Sei sulla pagina 1di 67

nmero 13 set/nov 2002

nmero 13 setembro 2002

Sistema de Incentivos Fiscais


um prmio I&D Empresarial
INESC Porto: Quando a Universidade coopera com a Industria
revista de inovao tecnolgica

EUREKA [ao encontro da] SIA: uma ponte para o Oriente INOVAO em Construo: Novos Materiais recuperam construes antigas Construir em Rede

n. 13 ano I setembro/novembro 2002 trimestral 2,5

i9 setembro 2002

6 notcias breves
Notcias de aplicaes no mercado de resultados de projectos da I&D e de novas iniciativas para a dinamizao de novos projectos em cooperao internacional.

5 Editorial 6 BREVES PROJECTOS 9 AMMNET 13 CARBOPONTE 17 COMREHAB 21 OLDRENDERS

9 projectos inovadores
Resultados de investimentos em I&D nos sectores da construo e dos seus materiais.

37 destaque
Incentivos fiscais I&D empresarial
Como tem sido usado este recente instrumento de apoio I&D empresarial, que ter uma importncia crescente no futuro. Simoldes, CPCIS, Oliveira & Irmo e Vulcano so alguns casos de sucesso.

25 LPLTPM 29 PARIS 33 ENFITERE DESTAQUE 40 SIMOLDES 42 CPCIS 44 OLIVEIRA & IRMO 46 VULCANO ENTREVISTA 58 GAPI INTERNACIONAL 63 BENTEX 65 Legislao

48 Instituio de I&D
INESC PORTO: um bom exemplo de cooperao da Universidade com a Indstria.

54 Internacional
EUREKA [ao encontro da] SIA:
Uma porta aberta, em Macau, para a cooperao com o Oriente.

59 apoio Inovao
Propriedade Industrial,um suporte inovao.
Entrevista com o Presidente do INPI, Prof. Jaime Andrez.

66 N@ Net 67 OFERTA DE TECNOLOGIA 69 PROCURA DE TECNOLOGIA

setembro 2002 i9 3

editorial
LINO FERNANDES PRESIDENTE CONSELHO ADMINISTRAO ADI

objectivo central da Revista I9 divulgar resultados de projectos de Investigao em Consrcio entre empresas e instituies de I&D, que a AdI tem vindo a dinamizar desde meados da dcada de 90. Neste nmero da I9 damos particular destaque a aplicaes no sector da construo e seus materiais, enfatizando mais uma vez o papel que as novas tecnologias e a inovao tecnolgica pode ter na modernizao dos sectores tradicionais. Divulgamos igualmente casos de empresas, que num leque variado de sectores, tm vindo a tirar partido dos Incentivos Fiscais I&D Empresarial. Chame-se a ateno para a relevncia da reviso deste sistema de incentivos (aplicada pela 1 vez este ano) que ter uma importncia crescente no futuro das polticas de incentivo Inovao Empresarial. O reforo significativo dos incentivos fiscais complementar das alteraes dos incentivos financeiros, compensando a diminuio das taxas de apoio no novo Programa de apoio investigao em consrcio do QCA III e criando condies favorveis para a introduo dos incentivos financeiros reembolsveis que visam criar condies de sustentabilidade a mdio/longo prazo ao apoio investigao em consrcio, que se tem vindo a revelar um meio eficaz de dinamizar a I&D Empresarial, incentivando a cooperao com as instituies do sistema cientfico. O aumento do nmero de candidaturas, entretanto j avaliadas, e o alargamento do nmero de empresas concorrentes disso um indicador claro, contribuindo para uma acelerao ainda maior do crescimento do investimento das empresas na I&D, que se tem vindo a verificar nos ltimos anos, e que tem condies para ser sustentvel como podemos inferir do reforo da contratao de Recursos Humanos de elevada formao registado nas empresas que tm utilizado o sistema de incentivos fiscais I&D Empresarial.
setembro 2002 i9 5

BREVES
Casa do Futuro Interactiva
De forma a comemorar o Dia Mundial das Telecomunicaes a 17 de Maio, a Fundao Portuguesa das Comunicaes (FPC) e a TV Cabo interactiva inauguraram a exposio Casa do Futuro na sede da FPC . A exposio conta j com o apoio de algumas empresas que manifestaram o seu interesse em integrar este projecto inovador, tendo por patrocinadores oficiais a Ericsson, a HP, a Microsoft, a OctalTV/Novabase, a Siemens, a Sony e a TMN: por parceiros oficiais, a Lexmark, a Netcabo e a Sony-Ericsson. A Casa do Futuro interactiva pretende recriar aquela que se imagina ser a casa de todos ns num futuro muito prximo. Um espao que rene, num s ambiente, grande parte das novas tecnologias de ponta e que pretende ser um verdadeiro espao multimedia e de home entertainment. A Agncia de Inovao apoiou desde o incio esta iniciativa, tendo sido assinado um protocolo que tem por objectivo incentivar avanos tecnolgicos nesta rea, com a atribuio de um prmio a projectos inovadores de Investigao & Desenvolvimento Uma montra que estar patente por tempo indeterminado e que no se vai cingir ao espao fechado de uma casa. O projecto visa desenvolver sinergias com o mundo fora da casa, atravs das solues de comunicao e multimdia apresentadas pelas diversas empresas parceiras.

Critical Software - da NASA ESA


A Critical Software um spin-off da Universidade de Coimbra, criada em Julho de 1998 por trs jovens engenheiros empreendedores - Joo Carreira, Diamantino Costa e Gonalo Quadros. Encontra-se organizada em trs unidades de negcio: Telecom & Networking; Enterprise Solutions; e Aerospace & Defense; que tm por base, e em comum, um comprovado know-how em confiabilidade dos sistemas de informao. O desenvolvimento da ferramenta Xception - o primeiro grande projecto deste spin-off, financiado pela Agncia de Inovao, que avalia a robustez e confiabilidade de sistemas de informao crticos (business and mission critical) atravs da injeco de falhas por software - e a sua adopo pela NASA, permitiu Critical consolidar a sua imagem a nvel internacional. Presentemente, a Critical colabora em diversos projectos europeus, tendo assumido a liderana de alguns, nomeadamente no mbito da European Space Agency (ESA). Os contactos com esta instituio foram promovidos pela Agncia de Inovao que, na sua misso de dinamizao da Inovao, facilitou tambm ligaes ao CERN e ESO. A excelncia desta PME sustentada por uma equipa altamente qualificada, alguns dos quais Doutorados e Mestres contratados no mbito da medida de apoio Insero de Doutorados e Mestres nas Empresas gerida pela ADI, que tem evidenciado franco crescimento.

6 i9 setembro 2002

Novo Servio de Informao da Lusa


A Agncia Lusa, a Novabase e o Instituto Superior Tcnico constituram um consrcio para desenvolver um sistema de informao totalmente inovador no mbito das agncias noticiosas. Com um forte impacto esperado - quer na prpria empresa e no seu "modus operandi", quer nos mercados emergentes da informao "on-line" - o Lusa S21, foi recentemente apresentado ao pblico. No se conhecem at a data exemplos de agncias noticiosas europeias que tenham desenvolvido produtos similares. O projecto Lusa S2I, sob liderana tecnolgica da Novabase, concebeu um sistema, em torno dos seguintes mdulos base: > Comrcio Electrnico: soluo que permite a requisio e acesso, por parte de qualquer empresa ou instituio atravs do site www.lusa.pt de elementos informativos presentes no repositrio informativo da soluo LUSA atravs da Internet; > Motor de busca: agente de pesquisa inteligente responsvel pela localizao no repositrio informativo dos elementos solicitados por um utilizador. > Arquivo: repositrio informativo de base de toda a soluo - Gesto Documental: soluo de utilizao interna da LUSA destinada alimentao e manuteno do arquivo. O projecto Lusa Arquivo apresenta caractersticas inditas em Portugal e foi esta parte do projecto que contou com o apoio da Agncia de Inovao. O Lusa Arquivo um servio de pesquisa personalizada e de comercializao de documentos em arquivo que a Lusa ir prestar a empresas e a particulares, aproveitando o vasto esplio noticioso de texto e fotografias que detm. Este projecto permitir Lusa potenciar a comercializao de informao noticiosa atravs deste canal, ao mesmo tempo que preserva uma imensa quantidade de documentos histricos de grande valor. A Lusa decidiu, dado o mbito do projecto, alargar o Lusa Arquivo a parceiros, o que significa que o sistema ir permitir que a pesquisa seja efectuada, no s no arquivo da Lusa, como tambm nos dos seus parceiros.

Biotecnol alia-se ASB Farmacutica


A Biotecnol SA e a ASB Farmacutica formalizaram uma parceria estratgica para produo, ensaios clnicos e consequente comercializao de vrios biofrmacos de alto valor acrescentado. No mbito deste acordo a ASB Farmacutica adquiriu uma participao no capital da Biotecnol. Alm disso, esta parceria passa igualmente pela criao de uma nova joint-venture, a ASBiotech SA. A joint-venture utilizar a plataforma tecnolgica patenteada da Biotecnol, denominada Pretty Good Expression, para a produo industrial de princpios activos, sempre de acordo com as normas de qualidade impostas pela agncia Europeia do Medicamento (EMEA). a primeira vez em Portugal que, no sector da Biotecnologia, uma parceria deste tipo estabelecida, tendo em vista a colocao dos produtos de biotecnologia no mercado mundial. A ASB Farmacutica ter um papel central na realizao de ensaios clnicos, assim como no desenvolvimento e execuo da estratgia de comercializao dos produtos da ASBiotech SA. Por outro lado, Biotecnol caber a produo industrial e a implementao da tecnologia, de modo a fornecer matria-prima para a formulao e estudos clnicos, assim como a sua comercializao. Os esforos encetados pela Biotecnol na procura de parceiros estratgicos deram os primeiros frutos com a entrada da Taguspark, SA e culminaram na constituio da joint-venture ASBiotech SA. Estas parcerias permitem Biotecnol adquirir o desejado capital de expanso no campo da produo de protenas humanas recombinadas, para alm de mais valias na comercializao das mesmas. Instalada no Taguspark, em Oeiras, a Biotecnol opera na rea de biofarmacutica desde 1997. O Projecto Protexpress, apoiado pela Agncia de Inovao atravs do programa Praxis XXI, foi a rampa de lanamento da Biotecnol SA. Actualmente, a empresa maioritariamente detida por Pedro de Noronha Pissarra. O restante capital est distribudo por administradores, colaboradores da empresa, pelo Tagusparque, a Adamastor Capital e agora tambm pela ASB.

setembro 2002 i9 7

Indstria dos Moldes em destaque


De 7 a 11 de Outubro de 2002 Portugal ser a capital europeia da indstria dos moldes e plstico. A 3 edio do Brokerage Event Moulds and Die 2002 que decorre na Marinha Grande, desta vez, sob o tema "Sistemas sustentveis para a produtividade", incluir seminrios, conferncias e workshops, em que profissionais e investigadores, nacionais e internacionais, ligados ao sector participam com o objectivo de trocar informaes, compartilhar ideias e discutir propostas para um desenvolvimento sustentvel da indstria internacional dos moldes. O evento pretende ser, uma vez mais, um espao privilegiado para a discusso das principais tendncias tecnolgicas e resultados de projectos de Investigao & Desenvolvimento. No fim dos trabalhos, tero lugar, como nas edies anteriores, reunies bilaterais. Os participantes podero apresentar o seu projecto, ideia ou proposta, assim como o perfil da sua empresa/organizao atravs dos posters, que sero indicados durante todo o evento.

Uma centena de Doutores e Mestres reforam capacidade tecnolgica das empresas


Durante a primeira metade do ano foram aprovados mais trs dezenas de candidaturas para apoio contratao de Mestres e Doutores pelas empresas. Uma centena de Doutores e Mestres foram colocados em 56 empresas, com o objectivo de reforar a sua capacidade tecnolgica. Entretanto, quase metade destas empresas j apresentaram com sucesso, projectos de investigao em consrcio com instituies de I&D.

Telmo Miller

3 Frum IBEROEKA
O 3 Frum IBEROEKA ir decorrer no Uruguai, cidade de Montevideu, de 13 a 15 de Outubro de 2002. Sob o tema central "Tecnologias dos Materiais", esta Bolsa de Contactos indui sesses temticas abordando as seguintes reas: Materiais de Construo, Cermica e Vidro; Reciclagem de Materiais; Couro e Txtil; Polmeros e Materiais Compostos; Madeira; Biomaterais. O Secretariado CYTED e a Agncia de Inovao apoiaro a participao portuguesa, estando j confirmadas as participaes do CITEVE e do CTCV.
Mais informaes e inscries: ADI - Jorge Pegado Liz/Isabel Caetano ou www.cyted.org

The "Wine Cluster" Business and Technology Transfer Forum


A Agncia de Inovao, no mbito das actividades na Rede de Centros Innovation, promoveu recentemente o encontro internacional "The Wine Cluster - Business and Technology Transfer Forum for the Wine Sector" que reuniu profissionais ligados ao sector vitivincola. O evento teve lugar na Feira Internacional de Exposies - EXPONOR, em paralelo s feiras internacionais de vinhos EXPOVINIS 2002 e TECNOVINIS 2002. O objectivo deste frum foi promover a transferncia de tecnologia internacional, atravs da realizao de encontros bilaterais entre empresas e instituies de I&D. O certame contou ainda com uma sesso especfica de divulgao do Programa CYTED/IBEROEKA, como instrumento de cooperao tecnolgica e empresarial com a Amrica Latina, potenciando o surgimento de projectos conjuntos entre este Continente e a Europa.

8 i9 setembro 2002

PROJECTO

AMMNET
Inovao no sector da construo
COM BASE NAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAO, O PROJECTO AMMNET DESENVOLVEU COM SUCESSO, NUMA PME DO SECTOR DA CONSTRUO CIVIL, SERVIOS E APLICAES DE SUPORTE AOS PROCESSOS TRADICIONAIS DA SUA ACTIVIDADE. MELHORAR A EFICCIA E RENTABILIDADE DO DESEMPENHO DA EMPRESA, ATRAVS DA AUTOMATIZAO DE PROCESSOS INTRA E INTER-EMPRESA O PRINCIPAL OBJECTIVO DO PROJECTO.

No sector da construo civil e obras pblicas, a introduo de novas tecnologias e as capacidades de inovao da resultantes, estiveram durante muito tempo dependentes da dimenso das empresas. Actualmente, graas democratizao do acesso s novas tecnologias de informao, possvel s empresas de menor dimenso usufruir de potencialidades que de outra forma lhes estariam vedadas. A AMM - Alberto Martins Mesquita & Filhos, S.A (A.M. Mesquita) a entidade promotora do AMMnet, projecto

co-financiado pela Agncia de Inovao, atravs da Iniciativa Comunitria para as Pequenas Empresas (ICPME), e cujo objectivo consistiu no desenvolvimento de um sistema de apoio s actividades de produo, comrcio e gesto, atravs da implementao de infra-estruturas de comunicao associadas Internet e aos seus servios. Para concretizar os objectivos propostos, a A.M.Mesquita contou com a parceria do INEGI - Instituto de Engenharia Mecnica e Gesto Industrial e da Universidade da Madeira.

setembro 2002 i9 09

INOVAO E NOVOS POSICIONAMENTOS O cenrio actual do sector da construo civil nacional caracterizado por uma forte competio das empresas da Unio Europeia, em particular da Espanha, que operam no mercado com nveis de produtividade e qualidade muitas vezes superiores. Uma parte das empresas nacionais do sector reconhece que o momento actual de grande actividade, em particular devido ao Euro 2004, limitou os impactos negativos da falta de competitividade portuguesa. "Para que as empresas sobrevivam e possam sustentar ou fortalecer as suas posies no mercado, estes diferenciais de produtividade e qualidade tm de ser anulados rapidamente", defende Ana Paula Mesquita, Administradora da AMM - Alberto Martins Mesquita & Filhos, S.A. Tambm os nveis de exigncia crescentes dos clientes, compradores finais ou intermedirios relativamente aos produtos da construo civil, obrigam a uma inovao na oferta e no posicionamento das PME's portuguesas", sustenta Ana Paula Mesquita. para fazer face a este cenrio que surge o projecto AMMnet, que consiste numa reengenharia de processos da indstria da construo civil orientada para uma sociedade onde a gesto da informao e do conhecimento tm um papel fundamental na manuteno da competitividade das empresas. No mbito do AMMnet, foram desenvolvidas e implementadas vrias funcionalidades ao nvel da infra-estrutura de comunicao entre a sede, os diversos plos de actividade da empresa e o exterior, que contriburam para uma maior simplicidade e economia no intercmbio de informao. "As empresas precisam de saber gerir eficazmente os recursos disponveis pelas vrias obras em que esto envolvidas, processo para o qual essencial uma efectiva utilizao das novas tecnologias de informao e comunicao (TIC)", explica Ana Paula Mesquita. A necessidade de simultaneamente articular uma gesto

centralizada de todas as actividades da empresa com uma gesto descentralizada por estaleiros uma das caractersticas prprias do sector da Construo Civil. As actividades em consrcio envolvem uma constante adaptao dos projectos de arquitectura e engenharia, processo efectuado de forma cooperativa e que implica inmeras reunies e deslocaes envolvendo recursos de elevado custo e escassez. O problema agrava-se com a actual procura pelas PME portuguesas de mercados alternativos ao nacional, em particular em frica e no Leste Europeu. "Esta necessidade torna este sector um candidato ideal para provar a eficcia da utilizao das novas tecnologias baseadas na Internet, reinventando um novo modelo de negcio", defende a Administradora A.M. Mesquita .

a implementao de uma Intranet resultou numa maior aproximao de todos os colaboradores da empresa, incluindo os presentes nos estaleiros, permitindo difundir informao relevante para a empresa.
10 i9 setembro 2002

FASES DE DESENVOLVIMENTO A metodologia seguida no AMMnet apoia-se em trs vertentes de actuao, que consistiram na transferncia de tecnologia e competncias tecnolgicas, acompanhamento a nvel internacional de solues e tecnologias inovadoras adequadas a PMEs de construo civil e, por ltimo, o envolvimento no projecto de um grupo de peritos e observadores intimamente relacionados com o sector da construo civil (e.g. projectistas, fornecedores, clientes, associaes sectoriais, etc.). O AMMnet envolveu ainda trs fases evolutivas, correspondentes a trs projectos estruturantes: Intranet, Stio/Homepage Internet e Extranet. No caso especfico da A.M.Mesquita, tambm a disperso das trs delegaes da empresa - situadas no Porto, em Lisboa e na Madeira - exigia uma ferramenta que permitisse agilizar e tornar a comunicao mais eficiente. O SLIGO (Sistema Local de Informao e Gesto de Obra) foi adaptado e integrado nos estaleiros com o sistema de informao central na sede da A.M.Mesquita. Tambm foi implementado um sistema de execuo e acompanhamento de quaisquer procedimentos da empresa, permitindo melhorar a sua execuo e controlo. O projecto procurou desenvolver uma Infra-estrutura de Comunicaes de voz, fax e dados, que permitisse simular um nico local de trabalho para todas as actividades da empresa apesar da multiplicidade de estaleiros e delegaes. "Este sistema dever, por exemplo, permitir a reali-

zao de chamadas telefnicas atravs de extenses internas para qualquer local de actividade da empresa, a ligao entre o SLIGO estaleiro sede e a futura realizao de servios de videoconferncia", revela Ana Paula Mesquita. Ainda de acordo com esta responsvel, tal permitiu empresa obter ganhos econmicos significativos graas melhoria do nvel de fiabilidade, rapidez e segurana na troca de informao. A implementao de uma Intranet teve por objectivo melhorar a qualidade de comunicao interna da A.M. Mesquita e resultou numa maior aproximao de todos os colaboradores da empresa, incluindo os presentes nos estaleiros, permitindo difundir informao relevante para a empresa. A Extranet , no entender da A.M.Mesquita, uma das solues que mais vantagens pode trazer s empresas do sector. A sua implementao na empresa foi constituda por duas componentes: Gesto e trabalho cooperativo sobre qualquer tipo de documentos em particular desenhos. "Neste ltimo caso, o sistema permite que um utilizador em obra possa estar a trabalhar em tempo real sobre desenhos, conjuntamente com o projectista presente no seu gabinete, efectuando as alteraes necessrias e assegurando aos utilizadores toda a gesto e controlo sobre as verses", assegura Ana Paula Mesquita. A ferramenta desenvolvida permite ainda lanar consultas, direccionadas ou abertas, a fornecedores e/ou subempreiteiros, acompanhando todo o processo negocial de

setembro 2002 i9 11

s uma viso global do problema de implementao de um projecto de tecnologias ligadas internet nas suas vrias vertentes - estratgica, organizacional e operacional - pode levar uma empresa a beneficiar integralmente dos resultados
uma forma eficiente, reduzindo o tempo mdio de negociao e assegurando uma melhor gesto das compras. UMA EXPERINCIA DE SUCESSO Embora, no entender de Ana Paula Mesquita, ainda seja cedo para retirar concluses definitivas, dado o carcter evolutivo deste projecto, esta responsvel ressalta a importncia e a necessidade do envolvimento dos quadros da empresa para o sucesso da iniciativa . Com efeito, um dos erros frequentes que se pode incorrer num projecto deste tipo pensar que so projectos de cariz tcnico, a serem implementados pelo Departamento de Sistemas de Informao para um nmero restrito de utilizadores. "S uma viso global do problema de implementao de um projecto de tecnologias ligadas internet nas suas vrias vertentes - estratgica, organizacional e operacional - pode levar uma empresa a beneficiar integralmente dos resultados obtidos, alterando profundamente o seu modelo de negcio", garante Ana Paula Mesquita. O projecto completou as fases de concepo e desenvolvimento, encontrando-se actualmente em fase de testes e implementao dos produtos desenvolvidos. Dado a representatividade da A.M.Mesquita no sector, espera-se que aplicao do AMMnet em outras empresas seja um sucesso. "Neste momento, a A.M.Mesquita est a traar uma estratgia comercial de consultoria e comercializao das vrias solues desenvolvidas no mbito do AMMnet", revela Ana Paula Mesquita. O projecto AMMNET deu origem criao de uma empresa, em parceria com o INEGI, a NetEdificar, Sistemas de Informao S.A.. Em Novembro de 2001, o projecto foi apresentado numa conferncia internacional que teve como objectivo principal disseminar os resultados de casos de sucesso na implementao das tecnologias da Internet em empresas do sector da construo. Esta vertente de demonstrao envolve igualmente o estudo, adaptao e inovao dos sistemas, recorrendo ao apoio da Technology Broker, da rede SCENIC - ESPIRIT, da ICS - Imperial College, da Andersen Consulting, do CET/Portugal Telecom e da Esotrica

A.M. MESQUITA: UM NOME NAS GRANDES OBRAS


No mercado h mais de 40 anos, a Alberto Martins Mesquita & Filhos, S.A. nasce da capacidade empreendedora de Alberto Martins de Mesquita. Desde ento, a empresa no parou de crescer, encontrando-se, hoje, presente em diversos segmentos do sector da construo. "Encontramo-nos tambm no mercado construo industrializada em madeira, onde somos lderes, e na carpintaria para a construo civil", revela Ana Paula Mesquita. Este negcio gerido pela empresa associada Mesquita Madeiras, S.A. Outra empresa participada pela Alberto Martins Mesquita & Filhos, S.A. a Mesquita Imobiliria, Lda., a operar no segmento da construo e promoo de imveis para habitao. As instalaes industriais e tcnicas da empresa esto situadas na Maia, no entanto a Empresa est implantada na Regio Autnoma da Madeira h cerca de 20 anos, tendo-se verificado, em 1998, a abertura de uma Delegao em Lisboa. A construo de troos de Estradas e Auto-estradas um sector que tem merecido especial ateno por parte da empresa, que mantm actualmente participaes nos grupos AENOR e COSTA DE PRATA. Estes grupos so constitudos por capitais privados, visando a concepo, construo, manuteno e explorao de vrios troos de Auto-estradas no Norte e Centro de Portugal por perodos de 30 anos. A A.M.Mesquita participou igualmente na construo do Pavilho Atlntico e do novo Edifcio Administrativo da FIL, assim como do Centro de Congressos e Auditrio do EUROPARQUE, estando actualmente a construir a Casa da Msica, um dos edifcios emblemticos da Porto 2001. No sentido de acompanhar a crescente evoluo do sector ambiental, encontra-se actualmente em curso na A.M. Mesquita um projecto de parceria com uma das mais conceituadas empresas europeias de recolha e transformao de resduos slidos urbanos. Esta aproximao, ir permitir empresa obter um importante posicionamento no mercado nacional.

12 i9 setembro 2002

PROJECTO

CARBOPONTE

Revoluo na reparao e recuperao de pontes


COM TECNOLOGIAS NORMALMENTE UTILIZADAS NA AERONUTICA E NO FABRICO DE COMPONENTES ESPECFICOS DE ELEVADAS CARACTERSTICAS MECNICAS, INVESTIGADORES PORTUGUESES DESENVOLVERAM UM PROJECTO INOVADOR NO MBITO DO REFORO E REABILITAO DE ESTRUTURAS DE BETO. TRATA-SE DO CARBOPONTE, CO-FINANCIADO NO MBITO DO PROGRAMA PRAXIS XXI (I&D EM CONSRCIO).

