Sei sulla pagina 1di 13

1

AS TCNICAS METODOLGICAS 1 Tcnica de Sublinhar Sublinhar uma tcnica importante utilizada para destacar, organizar e compreender melhor as idias principais de um texto. Utilizando essa tcnica, o aluno poder elaborar esquemas, resumir e estudar o texto, j que ela contribui para a visualizao, o ordenamento das idias, a leitura, a memorizao e a compreenso do assunto. Conforme Andrade (2001, p. 25), o requisito principal para aplicar a tcnica de sublinhar a compreenso do assunto do texto, pois este o nico processo que possibilita a identificao das idias principais e secundrias. Assim, o aluno no dever sublinhar pargrafos ou frases inteiras, mas apenas palavras-chave ou grupos de palavras, e ter em mente que elas devem representar as idias contidas no texto. Na elaborao de um esquema ou um resumo a partir da tcnica de sublinhar, o estudante poder utilizar apenas suas palavras, somente as palavras do autor ou tanto as suas palavras quanto as do autor, desde que permaneam as idias do texto. Os procedimentos necessrios para sublinhar so: a) realizar uma primeira leitura geral, para um contato com o vocabulrio, os termos tcnicos e os conceitos; b) realizar uma segunda leitura, para compreenso do texto, sublinhando as idias principais; c) sublinhar, com dois traos, as idias principais e, com um trao, as idias secundrias; d) evitar sublinhar em excesso, para no sobrecarregar o texto; e) no sublinhar com caneta, para no danificar o material e permitir futuras correes; f) realizar uma leitura a partir das palavras sublinhadas, para verificar se h sentido. Aps sublinhar o texto, o aluno dever elaborar um esquema e, logo aps, um resumo. importante ressaltar que a utilizao da tcnica de sublinhar deve facilitar a compreenso do assunto. Portanto, o aluno dever ser capaz de ler o texto por meio das palavras sublinhadas. A tcnica de sublinhar deve ser praticada constantemente. 2 Tcnica de Esquematizar O esquema de um texto corresponde a uma representao resumida de seu assunto, um conjunto de tpicos hierarquizados. Nele devem estar contidas as principais idias do autor. No estudo de texto, esquematizar deve ser a tcnica intermediria entre sublinhar e resumir. Na elaborao do esquema, o aluno deve hierarquizar as idias de acordo com a estrutura lgica do assunto. Esquemas so muito utilizados em seminrios e aulas, pois contribuem para a organizao, a memorizao e a compreenso das idias de um texto. Os esquemas podem ser representados de diversas maneiras, por meio da vrios tipos de simbologia, mas davam estar de acordo com procedimentos metodoIgicos. So critrios Importantes para a elaborao de um esquema:

2
a) sublinhar o texto; b) identificar a referncia da obra no esquema; c) manter a fidelidade das idias do texto estudado; d) apresentar a hierarquia das idias do autor, das mais importantes para as conseqentes; e) apresentar as idias de acordo com a estrutura: introduo, desenvolvimento e concluso; f) utilizar simbologias de acordo com a hierarquia das idias do autor; g) no sobrecarreg-Io com informaes desnecessrias, para no prejudicar sua compreenso; h) fazer com que ele seja facilmente compreendido pelo pblico-alvo. 3 Tcnica de Resumir Resumir consiste em sintetizar as principais idias de um texto de modo claro e conciso. Antes de resumir um texto, porm, importante que o aluno o sublinhe e esquematize. Segundo Lakatos e Marconi (1991, p. 68), a finalidade do resumo o difundir as informaes contidas em livros, artigos etc. Assim, o leitor do resumo poder decidir sobre a convenincia ou no de consultar o texto completo. Os artigos cientficos, geralmente so resumos de resultados de pesquisas realizadas. A elaborao de um resumo contribui para: a) capacitar a anlise e a sntese; b) interpretar o texto; c) fixar o contedo; d) melhorar a escrita; e) adquirir e produzir conhecimento; f) dominar as tcnicas metodolgicas; g) preparar para as avaliaes. Os procedimentos necessrios para a elaborao de um resumo so: a) fazer uma anlise temtica do texto; b) sublinhar as idias principais do assunto; c) elaborar o esquema; d) redigir o resumo, utilizando-se das principais idias do autor; e) confrontar o resumo com o texto estudado, verificando se faltou alguma idia. Exemplo de texto sublinhado, esquematizado e o resumo elaborado: a) texto sublinhado RUIZ, Joo lvaro. Como aproveitar o tempo das aulas. In: _____. Metodologia Cientfica: guia para eficincia nos estudos. 4. ed. So Paulo: Atlas, 1996. p. 29-30.
Na quase generalidade dos casos, acreditamos que o tempo que o aluno cassa nas salas de aula constitua a maior parte do tempo que dedica aos estudos. E no se justificaria o esforo de encontrar ou

