Sei sulla pagina 1di 50

Sistema Digestrio e Sistema Endcrino

Taubat - So Paulo 2012

Sistema Digestrio e Sistema Endcrino


Trabalho Apresentado ao Curso de Enfermagem 7B da Faculdade Anhanguera de Taubat Disciplina: Estgio Hospitalar 1 Coordenador: Sandro Alex, Prof. Docente: Denise , Prof.

Taubat - So Paulo 2012

O sistema digestrio so rgos que no conjunto cumprem a funo de tornar os alimentos solveis, sofrendo modificaes qumicas,para que sejam absorvidos e assimilados pelo organismo.

Taubat - So Paulo 2012

O sistema digestivo humano composto por dois grupos de rgos: os rgos do tracto digestivo ou gastrointestinal e os rgos digestivos acessrios ou anexos. Tracto digestivo/Tubo digestivo longo canal que se inicia na boca e termina no nus. constitudo por vrias estruturas: boca, faringe, esfago, estmago, intestino delgado e intestino grosso. rgos acessrios ou anexos no fazem parte do tubo, mas esto intimamente relacionados com ele pelas funes que desempenham no processo digestivo os dentes, a lngua, as glndulas salivares, o pncreas, o fgado e a vescula. GLANDULAS SALIVARES: Possumos trs tipos de glndulas salivares : partidas submandibulares sublinguais

So responsveis pela produo dirias de cerca de um litro e meio de saliva ,que, juntamente com a mastigao ,realiza a primeira etapa da digesto . Os alimentos que contm molculas de amido (pes, massas, batatas ,farinhas etc.) ,sob a ao da ptialina ,so quebrados em molculas menores (maltose).

Taubat - So Paulo 2012

Glndula partida - Com massa variando entre 14 e 28 g, a maior das trs; situa-se na parte lateral da face, abaixo e adiante do pavilho da orelha. Glndula submandibular - arredondada, mais ou menos do tamanho de uma noz. Glndula sublingual - a menor das trs; fica abaixo da mucosa do assoalho da boca

A faringe, situada no final da cavidade bucal, um canal comum aos sistemas digestrio e respiratrio: por ela passam o alimento, que se dirige ao esfago, e o ar, que se dirige laringe. O esfago, canal que liga a faringe ao estmago, localiza-se entre os pulmes, atrs do corao, e atravessa o msculo diafragma, que separa o trax do abdmen. O bolo alimentar leva de 10 segundos para percorre-lo.

Taubat - So Paulo 2012

O bolo alimentar ao chegar ao crdia, provoca a abertura deste permitindo que a massa alimentar entre no estmago. Durante este percurso , a amaliase salivar continua a actuar sobre o amido

Deglutio

Taubat - So Paulo 2012

Estmago
O estmago uma bolsa de parede musculosa, localizada no lado esquerdo abaixo do abdome, logo abaixo das ltimas costelas. um rgo muscular que liga o esfago ao intestino delgado. Sua funo principal a digesto de alimentos proticos. O estmago produz o suco gstrico, um lquido claro, transparente, altamente cido, que contm cido clordrico, muco, enzimas e sais. O cido clordrico mantm o pH do interior do estmago entre 0,9 e 2,0. Tambm dissolve o cimento intercelular dos tecidos dos alimentos, auxiliando a fragmentao mecnica iniciada pela mastigao. Pores do estmago: Crdia: transio entre o esfago e o estmago. Fundo: formado pela curvatura superior do rgo. Corpo: regio situada entre o antro pilrico e o fundo. Piloro ou Antro: a poro inferior do rgo que facilita o transportes do alimento digerido em direo ao intestino delgado.

Taubat - So Paulo 2012

INTESTINO DELGADO:
O intestino delgado, com aproximadamente 6 A 7m de comprimento, corresponde parte mais longa do tubo gastrointestinal. Estende-se do piloro (sada do estmago, marcada pela constrio pilrica, que contm um anel espesso de musculatura circular, o esfncter pilrico) at a vlvula ileocecal (local em que o leo se continua como ceco, a primeira parte do intestino grosso). responsvel pela absoro da grande maioria dos alimentos.

O duodeno a primeira e a menor parte do intestino delgado, com cerca de 25 cm. Apresenta uma estrutura em forma de "C" que contorna a cabea do pncreas e uma luz mais larga do que a de outras regies do intestino delgado. A poro superior ou duodeno tem a forma de ferradura e compreende o piloro, esfncter muscular da parte inferior do estmago pela qual este esvazia seu contedo no intestino. A digesto do quimo ocorre predominantemente no duodeno e nas primeiras pores do jejuno. No duodeno atua tambm o suco pancretico, produzido pelo pncreas, que contm diversas enzimas digestivas. Outra secreo que atua no duodeno a bile, produzida no fgado e armazenada na vescula biliar. O pH da bile oscila entre 8,0 e 8,5. Os sais biliares tm ao detergente, emulsificando ou emulsionando as gorduras (fragmentando suas gotas em milhares de microgotculas). O rgo pode ser divido em quatro regies: superior, descendente, inferior e ascendente.

Taubat - So Paulo 2012

O jejuno a segunda parte do intestino delgado. Junto com o leo, forma um tubo que se estende por 6-7 m, sendo que a parte do jejuno corresponde a dois quintos desse tubo. Surge a partir da flexura duodenojejunal, a partir da qual o trato gastrointestinal passa a seguir um caminho intraperitoneal, isto , suspenso na cavidade peritoneal.

