Sei sulla pagina 1di 3

CENTRO UNIVERSITRIO CESMAC LEITURA E PRODUO DE TEXTOS CIENTFICOS 1 SOLYANY SOARES SALGADO

SIGNO LINGUSTICO Segundo Saussure, considerado como o pai da Lingustica (Cincia que estuda as lnguas), a lngua um sistema de signos, ou seja, um conjunto de elementos que se relacionam e constituem, por exemplo, as palavras. O signo , portanto, a unidade constituinte do sistema lingustico. Ele formado, por sua vez, de duas partes absolutamente inseparveis, sendo impossvel conceber uma sem a outra, como acontece com as duas faces de uma folha de papel: um significante e um significado (COSTA, 2008, p. 118-119). O Signo, desse modo, a associao entre uma imagem acstica e um conceito: SIGNO LINGUSTICO Conceito Imagem acstica significado significante

rvore

CARACTERSTICAS DO SIGNO LINGUSTICO: a) Arbitrariedade: no h nenhuma relao necessria entre o som e o sentido, que no h nada no significante que lembre o significado, que no h qualquer necessidade natural que determine a unio de um significante e de um significado (FIORIN, 2002, p. 60). b) Valor: a definio de um signo dada pelas diferenas, quando se diz que os valores correspondem a conceitos, subtende-se que so puramente diferenciais, definidos no positivamente por seu contedo, mas negativamente por sua relaes com os outros termos do sistema., ou seja, Sua caracterstica [do signo] mais exata e ser o que os outros no so (CLG, p. 136). Abaixo se encontram exemplos: banco cadeira poltrona sof

c) Relaes: I) sintagmticas: o sintagma est associado ao carter linear da linguagem: as letras so postas uma ao lado da outra para formar uma palavra: C-A-D-E-I-R-A II) paradigmticas: diz respeito a seleo de letras, slabas ou palavras num determinado contexto sinttico e semntico: O menino infeliz. triste. solitrio.

Este material apenas um resumo do que foi exposto em sala de aula. O material de estudo deve ser o que consta nas REFERNCIAS, pois leitura obrigatria.

d) Imutabilidade: o signo repousa numa espcie de acordo coletivo entre os falantes (FIORIN, 2002, p. 61), escapa nossa vontade (CLG, p. 85), sendo herdado de uma poca precedente, no sendo possvel, por exemplo, mudar de uma hora para outra o nome de um objeto. A mudana, no entanto, possvel, mas isso s ocorre ao longo do tempo. Nos poemas, comum encontrarmos, de forma criativa, a explorao das diversas maneiras de relao entre significado e significante: Epitfio para um banqueiro n e g c i o e g o c i o c i o 0
(PAES, Jos Paulo. Um por todos. So Paulo: Brasiliense, 1986, p. 90)

LNGUA E LINGUAGEM: QUAL A DIFERENA? LINGUAGEM a capacidade natural que o ser humano tem de se comunicar, seja por meio de palavras, gestos, imagens, sons, cores, expresso etc.
Conceito de Linguagem um conjunto complexo de processos resultado de uma certa atividade psquica determinada pela vida social que torna possvel a aquisio e o emprego concreto de uma lngua qualquer. Todo sistema de sinais que serve de meio de comunicao entre os indivduos. (Celso Cunha)

A linguagem pode ser: verbal e no verbal O que linguagem verbal e linguagem no verbal? A) Linguagem verbal quando usamos palavras Ex.: texto narrativo uma entrevista uma reportagem um bilhete um dilogo B) Linguagem no verbal quando utilizamos gestos, sons, cores, imagens Ex.: o semforo o apito do juiz placa de silncio placas de trnsito aviso de no fume A linguagem pode ser ainda verbal e no verbal ao mesmo tempo. Ex.: charges cartoons propagandas

A LNGUA , portanto, um sistema de signos cujo funcionamento repousa sobre certo nmero de regras de correes. um cdigo que pretende estabelecer uma comunicao entre emissor e receptor. So as regras gramaticais de cada lngua. Lngua Portuguesa Lngua Inglesa CONCEITO DE LNGUA: 5 LING Sistema de representaes constitudo por palavras e por regras que as combinam em frases que os indivduos de uma comunidade lingustica usam como principal meio de comunicao e de expresso, falado ou escrito. 5.1 abs. Idioma Nacional. 6 LING Para o linguista Ferdinand Saussure, o sistema abstrato de signos inter-relacionados, de natureza social e psquica, obrigatrio para todos os membros de uma comunidade lingustica. (Dicionrio Houaiss)

Referncias: COSTA, M. A. estruturalismo. In MARTELOTA, M. E. (org.) Manual de lingustica. So Paulo: Contexto, 2008. FIORIN e PLATO. Consideraes sobre a noo de texto. Para entender o texto: leitura e redao. So Paulo: tica, 2006, p. 11-18. SAUSSURE, F. de. Curso de lingustica geral. BALLY; SECHEHAYE (org.). So Paulo: Cultrix, 2006. SOUZA CARVALHO, L. M. de &. S. W. de. As funes da linguagem. In Compreenso e Produo de textos. Petrpolis: Vozes, 2004, p. 11-20.

Exerccio PORTAL ACADMICO Para outras reflexes sobre a lngua, h uma atividade proposta no portal: ler e analisar a letra da msica Lngua, de Caetano Veloso.

Potrebbero piacerti anche