A deteriorao de edifcios, pontes e viadutos resultante do envelhecimento da construo, da falta de manuteno e de causas acidentais (fogos, sismos) tem levado a uma degradao crescente destas estruturas. A necessidade de reparao frequentemente combinada com a necessidade de reforo das estruturas para que possam desempenhar com segurana novas funes, designadamente utilizao diferente em edifcios, maiores volu-

mes de trfego e modificao do sistema estrutural. A reparao de uma ponte ou estrada pela adio de uma camada de beto projectado, armado ou reforado com fibras uma tcnica, embora eficiente, muito trabalhosa e que condiciona a sua utilizao durante as operaes de reparaes. neste contexto que, em 1997, nasce o projecto CARBOPONTE, cujo desenvolvimento envolveu empre-

setembro 2002 i9 13

Telmo Miller

sas, organismos pblicos, institutos de investigao e universidades. O consrcio reuniu a STAP S.A. (empresa promotora), o LNEC - Laboratrio Nacional de Engenharia Civil, a Junta Autnoma das Estradas, o INEGI Instituto Nacional de Engenharia Industrial e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Com um co-fianciamento de 13 mil contos, o projecto teve a durao de cerca de 24 meses. Trata-se de uma investigao pioneira a nvel nacional de tecnologia de ponta no reforo e reabilitao de estruturas de Engenharia Civil. Com grande experincia em trabalhos de colagem estrutural, uma tcnica que permite o reforo de elementos estruturais de beto armado (vigas, lajes, pilares, etc.), atravs da fixao de chapas metlicas, "a S.T.A.P. no tinha capacidades internas para, sozinha, desenvolver esta investigao", refere Manuel Brazo Farinha, scio-gerente da TecnoCrete, empresa fundada em Janeiro de 2000 no seio do grupo GESTIP, ao qual tambm pertence a S.T.A.P. O objectivo do consrcio era desenvolver know-how que permitisse a aplicao desta tecnologia em Portugal. DO AR PARA A TERRA O propsito inicial do CARBOPONTE consistia em acompanhar os desenvolvimentos obtidos em outros pases no mbito da aplicao de materiais compsitos. "O projecto procurou desenvolver, aplicar e ensaiar tcnicas de aumento de rigidez e/ou reforo de pontes usando placas de materiais compsitos avanados, nomeadamente resinas de epxido reforadas com fibras de carbono", explica

Antnio Torres Marques, coordenador do projecto. Os materiais constituintes de um sistema compsito incluem as resinas e as fibras. Existem ainda disponveis um conjunto alargado de resinas que tem sido formuladas para melhor se adequar s aplicaes estruturais em vista e s condies ambientais da sua cura. Os objectivos tecnolgicos do CARBOPONTE centraramse na possibilidade de definir um processo de fabrico e aplicao de mantas e laminados em materiais compsitos para reforo de pontes. Foram tambm desenvolvidos procedimentos de controlo de qualidade para uma aplicao sustentada da nova tcnica. De salientar que a metodologia da colagem de perfis curados estava a ser utilizada em outros pases. Como refere Antnio Torres Marques, "neste projecto, pretendemos adquirir know-how de fabrico, de caracterizao do material (saber o que se estava a aplicar e porqu) e preparao de perfis". Mas os investigadores foram mais longe. De acordo com Antnio Torres Marques, que desenvolve a sua actividade de investigao no INEGI e na FEUP, como professor associado, "para alm do fabrico de laminados e a sua posterior colagem na ponte usando adesivos estruturais, foram ensaiadas solues de aplicao directa de pr-impregnados "in situ" e "cura" no local". Esta experincia utilizou tcnicas semelhantes s aplicadas na reparao de estruturas de avio fabricadas em materiais compsitos. Por outro lado sero desenvolvidas tcnicas no-destrutivas de avaliao da integridade estrutural das pontes "reforadas". "Estas so tcnicas que se podem aplicar sem causar dano ou causando um dano mnimo ao objecto da avaliao", explica Manuel Brazo Farinha.

14 i9 setembro 2002

Telmo Miller

A EXPERINCIA-PILOTO Ultrapassados os primeiros ensaios em laboratrio, partiuse em busca de uma estrutura que precisasse ser reparada. Foi ento efectuada uma experincia piloto com vista aplicao destes sistemas no reforo da laje superior do tabuleiro da ponte Nossa Senhora da Guia em Ponte de Lima. Trata-se de uma ponte de beto armado pr-esforado, cujo tabuleiro tem cerca de 12 metros de largura e constitudo por um caixo bicelular de altura varivel. A ponte, construda h 20 anos, apresentava no seu interior uma extensa fendilhao longitudinal localizada na face inferior da laje do tabuleiro. O projecto contemplou ainda a realizao de testes em modelos laboratoriais que comprovaram a eficincia da tcnica por colagem externa de compsitos base de polmeros reforados com fibras (CFRP), bem como o dimensionamento e aplicao de um reforo numa zona localizada da ponte. Produziram-se vigas em escala reduzida e aplicaram-se os materiais para testar o aumento de carga verificado. O material foi testado at ao limite e, em alguns pontos, a estrutura suportava o dobro da carga com "prteses" de carbono. Era preciso, entre outros aspectos, duplicar a capacidade resistente da laje flexo. Foram ento efectuados ensaios sobre o tabuleiro para indagar sobre a classe do beto, a armadura colocada em obra, a profundidade e abertura das fendas, assim como sobre a resistncia traco superficial do beto. Tambm foram realizados testes de carga com o objectivo de avaliar, entre outros aspectos, o acrscimo na abertura das fendas. Alcanados os objectivos, foi ento executado o reforo de um troo experimental sobre a laje superior da Ponte Nossa Senhora da Guia. O trabalho foi efectuado em troos relativamente curtos e em pouco tempo. COMPSITOS NA CONSTRUO A inovao inerente a este projecto, reside, a nvel nacional no domnio de uma tecnologia de ponta e sua aplicao em estruturas de engenharia civil. A nvel internacional situar-se na aplicao directa de pr-impregnados "in-situ" e a metodologia de avaliao no-destrutiva de integridade estrutural. Segundo Antnio Torres Marques, "a tcnica permite, com vantagens econmicas, a utilizao de um

material mais malevel, que melhor se adpata a estrutura, mantendo a resistncia do material curado". As razes pelas quais os compsitos so crescentemente usados como materiais de reforo de estruturas de beto esto ligadas s propriedades mecnicas das fibras (elevada resistncia e rigidez se comparada ao seu peso), s propriedades sinergticas e resistncia corroso das resinas, facilidade de aplicao e praticamente ilimitada diversidade de sistemas FRP (polmeros reforados com fibras). Em pases como os Estados Unidos a tecnologia est no s a ser aplicada no reforo de estruturas, como j h referncias de construes de pontes utlizando de raiz materiais compsitos. Na Europa, as primeiras experincias surgiram na Sua. No Japo, a tecnologia utilizada em reparaes de danos na estrutura causados pelos sismos. Com efeito, os materiais compsitos apresentam potencialidades para competir com os mtodos tradicionais na engenharia civil. No que se refere ao CARBOPONTE, a tecnologia utilizada permite evitar o recurso a chapas de ao que so fixadas na estrutura e que acarretam problemas de corroso do material, bem como de demora da obra de reparao. A interveno atravs da extenso de mais uma malha de armadura e mais uma camada de beto igualmente demorada. "Em relao a uma reabilitao tradicional, o trabalho igualmente eficaz, mas muito mais rpido. Em alguns pontos apresenta mais vantagens, nomeadamente na "cintagem" de pilares,

a tecnologia utilizada permite evitar o recurso a chapas de ao que so fixadas na estrutura e que acarretam problemas de corroso do material, bem como de demora da obra de reparao
setembro 2002 i9 15

Telmo Miller

funcionando como uma ligadura e aumentando a resistncia", defende Manuel Brazo Farinha. No que toca aos custos, embora as fibras e as resinas usadas nos sistemas compsitos sejam relativamente mais caras, quando comparadas com os materiais de reforo tradicional, os custos de mo-de-obra e o equipamento utilizados na instalao de sistemas FRP so sempre mais baixos. Alm disso, estes sistemas podem ser instalados em locais de acesso limitado (como o caso do tabuleiro da Ponte Nossa Senhora da Guia) e requerem um tempo para aplicao inferior aos das tcnicas tradicionais. Outra vantagem reside no facto desta tecnologia no alterar a forma geomtrica dos elementos estruturais, o que traz vantagens estticas, e uma vez que no esto sujeitos a corroso, tm custos de manuteno menores. PROJECTOS EM CURSO A troca de conhecimento que se processa neste tipo de parcerias para a STAP uma mais-valia inquestionvel. De acordo com Manuel Brazo Farinha, o projecto permitiu criar condies para uma aplicao sustentada desta nova tcnica de reforo no nosso pas. "A STAP uma empresa apostada na qualidade e depois deste projecto ficmos com um melhor conhecimento da aplicao deste material. Por outro lado, a participao neste projecto do actual Instituto das Estradas de Portugal tambm uma vantagem para ns, pois um importante cliente em potencial que passa a conhecer e a confiar nesta tecnologia", afirma Manuel Brazo Farinha.

Com este projecto, a empresa promotora pretende alargar o seu campo de actuao e ao utilizar esta tecnologia poder contribuir para a dinamizao do sector em que est envolvida. Contudo, Antnio Torres Marques salienta que as vantagens oferecidas pelos FRP devem ser avaliadas em relao s potenciais desvantagens e a deciso sobre a sua utilizao deve ter em conta vrios factores, incluindo no apenas o desempenho mecnico, como tambm a facilidade de construo e a durabilidade. "Trata-se de uma tecnologia nova, com um grande potencial, mas cujo sucesso depende dos cuidados postos na aplicao. Da a importncia da qualificao da mo de obra", afirma o coordenador do CARBOPONTE. Para as empresas interessadas em aplicar esta tecnologia, Antnio Torres Marques afirma que "A FEUP adquiriu, durante os ltimos anos, um conjunto de conhecimentos neste campo, o que lhe permite transmitir algum know-how s empresas e dar todo o apoio necessrio, auxiliando na definio de requisitos, especificaes e condies de aplicao". Aqui no h "possibilidade" de pular fases. Face aos resultados do CARBOPONTE, est em curso, um projecto de cooperao entre o IEP/ICERR e a FEUP com o objectivo de avaliar a eficincia e durabilidade dos sistemas de reforo aplicados na Ponte Nossa Senhora da Guia. Ser ento elaborado um projecto de reforo desta estrutura com recurso a esta tcnica pioneira. Ser ainda estabelecido um plano de controlo de qualidade durante a aplicao do reforo e na fase de explorao.

16 i9 setembro 2002

Telmo Miller

PROJECTO

COMREHAB

Preveno anti-ssmica para os edifcios antigos


CO-FINANCIADO PELA AGNCIA DE INOVAO, O PROJECTO COMREHAB, PERMITIU DESENVOLVER UM SISTEMA DESTINADO A DOTAR OS EDIFCIOS ANTIGOS DE MAIOR RESISTNCIA AOS SISMOS. PROMOVIDO PELA EMPRESA PORTUGUESA STAP NO MBITO DO PROGRAMA EUREKA-EUROCARE, ESTE PROJECTO COLOCA PORTUGAL NOS PRIMEIROS LUGARES DO QUE DE MAIS INOVADOR SE FAZ NO MUNDO NESTA MATRIA. O ano de 1755 ficou marcado na histria portuguesa como sendo o ano do grande sismo. De facto, Portugal foi atingido nesse ano "negro" por um dos maiores tremores de terra de que h notcia e que destruiu Lisboa e grande parte do sul do pas. Mas ainda que este tenha sido considerado o mais desastroso, no foi o nico. Outros sismos, de maiores ou menores propores, tm afectado o nosso pas, com efeitos destruidores e nada nos garante que no possam voltar a ocorrer. Alis, provvel que novos sismos venham a acontecer no futuro. Esta pelo menos, a assustadora certeza dos especialistas que garantem que um dia, s no sabem quando, toda a zona de Lisboa e tambm o sul do pas, vo voltar a ser sacudidos por um forte sismo. E quando a terra voltar a tremer? Ser que estamos preparados? Com cerca de 40% dos edifcios erguidos antes de 1958 (data em que foi publicada a primeira legislao quanto a disposies anti-ssmicas nas construes), o panorama no parece ser famoso. Isto para j no falar dos edifcios monumentais que so a herana na nossa histria e, por isso mesmo, constituem um patrimnio cultural de valor incalculvel. Foi a conscincia desta realidade que levou Vtor Cias e Silva, presidente da Stap, uma empresa fundada em 1980 para exercer actividade no mbito da reabilitao, consolidao e modificao de edificaes e estruturas, a apostar no desenvolvimento do projecto COMREHAB, integrado no programa EUREKA. De acordo com Vtor Cias e Silva, "este projecto no foi iniciativa minha, surgiu no mbito do Eureka h alguns anos. Na ocasio o Dr. Delgado Rodrigues do LNEC,

ento representante de Portugal no "Guarda-Chuva" EUREKA EUROCARE, enviou-me algumas ideias sobre projectos Eureka, e eu peguei num desses projectos, o projecto COMREHAB". Este projecto est relacionado com a utilizao dos materiais compsitos de tecnologia avanada na reabilitao de edifcios e estruturas. Da o nome, COMREHAB, que junta as duas palavras: compsitos e reabilitao.

setembro 2002 i9 17

Fotos: STAP

urgente por isso reabilitar os edifcios em relao resistncia ssmica e quando isso for feito este sistema, sado do COMREHAB, poder ser utilizado
O interesse no projecto estava demonstrado e a Stap elaborou uma candidatura ao abrigo do ICPME - Iniciativa Comunitria para Pequenas e Mdias Empresas, que foi aprovada pela Agncia de Inovao. O COMREHAB implicou um investimento de 90 mil contos, do qual 60% foi financiado. Convm referir que este projecto, concludo no incio deste ano, considerado como o mais importante projecto portugus ao nvel da engenharia ssmica promovido por uma empresa privada. Mas afinal o que o COMREHAB? UMA EXPERINCIA DE SUCESSO De acordo com Vtor Cias e Silva, a vontade de avanar com este projecto justifica-se com a "grande quantidade de edifcios que no tm resistncia aos sismos. urgente por isso reabilitar esses edifcios em relao resistncia ssmica e quando isso for feito este sistema, sado do COMREHAB, poder ser utilizado". Para que percebamos melhor a importncia deste projecto convm no esquecer que "as construes antigas representam uma parte aprecivel do edificado do pas. Segundo as estatsticas, perto de um milho de imveis existentes em Portugal so anteriores a 1945 (o ano que se tem convencionado estabelecer o limite entre os edifcios antigos e os recentes). E muitos destes edifcios carecem de intervenes de natureza estrutural, o que acontece, em particular, em zonas ssmicas, como o caso de Lisboa", esclarece Vtor Cias e Silva. O projecto COMREHAB, que mobilizou vrios parceiros europeus, visou desenvolver tcnicas pouco intrusivas de aplicao de compsitos em reabilitao estrutural. Os desenvolvimentos relacionados com estruturas antigas ficaram a cargo da Stap, ficando as restantes questes relacionadas com o reforo em estruturas de beto a cargo de outros parceiros. Com o projecto COMREHAB os participantes portugueses pretenderam aproveitar as caractersticas e a facilidade de aplicao dos materiais compsitos para desenvolver um sistema de reforo de paredes de alvenaria que seja eficaz e, ao mesmo tempo, fcil de aplicar. A ideia base aumentar a resistncia dos nembos a foras laterais, quer no seu plano quer fora do plano, aumentando, ao mesmo tempo, a ductilidade da alvenaria, isto , a sua capacidade de dissipar a energia ssmica recebida sem se desmoronar. Vtor Cias e Silva simplifica explicando que "a tecnologia utilizada consiste em tentar aumentar a resistncia das paredes de alvenaria de pedra traco (j que este material apenas resiste razoavelmente compresso). Para tal procede-se instalao nos elementos resisten-

18 i9 setembro 2002

Fotos: STAP

tes - os nembos - de armaduras, normalmente inexistentes nas paredes de alvenaria. Tais armaduras so instaladas recorrendo tecnologia desenvolvida pelo projecto COMREHAB, isto , utilizando materiais compsitos baseados em fibras de alta resistncia". Assim o projecto pode ser descrito como tratando-se de um sistema muito leve e de fcil aplicao, baseado em materiais compsitos, como fibras de carbono e resinas que, aplicados nas paredes dos edifcios, podem aumentar a sua resistncia em cerca de 100%. O sistema consiste na aplicao de um conjunto de faixas de materiais compostos em ambas as faces das paredes de um edifcio. Em cada face formada uma rede que fixa parede atravs de um sistema de conectores. Todo o conjunto vai formar um sistema de confinamento dos nembos de alvenaria, tornando-os capazes de suportar as oscilaes em caso de sismo. Este sistema montado de forma que, mesmo no caso de haver colapso da estrutura de alvenaria, se evitem derrocadas descontroladas, procurando, assim, minimizar os riscos para pessoas e bens. "Este o sistema ideal para utilizar, por exemplo, nos edifcios da Baixa Pombalina". As principais vantagens em relao s solues baseadas no beto armado so: menor perturbao quer dos utentes, quer da estrutura propriamente dita durante os trabalhos e menor peso, com a consequente reduo da aco ssmica, dispensando o eventual reforo de fundaes. Dada a sua reduzida intrusividade e elevada reversibilidade, este tipo de reforo pode ter particular interesse no domnio dos edifcios histricos e monumentos. O sistema contm algumas disposies inovadoras, que originaram o registo de duas patentes.

COMREHAB: UMA INOVAO URGENTE


No mbito do projecto COMREHAB, foram estudadas solues de reforo de paredes de alvenaria de pedra utilizando materiais compsitos baseados em fibras de alta resistncia. O projecto considerou a aplicabilidade dos materiais e tecnologias de baixa energia de cura (sistema ITM-Low Temperature Moulding). A tcnica de reforo nas construes em alvenaria, engloba a aplicao de camadas finas de fibras de alta resistncia impregnadas de modo a aumentar a resistncia das paredes em zonas crticas. Estes materiais so constitudos por uma matriz de resina de epxido e fibras sintticas com resistncias superiores s do ao. Este tipo de soluo permite a execuo de intervenes de reforo estrutural "secas", pouco invasivas e reversveis. As vantagens em relao s solues baseadas no beto armado so inmeras: menor perturbao, quer dos utentes, quer da estrutura propriamente dita; menor peso, com a consequente reduo da aco ssmica e dispensando o eventual reforo de fundaes.

ASPECTOS INOVADORES DO COMREHAB Como j referimos um dos aspectos inovadores deste projecto a sua reduzida intrusividade. De acordo com Vtor

setembro 2002 i9 19

Fotos: STAP

Cias e Silva "ao contrrio da utilizao do beto armado estes materiais permitem aplicaes pouco intrusivas, o que se percebe facilmente se comparada com uma cirurgia nos seres humanos. Isto , quando uma operao tem um nvel elevado de intrusividade, o ps operatrio mais perigoso, pois o paciente corre maior risco. Nos edifcios pode acontecer mais ou menos a mesma coisa, uma vez que as intervenes podem ser mais ou menos intrusivas". Se a interveno for muito intrusiva, no s h maior perturbao para utentes do edifcio, como h at algum risco para a integridade deste. " evidente que se eu quisesse reforar um edifcio com beto armado, fazia nele uma revoluo: partia as paredes, furava as lajes para as armaduras passarem para o piso de baixo, tinha de utilizar betoneiras, etc. E, para executar esses trabalhos, era fundamental que o edifcio fosse evacuado. Quando se fala de uma menor intrusividade, fala-se no fundo da realizao de intervenes sem perturbao para os utentes e com menores riscos", continua o responsvel pela Stap. Em resumo, a utilizao dos compsitos permite realizar intervenes reduzidamente intrusivas. "Com este sistema conseguimos que as armaduras sejam colocadas idealmente apenas do lado de fora e sem ser preciso trazer muitos materiais". Ainda de acordo com Vtor Cias e Silva, "as armaduras base de material compsito podem ser fixadas alvenaria e podem ser utilizadas em conjugao com os elementos que atravessam a alvenaria fazendo uma espcie de costura da alvenaria, ou seja, vo "coser" a alvenaria e conferir-lhe assim, uma maior resistncia flexo". FASES DO PROJECTO O projecto COMREHAB foi dividido em duas fases distintas: Numa primeira fase, levou-se a cabo um programa experimental que incluiu a realizao de um total de 24 ensaios de flexo no plano e flexo fora do plano, em instalaes do LNEC e IST- Instituto Superior Tcnico. Para construir os provetes utilizou-se um material que reproduz as caractersticas da alvenaria. Os reforos so feitos com tiras de materiais compsitos (fibra de elevada resistncia e polmeros) e conectores de confinamento. No relatrio de sntese de avaliao da primeira fase do projecto, pode ler-se, assim como no site da empresa, disponvel em www.stap.pt, que "o trabalho efectuado confirmou o interesse do sistema proposto e a sua eficcia. Este sistema de reforo ssmico de construes de alvenaria apresenta uma menor intrusividade e mais fcil reversibilidade quando comparado com sistemas convencionais de encamisamento e cintagem de paredes com rebocos armados". A apreciao global do trabalho realizado foi bastante

positiva como refere o relatrio: "Foi realizado um trabalho experimental significativo e de modo rigoroso, actividade fundamental num projecto de investigao aplicada que tem como objectivo o desenvolvimento de novas tecnologias para ao reforo ssmico de construes de alvenaria. O trabalho realizado constitui um desenvolvimento relevante num contexto mais geral que poder vir a conduzir aplicao futura do sistema em construes existentes". Numa segunda fase, o projecto prosseguiu sobre modelos representando um edifcio completo, escala 1:3. Nesta srie de ensaios o mtodo de reforo proposto foi comparado com os mtodos tradicionais, como a execuo de uma estrutura interior de beto armado, o beto projectado e os rebocos armados, entre outros. O projecto COMREHAB comeou a ser desenvolvido em 1998 e chegou sua concluso no final de 2001. A Stap elaborou, a propsito deste projecto, um conjunto de recomendaes resultantes dos estudos efectuados para o sistema. Isto porque com a experincia acumulada durante os quatro anos do projecto, a empresa portuguesa acaba de ganhar um capital de conhecimento que pode ser muito til a todas as empresas que se dedicam recuperao de edifcios.

20 i9 setembro 2002

PROJECTO

OLDRENDERS

Restaurar com conhecimento


O OLDRENDERS DEFINIU UM CONJUNTO DE METODOLOGIAS PARA A CARACTERIZAO E CONSERVAO DE ARGAMASSAS DE REVESTIMENTO DE EDIFCIOS ANTIGOS. COM ESTE PROJECTO, A STAP D MAIS UM PASSO NA EXCELNCIA PARA OBRAS DE CONSERVAO E RESTAURO.

As construes antigas representam uma parte muito considervel do edificado portugus. Tratam-se de edifcios que necessitam, ao longo da sua existncia, de obras importantes de conservao e restauro. Mas proceder a uma interveno num edifcio antigo no mesmo que intervir num imvel recente, principalmente quando se trata de um edifcio com valor histrico, que constitua Patrimnio Arquitectnico. Nestes casos fundamental conhecer o edifcio em pormenor, e no falamos apenas do ponto de vista histrico. imperativo deter um conhecimento aprofundado dos materiais existentes para que a interveno atinja os objectivos propostos sem se perder a autenticidade do edifcio. Uma realidade para a qual a Stap, uma empresa que exerce actividade no sector da construo e obras pblicas, circunscrita ao mbito da reabilitao, consolidao e modificao de edificaes e estruturas, tem vindo a alertar, desde a sua fundao em 1980. esta preocupao com o edificado portugus, que levou a empresa a lanar juntamente com o LNEC Laboratrio Nacional de Engenharia Civil do projecto OLDRENDERS, no mbito do programa EurekaEurocare. O consrcio apresentou uma candidatura ao abrigo do ICPME - Iniciativa Comunitria para Pequenas e Mdias Empresas, que foi aprovado e co-financiado em 60% atravs da Agncia de Inovao. O projecto OLDRENDERS tem em comum com o projecto COMREHAB o facto de ambos se centrarem nos edifcios antigos. No entanto, enquanto o projecto COMREHAB tem um mbito sobretudo estrutural, ao nvel do

comportamento estrutural do edifcio, o projecto OLDRENDERS centra a sua investigao nas argamassas que se utilizam nos revestimentos dos edifcios, nos rebocos e, acessoriamente, no refechamento das juntas, uma operao corrente de conservao de edifcios antigos. De facto, o projecto OLDRENDERS teve como objectivo a definio de metodologias para a caracterizao, reparao e manuteno de rebocos de edifcios antigos. Vtor Cias e Silva, presidente da Stap, a empresa promotora do projecto OLDRENDERS, justifica a importncia deste projecto referindo que "no assentamento de alvenarias, refechamento de juntas e rebocos, em construes que tenham valor histrico, devem ser utilizadas argamassas constitudas por materiais compatveis com os antigos. O uso do cimento portland , normalmente,

setembro 2002 i9 21

Telmo Miller

de excluir. No mbito do projecto OLDRENDERS, pretendeu-se desenvolver uma metodologia e linhas de orientao com vista formulao de materiais para aquele fim, baseados em ligantes tradicionais". Assim o projecto OLDRENDERS, (sendo que renders quer dizer revestimento de reboco), visou desenvolver e

aperfeioar no s as composies de materiais face s matrias primas que existem em diferentes regies de Portugal, mas sobretudo um mtodo de trabalho, que desse garantias dessa tal compatibilidade. "Ns desenvolvemos essa metodologia e portanto h um conjunto de procedimentos que passam pela caracterizao de um determinado edifcio, pelos ensaios que se podem fazer "in situ" ou em laboratrio, sobre amostras que se recolhem nos rebocos em presena nos edifcios. Partindo do conhecimento de quais as caractersticas que so relevantes nos materiais que esto no local, determinamos, primeiro, os valores dessas caractersticas. Depois procuramos ajustar a composio das argamassas de reparao ou substituio face s caractersticas medidas localmente, para que as argamassas de reboco e de revestimento de juntas que vierem a ser utilizadas em cada aplicao respeitem o princpio da compatibilidade com os materiais locais. Fundamental dar garantias das intervenes de manuteno no atentarem contra a autenticidade dos edifcios e terem um comportamento durvel", explica Vtor Cias e Silva. ABORDAGEM INOVADORA O aspecto de facto inovador sado do projecto OLDRENDERS, a abordagem. Quer isto dizer que neste projec-

METODOLOGIAS TEIS
O projecto OLDRENDERS teve como objectivo desenvolver uma metodologia global e sistemtica para guiar intervenes de conservao em edifcios antigos, no que diz respeito s argamassas de reboco e de refechamento de juntas. Ao longo deste projecto foram definidos critrios de deciso sobre a substituio das argamassas existentes ou a sua manuteno com operaes de conservao. Foram tambm estabelecidas exigncias especficas dos rebocos e dos refechamentos de juntas para edifcios antigos, tanto quanto possvel de forma quantificada e procurou-se desenvolver ou adaptar tcnicas experimentais adequadas verificao dessas exigncias. Foram testadas algumas composies simples para verificar as exigncias correspondentes a determinadas condies especficas, nomeadamente climticas e de tipo de suporte. Finalmente, atravs da introduo de correces s composies preparadas, procurou-se formular argamassas pr-doseadas com base em cal para rebocos e refechamento de juntas. A prossecuo dos objectivos referidos implicou trabalho de investigao e uma larga campanha experimental em laboratrio, mas fundamentou-se sempre, tambm, em trabalho de campo e no estudo de casos concretos. Esta abordagem, necessariamente multidisciplinar, permitiu reunir a informao necessria s intervenes de conservao e reparao de rebocos e de juntas de refechamento com argamassa e p-la disposio do meio tcnico, assim permitindo poupar os meios humanos e financeiros em actividades de investigao e experimentao isoladas e consequentemente com pouca capacidade para fazer avanar os conhecimentos.

