Sei sulla pagina 1di 18

A TEORIA EVOLUCIONISTA BIOLOGIA

I-Introduo:
No decorrer deste ltimo sculo os cientistas descobriram vrias pistas que os levaram a algumas comprovaes sobre a teoria da evoluo. A teoria da evoluo (Evolucionismo) Sabe-se que a princpio, no existiam seres vivos possuidores de coluna vertebral. Antes do surgimento dos primeiros vertebrados milhes de anos se passaram na histria da evoluo. Os primeiros a aparecer tinham a forma de peixe, e somente milhes de anos aps que os primeiros anfbios passaram a existir, e depois vieram os rpteis, pssaros e mamferos. Para a ocorrncia de todo esse processo, ocorreram inmeras explicaes, contudo, a mais conhecida foi desenvolvida por Darwin (teoria evolucionista). Ele se fez notar quando observou que no existem duas plantas ou dois animais exatamente iguais. Observouse que partes dessas diferenas so benficas para a obteno mais alimento, fato que permite uma melhor formao e um tempo de vida mais prolongado. Essas variaes passaram de gerao para gerao e foram muito teis para o desenvolvimento dos seres vivos. Aps milhes de anos, a aparncia de animais e plantas ficou bem diferente do que era. Aqueles que se desenvolveram melhor, foram os que tiveram a chance de se adaptar as inmeras mudanas que ocorreram em nosso planeta.

A TEORIA EVOLUCIONISTA BIOLOGIA

1- Conceitos Fundamentais:
De onde viemos? A pergunta que no quer calar. De acordo com o artigo da biloga , Desde os tempos mais

remotos indagamos sobre a origem dos seres vivos, incluindo ns mesmos, e durante todo esse tempo sempre tivemos nossas "respostas" na forma de fantasias, estrias fantsticas e recheadas de alegorias que foram transmitidas de gerao aps gerao. Por mais de 99% de seus quase 250 mil anos na Terra, o Ser Humano foi dominado pelo pensamento mitolgico e suas lendas. Depois, h cerca de 2500 anos atrs surgiu a Filosofia, e a Razo tentou buscar essa resposta abrindo caminho para algo alm dos mitos e crenas. Mas essa Era de lucidez racional seria por 1000 anos obscurecida pelas sombras da Idade Mdia e seus dogmas de f baseados na antiga mitologia judaico-crist. No Oriente Mdio, boa parte desta cultura racional sobreviveu disputando lugar com a crena na similar mitologia islmica, e no Extremo Oriente, tambm desde h 25 sculos atrs, outro tipo de filosofia, mais mstica, se espalhava, baseada no Hindusmo, Taosmo e Budismo. E s h pouco mais de 250 anos, outra rea do potencial humano amadureceu e se consolidou.

1.1- Teoria da Evoluo


Segundo , A Cincia a fuso da Razo com a Experimentao. Do Pensamento com o Empirismo, e to eficiente que seus resultados prticos e materiais em menos de meio sculo foram muito mais marcantes do que as dezenas de milhares de anos de misticismo e magia. Ela pode no ter as respostas para nossas indagaes interiores, e com certeza no tem a chave da felicidade, mas ningum pode negar que ela muito eficaz em entender, explicar e controlar a natureza. A Cincia tambm nos deu sua resposta para a grande pergunta sobre a origem da vida, e este veio sob a forma da teoria da evoluo. No de se admirar que essa explicao s tenha surgido h to pouco tempo. Primeiro por que no se muda rapidamente centenas de milhares de anos de pensamento mitolgico s com 2500 de Filosofia ou 250 de Cincia, e depois porque essa questo realmente no fcil de ser respondida. uma pergunta sobre algo que h muito aconteceu e que ningum presenciou, sobre eventos e processos que se deram muito antes de qualquer tentativa de resposta mesmo mitolgica. Algo que acontece na verdade h muitos milhes de anos. Com nosso quadro histrico, podemos considerar normal que por volta de 1600 dC, aps o surgimento da imprensa, a Cincia tenha tido dificuldades para se
Comunicao biloga, Universidade de So Paulo disponvel em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/ciencias/teorias-evolucionistas-lamarck-e-darwin revolucionaram-abiologia.htm teoria da evoluo disponvel em http://www.xr.pro.br/teoria_evolucao.html, acessado 03/03/2014.

A TEORIA EVOLUCIONISTA BIOLOGIA estabelecer enfrentando toda uma estrutura de represso religiosa que at ainda hoje no foi totalmente vencida. Foi nesse quadro de resistncia, que um processo de elaborao de pensamento foi tomando corpo, o evolucionismo, que tinha uma resposta diferente daquela referncia que dominou toda a Idade Mdia, a Bblia. A ideia de que a Terra era o centro fsico do Universo j fora derrubada, mas o impacto sobre a religio no fora to grande pois a doutrina crist no se apoia no Geocentrismo, ainda que ele esteja presente na Bblia. Mas enfrentar o Mito da Criao? Algo do qual depende boa parte de toda a Teologia Crist e suas diretrizes de comportamento? Foi algo muito mais complicado. No obstante o trabalho rduo de vrios pesquisadores, cientistas e filsofos levou a uma mudana de pensamento, e o hoje a TEORIA DA Evoluo mais do que estabelecida como a mais precisa explicao para a origem da vida.

