Sei sulla pagina 1di 21

Tcnicas preventivas e corretivas nas leses do joelho

Dores no joelho so definidas por vrios nomes e causas, mas infelizmente, temos poucos tratamentos eficazes. Condromalcia patelar, sndrome patela-femoral, osteartrose, Sndrome Rotacional Tbio-Femoral, dor medial no joelho, so nomes usados para descrever problemas muitas vezes debilitantes. estimado a ocorrncia de 200.000 leses de ligamento anterior do joelho anualmente e 70-75% dessas leses, so sem contato, ou seja devido a problemas ou posturais ou disfuncionais(8,9). Na maioria das vezes o tratamento focado na articulao do joelho, o local onde a dor se manifesta. Na realidade, o joelho a vtima de problemas e mal funcionamento nas articulaes e msculos do quadril ou das articulaes do p. Muitas vezes so sugeridos fortalecimento de msculos, principalmente do quadrceps(1)(5), que talvez seja um dos responsveis por alguns problemas especficos. Na prtica o ideal seria principalmente recuperar a reao de outros msculos que influenciam o relacionamento Tibio-Femural. Nosso estilo de vida contribui muito para que essas disfunes venha a emergir, ficamos sentados o dia todo, seja trabalhando, estudando ou apenas relaxando. Inconscientemente vamos atrofiando msculos importantssimos que participam nos movimentos de andar, correr etc...., Stuart Mcgill chamou esse fenmeno de Aminsia Gluteal ou seja com o tempo vamos esquecendo de ativar nossos glteos e comeamos a compensar com movimentos prejudiciais as nossas articulaes.

Um pouco de Anatomia

Observando a regio do joelho (Figura 13-1), juntos a tbia e o fmur fazem a articulao tbio-femoral, a patela e o fmur compem a articulao femoropatelar. A fbula tambm notvel, pois o local de ligao do bceps femoral, Que atravessa e move o joelho. Proximalmente, o fmur e a bacia formam a articulao femoral, e o sacro e a pelve compem a articulao sacro-ilaca (Figura 13-2). Juntas, estas estruturas se ligam nos tecidos miofasciais proximais. Estes ossos e articulaes so de grande importncia nos exerccios corretivos porque ter um impacto funcional sobre a artrocinemtica do joelho. Distalmente falando, a tbia e a fbula ajudam a formar a articulao talocrural (tornozelo) (Figura 13-3). Juntas, essas estruturas se ligam nos tecidos miofasciais distais do joelho e tambm so de grande importncia nos exerccios corretivos do joelho(7). Na figura 1.1 A) Tbia, B) Fmur, C) Patela, D) Fbula, 1.2 A)Quadril, B)Fmur, C)Sacro, 1.3 A)Fbula Distal, B)Tbia Distal

F IGURA 1 Hoje se sabe que sem uma fora proximal o fmur tende a aduzir e rotacionar medialmente(2) ou seja: imagine sua perna curva pra dentro e sua coxa torce na direo esquerda, mas seu p est preso ao cho, seja em uma passada ou ao sentar ou agachar, muito fcil entender com uma imagem:

F IGURA 2

Imagine anos de atividades e movimentos realizados com a postura da linha de baixo da imagem(injured): Dor no joelho. Michael Boyle(3), um dos mais respeitados preparadores fsicos da atualidade, diz que uma relao de quase 100% entre problemas no glteo mdio e dor no joelho foi observada em seus atletas, e que depois tambm foi observada uma relao com um excesso de fora no quadrceps(4) principal responsvel por uma fora anterior na tbia, forando exageradamente o ligamento cruzado anterior do joelho(5), resumindo: exatamente o contrrio que os mdicos recomendam hoje, fortalecimento do quadrceps. Por outro lado os msculos squio-Tibiais se ativados exercem uma fora contraria ao quadrceps dando estabilidade para o joelho, e mais, quando o calcanhar toca o cho eles evitam um stress excessivo tanto no joelho como no quadril(6).

