Sei sulla pagina 1di 8

CATLOGO TcNIcO

PLACAS ESTRUTURAIS PARA CONSTRUO CES

A LP promove o Sistema Construtivo CES, com o qual se constri 90% das habitaes dos Estados Unidos e Canad.
MATERIAIS PARA CONSTRUIR MELHOR.

Conhea a linha completa de produtos LP para o Sistema CES


Todos os produtos LP so testados e aprovados por laboratrios nacionais e internacionais que comprovam e atestam suas caractersticas e ecincia no Sistema CES.

A melhor proteo contra a umidade.

Garantia de 100% de estanqueidade de telhados e coberturas.

Garante a vedao e proteo da cobertura.

Placa estrutural OSB com foil de alumnio.

Revestimento externo em PVC. Vigas leves de alta resistncia. Placa estrutural.

Leveza, versatilidade e resistncia.

Revestimentos externos e internos.

NOrMAs EspessurA (MM)


9,5 11,1 15,1 18,3*

ps-2/04 ApLIcAO
Paredes e telhados com perfis espaados a, no mximo, 40 cm Paredes e telhados com perfis espaados a, no mximo, 60 cm Paredes com perfis, espaados a, no mximo, 60 cm. Telhados a, no mximo, 80 cm. Pisos e lajes secas a, no mximo, 40 cm Pisos e lajes secas com perfis espaados a, no mximo, 60 cm

DIMeNsO (M)
1,20 x 2,40 1,20 x 3,00 1,20 x 2,40 1,20 x 3,00 1,20 x 2,40 1,20 x 2,40

pesO pOr pAINeL (KG)


17,5 21,9 20,4 25,6 27,8 33,7

* O LP OSB Home com espessura 18,3 mm possui a opo de bordas com encaixe macho-fmea para aplicao em lajes secas e mezaninos.

CERTIFICAO APA O Que OSB?


O LP OSB Home uma placa estrutural de alta tecnologia. Ideal para contraventamento e fechamento externo e interno de paredes, coberturas e lajes no Sistema CES, Construo Energitrmica Sustentvel (Steel Frame e Wood Frame). As placas LP OSB so permanentemente controladas e testadas, seguindo as mais rigorosas normas internacionais de produo, padro e qualidade. O Painel LP OSB Home certificado pela APA (Engineered Wood Association), associao que certifica a maioria dos painis estruturais no mundo. Os painis que levam o carimbo APA esto aprovados quanto s suas propriedades fsico-mecnicas para serem utilizados na construo de casas, conforme a normativa de construo do Canad e EUA. Juntamente com o selo de qualidade APA, em cada painel encontram-se instrues de aplicao do produto como: Especificaes de uso Espessura nominal do painel Grau de exposio Espaamento mximo recomendado de apoios Recomendaes de juntas de dilatao Espaamento das fixaes Orientao de instalao Telefones de contato para mais informaes

prODuTOs reLAcIONADOs

Membrana desenvolvida exclusivamente para ser utilizada em paredes externas de construes no Sistema CES. Aplicada sobre o OSB Home, atua como uma barreira contra umidade e vento, permitindo a sada do vapor dgua do interior das paredes, evitando o acmulo de umidade.

QuAIs As VANTAGeNs De usAr Os pAINIs LP?


Economia e simplicidade na estrutura; Contraventa a estrutura dispensando o uso de fitas e barras; Alta resistncia a impactos; Elevado conforto tcnico devido a baixa condutibilidade do OSB; Elevado conforto acstico; Resistente a umidade; Garantia estrutural por 20 anos e contra cupins por 10 anos; Verstil: aceita diversos tipos de acabamentos; Rapidez de instalao; Produto ecologicamente correto; Assistncia tcnica garantida;

As placas de LP TechShield so painis de LP OSB Home revestidos em uma das faces com foil de alumnio, que garante uma menor absoro do calor proveniente dos raios solares. Possuem garantia estrutural de 20 anos e proteo anticupim por 10 anos e podem ser aplicados sobre telhados ou em paredes, melhorando o desempenho trmico das construes.

