Sei sulla pagina 1di 5

4 TEORIAS DA PERSONALIDADE

PROF. DR. MANUEL MUOZ

1. PSICANLISE
Sigmund Freud nasceu em Freiberg, Moravia em 1856. Ainda criana mudou-se para Viena onde viveu at 1938 quando ento se transferiu para Inglaterra aonde viria a morrer um ano depois. Durante o curso de medicina, Freud trabalhou no laboratrio fisiolgico da faculdade. Tambm fez pesquisas independentes sobre histologia e publicou artigos sobre anatomia e neurologia. Mdico, Freud iniciou seus trabalhos como cirurgio, passando a clnico particular e, posteriormente, fazendo sua formao em psiquiatria (durante alguns anos pesquisou os efeitos da cocana nos distrbios fsicos e mentais). O movimento psicanaltico no participou, realmente, do mesmo conjunto de desenvolvimentos que levou s demais escolas, entre outras coisas, objetivava, principalmente, o comportamento anormal, como agir em relao a ele e, a partir da, propunha questes muito diferentes das outras escolas. Trata-se de um modo de pensar inteiramente diferente do que leva comumente o nome de psicologia e constitui uma especialidade altamente complexa. Freud conseguiu uma bolsa para estudar em Paris com Charcot; o qual demonstrou que era possvel induzir ou aliviar sintomas histricos com sugesto hipntica.
Os sintomas de pacientes histricos baseiam-se em cenas do seu passado que lhes causaram grande impresso mas foram esquecidas (traumas); a teraputica, nisto apoiada, consistia em faz-los lembrar e reproduzir essas experincias num estado de hipnose (catarse). Freud, 1914.

Com o tempo, Freud abandonou por completo a hipnose passando a encorajar seus pacientes a falarem livremente e a relatarem o que quer que pensassem independentemente da aparente relao ou falta de relao com seus sintomas. Em 1896 ele usou pela primeira vez a palavra psicanlise para descrever seus mtodos. Em 1900, Freud publica A Interpretao de Sonhos. Ele escreve extensivamente. Suas obras completas compem-se de 24 volumes e incluem ensaios relativos aos aspectos delicados da prtica clnica, uma srie de conferncias que delineiam toda a teoria e monografias especializadas sobre questes religiosas e culturais. Teoria Freud ensinava que todo ato e todo pensamento motivado. A fora motora fundamental do homem a libido, um impulso sexual violentamente egosta e agressivo, que constitui o id da personalidade. Todos possuem dentro de si uma fora sexual criadora

(Eros) e um impulso destruidor e agressivo para a morte (thanatos). Mas ter o impulso, no leva necessariamente satisfao; preciso de algum modo chegar a um compromisso com o mundo e manipul-lo de modo a satisfazer os prprios desejos. Isso leva ao crescimento do ego que funciona como intermedirio entre o princpio do prazer do id e o princpio da realidade que domina as interaes com o ambiente. Os pais esforam-se por conseguir executar a tarefa quase impossvel de socializar o id, procurando domar o seu egosmo que constitudo pelos impulsos inatos da criana; isso acarreta a formao de um superego, uma espcie de conscincia, que faz com que a pessoa se sinta culpada toda vez que um impulso do id consegue expressar-se. A tarefa do ego torna-se mais difcil porque, desde o incio do desenvolvimento do indivduo, o foco principal da impulso da libido desloca-se de uma para outra parte do corpo. Caracterizada como uma sexualidade infantil pervertida polimorfa, a satisfao libidinal obtm-se, de incio principalmente atravs da zona oral, com o prazer originado da alimentao. Com o treinamento para os hbitos de higiene, a regio anal tora-se a zona ergena principal. A seguir, vem o estgio flico, ao qual, aps um perodo de latncia em que a sexualidade totalmente reprimida, segue-se o estdio genital, ou maturidade, no qual a gratificao libidinal obtida por meio da unio heterossexual adulta.