3
fazer aparecer pequenos espaos para os estudos dentro da jornada de trabalho, se no se procurasse, principalmente, aproveitar ao mximo o tempo, dilatado por mais de trs horas, que o aluno passa diariamente na sala de aula. Alis, ningum compreenderia o aluno empenhado nos estudos fora de sala de aula, surdo aos convites da televiso e dos amigos, que, por outro lado, fosse desinteressado pelo rendimento de seu tempo durante as aulas. O aluno que no aproveita o tempo das aulas com empenho j est julgado: no leva a srio sua vida de estudos. Em primeiro lugar, para aproveitar o tempo das aulas. preciso freqent-la. muito importante que se esteia em sala desde o incio das aulas, primeiro porque aquele que chega depois do incio da aula tem dificuldade de apanhar-lhe o fio , em segundo lugar, porque geralmente quem chega atrasado causa certa perturbao e prejudica o andamento da aula. Quando no houver outra opo seno a de chegar atrasado, seja discreto e sente-se logo. sem chamar muito a ateno. H tipos que batem porta, pedem licena, cumprimentam o professor, justificam-se do atraso e caminham lentamente at a ltima cadeira, parando de quando em quando para murmurar aos ouvidos deste ou daquele colega, sentando-se finalmente. Aps alinhar melhor sua cadeira com um razovel estrpito! E quando alguns daqueles que esto sempre prontos para tudo o que represente perda de tempo se voltam para v-lo, o ridculo autodespoliciado est sorrindo de felicidade por ter sido objeto de alguma considerao. No basta ir s aulas e chegar antes de seu inicio. preciso levar consigo material adequado ao trabalho do dia. Quem s leva o jornal ou alguma revista iIustrada carrega consigo estmulos distrao prpria e dos companheiros. preciso levar os livros recomendados pelo professor, o texto que serviu para a preparao da aula, bem como o material para apontamentos. muito importante guardar silncio exterior para no distrair os outros e silncio interior para no distrair a si prprio. O silncio interior consiste em deixar fora da sala todo problema que nada tem a ver com a aula. este silncio interior que permite concentrao mais profunda e menos cansativa. O silncio exterior cria o clima necessrio ao bom rendimento da aula. O barulho e as conversinhas em sala distraem os demais e refletem no prprio nimo do professor. No fcil manter-se em ritmo de trabalho, de dedicao e concentrao diante de uma classe barulhenta e de alunos conversadores. Querem os alunos que uma aula seja boa? Comecem por oferecer ao professor condies materiais de trabalho. [...]

b) esquema do texto RUIZ. Joo Alvaro. Como aproveitar o tempo das aulas. In: _____. Metodologia Cientfica: guia para eficincia nos estudos. 4. ed. So Paulo: Atlas, 1996. p.29-30. Como aproveitar o tempo das aulas Na quase totalidade dos casos, o tempo que o aluno passa nas salas de flulM constitui a maior parte do tempo que dedica aos estudos. Para aproveitar o tempo das aulas: preciso freqent-Ia: preciso chegar no incio da aula, pois aquele que chega depois tem dificuldade de apanhar-lhe o fio, causa perturbao e prejudica o andamento da aula.

preciso levar o material adequado ao trabalho do dia: os livros, o texto que serviu para a preparao da aula e material para apontamentos.

importante o silncio exterior (no distrair os outros) e silncio interior (no distrair a si

4
prprio): o silncio interior consiste em deixar fora da sala de aula todo problema que nada tem a ver com a aula; o silncio exterior cria o clima ao bom rendimento da aula.

c) resumo do texto RUIZ, Joo lvaro. Como aproveitar o tempo das aulas. In: . Metodologia cientfica: guia para eficincia nos estudos. 4. ed. So Paulo: Atlas, 1996. p. 29-30.
Na quase generalidade dos casos, o tempo que o aluno passa nas salas de aula constitui a maior parte do tempo que dedica aos estudos. Para aproveitar o tempo das aulas, preciso freqent-la, e desde o incio, pois aquele que chega depois tem dificuldade de apanhar-lhe o fio, causa perturbao e prejudica o andamento da aula. preciso levar o material adequado ao trabalho do dia: os livros, o texto que serviu para a preparao da aula e material para apontamentos. importante o silncio exterior (no distrair os outros) e o silncio interior (no distrair a si prprio). O silncio interior consiste em deixar fora da sala de aula todo problema que nada tem a ver com a aula. O silncio exterior cria o clima ao bom rendimento da aula.

