA, com Kool Herc, jamaicano que imigrou para o territrio americano, aos 12 anos (1967), de Kingston, levando consigo seu conhecimento sobre a cena musical jamaicana, dentre estes conhecimentos destaca-se Sound system (sistema de som, muito tradicional na Jamaica, que consistia na aparelhagem de som, muito potente ligado na rua). Em meados de 1973, Kool Herc chamou a ateno como DJ no Bronx, em inmeras Block Parties (festas promovidas em blocos de apartamentos abandonados, no Bronx e regio), festas que muito se assemelhavam as de sua infncia na Jamaica, estas festas eram realizadas em parques e escolas, e posteriormente passou a realiz-las em clubes famosos. A razo deste sucesso foi fazer com que as pessoas danassem sem parar, Herc seguiu a filosofia do Sound system, tocando reggae e outros ritmos jamaicanos, o que no deu muito certo, at que conheceu o Soul e o Funk. Passado algum tempo desenvolveu uma tcnica revolucionaria de girar os pratos dos toca discos, alm de ter apresentado um sistema de som mais pesado e mais alto, que todos os outros.

Kool Herc foi considerado um dos o pais do hip-hop, por suas inovaes, como por exemplo, nunca tocar uma musica inteira, mas sim, os trechos que as pessoas mais gostavam: o Break - a parte onde a batida foi tocada na mais pura forma. Os Breaks das canes eram s alguns segundos, ele os ampliou utilizando-se de duas pick-up e dois discos iguais, denominando isto de Break-beat. Esta criao de Herc o fundamento musical para B-boy e B-girl (breaker boys e girls) danarinos que se enfrentavam durante os Break-beat, lembrando as brigas de suas antigas gangues, surgiram aqui tambm os Mcs (mestres de Cerimnias), artistas no microfone que divertem as pessoas fazendo-as danar com suas rimas. Sua contribuio para o novo movimento talvez se encerre por a. Alm da musica, dana e literatura outra forma de arte tambm se destaca no movimento fomentado pelos jovens dos subrbios nova-iorquinos, este o grafite que at ento era apenas uma forma de marcar territrio por intermdio das assinaturas dos membros das gangues, estas nada mais eram do que pichaes. O grafite durante os anos 70 passa por uma evoluo ao adquirir o trao do desenho e uma mensagem diferente do que aquela exibida por seus praticantes. Com esta grande efervescncia nos subrbios de Nova Iorque, Afrika Bambaataa se destaca ao reunir as quatro manifestaes culturais, dando assim origem ao movimento ou cultura urbana denominada hip-hop. Bambaataa nasceu com o nome Kahyan Aasim, em 1957, morador do Bronx, Bambaataa em sua juventude passa a integrar gangues, tornando-se lder da gangue "Black Spades", este era um aficcionado por discos da Black music, a partir deste hobby ele passa a seguir os passos de Herc se interessando assim pelo novo movimento que ali esta surgindo. Afrika Bambaataa percebe que o novo movimento pode se tornar uma maneira de livrar os jovens da criminalidade e o envolvimento com as drogas, por este motivo ele funda uma ONG chamada Bronx River Organization, que muda de nome chamando se The Organization como integrantes os antigos membros das gangues.
Os elementos musicais do rap e o uso da tecnologia musical so aspectos cruciais no desenvolvimento e no uso da forma pelo hip-hop, sendo que essa combinao foi fundamental para a evoluo geral do movimento. (ROSE, 1997, p. 194)

Esta organizao muda novamente de nome passando a se chamar Zulu Nation, este ultimo nome foi dado devido ao grande interesse de Bambaataa pela sua ancestralidade africana em particular a historia dos guerreiros Zulus. A Zulu Nation passa a organizar festas e, assim todo o conhecimento de Bambaataa acerca da cultura hip-hop transmitido.

O Hip-hop no Brasil: Este estudo refere-se anlise da chegada e desenvolvimento do movimento cultural do hip-hop no Brasil, faz-se necessrio um estudo do momento poltico, social e econmico brasileiro, para que possamos entender quais as influncias provocadas com o advento do hiphop na sociedade brasileira que na dcada de 80, por exemplo, na poltica: assistia a discusso e votao da emenda Dante de Oliveira que tramitava no Congresso Nacional e, propunha eleies diretas, a emenda era apoiada pela campanha popular das Diretas J que contava com a participao de polticos, artistas, esportistas, estudantes de diversos nveis e a populao em geral. Esta campanha foi articulada pelos meios de comunicao (rdio, jornais e televiso), teve como principais protagonistas o deputado Ulisses Guimares, o prprio deputado Dante de Oliveira e o radialista Osmar Santos entre outros. O desejo maior da campanha era o fim do regime militar, que durava 21 anos e, assim, restabelecer a democracia, atravs de eleies diretas para todos os cargos eletivos, aqui tambm nasce o Partido do Trabalhador (PT) fundado por intelectuais de esquerda como, por exemplo, o Dr. Hlio Bicudo, o cientista poltico comunista Carlos Nelson Coutinho, Eduardo Suplicy, Jos Dirceu, Rui Falco, etc. e lderes sindicais, com destaque para Luiz Incio da Silva (Lula) e catlicos ligados Teologia da Libertao. Na economia: O Brasil enfrentava a crise do petrleo, que aumentava o valor da dvida externa, uma vez que a maior parte do petrleo utilizado pelo pas era importada, internamente era cada vez pior a distribuio da renda, o fantasma da inflao voltava a aparecer.

