Sei sulla pagina 1di 15

Disciplina: Estratgia Empresarial Professor: Dr.

Miguel Juan Bacic

TRABALHO FINAL ESTRATGIA EMPRESARIAL

Curso de Especializao em Gesto e Estratgia de Empresas

Aluno: Riscer Andr Arajo

1- Anlise do processo estratgico da empresa 1.1. Misso A Weill Indstria e Comrcio prima pela qualidade, tendo como misso a satisfao plena dos anseios de seus clientes, oferecendo produtos e servios de qualidade para o varejo caladista.

1.2. Objetivos Buscar pela excelncia em qualidade, fornecendo melhores produtos e servios para a nossa sociedade atravs de constantes pesquisas, dedicao, perseverana e um contnuo investimento no quadro de funcionrios, que o maior patrimnio da Weill. Sempre tendo o principio bsico da conservao e manuteno do meio ambiente.

1.3. Estratgia A Weill Indstria e Comercio tem como estratgia oferecer produtos com qualidade e customizados com a marca dos seus clientes, em prazos compatveis, de maneira rentvel para os seu negcio.

1.4. Implementao O processo de implementao foi atravs da qualificao dos seus funcionrios, praticamente todos foram chaves foram contratos por programas de aprendizados ( estagirios, guardinha) Atravs de treinamentos foi difundido um Cdigo de Conduta tica onde estes funcionrios receberam formao visando padronizar o relacionamento com os clientes internos e externos em busca de superao permanente no fechamento de grandes negcios.

1.5. Consistncias do Processo Estratgico. A sustentao do processo estratgico consiste em pessoas, cultura e tecnologia, porm ao analisar podemos observar que um macro processo, pois tem viso geral como os processos internos estratgicos, valor para o cliente estratgia e resultados financeiros e viso.

2. Anlise do Macroambiente (ou ambiente geral), do Microambiente (ou ambiente operacional), das Oportunidades e Ameaas e dos Pontos Fortes e Fracos da empresa.

2.1. Anlise das principais variveis do macroambiente.

2.1.1. Demografia A Weill indstria e Comercio Ltda atua em todos os Estados do Brasil atendendo atravs de seus representantes

2.1.2. Economia A Weill Indstria e Comercio iniciou suas atividades em 1990 , ou seja a dcada em que o Brasil estava estabelecendo sua estabilidade econmica, portanto sobreviveu todos os apertos financeiros que o Brasil imps para garantir a estabilidade dos dias de hoje. Como os seus produtos so voltados para o varejo brasileiro, suas vendas dependem extremamente da conjuntura econmica brasileira, ou seja, caso estejamos em momentos de contrao, baixo consumo, nossas vendas so fortemente afetadas, e quando h um movimento expansionista na economia as nossas vendas crescem.

2.1.3. Tecnologia Atravs do Depto de Desenvolvimento busca alternativas tecnolgicas para auxiliar nos processos de fabricao, como no desenvolvimento de novos produtos buscando matrias primas inovadoras no mercado, com intuito de garantir a qualidade e o pioneirismo no lanamento de novos produtos.

2.1.4. Poltica e Governo A Weill Indstria e Comercio Ltda beneficiada por projetos tributrios que oferecem isenes fiscais por ser empresa de pequeno porte.

2.1.5. Legislao A Weill Indstria e Comercio Ltda segue as normas da Anvisa.

2.1.7. Meio Ambiente A Weill Indstria e Comrcio respeitam as normas ambientais exigidas pela CETESB.

2.2. Anlise das principais variveis do microambiente.

2.2.1. Clientes As relaes so pautadas em seriedade e relacionamentos duradouros, visando sempre o cumprimento com a legislao vigente, respeitando as normas e procedimentos estabelecidos pelo mesmo em suas instalaes desde que no conflite com valores ticos ou normas internas, visando o aumento da produtividade e relacionando-a com a reduo de custos garantindo um atendimento direcionado e customizado m suas operaes. O cliente valorizado em busca de obter sempre sua satisfao.

2.2.2. Concorrentes: Palterm e Novax Palterm Em 1993 iniciou suas atividades no fornecimento de palmilhas para os fabricantes caladistas, expandido o seu mercado no fornecimento de produtos para manuteno e conservao de calados para o consumidor final, atravs de lojas caladistas. Novax uma empresa do Grupo Atonal, que inciou suas atividades em 1986, o qual tem como principal atividade a fabricao de produtos qumicos para o atendimento do mercado de calados, plsticos e impresso. Desde 2010, a Atonal vem investindo na Novax para adentrar no mercado de produtos para manuteno e conservao de calados para o consumidor final.