1.2- Mas afinal, o que a Teoria da Evoluo e o Evolucionismo? 1.2.1- Variao das espcies no estado domstico
- Causas da variabilidade. - Efeitos do hbito. - Efeito do uso ou no uso dos rgos. - Variao por correlao. - Hereditariedade. - Caracteres das variedades domsticas. - Dificuldade em distinguir as variedades e as espcies. - As nossas variedades domsticas derivam de uma ou muitas espcies. - Pombos domsticos, suas diferenas e origem. - A seleo aplicada desde h muito, seus efeitos. - Seleo metdica e inconsciente. - Origem desconhecida dos nossos animais domsticos. - Circunstncias favorveis ao exerccio da seleo pelo homem.

1.3- Evoluo espontnea


Apesar do que muitos pensam, o Evolucionismo no produto de uma s pessoa, no ideia de um ou dois cientistas. Ele simplesmente o resultado inevitvel de um processo de evoluo cientfica. A Cincia lida com fatos explicveis e controlveis,

A TEORIA EVOLUCIONISTA BIOLOGIA previsveis e reproduzveis. S pode aceitar explicaes que se baseiem em fenmenos comprovados e observveis na natureza.

1.4- No existe criao!


Nunca ningum jamais viu algo surgir do nada, ou uma transformao to radical quanto um organismo complexo como o humano surgir do barro. Isso no existe na natureza. Portanto a explicao religiosa criacionista inaceitvel no pensamento cientfico. Tudo o que vemos na natureza resultado de processos progressivos, estruturas muito simples podem parecer "surgir" rapidamente, mas estruturas complexas s surgem aos poucos, construdas passo a passo por processos lentos. Lenta e progressivamente os seres vivos nascem e crescem, uma semente se torna uma imensa rvore e um aglomerado de clulas menores que a cabea de um alfinete se tornam grandes animais. Deve-se entender o termo evoluo antes de tudo como

transformao, mudana progressiva, lenta e gradual. E sendo assim a Evoluo est em TUDO que existe. Desde o mundo fsico at os processos sociais. Nada acontece sem ser resultado de estgios progressivos. Nem mesmo idias surgem do nada. A noo de Evoluo comeou a tomar corpo no pensamento humano a partir do momento que se passou a observar com mais cuidado os seres vivos. O surgimento das cincias Biolgicas o prprio surgimento do Evolucionismo.

1.5- No existe biologia sem evolucionismo!


O canal ,Publicou um artigo que dizia que, A Biologia, assim como a Geologia, Antropologia Fsica, Paleontologia e outras, s so possveis como cincias numa estrutura evolucionista, sem a Teoria da Evoluo todas elas perdem completamente sua base. Mas antes de prosseguirmos, vale retroceder um pouco e observar como a observao da natureza foi feita ao longo da histria humana.

1.5.1- Vamos seguir um raciocnio em etapas.


Durante muito tempo acreditou-se que o mundo e o Universo sempre haviam existido. Muitas religies Pantestas no possuem cosmo gneses embora a natureza esteja em constante movimento. Tambm no Budismo o Universo existe sempre, e no Bramanismo apesar de existir o surgimento e fim do Universo, o ciclo infinito. Alguns filsofos gregos tambm eram adeptos da existncia ETERNA do mundo. Aristteles foi um deles. O Sbio Grego Aristteles foi um dos homens mais brilhantes de todos os tempos. Ele fundamentou a Lgica, as Cincias Naturais,
Canal globo,2013, No existe biologia sem evolucionismo disponvel em: http://oglobo.globo.com/ciencia/alfred-wallace-outro-pai-da-teoria-da-evolucao-11754418, 08/03/2014. acessado

A TEORIA EVOLUCIONISTA BIOLOGIA a Dialtica e a Retrica. Muitos dos feitos de Aristteles so sentidos at hoje, 2.300 anos depois. Ele tambm foi o primeiro pensador a se ocupar sistematicamente com os seres vivos. Mas Aristteles no era divino, ela nada tinha em que se basear, por isso muitas de suas concluses no so mais vlidas. Mesmo assim foi sem dvida o primeiro Bilogo, examinou organismos, dissecou animais e observou o comportamento de vrios tipos de seres vivos. Ela declarava que havia algo de maravilhoso em todas as formas vivas, das quais no devamos ter um nojo infantil.