No plano social: a grande greve dos metalrgicos de So Bernardo do Campo, Diretas J, que tomou conta de todo o Brasil, os anos 80 foram marcados por muita esperana, por um lado e tambm muita descrena por outro. E neste momento conturbado do Brasil, com o movimento

Direto J, de luta pela Anistia ampla e irrestrita aos exilados polticos e a passagem do regime militar para a democratizao do pas, que surge o primeiro grupo de hip-hop Funk & Cia liderado por Nelson Triunfo. Bem diferente do movimento hip-hop americano o movimento brasileiro nasce de forma tmida tida apenas como um modismo vindo de fora, no pas quando pensava se em msica negra o que se tinha eram os grandes bailes blacks em sua maioria organizados por equipes de som que prestigiam msicos como Jorge Ben (Jor), Tim Maia, Gerson King Combo, Cassiano e Wilson Simonal alm-claro dos grandes nomes da cena americana. Alm das influncias vindas dos inmeros grupos de samba. Este era o cenrio da musica negra brasileira o ento novo movimento vinha chegando ao Brasil de forma acanhada, este chegava por meio de revistas, filmes como Beat Street, Flash Dance que retratava momentos de tal cultura. Entretanto o grande boom da cultura hiphop acontece com a abertura da novela Partida Alto, de 1984, apresentada pela emissora Globo de Televiso e o astro jovem Michael Jackson que em seus vdeos clipes apresentava pessoas danado o break. No inicio do movimento os rap feitos pelos Mcs brasileiros eram inocentes, falavam apenas sobre coisas cotidianas e historinhas criadas em cima das bases americanas, mesmo com esta diferena a nova manifestao sofria preconceito, seus participantes sofriam com a discriminao por partes dos participantes dos grandes bailes Black e pela policia que os viam apenas como marginais. A partir destes ingredientes de discriminao, os Mcs brasileiros acabam por deixar de lado os rap inocentes e, passam a fazer um rap engajado, mais consciente e denunciativo das mazelas da periferia, ou seja, passam a falar de seus cotidianos violentos, a discriminao que sofriam por parte da policia, sociedade. Apesar deste cenrio os jovens no desistiam de se reunir para danar, grafitar, tocar seus pick-ups e fazer suas rimas, estes encontros eram realizados nos centros das grandes cidades, dentre elas So Paulo que ocupa um lugar de destaque no surgimento do hip-hop

brasileiro. Tendo como pano de fundo o largo So Bento, os jovens de diferentes regies da cidade se reuniam para trocar experincias sobre o desenvolvimento do movimento hip-hop. Neste local podamos encontrar os at ento desconhecidos Thade e DJ Hum, Ndee Naldinho, Racionais Mcs, alm do j conhecido Nelson Triunfo. Este ltimo conhecido por sua dana com Funk & Cia de maneira que acabou por influenciar os b-boys e b-girls que ali estavam por esta influencia Nelson Triunfo acaba por ser denominado como o Pai do break brasileiro Mesmo com todos estes acontecimentos, as grandes equipes de som s percebem ao final dos anos 80, o rap como uma das linguagens do hip-hop e que, no apenas uma modinha, que logo passaria assim fazendo diversas coletneas das musicas produzidas at o momento. Nos anos 90 o hip-hop j esta consolidado como um movimento de cultura da periferia das grandes cidades, recebendo as influncias da cultura brasileira. A partir de 1990, uma evoluo se inicia no hip-hop nacional, que passa a ser visto como agente de transformao social, uma vez que musicas passa a clamar por mudanas, por respeito aos direitos humanos, pela valorizao das diferenas raciais e de gnero, todo este apelo feito por rappers sado da periferia, uma vez que o hip-hop uma manifestao cultural da periferia e, estes rappers so oriundos desta, e desejam utilizar-se do movimento para conquistar melhorias para a periferia, alm de evitar que crianas e jovens nascidos nestes locais se envolvam com o crime, a violncia e as drogas. Esta evoluo foi marcada pela disseminao do break, o primeiro elemento do hiphop, a ser apresentado no Brasil, mais precisamente em So Paulo, logo tinha se espalhado por outras grandes cidades e municpios, sua consolidao trouxe para o movimento uma maior visibilidade, gerando autoestima aos afro-descentes, que so a maioria dos participantes do movimento cultural, uma vez que a populao das periferias composta por uma maioria de afro-descentes e, estes passam a cobrar melhorias concretas para suas localidades junto aos poderes pblicos constitudos, melhorias que iro beneficiar toda a comunidade. Em 28 de julho de 1999, nasce Casa do Hip-hop, no espao pblico do Centro Cultural Canhema, mantido pela prefeitura do municpio de Diadema, com o intuito de oferecer uma poltica de acesso difuso e formao cultural, oferece cursos de iniciao em hip-hop e outras linguagens artsticas, alm de eventos que promovam a insero da populao aos bens culturais. Embora tenha sido oficialmente denominada Casa do Hip-hop