Para estimular o aprendizado, os alunos podero resumir os textos que se seguem e discut-los em sala de aula. Exemplos de textos para sublinhar, esquematizar e resumir: Texto 1 SEVERINO, Antnio Joaquim. A organizao da vida de estudos na universidade. In: _____. Metodologia do trabalho cientfico. 20. ed. rev. e ampl. So Paulo: Cortez, 1996. p. 25-26.
Ao dar inicio a essa nova etapa de formao escolar, a etapa do ensino superior, o estudante darse- conta de que se encontra diante de exigncias especficas para a continuidade de sua vida de estudos. Novas posturas diante de novas tarefas ser-lhe-o logo solicitadas. Da a necessidade de assumir prontamente essa nova situao e de tomar medidas apropriadas para enfrent-la. claro que o processo pedaggico-didtico continua, assim como a aprendizagem que dele decorre. No conjunto, porm, as sua posturas de estudo devem mudar radicalmente, embora explorando tudo o que de correto aprendeu em seus estudos anteriores. Em primeiro lugar, preciso que o estudante se conscientize de que doravante o resultado do processo depende fundamentalmente dele mesmo. Seja pelo seu prprio desenvolvimento psquico e intelectual, seja pela prpria natureza do processo educacional, desse nvel, as condies de aprendizagem transformam-se no sentido de exigir do estudante maior autonomia na efetivao da aprendizagem, maior independncia em relao aos subsdios da estrutura de ensino e dos recursos institucionais que ainda continuam sendo oferecidos. O aprofundamento da vida cientfica passa a exigir do estudante uma postura de auto-atividade didtica que, ser, sem dvida, crtica e rigorosa. Todo o conjunto de recursos que est na base do ensino superior no pode ir alm de sua funo de fornecer instrumentos para um., atividade criadora. Em segundo lugar, convencido da especificidade dessa situao, deve o estudante empenhar-se num projeto de trabalho altamente individualizado, apoiado no domnio e na manipulao de uma srie de

5
instrumentos que devem estar contnua e permanentemente ao alcance de suas mos. com o auxlio desses instrumentos que o estudante se organiza na sua vida de estudo e disciplina sua vida cientfica, Este material didtico e cientfico serve de base para o estudo pessoal e para complementao dos elementos adquiridos no decurso do processo coletivo de aprendizagem em sala de aula. Dado o novo estilo de trabalho a ser inaugurado pela vida universitria, a assimilao de contedos j no pode ser feita de maneira passiva e mecnica como costuma ocorrer, muitas vezes, nos ciclos anteriores. J no basta a presena fsica s aulas e o cumprimento forado de tarefas mecnicas: preciso dispor de um material de trabalho especfico sua rea e explora-lo adequadamente.

Texto 2 RUIZ, Joo lvaro. Vocabulrio e leitura eficiente. In:_____. Metodologia cientfica: guia para eficincia nos estudos. 4. ed. So Paulo: Atlas, 1996. p. 41-42.
Muita gente l mal porque no tem bom vocabulrio e no tem bom vocabulrio porque l mal, o que se torna um circulo vicioso que deve converter-se em crculo virtuoso, para todo aquele que aspira atingir nvel de crescimento cultural. O domnio cada vez mais amplo do vocabulrio enriquece nossa possibilidade de compreenso e concorre para aumentar a velocidade na leitura. Mas como aumentar nosso vocabulrio? Decorando algum dicionrio? Quem o fez em seu tempo de estudante, em eras que no voltam mais, confessa que o trabalho era penoso; entretanto, acaba agradecendo aos professores exigentes de seu tempo. Mas o melhor recurso para aumentar o prprio vocabulrio , sem dvida, a leitura. Como proceder ante uma palavra de sentido desconhecido, ou que assume sentido novo em determinado contexto? Morgan e muitos outros recomendam a imediata consulta aos dicionrios: "A primeira coisa procur-la num dicionrio". Por nossa parte, sugerimos que se experimente no interromper a leitura ante um termo de sentido desconhecido; no raro, a seqncia do texto deixar bem claro o sentido da palavra desconhecida; anote, pois, a palavra desconhecida em um papel avulso, e continue a ler. Ao final de um captulo, apanhe o dicionrio para esclarecer todas as palavras anotadas como desconhecidas e verifique o sentido que melhor se coaduna com o respectivo contexto. Assim, durante a segunda leitura, em que se sublinham as idias principais e os pormenores importantes, todos os termos estaro claros e incorporados a nosso vocabulrio. Adote a sugesto da consulta imediata ou a sugesto de no interromper a leitura cada vez que encontrar uma palavra desconhecida. O fundamental que no se deve perder a oportunidade de enriquecer o prprio vocabulrio pela preguia da busca de palavras novas em algum dicionrio. Por certo, estaramos prejudicando a compreenso do texto e impedindo o prprio crescimento cultural. Que dicionrio consultar? No se entende um estudante de nvel superior que no tenha um bom dicionrio comum da lngua materna. Mas h certas palavras que, embora incorporadas linguagem vulgar, conservam ou assumem sentido especfico, definido pelas diversas cincias, como a botnica, a biologia, a medicina, a filosofia, e assim por diante. Outras palavras no constam nos dicionrios comuns, mas to-somente nos dicionrios de maior porte ou em dicionrios tcnicos das diversas reas. O estudante deve adquirir um bom dicionrio dentro de sua rea de especializao. Entretanto, as faculdades mantm bibliotecas ricas em fontes de consulta, com grande variedade de dicionrios e enciclopdias disposio de seus alunos. No preciso que cada um compre enciclopdias carssimas para usar uma vez ou outra; com o dinheiro de uma enciclopdia de generalidades monta-se uma preciosa estante com obras da prpria especialidade, inclusive com dicionrios tcnicos; e isto parece ser mais til.

