Sei sulla pagina 1di 3

Fingimento Potico: O poeta um fingidor pois este obrigado a fingir sentimentos numa desertificao continua, para uma total

al disponibilidade artstica. A criao artstica o produto do jogo entre a razo (intelecto) e o corao (emoes) e assim, o poema o produto do fingimento potico. O poeta no um fingidor, nem mente, ele apenas sente com a razo e no com o corao. A arte potica resulta da intelectualizao das sensaes. Isto significa, q , para o poeta, um poema um produto intelectual e por isso no acontece no momento da emoo, mas no momento da recordao. Assim, ao no ser um resultado direto da emoo, mas uma construo mental da mesma, a elaborao de um poema defini-se como um fingimento. Tal significa que o ato potico apenas pode comunicar uma dor fingida, inventada, pois a dor real (sentida) continua apenas com o sujeito, que atravs da sua racionalizao a exprime atravs de palavras construindo o poema

DOR DE PENSAR: O sujeito potico v-se dominado pelo pensamento, ao pondo do mesmo o impedir de vivenciar qualquer experienica. Todas as sensaes so conscencializadas, racionalizadas. Deste modo o eu potico vive num estado de sofrimento permanente, a dor de pensar. Desta forma, o pensamento provoca a dar e assim o poeta inveja aqueles que so insconcientes e que no se despertam para a atividade de pensar. Assim, o poeta inveja a felicidade alheia porque esta inatingvel para ele, ou seja, a inconscincia inatingvel de alcanar pois o pensamento uma atividade que se apodera do sujeito potico, provocando o sofrimento e condicionando a sua felicidade. Impedindo de ser feliz, procura a realizao do paradoxo de ter uma conscincia inconsciente. O poeta deseja ser inconsciente, mas no abdica da sua conscincia, manifestando a vontade de conciliar ideias inconciliveis, o desejo do impossvel, ou seja, ser consciente e inconsciente ao mesmo tempo. O poeta consciente(racionaliza as suas emoes, questionando e problematizando de forma a n poder ser feliz)

-O SER FRAGMENTADO: O sujeito potico um ser fragmentado, ou seja, tem a capacidade de ter mltiplos eus pois perdeu a identidade completa, deixando de ser um ser completo. Ao viver dominado pelo pensamento, o s.potico procede introspeo, escolhendo o eu como alvo preferencial da sua anlise. Em resultado disso, ve-se mltiplo, fragmentado, diverso, o q lhe provoca tbm um sofrimento existencial. A procura incessante da sua identidade, da sua unidade uma constante ao longo dos seus versos. Desta forma, o s.poetico encontra-se disperso no conseguindo encontrar-se nem conhecer-se a si prprio. -SONHO, EVASAO, DESILUSAO, TEDIO,FRUSTACAO Perante um passado em que o s.potico j no se reconhece, um futuro que desconhece e um presente que no o satisfaz, o sonho surge como fuga/evaso realidade. Contudo, este sonho, porque fruto do pensamento, que gera a dor de pensar, apenas o conduz inatividade, ao abandono da vida e frustrao, pois a dor do poeta resulta daquilo que ele quer, tudo, do que aquilo que ele consegue realizar, nada. O sonho tbm descrito como o possvel caminho para chegar felicidade, mas ao saber que o sonho no a soluo cai no tdio e na desiluso, acabando por afirmar que dentro de ns que encontramos a verdadeira felicidade.

NOSTALGIA DA INFANCIA PERDIDA: O s.potico aprisionado num presente de sofrimento causado pela dor de pensar, desiluso e tdio, evade-se para o passado da infncia. Este tempo representa as ideias de bem, felicidade, inconscincia, ternura e amor e onde no havia barreiras entre o sonho e a realidade. O poeta tem saudades deste tempo pois era o tempo em que era feliz pois no pensava nem racionalizada. A infncia vista como a felicidade quer quando se vive, quer quando se recorda, pois o poeta no pode voltar a reviver essa felicidade, apenas a pode recordar, afirmando que valeu a pena para ser feliz nessa altura para hoje se poder alimentar dessa recordao. essa recordao que o conforta, apesar de sofrer pois sabe que jamais pode voltar ao passado, voltar a ser feliz.

Reprter do quotidiano: A poesia de c.verde caracteriza-se pela existncia de um s.potico inserido num determinado espaco e num determinado tempo, q aplica o seu olhar atento e reflexivo realidade que o circunda. Os poemas de cesrio verde apresentam-nos um narrador e personagem ao mesmo tempo que nos descreve o que v. A temtica geral da sua poesia a observao da realidade. A ateno de um eu deambulante ao real e ao quotidiano leva criao de poemas que transmitem os ritmos citadinos e campestres e que fixam instantneos da realidade. Contudo, fixador de imagens em movimento, o olhar de cesrio apenas objetivo: a realidade, objeto da observao, captada por um sujeito que dela apresenta o seu ponto de vista- no se trata da reproduo real da realidade, mas sim da sua representao atravs da captao sensorial. Os poemas so elaborados por um olhar subjetivo. O poeta pretende captar as impresses q os objetos lhe deixam atravs dos sentidos. Ao vaguear, deambular, o poeta perceciona a cidade e o eu o resultado daquilo que ve. Cesario procura representar a impresso que o real deixa em si prprio.

