Sei sulla pagina 1di 40

ESTATUTO ORDEM DOS MDICOS VETERINRIOS DE ANGOLA

CAPTULO I Disposies Gerais

ARTIGO 1. (Definio, natureza e sede) 1- A Ordem dos Mdicos Veterinrios de Angola, abreviadamente designada Ordem, a instituio representativa dos Mdicos Veterinrios que, em conformidade com os preceitos deste Estatuto e demais disposies legais aplicveis, exercem actividades veterinrias. 2- A Ordem uma associao pblica independente dos rgos do Estado, sendo livre e autnoma no mbito das suas atribuies. 3- A sede da Ordem em Luanda.

ARTIGO 2. (Objectivo) O objectivo essencial da Ordem a defesa do exerccio da profisso veterinria, contribuindo para a sua melhoria e progresso nos domnios cientfico, tcnico e profissional, o apoio aos interesses profissionais dos seus membros e a salvaguarda dos princpios deontolgicos que se impem em toda a actividade veterinria.

ARTIGO 3. (Atribuies) Constituem atribuies da Ordem:

a) Contribuir na defesa da sade pblica atravs da salvaguarda e promoo da sanidade animal e da higiene alimentar, dentro do princpio do desenvolvimento sustentvel; b) Zelar pela funo social, dignidade e prestgio da profisso de mdico veterinrio e promover o respeito pelos respectivos princpios deontolgicos; c) Representar os mdicos veterinrios perante quaisquer entidades pblicas ou privadas; d) Emitir a cdula profissional de mdico veterinrio. e) Exercer a jurisdio disciplinar em relao aos mdicos veterinrios; f) Elaborar estudos e propor aos rgos competentes as medidas necessrias a um adequado e eficaz exerccio da actividade veterinria, bem como emitir parecer sobre os projectos de diplomas legislativos que interessem prossecuo das suas atribuies; g) Emitir parecer acerca de planos de estudos e cursos conducentes formao de mdicos veterinrios; h) Fomentar a solidariedade entre os seus membros; i) Incentivar, dinamizar e apoiar as aces tendentes ao desenvolvimento e aperfeioamento da medicina veterinria, nomeadamente atravs da organizao, por si ou em colaborao com outras entidades, de cursos de especializao e reciclagem e de congressos, seminrios, conferncias e outras actividades da mesma natureza; j) Intensificar a cooperao com os organismos interessados, pblicos ou privados, nacionais ou estrangeiros, em todas as matrias do mbito das actividades veterinrias.

ARTIGO 4. (Estrutura) 1- A Ordem tem mbito nacional e est internamente estruturada em delegaes regionais incumbidas de desenvolver regionalmente as aces conducentes prossecuo das atribuies da Ordem.

2- A Ordem compreende trs delegaes regionais: Delegao Regional do Norte, Delegao Regional do Centro e Delegao Regional do Sul, com sede, respectivamente, em Luanda, no Huambo e no Lubango. 3- As delegaes regionais da Ordem abrangem as reas das seguintes provncias: a) Luanda, Bengo, Cabinda, Uge, Zaire, Malanje, Lunda-Norte, Lunda-Sul e Cuanza-Norte; b) Huambo, Bi, Benguela, Cuanza-Sul e Moxico; c) Hula, Namibe, Cunene e Cuando Cubango.

ARTIGO 5. (Insgnias) A Ordem tem direito a usar emblema, estandarte e selo prprios, de modelo aprovado pela Assembleia-Geral, sob proposta do Conselho Profissional e Deontolgico.

ARTIGO 6. (Cooperao) 1- A Ordem pode aderir a quaisquer organizaes nacionais, internacionais e estrangeiras de natureza cientfica, profissional ou social que visem o exerccio da medicina veterinria e/ou a proteco dos direitos e interesses dos veterinrios. 2- A adeso s organizaes referidas no nmero anterior depende de deliberao do Conselho Directivo.

ARTIGO 7. (Representao da Ordem)

1- A Ordem representada em juzo e fora dele pelo Bastonrio ou pelos presidentes dos Conselhos Regionais, quando se trate de actos da responsabilidade das respectivas delegaes. 2- A Ordem tem capacidade judiciria nas aces respeitantes a matria das suas atribuies e pode conceder patrocnio em processos de qualquer natureza ou constituir-se assistente, para defesa de direitos ou interesses do exerccio da actividade veterinria, bem como dos seus membros, em todos os casos relacionados com o exerccio da profisso ou com o exerccio dos cargos nos seus rgos.

ARTIGO 8. (Recursos) 1- Os actos praticados pelos rgos da Ordem admitem os recursos graciosos previstos no presente estatuto. 2- Salvo disposio em contrrio, o prazo de interposio dos recursos graciosos de 30 dias. 3- Dos actos lesivos dos direitos ou interesses de terceiros, praticados pelos rgos da Ordem, cabe recurso contencioso para os Tribunais, nos termos gerais de direito.

CAPTULO II Membros da Ordem

ARTIGO 9. (Espcies de membros) 1- A Ordem tem membros efectivos e extraordinrios. 2- Os membros extraordinrios podem ser correspondentes ou honorrios.

ARTIGO 10. (Membros efectivos) 1- Podem inscrever-se na Ordem como membros efectivos os angolanos ou estrangeiros que residam em Angola licenciados em Medicina Veterinria pelas universidades em Angola e, ainda, os angolanos e estrangeiros habilitados com cursos ministrados em universidades estrangeiras reconhecidos nos termos da legislao aplicvel. 2- Podem tambm ser admitidos como membros efectivos da Ordem: a) Os nacionais de pases de expresso portuguesa que, embora habilitados com cursos ministrados em universidades desses pases, no abrangidos pelo nmero anterior, renam os requisitos previstos na lei para o acesso actividade veterinria em Angola; b) Os angolanos e os estrangeiros habilitados com cursos que, pela lei angolana, por acordos internacionais ou por deliberao do Conselho Profissional e Deontolgico, sejam considerados equivalentes aos referidos no nmero anterior. 3- O Conselho Profissional e Deontolgico s pode considerar como equivalentes licenciatura em Medicina Veterinria para efeitos da parte final da alnea b) do nmero anterior, os cursos que respeitem os requisitos previstos pelas instituies superiores pblicas. 4- A admisso de estrangeiros como membros efectivos da Ordem, nos termos da alnea b) do n 2, depende da existncia de reciprocidade para os mdicos veterinrios angolanos no respectivo pas de origem e de conhecimentos adequados da lngua portuguesa. 5- Para comprovao dos requisitos previstos no n 3 e na parte final no nmero anterior, o Conselho Profissional e Deontolgico pode sujeitar os candidatos prestao de provas adequadas.