22 i9 setembro 2002

Fotos: STAP

Telmo Miller

te. Isto permite reduzir o nmero de operaes feitas em estaleiro, conduzindo, desta forma, a uma maior qualidade do trabalho executado". Ainda de acordo com Vtor Cias e Silva, "o essencial deste projecto sobretudo a metodologia que pode ser aplicada nos mais variados casos. Passa pela realizao de ensaios para caracterizao de determinadas propriedades consideradas relevantes para as argamassas existentes no local da obra; procura-se, em seguida, formular ou acertar uma argamassa de substituio, tendo em conta os inertes, os agregados, as areias e a cal que se encontram naquele local e, tambm, as condies de aplicao. Para os casos de reabilitao correntes, o projecto permite desenvolver vrias argamassas que podem ser pr-doseadas e fornecidas obra j standarizadas. Neste caso h ainda a considerar uma melhor relao qualidade/preo". ANLISE INDIVIDUAL Foram identificadas vrias metodologias a seguir no projecto OLDRENDERS, mas convm no esquecer que, em edifcios com valor enquanto patrimnio arquitectnico, cada caso um caso. Para Vtor Cias e Silva " fundamental proceder, em qualquer das situaes, a uma anlise preliminar, identificar as zonas homogneas e os pontos mais representativos". O mesmo responsvel deu alguns exemplos que permitem compreender melhor a gnese das metodologias definidas: Em primeiro lugar necessrio identificar zonas homogneas, se existem rebocos com a mesma idade ou feitos com os mesmos materiais; em seguida procede-se a ensaios in situ ou ento realiza-se a recolha de amostras para anlise laboratorial e/ou procede-se anlise estratisgrfica, ou seja, verifica-se as diferentes camadas de reboco. Para o responsvel pelo OLDRENDERS quase como realizar "uma cirurgia epiderme do edifcio". A operao seguinte passa pelo levantamento e caracterizao das argamassas pr-existentes. Segundo Vtor Cias e Silva, "depois de se ter delimitado as diferentes zonas do edifcio, necessrio fazer o levantamento e caracterizao das argamassas dessas zonas. Nesta altura dispe-se de elementos para fazer uma espcie de um anteprojecto de apresentao, ou seja, como se quer que o edifcio aparea, visualmente. Nesta altura surgem trs hiptese: quais as zonas a consolidar; definir as solues de pintura e definir as zonas a substituir. nesta fase que vo ser necessrias as argamassas. Ento surge a especificao das argamassas de substituio. Aqui definem-se os requisitos de desempenho ou performance e de compatibilidade com os materiais que j l esto". Mas o trabalho no termina aqui, como explica Vtor Cias e Silva. "Aps as tarefas iniciais necessrio fazer

Telmo Miller

to, para alm de se fazer a anlise "in situ" ou em laboratrio, tambm se conseguiu apurar um conjunto de indicaes para formulaes de argamassas especficas. Vtor Cias e Silva, responsvel pelo OLDRENDERS, explica, referindo que uma das operaes que se procurou apurar ao longo do projecto "foi desenvolver um conjunto de frmulas de argamassa que fossem mais ou menos standartizadas e pudessem ser produzidas em srie e posteriormente fornecidas obra, totalmente concludas. A vantagem deste tipo de argamassas que basta juntar gua e utilizar em vez de se estar na obra a aprovisionar materiais e a fazer essas misturas localmen-

setembro 2002 i9 23

a elaborao das formulaes da argamassa, seguidas de ensaios laboratoriais e de aplicao em obra para avaliar se a formulao j feita satisfaz ou no. Se no satisfaz necessrio fazer nova formulao, se sim passo frente e posso fazer um projecto. Neste projecto pode ser necessrio confirmao das zonas a consolidar e especificao dos consolidantes assim como o projecto de reintegrao cromtica, informaes que vo completar o projecto final". Este tipo de trabalho pressupe uma filosofia e mtodos prprios de interveno logo partida. "Defendemos uma filosofia de conteno, ou seja, procuramos fazer o menos possvel para no danificar a obra". Intervir numa obra de conservao e restauro de patrimno arquitectnico pressupe igualmente um conhecimento aprofundado dos materiais e tecnologias de construo recentes e antigas. Da que as equipas de trabalho sejam sempre multidisciplinares, compostas por cientistas, arquelogos, historiadores de arte, arquitectos, gelogos, entre outros. Mas a explicao deste responsvel diz respeito apenas a uma das metodologias definidas no projecto OLDRENDERS. Em obras de reabilitao mais comuns pode seguir-se tambm uma metodologia simplificada, desta feita com constituintes standarizados, "onde escolho uma argamassa parecida com o que j l est. No sendo necessrio procurar ou fazer grandes ensaios". O projecto OLDRENDERS, concludo em 2001, teve a participao de vrias entidades, como sejam o LNEC, a Monumenta, a Oz, a Universidade de Ljubljana e o Instituto da Engenharia Civil ZRMK da Eslovnia, assim como o Laboratrio Central de Estructuras y Materiales, CEDEX de Madrid e o BRE no Reino Unido. A participao da Stap prendeu-se com o desenvolvimento e produo de rebocos experimentais, contribuindo para a investigao, com base na experincia da firma em materiais de reparao. A Stap foi coadjuvada por duas empresas do mesmo grupo, a Oz, que se dedica rea do diagnstico e controlo de qualidade atravs de ensaios no destrutivos, e a Monumenta, a empresa do grupo exclusivamente vocacionada para as construes antigas. A Oz participou nos ensaios de campo, interessando-lhe familiarizar-se e eventualmente, participar no desenvolvimento e aperfeioamento de tcnicas para a caracterizao das propriedades dos rebocos antigos e o controlo de qualidade da produo e aplicao de rebocos de substituio. Finalmente, o contributo da Monumenta est relacionado com o trabalho de manuteno, reparao e reabilitao em edifcios antigos, contribuindo para pesquisa, atravs da aplicao em obra, das metodologias desenvolvidas pelo LNEC e dos materiais desenvolvidos pela Stap.

STAP: 22 ANOS DE EXPERINCIA


A Stap foi fundada em 1980 para exercer actividade no sector da construo e obras pblicas. A vocao da empresa foi, partida, assumidamente circunscrita ao mbito da reabilitao, consolidao e modificao de edificaes e estruturas, envolvendo um elevado grau de especializao e recurso a tecnologias avanadas. Tendo em vista a prestao de servios nesta rea, a Stap tem vindo a adquirir saber-fazer e equipamento, e a constituir um ncleo de pessoal especializado, capaz de aplicar em obra diversas tcnicas de reparao, reforo, consolidao, proteco, e modificao de estruturas e fundaes. A experincia acumulada ao longo de 22 anos de actividade, os meios humanos e materiais reunidos e o conhecimento do mercado, permitiram Stap consolidar a sua posio como prestadora de servios de elevada tecnicidade na rea da reabilitao das construes e estruturas. O ano de 1996 foi caracterizado pelo incio do estabelecimento do Sistema de Garantia de Qualidade, com vista certificao da empresa nos moldes das normas ISO 9002. Tal esforo, que absorveu meios humanos e financeiros significativos, considerado pelo conselho de administrao de importncia estratgica para a empresa, dada a elevada especializao e contedo tecnolgico dos servios oferecidos. Os seus efeitos tm-se vindo a sentir, permitindo o reforo da posio da empresa no segmento de mercado em que actua. A Stap entende ser sua misso contribuir para o progresso da sociedade e do pas, entendido como a melhoria da qualidade de vida das pessoas, acompanhada duma melhor salvaguarda do patrimnio cultural e natural comum. Essa contribuio dada das seguintes formas: 1. Prestao de um servio de qualidade, que permita ou ajude a resolver as questes que se colocam na esfera de conhecimentos especializados da empresa, servindo o melhor possvel os interesses dos seus Clientes. 2. Ampliao do potencial de interveno da empresa, atravs da aquisio de mais conhecimentos, criao, apropriao e desenvolvimento de novas tcnicas e materiais, melhoria dos meios humanos e de equipamento disponveis. 3. Criao e distribuio de riqueza e bem-estar, atravs da libertao de rendimentos, atravs da criao e manuteno de postos de trabalho e atravs do apoio s instituies de solidariedade. 4. Criao de oportunidades de realizao pessoal e profissional dos seus colaboradores, proporcionando-lhes estabilidade de emprego e um bom ambiente de trabalho.

24 i9 setembro 2002

PROJECTO

LPLTPM
Inovar para criar marcas prprias
DESENVOLVIDO PELA F. LIMA EM PARCERIA COM O ICTPOL, O PROJECTO LPLTPM TEVE COMO BASE O DESENVOLVIMENTO DE UMA LINHA DE PRODUTOS PARA LIMPEZA E TRATAMENTO DE PAVIMENTOS DE MADEIRA. COM ESTE PROJECTO, FOI POSSVEL EMPRESA ADQUIRIR COMPETNCIAS INTERNAS PARA VENCER A CONCORRNCIA NO DISPUTADO MERCADO DE GRANDE CONSUMO.

Com capital 100% portugus, a F. Lima S.A. opera no mercado nacional tendo como principal objectivo o marketing e distribuio de produtos de grande consumo. A empresa comercializa um leque diversificado de produtos, sendo a Novycera uma das suas principais marcas. Novycera a primeira marca de cera para pavimentos no mercado portugus e a segunda marca no segmento de produtos para mveis. Os seus grandes concorrentes encontram-se entre as marcas multinacionais presentes em Portugal. Apesar desta forte posio no mercado, a anlise da envolvente estratgica da marca denotava fortes problemas na manuteno de sua posio. Dessa anlise ressaltava que o grande ponto fraco da marca era o de gerar novos produtos que permitissem acompanhar as novas necessidades dos consumidores e as novas tendncias do mercado. Com efeito, a F. Lima no lanava um novo produto no mercado h mais de trs anos. "O problema estava localizado no na nossa capacidade de descobrir e antecipar as necessidades do consumidor e ter ideias sobre novos produtos a desenvolver, mas sim no know-how cientfico e tecnolgico que nos permitisse passar das ideias aos produtos", afirma o director de marketing da F. Lima, Joo Pilo. Num mercado de grande consumo, extremamente dinmico, este problema acabaria por afectar a mdioprazo a posio da marca. neste contexto que surge o projecto LPLTPM (Linha de Produtos para Limpeza e Tratamento de Pavimentos de

Madeira), co-financiado pela Agncia de Inovao atravs do programa ICPME. O projecto tinha partida dois grandes objectivos. O primeiro era desenvolver produtos que permitissem, marca Novycera, o reforo da sua posio no mercado. "Por outro lado, pretendamos adquirir o know-how necessrio que permitisse ao nosso departamento de Investigao & Desenvolvimento continuar a desenvolver novos produtos e acompanhar a evoluo das exigncias dos consumidores", revela Joo Pilo. Para alm do know-how na vertente tecnolgica, era tambm crucial para a F. Lima obter conhecimentos intrnsecos ao processo e metodologia de desenvolvimento de um produto. A parceria com o ICTPOL - Instituto de Cincia e Tecnologia de Polmeros surge assim de "forma natural".

setembro 2002 i9 25

Telmo Miller

INOVAO NO MERCADO A partir da sistematizao das necessidades identificadas junto dos consumidores e da definio dos objectivos a atingir, em termos de propriedades e caractersticas pretendidas, procedeu-se especificao bsica de cada um dos produtos, nomeadamente ao nvel dos principais componentes. "O ICTPOL ficou responsvel por parte do estudo das formulaes. Com equipamento cientfico adequado, estudamos correlaes entre a composio e a performance dos produtos formulados", revela Joo Bordado, professor associado do Instituto Superior Tcnico e investigador do ICTPOL. No mbito do LPLTPM foram desenvolvidos trs novos produtos para limpeza e tratamento de pavimentos de madeira. Esses produtos so: Restaurador de soalho envernizado; Limpador de Pavimentos de Madeira e Cera Acrlica de Alta Resistncia. Em termos de inovao de produto, pode-se apontar a inexistncia de um restaurador para pavimentos de madeira (apenas existe um restaurador para mveis de madeira). "A ausncia de uma produo nacional, no mbito dos produtos para limpeza de pavimentos de madeira, outro factor de diferenciao apontado pelo director de marketing da F. Lima, "uma vez que aqueles

que existem no mercado so produzidos por multinacionais". Saliente-se ainda a inexistncia no mercado de ceras acrlicas com as caractersticas de alta resistncia pretendidas. "Este ltimo aspecto de extrema importncia, uma vez que quanto mais resistente for o produto passagem sem ocasionar riscos, menos aplicaes so necessrias para corrigir o problema e mais fcil se torna a remoo das camadas quando necessrio, acabando por retardar este processo", refere ainda Joo Pilo. O restaurador de soalho destina-se a pavimentos envernizados que se apresentam riscados e com falta de brilho, tendo por objectivo a restituio do seu aspecto original. Atendendo s vrias cores existentes em chos de madeira, foram desenvolvidas as seguintes tonalidades: Claro/Mdio e Mdio/Escuro. Aqui partiu-se do pressuposto de que o produto a desenvolver teria caractersticas semelhantes a um elemento j existente na gama da F. Lima e que complementasse o conjunto de produtos destinados ao tratamento de chos em madeira. "Procuramos desenvolver um produto que permita disfarar os riscos e recuperar o brilho dos pavimentos envernizados, uma vez que estes adquirem um aspecto bao e riscado ao longo do tempo", explica o director de marketing da F. Lima. A composio bsica do mesmo conta com leos e parafnicos em cerca de 70% do seu volume, aos quais foram adicionadas outras substncias, como o silicone, com o propsito de tornar os riscos do pavimentos menos notrios. No processo de desenvolvimento do limpador de cho "havia que assegurar quais as caractersticas fundamentais o produto necessitaria ter, de forma 'levar' o consumidor, possivelmente com hbitos de utilizao de outro produto concorrente, a compr-lo", salienta Joo Pilo. Tendo em considerao este factor, as caractersticas deste produto prendem-se com a capacidade de limpeza, assim como com a restituio do brilho natural da madeira e facilidade de utilizao. Direccionado para a limpeza de pavimentos de madeira encerados ou envernizados, procurando remover a sujidade e as manchas acumuladas sem atacar o tratamento pr-existente e danificar a madeira, a composio bsica deste limpador uma mistura de tensioactivos e emulses de silicone. "Ao contrrio dos actualmente existentes no mercado, este produto no contm sabo, em virtude deste ltimo causar, com a continuidade das

em termos de inovao de produto, pode-se apontar a inexistncia de um restaurador para pavimentos de madeira (apenas existe um restaurador para mveis de madeira nacional)
26 i9 setembro 2002

Telmo Miller

utilizaes, atenuaes do brilho", revela Joo Pilo. de referir que este produto o nico que ainda no foi introduzido, o seu lanamento est para breve. Por fim, a cera acrlica est vocacionada ao acabamento superficial de pavimentos de madeira, ao mesmo tempo que protege e restitui o brilho do pavimento. No desenvolvimento desta cera, obteve-se com sucesso uma elevada capacidade de resistncia passagem sem ocasionar riscos e perda de brilho, evitando, desta forma, as sucessivas aplicaes. Este produto tem por base uma emulso acrlica adicionada de agentes modificadores do brilho e agentes plastificantes para uma maior resistncia ao risco e para a fcil obteno de um brilho duradouro. de referir que a cera acrlica est direccionada para a rea industrial. METODOLOGIAS DE ENSAIO O projecto adoptou uma metodologia de "Benchmarketing" tendo-se definido uma srie de passos intermdios correspondentes a optimizaes parciais dos diferentes aspectos da performance. "Foi, claro, necessrio definir uma srie de etapas e tambm objectivos quantificados quanto ao comportamento dos produtos na aplicao", refere Joo Bordado. O passo seguinte foi a identificao e aquisio das matrias-primas, consumveis e equipamentos necessrios preparao das amostras e respectivos ensaios. "A metodologia de desenvolvimento das formulaes baseou-se, numa primeira fase, na pr-afinao destas relativamente aos componentes principais e respectivos ensaios de aplicao e performance em substratos adequados", revela o responsvel do ICTPOL. A esta fase seguiu-se a afinao das formulaes quanto aos componentes secundrios. De acordo com Joo Bordado, "o processo de desenvolvimento foi iterativo com progressiva afinao de cada uma das caractersticas pretendidas. Foram estudados com cuidado os aspectos ligados reologia, tenso superficial dos componentes, tendo-se sempre o cuidado de utilizar compostos qumicos sem riscos para os futuros utilizadores". Todo o trabalho foi orientado atravs da realizao de ensaios comparativos, entre o produto que antes existia, a principal ou principais marcas concorrentes no mercado e a nova frmula. "Efectuamos ensaios fsico-qumicos para conhecer as caractersticas dos produtos, em teor de slidos, pH, viscosidade, densidade, cor, odor e aspecto. A partir dos resultados obtidos, seleccionamos o tipo de matria-prima a utilizar, para a elaborao das frmulas", revela Joo Bordado do ICTPOL. Atravs destes testes procurou-se igualmente caracterizar a "performance" de cada um dos produtos concorrentes identificados. Uma vez seleccionadas as melhores amostras referentes a

cada uma das formulaes, procedeu-se respectiva aplicao numa panplia de substractos, por forma a avaliar-se o desempenho das amostras em substractos com vrios tipos de acabamento (ceras, vernizes acrlicos ou poliuretano). Por fim, seleccionou-se a amostra que mais se aproximava dos requisitos pr-definidos. Finalmente, prepararam-se amostras industriais para ensaios com os produtos em condies reais, e respectivos ensaios de capacidade, por forma a detectar possveis alteraes e poder-se proceder respectiva correco atempadamente. No que se refere cera acrlica, os resultados obtidos revelaram propriedades anti-deslizantes, para alm de uma elevada resistncia utilizao de gua e detergentes, assim como s pisadas, sujidade e aos riscos produzidos pelos sapatos. No desenvolvimento do limpador de cho foi preciso adquirir um equipamento destinado especificamente para os ensaios das formulaes deste produto, embora o mesmo tenha sido igualmente utilizado no desenvolvimento dos restantes produtos. "A necessidade deste aparelho prendeu-se, numa primeira fase, com a necessidade de averiguao da natureza dos tensioactivos presentes em cada uma das marcas pr-seleccionadas da concorrncia", afirma Joo Bordado.

setembro 2002 i9 27

Telmo Miller

Neste projecto, para alm da aquisio de alguns equipamentos, a F. Lima procedeu contratao de profissionais qualificados para o seu Departamento de I&D. Estes acabaram por ser integrados nos quadros da empresa. "Hoje, o nosso Departamento de I&D detm competncias quer permitiro encarar o futuro da marca com outras perspectivas e continuar a dotar a marca de capacidade concorrencial", revela Joo Pilo. Em consequncia existem j uma srie de outros projectos e novas necessidades que foram detectadas nos estudos de mercado e que j esto a ser desenvolvidos pelo departamento de I&D da F. Lima.

F. LIMA: INOVAR VENCER


Em 1916 surgia, no Porto, a sociedade comercial F. Lima & Companhia. Das mos de Filinto Augusto Lima e Carlos Terroso nascia uma empresa para explorao do comrcio de comisses e consignaes sem conta prpria. Com a sada do scio Carlos Terroso, em 1925, cria-se a F. Lima & Ca. Sucr. Ao Longo destes 86 anos grandes multinacionais introduziram suas marcas no mercado portugus atravs da F. Lima. Entre estas destaca-se a Gillette, primeiro sucesso de vendas da empresa, da Wander (Ovomaltine e pasta dentfrica Mexll), Heinz, Opilca, produtos de higiene para bebs Johnson & Johnson, Super Cola 3 e WC Pato, entre muitas outras. Produtos que acabaram, atravs da actuao da F. Lima, por tornar num xito de marketing e vendas. Tambm para F.Lima a relao com essas multinacionais foi uma fabulosa via de adquirir todo o Know How que a empresa hoje detm. Em permanente evoluo, a actividade da F. Lima tem sido marcada pela diversificao de reas de negcio e pela aquisio de outras marcas. "A nossa misso construir marcas, todos os produtos so copiveis, as marcas no o so", afirma o director de marketing da F. Lima, Joo Pilo. Desde 1990, que a estratgia da F. Lima passa pela aquisio de produtos de marca prpria. As representaes representam hoje apenas 15% do volume de negcios da empresa. "Qualquer novo produto fabricado ou distribudo pela F. Lima, entra no mercado com a chancela da experincia e know-how que a empresa oferece", garante Joo Pilo. Hoje, em praticamente todos os mercados onde a F. Lima opera e detm posies cimeiras, os seus concorrentes directos so marcas e empresas multinacionais. Em 2001 a empresa atingiu um volume de facturao que ronda os 40 milhes de euros tendo planos de crescimento para os prximos anos acima dos 20% ao ano.

De referir ainda que o equilbrio de funes do limpador de cho - limpar sem agredir a madeira - imps restries quanto ao tipo de matria-prima a inserir no produto. Desta forma, toda a formulao foi concebida para que a eliminao de manchas difceis fosse atingida com a aplicao do produto na forma concentrada. Para as funes mais rotineiras, como a restituio do brilho/eliminao do p ou coto, a aplicao mais correcta deste limpador na forma diluda. IMPACTO NA EMPRESA De acordo com Joo Pilo, os trs produtos, j desenvolvidos com sucesso, vo proporcionar marca uma capacidade de se defrontar no mercado que no possua at ento". Dois destes produtos j foram introduzidos no mercado com xito, o que obriga a empresa a contnuos reforos de produo. "A adeso do consumidor a estes novos produtos veio confirmar quer a janela de oportunidade detectada, quer o sucesso das frmulas encontradas", afirma o director de marketing da F. Lima. A parceria com o ICTPOL permitiu ainda uma transferncia de tecnologia e aquisio de know-how que no existia antes na empresa. "O projecto pode ser considerado um bom exemplo de cooperao entre uma unidade industrial e um organismo de investigao, em que a complementaridade de experincia e uma muito boa cooperao cientifica e tecnolgica permitiram atingir resultados muito positivos", assegura Joo Bordado.