2.3. Aplicao do teste de Risco o Microambiente. (Teste dos Pontos sobre as 5 foras).

Fora 1 - Dificuldades a entrada de concorrentes A B C Necessidade de produzir em larga escala para entrar no negcio (economias de escala) Prtica de diferenciao de produto por parte das empresas estabelecidas. Necessidade de alto investimento em infraestrutura, crdito a clientes e produtos. Existncia de custos de mudana que fazem com que os clientes sofram de altos D custos para trocar seus fornecedores atuais por uma nova empresa entrante fornecedora. E F G H Acesso aos canais de distribuio de uma empresa entrante Acesso a tecnologia de produto para a empresa entrante Controle por parte das empresas estabelecidas das fontes de matria prima Necessidade de construir uma rede de fornecedores especializados para poder entrar no negcio. Existncia de incentivos governamentais que favorecem as empresas estabelecidas e que no possam ser obtidas por uma empresa entrante. Experincia no negcio e custos baixos por parte das estabelecidas. As exigncias feitas pelos governos limitam a entrada de novas empresas previsvel uma guerra com os novos concorrentes (retaliao prevista) 5 4 3 2 1 5 4 3 2 1 5 4 3 2 1 5 4 3 2 1 5 4 3 2 1 5 4 3 2 1 5 4 3 2 1 5 4 3 2 1

I J K L

5 4 3 2 1 5 4 3 2 1 5 4 3 2 1 5 4 3 2 1

Total de Pontos: 34 Pontos

Fora 2 - Rivalidade entre empresas do ramo A Existe grande nmero de concorrentes, com relativo equilbrio em termos de tamanho e de recursos. O setor onde se situa o negcio mostra lento crescimento. Uns prosperam em detrimento dos outros. Custos Fixos altos e presso no sentido de aproveitamento de toda a capacidade de produo. So altos os custos de estocagem dos produtos Observa-se acirrada disputa de preos entre os concorrentes No h diferenciao entre os produtos comercializados pelos concorrentes Os concorrentes tm formas diferentes de conduzir os negcios e h constantes choques entre eles muito dispendioso para as empresas j estabelecidas sarem do negcio 5 4 3 2 1

5 4 3 2 1

C D E F G H

5 4 3 2 1 5 4 3 2 1 5 4 3 2 1 5 4 3 2 1 5 4 3 2 1 5 4 3 2 1

Total de Pontos: 30 Pontos

Fora 3 - Poder de negociao dos clientes A Os clientes compram em grandes quantidades e sempre fazem presso por preos menores o produto/servio vendido pela empresa representa muito nos custos dos clientes ou de suas compras Os produtos que os clientes compram so padronizados Os clientes no tm custos adicionais significativos se mudarem de fornecedores H sempre uma ameaa dos clientes virem a produzir os produtos/servios adquiridos pelo setor O produto vendido pela empresa existente no e essencial para melhorar produto/servio no setor. Os clientes so muito bem informados sobre preos, custos de produo e de matrias primas etc. 5 4 3 2 1

B C D

5 4 3 2 1 5 4 3 2 1 5 4 3 2 1

5 4 3 2 1

5 4 3 2 1

5 4 3 2 1

Total de Pontos: 19 Pontos

Fora 4 - Poder de negociao dos fornecedores A O fornecimento de produtos e insumos necessrios concentrado em poucas empresas fornecedoras Os produtos adquiridos pelas empresas existentes no so facilmente substitudos por outros As empresas existentes no negcio no so clientes importantes para os fornecedores Os materiais adquiridos dos fornecedores so importantes para o sucesso do negcio no setor Os produtos comprados dos fornecedores so diferenciados Existem custos significativos para se mudar de fornecedor Ameaa permanente dos fornecedores produzirem eles prprios o que o setor fabrica. 5 4 3 2 1

D E F G

5 5 5 5

4 4 4 4

3 3 3 3

2 2 2 2

1 1 1 1

Total de Pontos: 19 Pontos

Fora 5 - Ameaas de Produtos Substitutos A B Verifica-se uma enorme quantidade de produtos substitutos Os produtos substitutos tm preos mais baixos que os vendidos pela empresas existentes no negcio As empresas existentes no costumam utilizar publicidade para promover sua imagem e dos produtos/servios Os setores de atuao dos produtos substitutos esto em expanso, aumentando a concorrncia. 5 5 4 4 3 3 2 2 1 1

Total de Pontos: 07 Pontos

Avaliao de Atratividade

Total de Pontos: 109 pontos ** Empresa de mdia atratividade: A possibilidade de estabelecer prticas de cooperao competitiva mais h fatores que dificultam a consolidao deste potencial. O comportamento da rentabilidade errtico.