O ileo corresponde aos trs quintos distais do intestino delgado. Surge a partir do jejuno e termina ao abrir-se no intestino grosso, pela vlvula ileocecal, que une o leo terminal ao ceco, na regio plvica. A absoro dos nutrientes ocorre atravs de mecanismos ativos ou passivos nestas regies. A superfcie interna, ou mucosa, dessas regies, apresenta, alm de inmeros dobramentos maiores, milhes de pequenas dobras (4 a 5 milhes), chamadas vilosidades; um traado que aumenta a superfcie de absoro intestinal. As membranas das prprias clulas do epitlio intestinal apresentam, por sua vez, dobrinhas microscpicas denominadas microvilosidades. O intestino delgado tambm absorve a gua ingerida, os ons e as vitaminas.

INTESTINO GROSSO

Taubat - So Paulo 2012

Mede cerca de 1,5 m de comprimento e divide-se em ceco, clon ascendente, clon transverso, clon descendente, clon sigmide e reto. A sada do reto chama-se nus e fechada por um msculo que o rodeia, o esfncter anal. o local de absoro de gua, tanto a ingerida quanto a das secrees digestivas. Uma pessoa bebe cerca de 1,5 litros de lquidos por dia, que se une a 8 ou 9 litros de gua das secrees. Glndulas da mucosa do intestino grosso secretam muco, que lubrifica as fezes, facilitando seu trnsito e eliminao pelo nus. Numerosas bactrias vivem em mutualismo no intestino grosso. Seu trabalho consiste em dissolver os restos alimentcios no assimilveis, reforar o movimento intestinal e proteger o organismo contra bactrias estranhas, geradoras de enfermidades.

Pncreas
O pncreas uma glndula mista, de mais ou menos 15 cm de comprimento e de formato triangular, localizada transversalmente sobre a parede posterior do abdome, na ala formada pelo duodeno, sob o estmago. O pncreas formado por uma cabea que se encaixa no quadro duodenal, de um corpo e de uma cauda afilada. O pncreas excrino produz enzimas digestivas, em estruturas reunidas denominadas cinos. Os cinos pancreticos esto ligados atravs de finos condutos, por onde sua secreo levada at um condutor maior, que desemboca no duodeno, durante a digesto. O pncreas endcrino secreta os hormnios insulina e glucagon, j trabalhados no sistema endcrino.

GLNDULAS ANEXAS
Pncreas

Taubat - So Paulo 2012

Fgado
O fgado o maior rgo do corpo humano, est localizado no lado superior direito do abdmen, protegido pelas costelas. a mais volumosa de todas as vceras, pesa cerca de 1,5 kg no homem adulto e na mulher adulta, entre 1,2 e 1,4 kg. Tem a cor vermelha- amarronzada, frivel e frgil, tem a superfcie lisa.

Fgado

Funes do Fgado: Secretar a bile, lquido que atua no emulsionamento das gorduras ingeridas, facilitando, assim, a ao da lipase; Remover molculas de glicose no sangue, reunindo-as quimicamente para formar glicognio, que armazenado; nos momentos de necessidade, o glicognio reconvertido em molculas de glicose, que so relanadas na circulao; Armazenar ferro e certas vitaminas em suas clulas;

Taubat - So Paulo 2012

Sintetizar diversas protenas presentes no sangue, de fatores imunolgicos e de coagulao e de substncias transportadoras de oxignio e gorduras; Degradar lcool e outras substncias txicas, auxiliando na desintoxicao do organismo; Destruir hemcias (glbulos vermelhos) velhas ou anormais, transformando sua hemoglobina em bilirrubina, o pigmento castanho-esverdeado presente na bile.

Gastrite
A gastrite uma doena inflamatria que se caracteriza por acometimento da camada de tecido mais superficial que reveste o estmago, chamada de mucosa gstrica.

Tipos de Gastrite: Gastrite Aguda, Gastrite Crnica, Gastrite auto-imune

Taubat - So Paulo 2012

CAUSAS: Aspirina. lcool. consumo de doces muito carregados e alimentos muito condimentados . vmitos crnicos. uso de medicamentos irritantes. Estresse. O prprio corpo atacando as clulas do estmago Refluxo biliar Envelhecimento

SINAIS E SINTOMAS: Dor em queimao na regio superior do abdome. Em alguns casos a dor melhora quando se alimenta; Nuseas; Vmitos; Perda de apetite; Gases ou arrotos; Sensao de empachamento, como se o estmago estivesse cheio, logo aps uma refeio e Perda de peso.

Taubat - So Paulo 2012

Diagnstico: O mdico pode suspeitar de gastrite aps uma consulta detalhada e por meio do exame fsico, no entanto alguns exames complementares podem ser necessrios para elucidar as causas. Dentre estes exames esto includos. Endoscopia gastrointestinal. Outros exames podem incluir a radiografia com contraste do aparelho digestivo.

Diagnstico de enfermagem: Risco de Constipao relacionado a motilidade diminuida do trato gastrintestinal. Nusea relacionado a irritao do sistema gastrintestinal caracterizado por sensao desagradvel . Ansiedade relacionado a patologia caracterizado por medo de consequncias inespecifica. Fadiga relacionado a m nutrio caracterizado por falta de energia. Dor gstrica relacionado a patologia.