ARTIGO 11. (Membros extraordinrios) 1- Podem ser membros honorrios pessoas singulares ou colectivas, nacionais ou estrangeiras que, por relevantes actividades desenvolvidas no mbito das

cincias veterinrias ou da profisso veterinria, sejam consideradas merecedoras de tal distino. 2- Podem ser membros correspondentes as personalidades que no estrangeiro tenham desenvolvido papel de relevo nas cincias veterinrias.

ARTIGO 12. (Inscrio) 1- A inscrio de membros efectivos e a admisso de membros extraordinrios far-se- nos termos de regulamento a aprovar pelo Conselho Directivo no respeito do disposto no presente Estatuto e demais legislao aplicvel. 2- O requerimento de inscrio de membros efectivos dirigido ao Conselho Regional em cuja rea de competncia o requerente tem o seu domiclio profissional, que, aps a instruo do mesmo, o remete para o Conselho Directivo para deciso. 3- A admisso de membros extraordinrios da competncia do Conselho Directivo sob parecer favorvel do Conselho Profissional e Deontolgico.

ARTIGO 13. (Restries ao direito de inscrio) 1- No podem ser admitidos como membros da Ordem: a) Os que no possuam idoneidade moral para o exerccio da profisso; b) Os declarados interditos ou inabilitados por sentena transitada em julgado; c) Os que estejam em situao de incompatibilidade com o exerccio da medicina veterinria. 2- A verificao da falta de idoneidade moral sempre objecto de processo prprio, que segue os termos do processo disciplinar, com as necessrias adaptaes.

ARTIGO 14. (Demisso e excluso da Ordem) Perdem a qualidade de membros da Ordem: a) Os membros que se demitirem; b) Os membros que fiquem nas situaes previstas nas alneas a) e b) do n 1 do artigo anterior.

ARTIGO 15. (Suspenso da inscrio) suspensa a inscrio na Ordem: a) Aos membros que o requererem; b) Aos membros que se atrasem no pagamento das quotas ou outros encargos devidos Ordem por um perodo superior a seis meses; c) Aos membros a que tenha sido aplicada a pena disciplinar de suspenso; d) Aos membros que fiquem em situao de incompatibilidade com o exerccio da medicina veterinria.

ARTIGO 16. (Direitos dos mdicos veterinrios) Constituem, designadamente, direitos dos membros da Ordem: a) Exercer a sua profisso na totalidade do territrio nacional; b) Gozar de todos os benefcios, regalias e servios prestados pela Ordem, de acordo com o presente Estatuto e regulamentos aplicveis; c) Requerer a emisso de cdula profissional e outros documentos comprovativos da sua capacidade para o exerccio da actividade veterinria; d) Eleger e ser eleito para os rgos da Ordem;

e) Participar nas actividades da Ordem, quer no exerccio dos mandatos para que hajam sido eleitos ou designados, quer em todas as realizaes por ela organizadas; f) Solicitar a interveno da Ordem na defesa dos seus direitos e interesses profissionais; g) Reclamar e recorrer das deliberaes e decises dos rgos da Ordem.

CAPTULO III Deontologia Profissional

ARTIGO 17. (Deveres em geral) 1- dever dos mdicos veterinrios, em geral, exercer a sua actividade com os adequados conhecimentos cientficos e tcnicos, o respeito pela vida animal, a prossecuo da sanidade animal e a colaborao na defesa da sade pblica e do ambiente, de acordo com as normas legais, ticas e deontolgicas a ela aplicveis. 2- O mdico veterinrio est sujeito, em especial, a deveres e obrigaes para com a comunidade, a Ordem, os utentes dos servios e para com os outros mdicos veterinrios. 3- A deontologia profissional dos veterinrios ser objecto do cdigo deontolgico veterinrio, que desenvolver os princpios constantes dos artigos seguintes. 4- A aprovao do Cdigo Deontolgico Veterinrio compete AssembleiaGeral sob proposta do Conselho Profissional e Deontolgico.

ARTIGO 18. (Deveres dos mdicos veterinrios para com a comunidade) 1- Sem prejuzo do disposto no Cdigo Deontolgico Veterinrio, constituem deveres do mdico veterinrio para com a comunidade:

a) manter permanentemente aperfeioados e actualizados os seus conhecimentos cientficos e tcnicos, participando para o efeito em cursos de actualizao, seminrios, conferncias e outras actividades cientficas e culturais; b) no emitir atestados que no correspondam integralmente verdade; c) recusar participar em intervenes destinadas a, ilegitimamente, obter rendimentos biolgicos superiores s reais capacidades dos animais ou a atribuir-lhes qualidades fictcias: d) excepto em situao de justificada urgncia, no dar consultas nem prescrever medicamentos ou tratamentos a animais que no observou pessoalmente; e) abster-se de colaborar em actividades ilegais, de pessoas no habilitadas para o exerccio da medicina veterinria; f) no participar, de qualquer forma, em actividades que ponham em risco espcies raras ou em vias de extino ou que alteram de forma grave os equilbrios biolgicos; g) recusar os servios sempre que lhe sejam exigidas tarefas que ultrapassem as suas capacidades ou disponibilidades; h) abster-se de executar ou participar em experincias cientficas sem utilidade para a investigao ou ensino e naquelas em que se verifiquem crueldades inteis ou em que o sofrimento dos animais no seja atenuado pelos meios tecnicamente adequados; i) executar as suas tarefas com competncia e zelo, no abandonando, sem justificao, tarefas ou cargos que aceite desempenhar; j) abster-se de actos de propaganda ou publicidade da sua actividade; l) guardar segredo profissional. 2- No abrangida pela alnea j) do nmero anterior a afixao de tabuletas no consultrio ou o anncio em publicao com a simples indicao do nome do mdico veterinrio, ttulos e especializaes, endereo do consultrio e horas de consulta ou, ainda, de mudana de residncia, alterao de telefone ou recomeo da actividade profissional. 3- O segredo profissional abrange o conjunto de factos de carcter reservado referentes a assuntos profissionais que lhe tenham sido revelados pelo cliente

ou conhecidos no exerccio da profisso ou no desempenho de cargo na Ordem. 4- Cessa a obrigao do sigilo profissional sempre que: a) a lei o determine ou o interessado o autorize; b) a defesa da dignidade, direitos e interesses legtimos do mdico veterinrio ou do cliente o imponha, desde que tal seja reconhecido pelo Conselho Profissional e Deontolgico; c) estando em causa factos cujo conhecimento adveio da titularidade de rgos da Ordem, tal seja reconhecido pelo respectivo rgo ou, sendo este singular, Conselho Profissional e Deontolgico.