somente em 1999, ela fruto de reinvidicaes dos jovens de diversas regies da cidade que desde 1993 se organizavam visando obter espaos para ensaios, encontros, oficinas e workshops especficos. Sendo, portando, um espao conquistado atravs da organizao da populao, em especial os jovens militantes desta cultura, esse espao passou a ser conhecido como posses. Como define DUARTE: Posse o nome que se d aos coletivos de ativistas e de localidades de reunies do hip hop. Genericamente, equivale s expresses coletivas, ncleo, grupo ou, at mesmo, cooperativa, que tradicionalmente definem grupos de mobilizao poltico-social ou artstica. So pequenos grupos. A literatura especializada costuma falar em 40, 50 pessoas, mas esses nmeros so de difcil definio. H casos de posses com 10 integrantes ou menos, com 50 ou mais. Depende muito de vrios fatores, principalmente da fora da cultura nas comunidades. J existem iniciativas locais e nacionais, estabelecendo redes integradas de posses, chegando, por vezes, a multiplicar em muito os nmeros hipotetizados acima.

Mas devemos lembrar que esta no a primeira posse. A Posse no hip-hop um local utilizado pelos envolvidos em tal movimento para que estes possam se reunir para a troca de informaes, decises e reflexes que preocupados com a problemtica da violncia e da pobreza na periferia, se unem e desenvolvem aes para formao cidad atravs da arte e da cultura, e a partir da discutem as formas de contribuio para o desenvolvimento e organizao da comunidade. Tendo esta afirmao como principio podemos dizer que a primeira posse foi a do Largo So Bento. Ainda falando sobre as posses devemos salientar as mais importantes e mais atuantes nesse momento, que esto distribudas nas diversas reas da cidade de So Paulo, bem como nas cidades ao redor da grande capital e por todo o Brasil, j que o movimento hip-hop se espalhou por todas as periferias brasileiras, mas em So Paulo e Rio de Janeiro este tem grande representao. Quero aqui destacar as posses de maior importncia e que tem participado com maior relevncia das aes e produes no estado de So Paulo, uma vez que estas so as mais conhecidas do pblico leigo ou participante do movimento: Na zona norte as posses do bairro

da Brasilndia. Lauzane Paulista e do Trememb, na sul temos diversas posses de muita atividade, como a do Capo Redondo e Helipolis, ainda na zona sul ocorre s batalhas da Estao Santa Cruz do Metr, na zona leste as posses com maior visibilidade so: So Mateus e Cidade Tiradentes, na zona oeste as posses de Pirituba e Vila Zatti entre outras. Na grande So Paulo existe posses muito ativas em So Bernardo do Campo, como a Hausas, em So Caetano do Sul, Santo Andr, Ribeiro Pires, Mau, Rio Grande da Serra a Negroatividades a possse de ligao entre os municpios e em Diadema a Casa do Hip-hop, outras no to ativas como em Carapicuba, Osasco e outras de menores expresses em outras cidades do cinturo que formam a grande So Paulo.

O Hip-hop como Questo de Educao: Aps termos dissertado acerca da historia do hip-hop iremos nos ater ao assunto de maior importncia para as comunidades carentes envolvidas com o movimento cultural e para a pesquisa em questo, uma vez que o foco desta a educao e, como esta vem transformando e auxiliando nos ambientes educacionais por intermdio de uma prtica diferenciada daquela que aplicada ainda hoje nas escolas brasileiras. Para dar continuidade a esta discusso se faz necessrio uma abordagem sobre a educao brasileira como ela se apresenta nos dias atuais, afim de que possamos compreender como a cultura urbana suas linguagens e seus elementos podem contribuir para a construo de um sujeito tico, critico e que luta pelos seus direitos de cidados. Crtico feroz da escola tradicional, Mcluhan aponta os defeitos do sistema atual, que, segundo ele, prefere criticar a mdia, em vez de utiliz-la como aliada na educao. Poucos estudantes conseguem adquirir proficincia na anlise de um jornal. Ainda menos tm capacidade para discutir com inteligncia um filme. Irnico o autor canadense afirma, que a educao tradicional dispe de um impressionante acervo de meios prprios para suscitar em ns o desgosto por qualquer atividade humana, por mais atraente que seja na partida. Nos dias atuais as escolas das comunidades perifricas esto em condies precrias, seja pela ausncia de materiais escolares ou humanos, pela falta de professores ou pelas ms condies de seus prdios, alm de contar com estas interferncias internas as escolas ainda