1.5.2- Mas por que hoje no aceitamos mais que as coisas sempre tenham existido?
Em parte pela religio. Os mitos Politestas e Monotestas sempre possuem uma origem das coisas, do Universo e dos seres vivos. So os Deuses ou um Deus que criam o mundo e o Ser Humano. Com o domnio dessas crenas e em especial do Cristianismo, a ideia de uma existncia eterna foi abandonada, pois havia um relato de criao. Mas a existncia Eterna tambm no satisfaz a observao cuidadosa da realidade. Se prestarmos ateno, principalmente com os mtodos que dispomos agora, veremos que tudo est em constante transformao. Nem montanhas so eternas, algumas coisas novas surgem, outras deixam de existir. ETERNO o que est fora do tempo! Que sempre existiu e sempre existir, que no tem fim nem teve comeo. Apesar de nossa experincia comum e diria nem sempre poder invalidar isso, a mente humana no consegue lidar bem com a ideiada Eternidade. Isso vai contra nossa vivncia e intuio. Nesse sentido as Cosmo gneses foram um avano no pensamento humano, pois substituram o Mito da Eternidade pela ideia da Existncia Temporal. Ento se admitimos que uma coisa passou a existir, podemos pensar em dois pares de possibilidades: 1- Ela surgiu do nada 2- Ela surgiu de alguma outra coisa 3- Ela surgiu repentinamente 4- Ela surgiu progressivamente Em qualquer poca a experincia humana pode constatar que "nada surge do NADA". No se veem coisas se materializando no Ar, o que mesmo assim no significaria que estariam vindo do Nada. Estamos acostumados a ver coisas surgindo de outras.

10

A TEORIA EVOLUCIONISTA BIOLOGIA Mas ento temos uma problemtica questo. Se Tudo vem de alguma coisa, de onde veio a Coisa Primeira? Se sabemos que uma Girafa nasce sempre de outra Girafa, de onde veio a Primeira Girafa? Durante muito tempo acreditou-se na Gerao Espontnea, suposta tambm por Aristteles. Sabia-se que os animais se reproduziam, mas como explicar os primeiros destes animais? Simples, eles viriam de outras coisas. Ento pensava-se que num corpo em apodrecimento, surgiam moscas, nas areias de um pntano surgiam sapos e mesmo que em pelos de animais surgiam cobras. Isso explicava ento como surgiram os primeiros exemplares de cada animal. Nesse sentido a Teologia Crist j era mais avanada, pois no primeiro Captulo da Gnese Bblica declara-se que cada espcie "reproduz-se conforme sua espcie". Mas sendo assim, como teriam surgido as primeiras espcies? do nada! Porm essa surgimento do nada s teria ocorrido num determinado momento do passado, na criao, mediante o indiscutvel poder de DEUS. E nunca mais. Ento resolvia-se a questo das origens sem a necessidade de Gerao Espontnea, ainda que esta no tenha sido esquecida. A Teologia Bblica incompatvel com a Gerao Espontnea e a Igreja s no perseguiu os adeptos desta ideia com mais rigor por que ela no era muito preocupante apesar de estar arraigada no imaginrio popular. Porm a Igreja apoiou todas as experincias que visavam desacreditar a Gerao Espontnea. Por isso inclusive o Criacionismo foi to satisfatrio durante mais de mil anos, ele explicava o mundo apelando para um mistrio que pelo menos na poca no tinha motivos para ser contestado. Porm h um problema nessa ideia que a princpio passa desapercebido. Se cada espcie reproduz-se segundo a sua espcie, por que elas no so exatamente iguais? Por que as vezes nascem animais diferentes de seus pais? Por que de um boi e de uma vaca malhados, as vezes nascem bezerros escuros ou mesmo brancos e listrados? Na Bblia, no Captulo 30 da Gnese nos versculos de 32-43, fica clara a ideia de que tais caractersticas podem ser determinadas pela influncia direta do ambiente, como colocar um rebanho perante um cenrio listrado e sua prole nascer listrada. Esse s um exemplo de como a Bblia e a Teologia Crist normalmente no tem uma resposta para explicar por que em geral os descendentes no so idnticos aos genitores. Mas esse no o nico problema, h tambm a questo do mito do Dilvio
11

A TEORIA EVOLUCIONISTA BIOLOGIA Universal, que inviabiliza qualquer possibilidade de explicao razovel para o fato de haver tantas espcies diferentes espalhadas por todo o mundo. Esse problema pode ser visto neste texto. Somando-se isso ao crescente descrdito da Teologia Crist e da Bblia sobre assuntos cientficos e histricos, cada vez mais evidenciados pelos avanos da cincia, pouco a pouco os cientistas ficavam menos satisfeitos com as explicaes tradicionais. Num ponto de vista que s aceita como vlido fenmenos comuns na natureza, s resta considerar que: Uma coisa s surge de alguma outra coisa, e progressivamente Ento, se sabemos que toda girafa nasce de outra girafa, mas que girafas no existiram sempre, de onde surgiu a primeira girafa? De uma outra coisa, mas no radicalmente diferente, e sim muito parecida com uma girafa, ou seja, um outro animal parecido com a atual girafa, assim como antes deste tipo de animal havia um outro, e outro, o que mostra uma gradao progressiva. Mas como isso poderia ter ocorrido? So muito raros os casos onde um ser vivo nasce significativamente diferente de sua prpria espcie. De onde tiveram a ideia de que isso fosse possvel? Em parte atravs de raciocnios simples como esse, mas essa iminente desconfiana Evolucionista se deu principalmente aps a ideia de se catalogar os seres vivos e categoriz-los em classes.