Metodologia
Avaliao
(13) O primeiro passo a ser feito uma medida, uma avaliao funcional dos msculos e articulaes das extremidades inferiores, para isso deve ser feito uma avaliao postural esttica e uma avaliao postural dinmica. Determinar quais msculos esto hiperativos e quais msculos esto hipoativos e como isso impacta no movimento. Na avaliao esttica definimos as implicncias que o mal alinhamento postural pode causar a cadeia cintica, uma base problemtica pode irradiar e causar problemas em outras regies, tenha como exemplo uma parede construda em uma superfcie instvel o qual o cho afunda 2 centmetros, com certeza a parede ira rachar em pouco tempo. Na avaliao Postural dinmica analisada a capacidade de o indivduo manter o alinhamento enquanto executa tarefas funcionais. Para isso usaremos como ferramenta o movimento dinmico de Agachamento com

as Mos acima da Cabea (Overhead Squat) que nos possibilita avaliar o alinhamento estrutural de todo corpo, flexibilidade dinmica e controle neuromuscular, alm de avaliar os melhores amigos e vizinhos do joelho: os sistemas funcionais dos tornozelos/ps e quadris. O movimento deve ser analisado de frente(anteriormente), lado(lateral) e de costas(posteriormente). Uma avaliao da amplitude do movimento articular ser de grande valor mas nesse artigo prosseguiremos apenas no nvel postural e dinmico postural admitindo que os movimentos corretivos deem conta do aumento da amplitude articular.

Corretivos

Comeamos inibindo a hiperatividade do tecido neuromiofascial usando auto-massagem miofascial(13), que alivia os efeitos dos "trigger points", que so pontos dolorosos que surgem do resultado de micro traumas ou stress nos tecidos moles. Imagine um fio elstico que de alguma forma ao guardar foi dado um n, agora toda vez que ele esticar o n ir se apertar mais e mais. Um trigger point seria para o msculo o mesmo que o n para o elstico, se formos alongar para aumentar nossa mobilidade devemos primeiro eliminar esses ns. O segundo passo alongar os tecidos miofasciais encurtados e hiperativos aumentando a amplitude das articulaes usando alongamentos estticos especificamente escolhidos para os msculos identificados nos passos da avaliao ou seja movimentos corretivos estticos com nfase no aumento da amplitude articular(ROM). O terceiro passo ativar os possveis msculos hipoativos detectados em nossa avaliao porque defeitos no sistema de movimentos compreendem de msculos hiperativos e hipoativos. Uma estratgia de exerccios corretivos ser aplicada nessa fase estimulando msculos como os glteos. O glteo mximo o principal responsvel pela extenso quadril, Provavelmente alongado e enfraquecido em uma pessoa que trabalha horas sentado. Por outro lado os psoas tende a estar hiperativos e encurtados devido posio flexionada do quadril. Os exerccios ativos so isolados e devem ser executados 3-5 dias por semanas, 1-2 sets de 10 - 15 repeties e focamos 2 segundos de isometria e 4 segundos na fase excntrica, O ultimo passo seria Integrar movimentos dinmicos envolvendo o corpo todo e com nfase nas disfunes musculares/articulares. O objetivo principal seria promover altos nveis de coordenao muscular em uma maneira progressiva simulando atividades funcionais, importante que essa funo seja a favor do objetivo. Esse processo feito com cargas leves e posturais ideais certificando que as articulaes comecem e se mantenham em um alinhamento apropriado (estabilidade), msculos funcionando com alongamento-tenso apropriados e recrutamentos sinrgicos otimizados. um sistema de progresso de exerccios ser adaptado nessa fase final, progressivamente aumentando a dificuldade at a adio de pliomtricos.

O Problema com os programas de treinamento

No existe um Programa de treinamento global ou universal, os programas de treinamento deveriam considerar o cliente, seu ambiente, e seu estilo de vida como nico, e a partir desse ponto acrescentar ao que pode ser padronizado, o especfico ao cliente, ou seja, estratgias para maior mobilidade, estabilidade e desenvolvimento de fora especificamente orientado as deficincias de determinado cliente. Em minha opinio considero de importncia vital eliminar desequilbrios musculares e movimentos deficientes. Comeamos pelas assimetrias, seguimos depois com aprimoramento funcional, que engloba ativao muscular e estabilidade e somente depois acrescentaramos o elemento fora. Acrescentar fora em um movimento disfuncional o mesmo que competir em formula 1 sem se preocupar com a tangncia nas curvas: Um acidente seria inevitvel cedo ou tarde. O mesmo processo ocorre com nosso corpo, preciso recuperar os padres de movimento antes de comearmos a nos sobrecarregar com cargas e sairmos correndo desesperadamente nas peladas de final de semana ou o final dessa estria ser o esperado: Leses. Equipamentos modernos nos permitem treinar sentado, empurrar, puxar, flexionar, estender, rotacionar, mas no foram o usurio a se equilibrar em seus prprios ps e ativar totalmente sua musculatura estabilizadora, ou seja

pessoas movendo msculos sem o controle do peso do corpo, sem o fator equilbrio, sem o desafio de manter o alinhamento, por exemplo, quando o vov levanta e coloca sua mala no compartimento de bagagem de um avio ele no tem uma superfcie para apoiar suas costas. Ele tem seu core, msculos dos ps e pernas trabalhando em conjunto para mant-lo em p. Quanto mais entendermos a anatomia como funcional mais especificidade os programas corretivos se tornaro. Ignorar a funo dos msculos nos 3 planos de movimento evita o alcance da performance mxima, aumenta o desequilbrio muscular e nos leva direto ao encontro de um elevado risco de se lesionar.