contam com agentes externos como: a violncias, trfico de drogas a misria e outras diversas mazelas que atingem estas escolas. A falta de professores nas escolas perifricas deve-se aos baixos salrios, a falta de condies favorveis, higinicas, espaciais, estticas, sem as quais os professores se movem menos eficazmente no espao pedaggico. s vezes, as condies so de tal maneira perversa que nem se move, conforme salienta (FREIRE, 2010). Quanto aos estudantes, que denominarei educando, e que sofrem com a carncia alimentcia das periferias, educacional, pois que nela, na maioria das vezes moram pessoas de pouco estudo, portanto de baixa renda, e que, portanto, na maioria das vezes no podem sustentar os seus filhos estudando, uma vez que esses devem auxiliar os pais no sustento da casa, enquanto que o lazer, que deve ser oferecido pelo poder pblico inexistente, pois que esse no investe nas periferias, e dessa forma no existe nas periferias espaos para o lazer e esporte, j a cultura baseia-se somente no ir escola, em alguns bairros da periferia no existe sequer uma biblioteca. Todos esses fatores levam os jovens a procurar alguma forma de entretenimento, de cultura, lazer e esporte, o que faz surgir as ONGs, com o intuito de suprir essa lacuna deixada pelo poder pblico. Algumas destas Ongs fazem o papel de escolas, oferecendo parcela do que deveria ser ofertado pelas escolas da periferia, mas, entretanto no devemos colocar a culpa de toda a ineficincia nas escolas e, tambm no devemos colocar na escola todas as nossas esperanas como se esta fosse o nico lugar capaz de salvar crianas e jovens de um futuro desolador e tambm no podemos dizer que sem esta estes mesmos no podem chegar a algum lugar.
Claro que a escola no a salvao final, apenas um agente que deve compor-se a outros agentes numa parceria em trabalho de cooperao. Somam-se nesse esforo comum, alm de educao, a segurana, a igreja, as empresas, a justia, a poltica, a urbanizao, acultura, os esportes e lazer, todos orquestrados por um poder local, dinamizado por representantes da cidade. (TAKARA, 2003, p.42)

contando com este cenrio de abandono que o hip-hop se apresenta s escolas brasileiras com a inteno de provocar mudanas e auxiliar na formao e conquista da cidadania de jovens, uma vez que a cultura exige destes mais conhecimentos, mais informaes e um maior entendimento poltico.

Atravs dos elementos que constituem o movimento hip-hop e que esto sendo apresentados para estes jovens em escolas da periferia e em ONGs, podemos perceber que o interesse destes pela escola, pelo movimento vem fazendo com que a cultura se alie a educao e traga um maior interesse dos alunos para os contedos a serem estudados.
Esses usos do hip-hop tendem a ter um respaldo poltico e institucional de elementos progressistas do Estado, como o caso da Secretaria Municipal de Educao de So Paulo, que patrocina o projeto Rap nas Escolas Rap... Pensando a Educao. (HERSCHMANN, 1977, p. 42)

Entretanto a cultura hip-hop no bem vista por muitos agentes que realizam a educao escolar, j que esta trata de uma cultura produzida muitas vezes por aqueles que no passado foram excludos dos bancos escolares e, por isto, esto margem de uma escola que supervaloriza uma cultura burguesa em detrimento de outra. Nas escolas que a cultura hip-hop entrou, est por muitas vezes foi mutilada, j que as diversas vertentes de seus elementos so mal interpretadas, pois ao falar do crime e outras situaes cotidianas acabam por gerar indignaes e outros sentimentos. muito difcil compreender esta cultura j que todos os seus elementos so provenientes da rua e em muitos momentos no so explicados por acadmicos. Esta cultura hoje muito utilizada nas escolas, pois converge com as ideias de Paulo Freire que em sua carreira no magistrio defendeu uma educao que empoderasse os mais pobres. Que libertasse este de suas condies de misria valorizando a cultura que estes produzem.
A liberdade, que uma conquista, e no uma doao exige uma permanente busca. Busca permanente que s existe no ato responsvel de quem a faz. Ningum tem liberdade para ser livre: pelo contrrio, luta por ela precisamente porque no a tem. (FREIRE, 1988, p. 34)

Aqui devemos lembrar que a escola atual busca valorizar as experincias trazidas pelos educando, entretanto esta ainda traz em seu bojo resqucios da educao bancria, apresentada por Freire. Como forma de mudar esta cultura a escola tem utilizado este movimento cultural como ferramenta para que professores possam superar as dificuldades encontradas por seus alunos no cotidiano escolar.

O processo perverso da misria, a luta pela sobrevivncia, o preconceito, a superao dos problemas, a marginalizao (hoje batizada com o nome de excluso social) e o esforo de incluso social. (TAKARA, 2003, p.53)