Disposio dos Resultados:


PONTOS MNIMOS PONTOS OBTIDOS DIFERENA EM %

FORAS

DIFERENA

12

34

17

142%

30

75%

19

57%

19

13

186%

5 TOTAL

4 38

7 109

3 71

75% 187%

Plano de Ao para diminuir o impacto das variveis desconfortveis:

FORAS 1

VARIVEL E

O QUE (AO)

COMO

QUEM Departamento Comercial e Marketing

QUANDO Curto prazo

Dificultar o acesso Fidelizando os aos canais de distribuio para uma empresa entrante. seus clientes (lojistas), intensificando as visitaes nas lojas e melhorar margem de negociao para

os vendedores.

Gerar custos de mudanas que fazem com que os clientes evitam mudanas de fornecedores

Oferecer produtos diferenciados que agreguem valor a sua marca, porm este fornecimento ocorreria mediante contrato de fornecimento.

Pesquisa e Desenvolvimento e Depto Comercial

Curto prazo

Os materiais adquiridos dos fornecedores so importantes para o sucesso do negcio no setor

Intensificar alternativas de fornecedores, Elaborar um processo de qualificao de fornecedores, para aumentar possibilidades de negociao de preo sem prejudicar a qualide.

Depto de Desenvolvimento

Mdio Prazo

Diminuir a presso 3 A por preos menores

Oferecer produtos e servios diferenciados

Depto de Desenvovolvimento e Depto. Comercial

Mdio prazo

2.4. Oportunidades e ameaas percebidas a partir da anlise do macro e do microambiente.

A Weill Indsutria e Comrcio foi a pioneira na venda de produtos de conservao de calados para lojistas de calados, a maneira de adentrar nestes mercado foi atravs da venda de produtos com rtulo personalizadocom a marca de grandes redes de lojas de calados , a excelncia na qualidade dos produtos vendidos e a diferenciao no atendimento ao cliente, foi o que consolidou a Weill Industria e Comercio Ltda. A solidez da empresa est sustentada em dois pilares; boa sade financeira e o seu quadro de funcionrio que cada ano que passa torna-se mais capacitados para gerir o negcio sem a tutela dos donos. No ano de 2000, a empresa recebeu um novo scio, o qual atuou em dois pontos crticos da empresa, Depto financeiro, criao de Departamentos inexistentes ( Controle de Qualidade e Desenvolvimento). Quando a empresa se estruturou nestes dois pontos, partiu para a etapa uma etapa seguinte, que era manter funcionrios chaves em seu quadro, atravs de melhorias de cargos e oferecimento de cursos de qualificao. Isso tudo contribuiu e est contribuindo para a sua prpria maturao profissional. O que tambm garantiu a permanncia destes funcionrios, foi o processo adotado para e profissionalizao, sem perder a essncia de ambiente familiar, propiciando um local agradvel de trabalho e aprendizado, sendo a sua solidez no mercado uma garantia para estes funionrios. Tudo isso favoreceu na diminuio da carga de deciso, que antes estava concentrada apenas no dois donos, hoje a empresa conta com mais de oito pessoas que contribui nas decises da empresa, apresentando idias e oferecimento de oportunidades para o crescimento da empresa.

10

Com suaa maturao vieram tambm os concorrentes que comearam a enchegar como valvula de escape para industria caladista, a qual est defasada, o nicho que at ento era explorado apenas pela Weill Industria e Comrcio. Estes concorrentes possuem estruturas para produo de larga escala, pois atendiam a industria caladista brasileira, isto reflete fortemente na estrutura de custo da Weill Industria Comercio, mas tambm na questo de Marketing. Antes da chegada de entrantes os lojistas no tinham referncia de preo, portanto era ditado pela Weill Industria e Comrcio, agora existe opo neste mercado e os lojistas esto por menores preos. Com estas mudanas a Weill Industria e Comercio precisou criar um grupo de Marketing para discutir idias que contribuam no seu fotalecimento no mercado e barrem a chegada destes novos entrantes.

2.5. Anlise dos pontos fortes e fracos da empresa 2.5.1. Tecnologia/ Qualidade A Weill possui um Departamento de Desenvolvimento, cuja responsabilidade o desenvolvimento de novos produtos, processos e materiais promocionais. Para garantia de qualidade a empresa segue as normas regulamentadas pela Anvisa.

2.5.2. Produo Oitenta por cento dos seus produtos so de fabricao prpria.

2.5.3. Logstica/ Distribuio A distribuio feita por transportes terceirizados e com transporte prprio, neste segundo caso ficamos restritos entregas nas proximidades de Campinas e na cidade de So Paulo.

11

2.5.4. Linha de produtos Sua linha de produtos est dividida em quatro segmentos: produtos para calados, produtos para bolsas e pastas de couro, produtos para estofados e produtos para vesturio.