CIDADE/CAMPO: A cidade personifica a ausncia de amor e da vida. Ela surge como uma priso que desperta no sujeito um desejo absurdo de sofrer. um foco de infees, doena e morte. simbolo de apresso, injustia, industrializao. Para cesrio, atrao despertada pela cidade une o sentimento de aprisionamento e de opresso, originando um desejo de fuga. Significa a ausncia, impossibilidade. Associada a uma vida limitada, reprimida e doentia. O campo aparece associado vitalidade, alegria, ao trabalho, fertilidade, sade, liberdade e vida. O poeta encontra a energia perdida quando volta para o campo pois este anima-o, revitaliza-o e da-lhe saudade. Para cesario o campo uma realidade concreta.Significa a liberdade com uma vida ativa, saudvel e livre. O poeta valoriza o campo, ou seja, valoriza o natural em detrimento do artificial (cidade)

HUMILHAO: Sentimental: mulher formosa, fria, distante e altiva; a mulher fatal da poca-humilhacao do sj.poetico tentando a aproximao; a mulher burguesa, rica- humilhao do s.poetico que n ousa aproximar-se devido a sua baixa condio social; a mulher fatal, palica, distante que o poeta deseja humilhao e a necessidade de controlar impulsos emocionais Esttica: a revolta pela incompreenso que os otros manifestam em relao a sua poesia e pela recusa de publicaes por alguns jornais Social: o povo oprimido pelos poderosos, o abandono a que so sujeito os doentes, o povo dominado por uma oligarquia poderosa. Questo social: o poeta coloca-se ao lado dos desfavorecidos, dos injustiados, dos marginalizados e admira a fora fsica do povo trabalhador.

Figura feminina: Negativamente: mulher opressora e fatal- altiva, aristocrtica, frigida que atrai/fascina o s.poetico, provocandolhe o desejo de humilhao. Surge associada cidade servindo para retratar os valores decandentes e a violncia social. Positivamente: mulher anjo- viso angelical, reflexo de uma entidade divina, simbolo de pureza com traos de beleza angelical. natural, pura, embora ligada a cidade encarna qualidades inerentes ao campo. Desperta no sujeito um desejo de proteo. Mulher oprimida- resignada, vitima da opresso social urbana, humilhada, com a qual o s.poetico se identifica.

Plano da Viagem A narrao dos acontecimentos ocorridos durante a viagem realizada entre Lisboa e Calecut: Partida, peripcias da viagem, paragem em Melinde, chegada a Calecut (ndia); Regresso e chegada a Lisboa. o fio condutor de todo o poema, conferindo-lhe unidade; Plano da Histria Relato dos factos marcantes da Histria de Portugal. contada a historia de um povo Plano da Mitologia A mitologia permite e favorece a evoluo da ao (os deuses assumem-se, uns como adjuvantes, outros como oponentes dos Portugueses) e constitui, por isso, a intriga da obra. Os deuses apoiam os portugueses Plano das consideraes do Poeta/ Excursos do Poeta Consideraes e opinies do autor expressas, nomeadamente, no incio e no fim dos cantos; Cames faz-se ouvir na 1 pessoa. O titulo Os lusiadas remete para o heri coletivo da obra, ou seja, os filhos de luso. Cames canta a descoberta do caminho martimo para a India, numa viagem cheia de perigos, comandada por vasco da gama. De volta ptria com o objetivo alcanado a Lusitana gente premiada com a ilha dos amores, onde marinheiro e ninfas se unem num casamento eterno que os imortalizar.

O casamento a forma de sagrao e valorizao do heri, depois de esforos suscitados pela viagem, conseguir a imortalizao ao esconder ao nvel dos deuses; a ilha ser ento a recompensa pelos fatos gloriosos. A imortalidade a recompensa para os que inspiravam a sua ao no amor ptria. O heri coletivo (povo portugus)-luta, esforo, divinao . Mitificao do heri- bilho da terra tao pequeno conseguiu superar o mar que o transcendia, vencendo as adversidades interpostas pelos Deuses. Os lusadas so uma alegoria, com a intriga dos deuses mitolgicos a darem unidade ao a favorecerem o seu desenvolvimento. Consideraes do poeta: - Valorizar a importncia das lutas e lamenta que os portugueses no as valorizem; -realar o valor da gloria alcanada por mrito prprio; -lamenta a importncia atribuda ao dinheiro-fonte de corrupo.