O Que O SIsTeMA CES?


O Sistema CES (Construo Energitrmica Sustentvel) compreende os sistemas construtivos Wood Frame e Steel Frame. amplamente utilizado em pases desenvolvidos como Estados Unidos e Canad, onde mais de 90% das casas so construdas em CES. A principal caracterstica desse sistema o uso de uma estrutura de perfis leves de ao (Steel Frame) ou de madeira (Wood Frame), contraventadas com placas estruturais LP OSB Home, que unidos funcionam em conjunto, dando rigidez, forma e sustentao edificao.

RECOMENDAES GERAIS
As estruturas de madeira ou ao em conjunto com as placas estruturais LP OSB Home permitem a construo de edificaes leves to resistentes quanto as de concreto. Extremamente flexvel, o Sistema CES permite a utilizao de qualquer tipo de acabamento exterior e interior, pode ser aplicado em qualquer estilo arquitetnico e indicado tanto para edificaes unifamiliares de pequeno ou mdio porte quanto para construes multifamiliares e em altura de at cinco pavimentos. O termo Construo Energitrmica Sustentvel (CES) transmite de forma clara as principais caractersticas da construo: Energitrmica: pelo timo desempenho trmico da edificao e pelo ganho na economia de energia, tanto durante o processo construtivo, quanto aps a ocupao do imvel. Sustentvel: devido ao uso de materiais ecolgicos, como o OSB, melhor eficincia energtica do sistema, timo desempenho trmico e acstico, reduo do desperdcio de materiais, menor gerao de resduos (menos de 1%), reduo de consumo de gua e baixa emisso de CO2. No caso do armazenamento ocorrer ao ar livre, recomenda-se cobrir as peas com lona plstica. Tome o cuidado de posicionar o plstico sem encost-lo nas laterais das placas, permitindo assim a circulao de ar entre elas. Medidas de maior proteo devem ser tomadas no caso de perodos prolongados de exposio ao tempo. O empilhamento dos pallets de LP OSB deve ser de no mximo 4 pallets de altura. importante tomar todas as precaues necessrias no transporte e no manuseio das placas de OSB para evitar que as bordas sejam lascadas ou danificadas. o contedo de umidade dos elementos de outras madeiras localizados prximos ao local de aplicao. Com essa informao e com os dados, de umidade do painel a ser utilizado, possvel determinar se necessrio umedecer as placas ou seclas. Se o contedo de umidade das placas estiver abaixo da umidade de equilbrio do ambiente de utilizao, devemos incorporar umidade. Para isso, recomenda-se molhar individualmente as placas, de maneira homognea, com 1 a 3 litros de gua, e deixlas repousar sobre os pallets por um perodo de 2 a 4 dias. Aps esse perodo, deve-se comparar, com o auxlio de um higrmetro, a umidade do painel com a de equilbrio do ambiente. Se esse procedimento no for suficiente, recomenda-se repeti-lo at que se obtenha o equilbrio. Quando a umidade das placas maior que a umidade de equilbrio do ambiente de utilizao, devemos baix-la por meio da climatizao das placas. Para tanto, recomenda-se abrir o pallet, distribuindo as placas de modo a possibilitar a ventilao individual, permitindo a perda ou ganho de umidade de acordo aos ndices do ambiente. Esse procedimento deve ser executado de 4 a 5 dias antes da instalao. Para estar certo de que as placas foram corretamente climatizados, recomendamos que seja feita a medio com higrmetro de superfcie aps o procedimento de climatizao. Se o procedimento no for suficiente, recomenda-se repeti-lo at que se obtenha o equilbrio.