6
Texto 3 MATOS, Henrique Cristiano Jos. O que estudar. In: _____. Aprendendo a estudar orientaes metodolgicas para o estudo. Petrpolis: Vozes, 1994. p. 13-14.
Nem sempre o estudante - mesmo em nvel de ps-graduao! - colhe frutos maduros e satisfatrios de seus anos acadmicos, apesar dos considerveis investimentos financeiros (estudar entre ns caro e ainda um privilgio de poucos) e dos esforos pessoais empreendidos. No so poucos os que, uma vez concludo o curso, nem querem se lembrar mais daqueles livros, provas, professores exigentes e sala de aula abarrotadas. Consideram o fim dos anos escolares como verdadeira libertao. Temos aqui as reaes de um estudo mal feito, normalmente porque faltaram uma boa introduo e um correto acompanhamento na "arte de estudar". Quantos estudantes - ainda em pleno perodo escolar - no "queimam na pestanas" s vsperas de um exame e, no obstante, seus resultados so exguos? Outros se esforam tanto que sacrificam lazer, amizade, programas de televiso o convivncia em comunidade religiosa ou familiar, estudando noite adentro, e mesmo assim tm pouco xito em provas e trabalhos escolares. Uns no sabem como tirar proveito das exposies do professor em sala de aula, outros vo dormir em cima de livros logo que chegam em casa. H muitos que no tm a mnima noo de como fazer fichamento, uma recenso de artigo ou livro, uma monografia e nem de longe sabem o que fazer com fichas bibliogrficas ou fichas de contedo. Na realidade, vem no estudo sistemtico uma nova forma de "tortura" imposta ao aluno e um peso intil nos anos juvenis. Em parte estas queixas raramente confessadas explicitamente - correspondem realidade dos fatos. Como acontece em qualquer profisso, quem no domina as "ferramentas" de sua rea de especializao facilmente desanima e desiste diante de esforos sobre-humanos sem resultado notvel. A metodologia cientfica visa exatamente suprir essa deficincia, ensinando como manejar os instrumentos adequados ao "trabalho de estudo", a fim de torn-lo mais eficiente, agradvel e significativo.

Texto 4 CHAUI, Marilena. O trabalho da crtica do pensamento. In: HHNE, Leda Miranda (Org.). Metodologia cientfica: caderno de textos e tcnicas. 7. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1997. p. 18-20'.
[...] Normalmente se imagina que a critica permite opor um pensamento verdadeiro a um pensamento falso. Na verdade, a critica no isso. No um conjunto de contedos verdadeiros que se oporia a um conjunto de contedos falsos. A critica um trabalho intelectual com a finalidade de explicitar o contedo de um pensamento qualquer, de um discurso qualquer, para encontrar o que est sendo silenciado por esse pensamento ou por esse discurso. O que interessa para a crtica no o que est explicitamente pensado, explicitamente dito, mas exatamente aquilo que no est sendo dito e que, muitas vezes, nem sequer est sendo pensado de maneira consciente. Ou seja, a tarefa da critica fazer falar o silncio, colocar em movimento um pensamento que possa desvendar todo o silncio contido em outros pensamentos, em outros discursos. Qual a finalidade de fazer falar o silncio, ou tornar explcito o implcito? Essa finalidade dupla. Se quando explicito um pensamento ou um discurso, fazendo aparecer tudo aquilo que estava em silncio, tudo aquilo que estava implcito, se, ao fazer isso, o pensamento ou discurso que estou examinando se revela insustentvel, se comea a desmanchar, se dissolver, se destruir medida que vou explicitando tudo que nele havia, mas que ele no dizia, ento a critica encontrou algo muito preciso, encontrou a IDEOLOGIA. A ideologia exatamente aquele tipo de discurso, aquele tipo de pensamento que contm um

7
silncio que, se for dito, destri a coerncia, a lgica da ideologia. Mas esse trabalho crtico pode encontrar uma outra coisa tambm. perfeitamente possvel que, ao fazer falar o silncio de um pensamento ou de um discurso ao explicitar o seu implcito, o que se revele para ns seja um pensamento ainda mais rico do que havamos imaginado, ainda mais coerente do que havamos imaginado, ainda mais importante do que havamos imaginado, capaz de nos dar pistas para pensar, caminhos novos, justamente porque pudemos perceber muito mais do que parecia primeira vista estar contido nele. Nesse caso, a crtica encontrou um pensamento verdadeiro e, mais do que um pensamento verdadeiro, encontrou uma obra de pensamento propriamente dita. Ou seja, o que diferencia uma obra de pensamento de uma ideologia o fato de que, na obra de pensamento, a descoberta de tudo o que estava silenciosamente contido nela, de tudo aquilo que nela pedia interpretao, de tudo que nela pedia revelao, explicao, desdobramento, aquilo que faz, no caso de uma ideologia, a destruio do prprio pensamento. Assim, a tarefa da crtica no trazer verdades para se opor falsidade; mas realizar um trabalho interpretativo com relao a pensamentos e discursos dados, para explicitar o implcito ou fazer falar seu silncio, de tal modo que a abertura de um novo campo de pensamento atravs da crtica revela a descoberta de uma obra de pensamento, enquanto a destruio da coerncia e da lgica do que foi explicitado revela que descobrimos uma ideologia. A crtica no , portanto, um conjunto de contedos verdadeiros, mas uma forma de trabalhar. A forma de um trabalho intelectual, que o trabalho filosfico por excelncia. Nesse sentido, excluir a filosofia de uma Universidade , provavelmente, abolir o lugar privilegiado da realizao da crtica. Obviamente, temse medo da crtica, pois se a crtica no traz contedos prvios, mas descoberta de contedos escondidos, ento ela muito perigosa.