28 i9 setembro 2002

Telmo Miller

PROJECTO

PARIS

PARIS, a aposta na Qualidade


O INSTITUTO PEDRO NUNES E A POCERAM JUNTARAM-SE EM CONSRCIO PARA DESENVOLVER O PROJECTO PARIS, QUE RESULTOU NUM SISTEMA DE INSPECO AUTOMTICA QUE AVALIA A QUALIDADE DE PAVIMENTOS E REVESTIMENTOS. Seja qual for a actividade desenvolvida, a qualidade dos produtos ou servios prestados essencial sustentabilidade e crescimento de uma empresa. Por qualidade entende-se no s a excelncia de um produto, mas tambm se esse produto atinge os nveis de exigncia primeira. Isto , um dos medidores de qualidade passa pelo factor erro e pelo tempo necessrio para atingir essa "perfeio". Imaginemos uma empresa que produz e comercializa um determinado produto. Se esse produto apresentar erros de fabrico, fundamental que seja repetido at cumprir os objectivos a que se prope, sob pena de se perder o cliente. Essa repetio implica mais horas de trabalho para o mesmo produto e tambm maior gasto de material, alm de transmitir uma imagem menos "boa" da empresa que o fornece. Estes factores tm, obviamente, implicaes na facturao. A conscincia desta realidade levou ao desenvolvimento do projecto PARIS - Sistema de Inspeco por Ressonncia Acstica para Controlo de Qualidade de Pavimentos e Revestimentos. Como o prprio nome indica, este projecto tem como objectivo primordial o controlo da qualidade dos produtos cermicos, nomeadamente pavimentos e revestimentos. De acordo com Jaime Santos responsvel pelo projecto PARIS, "verifica-se com alguma frequncia reclamaes por partes dos clientes bem como devolues das encomendas por se verificarem defeitos estruturais que no so detectados pelos operadores de escolha dos produtos. Naturalmente, isto tem um grande impacto ao nvel da imagem da empresa com os consequentes prejuzos que da advm". Mas como surge este projecto? O PARIS nasce a partir de um projecto desenvolvido no Instituto Pedro Nunes, submetido FCT, sendo depois transferido por esta instituio para a Agncia de Inovao por se tratar essencialmente de um projecto de desenvolvimento tecnolgico. A Agncia de Inovao procedeu, por sua vez, a alguns contactos com o objectivo de identificar potenciais

setembro 2002 i9 29

o projecto consiste no desenvolvimento de um sistema de inspeco automtica e em tempo real, recorrendo tcnica de ressonncia acstica, com vista caracterizao de pavimentos e revestimentos
empresas interessadas em formar com o Instituto Pedro Nunes um consrcio para o desenvolvimento deste projecto. Foi assim que surgiu a POCERAM, uma empresa de produo de revestimentos e pavimentos cermicos, claramente interessada em melhorar o seu processo de produo. A designao PARIS provm do ttulo do projecto: "Sistema de Inspeco por Ressonncia Acstica para Controlo de Qualidade de Pavimentos e Revestimentos". "Este ttulo poderia ser mais curto sem que o sentido seja alterado. Assim se se escrever: "Sistema de Inspeco por Ressonncia Acstica para Pavimentos" e considerar apenas as letras maisculas lidas da direita para a esquerda surge o termo PARIS", explica Jaime Santos do Instituto Pedro Nunes em Coimbra. O projecto PARIS teve incio em Fevereiro de 2000 e foi concludo, com sucesso, em Setembro de 2001 AS VANTAGENS DO PARIS O projecto consiste no desenvolvimento de um sistema de inspeco automtica e em tempo real, recorrendo tcnica de ressonncia acstica, com vista caracterizao de pavimentos e revestimentos. Concretamente, pretende-se com o PARIS, avaliar a qualidade final dos referidos produtos, nomeadamente se estes apresentam ou no fissuras internas. De acordo com Jaime Santos, "as grandes potencialidades do equipamento desenvolvido, residem na sua capacidade em detectar defeitos sub-superficiais (para alm dos verificados superfcie), tais como: fissuras, porosidade elevada, incluses, entre outras. Como sabido, a escolha dos produtos com defeitos estruturais feita por operadores humanos. Estes operadores conseguem detectar fissuras superficiais caso estas no apresentem dimenses muito reduzidas, no entanto, danos de reduzidas dimenses no so em geral observados e claro que o operador no possui qualquer meio para testar a integridade do produto a nvel interno. O cansao e a rotina dos operadores de escolha so factores determinantes para as frequentes falhas verificadas". Ainda de acordo com o mesmo responsvel, "o equipamento desenvolvido, para alm das aplicaes e vantagens mencionadas, permite uma permanente repetibili-

30 i9 setembro 2002

Fotos: Instituto Pedro Nunes

INOVAO PARA A QUALIDADE


O projecto PARIS consiste no desenvolvimento de um sistema de inspeco automtica e em tempo real, recorrendo tcnica de ressonncia acstica, com vista caracterizao de pavimentos e revestimentos. Mais concretamente, pretende-se com este projecto, avaliar a qualidade final dos referidos produtos, nomeadamente, se estes apresentam ou no fissuras internas. A deteno destas deficincias ditar a rejeio imediata do produto, com os naturais benefcios para a empresa tanto do ponto de vista econmico como de imagem perante os clientes. O sistema requer o desenvolvimento dos seguintes mdulos: Caracterizao e aquisio de transdutores ultrassonoros para a gerao e recepo de ondas acsticas; Gerador de sinal, que tem por objectivo a excitao do tradutor emissor. Este deve permitir a seleco da amplitude do sinal e da gama de frequncias a enviar ao transdutor emissor, Placa de aquisio de sinais. Tem por objectivo proporcionar uma inspeco em tempo real. Para o efeito deve possuir uma elevada taxa de amostragem; Algoritmos, que so necessrios para tomadas de deciso do tipo aceitarejeita e montagem e teste de um prottipo na cadeia de produo.

dade do processo de controlo, contribuindo para aumentar a qualidade dos produtos sada das empresas bem como a imagem das mesmas. Naturalmente, os benefcios so elevados nestas circunstncias". FASES DISTINTAS DE INVESTIGAO Ainda que parea lgico e fcil de concretizar, o projecto PARIS implicou um elevado desenvolvimento tecnolgico e uma equipa permanente a trabalhar at se chegar a um prottipo que cumprisse os objectivos propostos. Jaime Santos, explicou I9 que o projecto PARIS passou por quatro fases distintas e importantes, necessrias para se alcanar o tal prottipo funcional. "A fase que considero como a mais importante foi dedicada pesquisa da metodologia mais conveniente para o objectivo em causa; a escolha dos transdutores a usar; o projecto e desenvolvimento dos sensores. O projecto e desenvolvimento dos sensores constituiu a aco mais demorada e trabalhosa desta primeira fase, revela Jaime Santos. A segunda fase envolveu o projecto e desenvolvimento

de equipamento de gerao e deteco de sinais ultrasnicos. Havia necessidade em gerar sinais com uma gama de frequncias que se adequasse banda de resposta dos sensores produzidos. Foi necessrio, tambm, desenvolver amplificadores que proporcionassem sinais com nveis detectveis. Esta necessidade advm das mltiplas reflexes verificadas no sensor o que leva a grandes perdas de sinal em termos de amplitude, conduzindo a uma transmisso para o meio a inspeccionar que uma fraco muito reduzida da amplitude do sinal produzido. O posicionamento dos sensores sobre os pavimentos e revestimentos foi, tambm, alvo de estudo, projecto e desenvolvimento. Para tal foram usados motores de passo a passo que permitem um posicionamento rigoroso e so fceis de controlar. Outros sensores fazem parte integrante do equipamento e tem por objectivo controlar todo o processo de inspeco e deteco de anomalias. A terceira fase envolveu o desenvolvimento de software, com a implementao de algoritmos de controlo dos sistemas, aquisio de informao proporcionada pelos sensores e tomada de deciso quanto ao estado dos pro-

setembro 2002 i9 31

Fotos: Instituto Pedro Nunes

dutos inspeccionados (deciso do tipo aceita-rejeita). A quarta e ltima fase, envolveu essencialmente a construo de um prottipo com a montagem dos diferentes mdulos desenvolvidos bem como toda a estrutura mecnica de suporte. O equipamento sado do Projecto PARIS bastante complexo, sendo composto na sua essncia por quatro subsistemas: dois com funes de controlo e que so semelhantes, um cujo objectivo proporcionar uma rotao de 90 aos produtos a inspeccionar e, um outro com a finalidade de identificar os produtos em mau estado. Os dois subsistemas gmeos mencionados (um a montante e outro a jusante da linha de transporte) englobam um par de sensores cada. Quando o pavimento passa sob o primeiro par de sensores feita uma primeira avaliao do estado do produto. Esta avaliao realizada segundo uma nica direco que transversal direco do movimento dos pavimentos. Caso exista algum dano este imediatamente assinalado no monitor do computador. importante realar que apenas fissuras que no apresentem um andamento paralelo direco de propagao dos sinais sero detectadas nesta fase. Posteriormente, os pavimentos so objecto de rotao para se poder avaliar completamente os referidos produtos. Entram no segundo subsistema gmeo e so, uma vez mais, inspeccionados. Caso em qualquer dos subsistemas gmeos tenha sido detectado um defeito, o computador produz uma ordem imediata de rejeio do

produto. Nestas circunstncias entra em aco o quarto subsistema, constitudo por um cilindro pneumtico, que produz uma marca sobre o pavimento para mais tarde ser retirado da linha", explica Jaime Santos. FUTURO OBRIGA TRANSFERNCIA DE TECNOLOGIA O projecto PARIS foi concludo com sucesso. Agora fundamental que o projecto no fique na gaveta nem circunscrito empresa de produo de revestimentos e pavimentos cermicos, POCERAM. Para o pai deste projecto, o futuro do PARIS risonho "se as empresas do sector e no s se empenhem em produzir com qualidade. Se tal se verificar tero necessidade de usar um equipamento deste gnero". Jaime Santos alerta ainda para o facto de que este equipamento tem implicaes em outros materiais, metlicos e no metlicos, podendo por isso ser utilizado em diversos outros produtos. No entanto refere, "a minha experincia diz-me que no fcil convencer as empresas a investir em tecnologia para melhor os ndices de qualidade, muito menos em tecnologia nacional, preferindo muitas vezes comprar no exterior produtos mais caros de igual ou inferior qualidade". O projecto PARIS, co-financiado pela Agncia de Inovao, implicou um investimento total da ordem dos 18 mil contos (perto de 90 mil euros).

QUASE TRS DCADAS DE EXPERINCIA


A Poceram - Produtos Cermicos S.A., uma empresa portuguesa de capitais privados que fabrica produtos cermicos de pavimento e revestimento em pasta branca desde 1973. A Poceram situa-se em Cernache no concelho de Coimbra. A actividade da empresa baseia-se na poltica da qualidade implementada que visa articular e integrar os instrumentos de gesto com a inovao tecnolgica, bem como assegurar o envolvimento e a motivaes de todos os colaboradores na melhoria do seu desempenho para melhor responder s necessidades dos seus clientes.

32 i9 setembro 2002

Fotos: Instituto Pedro Nunes

PROJECTO

ENFITERE

Enfitere traz novas aplicaes para os Materiais Compsitos


CO-FINANCIADO NO MBITO DO PROGRAMA ICPME, O PROJECTO ENFITERE TEVE COMO UMA DAS IDEIAS BASE O ALARGAMENTO DO MERCADO DE ESTRUTURAS PRODUZIDAS POR ENROLAMENTO FILAMENTAR. LIDERADO PELA VIDROPOL E DESENVOLVIDO EM PARCERIA COM O DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE POLMEROS DA UNIVERSIDADE DO MINHO E O INEGI - INSTITUTO DE ENGENHARIA MECNICA E GESTO INDUSTRIAL, ESTE PROJECTO TEVE A DURAO DE ANO E MEIO, COM INCIO EM JANEIRO DE 2000.

Os materiais compsitos de matriz termoplstica reforada com fibras tm sido utilizados com grande sucesso nos ltimos anos, especialmente nas indstrias aeronutica e aeroespacial. Para alm do seu processamento no envolver reaces qumicas, as principais vantagens destes materiais incluem a sua excelente tenacidade e durabilidade, sendo ainda de fcil armazenagem, reparao e reciclagem.

Este novo sistema, embora apresente vantagens evidentes, muito recente a nvel mundial e inexistente no nosso pas. O elevado custo associado fuso do polmero ou ao uso de solventes para a impregnao de fibras contnuas com matrizes termoplsticas tem impedido o alargamento da aplicao destes materiais a mercados de grande difuso. Nos ltimos anos, novos esforos tm sido desenvolvidos neste campo.

setembro 2002 i9 33

Telmo Miller

OS TOWPREGS A mquina desenvolvida para fabrico de "towpregs" (ver fig.1) constituda por cinco partes: armazenamento de mechas de fibras ("Rovings"); espalhamento de fibras, alimentao e deposio do polmero, aquecimento e enrolamento final. As bobinas de mechas de fibras, colocadas na estante de armazenamento, so desenroladas, sendo as fibras separadas em filamentos na unidade de espalhamento por meio de ar comprimido. Os filamentos so depois conduzidos para uma cmara de deposio onde o p termoplstico , ento, depositado de ambos os lados da mecha de fibra e o excedente "recirculado". Finalmente, aps a passagem da mecha com o termoplstico depositado (pr-impregnado) por um forno, cujo objectivo garantir a necessria adeso do polmero, o material acabado arrefecido ao ar e enrolado na bobina final. Antnio Torres Marques, professor associado da Faculdade de Engenharia do Porto e investigador do INEGI, salienta que "neste processo, a deposio feita sem recurso a sistemas de conduo elctrica, o que permite uma boa adeso do p termoplstico sobre uma grande variedade de tipos de fibras de reforo". Relativamente ao equipamento tradicional, a mquina desenvolvida apresenta ainda um novo sistema de armazenamento de fibras que permite a utilizao de bobinas de uso corrente, mais baratas. "Outra alterao importante", refere Antnio Torres Marques, "foi a eliminao do sistema de tensionamento de fibras, o que permitiu reduzir o nmero de motores elctricos e eliminar os respectivos sistemas de controlo". Este processo de obten-

Recentemente, um projecto desenvolvido em Portugal, no mbito do programa PRAXIS XXI, permitiu criar um equipamento para a produo em contnuo e a baixo custo, de "towpregs", mechas de fibras pr-impregnadas com termoplstico em p. na sequncia deste projecto que surge o ENFITERE, cujo objectivo permitir a aplicao industrial do "towpreg" de matriz termoplstica, na produo de tubos por enrolamento filamentar. Com a durao de ano e meio, o projecto, liderado pela Vidropol, foi desenvolvido em parceria com o Departamento de Engenharia de Polmeros da Universidade do Minho e o CEMACOM, unidade de materiais compsitos do INEGI - Instituto de Engenharia Mecnica e Gesto Industrial e foi co-financiado em 55 531 contos (277 655 euros), cobrindo quase 70% dos custos.

34 i9 setembro 2002

Telmo Miller

Fig.1 - Esquema da mquina para fabrico de "towpregs".

Fig. 2 Esquema do novo sistema de enrolamento filamentar usado.

o dos "towpregs" foi j registado como patente nacional, encontrando-se ainda a decorrer o processo para o patentear internacionalmente. MUDANAS NA LINHA DE PRODUO Tal evoluo chamou a ateno dos responsveis da Vidropol. Surge ento a parceria entre o INEGI, a Universidade do Minho e a empresa, tendo incio o ENFITERE e a preparao para o fabrico por enrolamento filamentar de produtos industriais com base nos "towpregs". A tcnica de enrolamento filamentar permite criar estruturas compsitas de fibras longas e orientadas com grande resistncia mecnica, rigidez e leveza. No processo tradicional a utilizao de matrizes termoendurecveis em aplicaes como tubagens estruturais e reservatrios de presso bem conhecida. Atravs de sistemas de tenso e guia, as fibras so enroladas num mandril sob condies controladas. Sistemas de "imerso completa" ou "cilindro de transferncia" impregnam e controlam a quantidade de resina nos filamentos. Os filamentos impregnados so ento enrolados em vrias camadas no mandril rotativo com auxlio da mquina automatizada de enrolamento filamentar. No projecto ENFITERE, aps a caracterizao e seleco da matria-prima a ser utilizada - tarefa que coube ao Departamento de Engenharia de Polmeros da Universidade do Minho - por forma a optimizar as condies de produo de pr-impregnados de matriz termoplstica, foram introduzidas algumas modificaes no equipamento anteriormente desenvolvido. "Para aumentar a cadncia de produo dos tubos introduziu-se na linha de fabrico de 'towpregs' uma fieira que permitiu obter fitas pr-consolidadas (PCT) de polipropileno reforado com fibras de vidro (GF/PP)", explica Antnio Torres Marques. De acordo com este responsvel, "os principais componentes introduzidos foram um sistema de aquecimento de ar da cmara de deposio com controlo de temperatura, assim como trs novos rolos na cmara de deposio, por forma a permitir aumentar a taxa de deposio de polmero, e uma nova fieira aquecida para a produo de PCTs".

O novo sistema, montado numa mquina convencional de enrolamento filamentar com 6 eixos de controlo numrico (CNC), pode ver-se esquematicamente na Fig.2. O sistema composto por forno tubular de pr-aquecimento, aquecedor de ar quente e rolo de consolidao de 30 mm de dimetro com controlo pneumtico de presso. Desenvolvido e testado o equipamento prottipo, passouse fase de implementao da tecnologia em ambiente fabril: Foram produzidos tubos, de 80 mm2, em polipropileno reforado com fibras de vidro. Com esta tecnologia, "a cadncia de produo de tubos pode ainda ser aumentada em cerca de seis vezes", revela Joo Pedro Nunes, director do Departamento de engenharia da Vidropol. FACTOR INOVAO A inovao neste projecto no est apenas no novo equipamento criado. "A aplicao desse material pr-impregnado ("towpregs") tecnologia de enrolamento filamentar um salto significativo. Este trabalho est na base de uma tese de doutoramento em fase de concluso, sete

setembro 2002 i9 35

Telmo Miller

artigos em congressos internacionais, quatro artigos para revistas cientficas internacionais sendo que dois deles esto, ainda, em preparao", revela Antnio Torres Marques. O ENFIETRE contou ainda com a participao de um jovem engenheiro recm-licenciado. Entre as vantagens mais importantes reveladas neste projecto, Joo Pedro Nunes refere "a reduo dos tempos de fabrico, j que no necessrio nenhuma cura da matriz e a resistncia qumica elevada do produto final, mesmo em ambientes de extrema agressividade, permitindo a sua utilizao directa em aplicaes da indstria qumica". Por outro lado, acrescenta Joo Pedro Nunes, "trata-se de um processo limpo, no sendo necessrio trabalhar com resinas lquidas, a matriz pode ser reciclada (reutilizada) e o produto final apresenta menor fragilidade". Esta tecnologia traz igualmente novas aplicaes para a engenharia civil, indstria aeroespacial, assim como de automveis e transportes. O director do Departamento de Engenharia da Vidropol est convicto de que "os tubos em termoplstico reforado com fibras contnuas produzidos por esta nova tecnologia, posicionam-se como fortes concorrentes aos tubos tradicionais".

Relativamente aos tubos metlicos e de beto, os tubos em termoplsticos apresentam como vantagens o seu menor peso, insensibilidade corroso electroqumica, imunidade a ataques bacteriolgicos e boas propriedades de isolamento. Para melhor potenciar os resultados deste projecto, a Vidropol mandou efectuar um estudo de mercado. O estudo demonstra que estes novos produtos tm grandes hipteses de mercado, quer a nvel nacional, quer a nvel europeu. Com este projecto, torna-se possvel utilizar matrizes termoplsticas a preos competitivos e com vantagens ambientais bvias, estando j em curso o registo de uma patente internacional. A Vidropol est a apostar em novos desenvolvimentos para estes projecto. "O mercado procura solues integradas. necessrio fabricar acessrios como curvas, unies de ligao entre tubos, enfim, um conjunto de complementos para viabilizar a tecnologia no mercado", afirma Joo Pedro Nunes. Actualmente, a empresa est a preparar-se para se candidatar a novos programas de apoio e tentar passar a esta nova fase. Vamos continuar a apostar neste projecto, por esses ou outros meios. Para j no esto a pensar em parcerias internacionais.

VIDROPOL: TRADIO DE MODERNIDADE


Fundada em 1973 pelo seu actual administrador, Joaquim Domingues Coelho, a Vidropol est orientada por uma poltica de risco controlado, apresentando um crescimento anual mdio de 15% ao ano e detm uma quota de cerca de 40% do mercado nacional dos plsticos reforados com fibras de vidro (PRFVs). Com sede no distrito do Porto, localidade de Castelo da Maia, a Vidropol, conta actualmente com um equipa de 130 colaboradores num complexo industrial com uma rea de 39 mil m2, dos quais 1,2 mil m2 correspondem a rea coberta. As capacidades de fabrico da empresa vo desde a moldagem por contacto compresso a quente de SMC (sheet molding compound), passando pelo enrolamento filamentar, compresso a frio, laminagem em contnuo e injeco de resina (RTM). Nos ltimos anos, outras empresas foram integradas Vidropol, ligadas aos mais diversos sectores da indstria do plstico, tais como o de transformao de poliuretanos e termoformao de chapas de acrlico e policarbonato. A produo de tubos para aplicaes industriais e de condutas para gua por enrolamento filamentar e moldao por contacto representam uma importante fatia do volume de negcios da empresa, tendo a Vidropol j instalado mais de 500 km de tubos e condutas em PRFV. No que respeita gama de produtos fabricados por enrolamento filamentar, os tanques, as chamins, estaes de tratamento de esgotos e reactores industriais so em grande parte responsveis pelo sucesso da empresa no mercado. Por outro lado, tambm a produo de armrios elctricos em SMC tem vindo a revelar um rpido crescimento nos ltimos anos. Actualmente a empresa tem vindo a incrementar a sua capacidade de produo e elevar ainda mais a qualidade dos produtos. No sentido de se actualizar, modernizar e desenvolver, a Vidropol tem vindo a investir fortemente em I&D, considerando que se tornar indispensvel incorporar os ltimos avanos tecnolgicos na sua linha de produo, a empresa tem vindo a participar em diferentes projectos de mbito nacional e internacional de que so exemplos projectos europeus "Buried GRP Pipes" (estudo do comportamento de tubos de fibra de vidro enterrados), "FBRINS" (desenvolvimento de novos sistemas de deteco de defeitos em compsitos) e "GRP Design & Tests" (normalizao internacional dos tubos em PRFV), estando este ltimo ainda a decorrer.

36 i9 setembro 2002

DESTAQUE

Incentivos Fiscais
Um prmio s Empresas que investem em I&D
AT 1997, PORTUGAL ERA DOS POUCOS PASES DA OCDE QUE NO DISPUNHA DE UM SISTEMA DE INCENTIVOS FISCAIS AO FOMENTO DA I&D EMPRESARIAL.

A disponibilidade de meios acrescidos, com os Fundos Estruturais, para o apoio financeiro I&D Empresarial explicar em parte esta situao, que urgia no entanto colmatar. Com o alargamento do nmero de empresas com actividades de I&D, conseguido nos ltimos anos1, importava criar um mecanismo mais expedito do que os processos sempre morosos e de resultados incertos, que decorrem da avaliao priori dos projectos concorrentes aos sistemas de incentivos financeiros. Para as empresas que j tm actividades de I&D (e declarem lucros) o incentivo fiscal um mecanismo de apoio mais expedito, funcionando como um prmio posteriori ao investimento na investigao e desenvolvimento. Por outro lado no horizonte da previsvel diminuio dos apoios estruturais (num contexto em que se espera que as despesas em I&D sejam muito superiores s do passado) importava desde j habituar as empresas a este novo sistema de incentivos. O Decreto-Lei n 292/97 de 22 de Outubro vem alterar esta situao, com a introduo de um crdito fiscal para investimento empresarial em I&D, do qual podem beneficiar todos os sujeitos passivos de IRC que exeram a ttulo principal uma actividade de natureza comercial, industrial ou agrcola, residentes em territrio portugus ou no residentes mas com estabelecimento estvel. Este crdito fiscal constitudo com base na deduo colecta do IRC, de um valor correspondente s despesas com I&D na parte que no tenha sido objecto
1 Ver I9, n 11, pg. 36, I&D Empresarial Confirmam-se sinais de dinamismo

de comparticipao financeira do Estado a fundo perdido e numa dupla percentagem: de 8% (taxa base) e de 30% (taxa incremental) do acrscimo das despesas realizadas no perodo de tributao em causa, em relao mdia aritmtica simples dos dois exerccios anteriores, at ao limite de 50.000 contos. Da definio das despesas em I&D dedutveis ressaltam as seguintes orientaes de poltica cientfica e tecnolgica que lhes esto implcitas: O papel determinante dos Recursos Humanos na criao da capacidade de I&D empresarial, ao fazer depender das despesas com pessoal o mximo das despesas de funcionamento dedtiveis (55%);

setembro 2002 i9 37

O incentivo cooperao com entidades do sistema de C&T. Alm das despesas com actividades de I&D realiza das dentro da prpria empresa so dedtiveis tambm despesas com aquisio de servios de I&D a instituies de investigao. O que se justifica no caso portugus dada a pequena dimenso das nossas empresas e o facto de serem muito poucas as empresas que tm actividades de I&D internas organizadas e consolidadas. O recurso a entidades externas com capacidade C&T temse revelado, no mbito dos programas de apoio investigao em consrcio2, lanados atravs dos Programas PRAXIS e ICPME, um degrau importante para iniciar e fortalecer actividades de I&D internas s empresas. Com o mesmo objectivo de criar laos de cooperao entre empresas e as instituies de investigao so ainda dedutveis as participaes das empresas no capital de Instituies de I&D e as despesas com a participao de dirigentes e quadros empresariais na gesto de instituies de investigao e desenvolvimento. Apoio s despesas com a aquisio de patentes, alm obviamente, das despesas com o registo e manuteno de patentes. Poder parecer estranho e contraditrio, um instrumento de dinamizao da investigao nacional apoiar despesas com aquisio de tecnologia. A contradio no entanto s aparente, se considerarmos que o processo de desenvolvimento C&T um processo cada vez mais realizado escala global devendo o desenvolvimento tecnolgico nacional ser encarado nesta perspectiva: no como um processo de substituio de importaes, mas como um processo de valorizao das capacidades nacionais, combinando com parcelas de Know-how e de conhecimentos especializados adquiridos no exterior. nesse sentido que so dedutveis colecta as despesas com aquisies de patentes desde que predominantemente destinadas realizao de actividades de I&D. Prioridade ao crescimento do nmero de empresas com actividades de I&D: - traduzida por uma taxa de deduo incremental (30%) bastante superior taxa de base (8%). O que era tambm uma forma de acautelar as receitas fiscais, juntamente com a introduo de um plafond mximo quantitativo da deduo ao IRC na componente incremental (fixado na altura em 50.000 contos/ano). Ao contrrio do que
2 Investigao em Consrcio um primeiro balano. I9, nmero 12, pg. 66.

prtica corrente noutros pases em que os limites da deduo so em geral fixados atravs de uma percentagem mxima dedtivel do imposto a pagar, o que no quadro da prtica tributvel corrente das empresas portuguesas acarretaria limitaes bvias. Despesas com auditorias I&D, criando desde logo condies para um sistema de verificao e certificao deste tipo de despesas de forma pouco burocrtica, numa fase em que o numero de empresas que recorra ao sistema atinja um volume que torne o controle centralizado pouco eficaz. RESULTADOS FAVORVEIS A resposta favorvel que o Sistema de Incentivos Fiscais I&D Empresarial encontrou junto das empresas foi a razo de base no s para o seu prolongamento temporal, como tambm para um ajustamento do sistema, por forma a dot-lo de maior competitividade em relao a sistemas similares, nomeadamente em relao a Espanha que reviu recentemente o seu sistema de incentivos fiscais. O mecanismo institudo tem contribudo para um incremento efectivo da actividade de I&D por parte das empresas portuguesas. Em primeiro lugar, temse assistido ao longo dos anos de vigncia do diploma a uma crescente declarao de despesa realizada em actividades de I&D. Por outro lado, verifica-se que 25% das empresas que tm beneficiado do disposto no diploma no tinham, antes da sua entrada em vigor, qualquer despesa com I&D. Verifica-se, ainda, que 60% dessas empresas no apresentavam nos anos em que se candidataram apoios financeiros do Estado a actividades de I&D, o que revelava uma forte complementaridade do sistema de incentivos fiscais em relao aos sistemas de ajudas financeiras. Interessante tambm o facto de 65% das empresas que recorreram ao mecanismo de crdito fiscal s actividades de I&D serem PME. Mais importante saber se os resultados so sustentveis no futuro. A anlise da evoluo dos recursos humanos qualificados, que so a base do investimento na I&D, pode perspectivar essa evoluo. Para o conjunto das empresas que se candidataram em 1998 e em 2000 verificamos um crescimento muito significativo de recursos humanos qualificados em particular de Doutores e Mestres (56 % em dois anos).