Consideraes prvias instalao

Os produtos LP OSB Home Plus so fabricados a partir da madeira, por isso seu comportamento se assemelha ao da madeira devendo-se considerar as seguintes caractersticas antes da instalao. A mudana de ambiente pode causar, em virtude das diferenas da umidade do ar, uma variao dimensional dos painis. Dessa forma, importante que esse efeito acontea antes da instalao propriamente dita de forma a no ocorrerem deformaes nas estruturas e nas placas. O ideal que tanto a madeira quanto os produtos derivados da madeira tenham, no momento de sua utilizao, uma umidade que corresponda umidade de equilbrio do ambiente onde ser aplicada. Por isso necessrio estabilizar a umidade de equilbrio das placas por meio dos seguintes procedimentos:

Funo do LP OSB

No Sistema CES a principal funo do LP OSB de contraventar e vedar a estrutura de paredes, entrepisos e telhados. As placas LP OSB e os perfis estruturais trabalham em conjunto, dando rigidez edificao, de forma que a estrutura como um todo atue de forma monoltica. Alm disso, nas paredes internas, as placas LP OSB Home podem ser aplicadas atrs do gesso acartonado, como reforo de paredes de drywall. Permite a fixao de cargas suspensas como mveis planejados e quadros em qualquer ponto da parede, no havendo a necessidade de encontrar os montantes, j que o OSB uma placa estrutural de alta resistncia.

Estabilizao e climatizao

A estabilizao o processo pelo qual igualamos o contedo de umidade da placa com a umidade de equilbrio no local onde ser utilizada a placa de LP OSB. A umidade de equilbrio da madeira no Brasil pode variar entre 12% e 25% conforme umidade relativa da regio. Assim, na maioria das vezes, existe a necessidade de incorporar umidade ao revestimento.

pAreDes esTruTurAIs
As paredes executadas com LP OSB so leves, simples e rpidas de serem montadas. Dispensam o uso de fitas e barras de resistncia a esforos de ventos e abalos ssmicos, pois as placas reduzem o comprimento de flambagem dos montantes para 30 cm. 1. Com o esqueleto estrutural montado, verifique se o alinhamento e o prumo das paredes esto corretos. 2. Os painis devem ser fixados diretamente sobre a estrutura, posicionados preferencialmente na vertical, sendo tambm possvel posicion-los na horizontal.

cONDIes GerAIs
Exposio
As placas LP OSB Home Plus no foram desenvolvidas para serem utilizadas sem revestimento. Aplique o LP Membrana sobre os painis assim que forem instalados. Durante o perodo da obra, a exposio do produto a intempries no ir alterar suas caractersticas estruturais, desde que no fique exposto por mais de 45 dias.

CLAsse De uMIDADe
1 2 3 4

UMIDADe reLATIVA DO AMbIeNTe - Uamb


< 65% 65% < Uamb < 75% 75% < Uamb < 85% Uamb > 85% por longos perodos

UMIDADe De eQuILbrIO DA MADeIrA


12% 15% 18% 25%

Transporte e armazenagem

O LP OSB Home Plus deve ser armazenado em reas limpas, planas e secas, isolados do piso com apoios espaados a no mximo 80 cm e preferencialmente, em locais cobertos.

Com o objetivo de realizar a correta estabilizao das placas de LP OSB, recomenda-se usar um higrmetro de superfcie para comparar a umidade de equilbrio da madeira na regio a ser aplicado o revestimento e o contedo de umidade das placas. Uma forma rpida e correta de reconhecer a umidade de equilbrio medir

3. Sempre que as placas forem cortadas, deve-se selar as bordas com tinta base

INSTALAO
de solvente, para evitar a absoro de umidade. 4. Inicie a colocao dos painis por uma das extremidades da parede, mantendo sempre um espaamento de 15 cm, entre a borda inferior da placa e o piso externo. Entre o desnvel de contrapiso e o LP OSB, deve-se colocar uma barreira de umidade (pingadeira metlica). 5. Deve-se observar sempre a paginao dos painis com juntas desencontradas, para melhor travamento, prevendo um espaamento mnimo de 3 mm com dilatao em todo o permetro da placa. Evite que as juntas entre painis coincidam com quinas de aberturas e cantos. 6. Fixao: a. Sobre estrutura de madeira: utilize parafusos ou pregos anelados de 2 para placas LP OSB at 11,1 mm e de 2 para painis com maiores espessuras. Recomenda- se que os pregos tenham comprimento de 3 a 4 vezes a espessura da placa a ser fixada. b. Sobre estrutura metlica: utilize parafusos galvanizados autobrocantes, cabea trombeta de 8 x 1 . c. Posicionamento das fixaes: manter um distncia de 1 cm entre cada borda do painel e a linha de fixao. Os pregos / parafusos devem ser fixados a cada 15 cm no permetro do painel e a cada 30 cm nos apoios intermedirios. 8. Para aumentar a rigidez do sistema, como mostra a figura, o encontro dos montantes no deve coincidir com o encontro das placas:
Encontro de montantes