ARTIGO 19. (Deveres dos mdicos veterinrios para com a Ordem) Sem prejuzo do disposto no cdigo deontolgico veterinrio, constituem deveres dos mdicos veterinrios para com a Ordem: a) no prejudicar os fins e o prestgio da Ordem e da actividade mdicoveterinria; b) respeitar o presente Estatuto, o Cdigo Deontolgico Veterinrio e outros regulamentos; c) cumprir as decises e deliberaes dos rgos da Ordem; d) colaborar na prossecuo das atribuies da Ordem e exercer os cargos para que tenha sido eleito ou designado; e) pagar as quotas e outros valores devidos Ordem que sejam estabelecidos pelos rgos competentes; f) comunicar, no prazo mximo de 30 dias, a mudana de residncia ou da sua situao profissional.

ARTIGO 20. (Deveres recprocos dos mdicos veterinrios)

Sem prejuzo do disposto no cdigo deontolgico veterinrio, constituem deveres dos mdicos veterinrios nas suas relaes recprocas: a) proceder de forma leal e urbana; b) no ofender, de forma directa ou indirecta, a reputao de outro mdico veterinrio, sem prejuzo do direito crtica e denncia de factos violadores dos princpios deontolgicos; c) prestar-se a substituir outro mdico veterinrio em caso de frias, doenas ou outro impedimento temporrio, desde que, nas circunstncias concretas, tal lhe seja legitimamente exigvel; d) no aceitar trabalhos de que outro mdico veterinrio tenha sido encarregado, sem esclarecimento dos motivos da situao e do conhecimento da regularizao contratual anterior; e) abster-se, em concorrncia com os outros mdicos veterinrios, da prtica de actos que no respeitem a dignidade da profisso;

CAPTULO IV rgos da Ordem

SECO I Disposies gerais

ARTIGO 21. (Enumerao dos rgos da Ordem) So rgos da Ordem:

a) o Congresso; b) a Assembleia-Geral; c) o Conselho Profissional e Deontolgico; d) o Conselho Directivo; e) o Bastonrio; f) o Conselho Fiscal; g) as Assembleias Regionais; h) os Conselhos Regionais.

ARTIGO 22. (Elegibilidade) 1- Podem ser eleitos para os rgos da Ordem os mdicos veterinrios com inscrio em vigor e sem punio de carcter disciplinar mais grave do que a de advertncia. 2- S podem ser eleitos para membros do Conselho Profissional e Deontolgico os mdicos veterinrios com mais de 10 anos de exerccio de profisso.

ARTIGO 23. (Prazo do mandato) 1- Os titulares dos rgos da Ordem so eleitos para mandatos de trs anos. 2- No admitida a reeleio dos membros do Conselho Directivo e dos Conselhos Regionais para um terceiro mandato consecutivo nos trs anos subsequentes ao termo do segundo mandato consecutivo.

ARTIGO 24. (Apresentao das candidaturas)

1- A eleio para os rgos da Ordem depende da apresentao de propostas de candidatura perante o Presidente da Mesa da Assembleia-Geral ou perante os Presidentes das Assembleias Regionais, consoante se tratarem de eleies para os rgos nacionais ou para os rgos regionais. 2- O prazo para apresentao de propostas de candidaturas, que so individualiza para cada rgo, decorre at 31 de Outubro do ano imediatamente anterior ao incio do trinio subsequente. 3- As propostas so subscritas por um mnimo de 20 ou 5 mdicos veterinrios com inscrio em vigor consoante se trate, respectivamente, de candidaturas para rgos nacionais ou regionais. 4- Se at data referida no n 2 no tiverem sido apresentadas candidaturas para todos os rgos, deve tal omisso ser suprida pelo Conselho Directivo e pelos Conselhos Regionais, consoante se trate de rgos nacionais ou regionais, at ao dia 15 de Novembro seguinte. 5- As propostas de candidaturas devem conter a identificao dos proponentes e dos candidatos, com indicao dos respectivos nmeros da cdula e residncia, bem como, declarao da aceitao da candidatura pelos propostos, a indicao do candidato a presidente do respectivo rgo e as linhas gerais do respectivo programa.

ARTIGO 25. (Data das eleies) 1- As eleies para os diversos rgos da Ordem realizam-se entre 1 e 20 de Dezembro, na data que for designada pelo Presidente da Mesa da AssembleiaGeral. 2- As eleies, quer para os rgos nacionais, que incluem a eleio da Mesa da Assembleia-Geral, do Conselho Profissional e Deontolgico, do Conselho Directivo e do Conselho Fiscal, que para os Conselhos Regionais, tm lugar na mesma data.

ARTIGO 26. (Comisso Eleitoral)

1- Com a marcao da data das eleies designada uma Comisso Eleitoral, com a seguinte composio: a) o Bastonrio, que preside; b) um representante do Conselho Profissional e Deontolgico; c) um representante do Conselho Fiscal; d) um dos Vice-Presidentes da Mesa da Assembleia-Geral. 2- Comisso Eleitoral compete: a) confirmar a boa organizao dos ficheiros de inscritos e mandar afixar os cadernos eleitorais; b) apreciar as reclamaes sobre os cadernos eleitorais; c) verificar a regularidade das candidaturas; d) promover a fiscalizao do processo eleitoral; e) decidir as reclamaes sobre o processo eleitoral. 3- Dos actos da Comisso Eleitoral cabe recurso para o Conselho Profissional e Deontolgico.