1.6- Taxonomia
Toda Cincia necessita de organizao e mtodo, e portanto deve classificar bem seus objetos de estudo. O prprio Aristteles j fizera isso h 2.300 anos, embora em um campo de amostras muito limitado, se resumindo s espcies disponveis nas proximidades da antiga Grcia. J no sculo XIX, o mundo tinha sido quase totalmente explorado, todos os continentes eram conhecidos. A humanidade j tinha contato com as exticas faunas e floras das Amricas, frica e Ocenia, bastante diferentes das do velho mundo. Os primeiros naturalistas passaram ento a catalogar os seres vivos, num processo de classificao organizada que chamamos de TAXONOMIA. Sabemos que classificar as coisas pode ser trabalhoso, podemos organizar uma livraria separando os livros por assunto, por ordem alfabtica, por autor e etc. Um livro sobre Maom pode ser colocado em Histria, Religio, Oriente Mdio ou Grandes Personalidades. Se formos classificar os veculos, podemos agrup-los em terrestres, aquticos e areos. Ento suba grupar os terrestres pelo nmero de rodas, pelo tamanho, pela aplicao,

12

A TEORIA EVOLUCIONISTA BIOLOGIA data de fabricao e etc. Enfim h vrias formas distintas de se organizar as coisas, e difcil saber, quando no impossvel, qual a forma mais apropriada. Ao classificar os seres vivos, os naturalistas no demoraram a perceber algo curioso, todas as formas de classificao pareciam convergir para uma mesma tendncia, que permitia agrupar as espcies numa rvore de sees e subsees que obedecia uma progresso notvel. Vejamos um exemplo simples, tentemos classificar apenas 9 animais: Aranha, Barata, Cobra, Gorila, Minhoca, Morcego, Peixe, Pombo, e Tigre. Algum poderia colocar a Cobra junto com a Minhoca, mas se observarmos de perto ela tem muito mais em comum com o Peixe, devido a um esqueleto, olhos, dentes, escamas e etc. Por isso os naturalistas agrupam seres com o maior nmero de caractersticas em comum. Se dividssemos nossos 9 animais em 3 grupos, parece ser bvio que Aranha e Barata estariam no mesmo grupo, assim como Tigre e Gorila. Morcego e Pombo poderiam estar em outro grupo enquanto Peixe e Cobra em outro. A minhoca poderia ser colocada junto com a Aranha e a Barata, ou o Peixe e a Cobra.

1.7- A rvore da vida


Dizia ,Por fim, o que os naturalistas perceberam que os seres vivos, diferentes de instrumentos musicais, livros ou mquinas, possuem um modo de ser classificados que muito mais claro e adequado que outros modos, eles obedecem a uma seo de agrupamentos muito evidente, que os separa em diversos grupos razoavelmente isolados, porm sutilmente interligados por alguns animais que parecem fazer uma conexo entre os grupos. Logo organizaram as formas de vida num esquema rvore, muito usado para outras coisas a serem classificadas, mas que sempre sugere ramos e troncos comuns, tal como invenes derivadas de outras, ou estilos musicais que se desmembram de outros, porm com uma Peculiaridade nica! Os ramos da rvore dos seres vivos simplesmente no se cruzam! Diferente de estilos musica e idiomas que se misturam, ou mquinas que mesmo aps vrias geraes de aperfeioamentos podem ser fundidas numa s, como um telefone com visor, ou um carro anfbio. Mas os Seres Vivos uma vez separados em ramos taxonmicos, esses ramos no mais se intercepta, e por isso s a Mitologia pode imaginar Cavalos com Asas de Pssaros, Homens com Corpo de Cavalos ou Mulheres com Cauda de Peixe, assim como s a interveno humana, por meio da engenharia gentica, poderia produzir um Rato com uma Orelha Humana. Uma vez na rvore, ficou
)teoria da evoluo disponvel em: http//oglobo.globo.com/ciencia/alfred-wallace-outro-pai-da-teoria-da-evolucao11754418#ixzz2vGG0htwo

13

A TEORIA EVOLUCIONISTA BIOLOGIA difcil no perceber uma progresso, ficava evidente uma srie de troncos comuns que surgiam de um tronco nico, o que sugeria ancestrais em comum que iam dando origem a descendentes, tal como uma rvore genealgica humana. Porm se traarmos nossa rvore genealgica, veremos que ela se cruza com outras rvores, se misturando, o que no acontece com as espcies animais. Alis a definio de espcie justamente essa, de uma forma simplificada: "Um grupo de seres vivos que pode cruzar entre si". Por isso uma Ona Preta e uma Ona-pintada so espcies distintas, apesar de serem bem mais parecidas entre si do que um Puddle e um Dogue Alemo, que so raas diferentes de uma mesma espcie. Apesar de tudo isso havia alguns problemas com essa ideia de seres vivos surgindo progressivamente de ancestrais comuns. Primeiro a ausncia de algumas espcies que deveriam ser intermedirias entre outras, que foram chamadas de Elos Perdidos, segundo, a falta de conhecimento de um mecanismo convincente para explicar como ocorreria essa transformao.

