Sei sulla pagina 1di 2

Escola Secundria com 3 Ciclo do Ensino Bsico de Lousada PM Ano lectivo: 2008/2009 Ficha de Trabalho de Matemtica n14 Tema:

Geometria Nome: __________________________________________________________ Data: ______________ N ____ Turma _____

1. Pico do Everest
O pico mais alto do Everest tem cerca de 8,85 km de altitude. Considera a Terra como uma esfera de raio 6378 km. Uma pessoa que esteja no pico mais alto do Everest,

aproximadamente, a que distncia, d, consegue ver no horizonte, supondo que no h qualquer tipo de problema de
visibilidade? Na figura, est patente um esquema da situao.

2. O passeio no cubo
Na figura 1 est representado um cubo com 2 m de aresta. Um caracol encontra-se no vrtice B e pretende ir para o vrtice A, percorrendo o caminho mais curto possvel. O caracol pode deslocar-se sobre qualquer uma das faces do cubo. A planificao da superfcie do cubo, figura 2, ajuda a compreender o caminho que o caracol ter de percorrer. Mostra que o comprimento desse caminho m.

3. A tenda de campismo
O Pedro foi acampar com a sua tenda cnica. Qual o comprimento da estaca que ter de se colocar para erguer a tenda, sabendo que o dimetro da base 10 dm e que a medida do pano da tenda, desde o vrtice at base, 13 dm.

4. Ternos Pitagricos Ternos pitagricos


so quaisquer trs nmeros inteiros e positivos a, b e c que satisfazem a relao: a2+b2=c2

O terno pitagrico 3, 4 e 5 diz-se primitivo pois a partir dele podem originar-se outros ternos pitagricos. Processo para encontrar ternos pitagricos: Pense num nmero mpar qualquer (p.e. 7); Eleva-o ao quadrado ( ); Determina dois nmeros inteiros consecutivos que adicionados do esse nmero (24 e 25); Os nmeros 7, 24 e 25 formam um terno pitagrico. 1. Verifica. 2. Utiliza este processo para encontrar ternos pitagricos.

5. As esferas
Sabendo que as esferas tm 3cm de raio, a que altura do cho se encontra a mosca da figura ao lado? Apresenta os clculos que efectuares e o resultado com aproximao ao milmetro.

6. Crculos e quadrado
Observa a figura em que [ABCD] um quadrado. Admite que a rea dos crculos de 9 cm2. (a) Mostra que o permetro do quadrado [ABCD] igual a 48cm. Apresenta todos os clculos que efectuares. (b) Determina a rea da zona no colorida. (c) o comprimento da diagonal [AC].

7. Pentgono Pentgono
Na figura que se segue est representada uma circunferncia de centro O, em que est inscrito um pentgono regular [PQRST]. Sabe-se que: a circunferncia tem raio 5; o tringulo [SOR] tem rea 12. Determina a rea da zona sombreada a cinzento na figura. Apresenta todos os clculos que efectuares e indica o resultado arredondado s dcimas.

( x ; 4)

8. Relativamente figura ao lado sabe-se que:


A, B, C e D so pontos de uma circunferncia de centro na origem do referencial e raio 5; Os eixos Ox e Oy so eixos de simetria do rectngulo [ABCD]. 8.1 Sabendo que a ordenada do ponto C 4, determina as coordenadas dos pontos A, B, C e D. 8.2 Determina a rea da parte colorida na figura. Indica o resultado arredondado s dcimas.

9. A Pirmide
Na figura est representada a planificao de uma pirmide quadrangular regular. Sabe-se que: - a rea da base da pirmide 75% da rea lateral; - a rea total da pirmide 2100 cm2. Determina: (a) A rea da base e de cada face lateral da pirmide. (b) A medida do segmento de recta [RV ] . (c) O volume da pirmide, apresentando o resultado arredondado s centsimas.

10. O PisaPisa-papis
Na figura podes observar o projecto de um pisa-papis formado por dois cilindros de vidro, de alturas x e 3,5 cm. Quanto tem de ser a altura x para que o volume do pisa-papis seja 264 cm 3 ?

Potrebbero piacerti anche