Taubat - So Paulo 2012

Interveno de Enfermagem: Orientar e oferecer refeies pequenas e freqentes, observar e anotar aceitao da dieta; Orientar e ajudar a modificar os hbitos alimentares e a postura do corpo; Orientar que o cigarro, caf, lcool, alimentos gordurosos, doces concentrados (especialmente o chocolate) devem ser evitados; Promover uma atmosfera compatvel com o repouso fsico e mental; Monitorar sinais vitais; Ajudar o paciente a compreender a natureza crnica e duradoura de seu problema e o papel que pode desempenhar para control-lo; Ajudar a evitar situaes que gerem ansiedade; Orientar para no ingerir medicamentos que irritam a mucosa gstrica, somente as com orientao mdica.

Tratamento: Medicamentos que erradiquem a presena da bactria, sempre em associao a antibiticos. Outros medicamentos utilizados so os bloqueadores de cido: ex Ranitidina,Omeprazol,Cimetidina. Drogas de ao procintica, que aceleram o esvaziamentodo estmago ex: Metoclopramida,Domperidona. Evite cigarro, lcool e bebidas que contenham cafena.

Taubat - So Paulo 2012

Tome uma quantidade adequada de lquido durante o dia. Mantenha uma alimentao saudvel: no pule os horrios das refeies e prefira alimentos orgnicos ao invs de industrializados. Cuidado com o excesso de temperos. Aprenda a controlar melhor o seu estresse.

Entrevista e Exame Fsico:


Consideraes importantes: - Alteraes na ingesto de alimentos ( inapetncia, disfagia, refluxo, pirose , alterao de paladar) - Averso cultural a certos alimentos - Dados relativos higiene oral - Tabagismo - consumo de bebida alcolica (frequncia e quantidade) - Histria pregressa de doenas gastrintestinais ou cirurgias - Histrico familiar de doenas gastrintestinais (principalmente CA cavidade oral, esfago, estmago, intestino e reto); - Hbitos intestinais (frequcia e caractersticas) - uso de medicamentos ( anticidos ou inibidores de secreo e cido clordrico); - dor ou desconforto intestinal (intensidade, localizao e medidas utilizadas para alvio)

Taubat - So Paulo 2012

DIVISO DO ABDOME EM REGIES

HCD, HCE, Epigstrio, Flanco D e E , Mesogstrio, FID, FIE, Hipogstrio

Taubat - So Paulo 2012

EXAME DO ABDOME / SEQUNCIA DE REALIZAO: INSPEO AUSCULTA PERCUSSO PALPAO

INSPEO DO ABDOME Abaulamentos , retraes, cicatrizes Distribuio dos plos Estrias, leses de pele e aspecto da pele Aspecto da cicatriz umbilical Circulao colateral abdominal Presena de movimentos peristlticos Presena de herniaes

CLASSIFICAO DO ABDOME QUANTO FORMA E VOLUME Plano Globoso Ventre de batrquio Avental Escavado

Taubat - So Paulo 2012

Circulao Colateral Abdominal

Estrias abdominais

Nodulo Abdominal

AUSCULTA DO ABDOME Pesquisa de rudos hidroareos Pesquisa de sopros / atritos

Rudos Hidroareos (RHA) Frequncia = 5-34 por min Pesquisar no hemiabdome E e D Tempo de ausculta = 2 minutos Patolgico: diminuio ou aumento

Taubat - So Paulo 2012

Sopros abdominais Sopro artico Sopro em Aa. renais

PERCUSSO DO ABDOME Tcnica para a realizao : Digito-digital Dois golpes por vez SEQUNCIA DE REALIZAO : Percutir quadrantes Percutir fgado Percutir traube Manobras para ascite

PERCUSSO DO ABDOME Normal = timpnico Hipertimpanismo: Aumento do meteorismo , Obstruo intestinal, Pneumoperitnio, Macicez: ascite, massas, esplenomegalia

Taubat - So Paulo 2012

Hepatimetria
Percutir trax anterior direita, de cima para baixo, na linha hemiclavicular Determinar limite superior e inferior do fgado Medir distncia entre limite superior e inferior Limite superior do fgado: 4, 5 EID Hepatimetria normal = 6-12 cm Hepatimetria > 12 cm: hepatomegalia Limite superior do fgado abaixo do 6 EID: ptose heptica (enfisema pulmonar) ou atrofia heptica (cirrose heptica) Ausncia da macicez heptica: atrofia heptica grave, interposio de ala intestinal entre fgado e parede abdominal, pneumotrax, pneumoperitnio Espao de Traube Direito: lobo esquerdo heptico Esquerda: linha axilar anterior E Superior: diafragma e pulmo E Inferior: rebordo costal E Normal = timpnico ou livre Anormal: macio ou ocupado : esplenomegalia Aumento do lobo E heptico Derrame pleural E

Taubat - So Paulo 2012

SINAL DO PIPAROTE

SINAL DE JOBERT
Definio: presena de timpanismo em toda a regio heptica, durante percusso Significado: provvel pneumoperitnio

Taubat - So Paulo 2012

Palpao superficial: Sensibilidade abdominal, Resistncia abdominal Palpao profunda: Palpao e caracterizao de vsceras

Palpao em garra do fgado:

Tcnica da mo estendida para palpao do fgado:

Taubat - So Paulo 2012

PALPAO DO ABDOME
Anotar distncia do RCD Consistncia (macia ou endurecida) Borda (fina ou romba) Superfcie (lisa ou nodular) Sensibilidade (doloroso ou indolor)

PALPAO DO BAO COM PACIENTE EM DECBITO DORSAL

Anotar distncia do RCE Consistncia (macia ou endurecida) Borda (fina ou romba) Sensibilidade (doloroso ou indolor)

Taubat - So Paulo 2012

PONTO DE MAC BURNEY PARA DETECO DE SINAIS DE IRRITAO PERITONEAL

Rigidez abdominal e abdome em tbua Descompresso brusca dolorosa positiva Sinal de Blumberg Formao de plastro abdominal Sinal de Rovsing Sinal do msculo psoas Sinal do obturador

ANOTAO DO EXAME DO ABDOME


Inspeo: abdome plano, sem cicatrizes, retraes, abaulamentos, herniaes, leses de pele ou estrias. Ausncia de peristaltismo visvel. Cicatriz umbilical fisiolgica. Pilificao compatvel com sexo e idade. Ausculta: RHA presentes e normoaudveis. Ausncia de sopros.

Taubat - So Paulo 2012

Percusso: abdome timpnico, hepatimetria=10cm, espao de traube livre.

Palpao: abdome normotenso e indolor palpao superficial. Ausncia de massas palpveis, fgado palpvel a 1 cm do RCD (superfcie lisa, borda fina, indolor, consistncia macia). Bao impalpvel. Ausncia de ascite clinicamente perceptvel ou sinais de irritao peritoneal.

HEMORRAGIAS DIGESTIVAS: HDA e HDB


Sangramento do aparelho digestrio, que se exterioriza por: Hematmese: o vmito de sangue, que pode ser vermelho vivo ou com aspecto de p de caf. Enterorragia: presena de sangue vivo nas fezes, em maiores quantidades do que nas hematoquezia. Hematoquezia: presena de raias de sangue vermelho vivo nas fezes ou presena de sangue misturada as fezes (fezes castanho-avermelhadas) Melena: eliminao de fezes negras, geralmente com odor ftido.

LOCALIZAO: Hemorragia Digestiva Alta: Acima do ngulo de Treitz (esfago, estmago e duodeno). Hemorragia Digestiva Baixa: Abaixo do ngulo de Treitz (intestino delgado, intestino grosso, reto e nus).

Taubat - So Paulo 2012

Quantidade de sangue perdido: Leve: Sangramento pequeno que se manifesta oculto na fezes. Moderada: Sangramento menor que 1500 ml em 24 horas. Grave: sangramento maior que 1500 ml em 24 horas

ETIOLOGIA DA HEMORRAGIA DIGESTIVA ALTA:


lcera duodenal ou gstrica: as lceras gstricas ou duodenais so causadas principalmente pelo uso crnico de anti-inflamatrios e/ou infeces pelo H. pilory. Como ocorrem na parte alta do trato digestivo, costumam se apresentar como melena. Porm, a quantidade de sangue perdido pode ser to grande que no h tempo para digeri-lo, levando a evacuao de sangue vivo. O sangramento por uma lcera pode ser pequeno o suficiente para o doente no reparar alteraes nas fezes, caindo naquele grupo que apresenta anemia sem sangramento evidente. Pode tambm se apresentar com sangramento vultoso, inclusive com vmitos sanguinolentos.

Taubat - So Paulo 2012

ETIOLOGIA DA HEMORRAGIA DIGESTIVA BAIXA:


Doenas Inflamatrias Intestinais: Qualquer doena que cause inflamao nos intestinos pode levar a sangramento nas fezes. Isto vale desde intoxicaes alimentares com diarria sanguinolenta at as chamadas doenas inflamatrias intestinais que compreendem a Doena de Crohn e a Retocolite Ulcerativa. Nestes casos o sangramento normalmente vem acompanhado de diarria de grande intensidade e febre.

Doenas Diverticulares do Clon: Divertculo uma protuso da parede do intestino. So pequenos sacos, semelhantes a dedos de luvas, que ocorrem principalmente na parede do clon por enfraquecimento da musculatura do mesmo. muito comum aps os 60 anos e normalmente so mltiplos ao longo do intestino grosso. So leses benignas mas que podem sangrar ou inflamar se ficarem obstrudos por fezes. Acometem usualmente o clon sigmide ou a metade esquerda do intestino grosso, mas podem tambm envolver todo o rgo. Os divertculos costumam causar sangramentos indolores, vivos e volumosos. das principais causas de sangramento importante em idosos. A Diverticulose caracterizada pela presena destas saculaes. A diverticulite a inflamao destes pequenos sacos.