15. Aps o trmino do envelopamento da edificao, corte em X, de vrtice a vrtice, a abertura de portas e janelas, com o auxlio de um estilete (ver Fig. 2). Dobre para o interior da edificao as quatro abas formadas (ver Fig. 3). Caso esteja utilizando placas de LP OSB Home internamente como reforo, de drywall, deve-se dobrar essas abas, sobrepondo o LP OSB Home. 16. As abas devem ficar bem esticadas e ser fixadas internamente com grampo ou parafusos a cada 15 cm.
Figura 1

17. Aps a instalao da membrana recomenda-se vedar todas as aberturas de esquadrias com a uma fita adesiva asfltica impermevel. Esta fita deve ser aplicada na abertura de maneira uniforme, como uma pea nica em todo o contorno da abertura, evitando emendas e recorte, para garantir a estanqueidade total da abertura. Inicie a aplicao da fita por um dos vrtices superiores da abertura, no caso de janelas, ou pelo rodap inferior no caso de portas. - Figura 4.
Figura 4

Encontro das placas estruturais

9. No encontro de dois painis que formam um canto, as placas devem ser colocadas de forma que uma delas seja sobreposta sobre o outro painel, como sugere a figura, aumentando a rigidez do conjunto.
Encontro de placas estruturais

100mm 100mm

Placa estrutural

Figura 2

18. A Fita adesiva asfltica impermevel, deve ser aplicada na parte interna da abertura de tal maneira que fiquem abas de no mnimo 10cm, tanto no lado interno como externo da parede, que posteriormente sero dobradas e coladas na face do parede. - Figura 5.
Figura 5

mx. 15 cm mx. 30 cm Fixar mn. 1 cm da borda Distanciar

Placa estrutural

10. Logo aps a fixao dos painis, devese aplicar uma barreira contra umidade e vento (LP Membrana Barreira de gua). 11. Deve-se envelopar a base do LP OSB Home com a LP Membrana de modo que fique cerca de 40 cm da face interna do painel protegida e toda a borda inferior envelopada. 12. Deve-se iniciar a instalao a partir de um dos cantos da edificao, tendo o cuidado de deixar cerca de 15 cm de membrana sobressalente para ser utilizada como sobreposio ao final do permetro da casa (ver Fig. 1). 13. Segure firmemente o rolo, o mais vertical possvel, para evitar rugas durante a aplicao e desenrole envolvendo toda a casa, inclusive fechando as aberturas de portas e janelas. 14. Fixar com grampos galvanizados, quando sobre o LP OSB Home, ou com parafusos, quando sobre os perfis metlicos, espaados a cada 40 cm. Nas junes verticais e horizontais das lminas de LP Membrana, deve-se prever uma sobreposio mnima de 15 cm entre folhas.

m x. 15 cm

mn. 15 cm do piso externo

7. A unio entre duas placas adjacentes deve efetuar-se sobre a mesa de um montante, onde cada placa compartilha metade dessa mesa. Os parafusos devem estar defasados entre uma placa e outra de modo que no perfurem a mesa do perfil em dois pontos da mesma altura. A figura ilustra a fixao de duas placas adjacentes:
dilatao 3 mm montante

Figura 3

mx. 15 cm

mx. 30 cm

INSTALAO
19. Nos cantos formados pelas abas externas devem ser colocadas tiras de reforo de 15cm x 30cm num ngulo de 45. Nos cantos superiores estas tiras devem ser fixadas sobre as abas e nos cantos inferiores sob as abas. - Figura 6.
Figura 6
300mm 45 150mm

