Sei sulla pagina 1di 16

Histologia

Prof Larissa M. B. Cardoso


O SANGUE. O sangue uma massa lquida contida num compartimento fechado, o aparelho circulatrio. Ele faz um caminho unidirecional e regular, isso por causa das contraes rtmicas do corao: - Sstole, que a contrao do msculo cardaco; - Distole, que o relaxamento. Uma pessoa normal, pesando cerca de 70 kg, tem volume sanguneo aproximado de 5,5 L. O sangue o veculo de transporte do corpo: nele, tudo encaminhado aos seus devidos lugares. tambm meio de transporte para vrus, bactrias e fungos. Isso se deve a sua composio: rico em clulas e nutrientes, o sangue irriga todo o corpo humano atravs de veias, artrias, capilares, arterolas, etc... Composio do Sangue. O sangue composto por 2 fases distintas: a fase celular ou de elementos figurados, e o plasma. Ainda, quando h coagulao, o sangue libera um lquido amarelado: o soro. As clulas presentes na fase celular so: - Eritrcitos, ou hemcias; - Trombcitos, ou plaquetas; - Leuccitos. Hematopoiese

A hematopoiese o processo de formao, desenvolvimento, maturao e apoptose das clulas do sangue, a partir de um precursor medular, a Stem Cell (conhecida tambm como clula-tronco). A Stem Cell a clula primordial do sangue, e a partir dela surgem as Unidades Formadoras de Clulas, que vo dar origem aos eritrcitos, trombcitos, neutrfilos, basfilos e eosinfilos, e os linfcitos T e B.

Histologia
Prof Larissa M. B. Cardoso

As clulas sanguneas tem sua origem, aps o nascimento, na medula de todos os ossos, mas no adulto, apenas os ossos chatos compreendem sua produo. A formao dessas clulas dinmica e permanente, iniciando-se por volta do 19 dia de gestao, no saco vitelino. Fase Mesoblstica (19 dia de gestao at 6 semana): produo de clulas pelo saco vitelino; Fase Heptoesplnica (6 semana at 7 ms): produo de clulas pelo fgado e bao; Mielide (7 ms ao Termo): bao e medula. Termo em diante: medula de ossos chatos. Na vida adulta, a medula comea a perder funo, sendo gradativamente substituda por gordura. COMPOSIO DO PLASMA. O plasma sanguneo o componente lquido do sangue, no qual as clulas esto suspensas. O plasma um lquido amarelado e compe cerca de 55% do volume total do sangue. O plasma composto de:

Histologia
Prof Larissa M. B. Cardoso
- gua: 92%; - Protenas e sdio: 7%; - Outras substncias dissolvidas, como gases, nutrientes, excretas, hormnios e enzimas: 1%. no plasma que todos os medicamentos que ingerimos so carreados. O plasma permite o livre intercmbio de diversos dos seus componentes com o lquido intersticial, atravs os poros existentes na membrana capilar. As protenas plasmticas, devido s dimenses da sua molcula,em condies habituais, no atravessam a membrana capilar, permanecendo no plasma. A albumina (protena presente na clara do ovo) a principal responsvel pela regulao coloidosmtica do plasma (fora de atrao de gua exercida pelas protenas). A linfa, encontrada nos vasos linfticos, um lquido transparente em condies normais composto por linfcitos, plasma e protenas. O plasma no um meio de armazenamento e transporte de fatores de coagulao em si. Usa-se o plasma para fazer testes sorolgicos (como para sfilis) e pesquisa de anticorpos. ERITRCITOS E ERITROPOESE. Os eritrcitos ou hemcias so clulas anucleadas, em forma de disco bicncavo.So avermelhadas por possurem altos valores de hemoglobina, essa que transporta o oxignio. A forma bicncava proporciona grande superfcie em relao ao volume, o que facilita a troca gasosa. As hemcias so flexveis, passando facilmente pela bifurcao dos capilares mais finos sem se romperem. A concentrao normal de eritrcitos no sangue varia de 4,5 a 5,5 milhes por mm na mulher e no homem respectivamente. So produzidas cerca de 2 milhes de eritrcitos por segundo. Devido a riqueza de hemoglobina nas hemcias, ela considerada acidfila, corando-se com eosina. Em casos de baixa tenso de oxignio, ou hipxia, o sistema renal envia uma susbtncia chamada Eritropoetina, e ela a responsvel por desencadear a produo de eritrcitos. A hemcia possui uma bicamada lipdica semi-permevel, ou seja, ela permite que apenas algumas coisas entrem, nesse caso, a gua tem livre passagem. Quando colocamos uma hemcia numa soluo fisiolgica 0,9% de sal, a hemcia continua exatamente como . J se diminuirmos essa concentrao para 0,2%, a hemcia vai entumecer, estourando. J se aumentarmos essa concentrao para 1%, a hemcia desidrata, tornando-se murcha. A energia celular da hemcia provm da glicose.