Taubat - So Paulo 2012

Neoplasias: Aproximadamente 10% das hemorragias digestivas em pessoas acima dos 50 anos so secundrias a tumores do intestino. Os sangramentos tumorais costumam ser de pequena quantidade e tambm podem passar despercebidos. Alguns sinais podem indicar um maior risco de sangramento neoplsico: fezes em fita, ou seja, com dimetro pequeno, alteraes dos hbitos intestinais como constipao intestinal de incio recente, emagrecimento associado anemia em doentes idosos, etc. Hemorridas e Fissuras Anais: A primeira se manifesta como sangramentos de pequena quantidade que envolve o final das fezes, atravs de pingos de sangue que ocorrem aps a evacuao ou manchas de sangue no papel higinico aps a limpeza do nus. A hemorrida quando grande pode ser facilmente vista pelo prprio paciente. A fissura anal normalmente causa sangramentos associado evacuao, que costuma ser bastante dolorosa. A distino entre hemorridas e fissura facilmente feita pelo exame fsico. Apesar do pequeno volume, esses pequenos sangramentos retais quando ocorrem de forma crnica podem levar a anemia.

Histrico Clnico: Analisa a procedncia do sangramento, verifica antecedentes de dor epigstrica ou vmitos, verifica se h o uso de medicamentos ou lcool.

Exame Fsico: Verificao da permeabilidade das vias areas e do estado hemodinmico, verificao de sinais de doena heptica crnica e dor epigstrica, verificao de presena de telangiectasias (Dilatao vascular capilar de artrias ou veias de pequeno calibre - menores que 2mm), toque retal

Avaliao Laboratorial: Hemoglobina , Hematcrito , Relao uria / creatinina , Testes de funo heptica, Coagulograma , Plaquetas , Leuccitos , Tipagem sangunea , Gasometria .

Taubat - So Paulo 2012

Aspirao Nasogstrica: ela melhora contrao gstrica, avalia a dinmica da atividade do sangramento, facilita o exame endocspico. Endoscopia: um procedimento que permite visualizar o esfago, estmago e duodeno at a segunda poro, considerado a primeira parte do intestino. realizada se introduzindo um tubo flexvel, atravs da boca, sob sedao. Esse tubo contm uma lente, luzes e um canal onde o mdico poder trabalhar para coletar material ou realizar algum tratamento. o melhor mtodo para o diagnstico, pois prov um diagnstico etiolgico preciso e prev o ressangramento. Exame cuidadoso e minucioso da regio perianal Retossigmoidoscopia: exame endoscpico que examina as regies do nus, reto e poro final do intestino grosso. A retossigmoidoscopia capaz de diagnosticar hemorridas, fissuras, fistulas, doenas inflamatrias crnicas, plipos e neoplasias que possam estar causando algum sangramento. Colonoscopia: um procedimento endoscpico utilizado para ver dentro do clon e do reto. Pode detectar tecido inflamado e lceras, que ajudam a identificar sinais ou focos de sangramento. Hemograma: a alterao do hematcrito no de se tomar em considerao nas primeiras 24 horas, porque as perdas do plasma e dos glbulos vermelhos so simultneas. Plaquetas e tempo de coagulao do sangue do informao importante sobre o sistema de coagulao, bem como da funo heptica. Aumento da ureia por absoro de protenas de sangue no tracto digestivo pode indicar HDA. Complicaes: aspirao, hiperenchimento , necrose nasal, oral ou labial, ressangramento, migrao do balo gstrico, leses superficiais da mucosagstrica.

Taubat - So Paulo 2012

Cuidados de Enfermagem: Monitorizao cardiaca Avaliao Neurologica Controle dos Sinais Vitais Controle Hdrico Controle do dbito da sonda gstrica Observar episdios de hemantemese, melena, enterorragia ou hematoquezia Realizao de enema e/ou enteroclismas Medidas gerais de higiene

Preparo para exames radiologicos e endoscpicos Preparo para cirurgias.

Cuidados com a Sonda Blakemore Manter bem fixada na narina do paciente Controlar volume e aspecto do dbito Monitorar a presso dos bales com manometro, no deixando baixar a presso Trocar fixao, quando necessria Avaliao neurologica Jejum absoluto

Taubat - So Paulo 2012

Alm da assistncia de enfermagem ao paciente no setor de endoscopia, funo do enfermeiro saber manusear e fazer a desinfeco do fibroendoscpio e das pinas de bipsias utilizadas durante o procedimento endoscpico.

PANCREATITE
Pancreatite uma inflamao , que pode ser aguda o crnica. O consumo de lcool est diretamente associada maioria dos casos da doena

CAUSAS
desencadeada pela digesto do rgo pelas enzimas que produz, principalmente a tripsina. infecciosa: pode ocorrer como complicao das infeces virais ou bacterianas, como exemplo da viral com o vrus da caxumba. Por ingesto excessiva de bebidas alcolicas . trauma abdominal, uso incorreto de medicamentos.

Taubat - So Paulo 2012

SINAIS E SINTOMAS
Dor abdominal, dor nas costas. Distenso abdominal associada a dor. Nuseas e vmitos. Febre, ictercia, confuso mental e agitao. Hipotenso, taquicardia, cianose e frio. Pele mida. Dispnia, taquicardia e hipxia. Fezes volumosa, claras e ftidas

DIAGNSTICO:
Anamnese. Exame fsico. Exames laboratoriais (sangue e urina). RX de abdmen. Tomografia abdominal.

TRATAMENTO:
Sintomtico. Jejum oral e nutrio parenteral. Antibioticoterapia S/N. Insulinoterapia S/N (casos de hiperglicemia). Oxignoterapia S/N.

Taubat - So Paulo 2012

CUIDADOS DE ENFERMAGEM:
Alvio da dor e desconforto. Administrar o tratamento prescrito. Balano hdrico e condio nutricional. Dieta hipogordurosa. Manter posio semi-fowler. Auxiliar na melhora da funo respiratria.