A avaliao(14)
Sinergia Muscular

Para avaliarmos temos que saber alguns conceitos:

Um dos conceitos mais importantes no controle motor que o Sistema Nervoso Central recruta os msculos em grupos ou sinergias. Isso simplifica o movimento permitindo os msculos agirem como uma unidade funcional. Veja na tabela 1 um exemplo no movimento de agachamento. T ABELA 1 Agachamento Principal Sinergistas Quadrceps Glteo Mximo Isquiotibiais Adutor Magno Gastrocnmio/Soleo Posterior Tibial Extremidade Inferior Flexor halux Posterior tibial Anterior tibial Soleo Gastrocnemio Complexo Lombar Plvis - Quadril Adutor longo Adutor breve Transverso do Abdmen Gluteo mdio Estabilizadores da Escapula Trapzio Romboides Estabilizadores Cervicais

Estabilizadores

Inibio Reciproca alterada


o processo pelo qual um musculo em tenso (hiperativo, encurtado ou com aderncias miofasciais) diminiu o impulso neural e por consequncia reduz o recrutamento ideal de seu antagonista. Esse processo altera o funcionamento sinrgico que deve estar presente em todos os segmentos do Sistema Humano de Movimento.

Flexibilidade Relativa Compensatria


um conceito introduzido por Sahrmann(2002), Em movimentos multi-articulares o corpo vai se mover pelo ponto de menos resistncia, por exemplo ao se curvar para pegar a caneta que caiu no cho se temos alguma limitao para atingir a flexo do quadril necessria para pegar a caneta, o corpo ir compensar flexionando a lombar ou a torcica.

Dominncia Sinrgica
quando um musculo sinrgico fica responsvel pelo movimento principal devido a Inibio Reciproca Alterada. Por exemplo, um psoas estressado diminui a unidade de recrutamento neural e, portanto, o

funcionamento ideal do glteo mximo. Com o recrutamento e fora alterados, o Glteo (principal extensor do quadril) ser substitudo pelos sinergistas (isquiotibiais) e estabilizadores (eretores da coluna)(Figura 3) . F IGURA 3

Avaliao Postural Esttica


Estaticamente analisaremos a postura em busca de duas sndromes:

Sindrome Cruzada Inferior


caracterizada pelo aumento da lordose lombar e uma inclinao anterior plvica. Existem msculos em comuns alguns muito tensionados outros muito enfraquecidos (veja tabela 2). Dentre as disfunes articulares esto a Subitalar, tibiofemural, iliofemural, sacroiliaca e lombares. Disfunes de movimento incluem: instabilidade da lombar durante movimentos funcionais. Leses comuns sero Distenso nos isquiotibiais, Dor anterior de joelho e Dor lombar(10). Essa sndrome caracterizada pela excessiva lordose facilmente observada em um agachamento. T ABELA 2 Sindrome Cruzada Inferior Msculos Encurtados Gastrocnemios Soleo Flexores do Quadril Adutores Latissimo Dorsal Eretor da Coluna Musculos Alongados Anterior Tibial Posterior Tibial Gluteo Medio Transverso do Abdomen Extenso quadril diminuda Articulaes Alteradas Lordose aumentada Possveis Leses Distenso nos isquiotibiais Dor anterior de Joelho Dor Lombar

Sindrome da Pronao Distorcida


caracterizada pela excessiva pronao-everso do p, flexo do joelho, rotao interna e aduo. Musculos tensionados incluem os Peroniais, Gastrocnemio, Sleo, Banda iliotibial , Isquiotibiais, Adutores e psoas. Musculos

provavelmente enfraquecidos incluem o tibial posterior, tibial anterior, vasto medial, gluteos mdio e mximo e rotadores extenos do quadril(veja tabela 3) . Disfunes articulares mais provveis incluem primeira metatarsofalangeal, subtalar, talocrural, sacroiliacas, lombares. Leses comuns so: fascite plantar, tendinite do tibial posterior, tendinite patelar e dor lombar(11). T ABELA 3 Pronao Distorcida Musc. Encurtados Gastrocnemios Sleos Peroniais Adutores Banda Iliotibial Flexores Quadril Bicepis Femural(curto) Musc. Alongados Tibial anterior Tibial Posterior Articulaoes Alteradas +Aduo joelho +Rotao Interna p +Pronao p +Rotao Externa p -Dorsiflexo -Inverso tornozelo Leses Possveis Fascite Plantar Tendinite tibial posterior