Histologia
Prof Larissa M. B. Cardoso
ERITROPOESE. A eritropoese ocorre a partir de uma clula primordial, a Stem Cell, que dar origem a uma linhagem mielide e uma linfide. Na medula ssea, a eritropoese ocorre pela diferenciao da Stem Cell em Clula da linhagem eritrocitria pela ao da eritropoetina. O proeritroblasto sofre ao de maturao e se diferencia em eritroblasto basfilo, policromtico, ortocromtico e eritrcito. Com a maturao, o ncleo expulso da clula.

CLULA TRONCO ou Stem Cell

LINHAGEM MIELIDE

LINHAGEM LINFIDE

UFC - GEMM

Preritroblasto

Eritroblasto basfilo

Eritroblasto policromatfilo

Eritroblasto ortocromtico

Reticulcito

Eritroblasto

1.

Fatores de regulao da eritropoese.

- Hormnios; - Integridade do microambiente hematopoitico; - Estmulos patolgicos como hipxia e sangramentos; - Fatores nutricionais como a ausncia de ferro, cido flico, Vitamina B12 e aminocidos; - Fatores fisiolgicos, como idade e sexo.

Histologia
Prof Larissa M. B. Cardoso
2. Membrana dos eritrcitos. Os eritrcitos so altamente deformveis devido estrutura anatmica de sua membrana, que composta por lipdeos e protenas.

3.

Morte dos Eritrcitos.

A vida mdia de um eritrcito de 120 dias a contar da data em que ela foi liberada da medula. Quando o eritrcito comea a envelhecer, uma srie de reaes ocorrem. So elas: - Membrana comea a enrijecer; - No bao, os macrfagos os capturam, fagocitando-os; - Ocorre a digesto enzimtica; - Ocorre quebra da hemoglobina presente na clula em Heme e Globina.

TROMBCITO.

So estruturas derivadas da fragmentao do citoplasma do megacaricito. No so consideradas clulas pois no tem ncleo e so incapazes de realizar diviso celular. So originrias da medula, a partir da diferenciao da Stem Cell, tendo como principal fator de crescimento a Trombopoetina. Tm vida mdia de 8 a 10 dias. Sua funo : - Homeostasia, estancando sangramentos formando cogulos. - Liberar vasoconstritores para diminuir o fluxo sanguneo na regio lesionada. - Iniciar a reconstruo tissular; - Regular a inflamao e imunidade local. Valor de Referncia: de 150.000 a 400.000 uL Sua diminuio ou aumento pode levar a srios riscos a sade. Trombocitopenia a diminuio do numero de plaquetas do sangue, o que no caso da Dengue, configura uma Dengue Hemorrgica. Trombocitose o aumento do numero de plaquetas, o que numa pessoa idosa pode causar trombose.

Histologia
Prof Larissa M. B. Cardoso
LEUCCITOS.

So as clulas naturais de defesa celular e imunocelular de nosso organismo. So incolores, de forma esfrica quando suspensos no sangue. Quando um tecido invadido por um corpo estranho, os leuccitos so atrados por quimiotaxia, isto , susbtncias originadas dos tecidos, do plasma e de microrganismos provocam nos leuccitos uma resposta migratria, dirigindo essas clulas para os locais onde existe uma maior concentrao de agentes quimiotticos. Os leuccitos so sub-divididos em 2 categorias: granulcitos e agranulcitos. Os leuccitos granulcitos so assim chamados por possurem granulaes em seu citoplasma, poossuem ncleo irregular e grnulos especficos, que, de acordo com a afinidade tintorial, so classificados como Neutrfilos (granulaes neutras), Basfilos (granulaes bsicas) e Eosinfilos (granulaes cidas). Os agranulcitos tme forma mais regular e o citoplasma no possue granulaes especficas. Os linfcitos e os moncitos so as celular agranulcitas. Como o eritrcito, o leuccito originado pela Stem Cell, esta que ir se diferenciar seguindo o esquema de leucopoese. Leuccitos presentes na corrente sangunea em condies normais: - Neutrfilos: (50 - 70%); - Eosinfilos: (1 - 4%); - Basfilos: (0 1%); - Linfcitos: (20 30%); - Moncitos: (2 10%). Neutrfilos.