ARTIGO 27. (Assembleia Eleitoral) 1- A Assembleia Eleitoral funciona em seces de voto, uma em cada delegao regional, assumindo as Mesas das Assembleias Regionais funes de Mesas de Voto. 2- Quando tal se justifique, a Comisso Eleitoral pode constituir outras seces de voto, fixando a composio das mesas de voto respectivas. 3- A convocatria da Assembleia Eleitoral fixa o horrio de funcionamento das seces de voto, por perodo no inferior a 6 horas.

ARTIGO 28.

(Voto) 1- Apenas tm voto os mdicos veterinrios com inscrio em vigor e no pleno exerccio dos seus direitos. 2- O voto secreto, podendo ser exercido pessoalmente ou por correspondncia, caso em que ser dirigido ao presidente da respectiva Mesa de Voto. 3- No caso de voto por correspondncia, o boletim encerrado em sobrescrito acompanhado de carta com o nome e assinatura do votante reconhecida pelo notrio ou acompanhada de fotocpia do seu bilhete de identidade.

ARTIGO 29. (Renncia ao cargo e suspenso temporria de exerccio de funes) 1- Quando sobrevenha motivo relevante, pode o mdico veterinrio membro de rgo da Ordem solicitar ao Conselho Profissional e Deontolgico a renncia ou a suspenso temporria do exerccio das funes. 2- O pedido deve ser fundamentado, no podendo a suspenso ser por prazo superior a seis meses.

ARTIGO 30. (Efeitos das penas disciplinares) 1- O mandato de qualquer membro dos rgos da Ordem caduca quando o respectivo titular seja punido disciplinadamente com pena superior de advertncia e por efeito de trnsito em julgado da respectiva deciso. 2- Em caso de suspenso preventiva ou de deciso disciplinar de que seja interposto recurso, o titular fica suspenso do exerccio de funes at a deciso transitar em julgado.

ARTIGO 31. (Substituies)

1- No caso de renncia ou caducidade do mandato, por motivo disciplinar ou por morte, do presidente de rgo colegial subsequente ao facto, elege de entre os seus membros um novo presidente e coopta um novo vice-presidente. 2- No caso de renncia ou caducidade do mandato, por motivo disciplinar ou por morte, de outros membros de rgos colegiais da Ordem, o respectivo rgo coopta um novo membro. 3- Nos casos previstos nos nmeros anteriores os substitutos exercem funes at ao termo do mandato do respectivo antecessor.

SECO II Congresso

ARTIGO 32. (Composio e organizao) 1- O Congresso o rgo consultivo de mbito nacional, constitudo por todos os membros da Ordem e outras pessoas que, satisfazendo as condies fixadas, nele se inscrevam. 2- O Congresso organizado pelo Conselho Directivo em conjunto com o Conselho Regional em cuja rea o mesmo se realiza.

ARTIGO 33. (Competncias) Compete ao congresso: a) tomar posio sobre o exerccio da medicina veterinria, seu estatuto e garantia; b) pronunciar-se sobre questes de natureza cientfica, tcnica e profissional; c) aprovar recomendaes de carcter associativo e profissional.

ARTIGO 34. (Reunies) 1- O Congresso rene, ordinariamente, de dois em dois anos e, extraordinariamente, quando for convocado pelo Conselho Directivo, por iniciativa, ou solicitao do Conselho Profissional e Deontolgico. 2- O Congresso rene, preferencialmente, de forma alternada em cada uma das reas correspondentes s delegaes regionais da Ordem. 3- O Congresso presidido pela mesa da Assembleia-Geral.

ARTIGO 35. (Funcionamento) 1- O Congresso funciona nos termos do regulamento aprovado pelo Conselho Directivo sob proposta da Mesa da Assembleia-Geral e aps parecer do Conselho Profissional e Deontolgico.

SECO III Assembleia-Geral

ARTIGO 36. (Composio) A Assembleia-Geral constituda por todos os mdicos veterinrios com inscrio em vigor na Ordem.

ARTIGO 37. Competncia Compete Assembleia-Geral:

a) eleger e destituir o Conselho Profissional e Deontolgico, o Conselho Directivo, o Conselho Fiscal e a Mesa; b) aprovar o plano de actividades e o oramento apresentados pelo Conselho Directivo; c) aprovar o relatrio e contas apresentados pelo Conselho Directivo; d) deliberar sobre propostas de alterao aos estatuto; e) apreciar as actividades dos rgos nacionais e aprovar moes e recomendaes de carcter profissional e associativo; f) fixar o valor das quotas e das taxas pela emisso e renovao das cdulas profissionais; g) fixar a percentagem do valor da quotizao a atribuir s delegaes regionais; h) aprovar os regulamentos necessrios prossecuo dos fins da Ordem; i) pronunciar-se sobre quaisquer assuntos que lhe sejam presentes pelos outros rgos; j) deliberar sobre todos os assuntos que no estejam compreendidos nas competncias especficas dos restantes rgos da Ordem.

ARTIGO 38. (Mesa da Assembleia-Geral) 1- A Mesa da Assembleia-Geral constituda pelo presidente, por trs vicepresidentes e por dois secretrios. 2- O presidente e os secretrios so eleitos pela Assembleia-Geral entre os presidentes das Assembleias Regionais.

ARTIGO 39. (Reunies ordinrias) 1- A Assembleia-Geral rene ordinariamente para a eleio da respectiva Mesa, do Conselho Profissional e Deontolgico, do Conselho Directivo e do

Conselho Fiscal, para a discusso e aprovao do oramento e para a discusso e votao do relatrio e contas. 2- A Assembleia-Geral para a eleio dos rgos nacionais da Ordem rene nos termos previstos nos artigos 25., 27. e 28.. 3- A Assembleia-Geral destinada aprovao do plano de actividades e oramento e aprovao do relatrio e contas rene na 1 quinzena de Maro do respectivo exerccio.

ARTIGO 40. (Reunies extraordinrias) A Assembleia-Geral rene extraordinariamente quando os interesses superiores da Ordem o aconselhem, por iniciativa da respectiva Mesa, do Conselho Profissional e Deontolgico, do Conselho Directivo, do Conselho Fiscal, de uma das Assembleias Regionais ou de 10% dos mdicos veterinrios com inscrio em vigor e no pleno exerccio dos seus direitos.

