Sei sulla pagina 1di 3

Ondas de Radio Introduo - So um tipo de radiao eletromagntica no ionizante.

Radiao eletromagntica originada atravs de um E e B, que so perpendicularmente entre si e a direo da propagao de energia. classificada atravs da frequncia e comprimento de onda.

Caracteristicas - Desde de frequncias muito pequenas, at 1012Hz; Acima do infravermelho.

- Viajam a velocidade da Luz no vcuo Como toda onda eletromagnetcia.

- Artificialmente, produzidas em circuitos eletrnicos; Para radio amadores, radio fuso (radio e TV), telefonia mvel, radar, comunio via satlite, ressonncia magntica nuclear.

- Tambm denominada como ondas hertzianas; Ou radiofrequncia, produzidas por correntes eltricas, de alta frequncia, em um condutor (antena).

Espectro Eletromagnetico

Intervalo que contem todas as radiaes eletromagnticas, vai de ondas de radio a raios gama. O espectro eletromagntico se estende desde comprimentos de onda muito curtos associados aos raios csmicos, at as ondas de rdio de baixa freqncia e grandes comprimentos de onda. Tipos de transmisso Terrestre Com um receptor/emissor que emite um sinal que chega a antena do aparelho. Via Satlite Usa satlite artificial em orbita a volta da terra que enviam sinais s antenas parablicas. Transmisso via a cabo O sinal viaja pelas fibras opticas que ligam diretamente a Tv com a estao da emissora. Aplicaes - Radio Medicina;
Para transmitir o padro de um ataque cardaco atravs de um monitor na residncia de um paciente at o hospital, podemos usar ondas de rdio. E tambm para informar as condies de um paciente da ambulncia at o hospital. Ondas de rdio so usadas na medicina quando paramdicos e equipes de emergncia so enviadas at o local onde ocorreu o acidente ou o hospital que recebeu o paciente. O hospital pode informar aos paramdicos as condies da pessoa, de modo que os paramdicos possam preparar um kit de tratamento mdico adequado.

- Radar; Usa as OEM para medir distancias, direo, altitudes e velocidade de objetos estticos ou moveis. Baseia-se em emitir um sinal de radio, que so refletidas por objetos distantes. A deteco das ondas refletidas permite determinar a localizao do objeto.

- Radioastronomia Ramo da estronomia que estudas radiaes eletromagnticas . Radio telescpio: recepo de radiaes eletromagnticas refletidas por corpos celestes.

- Radio Domestico Usados em eletrodomsticos e meio de comunicao. Transmisso de raio, Tv e, redes Wi-Fi, previso do tempo. Wi-Fi, utilizadas para fornecer acesso sem fio internet, operam de forma anloga: um adaptador (sem fio) para computadores capta as informaes e as traduz na forma de sinais de rdio, as quais so transmitidas com o auxlio de uma antena.

Potrebbero piacerti anche