SIDING VINLICO

LP Siding Vinlico

RevesTIMeNTO ArGAMAssADO

LP OSB Home LP OSB Home LP Membrana LP Membrana

Malha metlica ou fibra de vidro Argamassa

RevesTIMeNTO PLACA CIMeNTCIA

Placa cimentcia

LP OSB Home LP Membrana

A LP Brasil conta, em sua linha de produtos, com placas LP OSB j revestidas,

prontas para a pintura. So os LP SmartSide Panel e LP SmartSide Panel H, que

possuem tripla funo: contraventar, vedar e revestir.

refOrO pArA pAreDes De DrYWALL


O LP OSB Home pode ser utilizado como reforo em paredes de drywall, para facilitar a fixao de mveis, louas sanitrias e objetos suspensos fixados nas paredes, dispensando assim o uso de buchas especiais, aumentando a resistncia e rigidez das paredes. bre os perfis com parafusos fosfatizados autoatarrachantes cabea trombeta de 25 ou 35 mm de comprimento, espaados a cada 15 cm no permetro dos painis e a cada 30 cm nos apoios intermedirios. 2. Deixar junta de dilatao de pelo menos 3 mm entre as chapas de LP OSB Home. 3. Manter espaamento mnimo de 10 mm entre a borda inferior dos painis e o piso.
TAbeLA De cArGAs e TIpOs De fIXADOres
FIXAO De cArGA AO sObre A pAreDe
Esforo de cisalhamento

20. Sobre a membrana, deve-se aplicar o revestimento. O Sistema CES possibilita a utilizao de diversos tipos de revestimentos como LP SmartSide LAP , LP Siding Vinlico, siding de madeira ou cimentcio, revestimentos argamassados, pedras, revestimentos cermicos e porcelanatos. Para a instalao dos LP SmartSide LAP e LP Siding Vinlico, consulte os catlogos tcnicos dos produtos.

4. Diretamente sobre os painis de LP OSB Home, aplica-se as placas de drywall, seguindo as instrues da Associao Drywall para chapeamento duplo. 5. As placas de gesso devem ser instaladas com juntas defasadas s juntas das placas de LP OSB Home, para proporcionar maior travamento ao conjunto.

Passo a passo da instalao

1. Fixe o LP OSB Home, diretamente soDIsTNcIA De eLeMeNTO De fIXAO


Rente parede

EXeMpLO De eLeMeNTO

EspessurA OSB/ cArGA MXIMA

TIpO De fIXADOr

Quadros e espelhos pesados

9,5 mm/15kg

Parafuso para madeira 40 mm

7,5 cm

Toalheiro e suporte para extintor de incndio

9,5 mm/30kg

Parafuso para madeira 40 mm

30 cm

Prateleira, suporte de vaso para flores e armrio pequeno

9,5 mm/20 kg

Parafuso para madeira 40 mm

Em reforo de chapas de LP OSB

9,5 mm/50kg Esforo de momento 30 cm a 60 cm Armrio de cozinha, suporte de TV , bancada de cozinha, de banheiro e tanque com coluna

Parafuso para madeira 40 mm

9,5 mm/60kg

Parafuso para madeira 40 mm

11,5 mm/65kg

Parafuso para madeira 40 mm

at 60 cm

Casos especiais, at 70kg

11,1 mm/70kg

Buchas especiais Toggler Bolt

INSTALAO PIsOs e LAJes


Como uma excelente escolha para plataformas de pisos e lajes, o LP OSB instalado sobre um vigamento metlico ou de madeira, servindo de base para vrios revestimentos, como carpet, pisos vinlicos, pisos cermicos, laminados de madeira, assoalhos ou tbuas corridas. O LP OSB leve e de fcil instalao. As principais vantagens do uso da laje seca seriam a menor carga por peso prprio, e uma construo a seco sem a necessidade do uso de gua na obra e maior velocidade de execuo. O produto indicado para essa aplicao o LP OSB Home Plus. Para se obter estruturas mais leves e rgidas, recomendase a constituio de plataforma de pisos com LP Viga I, que suportam grandes

cargas e vencem maiores vos livres. Para mais informaes sobre esse produto, consulte o catlogo tcnico LP Viga I. Abaixo est a tabela de cargas verticais admissveis do LP OSB Home Plus.
TAbeLA De cArGAs Lp Osb HOMe eM pIsOs (L/300) espessurA (mm)
15,1 18,3 18,3

espAAMeNTO eNTre ApOIOs (mm)


