Sei sulla pagina 1di 2

SURGIMENTO DOS IMPOSTOS No tempo em que a civilizao era dividida em tribos, os impostos surgiram como forma de mostrar a dependncia.

As aldeias lutavam entre si e a que perdia entregava suas riquezas para a vencedora. Na Antiguidade, indcios apareceram na Babilnia, em torno de 2000 aC. Os juros eram pagos pelo uso de sementes principalmente, com outras sementes ou bens. O Imprio Romano foi o que criou o primeiro imposto sobre a pessoa fsica, alm de outras taxas (sobre terras, comrcio, produo agrcola, etc.) as quais eram pagas por todos. Com tantos tributos, o Imprio estruturou seus exrcitos a ponto de se tornarem imbatveis. Na Idade Mdia, os cidados tambm pagavam tributos disfarados, por meio de doaes. O objetivo das arrecadaes era sempre o mesmo: economizar as riquezas do reino e financiar os governantes. Com as grandes navegaes e o mercantilismo na Europa moderna, o pagamento dos impostos foi fortalecido, e sem nenhuma obrigao de retorno por parte dos governos. A escola econmica clssica, que tem em Adam Smith seu maior representante, sistematizou as regras de um sistema racional impositivo, resumido em quatro conceitos: os sditos de cada Estado devem contribuir para o financiamento dos gastos do governo, de forma proporcional capacidade de cada um; o imposto pago pelo sdito deve ser fixado de forma ordenada e no arbitrariamente; o imposto deve ser cobrado na forma e no momento mais conveniente para o contribuinte; o imposto no deve arruinar o povo. Apenas em 1919 foi escrita a primeira coletnea de normas fiscais, pelo juiz alemo Eno Becker. Pela primeira vez obteve-se uma fonte organizada para que fossem estabelecidas leis sobre o assunto. No Brasil, a situao tributria pode ser dividida em trs perodos: Colnia, imprio e repblica. Durante o sistema colonial os tributos eram ditados (sem limites) pela metrpole, Portugal. Com a minerao, surgiram grupos sociais entre ricos e pobres, pois o ouro exigia menos investimento que o acar. Um exemplo dessas classes foi a dos funcionrios pblicos, responsveis por cobrar impostos e evitar o contrabando. Havia basicamente trs tipos de imposto: o quinto (20% do ouro), direitos rgios (sobre importao) e o dzimo real (sobre produtos agrcolas e o trabalho do lavrador). O quinto foi o responsvel por vrios luxos da coroa portuguesa. O colonialismo mercantilista entrou em decadncia quando revoltas populares comearam a acontecer, principalmente contra os altos impostos e desejando liberdade para a compra e a venda. A inconfidncia mineira foi

o primeiro protesto da sociedade brasileira contra a pesada carga tributria da poca. No Imprio, o governo concedeu autonomia s provncias para que criassem seus prprios impostos. Os tributos ficaram bagunados, numerosos e abusivos. Com a criao de emendas constitucionais tentou-se limitar os impostos cobrados pelo Imprio e os cobrados pelas provncias, mas de nada adiantou. Com a Proclamao da Repblica, a carta constitucional de 1891 estabeleceu de forma rigorosa as taxas cobradas por cada nvel do poder pblico. Com o passar do tempo, muitas alteraes ocorreram tanto nos impostos quanto na maneira que eram cobrados. A maior mudana apareceu na Constituio de 1946: somente o Congresso Nacional possui o poder de legislar sobre o sistema financeiro. Para complementar, em 1965 foi colocada em prtica a lei conhecida como Cdigo Tributrio Nacional. Em 1966 ocorreu a reforma tributria brasileira, a qual tinha dois grandes objetivos: a elevao da receita para solucionar o problema do dficit fiscal e a implementao de um sistema tributrio que estimulasse o investimento. A carga tributria brasileira ao longo do perodo que vai de 1946 at a reforma de 1966 girou em torno de 15% do PIB. Em seguida, passou para 25% e manteve-se nesse patamar at o perodo ps-plano Real quando atingiu 30% do PIB. Diz-se temos hoje um sistema tributrio deformado em relao dcada de 60, devido, principalmente, maior descentralizao.

Potrebbero piacerti anche