Sei sulla pagina 1di 7

ADESIVOS TRANSDRMICOS:

Mtodo anticoncepcional alternativo plula o contraceptivo transdrmico cola pele como um band-aid). Seu mtodo tem o mesmo princpio dos adesivos de nicotina que ajudam o fumante no tratamento para largar o cigarro. Em vez de nicotina, o adesivo contm hormnios que so liberados gradativamente na corrente sangunea, diminuindo assim os efeitos colaterais comuns s plulas anticoncepcionais. Segundo o Dr. Jos Bento de Souza, ginecologista do Hospital Albert Einstein, em So Paulo, diversos estudos atestaram que o adesivo contraceptivo tem a mesma eficcia da plula anticoncepcional (99,4%). A eficcia pode ser ainda maior porque o risco de esquecer de usar o adesivo menor do que o de tomar a plula diariamente. O contraceptivo pode ser colado em qualquer parte do corpo, com exceo das mamas e da sola do p. Nas mamas existem receptores de hormnios que podem provocar o efeito de multiplicao das clulas, acelerando o desenvolvimento de tumores', revelou a Dra. Hitomi Miura, secretria-geral da Sociedade de Ginecologia e Obstetrcia do Distrito Federal. Embaixo dos ps, segundo ela, o ritmo de liberao dos hormnios comprometido pela presso do peso do corpo. Dessa forma, o contraceptivo perderia uma de suas vantagens principais, que a liberao gradual dos hormnios sem sobrecarregar o fgado. Peso - Outra vantagem do Evra, de acordo com estudos realizados com mulheres norte-americanas e europeias, que o seu uso frequente no altera o peso das usurias, alm de propiciar melhora nos casos de acne.

o adesivo contraceptivo transdermico libera diariamente na circulao sistmica, 150 ug de norelgestromina, um progestogenio moderno, e 20ug de etinilestradiol dose que equivale a de uma plula oral de baixa dosagem. Em estudos controlados, o adesivo demonstrou eficcia semelhante a da plula no controle do ciclo menstrual e na preveno de gestaes. Com esquema de dosagem mais pratico, com aplicao semanal pela prpria usuria , aliado ao fato de ser facilmente reversvel o uso dirio do adesivo superou o da plula oral diria.

IMPLANTE INTRADRMICO:

Utiliza-se uma cpsula de silicone no biodegradvel de longa ao, que difunde-se no tecido intradrmico. Pesquisas mais recentes sobre implantes anticoncepcionais concentram-se na reduo do numero de bastes ou capsulas pelo uso de diferentes progestogenios, na minimizao dos efeitos colaterais (principalmente os transtornos sangramentos) e na tentativa de garantir que o uso seja mais seguro durante a amamentao. Atualmente so usadas capsulas de progestogenio levonorgestrel que oferecem excelente proteo anticoncepcional. Porm, em alguns pases observaram-se muitos casos de interrupo do uso desses implantes devido a problemas de sangramento, que so os efeitos colaterais mais comuns do uso dos implantes e representam a principal justificativa das pacientes para explicar a interrupo do uso. Falhas deste mtodo so raras, de 0,20% a 1,6%. Sua colocao demanda um pequeno procedimento cirrgico. Falhas deste mtodo so raras. Um ensaio indicou que a proporo de gravidez acidental no primeiro ano de uso foi de 0,2%, no segundo ano foi de 0,5%, no terceiro ano 1,2%, no quarto ano 1,6% e 0,4% no quinto ano. As vantagens no uso deste tipo de implante incluem reduo do fluxo menstrual e/ou do nmero de dias do sangramento, diminuio da anemia, da dismenorreia, do risco de cncer endometrial, de cncer ovariano e de DIP. Esse mtodo reversvel ainda caracteriza-se pela reduo do risco de gravidez ectpica. Entre os contraceptivos base de progesterona, o implante o que menos causa amenorreia (que ocorre com maior frequncia no primeiro ano de uso) e no apresenta efeitos adversos na lactao. uma tima opo para aquelas mulheres que esquecem o comprimido com frequncia ou no usam mtodos de barreira adequadamente. , ainda, uma alternativa importante para pacientes que no podem fazer uso de contraceptivos combinados devido cefaleia severa ou hipertenso. Entre os contraceptivos contendo apenas progesterona, o implante o mtodo que apresenta maior taxa de continuidade, sendo a porcentagem de mulheres que continuam usando-o aps um ano de 85%. Efeitos adversos: cefaleia, aumento ovariano, tontura, hipersensibilidade mamria, ansiedade, acne, nusea, dermatite, secreo mamria, alterao de apetite, ganho de peso, crescimento ou perda de cabelo e interao com anticonvulsivantes.