400 400 600

cArGA MXIMA ADMIssVeL (kgf/m2)


400 650 215

3 mm entre placas, inclusive no permetro prximo com o encontro da parede. Atentar na paginao dos painis para que seja feita a fixao com juntas desencontradas entre OSB e cimentcia. Sobre a placa cimentcia, aplicar o revestimento desejado. Em ambiente molhvel, impermeabilizar a placa cimentcia e sobre a impermeabilizao fazer o assentamento dos revestimentos. 2. Laje mista (OSB + contrapiso): Deve-se aplicar sobre o LP OSB Home uma camada de lmina plstica (filme de polietileno) para proteg-lo. Sobre a lmina, aplica-se uma capa de 3 a 4 cm de argamassa para contrapiso reforada com fibras de ao, com baixo teor de carbono ou fibras de polipropileno. Sobre esse, aplica-se o revestimento de piso. Sempre atentar para a utilizao de argamassa flexvel (ACIII) no assentamento do revestimento cermico ou porcelanatos. Em reas molhveis, como cozinhas, refeitrios, banheiros e box, recomendamos impermeabilizar o piso com emulso asfltica ou argamassa impermeabilizante.

95% dos problemas ocorridos nos revestimentos dos telhados so devido instalao ou ventilao incorretas. Deve-se prever 1 m de ventilao efetiva (1 m de sada mais 1 m de entrada) para cada 150 m de planta de cobertura.

Passo a passo instalao

1. Sempre observar se o nivelamento e alinhamento das vigas ou apoios esto corretos. 2. Prever a ventilao adequada da cobertura. Os dutos de exausto da cozinha e/ ou banheiros devem atravessar a estrutura do telhado e despejar o ar para fora. Nunca despejar o ar dentro da estrutura. Prever ventilao nos beirais e o levantamento da cumeeira para prover uma boa circulao de ar dentro da estrutura. Pode tambm ser prevista a instalao de venezianas no oito para auxiliar na ventilao.

Lajes secas
1. Com o esqueleto estrutural montado, verifique se o alinhamento e o nvel do vigamento de piso esto corretos. 2. As placas devem ser fixadas diretamente sobre a estrutura com as quatro bordas apoiadas, posicionados sempre no sentido transversal s vigas, pois esse o sentido de maior resistncia do painel. Os painis com usinagem macho-fmea em duas das laterais possuem a vantagem de eliminar a necessidade de colocar apoios sob as bordas usinadas. 3. Deve-se observar sempre a paginao das placas com juntas desencontradas, para melhor travamento, prevendo um espaamento mnimo de 3 mm com dilatao em todo o permetro da placa. Evite que as juntas entre painis coincidam com aberturas de vos de escadas. 4. Iniciar a instalao do LP OSB pelo extremo em que o espaamento entre as vigas igual, pois, durante a instalao dos perfis, as medidas comeam a ser marcadas por um dos extremos do vigamento, podendo no outro extremo ter uma medida quebrada. A ltima viga ter um espaamento menor que o especificado. Lembre-se que sempre os espaamentos especificados levaro em conta as dimenses dos painis. 5. As placas devem ser fixadas com pregos/parafusos de 2 ou 2, mantendo 10 mm de distncia das extremidades dos painis. As fixaes devem ser feitas a cada 15 cm no permetro do painel e a cada 30 cm nos apoios intermedirios. 6. Instalar o tipo de revestimento desejado de acordo com as recomendaes do fabricante.