Canto I: O poeta indica o assunto global da obra(proposio): cantar o peito ilustre lusitano. O poeta vai cantar os que se tornaram mortais na memoria pelos feitos ilustre que fizeram. Ele quer espalhar por toda parte cantando espalharei por toda parte, quer cantar essas faanhas guerreiras, quer cantar o povo portugus. Invovao s Ninfas do tejo (tagides): dirige-se s tagides para lhes pedir o estilo e eloquncia necessrias para a execuo da sua obra: pois um assunto tao grandioso exitia um estilo e eloquncia elevados, dai a necessidade de solicitar o auxilio das entidades protetoras dos artistas. O porta oferece o poema a d.sebastiao (dedicatria): o poeta exalta-o e pede-lhe que faa feitos gloriosos, dignos de serem cantados numa epopeia e ao elogiar pretende tambm proteo e reconhecimento pela sua obra, pelo facto de ele estar a enaltecer o povo portugus. Narrao em media res: j no meio do seu curso (quando os nautas esto praticamente no canal de moambique) pq a parte inicial sera narrada mais tarde numa analepse. Consilio dos deuses-os deuses renem-se decidindo sobre a chegada dos portugueses a india. Oposio de baco mas jupitel resolve apoar os portugueses. Canto II: Viagem de mombaa a moambique. Vasco da gama apercebe-se do perigo e dirige uma prece a deus. Venus pede a jupiter que proteja os portugueses, profetizando-lhes futuras glrias.

Canto III: Invocao a calope, muda da poesia pica. Pede-lhe que lhe inspire versos imortais e divinos e que o ensine a por as palavras adequadas na boca de vasco da gama quando este fizer ao rei o relato da historia de Portugal. Canto IV: Despedida de belem (angustia das famlias). Velho do restelo Canto V: viagem de lisboa a melinde. Episodio do gigante do adamastor. Reflexes sobre a dignidade das artes e das letras. Canto VI: viagem de melinde a calucute.Invocao a venus venus vai seduzir os ventos, os ventos acalmam e os portugueses conseguem chegar a Calecute. Reflexes do poeta sobre o valor da fama e da glria. Canto VII: armada em calecut. Elogio do poeta ao espirito de cruzada. Invocaao as ninfas do tejo e do mondego. Reflexoes do poeta: critica aos opressores e exploradores do povo. Canto VIII: reflexo sobre o vil poder do ouro Canto IX: ilha dos amores. Reflexoes sobre o significado e o valor da imortalidade. A ilha dos amores surge como uma recompensa por terem sido ousados, corajosos e por isso so considerados heris. So estes heris que vao receber prmios por terem feito feitos imortais e ento conseguiram atingir a imortalidade. Canto X: prolepse: profecia sobre o futuro dos portugueses. Invocao a calope. Lamentao do poeta apelando a d.sebastiao

Reflexes do poeta: cantoI(reflexo sobre a fragilidade humana ) O perigo que espreitam o ser humano (o heri) tao pequeno diante de foras poderosas da natureza (tempestades, o mar, o vento), do poder de guerra e dos traioeiros enganos dos inimitos. Camoes interroga-se sobre a possibilidade de um bicho tao pequeno encontrar um porto de abrigo sem atentar contra a ira divina. Grandes dificuldades que o homem enfrenta:-a dissimulao (ser/parecer),adversidades no mar e em terra, a fragilidade e a efemeridade humanas que levam a uma terrivel insegurana e fragilidade. Exaltao->valentia dos portugueses que mesmo pequenos, vencem os maiores desafios. Canto IV (reflexo sobre os que desprezam a poesia): O motivo da critica que o poeta enderea aos importantes da nao portuguesa, o facto dos portugueses desprezarem a arte e a poesia, sendo a nao portuguesa uma nao pouco cultura. O poeta sente vergonha porque os portugueses desprezaram a arte, no tem pessoas letradas, afirmando que quem no tem cultura, no a pode valorizar, no a sabe apreciar porque quem no sabe arte, no na estima . O poeta recorre ao povo grego que teve herois que apesar da gloria que tiveram no deixaram a cultura para trs.