2. BEHAVIORISMO (COMPORTAMENTALISMO)
John B. Watson (1878-1958), o primeiro psiclogo behaviorista reconhecido, definiu o behaviorismo como A psicologia, puramente objetiva da Cincia natural. Seu objetivo terico a predio e o controle do comportamento. Watson dizia que no existia uma coisa chamada conscincia, que toda aprendizagem dependia do meio externo, que toda a atividade humana condicionada e condicionvel, a despeito da variao na constituio gentica. O condicionamento era a chave para a compreenso do comportamento e eu potencial era considerado ilimitado. A rpida popularizao de sua posio pode ser atribuda, pelo menos em parte, ao fato de que se ajustava perfeitamente ideologia poltica americana de que todos os homens foram criados iguais e qualquer um pode conseguir xito. A Psicologia do ponto de vista behaviorista, de Watson, tinha um esquema bastante sistemtico. Inicialmente considerava os problemas e o objetivo da psicologia e dos mtodos psicolgicos, depois, seguia a seqncia estruturalista tradicional e tpica, que o behaviorismo herdou do funcionalismo e, este, do estruturalismo. Receptores e seus estmulos, bases neurofisiolgicas da ao, rgos de resposta (msculos e glndulas), modos hereditrios de resposta (instintos), emoes, o organismo em ao, personalidade e comportamento anormal. Em seu sistema, Watson afirmava que o objeto da psicologia a atividade e a conduta humana e animal, a meta da psicologia prever o comportamento, formular leis a seu respeito, e controla-lo. A conscincia no objeto legtimo de estudo cientfico, apenas o estudo do comportamento manifesto cientificamente defensvel. As unidades de comportamento verbal so reflexos, ou conexes S-R (estmulo \ resposta), inatas ou condicionadas. Os hbitos podem ser manifestos, ou explcitos ou, ainda, ocultos e implcitos. Fundamentalmente, todas as respostas podem ser classificadas como glandulares ou musculares, em ltima anlise, tudo quanto fazemos secretar e contrair.

O principal mtodo da psicologia o estudo do reflexo condicionado. Segundo Watson, os reflexos podem ser classificados em emoes, instintos e hbitos, todos eles padres de arco-reflexos. As emoes so atividades internas, enquanto os instintos implicam a situao externa, desse modo as emoes tm menos alcance do que os instintos. Ambos so modos hereditrios de ao, sequencia de arcos reflexos encadeados, adquiridos, concatenaes padronizadas aprendidas, arranjos de reflexos adquiridos. A diferena entre um hbito e um instinto, portanto, que enquanto ambos so conjuntos complexos de reflexos que funcionam numa ordem seqencial, o instinto herdado e o hbito adquirido.

3. HUMANISMO
Carl Rogers, fundador do Humanismo nasceu em 8 de janeiro de 1902 em Oak Park, Illinois nos Estados Unidos. Sua infncia foi limitada pelas crenas e atitudes de seus pais que detinham uma ndole religiosa bastante severa. Enquadrado neste sistema de crenas, Rogers relata que seus anos de meninice foram vividos em isolamento. No colegial tornou-se um excelente estudante, com vidos interesses cientficos. Comeou estudos de graduao em Teologia no Union Theological Seminary, mas optou por terminar seu trabalho em Psicologia no Teachers College, na universidade de Colmbia. Seu primeiro emprego foi em Rochester, Nova Iorque, num centro de orientao infantil, trabalhando com crianas que haviam sido encaminhadas por vrias agncias sociais. Durante os 12 anos que Rogers trabalhou em Rochester o processo de psicoterapia progredio de uma abordagem formal e diretiva par o que ele iria denominar mais tarde de terapia centrada no cliente. Em 1951 Carl Rogers publica Terapia Centrada no Cliente, que continha sua primeira teoria formal sobre a terapia, sua teoria da personalidade e algumas pesquisas que reforaram suas concluses. Neste livro sugere que a maior fora orientadora da relao teraputica deveria ser o cliente, no o terapeuta. Teoria Uma premissa fundamental na teoria de Rogers o pressuposto de que as pessoas usam sua experincia para se definir. Assim, h um campo de experincias nico para cada indivduo; este campo de experincias ou campo fenomenal contm tudo o que se passa no organismo em qualquer momento, e que est potencialmente disponvel consistncia. Dentro do campo de experincia est o self. O self no uma entidade estvel, imutvel; entretanto, observado num dado momento, parece ser estvel. O self uma gestalt organizada e consistente num processo constante de formar-se e reformar-se medida que as situaes mudam. No fundo a idia de autoconceito, a viso que uma pessoa tem de si prpria, baseada em experincias passadas, estimulaes presentes e expectativas futuras. O self ideal o conjunto das caractersticas que o indivduo mais gostaria de poder reclamar como descritivas de si mesmo. Aceitar-se como se na realidade, e no como se quer ser, um sinal de sade mental. Outro conceito fundamental do Humanismo a Congruncia e a Incongruncia. Congruncia definida como o grau de exatido entre a experincia da comunicao e a tomada de conscincia. Ela se relaciona s discrepncias entre experienciar e tomar conscincia. Um alto grau de congruncia significa que a comunicao (o que voc est