ARTIGO 41. (Convocatria) 1- As reunies da Assembleia-Geral so convocadas pelo presidente da respectiva Mesa por meio de anncios publicados em jornais dirios de grande circulao com a antecedncia mnima de 60 dias em relao data designada para a reunio. 2- Tratando-se da reunio da Assembleia-Geral a que se refere o n 2 do artigo 39., os boletins do voto devem estar disposio dos interessados em votar por correspondncia nas sedes das delegaes regionais nos 15 dias que antecedem a mesma.

ARTIGO 42. (Voto)

1- Salvo no que respeita s Assembleias-Gerais previstas no n 2 do artigo 39., admissvel o voto por procurao a favor de mdico veterinrio com inscrio em vigor. 2- A procurao constar de carta dirigida ao Presidente da Mesa de Voto com a assinatura do mandante reconhecida por notrio ou acompanhada de fotocpia do bilhete de identidade.

SECO IV Conselho Profissional e Deontolgico

ARTIGO 43. (Composio) 1- O Conselho Profissional e Deontolgico constitui o rgo jurisdicional da Ordem e composto por cinco membros eleitos por mtodo de representao proporcional ao nmero de votos obtidos pelas listas candidatas. 2- As listas de candidatura devem incluir associados inscritos em cada uma das delegaes regionais, de entre membros de reconhecido prestgio e mrito profissional. 3- Na primeira reunio de cada mandato o Conselho Profissional e Deontolgico elege de entre os seus membros um vice-presidente e um secretrio.

ARTIGO 44. (Competncias) 1- Compete ao Conselho Profissional e Deontolgico: a) julgar os recursos interpostos com fundamento em ilegalidade de actos dos outros rgos da Ordem; b) resolver os conflitos negativos ou positivos de competncia entre os rgos da Ordem;

c) deliberar sobre os pedidos de escusa, renncia e suspenso temporria de membros dos rgos da Ordem; d) exercer o poder disciplinar sobre os membros da Ordem; e) emitir os pareceres que lhe sejam solicitados pelos outros rgos da Ordem; f) elaborar e aprovar o seu regimento; g) exercer as demais competncias que lhe sejam atribudas por lei, pelo presente estatuto e seus regulamentos.

SECO V Conselho Directivo

ARTIGO 45. (Composio) 1- O Conselho Directivo composto por cinco membros, eleitos directamente pela Assembleia-Geral. 2- As listas candidatas eleio do Conselho, devem incluir associados inscritos em todas as delegaes regionais. 3- Na primeira reunio de cada mandato o Conselho Directivo elege de entre os seus membros um vice-presidente, um secretrio e um tesoureiro.

ARTIGO 46.

(Competncia) 1- Compete ao Conselho Directivo: a) dirigir os servios da Ordem de mbito nacional; b) definir a posio da Ordem perante os rgos de soberania e da Administrao Pblica em tudo o que se relacione com a prossecuo das suas atribuies; c) emitir parecer sobre projectos de diplomas legais que interessem ao exerccio da profisso de mdico veterinrio e propor as alteraes que entenda convenientes; d) executar as deliberaes da Assembleia-Geral; e) elaborar e submeter aprovao da Assembleia-Geral o plano de actividades, o oramento, o relatrio e as contas anuais; f) deliberar sobre os pedidos de inscrio na Ordem e emitir as respectivas cdulas profissionais; g) cobrar as receitas da Ordem e autorizar as despesas; h) desenvolver as relaes da Ordem com instituies nacionais ou estrangeiras da mesma natureza; i) propor aprovao da Assembleia-Geral o valor das quotas, taxas e outros encargos a pagar pelos membros da Ordem; j) elaborar e manter actualizado ficheiro dos membros da Ordem; k) administrar o patrimnio da Ordem; l) aprovar, aps audio dos conselhos regionais e parecer do Conselho Profissional e Deontolgico, os regulamentos necessrios execuo do estatuto e prossecuo das atribuies da Ordem; m) elaborar e aprovar o seu regimento; n) organizar e fazer publicar uma revista de especialidade e um boletim peridico, como rgo informativo da Ordem; o) exercer as demais competncias que a lei ou os regulamentos lhe atribuam.

2- Salvo quanto s matrias constantes das alneas b), c), e), f), i) e m) do nmero anterior, o Conselho Directivo pode delegar em qualquer dos seus membros a sua competncia. 3- Dos actos praticados no exerccio da competncia delegada, nos termos do nmero anterior, cabe recurso para o Conselho Directivo.

ARTIGO 47. (Reunies) O Conselho Directivo rene, ordinariamente, pelo menos duas vezes por ms, nos dias previamente definidos e, extraordinariamente, a convocao do seu presidente, por iniciativa deste, ou a solicitao da maioria dos seus membros.

SECO VI Bastonrio

ARTIGO 48. (Definio) O presidente do Conselho Directivo o Bastonrio da Ordem.

ARTIGO 49. (Competncias) 1- Compete ao Bastonrio: a) representar a Ordem em juzo e fora dele;

b) zelar pelo cumprimento do estatuto e seus regulamentos c) participar, querendo, nas reunies de todos os rgos colegiais da Ordem, s tendo porm, direito a voto nas reunies do Congresso, da AssembleiaGeral e do Conselho Directivo; d) exercer as competncias que lhe sejam delegadas pelo Conselho Directivo; e) Exercer qualquer competncia do Conselho Directivo em casos de urgncia. 2- Os actos praticados pelo Bastonrio no exerccio da competncia prevista na alnea e) do nmero anterior devem ser sujeitos ratificao do conselho na primeira reunio que se efectuar aps a sua prtica.

SECO VII Conselho Fiscal

ARTIGO 50. (Composio) 1- O Conselho Fiscal composto por trs membros eleitos por mtodo de representao proporcional ao nmero de votos obtidos pelas listas de candidatura. 2- Na primeira reunio de cada mandato o Conselho Fiscal elege de entre os seus membros o vice-presidente e o secretrio.