Texto 5 ARANHA, Maria Lcia de Arruda. Educao e ideologia. In: _____. Histria da educao. 2. ed. rev. e atual. So Paulo: Moderna; 1996. p. 15-16.
A partir das relaes que estabelecem entre si, os homens criam padres de comportamento, instituies e saberes, cujo aperfeioamento feito pelas geraes sucessivas, o que Ihes permite assimilar e modificar os modelos valorizados em determinada cultura. a educao, portanto, que mantm viva a memria de um povo e d condies para a sua sobrevivncia. Por isso dizemos que a educao uma instncia mediadora que torna possvel a reciprocidade entre indivduo e sociedade. Esse processo, no entanto, no isento de distores. De incio, nas sociedade tribais a cultura global transmitida de maneira informal pelos adultos, atingindo todos os indivduos. Nas sociedades mais complexas, porm, com o passar do tempo, a educao formal assume um carter intelectualista cada vez mais distanciado da atividade concreta, destinando-se apenas elite. As demais classes tm preterida a sua formao, considerada desnecessria porque a elas destinado o trabalho braal. Portanto a dicotomia trabalho intelectual versus trabalho manual ora exclui os filhos dos trabalhadores manuais, ora cria uma escola dualista, com objetivos diferentes: para a elite, uma escola ele formao que pode se estender at os graus superiores, enquanto para os trabalhadores restam os rudimentos do ler e escrever e o encaminhamento para a profissionalizao. Mesmo quando as crianas mais pobres tentam estudar, esbarram em dificuldades inmeras e, geralmente, no prosseguem sua escolarizao. Explicaes foram dadas para os fenmenos de excluso, evaso e repetncia, mas tendem a tornar-se justificaes ideolgicas quando escamoteiam os verdadeiros motivos, impedindo dessa forma a soluo dos problemas. Vamos ilustrar com exemplos algumas dessas falsas justificativas da dicotomia. H quem pense - e no so poucos! - que para a sociedade funcionar preciso que uns saibam e outros executem, uns

8
mandem e outros obedeam. Os mais passivos imaginam que nada pode ser feito, porque "desde que o mundo mundo, existem pobres e ricos". Outros atribuem o estado de pobreza incompetncia individual, tanto como o fracasso escolar preguia, falta de talento ou ignorncia do aluno. Esses argumentos partem de uma naturalizao, pela qual os fatos sociais so explicados como se fizessem parte da natureza. Sabemos, no entanto, que eles resultam das relaes humanas, em que so impostas a diviso, a hierarquia, a dominao de uns sobre os outros. Assim, muitos no tm sucesso na escola no por serem ignorantes ou incompetentes, mas por tornarem-se incompetentes graas diviso social, responsvel pela distribuio desigual dos bens de que a sociedade dispe, inclusive a educao. Isso significa que a maneira pela qual a educao oferecida j traz, embutida, a impossibilidade da sua universalizao. A ideologia , portanto, um fenmeno das sociedades divididas em classes. Por meio dela a classe dominada no percebe a diviso que a inferioriza e, assumindo valores dominantes, no capaz de elaborar a conscincia prpria da classe a que pertence. Essas consideraes nos advertem de que o fenmeno educacional no pode ser definido como neutro, uma vez que se encontra intrinsecamente ligado aos problemas econmicos, polticos e sociais do seu tempo. A escola no uma ilha, mas faz parte do mundo, e nesse sentido reflete as disparidades e as lutas sociais. Ignorar esse fato permitir que a escola permanea a servio do statu quo, deixando de se tornar um possvel instrumento de transformao.

4 Tipos de resumo Eis os principais tipos de resumos: a) resumo indicativo ou descritivo: deve apresentar as principais idias do texto, por meio de frases curtas. Pouco utilizado nas universidades, sua principal caracterstica est na apresentao bastante reduzida do assunto. Procedimentos para sua elaborao: - redao do resumo com impessoalidade; - apresentao em pargrafo nico; - estrutura: referncia (cabealho) e contedo do resumo; b) resumo Informativo ou analtico: apresenta as idias principais do texto. Expe a problemtica do assunto, a idia central, os objetivos, os procedimentos metodolgicos, os argumentos, as demonstraes e a concluso. Muito utilizado nas universidades, um resumo mais abrangente do que o indicativo ou descritivo. No permite opinies e comentrios do autor do resumo. Procedimentos para sua elaborao: - redao do resumo com impessoalidade; - apresentao em pargrafo nico; - estrutura: referncia (cabealho), contedo do resumo e palavras-chave; c) resumo crtico: deve apresentar as mesmas informaes do resumo informativo. Permite