Entretanto este processo demorado, pois como citado acima muitos dos que vivem a cultura hip-hop esto margem da escola, por diversos motivos: como uma linguagem cheia de vcios, erros gramaticais ou at mesmo no sabem escrever o que pensam por isto a cultura hip-hop sofre muito preconceito dos considerados acadmicos. Esta linguagem cheia de vcios e erros gramaticais uma caracterstica dos integrantes do movimento, mas muitos destes erros gramaticais no so exclusivos dos integrantes do movimento hip-hop, j que os erros de pronuncia e escrita fazem parte da fala daqueles que por muito foram excludos dos bancos escolares. Com este falar os participantes do movimento esto em busca da cidadania, do direito de ser reconhecido como individuo na sociedade, como nos fala COLIN (1937), devemos aqui perceber que a linguagem demonstra em muitos casos a situao social do individuo conforme o autor.
No , evidentemente, de hoje que se postula uma ligao entre a diviso das classes e a diviso das linguagens: a diviso do trabalho engendra uma diviso dos lxicos; pode mesmo dizer-se (Greimas) que um lxico precisamente a diviso imposta massa semntica pela prtica de um certo trabalho: no h lxico sem um trabalho correspondente. (COLIN, 1937, p. 94)

Ainda dentro da discusso sobre linguagem e suas variaes encontramos BAGNO (1997), que nos apresenta uma explicao para este fenmeno , quando diz que no existe forma correta ou errada de falar, mas sim uma variao entre linguagem padro (elite) e a no padro (popular), esta ltima a linguagem do movimento hip-hop, uma vez que os compositores (rappers) so oriundos da periferia e que em sua maioria no permaneceram no ambiente formal de escolarizao. De acordo com BAGNO (1997), podemos constatar no nosso dia-a-dia, a existncia de um preconceito lingustico decorrente de fenmenos humanos inerentes prpria natureza humana.
Que existe um preconceito lingustico, to fortemente entranhado na cultura ocidental e com consequncias ainda mais perversas em sociedades como a brasileira, rigidamente hierarquizadas e com ndices alarmantes de excluso

social e de pssima distribuio de renda. Este preconceito lingustico se reflete enormemente ainda mais na cultura hip-hop. (BAGNO, 1997, p. 209)

Este preconceito disseminado no ambiente escolar que por diversas vezes valoriza a cultura dita como erudita em detrimento da cultura popular que por diferentes maneiras so produzidas por seus alunos. Esta deformao ocorre em virtude da falta de conhecimento sobre a cultura popular e o preconceito decorrente da diferenciao do falar. Cabe aqui um parnteses para a explicao deste preconceito que esta enraizado na sociedade brasileira e, que conforme TAKARA (2003) apud SILVA, entendido como uma atitude negativa, desfavorvel, para com um grupo ou seus componentes individuais. Ainda segundo o autor, este se caracteriza por crenas estereotipadas. E os esteretipos so convices pr-concebidas sobre indivduos, grupos e raas, de que resultam ideias, opinies ou sentimentos desfavorveis, formados a priori, sem analise.
So atitudes de natureza hostil, resultante da generalizao apressada de uma experincia pessoal ou imposta pelo meio. Do preconceito desfavorvel resultam a intolerncia e discriminao nas relaes. Estabelece-se, ento, a distncia social entre duas ou mais categorias, grupos ou raas. (TAKARA apud SILVA, 2003, p. 101)

Dentro deste panorama na educao que se encontram algumas aes, que so promovidas por escolas pblicas, tanto na esfera estadual quanto em municipal das periferias, ONGs e individuais, buscando auxiliar na incluso e conquista da cidadania de grupos que sofrem os diversos tipos de preconceito, entre estes grupos podemos citar os do movimento hip-hop, que na maioria das oportunidades so pessoas (jovens) de baixa escolaridade, que tiveram ou possuem muitas dificuldades de aceitarem a chamada educao formal, uma vez que esta no faz referencia a sua vivencia nas periferias pobres e que no procura o aproveitar-se das experincias trazidas por estes indivduos, assim facilitando a integrao deste ao sistema educacional. Conforme nos afirma TAKARA (2003), o movimento hip-hop que tem sido introduzido em algumas escolas pode ser a forma de a periferia reivindicar a sua cidadania e o respeito ao individuo pelos poderes pblicos constitudos.
O hip-hop a voz da periferia, reivindica melhores condies de vida, mais forte do que a voz de partidos polticos. Seus membros, embora muitos desempregados, semi-alfabetizados, a quem falta o mnimo para sobreviver com dignidade, no se consideram vtimas do sistema, mas guerreiros,

embora tenham assistido morte ou priso de companheiros. Para seus membros, ser racional ter conscincia, saber da importncia da cultura e da educao no desenvolvimento pessoal e coletivo. O negro consciente e racional aquele que sabe enfrentar as adversidades. (TAKARA, A. 2003. p. 85)