Os granulcitos neutrfilos so as clulas que predominam na medula ssea e no sangue perifrico. Possuem funo de fagocitose e destruio de antgenos, principalmente de bactrias. A vida mdia desses neutrfilos gira em torno de 7-9 horas no sangue e de 2 a 4 dias nos tecidos. Os neutrfilos no agem sozinhos. Eles trabalham junto com os macrfagos, linfcitos e clulas endoteliais.

- Etapas de maturao:

Histologia
Prof Larissa M. B. Cardoso
SCSC mielideUFC GMmieloblastoprmielcitomielcito neutrfilometamielcito neutrfilo neutrfilo bastonete neutrfilo segmentado. Eosinfilos.

Residem preferencialmente no pulmo, pele e trato gastrointestinal. Possuem funo de fagocitose e destruio de bactrias (juntamente com os outros granulcitos); modulao das reaes de hiperssensibilidade (nas alergias), toxicidade potente helmintos (quando se tem uma parasitose, o nvel de eosinfilos sobe drsticamente). O tempo mdio de vida de um eosinfilo de 13 horas.

- Etapas de maturao: SCSC mielideUFC GMmieloblastoprmielcitomielcito

neutrfilometamielcito eosinfilo eosinfilo bastonete Eosinfilo. Basfilos.

So os leuccitos menos freqentes na corrente sangunea (0 1%). Seu aumento est relacionado com doenas alrgicas e reaes de hiperssensibilidade. Isso porque contm uma grande quantidade de histamina em seus grnulos, que o fator quimiottico dos eosinfilos e neutrfilos, alm de ser um potente vasodilatador (importante pois quanto mais sangue passar pela infeco, mais clulas chegaro e mais rpido o processo acaba). O tempo mdio de vida dos basfilos de apenas algumas horas, tempo necessrio para que ele cumpra a funo.

- Etapas de maturao: SCSC mielideUFC GMmieloblastopr- mielcitomielcito basfilometamielcito basfilo Basfilo bastonete Basfilo.

Histologia
Prof Larissa M. B. Cardoso

TECIDO NERVOSO anatomicamente dividido em Sistema Nervoso Central ( composto por encfalo e medula espinhal) e Sinstema Nervoso Perifrico (gnglios, nervos e terminaes nervosas). As clulas bsicas que compe o SNC so os neurnios e as clulas da glia. J as clulas formadoras do SNP so os nervos e clulas da neuroglia. Neurnios. uma clula excitvel, altamente especializada, e dividida em 3 regies distintas: - Corpo celular: local onde est o ncleo. - Dendritos: recebem os estmulos. - Axnio: condutor de impulsos nervosos. Tipos de neurnios. Sub-dividimos os neurnios de acordo com a sua morfologia. So eles - De acordo com o nmero de prolongamentos. o o o Multipolares: possuem mais de 2 prolongamentos. Bipolares: um axnio e um dendrito. Pseudo-unipolar: um prolongamento que se divide em 2.

- De acordo com o comprimento relativo aos dendritos: o Golgi I : Axnio menos do que os dendritos.

Histologia
Prof Larissa M. B. Cardoso
o o o Golgi II: axnio maior do que os dendritos. - De acordo com a funo: Motores: responsveis pelas glndulas excrinas, endcrinas e msculos. Sensoriais: responsveis pelos estmulos dos sentidos internos e externos.