Canto VI(reflexes do poeta sobre o valor da fama e da gloria): O homem sera capaz de triunfar de desprezar as horas e o dinheiro e vencer os apetites pelas quais a fortuna o domina, subtraindo-lhe a vontade. Obstaculos fama e gloria(imortalidade): - viver a sombra da gloria dos antepassados, os luxes e os requintes, os manjares e os passeios. Meios/atos para atingila: -a busca esforada, -a disponibilidade para a guerra, -as navegaes rduas por regies inspitas, a custa do sofrimento, - a vitoria sobre as liminatoes pessoais. O poeta afirma que com trabalho que se consegue atingir as honrarias, mas apenas com o seu prprio trabalho, no com o dos outro. Para isso necessrio vencer frios, perigos,ventos, tempestades : sofrendo tempestades e ondas cruas . O bicho da terra consegue vencer as dificuldades, o medo, o cansaco e vencer os seus objetivos(chegar a india). Afirma tambm que no encostando-se aos outros nem viverem uma vida de luxo que se consegue a fama e a gloria, so se consegue alcanar com trabalho, esforo e vontade. S a honra e a gloria alcanados por mrito prprio podero ser alcanados. A virtude e a honra como nicos meios de aquisio da experiencia e do conhecimento.

Canto VII: Reflexao sobre a magoa causada pela sociedade: O poeta queixa-se da ingratido de que vimita. Ele, que sonhava com a coroa de louros dos poetas, v-se ao esquecimento e sorte mais mesquinha, no lhe reconhecendo, os que detem o poder, o servio que presta ptria. Esta reflexo, pretende ser uma interveno pedaggica: o poeta canta e louva os portugueses, embora os censure e acuse de ignorncia e de desprezo pela cultura, alertando-os para os periogos resultantes do menosprezo da cultura. Mais do que a injustia sentida, o poeta lamenta sobretudo a indiferena e a insensibilidade daqueles que no dao valor ao reconhecimento que lhes feito nOs lusiadas. O poeta queixa-se da falta de valor e de reconhecimento por aqueles a quem ele canta. Senao aqueles que, eu cantando andava/tal premio de meus versos me tornassem. O poeta assim, afirma que os que vem a seguir no se sintam incentivados para cantar Portugal. Desta forma, ele no vai mais louvar quem no merece, no vai cantar aos ambiciosos, os que no querem saber do seu esforo. Canto XIII: reflexo sobre o vil poder do ouro: O poeta critica sobre a traiao, a corrupo, a tirania. Vai fazer a condenao riqueza fcil que tanto sujeita os ricos como os pobres, a ganancia e a corrupo.A sede de dinheiro provoca acoes pouco nobres de ricos e pobres.

Canto IX: reflexo sobre o significado e o valor da imortalidade: Num tom magistrio, o poeta incita os homens a alcanarem a verdadeira gloria e a fama, que no se consegue pela cobia, ambio ou tirania, mas sim pela justia, coragem e heroismo. Vicios a evitar:-cio, cobia,ambio e tirania e ponde na cobia um freio duro. Ideias a perseguir: -aplicacao de justia na paz, guerra justa,-renuncia ao poder do dinheiro, desafio dos prprios limites. Afirma que milhor merec-los sem os ter ou seja melhor merecer e no ter do que os ter sem os merecer. Se fizerem tudo corretamente so considerados heris, so recompensados e so recebidos na ilha de venus como verdadeiros heris. Pois levaram uma vida em prol da ptria e do reino, lutando para glorificar a ptria. Sereis entre os heris esclarecidos/E nesta ilha de vnus recebidos Canto X: Lamentacoes do poeta: O poeta recusa continuar a cantar por considerar que canta para gente surda e endurecida, ou seja, gente que no tem capacidades para apreciar a excelncia do seu canto pico. Camoes no entende o motivo pelo qual a ptria no sente orgulho, nem reconhece o valor dos seus feitos mais ilustres e letrados, e por isso, dirige-se a d.sebastiao, lembrando-lhe que tem ao seu servio vassalos excelentes . O poeta esta cansado de ver que no esta a ser ouvido e por isso no pode cantar mais, est desafinado Destemperada e a voz enrouquecida O poeta afirma tambm que muitas das vezes dos pequenos que sai o louvor eprfeito. Sabem elogiar melhor que os grandes.

EPISODIOS:Velho do restelo: (138): O velho do restelo a voz do bom senso. Politicamente, o velho representa a classe social que se opunha expanso martima, a velha nobreza. O velho critica a ambio do homem por querer ir alem dos seus limites e por nutrir gosto pela guerra, matando por crueldade e ferocidade, justificando-se com valores. Critica tambm o facto de querem ir to longe, tendo aqui um local tao perto, o norte de africa, de modo a satisfazer a nossa ambio.

Lusiadas: Na proposio camoes anuncia que vai cantar as grandes vitorias e os grandes heris. Vai tambm cantar as navegaes e as conquistas do oriente. Camoes da especial destaque aos que por obras valorosas se foram da morte libertando, ou seja, daqueles que pelos feitos heroicos se tornam eternos porque vivem para sempre na memoria dos homens. a valentia dos portugueses que camoes vai cantar.

Potrebbero piacerti anche