Corroborando a afirmao acima encontramos em FREIRE (1987), a declarao de que os preconceitos culturais por parte da escola formal provem da insistncia da classe dominante em manter estes jovens das periferias alheios cultura, quando afirma que a incultura do povo tal que lhes parece um absurdo falar da necessidade de respeitar a viso do mundo que eles estejam tendo. Ainda conforme o autor parece absurda a afirmao de que indispensvel ouvir o povo para a organizao do contedo programtico da ao educativa. que, para eles, a ignorncia absoluta do povo no lhes permite outra coisa seno receber os seus ensinamentos. Assim que a discusso que surge entre a educao formal e o aproveitamento das experincias de vida trazidas por estes jovens so ou no de utilidade para a reformulao dos programas de ensino nas escolas? Aldeia Global e s Tribos: Podemos dar inicio a discusso dessa questo buscando na teoria da aldeia global de McLuhan a resposta, observando sua disseminao pelo mundo e como se reorganizou e adaptaram-se nos locais onde est cultura esta presente e ativa. A teoria da Aldeia Global de McLuhan que em seu cerne apresenta o conceito do equilbrio sensorial humano foi capaz de prever importantes mudanas no processo de aprendizagem, entendida como a forma pela qual o individuo constri o seu saber a partir das experincias cotidianas, em uma poca que ainda no se falava de convergncia entre comunicao, educao e tecnologia. Cabe-nos verificar que estas experincias so frutos da modernidade, que esses jovens e crianas tm vivido, com a globalizao, a tecnologia e a disponibilidade das informaes, como no ocorria no incio do sculo passado.

Tendo como ponto de partida tais afirmaes encontramos nessa manifestao cultural as ideias de McLuhan, que disserta acerca da Aldeia Global, quando fala da chegada de um mundo unificado, na forma de grande teia e gerido por uma espcie de alma suprapessoal (...). Como essa manifestao cultural originria das periferias americanas e acabou por se espalhar, adquirindo caractersticas dos locais onde hoje um movimento de resistncia, que se utiliza da comunicao boca a boca para informar aos seus integrantes o local, horrio e dia do prximo evento, encontramos nessa ao a configurao de uma rede, conforme afirmou o autor. A aldeia global do movimento hip-hop a sntese da previso feita por McLuhan, em sua teoria conforme podemos entender:
Previa McLuhan que, no novo mundo unificado da mdia que estava por se afirmar, ao contrrio, os homens se veriam imersos em uma grande malha global, um mundo devassado, sobreposto e instantneo, no qual as ideias se dissolveriam e as diferenas se anulariam exatamente como na cultura pop que ele mesmo via nascer (CASTELLO, 2005).

Portanto, podemos perceber que as aes dos sujeitos e dos movimentos sociais incorporam as transformaes comunicativas da sociedade, organizadas e amplificadas na rede e na forma de comunicao das posses. Essa sociabilidade das posses em rede mostra como as comunidades reagem excluso de seus elementos, na busca de seus direitos a cidadania e incluso social. Ainda dentro das ideias de McLuhan percebemos a comunicao de massa, uma vez que os elementos da cultura hip-hop representa a realidade das periferias mundiais seja pelas mazelas sociais ou pela violncia. Porm no s isso que o Hip-hop busca retratar em seus elementos culturais. O movimento hip-hop possui linguagem prpria, assim como outras manifestaes culturais, por exemplo, o punk, o gtico, o samba e tantos outros, estes criaram uma forma prpria de comunicao entre os membros participantes do movimento, tornando esta forma de comportamento, expresso, agir e falar um cdigo de identificao, do que se costuma denominar de tribos. O que segundo COLIN (1937), remete para a separao dos grupos sociais na medida em que lutam pelo poder. Este poder para o hip-hop esta representado pela conquista do direito a cidadania, uma vez que a maioria dos integrantes do movimento da periferia, que sofre com o abandono do setor governamental.

Sendo essas linguagens especificas de grupos culturais e, tendo por base os estudos de sociolingusticos que demonstram h existncia de diviso entre linguagens, diviso que denomina a linguagem padro/acadmica de sociolecto e a linguagem destes grupos (tribos) de ideolecto, como observa COLIN (1937): tempo de dar um nome a essas linguagens sociais recortadas na massa idiomtica, e cujo carter estanque, por existencial que a principio o tenhamos sentido, segue, atravs de todas as correias de transmisso, de todas as gradaes e complicaes que licito conceber, a diviso e a oposio das classes; chamemos a essas linguagens de grupo soliolectos (por oposio evidente ao ideolecto, ou falar de um nico individuo). (COLIN, 1937, p. 96). Ainda segundo COLIN (1937) afirma o carter principal do campo sociolectal que nenhuma linguagem pode ser-lhe exterior, toda a fala est fatalmente includa num sociolecto. Assim podemos perceber que o idiolecto sempre se faz presente. Encontramos ainda em, Pela mo de Alice; de Boaventura de Sousa Santos, razes para discutir-se o social e o poltico na ps-modernidade, onde o autor apresenta a tenso entre a construo simultnea da subjetividade e cidadania, ele parte da anlise da evoluo social e histrica do estado permeada pelo estudo do jus-naturalistas, ou seja, pelos trs pilares de regulao do estado.
Neste contexto, a hipertrofia da cidadania social identificada ento com o consumismo promoveu o definhamento da subjetividade, transformada em individualizao, e gerou um mal-estar coletivo que vem desde ento se generalizando. Assim, o compromisso social democrtico no deixou qualquer espao para o exerccio da autonomia e da criatividade. (SANTOS, 1997).