Terminais sinpticos e sinapses. Terminais sinpticos so os transmissores de mensagens qumicas em resposta aos estmulos. Sinpases so estruturas especializadas que recebem os impulsos nervosos e os conduzem ao axnio. Nas sinapses, as membranas do neurnio ficam separadas por um espao chamado Fenda Sinptica. No local das sinapses, as membranas so chamadas pr e ps sinpticas. Dentro das sinpases, encontram-se milhares de vesculas, e dentro dessas vesculas esto os hormnios chamados neurotransmissores. Os neurotransmissores so mediadores qumicos responsveis pela transmisso do impulso nervoso atravs das sinapses, para dentro dos dendritos do outro neurnio.. So liberados para dentro da membrana pr-sinptica e aderem a membrana pssinptica, que movem o impulso atravs da fenda sinpica. A unio do neurotransmissor pode ter efeito excitatrio ou inibitrio. Glia. Podem se reproduzir e possuem funo de suporte estrutural e manuteno das condies locais para funcionamento da funo neuronal. So as clulas da glia: - Astrcitos: forma estrelada, com muitas ramificaes no corpo. - Oligodendrcitos: - Clulas de Schwann. - Astrcitos. Envolvem os neurnios e prolongamentos neuronais na bainha de mielina e formam uma matriz estrutural, ligam os neurnios a capilares e a pia-mter, que reveste o SNC. - Oligodendrcitos. Tem funo de formar um envlucro no dendrcito, e formar uma bainha mielinizada, a bainha de mielina (protena e lipdeos), que reveste o axnio. A bainha se estende por todo o axnio,porm, no continuamente. Os espaos entre os oligodendrcitos so chamados de ndulos de Ranvier. Nervos.

Histologia
Prof Larissa M. B. Cardoso
As fibras nervosas se organizam em feixes. Cada feixe envolto por uma bainha conjuntiva, o perineuro. Vrios feixes aglomerados formam um nervo. Os nervos tambm se aglomeram e so envoltos por uma bainha, o epineuro. Quando os nervos partem do encfalo, so chamados cranianos e so em 12 pares. Esses pares so numerados em algarismos romanos. Quando os nervos partem da medula espinhal, so chamado raquidianos, so em 31 pares e esto distribudos entre as vrtebras. Os nervos permitem a comunicao de centros nervosos com os rgos receptores (sensoriais ou com os rgos efetores, como msculo e glndulas). De acordo com o sentido da transmisso dos impulsos nervosos, os nervos podem ser: - Sensitivos ou aferentes: rgo receptor do SNC; - Motores ou eferentes: SNC ao rgo. - Mistos: tanto fibras sensitivas quanto motoras. MENINGES. So delicadas membranas que revestem e protegem o SNC, medula, tronco enceflico e encfalo. So divididas em 3 pores: pia-mter, aracnide-mter e dura-mter. Dura-Mter. formada por tecido conjuntivo colagenosos, constituda por 2 camadas. A peristea formada por clulas osteoprogenitoras, fibroblastos e feixes de fibras colgenas. A menngea constituda por fibroblastos. A dura-mter da coluna vertebral no est aderida s paredes do canal vertebral: ela forma um tubo contnuo do forame magno ao sacro, sendo perfurada pelos nervos espinhais. O espao epidural o espao entre a dura-mter e o canal vertebral, e nele contm gordura. Aracnide-mter. Logo abaixo da dura-mter, porm menos espessa, atuando alm da defesa, na formao dos espaos intra-meningicos. Lembra uma fina teia de aranha (por isso o nome aracnide). Possui uma parte membranosa, imediatamente abaixo da dura-mter, e a outra trabecular, que liga a aracnide a pia-mter. avascular, porm, vasos passam por ela, ocorrendo assim a nutrio. Composta por fibroblastos, colgeno e fibras elsticas.

Histologia
Prof Larissa M. B. Cardoso
A aracnide forma expanses que perfuram a dura-mter fazendo salincias em suas veias, e assim, transfere o lquido cefalorraquidiano. A interface da dura-mter e da parte membranosa da aracnide s aparece em caso de leso que cause hemorragia nesse local, forando as duas a se separarem. Pia-mter. Mais delgada que as outras duas, est intimamente ligada e aderente aos feixes de nervos. Altamente vascularizada, no possui contato direto com as clulas ou fibras nervosas, pois entre elas ficam os prolongamentos dos astrcitos e assim, no permitindo seu contato direto. Reveste todo o SNC, sendo altamente vascularizada. ela quem responsvel pela barreira hemato-enceflica. Inflamaes das meninges so chamadas meningites, e podem ser causadas por vrus, fungos e bactrias. BARREIRA HEMATO-ENCEFLICA. uma estrutura membranosa, que tem como funo a proteo do SNC de substncias qumicas que podem estar presentes no sangue. Sendo semi-permevel, uma barreira altamente seletiva, permitindo, ao mesmo tempo que protege contra a entrada de alguns, a funo metablica normal do crebro. Os capilares do crebro ficam alinhados s clulas endoteliais. No tecido endotelial do crebro, as clulas ficam alinhadas de uma maneira to justa, que apenas as menores molculas de substncias possam entrar no SNC. Molculas maiores, como glicose, s podem entrar atravs de mecanismos especiais, especficos para cada tipo de molcula. Funo. - Proteger o crebro de substncias estranhas que possam estar no sangue e danificar o crebro. - Proteger o crebro contra hormnios e neurotransmissores que possam estar no sangue; - Manter o ambiente qumico protegido e constante para o bom funcionamento do crebro. PLEXOS CORIDES. So dobras muito vascularizadas da pia-mter, envoltas por epitlio cubide. Eles produzem o lquido cefalorraquidiano (LCR), que banha o SNC ao circular pelo espao sub-aracnideo.