ARTIGO 51. (Competncia do Conselho Fiscal) Compete ao Conselho Fiscal: a) apreciar trimestralmente a contabilidade da Ordem, quer de mbito nacional quer a respeitante s delegaes regionais;

b) emitir parecer sobre o relatrio, contas e oramento anuais apresentados pelo Conselho Directivo e pelos Conselhos Regionais; c) apresentar ao Conselho Directivo e aos Conselhos Regionais as propostas que considerar adequadas para a melhoria da situao patrimonial e financeira da Ordem; d) emitir os pareceres que lhe sejam solicitados pelos outros rgos da Ordem; e) elaborar e aprovar o seu regimento; f) exercer as demais competncias que lhe sejam atribudas pela lei e pelo presente estatuto e seus regulamentos.

SECO VIII Assembleias Regionais

ARTIGO 52. (Composio) Em cada delegao regional funciona uma Assembleia Regional, constituda por todos os mdicos veterinrios inscritos por essa delegao.

ARTIGO 53. (Competncias) Compete s Assembleias Regionais: a) eleger o Conselho Regional e a Mesa da Assembleia-Geral; b) aprovar o oramento, relatrio e contas da delegao; c) apreciar a actividade do Conselho Regional e aprovar moes e recomendaes de carcter profissional e associativo; d) apresentar propostas aos rgos nacionais;

e) deliberar sobre os assuntos que lhe sejam presentes pelo Conselho Regional ou pelo Conselho Directivo.

ARTIGO 54. (Mesas das Assembleias Regionais) As Mesas das Assembleias Regionais so constitudas por um presidente e dois secretrios.

ARTIGO 55. (Funcionamento) 1- As Assembleias Regionais renem ordinariamente para a eleio da respectiva Mesa do Conselho Regional, para discusso e aprovao do oramento regional e para a discusso e votao do relatrio e contas. 2- convocao e funcionamento das Assembleias Regionais aplica-se, com as necessrias adaptaes, o regime estabelecido nos artigos 39. a 42. do presente estatuto.

SECO IX Conselhos Regionais

ARTIGO 56. (Composio) 1- Em cada delegao regional funciona um Conselho Regional, constitudo por um presidente e um secretrio eleitos directamente pela respectiva Assembleia Regional.

ARTIGO 57. (Competncia) 1- Compete ao Conselho Regional: a) representar a delegao regional; b) dirigir os servios da delegao regional e administrar o patrimnio a ela afecto; c) elaborar e submeter aprovao da Assembleia-Geral o plano de actividades, o oramento, o relatrio e as contas anuais; d) cooperar com os demais rgos da Ordem na prossecuo das suas atribuies; e) instruir os pedidos de inscrio na Ordem e envi-los para deliberao do Conselho Directivo com o seu parecer; f) manter actualizado o registo dos membros da Ordem com domiclio profissional na respectiva rea geogrfica; g) convocar as reunies da Assembleia Regional; h) enviar, no prazo de 15 dias aps a sua aprovao pela Assembleia Regional, o plano de actividades, o oramento, o relatrio e as contas anuais; i) executar as deliberaes da Assembleia Regional; j) emitir os pareceres solicitados pelos demais rgos da Ordem; l) zelar pelo cumprimento do estatuto e respectivos regulamentos; m) cobrar as receitas da seco regional e autorizar as despesas; n) aprovar o seu regimento; o) desenvolver as aces necessrias prossecuo das atribuies da Ordem no que respeita sua rea geogrfica. 2- Salvo quanto s matrias previstas nas alneas c), e), g), j) e n) do nmero anterior, o Conselho Regional pode delegar em qualquer dos seus membros as suas competncias.

3- Dos actos praticados no exerccio de competncias delegadas nos termos do nmero anterior cabe recurso para o Conselho Regional.

ARTIGO 58. (Reunies) Os Conselhos Regionais renem nos termos previstos no artigo 47..

CAPTULO V Exerccio da Medicina Veterinria

ARTIGO 59. (Medicina veterinria) A medicina veterinria consiste na actividade cujo correcto e eficaz desempenho depende do seu autor reunir os requisitos previstos artigo 10do presente estatuto e demais disposies legais da Repblica de Angola e traduz-se nas aces que visam o bem-estar e a sade animal, a higiene pblica veterinria, a inspeco de produtos de origem animal incluindo o pescado e a melhoria zootcnica da produo de espcies animais, nomeadamente: a) aces no mbito da sade animal, mormente na preveno de zoonoses; b) assistncia clnica aos animais; c) inspeco higio-sanitria de animais e seus produtos; d) assistncia zootcnica criao de animais; e) assistncia tecnolgica a indstrias de produtos animais; f) aces no mbito da higiene pblica veterinria, nomeadamente no campo dos alimentos; g) peritagem em assuntos que estejam intimamente ligados com a actividade veterinria;

h) formulao de pareceres tcnicos sobre assuntos do mbito das disciplinas cientficas universitrias propeduticas ou clnicas veterinrias realizadas pelo veterinrio; i) quaisquer outras aces que, atentas s circunstncias, devem ser realizadas por pessoas com a formao cientfica, tcnica e profissional especializada no mbito das cincias veterinrias.

ARTIGO 60. (Exerccio profissional da medicina veterinria) 1- S os mdicos veterinrios com inscrio em vigor na Ordem podem exercer, no territrio nacional, a ttulo profissional, a actividade mdica veterinria. 2- O exerccio da profisso veterinria em infraco ao disposto no nmero anterior constitui crime de usurpao de funes punvel nos termos das disposies do Cdigo Penal.

ARTIGO 61. (Incompatibilidades) 1- O exerccio da medicina veterinria incompatvel com as funes e actividades seguintes: a) Titular de rgos de soberania; b) Quaisquer outros que por lei sejam considerados incompatveis com o exerccio da medicina veterinria. 2- Os membros da Ordem que fiquem em situao de incompatibilidade nos termos do nmero anterior devem requerer a suspenso da sua inscrio no prazo mximo de 30 dias aps a posse do respectivo cargo.

ARTIGO 62. (Impedimentos)

Os impedimentos sero definidos, com carcter prioritrio, pelo Conselho Profissional e Deontolgico.