Lista de Verificao: Vista anterior


P / tornozelo: retos e paralelos, sem pronao ou rotao externa(lateral) Joelhos: alinhado com os dedos, no aduzido ou abduzido Quadril: bacia alinhada com as duas espinhas ilaca ntero-superior no plano transversal

Vista Lateral
P / tornozelo: posio neutra, perna vertical alinhada no ngulo da planta do p Joelhos: posio neutra, no flexionada ou em hiperextenso. Quadril: bacia na posio neutra, no anteriormente (extenso lombar) ou girado posteriormente(flexo lombar)

Vista Posterior
P / tornozelo calcanhares retos e paralelos, no excessivamente pronados Joelhos: posio neutra, no aduzidos ou abduzidos Quadril: alinhamento da bacia com as duas espinhas ilacas no plano transversal

Essa avaliao dever ser anotada para posteriormente prescrevermos os corretivos de mobilidade e estabilidade necessrios.

Avaliao Postural Dinmica


Nosso movimento vem da integrao funcional de sistemas especficos do corpo humano, principalmente os sistemas muscular, esqueltico e nervoso (1-3). Esses sistemas formam uma trade interdependente que, quando esto operando corretamente, permitem um alinhamento estrutural ideal, controle neuromuscular (coordenao) e movimento. Estas qualidades so importantssimas para manter relaes tenso-tamanho normais, que garantem comprimento adequado e a fora de cada msculo ao redor de uma articulao. Isto conhecido como o equilbrio muscular (12). A figura 4 nos mostra um exemplo de msculos desbalanceados. F IGURA 4

Como j foi dito antes, o equilbrio muscular essencial para o recrutamento dos msculos principais e sinrgicos e reduzir o excessivo estresse colocado em certas partes do corpo. Traduzindo em foras eficientes para acelerar, desacelerar e estabilizar as articulaes interconectadas que chamamos de Cadeias Cinticas.

Cintico refere-se transferncia de fora do sistema nervoso para o sistema muscular e esqueltico. Cadeia se refere ao link de interconexes entre as articulaes em nosso corpo. Quando ocorrem defeitos no Sistema Humano de Movimento existem msculos hiperativos e hipoativos ao redor de uma articulao. Deve-se perceber que Alta atividade ou baixa atividade so usadas para se referir em relao a outro grupo muscular no especificamente ao musculo intrnseco. Veja na tabela 4 T ABELA 4 Msculos Tipicamente Hiperativos gastrocnmio Sleo adutores complexo isquiotibiais psoas Tensor da fscia lata reto femoral piriforme quadrado lombar eretores da coluna Peitoral maior / menor grande dorsal redondo maior trapzio superior elevador da escpula esternocleidomastoide escalenos Msculos Tipicamente Pouco ativos anterior tibial posterior tibial Vasto medial oblquo (VMO) Glteos mximo / mdio transverso abdmen Obliquo interno Multifidus Serratus anterior Middle / lower trapezius Romboides Redondo menor Infraspinatus Deltoide posterior Flexor cervical profundo

Avaliao do Agachamento com mos acima da cabea(7)


Este movimento foi projetado para avaliar a flexibilidade dinmica, fora do core, equilbrio e controle neuromuscular geral, essa avaliao mostra ser confivel e vlida para medir os padres de movimento dos membros inferiores (15-18). O Valgo do Joelho durante este teste percebido pela diminuio de fora dos abdutores e rotadores externos do quadril (18), aumentando a atividade dos adutores do quadril e restringindo a dorsoflexo plantar(18). Esses resultados sugerem que as deficincias de movimento observadas durante o teste so resultados de alteraes nas funes articulares, musculares e neuromusculares que levam as pessoas a um elevado risco de leso.

Procedimento
1. O indivduo posiciona os ps na largura dos ombros apontados para a frente. O p e tornozelo devem ficar numa posio neutra. Sugere-se que a avaliao realizada sem os sapatos para uma melhor anlise do p e tornozelo. 2. 3. 4. Levante os braos acima da cabea, com os cotovelos totalmente estendidos. Instrua o indivduo a se agachar aproximadamente altura de uma cadeira e voltar para a posio inicial. Repita o movimento 5 vezes, observando cada plano (anterior, lateral e posterior).

Lista de Checagem
Na figura 5 mostramos as posies aceitveis 1. Posterior: Analisar os ps, tornozelos e joelhos de frente. Os ps devem permanecer em linha reta com os joelhos em conformidade com o p (segundo e terceiro dedos). 2. Lateral: Analisar a lombar, quadril e ombro. A tbia deve permanecer alinhada com o tronco e os braos tambm deve ficar alinhados com o tronco.