9
opinies e comentrios do autor do resumo; necessrio a crtica sobre o texto estudado. Procedimentos para sua elaborao: - redao do resumo com impessoalidade; - apresentao em pargrafo nico; - estrutura: referncia (cabealho) e contedo do resumo; d) resenha: segue as mesmas informaes do resumo crtico; todavia, deve-se colocar, na introduo da resenha, a biografia ou as credenciais do autor. A resenha um resumo crtico mais amplo, que comporta, na elaborao dos comentrios, a utilizao de opinies de diversas autoridade!> cientficas em relao obra do autor estudado. Procedimentos para sua elaborao: - redao da resenha com impessoalidade; - no apresentar em pargrafo nico; - estrutura: referncia (cabealho) e contedo do resumo. Apresentao do resumo Os resumos devem ser apresentados em papel branco, formato A4 (21 cm x 29,7 cm). As margens da folha devem ter 3 cm (esquerda e superior) e 2 cm (direita e inferior). A digitao deve ser na cor preta, em tamanho 12, nas fontes Times New Roman ou Arial. Na elaborao de um resumo, deve ser utilizado espaamento simples na referncia, e sugere-se que sejam utilizados dois espaos duplos entre a referncia e o contedo do resumo, espao duplo no contedo do resumo e dois espaos duplos entre o contedo do resumo e as palavras-chave (para o resumo informativo ou analtico). Segundo a ABNT, NBR 6022/2003, as palavras-chave devem ser colocadas abaixo do resumo, antecedidas da expresso "Palavraschave", separadas entre si por ponto e finalizadas tambm por ponto. Para uma boa apresentao, imprescindvel que o resumo apresente uma capa com suas respectivas indicaes. Exemplos de resumos: a) resumo indicativo ou descritivo RODRIGUES, Aura de Jesus. Camponeses: do tranado ao mercado. 1996. 122 f. Dissertao (Mestrado em Geografia), Universidade Federal de Sergipe, So Cristvo, 1996.
A unidade de explorao camponesa e as atividades artesanais no so formas residuais de produo deslocada do tempo em processo de extino, mas formas inerentes ao capitalismo. na prpria contradio do desenvolvimento capitalista, no espao agrrio brasileiro, que se deve buscar compreender a persistncia da unidade de explorao camponesa e ns atividades artesanais. Principalmente, quando grande parte desta ltima encontra-se no campo fazendo parte de estratgias de complementao de renda

10
de uma massa de camponeses, constituindo-se numa verdadeira economia subterrnea. A persistncia da unidade de explorao camponesa, no municpio de Pacatuba, reflete-se sob uma estrutura socioeconmica-espacial, dita tradicional. Sob essa precariedade que a pequena unidade de explorao camponesa sobrevive na rea. Assim, o que h de peculiar entre os camponeses, a necessidade de sobrevivncia para o persistir na terra. Para tanto, alm de realizar o trabalho acessrio, esses camponeses buscam estratgias em atividades artesanais como forma de complementao de renda e o persistir na terra.

b) resumo informativo ou analtico RODRIGUES; Aura de Jesus. Camponeses: do tranado ao mercado. 1996. 122 f. Dissertao (Mestrado em Geografia), Universidade Federal de Sergipe, So Cristvo, 1996.
A unidade de explorao camponesa e as atividades artesanais no so formas residuais do produo deslocada do tempo, em processo de extino, mas formas inerentes ao capitalismo. na prpria contradio do desenvolvimento capitalista no espao agrrio brasileiro, investigando suas entranhas, que se deve buscar compreender a persistncia da unidade de explorao camponesa e as atividades artesanais. Principalmente, quando grande paria desta ltima encontra-se no campo, fazendo parte de estratgias de complementao de renda de uma massa de camponeses, constituindo-se numa verdadeira economia subterrnea. O objetivo do trabalho foi desenvolver uma anlise sobre a complementao de renda na unidade de explorao camponesa por meio de estratgias em atividades artesanato, no espao agrrio do municpio de Pacatuba, litoral Norte do estado de Sergipe. A problemtica estava em buscar compreender como estratgias em atividades artesanais podem possibilitar, ao campons, complementar sua renda e o persistir na terra. Os procedimentos metodolgicos utilizados foram: pesquisa bibliogrfica e pesquisa de campo, com aplicao de formulrios. A persistncia da unidade de explorao camponesa, no municpio de Pacatuba, reflete-se sob uma estrutura socioeconmica-espacial, dita tradicional, em suas relaes de trabalho e processos produtivos. Sob essa precariedade que a pequena unidade de explorao camponesa sobrevive na rea: famlias com grande nmero de indivduos; solos pobres; instrumentos de produo rudimentares e fraca produo agrcola. Assim, o que h de peculiar, entre os camponeses, a necessidade de sobrevivncia para o persistir na terra. Para tanto, alm de realizar o trabalho acessrio, esses camponeses buscam estratgias em atividades artesanais como forma de complementao de renda e o persistir na terra. Apesar de o artesanato produzido por esses camponeses ter funo utilitria e obter preos baixos no mercado, tem-se constitudo na segunda fonte de rendimento monetrio para esses camponeses. Na produo das atividades artesanais, os microespaos de trabalho so relacionais entre si, englobados dentro da cotidianidade do "vivido" desses camponeses. A reproduo dessas pequenas exploraes, longe de estar ameaada, apesar dos dificuldades realiza-se regularmente, evitando, portanto, a proletarizao, a perda/venda d'l terra e a migrao. Palavras-chave: Capitalismo. Unidade de explorao camponesa. Atividades artesanais. Complementao de renda.