MTODOS NATURAIS: Mtodos Naturais: Coito interrompido a interrupo do coito antes que ocorra a ejaculao. Existem referncias de seu emprego desde os tempos bblicos, e segue sendo um mtodo de grande uso em alguns pases. O ndice de eficcia baixo variando entre 20 a 30%.

Vantagens: Disponibilidade; Emprego fcil e imediato; No existem custos ou restries ao seu uso. Desvantagens: Dificuldade para identificar o momento preciso de interrupo do coito e necessidade de auto controle por parte do homem; Risco de emisso de lquido seminal com espermatozoides ativos antes mesmo da ejaculao.

Mtodo de ritmo / Mtodo de calendrio/ Mtodo Ogino-Knaus / Tabelinha: a abstinncia sexual durante o perodo frtil (perodo ovulatrio). Tal perodo calculado mediante a observao dos ciclos menstruais nos ltimos 6 a 12 meses. O ciclo mais curto identificado e do total de dias deste ciclo subtrai-se 18 dias, sendo a data resultante o primeiro dia do perodo frtil. O ltimo dia do perodo frtil calculado subtraindo-se 11 dias do total de dias do ciclo mais longo. O ndice de eficcia varia entre 30 a 40%. Modo de uso: Ogino-Knaus a) Verificar a durao (nmero de dias) de cada ciclo, contando desde o primeiro dia da menstruao (primeiro dia do ciclo) at o dia que antecede a menstruao seguinte (ltimo dia do ciclo). b) Anotar o ciclo mais curto e o mais longo. Calcular a diferena entre eles. Se a diferena entre o ciclo mais longo e o mais curto for de 10 dias ou mais, a mulher no deve usar este mtodo, pois o seu ciclo ser considerado inadequado. c) Determinar a durao do perodo frtil da seguinte maneira: - subtraindo-se 18 do ciclo mais curto, obtm-se o dia do incio do perodo frtil. - Subtraindo-se 11 do ciclo mais longo obtm-se o dia do fim do perodo frtil. d) Abster-se de relaes sexuais com contato genital durante o perodo frtil.

Mtodo da temperatura corporal basal Este mtodo fundamenta-se nas alteraes da temperatura basal, que ocorreram na mulher ao longo do ciclo menstrual. A temperatura basal corporal a temperatura do corpo em repouso. Antes da ovulao, a temperatura basal corporal permanece em nvel baixo; aps a ovulao, ela se eleva ligeiramente (alguns dcimos de grau centgrados), permanecendo nesse novo nvel at a prxima menstruao. Este aumento de temperatura resultado da elevao dos nveis de progesterona, que tem efeito termognico. O mtodo permite, atravs da mensurao diria da temperatura basal, a determinao da fase infrtil ps-ovulatria. Modo de uso: a) A partir do primeiro dia do ciclo menstrual, verificar diariamente a temperatura basal, pela manh, antes de realizar qualquer atividade e aps um perodo de repouso mnimo de 3 a 5h. b) Registrar a temperatura observada a cada dia do ciclo menstrual. c) Verificar a ocorrncia de um aumento persistente da temperatura basal por 4 dias no perodo esperado aps a ovulao. d) Reconhecer que a diferena de no mnimo 0,2 C entre a ltima temperatura baixa e as trs temperaturas altas que se seguem indica a mudana da fase ovulatria para a fase ps-ovulatria no ciclo menstrual, durante a qual a temperatura se manter alta, at a poca da prxima menstruao. O perodo frtil termina na manh do 4 dia em que for observada a temperatura elevada. e) Abster-se das relaes sexuais com contato genital durante toda a primeira fase do ciclo (pr-ovulatrio) e at a manh do dia em que se verificar a quarta temperatura alta acima da linha da base, principalmente durante os primeiros meses de uso do mtodo. Posteriormente, sendo possvel predizer a data da ovulao com base nos registros anteriores, a abstinncia sexual pode ficar limitada ao perodo de 4 a 5 dias antes da data prevista da ovulao e at a manh do 4 dia da temperatura alta. f) Atentar para os seguintes fatores que podem alterar a temperatura basal, registrando-os no grfico quando ocorrem: - Mudanas no horrio de verificao da temperatura - Ingesto de bebidas alcolicas - Recolher-se tarde da noite para dormir - Perturbaes do sono, sono interrompido - Doenas como resfriados, gripes ou outras infeces - Mudanas de ambiente - Perturbaes emocionais, fadiga, estresse, entre outros - Refeio muito prxima do horrio de dormir - Relaes sexuais na madrugada.