A Indstria Cultural e a Reao do Hip-hop: Podemos inferir que hoje a maneira de divulgao do movimento hip-hop esta nas mdias e redes sociais, uma vez que essas oferecem uma maior visibilidade s aes dos principais MCs, aes essas que so: a venda de CDs, produzidos pelos prprios, camisetas e souvenires a comercializao desses acontece durante os shows e eventos organizados pelas diversas posses do hip-hop e tambm atravs dos grupos (equipes), que giram entorno desses, permitindo assim que o movimento continue, mantendo assim a independncia e resistncia ao sistema das grandes gravadoras. Evitando assim a massificao dos produtos produzidos pelo movimento, assim como ocorre com a Indstria Cultural.

A indstria cultural se constitui em um setor especfico da produo capitalista, que engloba toda a produo simblica, e que tem como elemento unificador a ideologia dominante, essa busca nos momentos de descanso, deseja ser o prolongamento da dominao que os trabalhadores sofrem na fbrica, transformando o lazer em fonte de controle social. A indstria cultural desenvolve frmulas para seus produtos, que tem sempre os mesmos elementos bsicos, com algum grau de novidade para poder ser consumido, essa combate a um inimigo j derrotado: o ser pensante, capaz de crtica. Ao menos no pensamento de Adorno e Horkheimer fica claro que o receptor mesmo um sujeito que manipulado e dominado, sem condies de reflexo e resistncia. Os Estudos Culturais reconhecem que existem intencionalidades de dominao por parte da Indstria Cultural. No entanto, partem de uma viso de que existem muitos elementos intervenientes que fazem com que estas intencionalidades se realizem ou no, em partes ou integralmente. Essas aes representam a reao de resistncia do movimento hip-hop cultura de massa, que conforme ADORNO & HORKHEIMER em seus estudos apontaram que a modernidade e o capitalismo com seus avanos tecnolgicos, transformam a cultura e a arte em mercadorias, que a sociedade passa a consumir como produto da indstria cultural: a msica, o livro, o cinema, o rdio e a televiso. Assim qualquer manifestao cultural que passa a ser mediada pelos meios de comunicao de massa, devido sua reproduo em larga escala, vira produto da indstria cultural. Dessa forma o que era considerado obra de arte se transforma em produto.
A indstria cultural desenvolveu-se com o predomnio que o efeito, a performance tangvel e o detalhe tcnico, alcanaram sobre a obra, que era outrora o veiculo da ideia e com essa foi liquidada. Emancipando-se, o detalhe tornara-se rebelde e, do romantismo ao expressionismo, afirmara-se como expresso indmita, como veiculo do protesto contra a organizao (...). A tudo isso deu fim a indstria cultural mediante a totalidade. (ADORNO & HORKHEIMER, 1985, p. 118).

Esse trao distintivo motivou especial reflexo sobre como se constituem as indstrias culturais em pases vindos de mestiagem, de capitalismo tardio e dependente, produzidos a partir de encontros de cultura, com modernizaes conservadoras, alm de permitirem tambm a anlise do deslocamento do popular para o massivo; da relao entre Estado e

indstria cultural; da caracterstica monopolista e conservadora dos empreendimentos em comunicao etc. Contudo podemos observar que a maneira na qual vem se desenvolvendo as aes do movimento cultural refletem a ideia de resistncia indstria cultural e a massificao de seu trabalho. Esta forma de trabalho que veem sendo adotada por alguns abnegados do movimento cultural tem auxiliado no surgimento de novos talentos, alm de colaborar com a obteno de subsdios econmicos, tanto para a continuidade dos lanamentos de novos CDs, como no fortalecimento do movimento cultural, que dessa forma tem conquistado muitos adeptos, assim contribuindo para o crescimento do movimento hip-hop. A exposio e sucesso desses jovens abnegados nas mdias (rdio e TV) e, principalmente na rede mundial de computadores, tm levado outros jovens da periferia que sonham para si e para a famlia com uma melhoria de vida a se integrarem com mais determinao ao movimento hip-hop, uma vez que este pode tornar realidade o sonho de sair do anonimato e do estado de pobreza desses jovens, assim como acontece com outros jovens que sonhavam com a carreira futebolstica, que at a bem pouco tempo no Brasil era a nica forma de o jovem pobre conquistar respeito, mas no a cidadania, uma vez que, os que alcanam o reconhecimento, na maioria das vezes no possuem informao ou estudo suficiente para a luta por seus direitos a cidadania, enquanto que os jovens do movimento hiphop, talvez por exigncia da prpria cultura, tem muito mais informao mas no o conhecimento acadmico - o que lhes permite estar mais bem preparado para as revindicaes dos seus direitos a cidadania, o que perpassa pela educao formal. A adeso ao movimento cultural do hip-hop pode proporcionar a esses jovens pobres da periferia a ascenso social atravs do Grafiti que hoje j se encontra nas galerias de arte Rap (a musica), o elemento de maior projeo do movimento e os Rappers/ MCs os grandes mestres de cerimnia, que so tambm os cantores das rimas do Break que tem sido mostrado nas grandes redes de televiso e por meio dos grandes campeonatos transmitidos pela internet e por fim os DJs que acompanham os MCs criando novas batidas e sampleando grandes sucessos transformando-os em novos sucessos.