c) resumo crtico

RODRIGUES, Auro de Jesus. Camponeses: do tranado ao mercado. 1996. 122 f. Dissertao (Mestrado em Geografia), Universidade Federal de Sergipe, So Cristvo, 1996.

11
Analisa a unidade de explorao camponesa e as atividades artesanais, no como formas residuais de produo deslocada do tempo, em processo de extino, mas formas inerentes ao capitalismo. Explica que na prpria contradio do desenvolvimento capitalista no espao agrrio brasileiro, investigando suas entranhas, que se deve buscar compreender a persistncia da unidade de explorao camponesa e as atividades artesanais. Principalmente quando grande parte desta ltima encontra-se no campo fazendo parte de estratgias de complementao de renda de uma massa de camponeses, constituindo-se numa verdadeira economia subterrnea. O objetivo do trabalho foi alcanado e atende estrutura lgica das idias, sob o enfoque de uma anlise sobre a complementao de renda na unidade de explorao camponesa, por meio de estratgias em atividades artesanais, no espao agrrio do municpio de Pacatuba, litoral Norte do estado de Sergipe. A problemtica da pesquisa bastante interessante e inovadora, estando centrada em buscar compreender como estratgias em atividades artesanais podem possibilitar, ao campons, complementar sua renda e o persistir na terra. Os procedimentos metodolgicos utilizados na pesquisa no apresentam incoerncias. Utiliza o mtodo de abordagem dialtico e os mtodos de procedimentos histrico, comparativo e estatstico. Portanto, os mtodos e as tcnicas esto explcitos e coerentes. Na pesquisa bibliogrfica foram apresentados autores clssicos, de acordo com a rea de conhecimento, a geografia. O trabalho est centrado em mostrar as contradies no espao agrrio sob o capitalismo, por meio da persistncia da unidade de explorao camponesa, no municpio de Pacatuba, que vive sob uma estrutura socioeconmica-espacial tradicional na rea: famlias com grande nmero de indivduos; solos pobres; Instrumentos de produo rudimentar e fraca produo agrcola. O que h de peculiar, entre os camponeses, a necessidade de sobrevivncia para o persistir na terra. Para tanto, alm de realizar o trabalho acessrio, esses camponeses buscam estratgias em atividades artesanais como forma de complementao de renda e o persistir na terra. Apesar de o artesanato produzido por esses camponeses ter funo utilitria e obter preos baixos no mercado, tem-se constitudo na segunda fonte de rendimento monetria para os mesmos. Os captulos esto divididos de acordo com os objetivos, apresentando clareza nas idias. Foram utilizadas tabelas e fotografias para dar maior compreenso problemtica. H uma harmonia entre introduo, desenvolvimento e concluses. bastante interessante o trabalho, tendo em vista que o autor traz uma problemtica, multas vezes, no vista pela sociedade.

d) resenha LENIN, V. I. O desenvolvimento do capitalismo na Rssia. Trad. e introd. Jos Paulo Neto. So Paulo: Abril, 1982 (Coleo Os Economistas).
Vladimir llitch Ulianov, conhecido como Lenin, nasceu na cidade russa de Simbirsk em 22 de abril de 1870. Era de uma famlia de intelectuais, o terceiro de seis filhos. Depois de formado em direito em 1889, passou a estudar os problemas econmicos da Rssia e ler as obras de Marx e Engels. Convencido de suas idias, passou a combater os populistas e, depois de breve estada na Sua (1895), onde contatou com alguns exilados, entre os quais Plekanov, voltou para a Rssia, com a inteno de dar vida ao Partido Social Democrata Russo. Entretanto, foi preso e deportado para a Sibria, onde ficou durante trs anos. Em 1909, consegue sair do pas, ficando durante cinco anos na Europa Ocidental. Em 1917, foi protagonista da Revoluo de Outubro na Rssia. Eleito presidente do conselho dos comissrios do povo, levou a fundo a sua batalha contra todos os adversrios da Revoluo. Faleceu 21 de janeiro de 1924. Em 1899, publicou a obra: O desenvolvimento do capitalismo na Rssia, em que examinava a questo camponesa. Em O desenvolvimento do capitalismo na Rssia, Lenin explica que a pequena produo familiar se encontra em um processo de desintegrao, observvel atravs de uma srie de contradies existentes no seio do prprio campesinato. O desenvolvimento do capitalismo na Rssia seria inevitvel. O processo de mercantilizao das relaes econmicas romperia os encraves comunais camponeses. No campo, a expropriao dos camponeses, dos seus meios de produo, libertaria a terra para o