38 i9 setembro 2002

Este crescimento dos recursos humanos com elevado nvel de formao conjugada com a diminuio do nmero total de trabalhadores deste conjunto de empresas, leva a uma melhoria ainda mais significativa dos indicadores de intensidade de utilizao dos Recursos Humanos com os nveis de formao mais elevados: a percentagem de licenciados no total dos trabalhadores cresce 27% e a dos Trabalhadores com Mestrado ou Doutoramento 63%. Constatamos ainda que as empresas novas no sistema (que no se tinham candidatado em 1998) apresentam ndices de formao superior ainda mais elevados, com 20% de trabalhadores com licenciatura e 1,4% com o grau de

REVISO DA LEGISLAO DE INCENTIVOS FISCAIS I&D EMPRESARIAL Esta evoluo favorvel justificava s por si uma poltica fiscal mais ambiciosa. Acresce que a introduo no sistema de incentivos financeiros do programa de apoio investigao em consrcio3, financiado pelos Programas POCTI e POSI, de modalidades de apoio reembolsveis aconselhava o reforo das taxas de deduo fiscais. A reviso dos sistema veio a ser materializada no Decreto-Lei n 195/2001 de 29 de Junho, que introduziu algumas melhorias significativas, de que se destaca: O aumento para 20% (na taxa de base) e de 30 % para 50 % (da taxa incremental) com aumento para o dobro (100.000 contos) do plafond mximo de deduo da taxa incremental, limite que passvel de reviso anualmente por simples portaria dos Ministros das Finanas e da Cincia. O aumento do perodo de deduo das despesas, que por insuficincia da colecta no possam ter sido deduzidas no ano em que foram realizadas, que passa a poder ser efectuado at ao 6 exerccio imediato. O impacto destas alteraes parece estar a ser bastante positivo, a avaliar pelas candidaturas tratadas at data, com a passagem da taxa mdia de incidncia do Crdito Fiscal dos 14-15% dos anos anteriores, para 32% em 2001, primeiro ano de aplicao da nova legislao.

Empresas que concorreram ao SIFIDE Recursos Humanos - Evoluo 1998/2000


Nveis de Formao dos RH N Trabalhadores Total Licenciados Mestres e Doutores Taxa de Crescimento (%) -6,65% 17,31% 56,86%

doutoramento ou de mestrado. Esta percentagem mais elevada do pessoal com elevada formao Superior deve-se no essencial a uma nova gerao de empresas de criao muito recente, tipicamente spin-off do sistema de investigao.

Empresas que concorreram ao SIFIDE Intensidade da Formao dos RH - Evoluo


Indicadores 1998 2000 % Crescimento

Total das Empresas

N de licenciados/Total dos trabalhadores N de Mestres e Doutorados/Total de trabalhadores N de licenciados/Total dos trabalhadores N de Mestres e Doutorados/Total de trabalhadores N de licenciados/Total dos trabalhadores N de Mestres e Doutorados/Total de trabalhadores

15,44% 0,32% 15,59% 0,27% -----

19,68% 0,52% 19,59% 0,46% 20.48% 1.09%

27,42% 63,21% 25,67% 68,04% -----

Empresas que concorreram em 1998 e 2000 Empresas Novas

3 Ver O que a Investigao em consrcio ? , em I9, n 11, pg. 42.

setembro 2002 i9 39

SIFIDE - ALGUNS CASOS DE SUCESSO

Simoldes Plsticos: I&D factor de liderana


DAR RESPOSTA S EXIGNCIAS ACTUAIS LIGADAS AO DESENVOLVIMENTO E EXECUO DE PROJECTOS, ASSIM COMO A REDUO DO TEMPO DE COLOCAO DO PRODUTO NO MERCADO O CONSTANTE DESAFIO DO SECTOR DOS MOLDES. NESTE CONTEXTO QUE SE DESENVOLVE A ACTIVIDADE DO GRUPO SIMOLDES, UM DOS MAIORES PRODUTORES MUNDIAIS DE MOLDES PARA A INDSTRIA AUTOMVEL.

Embora o incio do grupo remonte a 1959 com a criao da Simoldes Ao, a Simoldes Plsticos s nasceu no incio da dcada de 80. No segmento dos plsticos injectados, a Simoldes Plsticos lder escala nacional e com notria projeco internacional. Actualmente, a empresa fornecedora directa de algumas das maiores marcas mundiais, como a VW, GM, PSA (Peugeot/Citron), Renault, Audi, Mitsubishi,ou Daimler-Chrysler. Para alm da AutoEuropa (a maior cliente nacional), a Simoldes fornece ainda algumas das maiores empresas instaladas no nosso pas, como a Faurecia, a Vampro, a Lear e outras. custa disso, est a ser fabricada a verso actual do Clio, da Reanult, onde foi introduzido um conceito novo de injeco de plstico sob os tecidos que foi o resultado de um projecto de I&D. "Actualmente, somos a nica empresa no mundo a desenvolver tal tecnologia". PARA ESTAR ENTRE OS MAIORES Fundamental para o sucesso da Simoldes tem sido o desenvolvimento de novas tecnologias no sentido de acompanhar a evoluo do sector automvel. Com uma equipa superior a 100 engenheiros num total de 2500 trabalhadores, a I&D uma actividade levada muito a srio pela Simoldes. A empresa est dotada da tecnologia e flexibilidade necessrias e concilia todo o seu know-how nos moldes com a produo e desenvolvimento de peas plsticas injectadas. Com

cerca de 95 por cento da sua facturao dependente do sector automvel, a Simoldes Plsticos ter atingido no ano passado 1 milho de contos de lucros, antes de impostos. Capacidade de I&D e engenharia de produto, logstica numa ptica de just- in-time e recursos humanos com formao avanada so alguns factores crticos de sucesso na indstria de componentes automvel. Maiores exigncias ao nvel da qualidade, tempo de entrega e reduo de custos, obrigam a um processo de produo contnuo e um forte investimento em Investigao & Desenvolvimento (I&D). No actual cenrio econmico, para sobreviver e manter uma tendncia de crescimento, a indstria dos moldes e plsticos injectados precisa ser criativa e inovadora, recorrendo a tecnologias cada vez mais avanadas para criar produtos diferenciados (e originais).

40 i9 setembro 2002

Telmo Miller

Estes so elementos que no faltam Simoldes, mas manter-se entre os principais players do mercado internacional tem custos elevados. De acordo com Jorge Alegria, director financeiro da Simoldes Plsticos, "O recurso ao Sistema de Incentivos Fiscais I&D um contributo importante para viabilizar e optimizar todo este investimento em tecnologia". Entre as vantagens deste sistema de incentivos, o director financeiro da Simoldes afirma que um exemplo de processo simples e pouco burocrtico. Alm disso, Jorge Alegria afirma que "em Portugal, as instituies cientficas e universidades no tm a infra-estrutura e meios suficientemente necessrios para dar todo o apoio possvel s empresas no que se refere ao desenvolvimento de novos produtos e tecnologias e, consequentemente, as entidades empresariais so obrigadas a criar e desenvolver capacidades internas, prprias, de I&D". Logo, as vantagens do Sistema de Incentivos Fiscais a I&D Empresarial tornam-se bvias, uma vez que permitem aos investidores abater nos impostos uma parte reduzida mas considervel destas despesas. "E so de louvar as recentes alteraes legislao que tornam o recur-

so a este incentivo ainda mais atraente, reflectindose numa maior capacidade de re-investimento", refere ainda o responsvel da Simoldes. No entanto, Jorge Alegria ressalta que a legislao est fundamentalmente orientada para departamentos estanques, afectos quase exclusivamente actividade de I&D. "H que criar uma abertura e expanso e associar a Investigao & Desenvolvimento Produo, uma vez que, na actual forte evoluo tecnolgica industrial, a inovao ocorre muitas das vezes, integrada e ao longo do processo produtivo", defende o director financeiro da Simoldes. O Departamento de I&D da Simoldes Plsticos desenvolve, sobretudo, actividades de validao da execuo tcnica dos projectos; tcnicas a aplicar no processo de concepo, novos materiais e processos; acompanhamento tcnico da realizao de moldes e modelos prottipos; gesto de modificaes de produtos e acompanhamento tcnico junto de clientes. Actualmente, a empresa possui 5 novos projectos de I&D que so apresentados, mundialmente, como 1 criao e que garantem Simoldes Plsticos o lugar de destaque na indstria de injeco plstica.

setembro 2002 i9 41

Telmo Miller

CPCIS, Inovao como factor de crescimento


CRIADA EM 1981, A CPCIS - COMPANHIA PORTUGUESA DE COMPUTADORES INFORMTICA E SISTEMAS, S.A. TEM MANTIDO UM CRESCIMENTO CADA VEZ MAIS ACENTUADO, QUER NO QUE SE REFERE AO CAPITAL SOCIAL, QUER AINDA NA SUA EXPANSO NO MERCADO NACIONAL E RESPECTIVO CRESCIMENTO DOS SEUS QUADROS. EM 2001 A EMPRESA ATINGIU UM VOLUME DE NEGCIOS CONSOLIDADO DE 65.000.000, DOS QUAIS 740.000 CORRESPONDEM AO VOLUME DE EXPORTAO. ESTE VALOR REVELA UM CRESCIMENTO DE 30% FACE AO EXERCCIO ANTERIOR.

Dentro da sua vasta oferta de solues de Software aplicacional, a CPCIS tem disponvel um Sistema Integrado de Informao, constitudo por subsistemas modulares desde a Contabilidade Geral, Oramental e Analtica, Gesto Comercial, Recursos Humanos, Imobilizado, Produo, etc., com diversas instalaes em empresas de mdia e grande dimenso.

Na componente de Software medida os clientes obtm solues adaptadas s suas necessidades e s caractersticas das suas empresas. importante realar dentro do leque de solues da CPCIS entre outros, os Subsistemas Aplicacionais para: Sociedades de Corretagem, Sociedades de Gesto de Fundos, Educao - Gesto de Alunos, Sade - Ges-

42 i9 setembro 2002

Telmo Miller

to Hospitalar, Empresas de Telecomunicaes, Instituies Bancrias, como solues de HomeBanking, Internet, etc. O ano de 2001 foi um ano de transio, marcado pela implementao de uma nova estrutura organizativa. De acordo com Artur Queiroz Machado, Presidente do Conselho de Administrao da CPCIS, "o processo de reestruturao passou por autonomizar algumas reas de negcio da empresa, que apresentam, desta forma, um potencial de crescimento superior e enquadra-se na opo estratgica tomada no sentido de dotar o Grupo de uma nova estrutura que lhe permita enfrentar eventuais e desejveis futuros crescimentos". Assim sendo, a CPCIS, SGPS, S.A. detm a 100% as seguintes sociedades: a) CPCIS - Companhia Portuguesa de Computadores Informtica e Sistemas, S.A. que continua a ser responsvel pela importao, comercializao e assistncia tcnica de equipamentos e produtos de informtica, telecomunicaes e escritrios na rea de informtica e organizao, tanto no pas como no estrangeiro, assim como formao e assistncia na mesma rea e o desenvolvimento e comercializao de software. b) CPCTA - Companhia Portuguesa de Computadores e Tecnologias Avanadas, S.A., que est dedicada comercializao, instalao e manuteno de packages, desenvolvimento de software, quer para evoluo de packages, quer medida para sistemas de informao especficos, consultoria e gesto de projectos e venda de equipamentos informticos e afins. c) IMOCPCIS - Empreendimentos Imobilirios, S.A., cujo objectivo a realizao de investimentos no sector imobilirio, nomeadamente, pela compra de imveis para revenda, urbanizao, arrendamento, administrao de imveis prprios ou alheios. d) CPCCG - Companhia Portuguesa de Computadores - Consultoria de Gesto, S.A., que est responsvel pela prestao de servios na rea dos sistemas de informao e desenvolvimento, manuteno e suporte de aplicaes informticas com especial nfase na rea de solues de gesto empresarial. e) CPC HS - Companhia Portuguesa de Computadores - Healthcare Solutions, S.A., respon-

svel pela prestao de servios na rea dos Sistemas de Informao, desenvolvimento, manuteno e suporte de aplicaes informticas, com especial nfase no domnio das Tecnologias da Sade e Gesto Hospitalar. PREMIAR POSTERIORI A CPCIS teve conhecimento do Sistema de Incentivos Fiscais a I&D Empresarial atravs da empresa que lhe presta servios de consultoria na rea da gesto. Artur Queiroz Machado considera os incentivos fiscais motivadores, "sendo um reconhecimento e uma recompensa pelo trabalho j desenvolvido pelas empresas e no pelo que ainda vo fazer". Este responsvel faz, no entanto, uma ressalva: " importante para a nossa empresa participar no SIFIDE, mas no determinante pois se quisermos nos manter competitivos, o investimento em I&D deve ser uma constante". Contando, no momento, com cerca de 620 colaboradores, dos quais 496 so Licenciados e 2 Mestres, a empresa h muito que est equipada com Departamentos de I&D (Investigao & Desenvolvimento) e um Laboratrio prprio na CPCTA, CPCCG e CPCHS. Em 2001, mais de 110 colaboradores estavam dedicados a actividades de investigao permanentes, dos quais a maior parte a tempo integral. De acordo com Artur Queiroz Machado, a CPCIS no encontrou quaisquer dificuldades no acesso ao SIFIDE, que apresenta a vantagem em relao a outros sistemas de incentivo de ser um "processo clere e rpido". "No Programa Operacional de Economia (POE), estamos espera de aprovao h de cerca de um ano e meio, enquanto no SIFIDE a nossa candidatura foi aprovada em, no mximo, trs meses", afirma o Presidente do Conselho de Administrao. As recentes alteraes so tambm vistas pela CPCIS de uma forma muito positiva pois, de acordo com Artur Queiroz Machado, "ao aumentar as participaes, permitem empresa disponibilizar mais investimentos para a rea da investigao, uma vez que a comparticipao maior". O Presidente do Conselho de Administrao da CPCIS refora, no entanto, que "este sistema encarado pela empresa como um incentivo para seguir em frente, sobretudo como um prmio de boa prestao". Tambm na CPCIS a maior parte do reembolso reverte para a actividade de I&D. Entre 1997 e 2001, a evoluo das despesas em I&D apuradas na empresa ascenderam aos 370%, enquanto o montante do crdito fiscal solicitado sofreu um aumento que rondou os 340%.

setembro 2002 i9 43

Oliveira e Irmo, SA, tradio de inovao e qualidade


A OLIVEIRA & IRMO FOI FUNDADA EM 1954 COMO EMPRESA DE COMERCIALIZAO DE ARTIGOS DE FUNDIO E DE EQUIPAMENTOS PARA O SECTOR AGRCOLA, NOMEADAMENTE ARTIGOS DE REGA. APOSTANDO DESDE O INCIO NUMA IMPLANTAO QUE GARANTISSE A COBERTURA DO MERCADO NACIONAL, A EMPRESA ALICEROU O SEU CRESCIMENTO NO ALARGAMENTO DA GAMA DE PRODUTOS COMERCIALIZADOS, GANHANDO PARTICULAR DESTAQUE A OFERTA DE ARTIGOS SANITRIOS PARA O SECTOR DA CONSTRUO CIVIL.

No sentido de dar resposta s crescentes solicitaes do mercado, num quadro de diversidade de produtos e de elevados padres de qualidade, a empresa criou a sua primeira unidade industrial em 1981, acedendo a tecnologias que rapidamente lhe conferiram destaque no mercado nacional. Em 1987 Oliveira & Irmo passa a sociedade annima. A empresa enceta, ento, um processo de fuso das suas unidades comercial e industrial e, em termos industriais, especializa-se no fabrico de componentes de autoclismos, tornando-se numa unidade de referncia mesmo alm fronteiras. Hoje, mobilirio de WC, equipamentos e acessrios para o sector agrcola, aquecimento, lava-louas, torneiras e componentes para a indstria cermica so as principais linhas de produtos comercializados pela Oliveira & Irmo. De acordo com Lus Martins, director financeiro da empresa, hoje a Oliveira & Irmo move-se num quadro de ligaes internacionais, quer em termos da sua estrutura accionista, quer em termos de protocolo de cooperao tcnica e comercial que estabeleceu. Actualmente, a Oliveira & Irmo SA uma empresa de dimenso europeia, colocando-se entre as maiores do sector em que opera, ocupando uma posio de elevado destaque no mercado europeu. "A qualidade resulta de um contnuo esforo de melhoria, de um permanente processo de investigao e desenvolvimento, dos processos de certificao e homolo-

44 i9 setembro 2002

Telmo Miller

gao de tecnologias e procedimentos e do reconhecimento nacional e internacional da empresa e dos seus produtos", garante Lus Martins. A Oliveira & Irmo lidera tecnologicamente o sector em Portugal. O crescimento da sua presena nos mercados externos constitui a afirmao clara da estratgia: ser uma unidade internacional reconhecida pela sua dinmica e qualidade dos produtos e servios. INOVAR PARA LIDERAR A frmula do sucesso da Oliveira & Irmo, segundo Lus Martins, uma estratgia de "inovao aplicada satisfao do cliente, assim como melhoria constante dos processos de fabrico, aumentando a eficincia produtiva e a qualidade de produtos e servios". A empresa procura ainda no se restringir a uma linha tradicional de produtos, procurando contactar outras realidades e conhecer as necessidades de outros mercados. Com cerca de 330 colaboradores, entre os quais 29 Licenciados e um mestre, a empresa atingiu, em 2000, um volume de correspondente a quase 27.5 milhes Euros, sendo que cerca de 16 milhes Euros corresponderam ao volume de exportado. A actividade de I&D (Investigao & Desenvolvimento) tem sido uma aposta "enquanto instrumento de defesa e de qualificao para enfrentar a competitividade de outras empresas no mercado global". Nesse sentido, a Oliveira & Irmo tem efectuado investimentos em meios informticos e humanos, estabelecimento de cooperao com Universidades para apoio em termos de capacidade cientfica. A empresa teve conhecimento do sistema de incentivos Fiscais I&D Empresarial atravs do seu consultor fiscal. Para Lus Martins "tais benefcios fiscais oferecem s empresas a possibilidade de reinvestir em actividades de I&D". Embora d um pouco mais de trabalho administrativo, Lus Martins considera

que vale a pena apostar aderindo a este sistema. De referir que a Oliveira & Irmo est equipada com um Departamento de I&D e um Laboratrio prprios, com cerca de 11 pessoas dedicadas actividade de investigao. As despesas de I&D tm crescido de forma muito significativa (desde de 1998 a 2000), o I&D apurado (em Euros) sofreu um acrscimo prximo dos 111%. O crdito fiscal calculado revelou uma evoluo de cerca de 60%. Desde 1998 at ao ano 2000, a Oliveira & Irmo j registou 8 patentes.

setembro 2002 i9 45

Telmo Miller

Vulcano, inovao como factor de liderana


EM 25 ANOS DE HISTRIA, A VULCANO PASSOU DE UMA SIMPLES LICENCIADA PARA PRODUO NO MERCADO NACIONAL A MAIOR FABRICANTE EUROPEU DE ESQUENTADORES, COM PRODUTOS VENDIDOS EM 55 PASES. HOJE A EMPRESA, QUE INTEGRA O GRUPO BOSCH, UMA REFERNCIA EM INOVAO TECNOLGICA NO SEGMENTO ONDE OPERA, LICENCIANDO TECNOLOGIA A TERCEIROS.

De acordo com Alexandre Silva, director-tcnico da Vulcano "tal evoluo s foi possvel devido estratgia de inovao intrnseca ao desenvolvimento da gama de produtos da Vulcano que dispem de funcionalidades e caractersticas exclusivas, diferenciando-se claramente da concorrncia". Com um grupo de 1083 colaboradores - dos quais 93 so Licenciados, 3 so Mestres e um doutorado - em 2001, a empresa atingiu um volume de ven-

das que rondou os 170 milhes euros, dos quais cerca de 128 milhes correspondem ao volume exportado. Apesar da liderana ainda confortvel, a Vulcano no adormece sombra do sucesso. A Vulcano dispe de um departamento de I&D, com laboratrio prprio, que integra 21 colaboradores, que o principal responsvel por um "pacote" de inovaes, que permite empresa estar dois passos frente do mercado.

46 i9 setembro 2002

Telmo Miller

A concepo e o desenvolvimento de novos produtos tm igualmente como parceiros um conjunto de institutos de investigao e de infraestruturas tecnolgicas, predominantemente nacionais, a quem a Vulcano, de um modo continuado contrata actividades de I&D, com calendrios e objectivos tecnolgicos, e custos bem definidos. Esta estratgia passa tambm "por ter na direco de topo da empresa, quadros que conhecem o enquadramento das actividades de I&D em Portugal, e as suas idiossincrasias, as instituies protagonistas, as tecnologias de referncia e, necessariamente, os recursos humanos, o Know How e os mecanismos de incentivos nas actividades I&D industrialmente orientadas", revela o director-tcnico da Vulcano. SIFIDE, MAIS UM INSTRUMENTO O recurso ao Sistema de Incentivos Fiscais a I&D Empresarial surge como complemento desta estratgia. Na opinio de Alexandre Silva, "a grande diferena entre o SIFIDE e outros sistemas de incentivo a I&D empresarial, reside no o facto deste no atomizar as actividades de I&D das empresas, mas antes analis-las no seu conjunto e integradas na estratgia de desenvolvimento da empresa". As alteraes introduzidas com o Dec./Lei 197/2001, permitindo, nomeadamente, aumentar a base da taxa de comparticipaes de 8

para 20%, foram vistas com muito agrado pela Vulcano, que se encontra entre os maiores contribuintes fiscais no mbito das empresas industriais. "O aumento da taxa incremental de 30% para 50% do acrscimo de despesas conceptualmente um princpio incentivador da realizao de actividades de I&D, particularmente no caso das empresas que estabelecem uma estratgia e fazem o ramp-up destas actividades", considera Alexandre Silva. Este responsvel salienta, no entanto, que "no este o caso da Vulcano, cujos custos de actividades de desenvolvimento nos ltimos anos tm rondado entre 2.2 e 3.0% do volume de vendas, num mercado com volume estacionrio". A Vulcano utiliza a totalidade dos crditos fiscais associados ao SIFIDE para financiar parcialmente as suas actividades de I&D, sendo os restantes custos financiados pelas margens geradas pelos novos produtos. Entre 1998 e 2000 a empresa solicitou o registo de 3 patentes.

setembro 2002 i9 47

Telmo Miller

ENTREVISTA

INESC - PORTO
INESC Porto: Na vanguarda da Inovao
O INESC PORTO UM BOM EXEMPLO DE COMO A UNIVERSIDADE PODE COOPERAR COM A INDUSTRIA. EM ENTREVISTA I9 PEDRO GUEDES DE OLIVEIRA, PRESIDENTE DESTA INSTUTUIO, EXPLICA-NOS COMO FUNCIONA ESTA COOPERAO, CHAMA A ATENO PARA ALGUNAS DIFICULDADES E D-NOS EXEMPLOS DE ALGUNS PROJECTOS INOVADORES BEM SUCEDIDOS.