1.8- Recitando algumas teorias sobre a evoluo 1.8.1- Jean-Baptiste Lamarck


A primeira explicao razovel que foi proposta para explicar essa Evoluo conhecida como LAMARCKISMO Lamarck foi um dos primeiros bilogos contemporneos, alm de ter sido seminarista e militar. A partir de 1801 ele passou a publicar vrios livros na qual combatia o fixismo, doutrina na qual as espcies de seres vivos so imutveis, e o catastrofismo, que afirmava que grandes e sucessivas catstrofes, o que inclua o dilvio de No, eram responsveis por vrias das caractersticas ambientais assim como do desaparecimento de diversas espcies. Sendo o primeiro grande Evolucionista da histria, ele teve a rdua tarefa de promover uma explicao para como ocorrem as mudanas de espcies, desafiando a crena tradicional. Naquela poca a Gerao Espontnea no era mais aceita por qualquer letrado, o italiano Francesco Redi, e o francs Loius Pasteur ajudaram a derrubar por completo a crena nessa hiptese. Muitos j esboavam pensamentos evolucionistas misturados com hipteses catastrofistas e mesmo criaes divinas sucessivas pequenas e locais, aos quais Lamarck rejeitava, propondo basicamente duas afirmaes:

14

A TEORIA EVOLUCIONISTA BIOLOGIA A influncia do Ambiente produz mudanas fsicas no indivduo de uma espcie. Esse indivduo transmite as modificaes para seus descendentes, que nascem adaptados. Voltando ao exemplo da Girafa, segundo Lamarck, um grupo de animais teria se instalado num ambiente onde as melhores opes de alimento estavam no alto das rvores. O hbito fazia com que os animais cada vez mais esticassem o pescoo para alcanar as folhas mais altas. Com o tempo, o pescoo tenderia a se alongar ainda que imperceptivalmente, e os descendentes desses animais j nasceriam com pescoos ligeiramente mais longos, e assim por diante, gerao aps gerao, at que houvesse uma estabilidade, resultando no animal que conhecemos como Girafa. Para Lamarck, o uso repetido do rgo causaria um desenvolvimento, e seu desuso naturalmente uma atrofia, o que explicava o desaparecimento dos rgos que no mais tinham utilidade para a nova espcie. Essa teoria logo se popularizou, despertando severas reaes de uma sociedade Criacionista. Em especial de um naturalista protestante fortemente adepto do fixismo catastrofista e apologista bblico, Georges Leopold Cuvier, autor respeitado de um denso e valioso trabalho que inclui principalmente anatomia. A firmeza de Lamarck perante a ira dos conservadores resultaria futuramente em seu obscurecimento, e acabaria morrendo na misria, em 1829. Mas sua teoria s viria a ser parcialmente derrubada dcadas mais tarde em especial pelos experimentos de August Weismann, que cortando caudas de vrias geraes de ratos de laboratrio, concluiu que nem por isso os descendentes nasciam sem caudas. A teoria de Lamarck era perfeitamente racional, mas para a Cincia a Razo no basta, pois como j vimos ela caminha com as pernas do Racionalismo e do Empirismo, preciso o apoio dos fatos empricos os quais nunca confirmaram a segunda proposio da teoria

Lamarckista. Porm o primeiro postulado de Lamarck, de que o ambiente influencia as espcies, se manteve, servindo de apoio nova teoria que viria a surgir. curioso que hoje em dia, aps mais de um sculo e meio de descobertas, a teoria de Lamarck ainda esteja fortemente viva na memria popular, pois a maioria das pessoas que pensam saber algo sobre Evoluo ainda raciocina em termos Lamarckistas!

1.8.2- Darwin
Charles Robert Darwin no s no foi o primeiro evolucionista como muitos pensam, como sequer foi o primeiro Darwin evolucionista. Seu av ERASMUS
15

A TEORIA EVOLUCIONISTA BIOLOGIA DARWIN, mdico e filsofo, j havia publicado em 1795 uma obra onde apresentava ideias evolucionistas precursoras de Lamarck. "Mal de famlia", diriam os Criacionistas. Charles Darwin nasceu em 1809 e desde cedo se interessou por histria natural. Cursou sem concluir teologia e medicina, mas preferiu se ocupar de botnica, zoologia e geologia. Recebeu vrias influncias, entre elas do botnico John Stevens Henslow e do gelogo Adam Sedgwick. Naquela poca a Geologia tambm j estava em pleno desenvolvimento, atravs de obras como a de Charles Lyell que apesar de ainda acreditar na imutabilidade das espcies, j propunha uma Terra em graduais e lentas mudanas muito mais antiga do que o mundo de pouco mais de 6000 anos, baseado na simples contagem de geraes de lendrios personagens bblicos, que ficava cada vez mais insustentvel. Aps se formar em Humanidades, em 1831, Darwin partiu a bordo do Beagle, ao lado de outros personagens incluindo o lendrio cientista e aventureiro Richard Francis Burton, na condio de naturalista, para uma viagem de 5 anos que tinha como misso o reconhecimento de diversas partes do mundo, incluindo as famosas ilhas Galpagos, o Brasil, Cabo Verde e Ocenia. Coletando inmeras informaes e examinando diretamente vastas condies ambientais e espcies diferenciadas, Darwin comeou a perceber que a Estabilidade das Espcies, o paradigma predominante da poca, no explicava bem uma srie de fatos que constatou. Aps tomar contato com as ideias de Lamarck e posteriormente as de Thomas Malthus, sobre a dinmica de crescimento populacional, Darwin finalmente concebeu o mecanismo evolutivo que seria a essncia de toda a sua teoria. A Seleo Natural. Mas darwin tambm no foi o nico a propor tal mecanismo, na verdade esta ideia tem como co-autor Alfred Russel Wallace, que poderia hoje ser o alvo do dio dos criacionistas caso Darwin no tivesse entrado em cena. Wallace tambm fizera uma viagem ao redor do mundo, tendo estado inclusive na Amaznia, e lera os mesmos livros que Darwin. Ambos foram reconhecidos como autores da Teoria, porm o livro de Darwin, A Origem das Espcies, foi muito mais impactante, e ele acabou levando a maior parte da fama, assim como sofrendo a maior parte da represso do pensamento criacionista dominante. Wallace e vrios outros estudiosos, incluindo Lyell, o botnico Joseph Hooker, o entomologista Henry Walter Bates, o naturalista Fritz Mller e o morfologista Thomas

