Sei sulla pagina 1di 3

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA PRTICA

Sistemas de Energia na Computao

Denise Aparecida Pires, Dejalmir Campos da Silva Filho, Flinegen Antoni Ferreira Lima, Gilmar Ualt Nobre Professora Tutora Externa Sabrina Silveira Centro Universitrio Leonardo da Vinci UNIASSELVI Licenciatura em Informtica (LIN0160) Prtica Mdulo 3 14/09/2013

1 TEMA/ASSUNTO

Os sistemas de energia na computao esto inseridos no contexto hardware da mquina, no passado, relegados ao segundo plano do sistema computacional, pois sua funo somente o fornecimento de tenso e corrente para os principais processos e dispositivos do computador, atualmente os sistemas de energia tm enorme importncia durante o planejamento de construo do hardware, os computadores portteis e miniaturizados necessitam de fonte ininterrupta e estvel em suas operaes (processamento), este documento informa e descreve brevemente a histria destes sistemas.

2 OBJETIVOS

Este descritivo tem como objetivos, a identificao das caractersticas e evolues tecnolgicas dos sistemas de energia, integrao sistemtica e relaes custo benefcio nas diversas utilizaes nos sistemas computacionais.

3 TIPOLOGIA DA PRTICA

O tipo da prtica definida para esta atividade a prtica simulada, o tema ser desenvolvido com a colaborao dos acadmicos e explanado sob a forma de apresentao visual e ttil. 4 CRONOGRAMA DA PRTICA

O Cronograma da Prtica segue de acordo com o tema e tipologia j definida, que a Prtica Simulada. 4.1 PRTICA SIMULADA

ETAPA

DATA/PERODO

ORIENTAO

10/agosto

ESTUDOS PRELIMINARES

14/setembro

AO - Orientaes gerais sobre a Prtica. - Definio das equipes. - Definio do tema, tendo como base os Termos de Referncia. - Definio da tipologia da Prtica que ser simulada. - Estudos relacionados ao contedo do tema (leitura de livros, textos, internet e bate papo com os colegas de grupo).

RESULTADO - Grupo formado. - Tema definido: Sistemas de energia na computao.

- Contedo a ser inserido no trabalho.

PLANEJAMENTO

26/outubro

- Anotaes para uso posterior. - Ttulo da Prtica: Sistemas de - Planilhas de registro energia na Computao. de dados. - Definio dos itens a serem pesquisados e as respectivas - Relao de maneiras de registro, reunindo componentes fsicos a resultados obtidos com as apresentar. pesquisas bibliogrficas e componentes fsicos: - Plano de aula a ser a) Uma breve Histria das fontes ministrada. de alimentao e seus padres. b) Uso de baterias como sistema de backup (nobreak). c) A evoluo e o uso de baterias em dispositivos portteis. d) Realizar pesquisas em sites oficiais. e) Definio dos procedimentos didticos a utilizar na aula. f) Preparao do material a ser usado na aula: apresentao em power point, ficha-resumo.

g) Preparao dos instrumentos necessrios aula: projetor multimdia.

- Concluso dos contedos e mtodo de apresentao da prtica. EXECUO 16/novembro

- Concluso do paper. ANLISE 23/novembro 30/novembro - Entregar o paper e realizar a apresentao do seminrio da prtica.

- Apresentao da aula planejada - Registro de ocorrncias. - Concluso. - Paper individual.

- Socializao.

SOCIALIZAO

Potrebbero piacerti anche