3. Posterior: Analisar o p e tornozelo e o complexo quaril/lombar por trs. O os ps sofrem uma ligeira pronao, mas o arco do p permanecer visvel. Os ps tambm devem permanecer retos, enquanto os calcanhares devem ficar em contato com o solo. O quadril deve estar alinhado simetricamente na horizontal.

F IGURA 5 VISTA ANTERIOR , LATERAL E POSTERIOR Compensaes Vista Anterior Ps: Evertem ou apontam lateralmente Joelhos: Movem pra dentro(aduo e rotao interna) ou apontam para fora(abduo e rotao

externa) (figura 6)

F IGURA 6 Compensaes Vista Lateral (Figura 7 )

Complexo quadril/lombar : Extenso/Flexo lombar, inclinao do tronco exagerada(pra frente) Ombros : braos cainda a frente.

F IGURA 7 Compensaes Vista Posterior (figura 8) ps: Excessiva pronao, calcanhares fora do cho Quadril/lombar h assimetria? Transferncia de peso para outra lado

Figura 8 Tabela de Compensaes Viso Parte Anterior Ps

Compensao Para Fora

Hiperativos Sleo gastrocnmio lateral Bceps femoral (cabea curta) Tensor da fscia Latae (TFL)

Subativos Gastrocnemius medial Iquiotibiais Mediais Gluteo medio/maximo Gracilis

Possiveis Leses fascite plantar Tendinopatia no aquiles Tibial medial Tores de tornozelo Tendinopatia

Pronados

Complexo fibular lateral, gastrocnemius lateral e TFL Complexo Adutor, Biceps Femural(cabea curta), TFL, Gastrocnemius Laterla, Vasto Lateral

Joelhos

Pra dentro

Pra fora

Piriforme, bceps femural, TFL e glteo mnimo

Lateral

Quadril/lombar

Inclinao Excessiva

Sleo, Gastrocnemius, Flexores de quadril, Piriforme, complexo abdominal(reto e obliquo externo)

Hiperextenso lombar

Flexo Lombar

Flexores do quadril, Erestores da espinha, Latissimus Dorsi Isquiotibiais, Adutor Magno, Reto abdominal, externo obliquo

Popliteus Sartorius Tibial anterior e posterior, Gastrocnemius medial, glteo mdio Isquiotibiais mdiais, Gastrocnemius Medial, glteo mdio, mximo, vasto medial obliquo(VMO), Tibiais anterior e posterior Complexo adutores, isquiotibiais mediais, glteo mximo Tibial anterior, glteo mximo, eretores da espinha, estabilizadores do core(transverso, multifidio, transversos espinhais, obliquo interno, Gluteo Mximo, isquiotibiais, estabilizadores do core Gluteo Mximo, eretores da espinha, latissimus Dorsi e flexores de quadril

patelar

Tendinopatia patelar, Sindrome Patelofemural, Leso no ligamento anterio do joelho, Tendinopatia na banda Iliotibial

Isquiotibiais, hrnia, dor lombar

Primeiro Passo: Auto Liberao Mio Fascial (LMF)

Traumas que ocorrem no tecido do corporal levam a inflamao. A inflamao, por sua vez ativa os receptores de dor e inicia um mecanismo de proteo, aumentando a tenso muscular e causando espasmo muscular. Esses espasmos musculares no so como uma cibra na panturrilha. Atividade aumentada nos receptores musculares em determinadas reas criam em essncia, um micro espasmo, e em consequncia, aderncias ("ns" ou "pontos gatilho") comearo a se formar no tecido mole. Estas aderncias formam uma matriz sem flexibilidade (incapaz de esticar) que diminui a elasticidade normal do tecido mole (19,20,21-25) A lei de Davis afirma que tecidos moles iro se modelar ao longo das linhas de estresse (19,20). Remodela o tecido mole ou reconstri-se com uma matriz de colgeno inelstica de forma aleatria. Isto significa que geralmente, no so formados na mesmo sentido das fibras musculares. Se as fibras musculares so alongadas, as fibras inelsticas do tecido conjuntivo esto agindo como obstculos, no permitindo que as fibras musculares se movam corretamente. Isto cria alteraes na extensibilidade do tecido normal e causa a flexibilidade relativa (25). Flexibilidade relativa um fenmeno do sistema humano movimento que procura o

caminho de menor resistncia durante padres de movimentos funcionais (ou compensao de movimento)(25). Compensao movimento continua e a novos desequilbrios musculares e leso em potencial. Veja na figura 9 em quais pontos usaremos a LMF em nosso mtodo. Figura 9

Execuo
A tcnica de aplicao do LMF simples: 1. 2. Usamos como ferramentas um ou vrios dos seguintes objetos: Rolo massageador, Cano de PVC, Bola Medicinal, bola de tnis, bola pra cachorro morder, basto de massagem. Deve-se usar as extremidades para regular a quantidade de peso sendo aplicada a determinada rea, por exemplo, ao fazer a liberao da panturrilha, pode-se regular o peso colocando a outra perna em cima da perna sendo aplicada a liberao isso vai aumentar a presso sendo feita em um ndulo.