16

A TEORIA EVOLUCIONISTA BIOLOGIA Henry Huxley, se tornaram grandes admiradores e contribuidores de Darwin e se uniram na disseminao de suas ideias. Este ltimo inclusive ficou conhecido como o "buldogue de Darwin", por defender ardorosamente as ideias de seu amigo em debates aos quais, Darwin, de temperamento tmido e discreto, no era muito dado. Portanto, a Teoria da Evoluo pela Seleo Natural, apesar de ser chamada de Darwinismo, o resultado de um processo lento de evoluo cientfica atravs de vrios autores, e mesmo que Darwin nunca tivesse existido, cedo ou tarde ela surgiria no meio cientfico, mesmo porque a simples estruturao da Biologia torna inevitvel a constatao do fenmeno evolutivo, que requer uma explicao.

1.9- A lei da selva (a origem das espcies por meio da seleo natural ou a luta pela existncia na natureza)
A publicao no site ,Dizia que, A mais famosa obra de Darwin at hoje considerada como a publicao mais revolucionria de todos os tempos. Seu impacto na sociedade foi avassalador e at hoje inmeros religiosos no se conformam com o fato da interpretao literal da Gnese Bblica ter sido aniquilada. Muito apologistas bblicos a consideram como: "O mais duro golpe contra a Palavra de Deus". Darwin concordava com os princpios elaborados por Lamarck, mas percebeu serem eles insuficientes para explicar a variedade de espcies existentes e suas condies de vida. Voltemos ao exemplo da Girafa. Segundo Darwin, no foi a ao prolongada em esticar o pescoo para colher as folhas mais altas, que fez com que certos animais se tornassem girafas. Imaginemos que alguns tipos de animais foram habitar determinada regio onde as melhores opes de alimentos eram as folhas altas. Destes animais, alguns tinham pescoo um pouco maior, e colhiam as folhas com mais facilitade, e outros um pescoo um pouco menor, tendo mais dificuldade em se alimentar. Assim, com o tempo, os animais de pescoo comprido foram favorecidos pelo ambiente, isto , foram selecionados naturalmente, e os animais de pescoo menor acabaram por ser extintos, ou se mudaram para outro local com condies que lhes fossem mais favorveis. A isso damos o nome de seleo natural. Um Lei que determina que s os mais adaptados ao ambiente podero sobreviver, se reproduzir e assim transmitir suas caractersticas adaptativas aos seus descendentes. Portanto, os descendentes no tm o pescoo maior apenas porque o pescoo de seus pais se desenvolveu, mas sim por que seus pescoos j eram avantajados, e por isso eles sobreviveram e se reproduziram. J
, Teoria evolucionista segundo os americanos disponvel em

http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/2014/01/um-terco-dos-americanos-nao-acredita-na-teoriaevolucionista.shtml

17

A TEORIA EVOLUCIONISTA BIOLOGIA havia ento variaes no comprimento do pescoo daqueles animais "pr-girafas", que ocorrem normalmente em qualquer espcie, pois os indivduos nunca so iguais, mas sim possuem pequenas diferenas entre si. Aps um perodo muito grande de tempo, dezenas ou centenas de geraes, a Seleo Natural, baseada nas exigncias do ambiente, vai direcionando as variaes num certo sentido. Outra forma de imaginar isso pensarmos sobre a crena comum de que adolescentes que pratiquem Basquete ou Vlei fiquem mais altos que a mdia, o que uma iluso. Ao notar que jovens jogadores de um destes exportes so altos, muitos pensam que foi a prtica que os tornou maiores, mas na verdade o tamanho, ainda que seja influenciado pela alimentao e outros fatores, muito mais determinado geneticamente. Dessa forma no foi a atividade que tornou os jovens mais altos, mas sim o fato de que aqueles que no cresceram o suficiente no continuarem a praticar o esporte, se retiraram ou foram cortados pelos treinadores, num processo semelhante Seleo Natural. diferente por exemplo dos que pratiquem musculao, que de fato ficam mais fortes, porm esse desenvolvimento muscular no transmitido para os descendentes, ao passo que a altura avantajada sim. J no mundo selvagem a Seleo Natural ainda mais determinante, pois trata-se da luta pela sobrevivncia, os mais adaptados, os mais fortes, prosperam. a Lei da Selva.