Mtodo da ovulao ou mtodo de Billings: Este mtodo baseia-se na identificao do perodo frtil, atravs da auto-observao das caractersticas do muco cervical e da sensao por ele provocada na vulva. O muco cervical uma secreo produzida no colo do tero atravs das criptas cervicais, que por ao hormonal apresenta transformaes caractersticas ao longo do ciclo menstrual, possibilitando dessa maneira a identificao do processo ovulatrio. O muco cervical, no incio, impede que os espermatozides penetrem pelo canal cervical. pegajoso, branco ou amarelo, grumoso, que d uma sensao de secura da vulva. O muco cervical, sob ao estrognica, produz, na vulva, uma sensao de umidade e lubrificao, indicando o tempo da fertilidade, momento em que os espermatozides tm maior facilidade de penetrao no colo uterino. Este muco transparente, elstico, escorregadio, fluido, semelhante clara de ovo. Modo de uso: Fase pr-ovulatria Ao trmino da menstruao, pode comear uma fase seca ou com secreo igual e contnua na aparncia e na sensao que dura, em geral, dois, trs ou mais dias. s vezes o muco aparece na prpria menstruao ou logo no primeiro dia de seu trmino, especialmente nos casos em que o perodo menstrual longo e o ciclo curto. Fase ovulatria O muco que inicialmente esbranquiado, turvo e pegajoso, vai se tornando a cada dia mais transparente, elstico e lubrificante, semelhante clara de ovo, podendo-se esticlo em fio - este o perodo favorvel para a penetrao dos espermatozides no canal cervical, definido como pice. Havendo fluxo mucoso, e/ou sensao de lubrificao, o casal deve abster-se de relaes sexuais, quando no deseja a gravidez. Fase ps-ovulatria Na 4 noite aps o dia pice a mulher entra no perodo de infertilidade, que dura mais ou menos duas semanas. Em resumo, pode-se identificar o perodo frtil da seguinte maneira: - A presena do muco e sua modificao, com sensao de umidade, sempre indica o comeo do perodo frtil. - O dia pice significa que dentro de aproximadamente 48h a ovulao j ocorreu, est ocorrendo ou vai ocorrer. - Na 4 noite aps o dia pice comea o perodo infrtil. a) Observar, diariamente, a presena ou ausncia de fluxo mucoso atravs da sensao de secura ou umidade da vulva. b) Analisar as caractersticas do muco, de acordo com a descrio anterior (muco pegajoso, turvo, elstico, claro, transparente ou sensao escorregadia).

Mtodo sinto-trmico:

Este mtodo baseia-se na combinao de mltiplos indicadores da ovulao, com a finalidade de determinar o perodo frtil com maior preciso e confiabilidade. Os parmetros subjetivos relacionados com a ovulao podem ser, entre outros: dor abdominal; sensao de peso nas mamas, mamas inchadas ou coloridas; variaes de humor e/ou da libido. A mulher que desejar fazer uso deste mtodo deve estar completamente familiarizada com as tcnicas de cada um dos mtodos naturais, j descritas anteriormente. Modo de uso: Registrar, diariamente, no grfico apropriado, os dados sobre as caractersticas do muco cervical, as temperaturas e os sintomas que eventualmente possa sentir. Identificar, o incio do perodo frtil, atravs de: clculos (mtodo Ogino-Knaus); mtodo da ovulao e combinao de ambos. Identificar o trmino do perodo frtil, atravs de: mtodo de temperatura basal corporal; mtodo do muco cervical e combinao de ambos. Abster-se de relaes sexuais durante o perodo frtil.

http://www.unifesp.br/dgineco/planfamiliar/anticoncepcao/naturais_content.htm http://www.aids.gov.br/noticia/adesivo-conquista-brasileiras http://biq.iqm.unicamp.br/arquivos/teses/vtls000419598.pdf


RATHKE, Anasa F., POESTER, Daniela, LORENZATTO, Juliana F. et al. Contracepo hormonal contendo apenas progesterona. Adolesc. Latinoam. [online]. mar. 2001, vol.2, no.2 [citado 22 Marzo 2014], p.90-96. Disponible en la World Wide Web: <http://raladolec.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141471302001000200005&lng=es&nrm=iso>. ISSN 1414-7130.

Potrebbero piacerti anche