12
capital, criando uma massa de trabalhadores livres, dispostos a venderem sua fora de trabalho para o capital. Comparando atravs de dados estatsticos, os diferentes nmeros de cavalos obtidos entre os camponeses mostram que a com una camponesa russa estava dando lugar a uma contnua diferenciao do campesinato, possibilitando, assim, estabelecer a linha-limite entre camponeses ricos e camponeses pobres. Em sua outra obra, Aos pobres do campo (1988), esclarece a questo demonstrando que, na Rssia, existiam dez milhes de famlias camponesas e 15 milhes de cavalos, sendo que trs milhes de famlias no possuam nenhum cavalo e trs milhes e meio possuam apenas um cavalo. A esses camponeses, Lnin denomina "os pobres do campo". No processo de diferenciao, evidencia sua tese: a desintegrao do campesinato russo diante do desenvolvimento do capitalismo no campo. Percebe-se, nos seus trabalhos, a inevitvel expanso capitalista no setor rural, abordando uma viso antieconmica do campesinato. A dificuldade terica maior da viso global de Lenin, concerne em no atentar para o vis emprico do peso histrico da produo camponesa pelos sculos de formao, acreditando na correspondncia terica do desenvolvimento de um modo de produo puro, uniformizado pelo capitalismo. Esse procedimento leva-o a distores na maneira de ver o processo, apesar das anlises estatsticas e grficos em que se fundamentou.

5 Tcnica de Fichamento Na finalizao do estudo de um texto, o aluno dever documentar as informaes, o que pode ser feito por meio de fichamento. O fichamento consiste na transcrio de informaes em fichas. A funo do fichamento colocar disposio do pesquisador, de maneira organizada e seletiva, um conjunto de informaes de obras j consultadas, imprescindveis para a elaborao de trabalhos acadmicos. O fichamento uma tcnica que propicia economia de tempo e qualidade no estudo e na pesquisa, uma maneira de o estudante guardar o essencial de um texto, para que tenha essas informaes mo sempre que precisar. As fichas podem ser organizadas por autor, por obra ou por assunto. mais comum que o fichamento seja feito em fichas de papel, mas tambm poder ser feito no computador, em arquivos, em disquetes ou em CDs. O armazenamento em arquivos no computador facilita o processo de elaborao dos trabalhos acadmicos. O aluno poder utilizar fichas tanto para a anotao de uma referncia bibliogrfica de um livro como para a elaborao de um esquema, a transcrio de um pargrafo de um texto, a apreciao de uma obra, a elaborao de um resumo etc. No caso do resumo, dever seguir os procedimentos de elaborao que lhe so prprios. As informaes podero ser colocadas em um ou em ambos os lados da ficha, a critrio do estudante, desde que isso no prejudique sua visualizao e organizao. recomendvel, ainda, que as fichas sejam numeradas, A numerao dever ser feita no alto, direita, apenas na frente de cada ficha. Os tamanhos das fichas so:

13
Pequeno Mdio Grande 7,5 X 12,5 cm 10,5 X 15,5 cm 12,5 X 20,5 cm

Modelo de ficha com resumo indicativo:


Frente da ficha (tamanho grande: 12,5 x 20,5 cm):

RUIZ, Joo lvaro. 'Mtodo, economia e eficincia nos estudos. In: _____. Metodologia cientfica:. guia para eficincia nos estudos. So Paulo:Atlas, 1996. cap. 1, p. 19-33. Aprender a aprender na faculdade - quem ingressa numa faculdade precisa tirar o mximo proveito do Curso que vai fazer. Tempo para estudar - o primeiro passo para estudar consiste em reorganizar a vida de maneira a abrir espaos para o estudo e planejar o seu tempo. Para descobrir tempo - a maneira mais prtica de descobrir o tempo consiste em tomar uma folha de papel, anotar os diversos dias da semana, os diversos afazeres e os possveis espaos ociosos. Programar a utilizao do tempo - programar a utilizao dos espaos/horas que possam ser reservados para o estudo. Horrio de preparao para aula - de posse do material de estudo o estudante dever ler previamente a matria que ser desenvolvida durante a aula. Horrio das revises das aulas - necessrio fazer revises, a imediata que se faz da aula anterior e as globalizadoras, sntese dos contedos estudados. O grande tempo de todo estudante - o grande tempo so as aulas. Como aproveitar o tempo das aulas - preciso freqent-las, levar consigo material adequado ao trabalho do dia, guardar silncio exterior para no distrair os outros e
Verso da ficha:

silncio interior no distraindo a si prprio, cordialidade e relacionamento: professor e aluno. Como aproveitar o tempo em reunies de grupos o estudo em equipe muito proveitoso sob todos os aspectos. Aluna do 1 periodo do Curso de Geografia Noturno, turma 96A: Maria Maciiel Santos

BIBLIOGRAFIA RODRIGUES, Auro de Jesus. Metodologia cientfica: completo e essencial para a vida universitria. So Paulo: Avercamp, 2006. p. 39-58.

Potrebbero piacerti anche