2- Variabilidade gentica
Uma vez que percebemos claramente que os indivduos de uma mesma espcie no so idnticos entre si, podemos distinguir duas diferenciaes principais.

As Adquiridas e as Herdadas. As que so adquiridas ao longo da vida so evidentes, porm as Herdadas nem sempre obedecem s nossas expectativas, e s passaram a ser melhor compreendidas graas ao trabalho pioneiro de um monge austraco chamado Gregor Mendel. Mendel nasceu em 1822 e faleceu em 1884, 16 anos antes de suas pesquisas serem reconhecidas. Formado em Cincias Naturais, realizando nos jardins de um convento durante 10 anos, cruzamentos com exemplares amarelos e verdes de ervilhas por vrias geraes, ele descobriu as Leis da Hereditariedade, tambm conhecidas como Leis de Mendel, que explicavam porque uma caracterstica pode aparecer em um indivduo mesmo que seus "pais" no a apresentem, embora tenham sido apresentada em geraes anteriores. Com a confirmao de suas

18

A TEORIA EVOLUCIONISTA BIOLOGIA experincias, reproduzidas e publicadas em 1900 por Erich Tschermak e Hugo de Vries o mundo descobriu as regras da antes inexplicvel descontinuidade de caractersticas herdadas atravs de geraes, combinando os

caracteres Dominantes e Recessivos, hoje chamados de Genes. Foi De Vries que por sua vez props tambm o fenmeno da MUTAO, que uma caracterstica no adquirida, mas tambm no herdada, constituindo uma anomalia ocorrida no processo de reproduo. Darwin tambm considerava hiptese semelhante, mas no lhe dava muita ateno por saber que a Seleo Natural eliminaria qualquer Mutao que na grande maioria das vezes traz desvantagens ao indivduo, dificultando sua sobrevivncia e perpetuao. Com isso, ficava clara a origem das variaes nas caractersticas de indivduos de uma mesma espcie, a Variao Gentica fornece a Matria Prima sobre a qual trabalha a Seleo Natural, e ao contrrio do que muitos pensam, essa Variao comum, tambm chamada de Deriva Gentica domina a quase totalidade da diversificao de caractersticas que iro determinar as vantagens no ambiente, e no as Mutaes, que geralmente no so aproveitveis, sendo eliminadas pela Seleo Natural, embora teoricamente possam tambm, em raros casos, trazer vantagens.

2.1- O neodarwinismo
Pouco aps a morte de Darwin, diversos outros cientistas trabalharam para aperfeioar sua teoria, incorporando as descobertas sobre a Variabilidade Gentica e eliminando definitivamente o segundo postulado de Lamarck, que pregava a transmisso das caractersticas adquiridas, devido a absoluta falta de evidncias que a suportassem. Apenas o material gentico transmitido, com todas as suas variaes e ocasionais mutaes, fornecendo toda a diversificao necessria para a ao da Seleo Natural. Surgiu ento a Teoria de Evoluo que permanece praticamente inalterada por mais de um sculo, que chamamos de NEODARWINISMO, ou mais simplificadamente apenas Darwinismo, ainda que diferente da Teoria proposta por Charles

Darwin. Incorporando as leis da gentica de Mendell e a ideia das mutaes, a teoria evolutiva contempornea estabelece que a Variabilidade Gentica causada

pela Recombinao Gnica, que a variao natural ocorrida com o cruzamento das informaes genticas dos genitores do indivduo, 50% do pai e 50% da me, e que nunca ocorrem da mesma forma em descendentes diferentes, e em menor grau tambm devido as Mutaes. Na maioria das vezes as mutaes so insignificantes, quando dizemos que um indivduo mutante, porque sua mutao suficientemente grande
19

A TEORIA EVOLUCIONISTA BIOLOGIA para resultar em alguma diferena. Como a maioria das espcies j est adaptada ao seu ambiente, a maioria das mutaes significativas acabam por ser desvantajosas, e so eliminadas pela Seleo Natural. Porm muitas mutaes costumam ter carter recessivo, permanecendo ocultas dado aos cruzamentos comuns ocorrerem de modo a acobert-las. Entretanto se h alguma mudana drstica no ambiente, a Seleo Natural ir priorizar outros tipos de caractersticas nos indivduos, e nesse momento muitas mutaes recessivas podem terminar por se manifestar, assim como a ocorrncia das mesmas pode aumentar, ampliando ainda mais o leque de variaes sobre o qual a Seleo Natural pode trabalhar.

2.3- A evidncia fssil


J desde antes de Darwin registros fsseis vinham sendo descobertos, e na verdade, devem ter sido achados em longo de toda a histria, porm a falta de um vis cientfico em geral levava a serem desprezados. Na China Antiga por exemplo, muitos achavam que fsseis de dinossauros eram evidentemente esqueletos de drages, que so animais sagrados para os chineses. Mais uma vez foi o desenvolvimento do naturalismo que resultou numa maior ateno aos registros fsseis, e os primeiros evolucionistas no logo perceberam estes como mais indcios da evoluo. Assim que a Teoria da Evoluo darwiniana se popularizou, foi gerada uma grande expectativa com a futura descoberta de "novos" fsseis, que no demorou a ser satisfeita. Em cerca de um sculo e meio, foram achados e catalogados tantos fsseis que se tornou impossvel negar a existncia dos dinossauros e outras formas de animais extintos. Para evidenciar a evoluo porm, os fsseis tiveram que ser analisados e encaixados numa provvel linha evolutiva histrica. A datao da idade dos fsseis, realizada por diversos parmetros, ajudou a classifica-los de acordo com sua poca, e pouco a pouco a histria natural das espcies foi sendo desvendada, confirmando e esclarecendo cada vez mais o processo evolutivo.