COMPLICAES:
Pancreatite crnica (necrose celular). Cistos pancreticos. Tumores pancreticos. Tumores das ilhotas pancreticas. Hiper insulinismo. Tumores viscerognicos.

Taubat - So Paulo 2012

Diagnstico de Enfermagem: - Nutrio alterada: ingesto abaixo das necessidades corporais, relacionadas com a m
absoro causada pelas deficincias das enzimas pancreticas. - Proteo ineficaz: relacionada com a perda da capacidade de controlar naturalmente os nveis de glicose sangnea, devido a leso de clulas beta.

Intervenes de Enfermagem:
Administrar analgsico de acordo com a prescrio Manter o paciente em repouso no leito e assegure um ambiente calmo e repousante. Coloque o paciente em posio de Fowler para que possibilite a expanso torcica mxima. Manter a sonda nasogstrica aberta em sifonagem. Se houver hipocalcemia manter material necessria para ventilao. Administre lquido IV e nutrio parenteral de acordo com a prescrio.

Taubat - So Paulo 2012

SISTEMA ENDCRINO
O sistema endcrino formado pelo conjunto de glndulas endcrinas, as quais so responsveis pela secreo de substncia denominadas hormnios. As glndulas endcrinas (do grego endos, dentro, e krynos, secreo) so assim chamados por que lanam sua secreo (hormnios) diretamente no sangue, por onde eles atingem todas as clulas do corpo. Cada hormnio atua apenas sobre alguns tipos de clulas, denominadas clulas-alvo. As clulas alvo de determinado hormnio possuem, na membrana ou no citoplasma, protenas denominadas receptores hormonais, capazes de se combinar especificamente com as molculas do hormnio. apenas quando a combinao correta ocorre que as clulasalvo exibem as respostas caractersticas da ao hormonal. A espcie humana possui diversas glndulas endcrinas, algumas delas responsveis pela produo de mais de um tipo de hormnio:

GLNDULAS ENDCRINAS:

Taubat - So Paulo 2012

HIPOTLAMO:

Se localiza na base do encfalo, sob uma regio enceflica denominada tlamo. A funo endcrina do hipotlamo est a cargo das clulas neurossecretoras, que so neurnios especializados na produo e na liberao de hormnios.

HIPFISE (OU GLNDULA PITUITRIA)


A hipfise dividida em trs partes, denominadas lobos anterior, posterior e intermdio, esse ltimo pouco desenvolvido no homem. O lobo anterior (maior) designado adenohipfise e o lobo posterior, neuro-hipfise.

HORMNIOS PRODUZIDOS NO LOBO ANTERIOR DA HIPFISE:



Taubat - So Paulo 2012

Samatotrofina (GH) - Hormnio do crescimento. Hormnio tireotrfico (TSH) - Estimula a glndula tireide. Hormnio adrenocorticotrfico (ACTH) - Age sobre o crtex das glndulas suprarenais.

Hormnio folculo-estimulante (FSH) - Age sobre a maturao dos folculos ovarianos e dos espermatozides. Hormnio luteinizante (LH) - Estimulante das clulas intersticiais do ovrio e do testculo; provoca a ovulao e formao do corpo amarelo. Hormnio lactognico (LTH) ou prolactina - Interfere no desenvolvimento das mamas, na mulher e na produo de leite. Os hormnios designados pelas siglas FSH e LH podem ser reunidos sob a designao geral de gonadotrofinas.

HORMNIOS PRODUZIDOS PELO LOBO POSTERIOR DA HIPFISE:


Oxitocina - Age particularmente na musculatura lisa da parede do tero, facilitando, assim, a expulso do feto e da placenta. Hormnio antidiurtico (ADH) ou vasopressina - Constitui-se em um mecanismo importante para a regulao do equilbrio hdrico do organismo.

TIREIDE:
Situada na poro anterior do pescoo, a tireide consta dos lobos direito, esquerdo e piramidal. Os lobos direito e esquerdo so unidos na linha mediana por uma poro estreitada - o istmo. A tireide regulada pelo hormnio tireotrfico (TSH) da adeno-hipfise. Seus hormnios tiroxina e triiodotironina - requerem iodo para sua elaborao.

PARATIREIDES:
Constitudas geralmente por quatro massas celulares, as paratireides medem, em mdia, cerca de 6 mm de altura por 3 a 4 mm de largura e apresentam o aspecto de discos ovais achatados. Localizam-se junto tireide. Seu hormnio - o paratormnio - necessrio para o metabolismo do clcio.

Taubat - So Paulo 2012

SUPRA-RENAIS OU ADRENAIS:
Em cada glndula supra-renal h duas partes distintas; o crtex e a medula. Cada parte tem funo diferente. Os vrios hormnios produzidos pelo crtex - as corticosteronas - controlam o metabolismo do sdio e do potssio e o aproveitamento dos acares, lipdios, sais e guas, entre outras funes. A medula produz adrenalina (epinefrina) e noradrenalina (norepinefrina). Esses hormnios so importantes na ativao dos mecanismos de defesa do organismo diante de condies de emergncia, tais como emoes fortes, "stress", choque entre outros; preparam o organismo para a fuga ou luta.