3. 4. 5.

Rola-se lentamente o dispositivo sobre a rea de tratamento. importante relaxar o musculo durante a aplicao por que a tenso inibe a ao da liberao em tecidos mais profundos Quando se percebe uma rea dolorosa, deve-se permanecer nessa rea por um tempo aproximadamente de 30 segundos, evite o movimento e mantenha a presso, um processo bastante doloroso, mas se perceber um alivio aps alguns segundos.

6.

A dor regulada pela presso ou pela densidade da ferramenta sendo usada, regra geral quanto mais duro mais dor e maior eficcia

Segundo Passo: Alongamento

Depois de usarmos as tcnicas inibitrias ou liberao o passo agora alongar os tecidos neuromiofasciais hiperativos e encurtados. Quando nos referimos aqui a alongar o queremos atingir o Aumento da Amplitude do Movimento (ROM) tantos nos tecidos como nas articulaes. Existem vrios mtodos e tcnicas de alongamento mas para nosso estudo usaremos apenas dois mtodos: Alongamento Esttico e Alongamento Neuromuscular.

Alongamento Esttico
um tipo de alongamento que combina baixa presso com maior durao usando inibio autognica, permitindo o alongamento e relaxamento muscular na rea aplicada.

Execuo
Manter os msculos alvo tensionados durante 30 segundos, teoricamente esse mtodo reduz a atividade neuromuscular e tambm a excitabilidade dos neurnios motores. Devido a facilidade de se realizar esse tipo de alongamento, associado com a baixa probabilidade de leso este tipo de alongamento considerado a forma mais segura.

Alongamento Neuromuscular

Tambm chamado de Facilitao Neuromuscular Proprioceptiva(PNF), envolve geralmente a necessidade de um parceiro ou uma corda ou elstico, para inibir a resistncia muscular e alongar passivamente os msculos alvos. Por esse motivo usaremos na nossa apresentao apenas os alongamentos estticos, mas que se saiba que o alongamento neuromuscular tem mais eficcia no aumento da ROM que os alongamentos estticos

Execuo
Alongar o musculo at o limite, contrai-lo isometricamente por 7-15 segundos, depois passivamente alongar at um novo limite e manter a posio por 20-30 segundos. Esse procedimento deve ser repetido vrias vezes at atingir o resultado desejado.

Alongamentos usados para cada parte especfica


Veja a tabela de msculos hiperativos ou encurtados e aplique as tcnicas de alongamento especfico para aquela parte. Veja nas figuras abaixo retiradas do manual de Tcnicas Corretivas do NASM alguns dos alongamentos estticos que sero usados:

Terceiro Passo: Ativao Muscular Isolada

Exerccios de fortalecimento isolados so utilizadas para isolar os msculos especficos para aumentar a capacidade de produo de fora atravs da ao muscular concntrica e excntrica. Estes exerccios so aplicados a hipoatividade ou nos msculos potencialmente "fracos", que identificamos durante o processo de avaliao. Os exerccios sero realizados de trs a cinco dias por semana, dependendo da intensidade e do volume utilizados. Uma a duas sries de 10 a 15 repeties apropriado antes do programa de exerccios integrado. Cada repetio consistir de dois segundos de contrao isomtrica no final da ROM e quatro segundos na fase excntrica veja na execuo abaixo.

Execuo
Frequncia 3-5 dias por semana Sries 1-2 Repeties 10-15 Execuo 2 segundos isomtrico no final da amplitude do movimento, 4 segundos na fase excntrica.