I9 Como define a actividade do INESC Porto? PGO usual dizer-se que este tipo de instituio se coloca na interface entre o sistema universitrio e o tecido econmico. Se quiser, este tipo de definio servenos, mas convm explicitar que entendemos por isso que as nossas actividades devem visar linhas de desenvolvimento coerente, susceptveis de aplicao e traduo em actividade econmica, pela promoo da inovao e aumento da competitividade. Dentro dessas linhas admitimos ir desde uma investigao mais a montante, menos aplicada, do tipo da que se espera encontrar em ambientes acadmicos, at actividades de desenvolvimento j muito prximas da actividade empresarial, como o desenvolvimento de produtos.
48 i9 setembro 2002

I9 Qual o balano que faz de quase trs anos de existncia enquanto plo autnomo? PGO Muito positivo. A criao do INESC Porto no foi um acto precipitado por quaisquer eventos externos; foi antes o culminar de um processo de afirmao de autonomia tctica e estratgica que se vinha j a verificar desde h vrios anos. Assim, a criao do instituto com estatuto e rgos prprios e com um relacionamento institucional novo (note-se que detida em quase 2/3 pela Universidade do Porto e pela FEUP, pertencendo o restante tero ao INESC), s veio ajudar a uma mais clara definio de misso, de metas e objectivos e a uma mais forte mobilizao interna.

Anabela Trindade

I9 Qual considera ser o papel do INESC Porto na histria da Cincia e Tecnologia em Portugal? Pedro Guedes de Oliveira O INESC Porto no pode ter em si mesmo um grande papel histrico, j que, formalmente, s iniciou a sua actividade de forma independente no incio de 1999. Contudo, como um dos legtimos herdeiros do INESC, possvel falar de um passado em que fomos percursores de um modo de estar diferente na relao da universidade com o meio exterior, na afectao de verbas a I&D, no modo como as empresas olham e se relacionam como os grupos de origem universitria. Muita coisa teria mudado, inevitavelmente, independentemente da nossa aco: aderimos CE, a nossa cincia internacionalizou-se e o nmero de elementos activos multiplicouse por um factor elevado. Entretanto, a tecnologia dos computadores e das comunicaes, aquela em cujo mbito nos movimentamos, sofreu uma acelerao inacreditvel e ajudou a mudar o mundo. Contudo, sem nos queremos arrogar um papel determinante na enorme mudana que, nos ltimos anos, se verificou, pelo menos tivemos a habilidade de cavalgar e aproveitar bem essa onda.

I9 Esta instituio reconhecida, alis como j referiu, como sendo a ponte entre o mundo das empresas e o mundo acadmico, considerada a chave de sucesso para o desenvolvimento de I&D em Portugal. De que forma o INESC Porto promove esta interligao? PGO Quando diz "a chave de sucesso para o desenvolvimento de I&D em Portugal" parece querer dizer que a nica via, o que no verdade. Pode, em muitas reas, fazer-se investigao de ponta, em Portugal, de natureza acadmica, sem ligao a empresas e com muito boa qualidade, como em qualquer outra parte do mundo. O que eu penso que, em particular em I&D de base tecnolgica, nas reas da engenharia e ainda mais especialmente nas usualmente chamadas TIT&E (Tecnologias da Informao, Telecomunicaes e Electrnica) ou simplesmente TIC's (Tecnologias da Informao e Comunicaes) se se quer uma actividade sustentada, reprodutvel, capaz de envolver um crescente nmero de jovens e no muito dependente da qualidade individual deste ou daquele investigador, ento essa actividade tem de ter um suporte material que se radique na actividade econmica, tem de se justificar e tornar necessria porque aumenta a competitividade das empresas com que se relaciona, ajudando a estimular a conscincia de que o desenvolvimento e inovao so, hoje mais do que nunca, elementos chave de sucesso. Ora, o investimento privado em I&D ainda extremamente baixo em Portugal. Comparado com os pases mais desenvolvidos, esta a parcela do dinheiro total que mais desfavoravelmente se compara com o que se faz nesses pases. Assim, uma instituio como o INESC Porto acaba por suprir parte do I&D que poderia ser feito pelas prprias empresas. Se quiser, como se essas empresas fizessem algum outsourcing de I&D connosco. I9 At que ponto os empresrios nacionais comeam a ficar sensveis necessidade de investir em I&D? PGO H algumas mudanas positivas, mas claramente insuficientes. H tambm regresses, em particular em algumas das empresas de grandes dimenses em que poderamos esperar que fosse o contrrio. Ora, a competitividade como ela por vezes entendida (nem sempre bem, a meu ver) leva a que se prefira comprar feito em vez de desenvolver, quer porque mais rpido quer porque envolve menos riscos. Em larga medida, o que me parece ser um mal nacional andarmos quase sempre a imitar o que j vimos feito: "se foi um sucesso para os outros tambm h-de ser para ns". Ora, como entre o momento em que algo vem a pblico e aquele em que se comeou a desenvolver, leva por vezes anos, quando comeamos a fazer igual ao que vemos, significa que levamos esses mesmos anos de atraso.

I9 A actividade do INESC Porto est orientada para a prestao de servios no campo da inovao tecnolgica: que servios pode o INESC Porto prestar s empresas? Que tecnologias podem colocar ao servio das empresas? PGO Eu j referi acima que, de certo modo, h da parte de algumas empresas uma espcie de outsourcing da sua actividade de desenvolvimento tecnolgico (mais do que propriamente investigao) ao INESC Porto. Mais do que nos colocarmos na posio de dominarmos uma ou outra tecnologia que depois disponibilizamos para as empresas, o que tentamos , com elas, identificar os seus problemas ou os novos produtos a que se podem abalanar, para os quais o nosso know how pode ser um elemento de valorizao. por isso que normalmente no fornecemos solues para os utilizadores finais - onde nos poderamos encontrar a competir com outras empresas - antes nos colocamos como parceiros das empresas que, essas sim, desenvolvem as solues. Perante os utilizadores finais posicionamo-nos mais como agentes de sensibilizao, de identificao de problemas e de formao. I9 Como podem auxiliar as PME's e aumentar a sua capacidade de inovar? PGO Inovar , antes do mais, procurar solues novas e mais eficazes para problemas que podem no ser novos. A identificao dos problemas e do mercado dos produtos cabe, normalmente, s empresas. A ns compete-nos identificar, adaptar, desenvolver ou simplesmente endogeneizar as tecnologias adequadas sua soluo. Devo dizer que s vezes temos um papel na prpria identificao dos problemas, no tanto quanto sua natureza, mas quanto compreenso da adequao de solues tecnolgicas sua resoluo. I9 A formao outro papel relevante do INESC Porto. De que forma contribui o INESC Porto para a formao de quadros e agentes de inovao? PGO H 3 tipos de aco no mbito da formao: > a formao especfica necessria para uma boa capacidade de utilizao por parte dos trabalhadores das empresas, de uma nova tecnologia ou um novo produto - isto algo quase sempre, em dose maior ou menor, associado ao desenvolvimento de um dado projecto; > a formao, tambm especfica para as necessidades de uma empresa ou de um sector mas, em geral, menos focalizada, que desenvolvemos sob contrato: temos feito isto com bastante sucesso em reas avanadas, aproveitando a capacidade interna para desenhar os cursos e assegurar parte do seu ensino, e a vasta rede de ligaes nacionais e internacionais para procurar monitores da maior competncia que possam complementar a formao em

setembro 2002 i9 49

UMA HISTRIA DE SUCESSO


O INESC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores- uma associao privada sem fins lucrativos, orientada para a investigao cientfica, o desenvolvimento tecnolgico e a formao avanada no domnio das tecnologias de informao e telecomunicaes. Criado em 4 de Agosto de 1980 na sequncia de um despacho conjunto do Ministrio dos Transportes e Comunicaes e do Ministrio da Educao, logo se instituiu como um modelo na forma de relao Universidade - Industria. O INESC est orientado para a prestao de servios no campo da inovao tecnolgica atravs de uma cultura organizacional que aposta numa estratgia integrada de produo de cincia, tecnologia e recursos humanos qualificados. No seu historial conta-se a criao de mais de 80 empresas atravs da AITEC considerando a transferncia tecnolgica como uma das chaves de actuao e a sua importncia para a criao de PME's portuguesas, com as quais se tm mantido ligaes estreitas mediante contractos e protocolos diversos de assistncia, investigao e formao especializada. Hoje, esta instituio atravessa uma fase de reorganizao e remodelao da sua estrutura. Fundado pelo INESC e pela Universidade do Porto, tendo origem no plo do Porto do INESC, cuja criao ocorreu em Maio de 1985, o INESC Porto surge como o corolrio deste processo de reestruturao do INESC, que comeou pela progressiva especializao local dos vrios plos e pela sua autonomizao e que tem vindo a conduzir constituio de um conjunto de novas instituies, ligadas centralmente ao INESC, o qual assumir um papel de um centro de orientao estratgica e consolidao nacional. O INESC Porto uma instituio criada para constituir uma interface entre o mundo acadmico e o mundo empresarial da indstria e dos servios, bem como a administrao pblica, no mbito das Tecnologias de Informao, Telecomunicaes e Electrnica, dedicando-se, nestas reas, a actividades de investigao cientfica e desenvolvimento tecnolgico, transferncia de tecnologia, consultoria e formao avanada.

mas, em nossa opinio, indiscutivelmente um dos maiores contributos que, ao longo dos anos, temos vindo a dar ao Pas. I9 Quais as reas de interveno do INESC Porto? PGO De um modo geral, dividimos as nossas actividades por cinco unidades produtivas cujos nomes so razoavelmente indicativos das grandes reas de interveno a que nos dedicamos: Telecomunicaes e Multimdia, Sistemas de Energia, Engenharia de Sistemas de Produo, Sistemas de Informao e Comunicaes e Optoelectrnica e Sistemas Electrnicos. I9 Quais os projectos sados da sua rea de interveno que lhe suscitam um carinho especial e porqu? PGO O meu maior entusiasmo no vai em geral, para um ou outro projecto, segundo a sua natureza tcnica; sou mais sensvel ao modo como ajudam a consolidar a filosofia de interveno do INESC Porto, ou seja, como se integram nas linhas de aco definidas nos nossos planos de mdio e longo prazo, se radicam ou promovem investigao aplicada e/ou desenvolvimento, tm aplicao e consequncias sobre a actividade econmica, so reprodutivos, geram conhecimento novo e promovem a formao de recursos humanos e, "last but not the least", se equilibram do ponto de vista dos custos e das receitas que geram. Com isto, qualquer que seja a rea de interveno, o projecto contribui para o desenvolvimento e sustentabilidade do INESC Porto numa linha coerente com a nossa misso e objectivos. Exemplos? Encontra-os um pouco por todas as reas. Sem querer ser exaustivo, eu falar-lhe-ia do projecto do transportador automtico que desenvolvemos com a LIREL e que j foi utilizado noutras empresas, promovendo mesmo uma interessante experincia trans-sectorial, ou o SIMAT, projecto que agregou empresas diversas, com vista a fornecer servios e sistemas de informao geo-referenciados para as autarquias, ou o projecto desenvolvido com a CABELTE para a monitorizao de diversos parmetros em cabos elctricos, baseada em tecnologias avanadas de optoelectrnica, ou o sistema desenvolvido em parceria com a EFACEC para gesto de redes elctricas, sistema j colocado no mercado internacional, ou os projectos na rea do udio digital com a empresa ACSTICA ou ainda os projectos VIDION e ORBIT, na rea da TV digital, desenvolvidos respectivamente com a RTP e a BBC. Mas a lista poderia facilmente duplicar ou triplicar, tendo eu sempre alguma sensao de injustia para muitos dos nossos colaboradores sempre que deixo de fora tantas intervenes empenhadas e valiosas que resultaram em produtos, processos ou servios que desenvolvemos.

reas que no nos sejam to familiares; > finalmente, a formao que fazemos a dezenas de jovens, todos os anos, que mesmo que no includos em formao ps-graduada, formal, so inseridos em projectos avanados (no mbito do que se designa habitualmente por iniciao investigao) e ao fim de, tipicamente, dois anos, so lanados no mercado de emprego, no poucas vezes em empresas para ou com as quais os projectos foram desenvolvidos. Esta uma actividade de formao escondida, no remunerada (note-se que a alta rotatividade de quadros jovens que implica, tem custos enormes)

50 i9 setembro 2002

REAS DE ACTUAO
O INESC Porto divide-se em cinco unidades: > Unidade de Telecomunicaes e Multimedia concentra todo o trabalho ligado a redes e servios de comunicao, em especial Processamento de Sinal e Imagem, Arquitecturas de Redes, Servios de Telecomunicaes e Microelectrnica. Os principais temas de investigao actualmente cobertos pela Unidade so: arquitecturas e protocolos de redes de banda larga, servios de telecomunicaes e aplicaes multimdia distribudas, processamento de udio digital, anlise e sntese de vdeo e imagem, sistemas integrados de televiso digital, teste e validao de sistemas de comunicao, teste e projecto de testabilidade de circuitos electrnicos, arquitecturas reconfigurveis para processamento dedicado. > Unidade de Sistemas de Informao e Comunicao estuda, desenvolve e promove solues integradas no campo dos sistemas de informao e comunicao. Estas actividades decorrem em vrios sectores, salientando-se as Telecomunicaes, Autarquias, Indstria, Comrcio, Sade e Administrao Central e Regional. Em termos de competncias chave, a Unidade cobre de uma forma geral os campos das telecomunicaes e sistemas de informao, suportada por uma equipa heterognea, com formao em reas diversificadas. > A Unidade de Energia exerce a sua actividade em reas como regulao e mercados de electricidade, integrao de produtores independentes dispersos (nomeadamente energia elica e outras renovveis), gesto tcnica e econmica de sistemas de distribuio, uso de SIG e outras TI no planeamento energtico regional, tratamento da incerteza e risco. A unidade possui know-how em tcnicas e metodologias como Redes Neuronais, Fuzzy Sets, Computao Evolucionria, Aprendizagem Automtica, Meta-Heursticas e Ajuda Deciso. > A acitividade da Unidade de Engenharia de Sistemas de Produo inclui aspectos ligados aos sistemas de informao de apoio gesto industrial, bem como aspectos relacionados com a organizao das empresas. Racionalizao e optimizao dos processos produtivos; Automao; Sistemas de apoio deciso so temas tambm explorados. > A Unidade de Optoelectrnica e Sistemas Electrnicos desenvolve a sua actividade na rea da Optoelectrnica, principalmente no campo da tecnologia das fibras pticas.

I9 O que e quais os objectivos deste projecto com a empresa ACSTICA? PGO A Acstica uma empresa situada nos arredores do Porto que desenvolve sistemas profissionais de udio, desde colunas a amplificadores. Temos tido alguns projectos com eles, um dos quais resultou num sistema comercial e que consistiu num equalizador digital, baseado em tecnologia proprietria nossa, e no trabalho do grupo que designamos, com algum humor, como Gudio. Depois tem havido vrias ideias e alternativas que temos vindo a explorar em conjunto, mas que se encontram numa fase ainda preliminar e sobre as quais no gostaria de avanar muito, para j. Assim, de facto o equalizador digital que foi o projecto principal e pensamos que interessante e valioso termos podido colaborar com os nossos conhecimentos oriundos da investigao, levando a empresa a dar os primeiros passos na rota do udio digital. I9 O que representa o ORBIT? PGO O ORBIT , de facto, um bom exemplo do que acabei de dizer: uma estratgia consistente e persistentemente prosseguida na rea da TV digital levou a que nos tivssemos posicionado como um parceiro slido em termos internacionais. Para tal mantemos, a montante, actividade em reas com contedo forte de investigao como codificao, anlise e sntese de imagem, processamento de sinal com aplicaes em udio e fala, etc.; fazemos interactuar gente com este tipo de conhecimentos com outros que dominam a tecnologia de redes de banda larga; temos uma equipa profissional de grande qualidade que garante uma resposta qualitativa e quantitativa essencial ao cumprimento de objectivos e prazos; temos um parceiro que um dos actores de maior prestgio mundial neste domnio, a BBC; e, finalmente, estamos a procurar montar uma iniciativa empresarial em termos interna-

Anabela Trindade

cionais, atravs da qual nos posicionaremos no mercado valorizando os resultados da nossa propriedade intelectual. Se correr bem at ao fim, o exemplo que ns gostaramos de ver muitas vezes reproduzido. Ainda h riscos, neste caminho? Claro que h!

setembro 2002 i9 51

tentes, tendo alguma arrogncia de afirmarmos as nossas convices, mesmo num plano internacional e correndo riscos. I9 Ainda quanto ao ORBIT: j est concludo? Que investimentos representa? Em que fase esto os projectos para constituir uma empresa com a BBC? PGO O ORBIT, em si, est essencialmente concludo e tem passado (com distino, perdoe-se-me a prospia) os testes de campo. O investimento total difcil de estimar, at porque ns prprios investimos, j que trabalhmos com preos reduzidos por forma a capitalizar na deteno de 50% dos direitos de tudo o que, no mbito do projecto, foi desenvolvido; o que podemos dizer que nestes dois anos e meio o nosso contrato com a BBC orou em 1.5 Milhes de euros. Contudo, quer antes do ORBIT quer durante a sua vigncia, outros projectos tm vindo a ser desenvolvidos com a BBC, permitindo constituir um capital de conhecimentos que esperamos, continue a frutificar. Infelizmente o processo de criao de uma empresa conjunta com a BBC, h muito equacionado, tem sido lento, com avanos e recuos. As dificuldades decisrias em instituies de grande dimenso (como obviamente o caso da BBC), sobretudo quando dizem respeito a assuntos que no so exactamente o seu "core business", no so somente uma prerrogativa nacional...

Sabemos que ganharemos umas apostas e outras no, mas no acredito que, para alcanar algumas vitrias, no tenhamos de passar pelos mesmos passos que aqui calcorremos, fazendo apostas firmes e persis-

ALGUNS PROJECTOS DE SUCESSO


DMS Aplicaes avanadas para Distribution Management Systems Desenvolvido em parceria com a EFACEC, o sistema j est em explorao industrial. Foram desenvolvidos um conjunto de mdulos de clculo cientfico para integrao com um sistema de superviso e controlo (SCADA) num DMS. Estes mdulos incluem aplicaes tradicionais no domnio da anlise de redes elctricas e aplicaes inovadoras que permitem optimizar a explorao e gesto das redes de distribuio modernas, minimizando perdas e tempos de reposio de servio e permitindo a simulao das condies de operao para avaliar a viabilidade da situao de explorao. SIMAT Sistemas de Informao Municipais O SIMAT um projecto de mbito regional que visa estabelecer uma plataforma de aplicaes SIG (Sistema de Informao Geogrfica) comuns a vrios municpios. O projecto SIMAT vem consolidar o Projecto de Informatizao Municipal da Regio do Norte, procurando tambm promover uma oferta empresarial consistente nesta rea e dinamizar a constituio de bases de dados regionais. Os seus objectivos so a concepo, o desenvolvimento e teste de um conjunto de aplicaes em tecnologia SIG para reas relevantes da administrao municipal e regional, e tambm a disseminao dos resultados por Autarquias e Empresas, divulgao pblica via INTERNET, nomeadamente via SIADE (Sistema de Informao de Apoio ao Desenvolvimento), e formao de recursos humanos. BRAGG O Projecto BRAGG teve como objectivo principal o desenvolvimento de cablagens avanadas para aplicao em sensores e em compensao de disperso. Neste trabalho pretendeu-se desenvolver cablagens avanadas com microestruturas de BRAGG, atravs do estudo do comportamento destas redes em fibras pticas includas em cabos. O trabalho industrial e o desenvolvimento no terreno tem sido da responsabilidade da Cabelte, uma empresa nacional de sucesso vocacionada para a indstria de cabos de energia e de telecomunicaes.

52 i9 setembro 2002

Anabela Trindade

I9 Como v a recente reestruturao do INESC? Quais so para si as mais valias desta mudana organizacional? PGO Depois do muito que fizemos em conjunto, aquilo que nos foi diferenciando foi requerendo uma autonomia em que se pudesse exprimir. Foi isso que aconteceu, favoreceu-se a diversificao e isso, por si s, acho que representa enriquecimento. Agora h que provar que os caminhos escolhidos so viveis, aprender com as dificuldades (novas) que vo surgindo e tirar as ilaes. Mas penso que a opinio de quase toda a gente, em todos os INESC's, ser de que lucrmos. I9 Sendo o INESC Porto uma instituio sem fins lucrativos como financiam a vossa actividade? PGO Uma parte dos nossos proveitos vem do acesso a projectos financiados, numa base competitiva, por concurso. No considero isto um subsdio estatal ou comunitrio at porque as empresas tambm tm condies de concorrer a muitos deles, em condies semelhantes s nossas: o Estado Portugus ou a Comunidade Europeia financiam este tipo de actividades porque so vitais para a sua valorizao econmica e social. O modo de financiamento destes projectos o pagamento dos custos marginais (no cobre a componente salarial dos investigadores da instituio) mais um overhead de 20% que, contudo, no chega para cobrir as nossas despesas gerais. Nos projectos comunitrios

a modalidade que escolhemos diferente, sendo apenas financiados a 50% do valor dos custos com um overhead maior e incluindo a componente salarial. De qualquer modo, fcil de ver que no seria possvel, com este tipo de financiamento, assegurarmos o equilbrio das nossas contas. Para isso necessrio procurar a valorizao dos resultados de I&D em contratos de desenvolvimento e consultoria, contratos esses com custos reais e totais mais uma margem que cubra as actividades intrinsecamente deficitrias. Hoje em dia este tipo de actividade contratual corresponde a cerca de 40% da nossa facturao. Finalmente, devo ainda referir duas coisas: em primeiro lugar, que h uma parcela que recebemos do MCT no mbito do programa de financiamento plurianual, essa sim, claramente um subsdio que, embora bastante pequeno, importante para que tenhamos vindo a conseguir fechar as nossas contas de modo equilibrado; em segundo lugar, que assinmos recentemente com a FCT um contrato como Laboratrio Associado que, entre outras coisas, financiar a contratao de pessoal altamente qualificado. Estamos convictos de que ter um grande impacto - quer por aquilo que nos proporcionar, quer pelas responsabilidades novas que nos vai criar - e para ns um motivo forte de apreciao da aco do MCT e tambm de indisfarvel orgulho. Mas ainda cedo para avaliar as suas consequncias.

LOGICSTORE Projecto de desenvolvimento de sistemas de gesto para armazenamento e/ou distribuio automtica para linhas de costura. Deste projecto, desenvolvido em parceria com a empresa LIREL (fabricante nacional de mquinas para a indstria de calado), resultaram dois sistemas, um para linhas alimentadas manualmente e outro para linhas automticas, equipado com armazenagem dinmica. Embora especialmente vocacionados para o sector do calado, estes sistemas podero ser utilizados por outras empresas que tenham linhas ou clulas de produo, como por exemplo as de vesturio. O nmero de instalaes dos dois tipos de sistemas ultrapassa j as quatro dezenas. ORBIT Numa operao de cerca de 300 mil contos, o INESC Porto e a BBC desenvolveram um sistema tecnolgico de suporte TV Digital, intitulado de ORBIT (Object Reconfigurable Broacast Infrastructure Trial). O sistema destina-se a funes de arquivo, pesquisa e edio de imagem digital e tem como principal vantagem a utilizao de uma tecnologia genrica de base. Por outras palavras, o

operador no obrigado a utilizar equipamentos e sistemas operativos de uma nica marca. Baseada em sistemas abertos e de baixo custo, este sistema permite a integrao em rede de todas as actividades de uma cadeia de distribuio de televiso digital. .Esta arquitectura inovadora explora tecnologias de redes de banda larga (ATM), sistemas distribudos (CORBA) e processamento digital de informao audio-visual em formato comprimido (MPEG). A disponibilizao de um sinal de vdeo em formato digital, acessvel a computadores pessoais de baixo custo, facilitar a tarefa de jornalistas e editores de imagem, que podero passar a trabalhar sem o recurso a inmeras cassestes e cpias, sujeitas a degradao e consequente perdade qualidade das imagens. Para comercializar este novo sistema, o INESC Porto e a BBC devero constituir uma empresa. O modelo jurdico ou a localizao da sede social da empresa so aspectos que ainda no esto definidos. O certo que caber ao instituto portugus 50% dos direitos ao nvel da comercializao mundial do produto. Tambm o ncleo de desenvolvimento tecnolgico da empresa permanecer no Porto.

setembro 2002 i9 53

EUREKA [ao encontro da] ASIA Porta aberta para o oriente


A INICIATIVA EUREKA [AO ENCONTRO DA] SIA (EUREKA [MEETS] SIA) FOI IDEALIZADA COMO UM PROJECTO ESTRATGICO PARA O FOMENTO DE ACTIVIDADES DE COOPERAO CIENTFICA E TECNOLGICA ENTRE PASES EUROPEUS E ASITICOS Enquanto objectivo estratgico, os seus resultados tm de ser perspectivados num horizonte de longo prazo. O fortalecimento da cooperao cientfica e tecnolgica pode constituir uma plataforma importante para a intensificao das relaes comerciais com a regio mais dinmica da economia global. A relao histrica de Portugal com a China atravs de Macau, constitui um patrimnio comum nico para ultrapassar barreiras culturais que dificultam o seu relacionamento econmico mais intenso. Organizado pela primeira vez em 1998, no quadro da Presidncia Portuguesa da Iniciativa EUREKA, o EUREKA [ao encontro da] SIA resultou na maior Bolsa de Contactos realizada no mbito daquela iniciativa, reunindo mais de 1000 participantes da Europa e da sia, possibilitando a realizao de cerca de 500 reunies bilaterais. Este frum, organizado pela Agncia de Inovao S.A. (AdI) em colaborao com os membros da Iniciativa EUREKA e as autoridades da China e de Macau, incluiu como iniciativas paralelas Bolsa de Contactos uma Exposio de Tecnologia Europeia e uma Conferncia Internacional. O seu principal objectivo foi dar a conhecer alguns desenvolvimentos tecnolgicos europeus nos vrios sectores da economia bem como promover a participao conjunta de empresas e institutos asiticos e europeus em projectos de I&D no mbito do EUREKA. A iniciativa revelou-se um mecanismo privilegiado de apoio internacionalizao da investigao tecnolgica, conferindo um importante impulso na abertura de actividades de cooperao entre empresas e instituies de I&D dos dois continentes. Os vrios projectos de I&D desenvolvidos em cooperao com a China - marcando a sua estreia na participao na Iniciativa EUREKA - incluem tambm a participao de Portugal e centraram-se nos domnios do ambiente, biotecnologia, tecnologias de informao e telecomunicaes e da automao, revelando o empenho da China no incremento da cooperao C&T com a Europa e, em particular, o interesse demonstrado da parte de entidades nacionais em aprofundarem a colaborao com Macau e a China. Os resultados alcanados com esta primeira edio conduziram necessidade do reforo de laos institucionais com entidades congneres da regio por forma a efectuar um acompanhamento das actividades de cooperao iniciadas de forma permanente e assente numa estrutura mais articulada e sustentada. Desta forma, foi assinado um Protocolo de Colaborao entre a Agncia de Inovao e o CPTTM - Centro de Produtividade e Transferncia de Tecnologia de Macau, formalizando a colocao de um focal point da AdI em Macau com o objectivo principal de acompanhar a implementao dos projectos em curso e de detectar novas oportunidades de colaborao. A realizao de um Frum Internacional EUREKA-SIA sobre Cincia e Tecnologia de dois em dois anos em Macau foi acordada atravs da Declarao Conjunta assinada em 1998 por ocasio do EUREKA [ao encontro da] SIA entre os Ministros da C&T de Portugal e da China.