HORMNIOS PRODUZIDOS PELAS ILHOTAS DE LANGERHANS (NO PNCREAS)


Insulina -Facilita a penetrao da glicose, presente no sangue circulante, nas clulas, em particular nas do fgado, onde convertida em glicognio (reserva de glicose). Glucagon (glucagnio) - Responsvel pelo desdobramento do glicognio em glicose e pela elevao de taxa desse acar no sangue circulante.

Ovrios:
Na puberdade, a adeno-hipfise passa a produzir quantidades crescentes do hormnio folculo-estimulante (FSH). Sob a ao do FSH, os folculos imaturos do ovrio continuam seu desenvolvimento, o mesmo acontecendo com os vulos neles contidos. O folculo em desenvolvimento secreta hormnios denominados estrgenos, responsveis pelo aparecimento das caractersticas sexuais secundrias femininas.

Taubat - So Paulo 2012

Outro hormnio produzido pela adeno-hipfise - hormnio luteinizante (LH) - atua sobre o ovrio, determinando o rompimento do folculo maduro, com a expulso do vulo (ovulao). O corpo amarelo (corpo lteo) continua a produzir estrgenos e inicia a produo de outro hormnio - a progesterona - que atuar sobre o tero, preparando-o para receber o embrio caso tenha ocorrido a fecundao. Testculos (Clulas de Leydig) Entre os tbulos seminferos encontra-se um tecido intersticial, constitudo principalmente pelas clulas de Leydig, onde se d a formao dos hormnios andrgenos (hormnios sexuais masculinos), em especial a testosterona. Os hormnios andrgenos desenvolvem e mantm os caracteres sexuais masculinos. Outras funes endcrinas: Alm das glndulas endcrinas, a mucosa gstrica (que reveste internamente o estmago) e a mucosa duodenal (que reveste internamente o duodeno), tm clulas com funo endcrina. As clulas com funo endcrina da mucosa gstrica produzem o hormnio gastrina; e as da mucosa duodenal produzem os hormnios secretina e colecistoquinina.

Taubat - So Paulo 2012

Tireide uma glndula que possui forma de borboleta, localizado na parte inferior do pescoo, anterior da traquia, logo abaixo do Pomo de Ado

Produz os hormnios: T3 (triiodotironina) T4 (tiroxina) Calcitocina

Que atuam em todo o nosso organismo, regulando o crescimento, digesto e o metabolismo. Sua funo regular os rgos mais importantes, corao, crebro, fgado e rins. Interfere : crescimento e desenvolvimento regulao dos ciclos menstruais fertilidade peso
Taubat - So Paulo 2012

memria concentrao humor controle emocional.

FISIOLOGIA:
A hipfise, no crebro, envia o hormnio tiroestimulante (TSH) para incentivar a tiride a sintetizar o T3 e o T4. O iodo obtido nas refeies captado pelas clulas tiroidianas. Ele sofre oxidao e se associa tiroglobulina protena produzida apenas na prpria glndula. Isso resulta nos hormnios T3 e T4. Parte de sua produo estocada ali mesmo e o restante distribudo pelo sangue para os mais diversos rgos.

Taubat - So Paulo 2012

Hipotireoidismo
Quando a tireide no est funcionando adequadamente, pode liberar hormnios em quantidade insuficiente (hipotireoidismo). Sinais e Sintomas Hipotireoidismo : Diminuio memria; Dores musculares e articulares; Sonolncia; Pele seca; Fadiga extrema Queda de cabelo Unhas quebradias Distrbios menstruais Fala lenta Constipao Ganho de peso; Aumento nos nveis de colesterol no sangue; Depresso.

Taubat - So Paulo 2012

EXAME FSICO
Tanto o hipertireoidismo ou hipotireoidismo ocorre o aumento no volume da tireide, que chama-se bcio. Problemas na tireide podem aparecer em qualquer fase da vida, do recm-nascido ao idoso, em homens e em mulheres. DIAGNOSTICO DE ENFERMAGEM: Constipao, relacionada por motilidade do trato gastrointestinal diminuda, caracterizada por volume de fezes diminudo. Intolerncia atividade, relacionado por fraqueza generalizada, caracterizada por relato verbal de fadiga. Comunicao verbal prejudicada, relacionada por condies fisiolgicas, caracterizado por fala com dificuldade.

INTERVENES DE ENFERMAGEM Auxiliar atividades de auto-cuidado quando paciente estiver fadigado. Monitorar a temperatura corporal e relatar as diminuies do valor basal do paciente. Incentivar a ingesto de lquidos, dentro dos limites de restrio. Fornecer alimentos ricos em fibras. Explicar a justificativa para terapia de reposio tireidea. Monitorar a freqncia respiratria, profundidade, padro, oximetria de pulso e gasometria. Explicar as reaes adversas do medicamento.

Taubat - So Paulo 2012

Alerta de Enfermagem: Em todos os pacientes com hipotireoidismo, os efeitos dos agentes analgsicos, sedativos e agente anestsicos so prolongados; necessrio cautela particular na administrao desses agentes a pacientes idosos por causa das alteraes concomitantes no fgado e na funo renal.

HIPERTIREOIDISMO
Quando a tireide no est funcionando adequadamente, pode liberar hormnios em excesso (hipertireoidismo).

