Sei sulla pagina 1di 3

Ncleo de rbitros de Futebol da Figueira da Foz

7 Concurso Responde e Ganhas


Teste n 23 Figueira da Foz, 24 de Maro de 2014

Para cada questo, escolha uma (e s uma) resposta. Perguntas com mais do que uma resposta sero consideradas nulas e recebero O pontos. Cotaes das perguntas: Resposta certa: 5 pontos; ausncia de resposta: 0 pontos; resposta errada: -2 pontos.

1 - Indique dois aspetos importantes que o rbitro dever assegurar antes de mandar marcar uma grande penalidade.
a) O executante da grande penalidade estar identificado; no haver jogadores colegas do executante frente da linha da bola. b) A bola estar colocada corretamente na marca de grande penalidade; os colegas de equipa do executante e do guardaredes estarem fora da rea de grande penalidade, para alm do arco de crculo da marca de grande penalidade, atrs da linha da bola. c) Os colegas do executante estarem atrs da linha da bola e o guarda-redes adversrio estar posicionado na linha de baliza.

2 - Em determinadas circunstncias antidesporti vo se um jogador?

uma advertncia deve

ser

aplicada por comportamento

a) Tocar deliberada e ostensivamente a bola com as mos para impedir um adversrio de ficar de posse da bola. b) Tocar deliberadamente a bola com as mos para impedir um adversrio de ficar de posse da bola. c) Tocar ostensivamente a bola com as mos para impedir um adversrio de ficar de posse da bola.

3 Qual deve ser a deciso do rbitro em termos tcnicos na seguinte situao de jogo? Um jogador atacante, colega do executante, invade a rea de grande penalidade depois do apito do rbitro e antes de a bola estar em jogo, tendo sido obtido golo .
a) Pontap-livre indireto no local em que ocorreu a infrao b) Golo vlido. c) Repetio do pontap de grande penalidade.

4 - Em qual destas situaes no necessrio o rbitro fazer uso do apito?


a) Recomeo do jogo numa grande penalidade. b) Interromper o jogo aps a obteno de um golo. c) Recomeo do jogo aps uma substituio.

5 - O rbitro deve advertir os jogadores que retardem o recomeo do jogo. Em que situaes?
a) Quando um jogador substitudo sair em passo normal. b) Quando um jogador simular pretender fazer um lanamento lateral e deixar a bola para um colega de equipa o efetuar. c) Quando um jogador impedir o guarda-redes de soltar a bola das mos.

6 - Um jogador defensor, sobre a linha de golo, mete as mos bola para evitar que ela entre na sua baliza, mas mesmo assim a bola acabou por entrar. Como deve proceder o rbitro?
a) Deve validar o golo. b) Deve assinalar grande penalidade e advertir o infrator. c) Deve validar o golo e advertir o infrator.

7 - A lei 1 obriga a que todos os campos tenham baliza e que estas obedeam aos seguintes requisitos:
a) Devem ter redes fixas ao solo. b) Os postes e a barra devem ser de cor branca. c) Que as suas medidas no excedam os 7,22 m de comprimento e os 2,43 m de altura.

8 - Durante a execuo de pontaps de grande penalidade para se encontrar um vencedor, pode um qualquer jogador ser substitudo?
a) Sim, desde que a sua equipa ainda disponha de jogadores para esse efeito. b) Com exceo do guarda-redes de qualquer das equipas, nenhum outro jogador pode ser substitudo durante a referida execuo de pontaps de grande penalidade. c) Sim, mas necessrio informar o rbitro dos motivos.

Ncleo de rbitros de Futebol da Figueira da Foz 7 Concurso Responde & Ganhas Futebol

9 - Um defensor atrasa a bola com os ps para o seu guarda-redes. Este recebe-a com os ps, transportaa at linha da rea de grande penalidade, agarra-a com as mos e recoloca-a em jogo. O que fazer?
a) Deixar seguir o jogo pois no foi cometida qualquer infrao. b) Punir a equipa do guarda-redes com um pontap-livre indireto quando ele agarrou a bola com as mos. c) Deve punir a equipa do defensor com um pontap-livre indireto no local onde o jogador atrasou a bola com os ps para o seu guarda-redes.

10 - No caso de um jogador pretender executar um pontap-livre de uma forma rpida, que condies tm de estar reunidas?
a) No existir advertncia ou expulso a aplicar pelo rbitro, bem como esse pontap-livre no requerer a ateno do rbitro. b) O rbitro estar com a mxima ateno ao lance; a bola estar parada; no existir qualquer sano disciplinar a aplicar. c) No existir qualquer sano disciplinar a aplicar; o pontap-livre ser executado rapidamente, em poucos segundos, logo aps o jogo ter sido interrompido; a bola estar parada no local da infrao; o pontap-livre no requerer a gesto do rbitro; o rbitro ainda no ter comeado a controlar a barreira ou os adversrios do executante para os colocar distncia regulamentar.

11 - Um jogador que tem somente sua frente o guarda-redes adversrio, no momento em que a bola lhe passada, est ou no em posio de fora de jogo?
a) Se a bola lhe for passada por um colega de uma posio mais atrasada est fora de jogo. Se a bola lhe for passada da mesma linha ou de uma posio mais avanada em relao ao local onde o jogador se encontra, no est fora de jogo. b) Com o guarda-redes apenas sua frente o jogador est fora de jogo. c) Se lhe for passada da mesma linha ou de uma posio mais avanada em relao ao local onde o jogador se encontra, est fora de jogo. Se a bola lhe for passada por um colega de uma posio mais atrasada no est fora de jogo.