54 i9 setembro 2002

INTERNACIONAL
MAIS DE UMA CENTENA DE INTENES DE COOPERAO Dentre os cerca de 800 participantes, estiveram presentes 107 portugueses oriundos de 34 empresas e 38 instituies de I&D e organismos pblicos, com actividades nas reas de Tecnologias de Informao, Produo, Materiais, Oceanos, Energia e Ambiente. Para alm da presena de vrios pases membros da UE (como a Alemanha, Holanda, Finlndia, Frana) e da prpria Comisso Europeia, este evento conseguiu atrair representantes de vrios estados asiticos como Singapura, ndia, Malsia, pertencendo a representao maioritria, naturalmente, R.P. China. Tambm a Europa de Leste esteve de novo representada por entidades da Polnia, Eslovnia e Romnia, facto revelador do interesse dos PECO no mercado chins. Alm de numerosos encontros bilaterais realizados no espao da Exposio, este ano com centena e meia de stands, foram solicitados organizao mais de trezentos encontros bilaterais. Como resultado destas centenas de encontros foram identificadas cerca de 120 ideias de cooperao, tendo ainda sido assinadas durante o evento cerca de 30 cartas de inteno de cooperao. A maioria das ideias de cooperao situam-se na rea ambiental (em temas desde a reciclagem de efluentes industriais e domsticos aos bio-pesticidas at ao desenvolvimento de novos bio-pesticidas); mas tambm so numerosas as oportunidades de cooperao na rea das tecnologias de informao (desde o comrcio electrnico automao industrial passando pelo multimdia aplicado ao ensino e telemedicina); na rea dos novos materiais (ex.: novos tipos de sensores, revestimento de materiais com pelculas cermicas); e das tecnologias ocenicas (robtica submarina, monitorizao da costa).

A organizao do EUREKA [ao encontro da] SIA em 1998 foi o motor para que uma srie de novas actividades de colaborao com a China tivesse lugar, das quais destacamos a organizao de visitas de duas Delegaes de representantes de instituies regionais de cincia e tecnologia da Provncia de Guangdong (Sul da China) a institutos de I&D e a empresas portuguesas com actividades de investigao, bem como a organizao de uma Exposio de Brinquedos Cientficos e Software Educativo em Macau, em Junho de 1999.

EUREKA [AO ENCONTRO DA] SIA 2000 A CONSOLIDAO DE UM PROJECTO Cumprindo com o estabelecido, a AdI, o CPTTM e o Science and Technology Exchange Center da R.P.China (CSTEC), organizaram conjuntamente o EUREKA [ao encontro da] SIA 2000 - Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentvel, estruturado de forma semelhante ao primeiro evento (com uma Bolsa de Contactos e uma Exposio Internacional de Tecnologia, desta feita com ampla participao de instituies asiticas), constituindo o primeiro grande evento internacional realizado no territrio de Macau, depois da transferncia de soberania a 19 de Dezembro de 1999.

setembro 2002 i9 55

INOVAO - VECULO DE INTERNACIONALIZAO


Embora estas Bolsas de Contacto tenham por objectivo central a dinamizao da cooperao tecnolgica (suscitar projectos conjuntos de I&D e facilitar a transferncia de tecnologia), tm-se revelado tambm um instrumento propiciador de oportunidades comerciais. O contexto tecnolgico e o facto de decorrerem no mbito multilateral , contribui para reforar a imagem das empresas portuguesas. O ICEP tem apoiado a participao das empresas portuguesas nestes eventos. COMISSO EUROPEIA DIVULGA 5 PROGRAMA QUADRO DE IDT EM MACAU Aproveitando as sinergias criadas com a presena de empresrios e investigadores da Europa e da sia em Macau, a Comisso Europeia, em colaborao com a Agncia de Inovao, promoveu um seminrio de divulgao do 5 Programa Quadro de IDT e das oportunidades de cooperao cientfica e tecnolgica entre a China e a Unio Europeia oferecidas no seu mbito. No seguimento de uma Sesso Plenria com a presena de funcionrios de alto nvel da UE e da China, decorreram trs workshops temticos sobre a Sociedade de Informao, Materiais, Ambiente e Oceanos e Renovao Urbana. CICLO DE SEMINRIOS SOBRE A COOPERAO EUROPA-SIA A Agncia de Inovao organizou em colaborao com a Cmara de Comrcio e Indstria Luso Chinesa e o ICEP Portugal, um primeiro ciclo de seminrios em 2000 intitulado "Perspectivas de Cooperao Econmica e Tecnolgica com a China", com o principal objectivo de sensibilizar as empresas portuguesas para as potencialidades oferecidas pelo mercado asitico e para outras hipteses de colaborao com pa-

ses pertencentes a esta regio do globo. Foram organizadas cinco sesses subordinadas a temas especficos que englobaram a adeso da China OMC, a anlise dos mecanismos nacionais e comunitrios de apoio cooperao com a China, e o regime de direitos de propriedade intelectual em vigor na China e em Macau. Num inqurito efectuado s instituies presentes foi possvel registar um nmero substancial de entidades que pretendem iniciar actividades de cooperao com a China cujas preocupaes se fazem sentir, sobretudo, na rea de gesto do processo de negcio com parceiros chineses bem como relativamente falta de informao referente aos mecanismos de financiamento e de apoio cooperao. A Agncia de Inovao est a organizar um segundo ciclo de seminrios sobre a cooperao Europa sia. O primeiro seminrio, organizado em colaborao com o INDEG/ISCTE, ocorreu em Maio passado, focando as principais reas para investimento na China e na RAE Macau. A segunda sesso teve lugar em Setembro na Delegao Econmica e Comercial de Macau, abordando a Medicina Natural como um dos sectores de grande potencial de expanso na cooperao com a China.

QUADRO DE APOIO A PROJECTOS DE COOPERAO COM A CHINA


A assinatura do Acordo de Cooperao Cientfica e Tecnolgica entre a UE e a China, abriu a possibilidade de a China participar em projectos no mbito do 5 PQ, embora numa base de autofinanciamento, no podendo beneficiar de apoios comunitrios. J a participao de pases membros da UE nos projectos apresentados aos Programas Quadro de Cincia e Tecnologia, poder ser financiada pela Comisso Europeia quer atravs dos programas temticos quer ainda no mbito de programas horizontais, como o INCO-DEV. Os projectos aprovados no mbito do EUREKA podero ter apoio pblico pelos programas de financiamento dos pases de cada parceiro. No caso de Portugal, os projectos candidatos medida de apoio investigao em consrcio do POCTI e POSI, podero beneficiar de uma majorao decorrente da prioridade que dada internacionalizao das actividades de investigao e desenvolvimento tecnolgico.

56 i9 setembro 2002

Esto convidadas a participar empresas e instituies de I&D portuguesas cujas actividades se enquadrem nas seguintes reas tecnolgicas: O Ambiente eco-design, tratamento de resduos slidos e lquidos industriais e urbanos, preveno da poluio atmosfrica e costeira, multi-aplicaes de desperdcios slidos e testes ambientais. As Cincias da Vida incluindo produtos e tecnologias farmacuticas, medicina natural, seleco de princpios activos, padres de qualidade e controlo de qualidade dos produtos de medicina natural. As Tecnologias de Informao software aplicados gesto de zonas urbanas, s tecnologias de medicina e indstria do turismo. A iniciativa mais recente teve lugar no Porto, tendo sido analizadas algumas reas tecnolgicas privilegiadas de cooperao com a China. COOPERAO EUROPA-SIA EM TECNOLOGIAS AMBIENTAIS A realizao do EUREKA [ao encontro da] SIA 2000 e os contactos ento efectuados entre a Agncia de Inovao e os responsveis pelo programa europeu ASIA ECOBEST programa vocacionado para o apoio transferncia de tecnologias ambientais entre Europa e a sia motivaram a organizao de uma Mesa Redonda intitulada "Asian Environmental Needs, European Advanced Solutions bridging the Gap through R&D Solutions", projecto desenvolvido sob coordenao da AdI em colaborao com o CDTI Centro para el Desarrollo Tecnologico Industrial de Espanha e o Centro de Produtividade e Transferncia de Tecnologia de Macau. Esta Conferncia teve lugar em Lisboa, em Maro de 2001, e foi participada por prestigiadas instituies de vrios pases da Europa (como a Alemanha, Frana, Dinamarca e Finlndia) e da sia (a China, Tailndia, Singapura e ndia), reunindo um total de 70 participantes. 3 EDIO DO EUREKA [AO ENCONTRO DA] SIA - GREEN ENTERPRISES FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT A terceira Edio do EUREKA [ao encontro da] SIA ser uma vez mais organizado pela Agncia de Inovao, pelo Centro de Produtividade e Transferncia de Tecnologia de Macau e o pelo "China Science and Technology Exchange Centre" , com o apoio das autoridades da R.A.E, de Macau e dos governos portugus e chins e decorrer de 26 a 30 de Maio de 2003, em Macau sob a temtica "Green Enterprises for Sustainable Development". Motivados pela adeso da China Organizao Mundial do Comrcio, este o momento em que o mundo empresarial e a comunidades cientficas competem para se posicionarem de forma vantajosa no sentido de acederem s vastas oportunidades que o mercado chins oferece, agora de forma ainda mais visvel.

Programa e ficha de inscrio em www.eureka-asia.org.mo

COOPERAO COM A CHINA


EXEMPLOS DE COLABORAO BEM SUCEDIDA
A China inaugurou a sua participao na Iniciativa EUREKA em 1998, ano em que Portugal detinha a Presidncia Portuguesa desta rede. A maioria dos projectos ento aprovados foram concludos com boas perspectivas de aplicao industrial. O nosso destaque vai para: E! 1920 - INTELAIR Objectivo: Monitorizao e gesto da qualidade do ar. Parceiros: Portugal, China, Reino Unido Resultados: Sistema aplicado pelo Gabinete de Proteco Ambiental de Shenyiang, China e pelo Instituto de Meteorologia de Macau. E! 1746 - METHOD Objectivo: Desenvolvimento de uma metodologia para anlise de falhas resultantes de fenmenos de corroso fissurante em unidades industriais. Parceiros: Portugal, Macau, China Holanda, Brasil Resultados: Comercializao do software nos mercados de empresas qumicas, petroqumicas, produtoras de energia e pasta de papel. E! 1977 - ROUND THE CLOCK (www.round-clock.com ) Objecivo: Desenvolvimento de metodologias inovadoras de trabalho em equipa distncia, suportadas por uma plataforma informtica comum. Parceiros: Portugal, China, Alemanha, Mxico. Resultados: Desenvolvimento do produto "Global Cowork Platform" e criao de uma empresa para a sua comercializao.

setembro 2002 i9 57

ENTREVISTA

GAPI

Propriedade industrial, um suporte inovao


PROMOVER A PROPRIEDADE INDUSTRIAL JUNTO DAS EMPRESAS PORTUGUESAS, VISANDO O REFORO DA COMPETITIVIDADE NACIONAL ATRAVS DO ESTMULO E PROTECO DA DIFERENA, SO OS OBJECTIVOS DOS GABINETES DE APOIO PROMOO DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL (GAPI). EM ENTREVISTA I9, JAIME ANDREZ, PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL (INPI) FALA-NOS DESTE PROJECTO E DA ESTRATGIA SEGUIDA: PARTILHAR PARA ALCANAR O SUCESSO.

I9 Em que consistem os Gabinetes de Apoio Promoo da Propriedade Industrial (GAPI) e com que objectivos foram criados? Jaime Andrez Entre os pases desenvolvidos, incluindo os nossos parceiros da Unio Europeia, Portugal daqueles que menos utiliza a propriedade industrial. Numa altura em que a globalizao dita uma competio assente na diferenciao de produtos, que por sua vez depende da inovao, s os direitos de propriedade industrial podem proteger os resultados destes investimentos. Inovao, neste contexto, significa produzir, assimilar, explorar a novidade. Propriedade industrial e Inovao so conceitos indissociveis, pois no faz sentido inovar se no se valorizar essa inovao, o que na maioria dos casos s possvel protegendo os respectivos direitos da propriedade industrial. Esse mesmo direito encontra-se, portanto, no cerne da questo relativa inovao. Em Portugal, embora escassos, os ltimos anos tm revelado alguns progressos neste sentido, embora ainda muito longe do desejvel. O INPI no poderia estar impassvel a esta realidade e assume a co-responsabilidade pelo desconhecimento generalizado da importncia estratgica da propriedade industrial no nosso pas. Por isso defendemos tambm uma partilha da tarefa de sensibilizao para o uso da propriedade industrial. Assim, o INPI procurou parceiros - quer na rea do sistema cientfico-tecnolgico, quer no universo das associaes empresariais que pudessem estar disponveis para, em colaborao connosco, procederem divulgao da propriedade industrial. Foi neste contexto que nasceram os Gabinetes de Apoio Promoo da Propriedade Industrial (GAPI). A criao desta rede insere-

se num projecto mais amplo de Valorizao e Promoo do Sistema da Propriedade Industrial, desenvolvido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial, no mbito das iniciativas pblicas do POE Programa Operacional da Economia. Estas unidades so pequenas estruturas vocacionadas para a prestao de informaes e dinamizao de aces promocionais ao nvel da propriedade industrial. At ao momento foram constitudos 15 Gabinetes, 12 no ano passado e mais trs em 2002.

setembro 2002 i9 59

Telmo Miller

I9 Os GAPI consistem, assim, numa tentativa real de aproximao s empresas? Jaime Andrez Sim. uma forma de aproximao mais rpida e uma forma de divulgao mais apropriada, isto , feita pelas instituies que dialogam directamente com as empresas nos mais diversos sectores. O assumir de uma certa responsabilidade por parte do INPI, sobre a divulgao da propriedade industrial, no significa que este se deva substituir a outras instituies que estejam em melhores condies para o fazer porque esto mais prximas das empresas e at mesmo das instituies do sistema cientfico e tecnolgico. Estamos convictos de que todas estas instituies tm um importante papel na divulgao e promoo da propriedade industrial. Com a instalao destes GAPI nas estruturas dos parceiros envolvidos neste projecto, pretende-se que estas instituies interiorizem competncias, por forma a que as empresas e outras entidades possam beneficiar de apoio de forma profissional e descentralizada sobre esta matria. Cabe ao INPI oferecer as melhores condies para que desempenhem esse papel eficazmente, com todo o apoio necessrio, desde o fornecimento de informao ao apoio tcnico. Repare, que o prprio projecto dos GAPI prev e est a executar a formao dos especialistas que l trabalham. Assumimos e garantimos a manuteno destas competncias nos GAPI. E o programa prev inclusive a comparticipao do salrio destes especialistas durante um determinado perodo temporal. O nosso apoio mximo, no s financiamos o custo de manuteno desses especialistas, como financiamos a formao dos mesmos, o que suportado internamente pelo INPI. I9 Que tipo de servios os GAPI oferecem s empresas? Jaime Andrez Todo o tipo de servios que sirvam para orientar as empresas sobre a estratgia a tomar na utiliza-

Telmo Miller

o da propriedade industrial. Os GAPI podem aconselhar relativamente s modalidade de propriedade industrial, informar sobre o tipo de procedimentos, a quem se dirigir e em que condies podem faz-lo. No fundo, trata-se de um trabalho de orientao. Os Gabinetes tm um determinado mandato de divulgao e a eles cabe definir os seus prprios planos de actividade. O GAPI disponibiliza s empresas todo o apoio sobre a utilizao da Propriedade Industrial (PI), nomeadamente: Apoio Tcnico sobre os diversos instrumentos de Propriedade Industrial disponveis e os direitos que estes conferem; Legislao nacional e internacional; Acesso e consulta do Boletim de Propriedade Industrial, publicao mensal da responsabilidade do INPI com todos os pedidos nacionais, concesses e recusas nesta matria. Adicionalmente, estes gabinetes podero promover durante o ano diversas iniciativas como: Seminrios e Conferncias subordinados a temas relevantes no mbito da Propriedade Industrial, com interesse particular para o exerccio da actividade empresarial, assim como Workshops, com a organizao e realizao de sesses prticas, associando a apresentao de novas tecnologias informao sobre o modo como o sistema da Propriedade Industrial deve ser utiliza da para proteco e rentabilizao dessa tecnologia. Os GAPI podero igualmente oferecer Servios de Vigilncia Tecnolgica. Tambm se encontra disponvel um sistema de informao que possibilita s empresas um melhor conhecimento das ltimas tecnologias existentes na sua rea de actividade, utilizadas por empresas concorrentes. E o INPI est preparado para oferecer todos os instrumentos de apoio a estas actividades, inclusivamente partilhar a execuo das mesmas actividades. Os GAPI podem e devem fazer muito mais do que est previsto e fundamentar e conceber estratgias de interveno mais amplas, mais ricas e, consequentemente, mais satisfatrias para os prprios interessados. Ao definirmos parceiros no interferimos na estratgia dos mesmos, inclusive os recursos so da responsabilidade dos parceiros. No podemos confundir aqui, e muito importante diz-lo, o papel dos GAPI com o de Agente Oficial de Propriedade Industrial. Este um consultor especializado em propriedade industrial, que funciona num contexto complexo de ordem jurdica e que deve ser utilizado em determinadas circunstncias, na promoo de determinados actos. Alis nosso conselho, e sei que assim est a ser feito, que os GAPI estabeleam acordos com determinados escritrios de agentes oficiais para complementar a sua capacidade de orientao. Ou seja, quando passar de uma mera informao estratgica para um aconselhamento jurdico a interveno do agente oficial de propriedade industrial aconselhvel. Trata-se de uma estratgia concertada entre vrios parceiros. I9 Qual a sensibilidade e o conhecimento que as empresas nacionais tm dos instrumentos e ferra-

60 i9 setembro 2002

mentas colocados sua disposio pelo direito da propriedade industrial? Jaime Andrez: Este conhecimento est muito aqum do desejado. O que as empresas comercializam so direitos de propriedade. Alguns deles direitos de propriedade industrial. O que as pessoas comercializam quando vendem empresas no so os seus edifcios ou as suas mquinas, mas o seu negcio bem sucedido e com ele marcas, patentes, desenhos ou modelos, tudo aquilo que a empresa detm para fundamentar a sua estratgia no mercado. Se as empresas no tiverem convertido todos esses factores de competitividade em direitos de propriedade industrial, que so ttulos de propriedade negociveis, no podem negociar com ningum. Se no tiver uma marca registada no vai oferecer essa marca a outra empresa, esta limitar-se- a copi-la. Principalmente as pequenas e mdias empresas no esto preparadas e desconhecem a importncia da propriedade industrial. A empresa que intervm no mercado deve tentar, seno anular, controlar os riscos. Um dos riscos a possibilidade de outros partilharem das suas frmulas de sucesso. Proteg-las, no deixar que outros as utilizem condio fundamental para qualquer estratgia empresarial de risco. Apesar de se registar uma evoluo positiva, embora esta se concentre mais na rea dos sinais distintivos do comrcio, essa evoluo desproporcional actividade real das empresas. Se observarmos o nmero de produtos lanados por ano e compararmos com as marcas que so registadas ou as patentes que so concedidas, verificamos a disparidade das duas realidades. Esse o desequilbrio para o qual chamo a ateno e que devemos anular. I9 Quanto ao sector tecnolgico, tambm aqui se verifica a mesma falta de informao e conhecimento dos outros sectores da economia? Jaime Andrez Se verdade que foi feito um esforo nos ltimos anos para a promoo do desenvolvimento tecnolgico, se verdade que os resultados desses esforos esto a aparecer e, Portugal apresenta-se num contexto internacional com trabalhos de qualidade e de forte prestgio, tambm verdade que existe uma desproporo entre esta actividade e o reflexo da mesma que a sua proteco. A maior parte dos resultados da capacidade inventiva no esto protegidos. So vrias as razes e uma delas a falta de sensibilidade para a importncia estratgica da utilizao da proteco via propriedade industrial. Por outro lado, a ausncia de uma capacidade de marketing tecnolgico, implicando que a propriedade industrial acabe por significar, para muitas instituies, um custo elevado sem qualquer proveito. Essencialmente a incapacidade de comercializao de portfolios de patentes resulta de uma falta de competncias para tal. A falta de avaliao econmica da tecnologia desenvolvida , por exemplo, uma delas. E h quase uma quase total ausncia de competncias a esse nvel em Portugal. Essa uma das com-

petncias que deve ser interiorizada pelas instituies que promovem a comercializao de direitos de propriedade industrial. Outra competncia o prprio marketing tecnolgico e que est relacionado com o conhecimento do circuito exacto onde se comercializam as inovaes tecnolgicas, das entidades ou instituies interessadas nestas inovaes Estas duas competncias juntas daro uma capacidade de comercializao de direitos de propriedade industrial. No se vende uma inveno mas os direitos sobre esta inveno. Alguma dificuldade de penetrao do mercado poder ainda advir do facto de alguma actividade de Investigao & Desenvolvimento (I&D) no estar orientada para as empresas. Ou seja, no estar a resolver problemas ou necessidades concretas das empresas, colocados por elas ou induzidos pelas entidades de investigao pela compreenso do sector que pretende satisfazer e depois quando tem determinados tipos de invenes no encontra mercado para as mesmas. Mas creio que este quadro tem vindo a inverter-se. I9 De que forma os GAPI podem ajudar instituies de I&D e empresas a potenciar os resultados em I&D? Jaime Andrez Se os GAPI tiverem condies e dinmica suficientes para desenvolverem competncias nesse campo e posteriormente apoiarem empresas e instituies de investigao, daremos todo o apoio necessrio. Numa primeira fase no prioridade para ns. Essa uma questo que s a evoluo dos prprios Gabinetes poder definir. No entanto, no mbito deste mesmo programa de valorizao (Iniciativa Pblica de Valorizao da Propriedade Industrial), onde se inscrevem os GAPI, temos um projecto-piloto cujo objectivo trabalhar com uma Universidade e um Centro Tecnolgico para, nos dois ambientes, cientfico e tecnolgico, estudarmos formas de internacionalizao via benchmarking. Ou seja, o nosso objectivo "internalizar" competncias no que se refere ao conhecimento dos circuitos onde so comercializadas essas inovaes.

setembro 2002 i9 61

Telmo Miller

As entidades pioneiras so a Universidade de Aveiro e o Centro Tecnolgico do Calado. Destaco que estas competncias no so apenas tcnicocientficas mas tambm institucionais. A partir dessa endogenizao de competncias passaremos a uma segunda fase que a sua disseminao por outros centros tecnolgicos e universitrios. Eu diria que o principal problema do nosso sistema de inovao a fraqussima cultura de propriedade industrial. Este o elo fraco. No dominam a cultura da propriedade industrial, no conhecem a sua importncia e muitas vezes, quando conhecem no dominam a melhor forma de a utilizar. No foi realizado, de forma sria e efectiva em Portugal, qualquer tipo de esforo de disseminao da propriedade industrial no sistema empresarial e no sistema cientfico-tecnolgico. Diria mesmo que at h muito pouco tempo, as polticas econmicas no lhe conferiram qualquer relevncia. Era um sistema administrativo, algo demasiado complexo e portanto o conhecimento e disseminao foi sempre insuficiente. uma realidade. I9 Est convicto de que com a criao dos GAPI, de alguma forma poderemos mudar esse quadro e incrementar a transferncia de tecnologia? Jaime Andrez Sim. Conheo pessoalmente cada uma dessas instituies e o resultado do seu trabalho, assim como o domnio dos sectores de actividade onde intervm. Tenho a certeza de que se no forem estas entidades a conseguir inverter esta situao, ningum mais o conseguir em Portugal. O ano de 2001 foi o ano de lanamento. Mas tudo nos leva a crer que uma aposta para ganhar. Embora s tivessem sido criados h muito pouco tempo, o fluxo de contacto entre os Gabinetes e o INPI de tal ordem que me fazem induzir qual o fluxo de contactos entre as empresas e os prprios Gabinetes. Estou convicto de que a criao destes Gabinetes gerar uma maior informao sobre a propriedade industrial e com ela uma melhor utilizao da mesma. As empresas no sobrevivem no mercado se no se diferenciarem. Para que as empresas se diferenciem no mercado tm de investir em inovao e se no quiserem desperdiar os resultados dos seus investimentos, tm de os proteger. Esta mensagem to lgica e simples, mas no me parece estar muito difundida, pois se estivesse as pessoas recorreriam propriedade industrial. Admito tambm que a actividade de investigao e desenvolvimento no seja to intensa como a verificada em outros pases e que no seja suficiente para gerar a utilizao da propriedade industrial num ritmo superior quele que gostaramos. Contudo, no de todo verdade, que a actividade nacional em I&D seja proporcional a utilizao da propriedade industrial em Portugal. Quer nesta minha actividade, quer noutras funes que assumi, em organizaes pblicas e privadas, conheo inmeras situaes de resultados de pro-

cessos criativos e de investigao que no foram registados ou protegidos. O desenvolvimento tecnolgico e a consequente criao de novos produtos e processos envolve largas somas e recursos. Ora, este esforo de investimento s rentvel e recupervel, atravs de uma estratgia bem definida quanto sua expanso e aplicao. Portanto, temos de convencer empresrios e investigadores de que vale a pena proteger, com isso ganharo direitos com os quais podero rentabilizar os seus investimentos. A nica incgnita a varivel tempo. Esperamos que os resultados surjam em breve, o mais rapidamente possvel, favorecendo entidades envolvidas e sectores que representam e consequentemente a favor do nosso pas.