SINAIS E SINTOMAS:
Taquicardia, Perda de apetite, Perda de peso importante, Nervosismo, ansiedade e inquietao, Intolerncia ao calor, Sudorese aumentada, Fadiga e cibras musculares, Evacuaes freqentes, Irregularidades menstruais, Dorme pouco, pois se sente com muita energia, mas tambm muito cansada.

Taubat - So Paulo 2012

FCEIS BASEDOWIANA

DIAGNOSTICO DE ENFERMAGEM: Nutrio desequilibrada: menor do que as necessidades corporais, relacionada com fatores biolgicos caracterizado por falta de interesse a comida. Distrbio na imagem corporal, relacionado com doena, caracterizado por resposta no verbal a mudanas reais no corpo (ex. aparncia, estrutura ou funo). Insnia relacionado mudanas hormonais caracterizado paciente relata insatisfao com o sono.

Taubat - So Paulo 2012

PRESCRIO DE ENFERMAGEM Deve-se manter uma atitude tranqila ao abordar o paciente, visto que a ansiedade e o nervosismo deste, est alm do seu controle. Promover uma hidratao adequada, j que o paciente tem tendncia em reter lquidos, mesmo com diurticos. Estabelecer medidas para reduzir a irritabilidade. Evitar espelho no quarto, principalmente por causa da exoftalmia (olhos esbugalhados). Controlar o acesso de visitas ao paciente. Proteger o paciente de situaes estressantes, principalmente com familiares. Estimular o apetite oferecendo lquidos e alimentos adequados para controlar a diarria, resultante do aumento do peristaltismo, para tentar evitar uma maior perda ponderal e desequilbrio nutricional; Promover ambiente quieto e agradvel durante as refeies. Observar a evidncia de intoxicao pelo iodo caso o paciente esteja fazendo uso dessa medicao: edema de mucosa bucal, sialorria, coriza e erupes cutneas. Assegurar proteo dos olhos, fazendo instilao de uma medicao oftlmica indicada pelo mdico

TRATAMENTO: Terapia com iodo radioativo, m edicamentos antitireideos ,


tratamento cirurgico

Taubat - So Paulo 2012

Alerta de Enfermagem : Os pacientes que recebem esses medicamentos devem ser observados
para o desenvolvimento de bcio e ser advertidos contra o uso de medicamentos populares que contenham iodetos e possam aumentar a resposta terapia com iodo.

Medicamentos para a tosse, expectorantes, broncodilatadores e substitutos do sal podem conter iodo e devem ser evitados pelo paciente que recebe terapia com iodo. HIPOGLICEMIA Hipoglicemia um distrbio provocado pela baixa concentrao de glicose no sangue, que pode afetar pessoas portadoras ou no de diabetes. Os quadros de hipoglicemia se instalam, quando aumenta a quantidade de insulina no sangue, ou diminui a quantidade dos hormnios de contrarregulao (glucagon, hormnio do crescimento, adrenalina e cortisol). Esses hormnios so produzidos quando se esgota o estoque disponvel de glicose no sangue, e ajudam a liberar o glicognio armazenado no fgado. TIPOS E CAUSAS Existem dois tipos principais de hipoglicemia: a hipoglicemia de jejum e a ps-prandial, ou reativa, que ocorre depois das refeies. Entre as causas da hipoglicemia de jejum destacam-se: Produo exagerada de insulina pelo pncreas; Medicamentos utilizados no tratamento de diabetes; Insuficincia heptica, cardaca ou renal; Tumores pancreticos; Consumo de lcool; Deficincia dos hormnios que ajudam a liberar glicognio.

Taubat - So Paulo 2012

SINAIS E SINTOMAS Os sinais da hipoglicemia podem ser produzidos pelos hormnios de contrarregulao e pela reduo da glicose no crebro. No primeiro caso, os sintomas so: tremores, tonturas, palidez, suor frio, nervosismo, palpitaes, taquicardia, nuseas, vmitos e fome. No segundo, confuso mental, alteraes do nvel de conscincia, perturbaes visuais e de comportamento que podem ser confundidas com embriaguez, cansao, fraqueza, sensao de desmaio e convulses. TRATAMENTO O tratamento da hipoglicemia est diretamente associado causa do distrbio. A retirada cirrgica de tumores, a abstinncia de lcool em jejum, um novo esquema medicamentoso, por exemplo, so formas diferentes de solucionar o problema. Quanto hipoglicemia reativa, o melhor prevenir as crises. Por paradoxal que possa parecer, assim como nos casos de diabetes, fundamental restringir ao mximo a ingesto de acares. EXAMES DIAGNSTICOS: dosagem por glicmetro. Exames laboratoriais que confirma mostrando os nveis da glicose abaixo de 40mg/dl antes das refeies ou abaixo de 50 mg/dl no estado ps_-prandial em crianas e adulto.

Taubat - So Paulo 2012

DIAGNSTICO DE ENFERMAGEM: Ansiedade relacionada com episdios freqentes ou graves de hipoglicemia. Risco para leso ,relacionada com as disfunes neurolgicas causadas por um episdio de hipoglicemia.

INTERVENES DE ENFERMAGEM Administrar os frmacos de acordo com a prescrio. Evite atrasos no horrio das refeies e oferecer uma dieta adequada Determine os nveis sanguneos de glicose de acordo com prescrio Avalie os efeitos do tratamento farmacolgico e fique atento a reaes adversas

Taubat - So Paulo 2012

Potrebbero piacerti anche