Sei sulla pagina 1di 4

Os benefcios da cerveja

Envie por email Imprima

Contedos
Qumica orgnica e fermentao

Habilidades
Compreender como produzida a cerveja e conhecer seus compostos qumicos que beneficiam a sade

Tempo estimado
Uma aula

Ao apresentar as novas cervejas lanadas no mercado nacional, VEJA revela as caractersticas que as distinguem das demais e alguns supostos benefcios sade proporcionados pela chamada "loirinha". Que compostos ela possui para que isso ocorra? Por que as propriedades da gua usada na fabricao tm tanta importncia na qualidade do produto final? Convide a moada a uma peregrinao sbria pelos caminhos da cevada, um dos principais ingredientes utilizados na produo dessa bebida quase to antiga quanto a civilizao.

Atividades 1 aula - Aps a leitura da reportagem, explique para a turma que, assim como o trigo, o milho e a
aveia, a cevada um cereal. Pertence famlia das gramneas. fonte de alimento, pois fornece farinha a partir de gros - que, alis, quando torrados, produzem caf descafeinado. tambm um dos principais ingredientes utilizados na fabricao da cerveja.

A grama da cevada, como chamada a folha da planta, contm diversas protenas e fibras. O suco feito com ela ainda apresenta enzimas, antioxidantes, betacaroteno, cido flico e vitaminas.

Para que os alunos compreendam como a cerveja pode causar benefcios, necessrio examinar em primeiro lugar a importncia desse cereal na fabricao da bebida e o que ele confere no trmino desse processo. Pea aos estudantes que leiam o rtulo de uma lata de cerveja e examinem a composio do produto. Muito provavelmente encontraro termos como malte, cevada, lpulo. Esclarea, ento, o que a cevada e como dela se obtm o malte.

A cevada produz gros, guardados em silos, sob temperatura e umidade rigidamente controlados, at que comecem a germinar para produzir uma nova planta. Nessa etapa, o amido do gro apresenta-se em cadeias carbnicas menores que na cevada, o que o deixa mais macio e solvel. A esse gro d-se o nome de malte. Nele forma-se tambm uma enzima que ajuda na fabricao da cerveja. Nesse momento, interrompe-se a germinao e secam-se os gros, com temperatura regulada, a fim de evitar a destruio das molculas orgnicas, entre as quais as enzimas e o amido. Este quebrado pelas enzimas e transformado em acares dentro do prprio gro. Na fabricao da cerveja, a esses gros adiciona-se o fermento, que um tipo de fungo. Os acares alimentam os fungos. Na digesto, os fungos convertem os acares em lcool e em outras substncias qumicas, que conferem cor, sabor e aromas bebida.

Para seus alunos

Aproveite o momento para perguntar classe se o pH da gua utilizada na fabricao da cerveja pode causar algo inesperado ao produto final. A resposta deve ser sim. Um pH mais cido, por exemplo, pode causar a destruio dos fungos ou parte deles, e nem todo o acar ser consumido para ser transformado em lcool. Isso altera o sabor da bebida, que pode ficar mais doce e com menor teor alcolico. Da a justificativa para a pequena estao de tratamento de gua nas indstrias que preparam esse tipo de bebida. Para manter inalterado o sabor do produto final, a gua deve ter sempre o mesmo teor de sais e pH.

Em seguida, chame a ateno para as propriedades nutritivas salientadas na reportagem. As

cervejas so ricas em minerais e vitaminas. Pergunte para os jovens de onde provm esses nutrientes. Depois explique que, por ser de origem vegetal, a cevada retira do solo vrios ingredientes, que ficam depositados em sua seiva, folhas e gros e se conservam durante o processamento. So vitaminas essenciais, como as do complexo B, antioxidantes, vitaminas C etc.

De modo geral, a planta rica em cobre, potssio, magnsio, silcio e zinco, elementos que podem ser benficos em certos problemas, como asma, bronquite, problemas de pele e outros.

Como exerccio, pea aos alunos que elaborem um quadro contendo os metais acima e coloquem as frmulas correspondentes aos ctions metlicos. Oriente-os a tambm sugerir nomes de ons que juntos possam formular sais presentes nas plantas.

A tabela a seguir pode servir de modelo para a turma:

Em seguida, aborde o lado prejudicial da bebida. Alm de predispor ao vcio e de poder causar graves problemas sociais e de sade, uma outra consequncia indesejvel o aumento da barriga e do peso do consumidor, no caso de ingesto frequente. A explicao para isso est na presena do lcool. Assinale que este contm sete calorias por grama. Se no forem queimadas com exerccios fsicos, elas podem se transformar em gorduras, aumentando a massa corprea. Acresce-se a isso a presena de acares e carboidratos, que conferem ao produto final algumas calorias. Vale lembrar que a ingesto de lcool causa disperso de pensamento, reduo na velocidade de raciocnio, lentido da fala e risco de acidentes graves.

Questione os estudantes a respeito de alternativas alimentares no-alcolicas capazes de suprir o organismo com os mesmos compostos vitamnicos, sais minerais e antioxidantes. Comente que se uma planta capaz de retirar do solo ingredientes to ricos, podemos utilizar os gros dessa planta como farinha na fabricao de pes, mingaus, bolos e at na produo de chs com suas folhas. Outros cereais tambm substituem o malte. O uso da cevada antes de ser transformada no malte outra opo. Afinal, como vimos no incio, podemos fazer caf com a cevada torrada ou simplesmente engrossar caldos doces ou salgados com esse cereal. Vale lembrar que balas de cevada fazem parte de alimentos doces encontrados em mercados e docerias. Roteiro sugerido por Elisabete Rosa Coordenadora e professora de Qumica Prtica do Colgio Bandeirantes, de So Paulo.

Potrebbero piacerti anche