Sei sulla pagina 1di 27

Ps-Graduao em Engenharia da Qualidade

Auditorias da Qualidade Formao de Auditor

Roberto Reguse
Aula 4

Contedo: Aula 4
Questes relacionadas certificao principais etapas

Reviso para a prova questes e cases de auditoria

Fluxo da certificao
Solicita proposta comercial Proposta comercial aceita

Planejamento da auditoria pr-auditoria auditoria inicial auditoria principal

Fluxo da certificao
Envio da documentao SGQ Logstica da auditoria Realizao da auditoria

Fluxo da certificao

Fluxo da certificao

Regras de uso da marca do OCS


terminantemente proibida a divulgao
das marcas de acreditao, para certificao de sistemas de gesto, em veculos e embalagens.

Fonte: MANUAL DE UTILIZAO DAS MARCAS DE ACREDITAO BUREAU VERITAS Verso 3 Abril/2012

Regras de uso da marca do OCS


As marcas de acreditaes s podem ser utilizadas
em conjunto com a marca do organismo certificador

Fonte: MANUAL DE UTILIZAO DAS MARCAS DE ACREDITAO BUREAU VERITAS Verso 3 Abril/2012

Regras de uso da marca do OCS


A marca de certificao do INMETRO no pode ser
usada para divulgao da certificao, segundo Portaria no 73 do Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio

Fonte: MANUAL DE UTILIZAO DAS MARCAS DE ACREDITAO BUREAU VERITAS Verso 3 Abril/2012

Regras de uso da marca do OCS


De acordo com o artigo X do anexo I da Portaria 73, o
logo do INMETRO no poder mais ser utilizado isoladamente em material publicitrio como: em cartes de visita, notas fiscais, material de marketing e grfico em geral, websites, brindes, veculos, uniformes ou qualquer outro meio similar.
Fonte: MANUAL DE UTILIZAO DAS MARCAS DE ACREDITAO BUREAU VERITAS
Verso 3 Abril/2012

Regras de uso da marca do OCS


De acordo com o artigo 9.1.5 da norma NIECGCRE0161, permitido utilizar uma reproduo do certificado para divulgao em anncios e material publicitrio, como websites, certificados de metal, banners, revistas, etc.

Fonte: MANUAL DE UTILIZAO DAS MARCAS DE ACREDITAO BUREAU VERITAS


Verso 3 Abril/2012

Divulgao da certificao
CERTIFICAO DE SISTEMA (OCS) X CERTIFICAO DE PRODUTO (OCP)

CASES DE AUDITORIA

O QUE O AUDITOR DEVERIA FAZER SE: O AUDITADO NO ACEITA A NO CONFORMIDADE REPORTADA NO MOMENTO EM QUE FOI IDENTIFICADA PELO AUDITOR?

14

CASES DE AUDITORIA

O QUE O AUDITOR DEVERIA FAZER SE: O AUDITADO SE EXALTA VEEMENTEMENTE COM SEUS FUNCIONRIOS POR CAUSA DE UMA NO CONFORMIDADE DE AUDITORIA?

15

CASES DE AUDITORIA

O QUE O AUDITOR DEVERIA FAZER SE: NO FOI POSSVEL CUMPRIR O PLANO DE AUDITORIA POR FALTA DE TEMPO?

16

CASE DE AUDITORIA - 1
ANALISE A SITUAO ABAIXO: Numa auditoria do processo comercial o auditor avaliou as reclamaes de clientes, e evidenciou que o tratamento da reclamao analisada estava restrito a uma ao imediata, e no desencadeando automaticamente a definio de aes corretivas. A definio de aes corretivas, segundo o responsvel, depende da gravidade ou da reincidncia da reclamao.

17

CASE DE AUDITORIA - 2
ANALISE A SITUAO ABAIXO: Foi evidenciado no setor de montagem de peas a ausncia de Instruo de Trabalho para montagem da pea 2255, cuja ordem de produo OP 1234 estava sendo produzida no dia 22/06/12. Perguntado ao encarregado do setor, este respondeu que no h necessidade de se elaborar uma instruo de trabalho para a montagem dessa pea, pois todos os montadores sabem faz-lo.

18

CASE DE AUDITORIA - 3
ANALISE A SITUAO ABAIXO: A empresa LDD executou servios de calibrao de instrumentos, e segundo relatado, a mesma foi escolhida pelo supervisor de produo, que a conhecia h muitos anos. Segundo o coordenador da qualidade, j houve diversos problemas de fornecimento com essa empresa, mas no foram registradas as aes tomadas.

19

CASE DE AUDITORIA - 4
ANALISE A SITUAO ABAIXO:

A atividade de inspeo final de produtos aps a pintura relevante para a qualidade, entretanto no foi determinado qualquer requisito de competncia para a funcionria Ana Lcia, que realiza essa atividade no turno da noite do Controle da Qualidade. No foi possvel avaliar se a funcionria est capacitada para esta atividade, mas segundo o supervisor a funcionria foi treinada. A funcionria liberou o lote 2245.
20

CASE DE AUDITORIA - 5
ANALISE A SITUAO ABAIXO:

Analisando um certificado de calibrao de uma balana, os valores de erro + incerteza somados totalizam 0,05g. Segundo os critrios de aceitao da empresa, para ser adequado ao uso, o instrumento deve ter no mximo 0,02g de erro + incerteza. O que deveria fazer o analista responsvel pelo gerenciamento desse instrumento?

21

CASE DE AUDITORIA - 6
ANALISE A SITUAO ABAIXO:

Um auditado pergunta ao auditor se os certificados de qualidade de matria-prima enviados pelo fornecedor devem ser tratados como registros ou documentos da qualidade, e se devem ser controlados.

22

CASES DE AUDITORIA - 7
ANALISE A SITUAO ABAIXO:

Auditando a rea de projetos o auditor comea a discutir sobre os critrios de tolerncia dimensional especificados pelo projetista. Segundo o auditor, usando essa tolerncia o projeto corre o risco de no dar certo. O auditor j trabalhou em rea de projetos, e disse que entende do assunto.
Na sua opinio, qual deveria ser a postura do auditado?
23

CASE DE AUDITORIA - 8
ANALISE A SITUAO ABAIXO:

Na reunio de encerramento de uma auditoria principal de 3 parte, o auditor lder anuncia que no vai recomendar a empresa auditada, em funo das 9 no conformidades registradas durante a auditoria, e que permanecem pendentes. O diretor da empresa no concorda e diz que vai rescindir o contrato com a certificadora. O que deve fazer o auditor?

24

CASE DE AUDITORIA - 9
ANALISE A SITUAO ABAIXO:

Uma empresa de bebidas possui o seguinte escopo: Produo e comercializao de refrigerantes. Quais os requisitos normativos poderiam ser excludos considerando o referido escopo? Comente sua opinio.

25

CASE DE AUDITORIA - 10
ANALISE A SITUAO ABAIXO:

Que situaes poderiam levar uma empresa a ter sua certificao de sistema da qualidade cancelada? Como o auditor deve explicar essa situao aos gerentes e diretores da empresa?

26

SNTESE DA AULA 4
Nesta aula o aluno deve ter compreendido:

como funciona o processo de certificao; regras de uso de logotipo e certificados; como proceder em situaes de auditoria.

27

Potrebbero piacerti anche