Exemplos de exerccios de fortalecimento isolados a seguir:

Fase Final Integrao e Juno de todas as tcnicas

Acredita-se que grande parte das leses ocorrem durante a desacelerao excntrica nos planos frontais e transversais, como resultado da incapacidade de controlar o alinhamento postural (27-30). Alm disso, sabe-se que os movimentos multi-articulares promovem e exigem maior coordenao muscular e so usados para atingir resultados mais eficazes (26). Pesquisas mostram que o uso a curto prazo de exerccios unilaterais e bilaterais eficaz em aumentar o desempenho e que os exerccios unilaterais tem maior influncia sobre o desempenho unilateral (31). Alm disso, a utilizao dos movimentos acima da cabea, muitas vezes utilizados em movimentos dinmicos integrados, ajuda a estressar a musculatura do core (32). Isto mostra a importncia do uso de exerccios multi-articulares em todos os planos de movimento a partir de posturas bilaterais e unilaterais ajudando a aumentar a coordenao muscular e reeducar o sistema neuromuscular para manter o alinhamento postural adequado durante a atividades funcionais.

Vamos mostrar um exemplo de uma pessoa que apresenta uma aduo exagerada do joelho ao fazer o nosso teste, verificando na tabelas poderia ser passado o seguinte programa para esse indivduo: Musc. Hiperativos Musc. Hipoativos Exerccios de Flexibilidade (Liberao MF e Estaticos) Liberao Adutores, Biceps Femural, TFL, Banda Iliotibial, Panturrilha. Estatica nos adutores, Biceps Femural, TFL, Gastrocnemio/soleo Ativao Exemplos de Exercicios integrativos

Adutores, Biceps Femural(cabea curta), Tensor da Fascia Lata(TFL), Vasto Lateral, Gastrocnemio Lateral

Gluteio Mximo/mdio, Vasto Medial Obliquo(VMO), Isquiotibiais Mediais, Gastrocnemio Medial

Dorsoflexo Resistida, Aduo do quadril resistida, extenso do quadril resistidos

Caminhada lateral com elstico, Agachamento na bola com elstico(abduo), ponte com a bola com elstico.

Concluso

Numa tendncia mundial e crescente a Educao Fsica vem deixando de ser uma ferramenta na maioria das vezes utilizada na performance e desenvolvimento de qualidades atlticas. Grandes Fisioterapeutas como Gray Cook vem se juntando com renomados treinadores como Michael Boyle dando como resultando uma cincia nica e voltada a performance segura, ecologicamente preocupado com a questo qualidade do movimento, estabilidade e levando sem dvida alguma, no somente o aumento da performance de grandes atletas, como tambm numa reduo estatisticamente comprovada nas leses de plano de movimento se contato. Ciente dessas informaes pulamos alguns passos frente dos antigos professores que montavam e montam a famosa srie, bceps, trceps, etc... Temos que preocupar com o valor e qualidade de movimentos antes de ser prescrito qualquer exerccio que exija fazer fora, temos que realmente avaliar e preocupar com a sade de nossos alunos e atletas. Terminamos citando uma frase da Dr. Shirley Sahrmann, um dos grandes nomes em preveno e reabilitao nos dias de hoje: H diversas maneiras na qual pequenas sutilezas em padres de movimentos contribuem para a fraquezas musculares especficos. A relao entre os padres de movimento alterados e fraquezas musculares especficos exigem que o tratamento aborde as mudanas no padro de movimento, Exerccios de fortalecimento isolados provavelmente no iro afetar a resposta(timing) e a forma de recrutamento durante o desempenho funcional...

Trabalho Feito Por:

Giuliano Lemes, Roberto Vargas, Vitor Oristnio, Lucas Bueno, Cesar Augusto Abreu Todos Cursando o 2. Perodo de Ed. Fsica do IBMR Turma 2013

Referncias
1.

BOON-WHATT LIM, RANA S. HINMAN, TIM V. WRIGLEY, LEENA SHARMA, AND KIM L. BENNELL Does Knee Malalignment Mediate the Effects of Quadriceps Strengthening on Knee Adduction Moment, Pain, and Function in Medial Knee Osteoarthritis? A Randomized Controlled Trial

2. 3. 4. 5.

Shirley Sahrmann, Movement Impairment Syndromes, pg 385 Tibiofemoral Rotational Syndrome with Valgus Advances in Functional Training Michael Boyle Meyer, G. D., Ford, K. R., Jensen, B. L., and Hewett, T. E. (2007). Differential Neuromuscular training Effects on ACL Injury Risk Factors in high-Risk Versus Low-Risk Athletes, BMC Muscular Disorders, 8(39). Barber-Westin, S. D., Noyes, F. R., Tutalo Smith, S. and Campbell, T. (2009). Reducing the Risk of Noncontact Anterior Cruciate Ligament Injuries in the Female Athlete, The Physician and Sportsmedicine, 3(37), 1-13.

6. 7. 8. 9.