2.5.5. Marketing A Weill Indstria e Comrcio Ltda oferecem aos seus clientes DVDs de treinamentos dos seus produtos, realiza palestras de motivao de vendas e treinamentos nas lojas de calados. Como melhorias para divulgao dos seus produtos e da prpria empresa elaborou um projeto de Marketing Digital, insero em redes sociais, envios de email-marketing e repaginao do seu site. 2.5.6. Recursos humanos Atualmente a Weill Indstria e Comrcio apresenta caractersticas familiares, portanto sua contratao de novos funcionrios feita por indicao dos seus prprios funcionrios, sem restries do grau parentesco.

2.5.7. Capital A empresa de capital fechado.

2.5.8. Uso da tecnologia da informao A Weill Indstria e Comrcio tem muito que implantar em questo de tecnologia de informao, no entanto, a empresa conta com um sistema corporativo que permite uma integrao de boa qualidade entre os departamentos, Comercial, Faturamento, Contas Receber, Contas a Pagar, Compras e Almoxarifado. As melhorais do sistema seria a incorporao do mdulo de qualidade e o PCP.

12

2.5.9. Ambiente Por ser uma empresa com caractersticas familiar contribui para um bom relacionamento entre os funcionrios, facilitando em muitos casos solues rpidas de problemas. No entanto, a empresa precisa implantar um projeto de motivao e outro para recepo de novos funcionrios.

2.6. Anlise dos pontos fortes e fracos em contraposio as oportunidades e ameaas (SWOT Strengths, Weakness, Opportunities, Threats).

Anlise Swot Pontos Fortes


- Empresa consolidada no Mercado - Reconhecida pela qualidade dos seus produtos -Funcionrios empenhados -Forte Participao do Mercado

Oportunidade
- Diversificao do mercado - Reduo de Custos

Pontos Fracos
- Fora de venda deficiente - Falta investimento em novos mercados - Mais interao com seus clientes atravs do mundo virtual

Ameaas
- Concorrentes - Perfil do Consumidror

Estratgias que combinam pontos fortes com oportunidades

Estratgias que combinam pontos fracos com ameaas

Com a diversificao de mercado a Weill Indstria no depender tanto de um unico segmento, as formulaes dos seus produtos so adaptveis para outros segmentos.

A Weill Industria e Comercial Ltda necessita adptar-se ao novo perfil do consumidor, investir em novos mercados e se estruturar com o a chegada de concorrentes.

3 Anlise critica da estratgia da empresa considerando as ameaas e oportunidades e pontos fortes e fracos da empresa.

13

3.1 Anlise da concorrncia e dos movimentos competitivos em curso. Os concorrentes tm atacado as principais participaes de mercado da Weill que so as grandes redes de calados. Palterm Estratgia Comercial- faz uso de redes sociais e e-mail marketing para divulgao dos seus produtos e da prpria empresa, personalizao dos produtos com a marca de grandes redes de calados e oferece expositores sem limitao por pedido.

Novax Estratgia Comercial- prtica de preos abaixo do mercado, personalizao do produto com a marca de grandes redes de calados e vendas online.

3.1. Perfil da Resposta dos Principais Concorrentes. Os concorrentes tm uma capacidade ofensiva, pois a Weill Indstria e Comercio Ltda pioneira neste segmento caladista, por este motivo tornou-se uma oportunidade de mercado para os seus principais concorrentes que atuam no segmento de artefatos para calados e no mercado coureiro.

3.2. Identificao de alguns sinais de mercado. Como principal sinal do mercado foi a expanso de Shoppings pelo Brasil e consequentemente as grandes redes de lojas , que so clientes da Weill Indstria e Comercio, abriam mais pontos de vendas o que favoreceu para o seu crescimento.

3.3. Descrio de algum movimento competitivo (ofensivo / defensivo) em curso ou ocorrido

O principal movimento competitivo no mercado foi o enfraquecimento das fbricas caladistas. Este motivo levou empresas que fabricavam componentes e produtos qumicos para acabamento do couro a apostar no mercado que at ento somente a Weill indstria Comrcio atuava. Apesar do surgimento de entrantes no mercado a Weill Indstria e Comrcio, conseguiu manter o seu posicionamento, pois as condies econmicas do pas ainda se encontram favorvel e isso contribui para que a empresa tenha flego para diversificar o seu mercado.

14

4. Concluso. A Weill Indstria e Comercio Ltda uma empresa brasileira que busca crescimento constante e com estratgias voltadas para manter a motivao entre os seus funcionrios, desta maneira garante o seu padro de qualidade nos produtos e servios oferecidos para o seu cliente.

15

Potrebbero piacerti anche