GABINETES DE APOIO PROMOO DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL (GAPI)


Os Gabinetes de Apoio Promoo da Propriedade Industrial (GAPI) foram criados no mbito da Iniciativa Pblica do INPI Instituto Nacional da Propriedade Industrial "Valorizao do Sistema da Propriedade Industrial". Os primeiros 12 Gabinetes de Apoio Promoo da Propriedade Industrial (GAPI) foram criados em Dezembro de 2001. Os 15 actuais Gabinetes esto constitudos nas seguintes instituies: AEP Associao Empresarial de Portugal AIP Associao Industrial Portuguesa CATIM Centro de Apoio Tecnolgico Indstria Metalomecnica AIMMAP Associao dos Industriais Metalrgicos, Metalomecnicos e Afins de Portugal CENTIMFE Centro Tecnolgico das Indstrias de Moldes e Ferramentas Especiais CITEVE Centro Tecnolgico das Indstrias Txteis e do Vesturio de Portugal CPD Centro Portugus de Design CTC Centro Tecnolgico do Calado / APPICAPS Associao Portuguesa da Indstria de Calado, de Componentes e Artigos de Pele e seus Sucedneos CTCV Centro Tecnolgico da Cermica e do Vidro CTCOR Centro Tecnolgico da Cortia GrupUNAVE / Universidade de Aveiro IPN Instituto Pedro Nunes Universidade de Coimbra Instituto Superior Tcnico/GALTEC Gabinete de Apoio ao Licenciamento de Tecnologia Universidade do Porto FGT Fundao Gomes Teixeira Taguspark Parque de Cincia e Tecnologia Tecminho Associao Universidade Empresa para o Desenvolvimento Univ. do Minho

62 i9 setembro 2002

INTERNACIONAL

BENTEX
Benchmarking de Gesto da Tecnologia na Indstria Txtil na Europa
A AGNCIA DE INOVAO, COM O APOIO DO IAPMEI E OS CENTROS TECNOLGICOS, PROMOVEU A UTILIZAO DA TCNICA DE BENCHMARKING COMO INSTRUMENTO DE INCENTIVO INOVAO TECNOLGICA NAS EMPRESAS. AT H BEM POUCO DESCONHECIDO DA MAIORIA DAS PESSOAS, O BENCHMARKING HOJE EM DIA UM TERMO QUE COMEA A APARECER COM MAIS FREQUNCIA ENTRE NS.

Podemos definir Benchmarking como um processo de medio contnua e de comparao dos processos de negcios com processos comparveis em empresas lderes, de forma a obter informao que ajude a organizao a identificar e implementar melhorias. O Benchmarking das melhores prticas evita-nos reinventar o que os outros aprenderam a fazer melhor, no no intuito de apenas copiar mas de imitar criativamente e adaptar, constituindo assim um importante instrumento de inovao. As primeiras aces de benchmarking coordenadas pela Agncia de Inovao (ver artigo sobre Benchmarking no nmero 11 da Revista I9), desenvolvidas em diversos sectores, incluindo o txtil e vesturio, envolveram apenas empresas portuguesas, que se compararam com os seus

concorrentes directos no mesmo subsector de actividade. A experincia mostra que todas as empresas, incluindo mesmo as empresas lderes, podero tirar algum proveito deste exerccio de benchmarking, mas as potencialidades sero maiores caso a comparao seja feita a nvel internacional. precisamente neste contexto que surge o projecto BENTEX - aco de benchmarking, competitivo internacional no sector txtil, que inclui o desenvolvimento e promoo duma ferramenta de benchmarking sectorial que permita s empresas identificar os seus pontes fracos em relao aos seus concorrentes europeus. Para tal, foi constitudo um consrcio europeu com 16 parceiros, incluindo: > Oito Centros Tecnolgicos Txteis Europeus: CLOTEFI

Arquimedes disse: Dem-me uma alavanca suficientemente comprida e eu serei capaz de mover o mundo

Subsectores da cadeia tstil e vesturio analisados - elos finais

setembro 2002 i9 63

Ligaes com a rede de IRCs

(Grcia), que o coordenador do projecto, CITEVE (Portugal), AITEX (Espanha), TECNOTESSILE e CITER (Itlia), ITV Denkendorf (Alemanha), INOTEX (Repblica Checa), CERTEX (Romnia), com vasta experincia no sector txtil e conhecedores dos seus problemas. > Seis Centros de Promoo da Inovao (IRC), que incluem a Agncia de Inovao (Portugal), CENEMES (Espanha), Firenze Tecnologia (Itlia). LIC (Litunia), SEZ (Alemanha) e CADEL (Romnia), que do apoio ao desenvolvimento do projecto e promovem a sua disseminao nos respectivos pases. > A Associao Europeia de Txteis e Vesturio (EURATEX), responsvel pela disseminao global dos resultados a nvel europeu. > A empresa de consultadoria grega BPM (GR), com tcnicos especializados no benchmarking, responsvel pela ferramenta de apoio ao projecto. Como resultado da anlise aprofundada dos dados de benchmarking, feita atravs duma base de dados especialmente concebida, espera-se identificar as reas de constrangimento em termos de gesto da tecnologia, dando indicaes a cada empresa sobre o seu posicionamento em relao aos seus concorrentes europeus e apontando formas de melhorar a performance. A correlao das necessidades tecnolgicas com os tpicos de I&D prioritrios a nvel europeu vai tambm permitir estabelecer consrcios com vista apresentao de projectos para possvel financiamento com o apoio dos programas europeus, sobretudo aqueles que esto especialmente vocacionados para as PMEs. neste sentido que o projecto BENTEX apoiado pela Comisso Europeia, ao abrigo do 5 Programa Quadro e que a rede de IRC (Centros de Inovao) ter um papel activo na promoo do projecto a empresas no directamente participantes e aos fornecedores de tenologia. Dada a diversidade do sector, optou-se por concentrar em dois subsectores especficos da cadeia txtil e vesturio mais crticos, quer em termos de valor acrescentado quer de criao de emprego:

> o subsector de tinturaria e acabamentos > o subsector da confeco, incidindo sobretudo em empresas que trabalham a feitio. O projecto, com a durao de dois anos, iniciou-se em 2001 e engloba cinco fases distintas: > na primeira fase foram desenvolvidas as ferramentas de suporte para todo o processo de benchmarking, nomeadamente os indicadores chave de desempenho que constituiro a base de dados; > na segunda fase, em curso, envolve o levantamento de dados num universo de perto de 400 empresas europeias, 60 das quais portuguesas; > na terceira fase, tambm em curso, inclui o desenvolvimento da base de dados de benchmarking e anlise dos resultados; > na quarta fase sero elaboradas recomendaes para cada empresa, com o objectivo de aproximar o seu desempenho em relao s melhores prticas identificadas; > na quinta fase sero disseminados os resultados, com o apoio da EURATEX e da rede de Centros de Inovao nos quais se inclui a Agncia de Inovao.

Ligaes com a rede de IRCs

64 i9 setembro 2002

legislao
FONTE: www.mct.pt/novo/legislacao/acl.htm

STIO NA INTERNET PARA PUBLICITAO DE EMPREGO NA REA CIENTFICA E TECNOLGICA


Decreto - Lei n 67/2002, DR N 67, Serie I-A, de 20/03/2002
> Atribui competncias FCT para a constituio de um stio na Internet de publicitao de oferta de emprego na rea cientfica e tecnolgica, determinando o tipo de informao que nele deve constar. > A Resoluo do Conselho de Ministros n 24/2001 de 1 de Maro mandatou o Ministro da Cincia e da Tecnologia para promover a criao de um stio especfico na Internet destinado promoo do emprego cientfico e tecnolgico. > Justifica-se a constituio de um stio na Internet com este objecto especfico pelo carcter particular do emprego cientfico e tecnolgico e a necessidade de promover a atraco e fixao em Portugal de recursos qualificados na rea. > Importa, pois, adoptar um conjunto de regras que permita a entrada em funcionamento do stio referido, atribuindo competncias para a sua criao e gesto, regulando o tipo de informao que nele dever estar presente e as obrigaes de comunicao de informao por parte dos servios e organismos que promovem a oferta de emprego cientfico.

ELENCA OS LABORATRIOS DE ESTADO


Resoluo de Conselho de Ministros N 36/2002, DR N 44, Serie I-B, de 21/02/2002
Decreto -Lei que elenca as instituies que respondem ao conceito de Laboratrios de Estado: a) A Direco-Geral de Proteco das Culturas (DGPC); b) O Instituto Nacional de Investigao Agrria (INIA); c) O Instituto de Investigao das Pescas e do Mar (IPIMAR); d) O Laboratrio Nacional de Investigao Veterinria (LNIV); e) O Instituto Hidrogrfico (IH); f) O Instituto Geolgico e Mineiro (IGM); g) O Instituto Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial (INETI); h) O Instituto de Gentica Mdica Dr. Jacinto Magalhes (IGM/JM); i) O Instituto Nacional de Sade Dr. Ricardo Jorge (INSA); j) Laboratrio Nacional de Engenharia Civil (LNEC); k) O Instituto de Investigao Cientfica Tropical (IICT); l) O Instituto de Meteorologia (IM); m) O Instituto Tecnolgico e Nuclear (ITN);

setembro 2002 i9 65

ORGANISMOS DE I&D INTERNACIONAIS


Para cumprir a sua misso de promoo da inovao e modernizao tecnolgica do tecido empresarial nacional, a AdI no tem descurado o facto das actividades de C&T se realizarem, cada vez mais, num cenrio global onde as empresas nacionais tm de concorrer. Tirando partido da forte internacionalizao do sistema cientfico portugus, uma das principais preocupaes da AdI tem- se centrado no construir pontes com o exterior, atravs, por exemplo, da cooperao com grandes organizaes cientficas internacionais. Para os mais interessados, esta edio da I9 dedica a rubrica n@net a 3 das organizaes com quem a AdI mantm um cooperao mais prxima

ESA - European Space Agency


http://www.esa.int A ESA - European Space Agency - uma Organizao Inter-Governamental Europeia cuja misso desenvolver a cooperao entre os seus Estados-Membros, no domnio da Cincia e Tecnologia Espacial e suas aplicaes, no sentido de consolidar a estratgia de colocao da "Europa no espao" Actualmente com 15 Estados-Membros: Astria, Blgica, Dinamarca, Finlndia, Frana, Alemanha, Irlanda, Itlia, Holanda, Noruega, Portugal, Espanha, Sucia, Sua e Reino Unido e o Canad com um estatuto de Estado Associado, a Organizao tem sede em Paris (Frana).

CERN - Laboratrio Europeu de Fsica de Partculas


http://www.cern.ch Fundado em 1954, o CERN - Laboratrio Europeu de Fsica de Partculas, financiado por 20 Estados Membros, o maior centro mundial de investigao do seu tipo, um exemplo bem sucedido de colaborao internacional, juntando cerca de 6500 cientistas, de mais de 80 nacionalidades. O objectivo do CERN a investigao cientfica pura, sem objectivos militares de que constitudo o nosso Universo, de onde vem a matria, como que as partculas elementares interagem? O laboratrio utiliza, e simultaneamente, desempenha, um papel fundamental no desenvolvimento de tecnologia de ponta, com vista a futuras aplicaes: A fsica das partculas requer a melhor performance em todos os campos, e exige uma superao permanente da barreira do que possvel fazer em termos tecnolgicos.

ESO - European Southern Observatory


http://www.eso.org Criado em 1962, o ESO - European Southern Observatory - uma Organizao Inter-Governamental Europeia que se dedica investigao astronmica. Financiado por nove Estados Membros - Alemanha, Blgica, Dinamarca, Frana, Holanda, Itlia, Portugal, Sucia e Suia -, o ESO dever ainda passar a integrar o Reino Unido durante este ano. Com sede em Garching, perto de Munique (Alemanha), o ESO possui dois observatrios no deserto de Atacama (Chile), onde esto situados os telescpios pticos a partir dos quais a Organizao conduz a sua investigao.

66 i9 setembro 2002

oferta de tecnologia
TTULO AISOF DESCRIO Transferncia de tecnologia. Software "OKTONWORKS" ASP integrador de Solues para a Gesto e Controlo Empresarial atravs da Internet. COLABORAO PROCURADA Aliana tecnolgica para integrao e desenvolvimento de novas ferramentas a integrar no sistema. Parceiro comercial com amplo conhecimento do mercado local. PERFIL DO PROMOTOR PME Colombiana REFERNCIA IP 089-02 CONTACTO Jorge Liz - pegadoliz@adi.pt Tel.: 217210910 Fax: 217220541

TTULO TECNOLOGIA ECOLGICA DE PINTURA E ACABAMENTO SUPERFICIAL PARA TINTAS DE BASE AQUOSA DESCRIO Esta tecnologia contempla a reciclagem e re-utilizao in situ de tintas de base aquosa durante o processo de pintura e acabamento superficial.O dispositivo constitudo por uma unidade de separao por ultrafiltao que permite a separao eficaz dos resduos da tinta da sua fase aquosa. A composio da tinta e respectivas propriedades fsicas no so alteradas durante o processo, podendo deste modo ser re-utilizada. COLABORAO PROCURADA Parceiro industrial na rea de produo de ferramentas industriais com vista a acordo comercial com assistncia tcnica. PERFIL DO PROMOTOR PME belga REFERNCIA GIE/JC/170702 CONTACTO jcoelho@port-inova.com Tel.: 22 619 7234 Fax: 22 610 3361

TTULO AVANTIA DESCRIO A AVANTIA Business Technology pretende instalar o primeiro centro de m-Business orientado a empresas tipo PME. O objectivo criar um espao inteligente de mobile solutions para todas as empresas que no querem ou no podem dispor da infraestrutura necessria para acolher solues mveis para a sua empresa. Assim pretendese que o centro disponha de uma soluo ERP com clara vocao para o comrcio electrnico. COLABORAO PROCURADA Uma empresa dedicada ao desenvolvimento de sistemas, programas informticos e servios de consultoria com alto nvel tecnolgico; e com boa experincia no desenvolvimento de solues tecnolgicas.O parceiro realizaria a implementao tecnolgica e a explorao do sistema no seu pas. PERFIL DO PROMOTOR PME Espanhola. REFERNCIA IP 094-02 CONTACTO Jorge Liz - pegadoliz@adi.pt Tel.: 217210910 Fax: 217220541

TTULO PROCESSO PARA A CONVERSO TOTAL DE RESDUOS ORGNICOS EM FERTILIZANTE ORGNICO DESCRIO A empresa desenvolveu um processo para a converso total de resduos orgnicos, lamas biolgicas e resduos slidos municipais, em fertilizante orgnico sem a libertao de gases ou outros compostos nocivos. O fertilizante est livre de contaminaes biolgicas e apresenta um elevado grau de estabilidade e uma libertao controlada de compostos azotados. O sistema apresenta as seguintes vantagens: > Ausncia de emisses gasosas ou efluentes lquidos; > Processamento sem aquecimento; > Ausncia de odores; > Sem resduos. COLABORAO PROCURADA A empresas est procura de parceiros que j operem na rea da recolha e gesto de resduos orgnicos, tendo acesso matria prima necessria. PERFIL DO PROMOTOR PME inglesa REFERNCIA SWE/MA/250702 CONTACTO mantunes@port-inova.com Tel.: 22 619 7234 Fax: 22 610 3361

setembro 2002 i9 67

TTULO RICA - SOFTWARE DE COMPRESSO REVERSVEL DE IMAGENS DIGITAIS SEM PERDA DE QUALIDADE E/OU DADOS DESCRIO RICA (Reversible Image Compression Algorithm) um sistema proprietrio que permite comprimir imagens digitais sem perda da qualidade original. J foram desenvolvidos vrios produtos (software) que integram esta tecnologia com sucesso. Vantagens: > Comparativamente ao sistema JPEG 2000 o RICA comprime 10% mais e a compresso 4x e a descompresso 16x mais rpida; > Permite comprimir a imagem incluindo dados associados sem alterao da formatao original; > O sistema pode ser integrado em outras aplicaes usando um kit de desenvolvimento de software tambm desenvolvido pela empresa. COLABORAO PROCURADA A empresa procura parceiros que faam desenvolvimento de aplicaes (software ou hardware) para: imagiologia mdica, fotografia digital, microscopia, museus/arte, editoras, GIS, astronomia, controlo de qualidade, inspeco com cmaras, segurana, trabalho remoto, etc. PERFIL DO PROMOTOR PME irlandesa REFERNCIA SRN/BD/072002 CONTACTO bdantas@port-inova.com Tel.: 22 619 7234 Fax: 22 610 3361

Melhorar a vida til das pinturas, utilizando antioxidantes do asfalto. COLABORAO PROCURADA Investidores que: > Pretendam investir numa empresa de base tecno lgica; > Compitam atravs de produtos de alto valor acrescentado; > Apoiem o melhoramento de produtos atravs da I&D; > Desejem expandir e comercializar produtos a nvel mundial. PERFIL DO PROMOTOR PME Colombiana REFERNCIA IP 090-02 CONTACTO Jorge Liz - pegadoliz@adi.pt Tel.: 217210910 Fax: 217220541

procura de tecnologia
TTULO CORASFALTOS DESCRIO Desenvolvimento de Pinturas Asflticas, de alta qualidade, que actuam como pinturas anticorrosivas. Baixar custos de proteco de superfcies metlicas enterradas o sujeitas a ambientes agressivos. Melhorar a proteco das superfcies metlicas, utilizando uma pintura anticorrosiva.

TTULO INVITRO DESCRIO Parceria com centros de Pesquisas e ou empresas, detentoras de variedades de morangueiro, que estejam interessados em testar e comercializar suas mudas aqui no Brasil. A IN VITRO se encarregaria de fazer a multiplicao in vitro dos materiais e distribu-los em todas as regies produtoras de morangos do Brasil. COLABORAO PROCURADA Empresa especializada no desenvolvimento de cultivares de morangueiro, interessada em buscar parceiro no Brasil para ser multiplicador dos meristemas em laboratrio e distribuir as mudas matrizes no Brasil, mediante o pagamento de "royalts". PERFIL DO PROMOTOR PME Brasileira. REFERNCIA IP 092-02 CONTACTO Jorge Liz - pegadoliz@adi.pt Tel.: 217210910 Fax: 217220541

TTULO UFSM DESCRIO Desenvolvimento de diversas aplicaes de processamen-

68 i9 setembro 2002

to de imagens onde a segmentao de objectos uma das operaes fundamentais nas manipulaes de imagens e de vdeos digitais. COLABORAO PROCURADA Procura-se parceiros tanto no sector acadmico quanto no industrial. Entretanto, importante que o parceiro procure: Oportunizar o desenvolvimento das actividades de pesquisa no Estado do Rio Grande do Sul -Brasil na rea de processamento e anlise de imagens. Incentivar o desenvolvimento de actividades de pesquisa inovadoras e que busquem solues para problemas do Estado e incentivar o desenvolvimento de pesquisas bsicas PERFIL DO PROMOTOR Universidade Brasileira REFERNCIA IP 093-02 CONTACTO Jorge Liz - pegadoliz@adi.pt Tel.: 217210910 Fax: 217220541

CONTACTO Jorge Liz - pegadoliz@adi.pt Tel.: 217210910 Fax: 217220541

TTULO NUEVOS MEDIOS DESCRIO O objectivo chave deste projecto criar, mediante a implementao da tecnologia necessria, uma rede de comrcio electrnico e distribuio para o sector Turstico, que permitir: > Aproveitar melhor os recursos individuais e de grupo do sector, de forma a aumentar a quota de mercado e conseguinte volume de vendas, e se reduza de forma muito significativa os custos de distribuio. > As funcionalidades planeadas respondem aos interesses que pode ter cada pblico objectivo na sua utilizao, de forma a que cada entidade encontre na ampliao da Plataforma Web Turstica, na sua fase II, aquilo que necessita. COLABORAO PROCURADA Uma empresa dedicada ao desenvolvimento de sistemas, programas informticos e servios de consultoria com alto nvel tecnolgico; e com boa experincia no desenvolvimento de solues tecnolgicas.O parceiro realizaria a implementao tecnolgica e a explorao do sistema no seu pas. PERFIL DO PROMOTOR PME Espanhola REFERNCIA IP 099-02

TTULO TECNOLOGIA DE PRODUO DE PERXIDO DE METILETILCETONA DESCRIO A tecnologia de produo de perxido de metiletilcetona dever contemplar as seguintes especificaes:utilizar perxido de hidrognio a 50%, sem risco de exploses, e sem produo de resduos. O processo de produo deste qumico dever ser autnomo, de baixa tonelagem (180t/ano) e com baixo custo de produo. COLABORAO PROCURADA Cooperao Tcnica; Joint-venture; Licenciamento da tecnologia PERFIL DO PROMOTOR Empresa polaca REFERNCIA EPol/JC/110702 CONTACTO jcoelho@port-inova.com Tel.: 22 619 7234 Fax: 22 610 3361

TTULO TECNOLOGIAS AVANADAS PARA REUTILIZAO DE GUA POTVEL, EFLUENTES, RESDUOS SLIDOS DESCRIO Uma empresa especializada em produo-tratamento-reutilizao de gua e tecnologias "off-gas", procura novas tecnologias para tratamento de guas municipais e industriais, guas residuais, VOC's, lamas e odores. COLABORAO PROCURADA A empresa est procura de processos demonstrados de aplicao destas tecnologias. PERFIL DO PROMOTOR PME belga REFERNCIA IFEST/BD/TR-80 CONTACTO bdantas@port-inova.com Tel.: 22 619 7234 Fax: 22 610 3361

setembro 2002 i9 69

TTULO TECNOLOGIA E "KNOW-HOW" PARA A PRODUO DE ETANOL A PARTIR DE RESDUOS CELULSICOS. DESCRIO Uma empresa que faz armazenamento e processamento de cereais est procura de tecnologia e "know-how" em processos de produo de bioetanol a partir de materiais celulsicos. A empresa est tambm interessada no aproveitamento de subprodutos do processo de biotransformao. COLABORAO PROCURADA A empresa est procura de processos demonstrados de aplicao destas tecnologias. A empresa tem a inteno de iniciar uma unidade de transformao em 2005. PERFIL DO PROMOTOR PME inglesa REFERNCIA SWE/MA/260702 CONTACTO mantunes@port-inova.com Tel.: 22 619 7234 Fax: 22 610 3361

TTULO PINTURAS INDUSTRIALES DESCRIO A empresa SMC S.A. dedica-se fabricao de primpregnado de resina polister com reforo de fibra de vidro. Estamos interessados em incorporar tecnologia e desenvolvimentos no campo de SMC, que permita optimizar e reduzir tanto a temperatura como a presso em moldes de peas, aplicveis aos sectores da automao, elctrico e indstria da construo, o que tende a reduzir a presso de trabalho e o custo dos moldes. COLABORAO PROCURADA Empresa fabricante de SMC e/ou moldes de SMC para os sectores da construo, automvel e elctrico. PERFIL DO PROMOTOR PME REFERNCIA IP 105-02 CONTACTO Jorge Liz - pegadoliz@adi.pt Tel.: 217210910 Fax: 217220541

FICHA TCNICA

DIRECTOR Lino Fernandes PROJECTO GRFICO Ins Nogueira (AdI) REDACO, EDIO E PAGINAO

Loja da Imagem Marketing, Comunicao e Gesto, Lda. Rua Poeta Bocage, n. 13-B 1600-581 LISBOA Tel.: 210 109 100 Fax: 210 109 199 Impresso: MLD Tel.: 219 488 153 Distribuio: Vasp Registo provisrio no I.C.S. n. 123888 N. Depsito Legal: 169395/01 ISSN: 1645-2372 Tiragem: 3000 exemplares INTERDITA A REPRODUO DE TEXTOS E IMAGENS POR QUAISQUER MEIOS PROPRIEDADE Agncia de Inovao, S.A. NPC 503 024 260 Capital Social: 700 000 000$00 CRC Lisboa n. 3994 Edifcio Green Park, Av. Dos Combatentes, 43A - 10. C/D 1600-042 LISBOA Tel.: 217 210 910 Fax: 217 271 733 www.adi.pt DELEGAO PORTO Rua de Sagres, 11, 4150-649 PORTO Tel.: 226 197 230 Fax: 226 103 361

70 i9 setembro 2002

Potrebbero piacerti anche