12 - Um atacante, com a bola em seu poder, empurrado por um adversrio. O rbitro d a lei da vantagem porque um colega do atacante se apoderou da bola. Este avana com ela e remata baliza, mas a bola saiu ao lado do poste. Que deciso deve tomar ento o rbitro?
a) O rbitro deve ordenar o recomeo do jogo com um pontap de baliza. b) O rbitro deve ordenar o recomeo do jogo com um pontap livre direto. c) Tendo em conta as circunstancias, deveria ter interrompido de imediato o jogo.

13 - Se estiver muito calor, e se o jogo estiver a decorrer pode um qualquer jogador abandonar voluntariamente o terreno de jogo para beber gua?
a) No. M esmo quando o jogo est interrompido a gua pode ser fornecida em garrafas de plstico que devero estar colocadas a 1 metro de distncia das linhas laterais. b) Sim, desde que v beber gua e regresse de imediato ao terreno de jogo. c) No. M esmo quando o jogo est interrompido a gua pode ser fornecida em garrafas de plstico que devero estar colocadas a 1 metro de distncia das linhas laterais. Por outro lado, o guarda-redes pode tambm beber gua desde que utilize uma garrafa de gua colocada obrigatoriamente num canto da sua baliza.

14 - Diga as condies necessrias para que o rbitro possa punir com um pontap-livre direto a equipa de um jogador que cometeu uma infrao.
a) necessrio que um jogador cometa uma das 10 faltas graves previstas na Lei 12 sobre um adversrio. b) necessrio que um jogador cometa uma das 10 faltas graves previstas na Lei 12 sobre um adversrio e que jogo esteja a decorrer. c) necessrio que um jogador cometa uma das 10 faltas graves previstas na Lei 12 sobre um adversrio, que o jogo esteja a decorrer e que a falta seja cometida p or um jogador defensor.

15 - Para defender uma bola rematada rente ao cho, o guarda-redes lana-se, consegue apanhar a bola, mas deslizando pela relva, vai sair fora da rea de grande penalidade com ela bem agarrada entre os braos. Deve o rbitro intervir ou no?
a) O rbitro deve intervir, interrompendo o jogo para punir a equipa do guarda-redes com um pontap-livre direto. b) O rbitro deve intervir, interrompendo e punir a equipa do guarda-redes com pontap livre indireto. c) O rbitro deve intervir, interrompendo o jogo para punir a equipa do guarda-redes com um pontap-livre direto ou pontap de canto.

16 - Concede a Lei 5 poderes discricionrios ao rbitro quando este tem que tomar medidas disciplinares?
a) Sim. A Lei 5 d poderes discricionrios em todas as situaes. b) No. Em todas as circunstncias em que se cometam infraes disciplinares, o rbitro obrigado a atuar. c) No. Em casos de brutalidade ou conduta violenta, o rbitro no tem poderes discricionrios.

Ncleo de rbitros de Futebol da Figueira da Foz 7 Concurso Responde & Ganhas Futebol

17 - Um defesa fora da sua rea de grande penalidade cospe na cara de um adversrio que se encontra dentro daquela rea. Como agir?
a) Expulsar o jogador que cuspiu e ordenar a marcao de um pontap de grande penalidade. b) Expulsar o jogador que cuspiu e ordenar a marcao de um pontap livre direto. c) Expulsar o jogador por incorreo e ordenar a marcao de um pontap de grande penalidade.

18 - Um jogador atacante, na disputa da bola com o guarda-redes, cai para dentro da baliza. A bola continuou em jogo na posse de um defensor que passa a bola ao seu guarda-redes. Nesse momento, o jogador atacante que tinha cado para dentro da baliza reentra em campo, interceta a bola e faz golo. Como deve proceder o rbitro?
a) No validar o golo e advertir o jogador atacante por comp ortamento antidesportivo. b) No validar o golo e assinalar fora de jogo. c) Validar o golo por considerar que a sada do terreno de jogo do atacante se deveu a um acidente normal de jogo.

19 - Um guarda-redes controla a bola, de seguida passa-a a um colega colocado exatamente num dos vrtices da rea de grande penalidade. Este, acossado por um adversrio, devolve a bola ao seu guardaredes que a agarrou, no tendo o rbitro interrompido o jogo. O que o ter levado a agir assim?
a) A devoluo da bola foi efetuada com os ps pelo colega do guarda-redes. b) A devoluo da bola no foi efetuada com os ps pelo colega do guarda-redes. c) O guarda-redes com receio de ser punido optou por no agarrar a bola.

20 - O que se entende por jogo perigoso?


a) A ao de um jogador quando pe em risco a integridade fsica de um qualquer jogador. b) A ao de um jogador quando pe em risco a integridade fsica de um qualquer jogador, incluindo ele prprio. c) A ao de um jogador, quando ao tentar jogar a bola, pe em risco a integridade fsica de um qualquer jogador, incluindo ele prprio

Ncleo de rbitros de Futebol da Figueira da Foz 7 Concurso Responde & Ganhas Futebol

Potrebbero piacerti anche