2.4- A descoberta do DNA


Na dcada de 50 do sculo XX, diversos cientistas estavam em busca de esclarecer o meio sobre o qual o material gentico se transmitia. Conhecia-se o conceito, mas no exatamente qual era o mecanismo. O Neodarwinismo j previa que tal estrutura de replicao deveria ser achada, e

20

A TEORIA EVOLUCIONISTA BIOLOGIA trabalhando sobre essa premissa, os famosos cientistas James D. Watson e Francis H.C. Crick formularam o modelo molecular do ADN, (cido Desoxirribonucleico),

ou DNA em Ingls, que permanece at hoje.

No foi um trabalho isolado. Caso Watson e Crick no tivessem sido bemsucedidos, inevitavelmente outros cientistas teriam. Desde ento nossos conhecimentos sobre os meios de transmisso de caracteres genticos aumentaram imensamente, surgindo as terapias genticas, a identificao por DNA que inclui os testes de paternidade, a preveno de doenas hereditrias e a comparao gentico das espcies.

Todos os seres vivos contm um cdigo gentico baseado na estrutura do DNA, que fundamentalmente a mesma desde as bactrias at o Ser Humano, constituindo forte evidncia de parentesco evolutivo, que no seria necessria caso os seres vivos tivessem sido criados isoladamente.

Com a leitura do DNA, pode-se constatar e media a distncia evolutiva que separa as diferentes classes de seres vivos. Pde-se confirmar que os animais mais distantes geograficamente tm estruturas genticas mais diferentes. O rastreamento gentico viria a confirmar e reforar a explicao evolucionista para a distribuio das espcies no mundo.

Com a leitura de DNA residual, que j permite a identificao at mesmo em materiais "mortos", possvel analisar os elos de parentesco entre as espcies vivas e as atuais, tcnica que vem sendo refinada a cada dia. E no futuro, como um dos resultados do Projeto GENOMA que mapeou totalmente o cdigo gentico humano, ser possvel afirmar com preciso onde e quando se encaixam cada evidncia fssil na linha evolutiva.

21

A TEORIA EVOLUCIONISTA BIOLOGIA

3- Concluso
Um tero da populao americana rejeita a Teoria da Evoluo da espcie humana, No estudo, 33% dos americanos consultados afirmaram que "os seres humanos e outros seres vivos existem em sua forma atual desde o incio dos tempos". J 60% esto de acordo com a ideia de que houve a evoluo das espcies. A proporo dos que aceitam e rejeitam a teoria praticamente igual registrada em 2009, quando o centro Pew fez o estudo pela ltima vez. Entre os que aceitam a tese cientfica, 24% acreditam que Deus teve papel importante: essa percentagem afirmou concordar com a ideia de que "um ser supremo guiou a evoluo dos seres vivos com o objetivo de criar humanos e outro tipo de vida na forma como existe hoje". O nvel de aceitao tambm varia conforme os grupos religiosos, sendo que os protestantes evanglicos brancos so os que mais rejeitam a ideia da evoluo: 64% no acreditam nela. Tambm rejeitam a teoria 50% dos protestantes negros, 31% dos catlicos hispnicos e 26% dos catlicos brancos. O estudo foi realizado a partir de entrevistas telefnicas em ingls e espanhol entre 21 de maro e 8 de abril de 2013, com 1.983 adultos em todo o pas.

22

A TEORIA EVOLUCIONISTA BIOLOGIA

4- Referncias Bibliografia
Maria Slvia Abro, Comunicao biloga, Universidade de So Paulo disponvel em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/ciencias/teorias-evolucionistas-lamarcke-darwin-revolucionaram-a-biologia.htm. Marcus

Valrio 2004,

teoria

da

evoluo

disponvel

em

http://www.xr.pro.br/teoria_evolucao.html, acessado 03/03/2014.

Canal globo,2013, No existe biologia sem evolucionismo disponvel em: http://oglobo.globo.com/ciencia/alfred-wallace-outro-pai-da-teoria-da-evolucao11754418, acessado 08/03/2014. http://pt.wikipedia.org/wiki/Evolu%C3%A7%C3%A3o acessado 07/03/2014.

Alfred-wallace,1996,2014.,teoria
11754418#ixzz2vGG0htwo.

da

evoluo

disponvel

em:http//oglobo.globo.com/ciencia/alfred-wallace-outro-pai-da-teoria-da-evolucao-

Cincia 2007, teoria evolucionista segundo os americanos disponvel em

http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/2014/01/um-terco-dos-americanos-naoacredita-na-teoria-evolucionista.shtml

23

Potrebbero piacerti anche