Sei sulla pagina 1di 2

nossa responsabilidade apressarmo-nos a sair de nosso estado natural, a no ser que a morte nos surpreenda nele.

Aqui lemos sobre a sada de Abrao de Ur dos caldeus, com o seu pai Tera, o seu sobrinho L e o restante de sua famlia, em obedincia chamada de Deus. Este captulo os deixa na metade do caminho entre Ur e Cana, onde moraram at a morte de Tera. Muitos chegam a Har, e, contudo, no entram em Cana; no esto longe do reino de Deus; porm, nunca chegam at ele.
Pr. Joo Germano

IGREJA EVANGLICA ASSEMBLIA DE DEUS COSTA E SILVA Rua. Inamb, 64 REUNIES SEMANAIS: 2 Feira 3 Feira 4 Feira 5 Feira Sbado Domingo Domingo CRCULO DE ORAO (FEMININO MASCULINO) CULTO DE ESTUDO BBLICO GRUPO FAMILIAR ESPERANA NOITE DA VITRIA CULTO COM DEPARTAMENTOS ESCOLA BBLICA DOMINICAL CULTO DA FAMLIA EVENTOS DA SEMANA 2 6 ORAO DAS 22:00 s 23:00h Viglia das 22:00 s 00:00h (Igreja e Jovens) DIA DE JEJUM E CONSAGRAO 19:30 19:30 14:30 19:30 19:30 9:00 19:00

COSTA E SILVA - 25/02/2014

SRIE: A BBLIA PARA A FAMLIA COMENTRIO DE GNESIS N 4 A TORRE DO ORGULHO HUMANO. (GNESIS 11)

INTRODUO: O historiador Flvio Josefo, que viveu no sculo I d.C., registrou que os homens que viveram logo depois de No temiam a possibilidade de um serem novamente alcanados por outro dilvio. E por isso, ento resolveram construir uma torre muito alta onde pudesse se abrigar. CAPTULO 11 * Versculos 1-4: Uma s linguagem em todo o mundo; a construo da torre de Babel. Quo rapidamente os homens se esqueceram dos juzos mais graves, e voltaram aos seus crimes anteriores! Mesmo estando a devastao do Dilvio perante os seus olhos, ainda que tenham vindo da semente do justo No, mesmo durante a sua vida, a maldade aumenta de forma excessiva.

A Igreja no deve, jamais, conformarse cidade. Ao contrrio, deve ser fator de transformao. (ARIOVALDO RAMOS Do livro Veja sua cidade com outros olhos Ao da igreja na cidade, p.21).
APOIO BIBLIOGRAFICO: CPAD. Comentrio Bblico de Matthew Henry. CPAD, 2010, Rio de Janeiro, RJ DAVIDSON, F. O Novo Comentrio da Bblia. VIDA NOVA, 1997, So Paulo-SP. KIDNER, Derek. Gnesis, Introduo e Comentrio. VIDA NOVA, 2001, So Paulo-SP.

6 6

CONTRIBUA COM

MISSE SILO
IGREJA ASSEMBLIA DE DEUS COSTA E SILVA - JOINVILLE
FONES:
3207-0159(CASA) - 9734-5689(TIM) - 9186-7773(VIVO)

EMAIL ogermany@ig.com.br

Nada alm da graa salvadora de Cristo Jesus e a obra santificadora do Esprito

Santo capaz de tirar a luxria pecaminosa da vontade humana, somente Deus pode eliminar a depravao que existe no corao do homem. O propsito de Deus era que a humanidade formasse muitas naes e povoasse toda a terra. Desprezando a vontade divina e contrariando o conselho de No, a maioria da humanidade uniu-se para edificar uma cidade e uma torre que lhes impedisse de serem dispersos. A idolatria teve incio, e Babel chegou a ser uma de suas principais sedes. Fizeram-se muito mais ousados e decididos entre si. A torre era um zigurate que era o maior smbolo das cidades estados do vale do Tigre-Eufrates, na antiga Mesopotmia, o bero da civilizao. Foi neste local que os primeiros grupos humanos se fixaram, desenvolveram a agricultura e passaram a construir cidades. Os construtores queriam concentrar a humanidade em um s lugar "... e faamonos um nome, para que no sejamos espalhados sobre a face de toda a terra" Gn 11:4. O resultado foi que eles foram dispersados por todo o mundo. "Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade" Gn 11:8. Eles queriam e fizeram um "nome" para eles mesmos, mas o nome Babel tornou-se o smbolo eterno de confuso. Aprendamos a estimular-nos mutuamente ao amor e s boas obras, pois estas agradam ao

Senhor, mas atitudes contrrias a vontade divina atrairo o seu juzo. * Versculos 5-9: A confuso das lnguas; a disperso dos construtores de Babel. Existe nesta passagem uma expresso conforme a maneira dos homens: "Desceu o Senhor para ver a cidade". Deus justo e bom em tudo o que faz contra o pecado e os pecadores, e no condena algum sem antes ouvi-lo. O Senhor permitiu que eles chegassem a certo ponto, para que as obras de suas mos, pelas quais prometiam a si mesmos uma honra duradoura, resultassem para a sua prpria reprovao eterna. Deus tem finalidades sbias e santas ao permitir que os inimigos de sua glria executem em grande medida os seus maus projetos e prosperem por um longo perodo de tempo. No julgamento de Deus sobre a torre de Babel, vemos a grande averso que Ele tem pela rebelio e pela independncia do homem. Deus criou o homem para louv-lo e glorific-lo, no para ser seu concorrente. * Versculos 10-26: Os descendentes de Sem. Aqui est uma genealogia, ou uma lista de nomes, que termina em Abrao, o amigo de Deus, e que assim conduz a Cristo, que a Semente prometida, e, por isso, filho deste patriarca. Nada mais est registrado alm de seus nomes e idades; parece que o Esprito Santo apressou-se a passar deles para a histria de

Abrao. Quo pouco sabemos sobre a histria dos que passaram antes de ns por este mundo, mesmo sobre os que viveram nos mesmos lugares em que hoje habitamos, e igualmente daqueles que vivem em lugares distantes! Temos muito a fazer para dirigir a nossa prpria obra. Quando a terra comeou a ser povoada, a vida dos homens comeou a ser abreviada; esta foi mais uma sbia disposio da providncia Divina. * Versculos 27-32: Tera, o pai de Abrao, av de L; a viagem a Har. Aqui comea a histria de Abrao, cujo nome famoso em ambos testamentos. At mesmo os filhos de ber tornaram-se adoradores de falsos deuses, os que pela graa so herdeiros da teria prometida, deveriam lembrar-se qual a terra de seu nascimento, isto , qual era o seu estado corrupto e pecador por natureza. Os irmos de Abrao eram Naor, de cuja famlia Isaque e Jac tiveram as suas esposas, e Har, que morreu antes de seu pai (Tera), e era o pai de L. Os filhos no podem ter a certeza de que vivero mais do que os seus genitores. Har morreu em Ur, antes da feliz sada de sua famlia deste pas idlatra.

Potrebbero piacerti anche