Histologia
Prof Larissa M. B. Cardoso
LQUIDO CEFALORRAQUIDIANO LCR Os plexos corides produzem cerca de 36mL/hora de LCR, ou seja, substitudo de 4 a 5 vezes ao dia. O LCR circula pelos espaos vazios do crnio e medula espinhal. Possui baixo teor de protenas, mas rico em gua e ons, e alguns linfcitos. O LCR importante para a atividade metablica do SNC pois os metablitos vo para o LCR a fim de serem eliminados pela corrente sangunea. tambm um colcho lquido que protege o SNC contra choques.

Histologia
Prof Larissa M. B. Cardoso

RESUMO DA HEMATOPOESE. 1. Eritrcitos. - Etapas de Maturao: SCClula da linhagem Mielide UFC-GEMM Pr-eritroblasto Eritroblasto Basfilo Eritroblasto policromtico Eritroblasto ortocromtico Reticulcito Eritrcito. - Funo: Transporte de oxignio e gs carbnico atravs da hemoglobina. - Valor de Referncia: 4,5 milhes em mulheres e 5,5 milhes em homens. - Vida mdia: 120 dias. - Fator de Produo: Eritropoetina.

2.

Trombcitos.

- Etapas de Maturao: SC UFC-GEMM Megacarioblasto Megacaricito Plaqueta. - Funo: Homeostasia por adeso e agregao; liberao de vasoconstritores, incio do reparo tissular; regulao da inflamao e imunidade local. - Valor de Referncia: 150.000 a 400.000/Ul. - Vida mdia: 8 10 dias. - Fator de Produo: Trombopoetina.

3. SCSC

Neutrfilos. mielideUFC GMmieloblastoprmielcitomielcito

- Etapas de Maturao: neutrfilometamielcito neutrfilo neutrfilo bastonete neutrfilo segmentado. - Funo: fagocitose e destruio de microrganismos. - Valor de Referncia: 50-70% relativo ao nmero de leuccitos. - Vida mdia: 7-9 horas no sangue / 2-4 dias nos tecidos.

4. SCSC

Eosinfilos. mielideUFC GMmieloblastoprmielcitomielcito

- Etapas de Maturao: neutrfilometamielcito eosinfilo eosinfilo bastonete Eosinfilo.

Histologia
Prof Larissa M. B. Cardoso
Funo: fagocitose e destruio de bactrias, modulao de reaes de hiperssensibilidade; antagonismo de basfilos e mastcitos. - Valor de Referncia: 1-4% relativo. - Vida mdia: 13 horas.

5. SCSC

Basfilos. mielideUFC GMmieloblastoprmielcitomielcito

- Etapas de Maturao: neutrfilometamielcito basfilo basfilo bastonete Basfilo.

- Funo: mediao de reaes de hiperssensibilidade, quimiotaxia para eosinfilos. - Valor de Referncia: 0 1% relativo. - Vida mdia: algumas horas.

6.

Moncitos.

- Etapas de Maturao: SC UFC-GM Monoblasto Pr-moncito Moncito. - Funo: Defesa contra microrganismos, remoo de clulas mortas e velhas e estranhas, receptoras pra LDL, regula ao de outras clulas. - Valor de Referncia: 2-10% relativo. - Vida mdia: 4-10 horas e migram para tecidos.

7.

Linfcitos.

- Etapas de Maturao: SC UFC-L Linfoblastos Pr-linfcitos Linfcito. - Funo: responsveis pelo sistema imunolgico adaptativo. - Valor de Referncia: 20-30% relativo. - Vida mdia: curta (3 dias), longa (4-5 anos) podendo atingir 20 anos (linfcitos B de memria).

Histologia
Prof Larissa M. B. Cardoso

Histologia
Prof Larissa M. B. Cardoso

Potrebbero piacerti anche