COberTurAs e TeLHADOs
Sobre uma estrutura de madeira ou ao, as placas de OSB so uma excelente opo para compor substratos de telhados e coberturas. Combinando as caractersticas naturais da madeira com a tecnologia do processo de fabricao, o OSB oferece alta resistncia, rigidez uniformidade e durabilidade. O processo de fabricao elimina surpresas como vazios e ns internos. Com isso, eliminam-se tambm os desperdcios por falhas nos painis. Prtica comum na Amrica do Norte, a utilizao de subcobertura composta por placas de OSB em telhados contribui para a rigidez da estrutura ao do vento, melhorando o conforto trmico da edificao. A seleo dos painis de OSB mais adequados para a funo de fechamento da cobertura depende do espaamento das tesouras e das solicitaes de flexo oriundas do peso da cobertura e cisalhamento no plano do painel, quando esse dimensionado para resistir aos efeitos de toro ocasionados pela ao de vento ou abalo ssmico. Para coberturas e telhados podem ser utilizados: LP OSB Home Plus e LP TechShield, que alm de contribuir na rigidez da estrutura de cobertura, possui uma das faces revestidas com foil de alumnio, que reflete 97% da radiao solar, reduzindo em at 10% a temperatura no tico. Como todo material de construo, o LP OSB deve ser instalado corretamente para assegurar sua melhor performance.

3. No caso da aplicao dos painis LP TechShield, observe que sua instalao deve ser feita com a superfcie radiante virada para baixo, para o interior. 4. Os painis devem ser fixados com parafusos/pregos de 2 ou 2, mantendo 10 mm de distncia das extremidades dos painis. Essas fixaes devem ser feitas a cada 15 cm no permetro do painel e a cada 30 cm nos apoios intermedirios. Em reas de vendaval recomenda-se mais pregos/parafusos, fazendo a fixao a cada 15 cm tanto na borda quanto nos montantes intermedirios. 5. Cobrir o LP OSB imediatamente com feltro asfltico n 15 (LP Subcobertura). 6. A LP Subcobertura deve ser fixada sobre os painis LP OSB com grampos galvanizados, espaados a cada 40 cm. Nas junes verticais da subcobertura deve-se prever uma sobreposio de, no mnimo, 20 cm e nas junes horizontais, deve-se prever uma sobreposio mnima de 10 cm. 7. Instalar o tipo de cobertura desejado de acordo com as recomendaes do fabricante. O sistema possibilita a aplicao de qualquer tipo de telha como LP Telha Shingle, cermica, concreto, fibrocimento, metlica, entre outras. Para a instalao da LP Telha Shingle, consulte o catlogo tcnico especfico do produto.
LP OSB Home ou LP TechShield LP Subcobertura LP Viga I

Lajes mistas

1. Laje mista (OSB + placa cimentcia): Parafusar sobre o OSB a placa cimentcia, deixando uma junta de dilatao de

LP Telha Shingle

A LP acredita no manejo sustentvel das orestas. Por isso, toda a sua matria-prima proveniente de orestas renovveis.

A LP Building Products um dos principais fornecedores de materiais para construo civil, entregando inovao e alta qualidade em produtos especiais para o varejo, atacado, construtoras e clientes industriais. Com fbricas nos EUA, Canad e Chile, a LP entrou em operao no Brasil em novembro de 2008 e conta com mais de 20 unidades fabris. Com mais de 30 anos de experincia e tradio na produo de painis OSB, a empresa fabrica e comercializa uma linha completa de produtos para a construo CES, Construo Energitrmica Sustentvel, tornando o mtodo, que oferece vantagens significativas como a economia de tempo e material, ainda mais atraente para o construtor brasileiro. A LP Brasil j conta com uma rede que disponibiliza seus produtos em mais de 800 cidades brasileiras.

www.LpBrasil.com.br
suportetecnico@lpbrasil.com.br Fone: 41 3313-2100 | Fax: 41 3313-2106 Av. Joo Gualberto, 916 | CEP 80030-000 Curitiba | PR

A LP se reserva o direito de modificar as caractersticas de seus produtos sem aviso prvio. Informao publicada em julho de 2012.

Potrebbero piacerti anche