Podemos perceber que no movimento hip-hop existe uma forma de comunicao, cdigos de conduta e linguagem especficas, que so compartilhadas na ritualidade das batalhas, festivais e encontros de hip-hop e que se traduzem nas formas de sociabilidade cotidiana. Os integrantes do movimento valorizam sobremaneira o respeito, a humildade, a atitude e firmeza do individuo, pois o posicionamento desses indivduos que o far ser considerado ou no junto aos membros do movimento. Consideraes Finais O movimento Hip-hop, analisado e apresentado como forma de contestao social e poltica, mostrou-se um novo sujeito poltico da esfera pblica no cotidiano da periferia, instrumento poltico de uma juventude excluda, que busca atravs do movimento o empoderamento e a cidadania, transformando jovens de excludos sociais, proscritos e marginalizados a protagonista da cena urbana que surgem como atores de relevncia social. Esses jovens encontram voz no movimento, atravs do qual podem expressar sua dor e a angstia de pobres e perifricos que os afligem e, ao mesmo tempo, tambm podem manifestar sua vontade de mudar essa situao para melhor. Essa arte apresenta-se como uma renovada forma de expresso poltica. Os jovens, por meio dessa arte (atravs do rap, do break, do grafite, dos Dj's e Mc's), apropriam-se de modo simblico do espao urbano e promovem crticas ordem social, a criminalizao da periferia e dos jovens pobres, mdia e violncia diria em suas vrias formas, transmutando assim o movimento cultural do Hip-hop em uma ferramenta de incluso e cidadania. E que a sua utilizao como ferramenta de incluso e cidadania na educao tenda a expandir para todas as unidades da escola pblica, mesmo com a resistncia de alguns setores da sociedade civil, que considera o movimento cultural do hip-hop uma forma de incentivo a criminalidade, uma vez que conhece muito pouco do que tem feito essa manifestao em prol da conquista da cidadania e incluso social de jovens e crianas da periferia. Quanto comunicao o hip-hop, apesar de ter conquistado espao nas mdias tradicionais, continua sua luta para manter-se como produto de reao e resistncia a indstria cultural, o que um paradoxo, uma vez que a maior luta dos integrantes do movimento a conquista de espao, voz e poder de representatividade, mas sua luta para no ser engolido

pela mquina da indstria cultural, tornando o seu produto uma simples mercadoria, se contrape a busca dos objetivos que falo acima. A manifestao cultural do hip-hop hoje uma rede de sociabilidade em todo o pas, que obedece a regras e valores que so difundidos pelos diversos encontros promovidos pelas diversas posses, por instituies no governamentais, pelo estado e por associaes ligadas ao movimento, uma vez que esses perceberam que a utilizao dessa ferramenta tem auxiliado na incluso e no empoderamento da cidadania aos jovens e crianas da periferia, que at bem pouco tempo s enxergavam a possibilidade de se libertarem da pobreza atravs do futebol e que hoje veem no movimento do hip-hop a possibilidade de alcanar projeo social e com isso auxiliar outros jovens a alcanar a mesma projeo atravs da cultura hip-hop.

REFERNCIAS: ADORNO, Theodor Wiesengrund. A Indstria cultural, In: COHN, G. (org.). Theodor W. Adorno: Sociologia. So Paulo: Editora tica, 1986. ADORNO, Theodor Wiesengrund; HORKHMEIMER, Max. Dialticado esclarecimento: fragmentosfilosficos. Traduo de Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. p. 118. BAGNO, Marcos. A lngua de Eullia: Novela Sociolingustica. 16 Ed. So Paulo, Editora Contexto. 2008. p. 209. BARTHES, Roland. CASTELLO, Jos. Assim dizia McLuham. 17 out 2005. Disponvel em: HTTP://blogdomarcuscarvalho.blogspot.com/2005/10/assim-dizia-mcluham.html, acesso em; 10 jan.2011. COLIN, Armand. Une civillization nouvelle? Homenagem a Georges Friedmann, 1973. Gallimard. Paris. 1937. p. 94. DUARTE, Cludio Manoel. EM TORNO DO HIP HOP uma entrevista com o professor Nelson Maca. Disponvel em: www.overmundo.com.br/.../em-torno-do-hip-hop-umaentrevista-co... FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 18 Ed. So Paulo, Editora Paz e Terra S/A., 1988. p. 34. HERSCHMANN, Micael (organizador). Abalando os anos 90 - Funk e Hip-hop: globalizao, violncia e estilo cultural. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1997. p. 42

Rose, T. Um estilo que ningum segura: poltica, estilo e a cidade ps-industrial no hip hop. Em M. Herschmann, (Org.), Abalando os anos 90: funk e hip-hop: globalizao, violncia e estilo cultural. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1997. p. 194-199. TAKARA, Alexandre. Educao Inclusiva: Movimento Hip-hop. So Paulo, Editora Alpharrabio. 2003. pginas 42-53-85-101. SANTOS, Souza Boaventura de. Pela mo de Alice O Social e o Poltico na Transio do Ps-Moderno. 4 Ed. So Paulo,. Editora Cortez, 1997.

Potrebbero piacerti anche