expressando), a experincia (o que est ocorrendo em seu campo) e a tomada de conscincia (o que voc est percebendo) so todas semelhantes. Suas observaes e as de um observador externo seriam consistentes.

4. GESTALT
A palavra Gestalt difcil de traduzir, Titchener sugeriu o termo configurao, mas de alguma forma, esta no foi aceita e outras tradues foram tomando espao como forma, padro, ou estrutura. Em 1890, na Universidade de Graz na ustria se criou a escola de Gestaltqualitt que era representada pelo psiclogo Christian von Ehrenfels (1859 1932). Ehrenfels fez uma crtica contums a psicologia de Wundt dizendo que a qualidade da forma um elemento acima dos elementos que compem um conjunto. Uma melodia tocada numa dada clave no s a soma das notas, mas, alm disso, sua configurao total. Mudem-se as relaes entre os elementos, e o todo se modificar. Pode-se, porm, transpor a melodia, isto p-la numa clave diferente e, assim, mudar todos os elementos, conservando, porm, a prpria melodia, e Gestaltqualitt, enquanto as relaes entre os elementos individuais, ou notas, permanecerem as mesmas. Os fundadores da escola da Gestalt foram Max Wertheimer, Kurt Koffka e Wolfgang Khler. Todos eles acentuavam o princpio da determinao relacional, isto , que as propriedades das partes dependem da relao entre as partes e o todo, as qualidades das partes dependem do lugar, papel e funo que tm no todo. Todos afirmaram, tambm, que, na maior parte das configuraes, o todo no igual soma de suas partes. Max Wertheimer (1880 1943) doutorou-se em 1904, aps ter hesitado entre a carreira de msico, filsofo e psiclogo. Dentre as suas pesquisas, Wertheimer descobriu que um estmulo visual descontnuo pode produzir a percepo de movimento contnuo. A percepo no corresponde ponto a ponto ao estmulo fsico, mas organiza-se como um todo. Em 1912, ele tambm conjeturou que o pensamento no associacionista, como se pensava, mas configuracional e que faz sentido. O todo como dizem os gestaltistas - diferente da soma de suas partes. A qualidade do todo no apenas mais um elemento que se adiciona, mas determina as caractersticas das partes. Uma parte sero o que determinado pelo seu lugar, papel e funo dentro do todo de que parte. A lei da pregnncia sustenta que a organizao de qualquer todo ser to boa quanto permitam as condies vigentes. A natureza das partes determinada pelo todo e no o contrrio, assim sendo, a anlise deve ir de cima para baixo e no de baixo para cima. O modelo dinmico dos gestaltistas afirma que as foras fsicas, abandonadas a si mesmas, no produzem o caos, mas sim sua prpria organizao, internamente determinada. A semelhana entre as formulaes de campo na fsica, feitas por Einstein, e algumas das idias da Gestalt, no acidental, mas pode ser em parte descoberta nas muitas e longas conversas entre Einstein e Wertheimer. REFERNCIAS: FADIMAN, James / FRAGER, Robert. Teorias da Personalidade. So Paulo: HARBRA, 1986.

WERTHEIMER, Michael. Pequena Histria da Psicologia. Nacional, 1989.

So Paulo: Editora

Potrebbero piacerti anche