Sei sulla pagina 1di 4

MEDIDA DA PRESSO DE VAPOR DE UM LQUIDO PURO PELO MTODO FQ/UFRJ

INTRODUO: A presso de vapor de uma substncia lquida pura varia com a temperatura segundo a equao de Clausius-Clapeyron. ln (Pv) = - Lv/RT + Const. onde Pv a presso de equilbrio do lquido com seu vapor (presso de vapor), T a temperatura de equilbrio e Lv o calor latente de vaporizao da substncia. Nesta experincia sero determinadas as presses de vapor da gua em diversas temperaturas, para que se possa construir o grfico de lnp versus 1/T, com o objetivo de se verificar a validade da equao de Clausius-Clapeyron e, pelo coeficiente angular da reta obtida, calcular o calor latente de vaporizao da gua. As determinaes experimentais de Pv e de T de equilbrio sero realizadas com o equipamento esquematizado a seguir: O lquido a ser investigado colocado num balo (B) que fica imerso em um banho de aquecimento (A). O balo provido de um termmetro (T) e um condensador (C). O condensador (c) comunica-se com a linha de vcuo. Um manmetro de mercrio (M), de tubo aberto, indica a diferena de presso entre o interior da linha e a atmosfera. O manostato (m) constituido de um frasco grande que destinado a estabilizar a presso, que pode ser alterada por meio de uma bomba de vcuo. H duas torneiras na linha de vcuo. A torneira de trs vias T1 serve para ligar a linha bomba ou isolar o sistema do exterior. A torneira T2 faz a conexo do sistema com a atmosfera.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:

1) O balo (B) deve conter um volume de gua aproximadamente a metade de seu volume. 2) Estabelecer, por intermdio da bomba de vcuo, uma diferena de presso entre o sistema e o exterior de cerca de 600 mmHg. Fechar a torneira T1 e, ao mesmo tempo, abrir a torneira T2, de modo a isolar o sistema e ligar a bomba para a atmosfera. Desligar a bomba de vcuo a seguir. 3) Por meio de uma placa de aquecimento, aquea suavemente a gua contida no balo (B) at que esta entre em ebulio. Verifique que no equilbrio, a temperatura se mantm constante, e que ocorre a formao de um anel de condensao no incio do condensador. 4) Medir a diferena de altura h entre os dois ramos do manmetro de mercrio (M) e a temperatura da gua do balo (B). 5) Mediante manobra na torneira T1, admitir um pouco de ar no sistema, de modo que a diferena entre os nveis de mercrio no manmetro diminua de aproximadamente 10mm. Fechar a torneira T1 isolando, novamente, o sistema do exterior. 6) Na nova presso, repetir o procedimento dos tens (3) e (4). 7) Proceder desta forma, repetindo sucessivamente os tens (5) e (6), de modo a dispor de oito a dez medidas de h e T. 8) Medir a presso atmosfrica (Patm) em um barmetro. Calcular as presses de vapor da gua pela relao PV = Patm - h. 9) Ao terminar, restabelecer a presso atmosfrica no sistema, desligar a gua do condensador e o aquecimento.

Observaes: 1) Deve-se prestar ateno para no permitir que o vapor de gua passe para a linha de vcuo. O anel de condensao do lquido no deve ultrapassar o primeiro tero do condensador. 2) H risco de fragmentao do frasco usado como manostato. Precauo indispensvel envolv-lo num envlucro rgido.

3) Este mtodo se presta para medir presso de vapor de solues; a principal caracterstica deste sistema manter a concentrao da soluo constante ao longo das medidas atravs do retorno do solvente que condensa no condensador. Isto no ocorre no isotencioscpio. Para homogeneizar a temperatura e a concentrao, ao mesmo tempo que facilita a ebulio dentro do balo, a soluo agitada com o auxlio de um basto magnetizado acionado por um agitador magntico. Outro detalhe que sendo o volume do lquido utilizado neste mtodo, bem maior que no isotencioscpio, no qual rapidamente se estabelece o equilbrio trmico com o banho. O termmetro deve ser colocado dentro do balo com o seu bulbo na interface lquido/vapor, de tal forma que seja possvel medir de maneira precisa a temperatura de equilbrio. tambm o tempo necessrio para que seja alcanado o equilbrio maior que no isotensioscpio devido aos maiores volumes do sistema. 4) Este mtodo permite medir a presso de vapor de solues, tambm em funo da concentrao. Para isto, com auxlio de uma bureta graduada, adiciona-se sucessivamente uma certa quantidade de solventes soluo, obtendo-se assim, novas concentraes. 5) O instrumento menos preciso que o isotensioscpio, devido a flutuao na leitura da temperatura. Isto decorre do fato que a determinao da temperatura no feita de modo instantneo. CLCULO E RELATRIO: 1) Faa uma tabela com os dados obtidos, conforme o modelo abaixo: t(0C) T(K) 1/T hs
hi

PV

1n(PV)

2) Construa um grfico de 1n (Pv) contra 1/T e determine o coeficiente angular (CA) da reta obtida. 3) Calcule a entalpia ou calor de vaporizao da gua utilizando a equao abaixo:

Hm = R.(CA), onde R = 8,31 J/mol.k


OBS: O grfico pode ser construdo pelo programa ORIGIN instalado nos microcomputadores do laboratrio.

O programa fornece a impresso do grfico os valores dos coeficientes a e b e tambm o valor do coeficiente de correlao r.

MEDIDA DA PRESSO DE VAPOR DE UM LQUIDO PURO PELO MTODO FQ/UFRJ

Materiais 1) Balo de fundo chato 2) Condensador 3) Termmetro 4) Manmetro de mercrio 5) Kitasato (trap) 6) Manostato de 10 a 20 01 01 01 01 01 01

Equipamento 1) Agitador magntico e placa de aquecimento 2) Placa de aquecimento

Reagente 1) gua destilada

Potrebbero piacerti anche