ARTIGO 63. (Identificao) Os mdicos veterinrios esto obrigados, em todos os documentos que emitem no exerccio da medicina veterinria, a identificar-se com o nmero da sua cdula profissional.

CAPITULO VI Responsabilidade Disciplinar

SECO I Disposies gerais

ARTIGO 64. (Jurisdio disciplinar) Os mdicos veterinrios esto sujeitos jurisdio disciplinar dos rgos da Ordem, nos termos previstos no presente estatuto e nos respectivos regulamentos. ARTIGO 65. (Infraco disciplinar) Comete infraco disciplinar o mdico veterinrio que, por aco ou omisso, violar dolosa ou negligentemente algum dos deveres fixados neste Estatuto, nos seus regulamentos, no Conselho Profissional e Deontolgico ou nas demais disposies aplicveis.

ARTIGO 66.

(Concorrncia de responsabilidades) A responsabilidade disciplinar independente da responsabilidade civil e criminal.

ARTIGO 67. (Competncia disciplinar) 1- Salvo o disposto no nmero seguinte, compete ao Conselho Profissional e Deontolgico o exerccio do poder disciplinar. 2- O exerccio do poder disciplinar relativamente aos membros do Conselho Profissional e Deontolgico compete a este rgo em conjunto com o Conselho Fiscal, aplicando-se em tudo mais o disposto nos artigos seguintes com as devidas adaptaes.

ARTIGO 68. (Instaurao do processo disciplinar) 1- O processo disciplinar instaurado mediante deciso do Conselho Profissional e Deontolgico ou por deliberao deste, por sua iniciativa ou com base em participao dirigida aos rgos da Ordem, por qualquer pessoa, devidamente identificada, que tenha conhecimento de factos susceptveis de constituirem infraco disciplinar. 2- Os tribunais e as autoridades pblicas devem dar conhecimento Ordem da prtica por mdicos veterinrios de factos susceptveis de constiturem infraco disciplinar. 3- O Ministrio Pblico e as demais entidades com poderes de investigao criminal ou policial devem remeter Ordem a certido das participaes apresentadas contra mdicos veterinrios.

ARTIGO 69. (Prescrio do procedimento disciplinar)

1- O procedimento disciplinar prescreve decorridos que sejam trs anos sobre a prtica da infraco ou da cessao de funes do agente como titular de rgo da Ordem, quando estejam em causa infraces cometidas durante o respectivo mandato. 2- No caso de a infraco disciplinar constituir simultaneamente crime, o procedimento disciplinar prescreve no mesmo prazo do procedimento criminal, quando este for superior. 3- A demisso da Ordem ou a suspenso da inscrio no fazem cessar a responsabilidade disciplinar por infraces anteriormente praticadas nem, no caso de suspenso, pelas cometidas durante a mesma. 4- A prescrio de conhecimento oficioso podendo, no entanto, o mdico veterinrio arguido requerer a continuao do processo.

ARTIGO 70. (Natureza secreta do processo) 1- At ao despacho de acusao o processo disciplinar secreto. 2- O relator pode, contudo, autorizar a consulta do relatrio ou processo pelo interessado ou pelo arguido quando no haja inconveniente para a instruo.

SECO II Penas

ARTIGO 71. (Penas disciplinares) 1 - As penas disciplinares so as seguintes: a) Advertncia; b) Censura; c) Multa at trs vezes o salrio mnimo nacional;

d) Multa at trs vezes o salrio mnimo nacional e suspenso at seis meses; e) Multa at cinco vezes o salrio mnimo nacional e suspenso at dois anos; f) Multa at 10 anos o salrio mnimo nacional e suspenso at 10 anos. 2 - As penas previstas nas alneas e) e f) do nmero anterior s podem ser aplicadas por infraco disciplinar que afecte gravemente a dignidade e o prestgio profissional.

ARTIGO 72. (Aplicao da pena) Na aplicao da pena deve atender-se aos antecedentes profissionais e disciplinares do arguido, gravidade da infraco, ao grau de culpa, situao econmica do arguido e a todas as demais circunstncias da infraco.

SECO III Instruo

ARTIGO 73. (Instruo) 1- Na instruo do processo disciplinar deve o relator fazer prevalecer a verdade material, remover os obstculos ao seu regular e rpido andamento e recusar o que for intil ou dilatrio, sem prejuzo do direito de defesa. 2- O relator pode requerer a realizao de diligncias ao Presidente do Conselho Regional em cuja rea foram praticados os factos em causa. 3- Na instruo do processo so admissveis todos os meios de prova em direito permitidos.

ARTIGO 74. (Termo da instruo) 1- Finda a instruo, o relator profere despacho de acusao ou emite parecer fundamentado que conclua pelo arquivamento do processo ou por que este fique a aguardar a produo de melhor prova. 2- No sendo proferido despacho de acusao, o relator apresenta parecer na primeira reunio do Conselho a fim de ser deliberado o arquivamento do processo e a produo de melhor prova ou determinado que este prossiga com a realizao de diligncia complementar ou com o despacho de acusao.

SECO IV Acusao e Defesa

ARTIGO 75. (Despacho de acusao e sua notificao) 1 - O despacho de acusao deve especificar a identidade do arguido, os factos imputados e as circunstncias em que os mesmos foram praticados, as normas legais e regulamentares infringidas e o prazo para apresentao da defesa. 2 - O arguido notificado da acusao, pessoalmente ou por carta registada com aviso de recepo, com a entrega da respectiva cpia.

ARTIGO 76. (Defesa) 1- O prazo para a apresentao da defesa de 20 dias. 2- O arguido pode nomear para a sua defesa um representante especialmente mandatado para esse efeito.

3- A defesa deve expor clara e concisamente os factos e as razes que a fundamentam. 4- Com a defesa deve o arguido apresentar o rol de testemunhas, juntar documentos e requerer as diligncias necessrias para o apuramento dos factos especificados. 5- No podem ser indicadas mais de cinco testemunhas por cada facto e o seu total no pode exceder o nmero de 20. ARTIGO 77. (Alegaes) Realizadas as diligncias a que se refere o artigo anterior e outras que sejam determinadas pelo relator, o interessado e o arguido so notificados para alegarem por escrito no prazo de 20 dias.

