Sei sulla pagina 1di 2

* Versculos 3-5 = A criao da luz. Disse Deus: Haja a luz. Ele falou, e imediatamente houve luz.

Que poder o da palavra de Deus! As trevas teriam estado sempre sobre o homem cado se o Filho de Deus no tivesse vindo para dar-nos entendimento (I Jo 5.20; Mt 4.16.). A luz que Deus quis, foi aprovada. Deus separou a luz das trevas, pois, que comunho tem a luz com as trevas? (II Co 6.14b) O dia e a noite so do Senhor; usemos ambos para sua honra: cada dia no trabalho para Ele e descansando nEle cada noite. (Sl 18.1-3.) Meditando dia e noite em sua lei. (Sl 1.2) * Versculos 6-13 = Deus separa a terra das guas Faz frutfera a terra. A terra estava desolada, mas por uma palavra se encheu das riquezas de Deus, que ainda so suas. Embora se permite ao homem seu uso, so de Deus e para seu servio e honra devem usar-se. A terra, a seu mandado, produz ervas, gros e frutos. Deus deve ter a glria de todo o proveito que recebemos do produto da terra. * Versculos 14-19 = Deus forma o sol, a lua e as estrelas. O quarto dia do trabalho d conta da criao do sol, a lua e as estrelas. Tudo obra de Deus. Fala-se das estrelas tal como aparecem ante os nossos olhos, sem dizer sua quantidade, natureza, lugar, tamanho ou movimentos; as Escrituras no foram feitas para satisfazer a curiosidade nem para fazer-nos astrnomos, seno para conduzir-nos a Deus e fazernos santos. * Versculos 20-25 = Deus cria os animais. Deus mandou que se fizessem os peixes e as aves. Ele mesmo executou esta ordem. Os insetos, que so mais numerosos que as aves e as bestas, e to curiosos, parecem ter sido parte da obra deste dia. A sabedoria e o poder do Criador so admirveis tanto numa formiga

como num elefante. O poder da providncia de Deus preserva todas as coisas e a fertilidade o efeito de sua bno. * Versculos 26-28 = O homem, criado a imagem de Deus. O homem foi feito depois de todas as criaturas: isto era tanto uma honra como um favor para ele. O homem foi feito para ser uma criatura diferente de todas as que tinham sido feitas at ento. Nele deviam unir-se a carne e o esprito, o cu e a terra. Deus disse: "Faamos o homem". O homem, quando foi feito, foi criado para glorificar o Pai, o Filho e o Esprito Santo. * Versculos 29-30 = Designao dos alimentos. Deus concedeu ao homem o direito de usar os frutos da vida vegetal para comida. Isto no lhe deu o privilgio de explorar a natureza, deixando para trs estrago e desolao. O cuidado apropriado dos frutos da vida vegetal tem necessariamente de acarretar o cultivo, e a conservao dos recursos naturais. * Versculos 31 = Finalizao e aprovao da obra da criao. Quando comeamos a pensar em nossas obras achamos, para vergonha nossa, que em grande parte tm sido muito ms; todavia, quando Deus viu sua obra, tudo era muito bom. Bom, pois tudo era cabalmente como o Criador queria que fosse. Todas suas obras, em todos os lugares glorificam sei Nome. CAPTULO 2 Versculos 1-3 = O primeiro dia de repouso. No dia stimo, Deus descansou de seu trabalho de criao. Esse descanso no est relacionado fadiga proveniente de trabalho rduo, mas satisfao por terminar uma obra bem-acabada. Embora no tenha ordenado ao homem que guardasse o sbado naquele momento, Deus ensinou o princpio de reservar um dia dentre sete para o descanso.

Versculos 4-7 = Detalhes da criao. Deus [Elohim] aparece no proimeiro versculo da Bblia. J o nome Senhor Deus Jeov [Jav] ocorre pela primeira vez aqui (v. 4), somente aps a criao do homem (1:27). Em sua natureza como Elohim, Deus o Criador. Em sua natureza como Jav, ele se relaciona com o homem. Versculos 8-14 = Plantao do jardim do den. O lugar fixado para que Ado habitasse no era um palcio, seno um jardim. Quanto melhor nos adaptarmos as coisas simples e menos procurarmos as coisas que comprazem o orgulho e a luxria, mais perto estaremos da inocncia. A natureza se contenta com um pouco e aquilo que for mais natural; a graa; porm a luxria o deseja todo e no se contenta com nada. Versculo 15 = O homem colocado no den. A punio por transgredir o mandamento era a morte (v. 17): morte espiritual instantnea e morte fsica gradativa. Ado no teria podido ser feliz se tiver estado ocioso: continua sendo a lei de Deus que aquele que no trabalha no tem direito de comer (2 Ts 3.10). Versculos 16-17 = O mandamento de Deus. 1) No meio do jardim estava a rvore da vida. O homem podia comer desta e viver. Cristo agora a rvore da vida para ns (Ap 2.7; 22.2) e o Po de vida (Jo 6. 48,51). 2) Estava a rvore do conhecimento do bem e do mal, assim chamada porque havia uma revelao positiva da vontade de Deus acerca desta rvore, de modo que por ele o homem poderia chegar a conhecer o bem e o mal moral. Versculos 18-25 = Dar nome aos animais A criao da mulher A instituio Divina do matrimnio. O homem recebeu o poder sobre as criaturas e, como prova disso, lhes deu nome a todas elas. Este fato mostra tambm seu discernimento em quanto s obras de Deus. embora era senhor das criaturas, nada deste mundo era uma ajuda idnea para o homem.

