Sei sulla pagina 1di 1

Febre Maculosa Brasileira em Diadema

Departamento de Vigilncia Sade - Epidemiologia e Controle de Doenas Fone/Fax: (11) 4057-8125. E-mail: ecd@diadema.sp.gov.br

R., 43 anos, moradora do bairro Campanrio, faleceu ontem de Febre Maculosa Brasileira. Um dia antes, ela foi atendida na UBS Paineiras, de onde foi transferida para o Hospital Municipal, com exames de sangue que apontavam um quadro clnico grave. A investigao epidemiolgica revelou que R. havia retirado um carrapato de si mesma alguns dias atrs. (julho de 2006)

O ano de 2006 iniciou com mais um caso de Febre Maculosa no municpio. No ms de fevereiro, M., 41 anos e moradora do Parque Real, deu entrada no Pronto Socorro Municipal de Diadema com febre alta e dor de cabea. Ela ficou internada por quatro dias recebendo tratamento para a doena, e teve cura completa. Durante a investigao epidemiolgica, a ECD apurou que na regio j havia sido coletado o carrapato transmissor em ces que ficavam soltos na rua.

Como prevenir ?
Transmissor
No mundo, existe cerca de 800 espcies de carrapatos. Em Diadema so encontrados apenas 2 tipos de carrapato, que podem transmitir a Febre Maculosa:

Quem tiver febre, dor de cabea e dores no corpo, at 14 dias aps contato com carrapatos, ou aps ter estado em rea de transmisso de Febre Maculosa, e principalmente se aparecerem pintinhas vermelhas ou manchas pelo corpo, tem que procurar o mdico e contar a ele todos esses detalhes. Quem encontrar carrapatos, deve lev-los Unidade de Sade mais prxima, deixando endereo e telefone para contato, e informando de que lugar ele foi retirado (se em gente, animal ou ambiente). No se deve arrancar carrapatos da pele. Deve-se retir-los prendendo sua cabea com uma pina e girando para um lado e para o outro essa pina, a fim de faz-lo soltar ou, ento, derramar gua gelada sobre eles. No deixar que os ces saiam sozinhos rua. Eles s devem sair conduzidos por uma pessoa com fora suficiente para domin-los e com guia e coleira. Usar coleira carrapaticida em gatos que vivam perto de reas de mata. Castrar os gatos, para que eles fiquem mais caseiros.

Sintomas

Amblyomma aureolatum
Esta espcie encontrada principalmente em ces, mas tambm podem ser achadas em gatos.

Dor de cabea Febre

Macho

Fmea

Amblyomma cajennense
Esta espcie encontrada principalmente em cavalos, mas muito fcil ser achado em pessoas que tm contato com eles, ou com os lugares onde eles passam.

No deixar que ces e gatos tenham acesso a reas de mata ou a terrenos onde passam cavalos. Quem tiver contato com cavalos, ou andar por pastos, deve se examinar toda hora para ver se no pegou carrapatos. Nesses casos tambm indicado usar roupas clara, cala comprida e sapatos fechados, de preferncia botas. Quem cria cavalos deve fazer o controle de carrapatos, utilizando banhos carrapaticidas com produtos indicados. Os terrenos devem ser mantidos roados, principalmente no vero.
Dores no corpo

Confuso mental

Manchas no corpo Convulses

Macho

Fmea

SECRETARIA DE SADE

Departamento de Vigilncia Sade

Servio de Epidemiologia e Controle de Doenas

Potrebbero piacerti anche