SECO V Deciso

ARTIGO 78. (Deciso) 1- Finda a instruo, o processo presente ao Conselho Profissional e Deontolgico para deciso, sendo lavrado e assinado o respectivo despacho. 2- As sanes previstas nas alneas e) e f) do n1 do artigo 71. s podem ser aplicadas mediante deliberao que obtenha 2/3 dos votos de todos os membros do Conselho Profissional e Deontolgico.

ARTIGO 79. (Notificao do despacho) 1- Os despachos de deciso so notificados aos infractores e aos interessados nos termos do n 2 do artigo 75 .

2- O despacho que aplicar pena de suspenso tambm notificado entidade empregadora do infractor.

SECO VI Processo dos Inquritos

ARTIGO 80. (Processo de inqurito) 1- Pode ser ordenada a abertura de processo de inqurito sempre que no esteja concretizada a infraco ou no seja conhecido o infractor e, ainda, quando se torne necessrio proceder s averiguaes destinadas ao esclarecimento dos factos. 2- O processo de inqurito regula-se com as necessrias adaptaes pelas normas aplicveis ao processo disciplinar em tudo o que no esteja especialmente previsto.

ARTIGO 81. (Termo de instruo em processo de inqurito) 1- Finda a instruo, o relator emite um despacho fundamentado em que proponha o prosseguimento do processo como disciplinar ou o seu arquivamento, consoante considere que existem ou no indcios suficientes da prtica da infraco. 2- O relator apresenta o seu parecer na primeira reunio do Conselho Profissional e Deontolgico a fim de ser deliberado que o processo prossiga como disciplinar, seja arquivado ou sejam realizadas diligncias complementares. 3- Caso o parecer no seja aprovado, pode ser designado novo relator de entre os membros do Conselho que faam vencimento.

SECO VII Reviso

ARTIGO 82. (Condies de concesso de reviso) As decises com trnsito em julgado apenas podem ser revistas pelo Conselho Profissional e Deontolgico, nos seguintes casos: a) quando se tenham descoberto novos factos ou novas provas documentais susceptveis de alterar a deciso proferida; b) quando uma outra deciso transitada em julgado declarar falsos quaisquer elementos de prova susceptveis de terem determinado a revidenda; c) quando se mostrar, por exame psiquitrico ou outras diligncias, que a falta de integridade mental do arguido condenado poderia ter determinado a sua inimputabilidade.

ARTIGO 83. (Legitimidade) O pedido de reviso das decises deve ser formulado, em requerimento, pelo interessado ou pelo arguido condenado ou, tendo estes falecido, pelos seus descendentes, cnjuges ou irmos.

ARTIGO 84. (Instruo) 1- Apresentado o pedido, efectuada a distribuio, sendo posteriormente o arguido ou o interessado, notificados para responder ao pedido de reviso no prazo de um ms.

2- Com o pedido e a resposta oferecida toda a prova.

ARTIGO 85. (Deciso) 1- Realizadas as diligncias requeridas e as que tiverem sido consideradas necessrias, o relator elabora o seu parecer, seguindo o processo com 30 dias a cada um dos membros Conselho. 2- Findo o prazo de visto, o processo submetido deliberao do Conselho. 3- A concesso de reviso tem de ser votada pela maioria absoluta dos membros do Conselho.

SECO VIII Execuo das decises

ARTIGO 86. (Competncia) Compete ao Presidente do Conselho Regional dar execuo a todas as decises proferidas nos processos em que sejam arguidos mdicos veterinrios com domiclio profissional na rea da respectiva seco.

ARTIGO 87. (Incumprimento das decises disciplinares) suspensa a inscrio do mdico veterinrio punido at cumprimento das decises disciplinares.

ARTIGO 88. (Incio de cumprimento da pena de suspenso)

1- O cumprimento da pena da suspenso tem incio a partir do dia da respectiva notificao. 2- Se data do incio da suspenso estiver suspensa ou cancelada a inscrio do arguido, o cumprimento da pena de suspenso tem incio a partir do termo da anterior pena de suspenso.

CAPITULO VII Receitas e Despesas da Ordem

ARTIGO 89. (Receitas e despesas da Ordem) Constituem receitas da Ordem, a nvel nacional: a) o produto das taxas de inscrio; b) o montante das quotizaes mensais dos seus membros, fixada pela Assembleia-Geral; c) o produto da actividade editorial, de prestao de servios e outras actividades; d) legados, donativos e subsdios que lhe sejam feitos por quaisquer pessoas singulares ou colectivas; e) os juros dos depsitos bancrios; f) o rendimento dos bens mveis e imveis da Ordem; g) o produto das multas aplicadas por infraces disciplinares; h) quaisquer outras receitas que lhe sejam atribudas por fora da lei.

ARTIGO 90. (Receitas das delegaes regionais) 1- Constituem receitas das delegaes regionais:

a) a percentagem do montante das quotizaes mensais dos membros inscritos na delegao regional, fixada em Assembleia-Geral; b) o produto das actividades do mbito regional desenvolvidas pelos respectivos servios; c) o rendimento dos bens mveis e imveis da Ordem afectos delegao regional; d) os juros dos depsitos bancrios da delegao regional; e) quaisquer outras receitas que lhe sejam atribudas por fora da lei.

CAPITULO VIII Disposies Finais e Transitrias

ARTIGO 91. (Eleies para a constituio da Ordem no 1 Trinio)


1. Para as primeiras eleies dos diversos rgos da Ordem para o

primeiro trinio, dever vigorar um regulamento eleitoral, provisrio e especfico, a aprovar em Assembleia-Geral de mdicos veterinrios, a realizar no prazo de 60 dias subsequentes ao da entrada em vigor do presente diploma, convocada para o efeito pela Comisso Instaladora.
2. As eleies dos diversos rgos da Ordem para o primeiro trinio realizar-se-o no prazo de 90 dias subsequentes aprovao do regulamento eleitoral previsto no ponto anterior. 3. O primeiro mandato dos titulares dos rgos da Ordem ter a durao necessria para que as eleies seguintes se verifiquem na data prevista no artigo 25.

O Primeiro Ministro, Fernando da Piedade Dias dos Santos.

O Presidente da Repblica, JOS EDUARDO DOS SANTOS

Potrebbero piacerti anche