Ado deve ter percebido a diferena entre o sexo feminino e o masculino. Cada animal tinha um parceiro semelhante e, ao mesmo tempo, diferente. Essa percepo preparou Ado para receber uma auxiliadora semelhante a ele. E assim surgiu Eva, formada de uma de suas costelas, a qual foi retirada enquanto Ado dormia um pesado sono. Cristo obteve sua noiva de modo semelhante, quando teve o lado traspassado e verteu sangue em agonia indescritvel. A mulher no foi formada da cabea de Ado, para domin-lo, nem de seu p, para ser pisada, mas de seu lado, para ser protegida, e prxima ao corao, para ser amada. (Ef 5.22,25,28) Aqui Deus institui o casamento monogmico. Como todo mandamento divino, foi estabelecido em benefcio do homem e no pode ser transgredido sem punio. 0 vnculo do casamento ilustra o relacionamento entre Cristo e a Igreja (Ef 5:22-32).

A bondade do Senhor louvo eu, pois a Terra de alimento encheu. Com sua palavra as criaturas formou, So boas`, no final, declarou. Senhor, tuas maravilhas patentes esto, para onde quer que volte meu olhar; Quer seja o caminho por onde meus ps vo, quer nos cus que estou a fitar. (Isaac Watts)

COSTA E SILVA - 11/02/2014

SRIE: A BBLIA PARA A FAMLIA COMENTRIO DE GNESIS N 1 A CRIAO DE TODAS AS COISAS. Gn 1 e 2.


INTRODUO: GNESIS: O nome Gnesis foi dado ao primeiro livro da Bblia pelo tradutor grego, e significa origem ou princpio. Sem qualquer ttulo especial, os hebreus indicavam-no pela frase inicial bereshit = no princpio, a caracterizando perfeitamente o contedo do livro, ou seja, o princpio do universo, o princpio do homem, o princpio do pecado, o princpio da salvao, o princpio do povo hebraico, e bem assim o princpio de muitos outros acontecimentos e fenmenos ocorridos na histria do mundo. O caminho para compreender a criao a f. (Hb 11.3). CAPTULO 1 * Versculos 1-2 = Deus cria os cus e a terra. No princpio. Conquanto Deus exista eternamente (SI 90.2), o princpio marcou o comeo do universo no tempo e no espao. (SI 33.6,9) Alm do tempo, do espao, nico e s. E, no entanto, Trs em sua sublimidade, Tu s, grandiosamente e para sempre, somente Deus em unidade (Frederick Faber) O primeiro versculo da Bblia nos d um relato satisfatrio e til da origem da terra e dos cus. A f do cristo simples entende isto melhor que a fantasia dos homens mais cultos.

IGREJA EVANGLICA ASSEMBLIA DE DEUS COSTA E SILVA Rua. Inamb, 64 REUNIES SEMANAIS: 2 Feira 3 Feira CRCULO DE ORAO (FEMININO MASCULINO) CULTO DE ESTUDO BBLICO NOITE DA VITRIA CULTO COM DEPARTAMENTOS ESCOLA BBLICA DOMINICAL CULTO DA FAMLIA EVENTOS DA SEMANA 2 6 6 6 ORAO DAS 22:00 s 23:00h Viglia das 22:00 s 00:00h (Igreja e Jovens) DIA DE JEJUM E CONSAGRAO 19:30 19:30 19:30 19:30 9:00 19:00

Pr. Joo Germano


APOIO BIBLIOGRAFICO: CPAD. Comentrio Bblico Beacon. CPAD, 2005, Rio de Janeiro, RJ CPAD. Comentrio Bblico de Matthew Henry. CPAD, 2010, Rio de Janeiro, RJ DAVIDSON, F. O Novo Comentrio da Bblia. VIDA NOVA, 1997, So Paulo-SP. KIDNER, Derek. Gnesis, Introduo e Comentrio. VIDA NOVA, 2001, So Paulo-SP. MACDONALD, William. Comentrio bblico popular Amigo Novo testamento - Mundo Cristo 2011, So Paulo.

5 Feira Sbado Domingo Domingo

NOSSOS OBJETIVOS: 1. Levar vidas a um relacionamento intenso com Deus; 2. Amar e servir ao prximo alegremente; 3. Fazer Jesus Cristo conhecido de todos, atravs do poder do Esprito Santo.

IGREJA ASSEMBLIA DE DEUS COSTA E SILVA - JOINVILLE


FONES:
3207-0159(CASA) - 9734-5689(TIM) - 9186-7773(VIVO)

EMAIL ogermany@ig.com.br

Potrebbero piacerti anche