Golding, Lawrence A. and Golding, Scott M. Fitness Professionals Guide to Musculoskeletal Anatomy and Human Movement. Monterey, CA: Healthy Learning, 2003. Corrective Strategies for Knee Impairments NASM Essentials of Corrective Exercises American Academy of Orthopaedic Surgeons, July 2007, Anterior Cruciate Ligament Injury: Surgical Considerations, http://orthoinfo.aaos.org/topic.cfm?topic=A00297#A00297_R4_anchor (July 11, 2008). Griffin LY. Noncontact Anterior Cruciate Ligament Injuries: Risk Factors and Prevention Strategies. Journal of the American Academy of Orthopaedic Surgeons. 2000;8:141-150.

10. Janda V. Muscle Strength in Relation to Muscle Length, Pain and Muscle Imbalance. In: HarmsRindahl K, ed. Muscle Strength. New York, NY: Churchill Livingstone; 1993:8391 11. Irving DB, Cook JL, Young MA, Menz HB. Obesity and pronated foot type may increase the risk of chronic plantar heel pain: a matched case-control study. BMC Musculoskelet Disord2007;8:41. 12. Sahrmann SA. Diagnosis and Treatment of Movement Impairment Syndromes. St. Louis, MO: Mosby; 2002. 13. Rollermassager application to the hamstrings increases sitandreach range of motion within five to ten seconds without performance impairments 14. Remote effect of lower limb acupuncture on latent myofascial trigger point of upper trapezius muscle: a pilot study. 15. Zeller B, McCrory J, Kibler W, Uhl T. Differences in kinematics and electromyographic activity between men and women during the single-legged squat. Am J Sports Med2003;31:44956. 16. Buckley BD, Thigpen CA, Joyce CJ, Bohres SM, Padua DA. Knee and hip kinematics during a double leg squat predict knee and hip kinematics at initial contact of a jump landing task. J Athl Train2007;42:S-81. 17. Ireland ML, Willson JD, Ballantyne BT, Davis IM. Hip strength in females with and without patellofemoral pain. J Orthop Sports Phys Ther2003;33:6716. 18. Bell DR, Padua DA. Infl uence of ankle dorsiflexion range of motion and lower leg muscle activation on knee valgus during a double legged squat. J Athl Train 2007;42:S-84 19. Alter MJ. Science of Flexibility. 2nd ed. Champaign, IL: Human Kinetics; 1996. 20. Chaitow L. Muscle Energy Techniques. New York, NY: Churchill Livingstone; 1997. 21. Leahy PM. Active Release Techniques: Logical Soft Tissue Treatment. In: Hammer WI, ed. Functional Soft Tissue Examination and Treatment by Manual Methods. Gaithersburg, MD: Aspen Publishers; 1999.549-560 22. Menndez CC, Amick BC 3rd, Jenkins M, et al. Upper extremity pain and computer use among engineering graduate students: a replication study. Am J Ind Med 2009;52(2):113 23. 23. Smith J. Moving beyond the neutral spine: stabilizing the dancer with lumbar extension dysfunction. J Dance Med Sci2009;13(3):7382. 24. Beach TA, Parkinson RJ, Stothart JP, Callaghan JP. Effects of prolonged sitting on the passive flexion stiffness of the in vivo lumbar spine. Spine2005;5(2):14554. 25. Gossman MR, Sahrman SA, Rose SJ. Review of length-associated changes in muscle: experimental evidence and clinical implications. Phys Ther 1982;62:1799808. 26. 1. Enoka RM. Neuromechanics of Human Movement. 3rd ed. Champaign, IL: Human Kinetics; 2002. 27. 12. Ford KR, Myer GD, Hewett TE. Valgus knee motion during landing in high school female and male basketball players. Med Sci Sports Exerc2003;35(10):174550. 28. 13. Ireland ML, Wilson JD, Ballantyne BT, McClay I. Hip strength in females with and without patellofemoral pain. J Orthop Sports Phys Ther2003;33(11):6716. 29. 14. Nyland J, Smith S, Beickman K, et al. Frontal plane knee angles affects dynamic postural control strategy during unilateral stance. Med Sci Sports Exerc 2002;34(7):11507. 30. 15. Powers CM. The infl uence of altered lower-extremity kinematics on patellofemoral joint dysfunction: a theoretical perspective. J Orthop Sports Phys Ther 2003;33(11):63946. 31. 16. McCurdy KW, Langford GA, Doscher MW, Wiley LP, Mallard KG. The effects of short-term unilateral and bilateral lower-body resistance training on measures of strength and power. J Strength Cond Res2005;19(1):915.

32. 17. Richardson C, Hodges P, Hides J. Therapeutic Exercise for Lumbopelvic Stabilization. A Motor Control Approach for the Treatment and Prevention of Low Back Pain. London: Churchill Livingstone; 2004.

Potrebbero piacerti anche