Sei sulla pagina 1di 3

O CRISTO E A BBLIA

A tua Palavra lmpada para guiar os meus passos, luz que ilumina meu caminho. Sl 119.105 (NTLH)

1 - A ORIGEM DA BBLIA A palavra bblia derivada do latim, proveniente da palavra grega bblia (livros). Bblia Sagrada, um termo sinnimo de a Bblia os Escritos ou as Escrituras (em grego hai graphai, ta gramata), frequentemente usado no Novo Testamento para designar, no todo ou em parte, os documentos do Antigo Testamento. Por exemplo, Mateus 21.42 diz: Nunca lestes nas Escrituras? en tais graphais). A passagem paralela de Marcos 12.10, traz o singular, referindo-se ao particular texto citado: Ainda no lestes esta Escritura? (Tem graphen Tauten). Em 2 Timteo 3.15, temos as sagradas letras (ta hiera gramata), e o versculo seguinte (ARA) diz: Toda Escritura inspirada por Deus (pasa grafe Theopneustos). Em 2 Pedro 3.16 Todas as epistolas de Paulo so includas junto com as outras Escrituras (Tas loipas grafas), as quais presumem-se que sejam os escritos do Antigo Testamento e provavelmente os evangelhos tambm. A Bblia Sagrada composta por dois Testamentos. A palavra testamento, para as duas divises da Bblia, remonta atravs do Latim testamentum ao termo grego diathke, o qual na maioria de suas ocorrncias na Bblia grega significa concerto em vez de testamento, em Jeremias 31.31, foi profetizado um novo concerto que iria substituir aquele que Deus fez com Israel no deserto (cf x 24.7,8), Dizendo Novo Concerto, envelheceu o primeiro (Hb 8.13). O Antigo Testamento composto por 39 livros e o Novo Testamento por 27 livros, totalizando 66 livros. (pequena coleo de livros) A Bblia Sagrada. Foi escrita por aproximadamente 40 autores diferentes, em culturas diferentes, num perodo de aproximadamente 1600 anos. Bendito seja o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos deu a sua Palavra, escrita por homens santos, ora inspirados, ora por revelaes diretas do cu.

THEO LOGIA Estudo de Deus.

2 - A MENSAGEM DA BBLIA A Bblia tem desempenhado, e continua a desempenhar, uma funo extraordinria na histria da civilizao, muitas lnguas foram postas pela primeira vez na forma escrita para que a Bblia, no todo ou em parte, pudesse ser traduzida para essas lnguas, e isso no se no uma pequena amostra da misso civilizadora da Bblia no mundo. Essa misso civilizadora o efeito direto da mensagem central da Bblia. Pode parecer surpreendente que se fale em uma mensagem central numa coleo de escritos que reflete a histria da civilizao no Oriente prximo ao longo de alguns milnios. Mas h uma mensagem central, e, o reconhecimento desse fato que tem levado a Bblia a ser tratada comumente como um livro, e no como uma coleo de livros _ assim como a palavra grega plural biblia (livros) tornou-se no termo latino singular Biblia (o livro). A mensagem central da Bblia a histria da salvao, e, ao longo de ambos os Testamentos, podem ser distinguidos trs elementos comuns nessa histria reveladora: aquele que traz a salvao, o meio de salvao e os herdeiros da salvao. Isso poderia ser reformulado sob o aspecto da ideia do concerto, dizendo que a mensagem central da Bblia o concerto de Deus com os homens e que os elementos comuns so: o mediador do concerto e o povo do concerto. Deus mesmo o Salvador do seu povo; Ele que confirma seu concerto de misericrdia com o seu povo. Quem traz a salvao, o mediador do concerto, Jesus Cristo, o Filho de Deus. O meio da salvao, a base do concerto, a graa de Deus, que exige de um povo uma resposta de f e obedincia. Os herdeiros da salvao, o povo do concerto, so o Israel de Deus, a Igreja de Deus. A continuidade do povo do concerto, proveniente do Antigo Testamento para o Novo, est oculta para o leitor comum da Bblia em portugus, porque igreja uma palavra exclusiva do Novo Testamento e, naturalmente, esse leitor da Bblia grega no foi confrontado por nenhuma palavra nova, quando achou ekklesia no Novo Testamento, j a havia encontrado na Septuaginta como uma das palavras usadas para indicar Israel com a congregao do povo do Senhor. Certamente h um novo e mais profundo significado no Novo Testamento. O povo do antigo concerto teve de morrer com Ele, a fim de ser ressuscitado com Ele para uma nova vida uma nova vida na qual as restries nacionais haviam desaparecido. Jesus fornece em si mesmo a continuidade vital entre o antigo e o novo Israel, e seus seguidores fiis so no apenas o remanescente justo do antigo Israel, mas tambm o ncleo do novo. O servo do Senhor e seus servos unem os dois Testamentos num s. A mensagem de Bblia a mensagem de Deus para o homem, comunicada muitas vezes e de muitas maneiras (Hb 1.1) e finalmente encarnada em Jesus.

Por conseguinte, autoridade da Santa Escritura, a qual deve ser crida e obedecida, no depende do testemunho de algum homem ou igreja, mas inteiramente de Deus (que a prpria verdade), o seu autor; e, portanto, deve ser recebida, porque a palavra de Deus. 3 - O VALOR DA BBLIA PARA O CRISTO A histria da existncia humana comea com a criao do homem no jardim do den, onde o destaque est na comunho do homem com Deus. Aqui comea a histria bblica das dispensaes, que est dividida em sete, onde cada uma delas marca um momento de pacto ou aliana entre Deus e o homem. Cada aliana est condicionada obedincia s leis divinas. A primeira dispensao, , a da inocncia, marcada pela desobedincia do primeiro casal Ado e Eva, que como consequncia foram expulsos do paraso. Depois seguiram-se as demais dispensaes; Da conscincia (Abel e Caim), Do governo humano (No), Da Patriarcal, (Abrao), Da lei (Moiss), e a atual Da graa (Jesus Cristo), em todas o homem fracassou, (desobedeceu), precisando da misericrdia de Deus. A obedincia a chave que liga o homem a Deus, e para tanto, precisa primeiro conhece-lo, e este conhecimento, est diretamente relacionado ao conhecimento das Escrituras Sagradas a Bblia, pois Ela a palavra de Deus. Tudo o que se quer saber sobre a pessoa do Senhor nosso Deus, est escrito na Bblia. Os atributos de Deus, o amor, a bondade, a misericrdia, a pacincia, a sabedoria, a justia e os demais atributos, esto escritos para conhecimento nosso afim de que conhecendo possamos obedece-lo e ador-lo, na beleza da sua santidade, e viver uma vida feliz e prspera. (vida espiritual e vida material). Quem peca culpado de quebrar a lei de Deus, porque o pecado a quebra da lei. Vocs sabem que Cristo veio para tirar os pecados e que Ele no tem nenhum pecado. Assim, quem vive unido com Cristo no continua pecando. Porm quem continua pecando nunca o viu e nunca o conheceu. I Jo 3.4-6 (NTLH) Porem, se vivermos na luz, como Deus est na luz, ento estamos unidos uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos limpa de todo pecado. I Jo 1.7 (NTLH) A BBLIA para ns CRISTOS, o alimento para nossa alma, e luz que nos d a direo certa, para sermos felizes nesta vida e por fim termos a VIDA ETERNA. GLRIAS SEJAM DADAS A DEUS, E BENDITO SEJA A SUA PALAVRA BBLIA

Potrebbero piacerti anche