Sei sulla pagina 1di 8

MAPAS E CARTOGRAFIA EM EDUCAO MATEMTICA

Michela Tuchapesk da Silva1

Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho UNESP- Rio Claro


mtucha@yahoo.com.br Paola Amaris

Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho UNESP- Rio Claro


paolaamaris @gmail.com Nadia Regina Baccan Cavamura

Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho UNESP- Rio Claro


nrbaccan@gmail.com Simone Queiroz

Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho UNESP- Rio Claro


simonemq@hotmail.com Tssia Ferreira Tartaro

Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho UNESP- Rio Claro


tassiatartaro@yahoo.com.br

Resumo Este minicurso tem como proposta apresentar o que o grupo de pesquisa em Foucault, denominado UNS2 da UNESP de Rio Claro, compreende sobre a utilizao da Cartografia como uma produo de dados para pesquisas qualitativas. Explanando as diferenas existentes entre a cartografia da geografia (fsica e humana) e a das subjetivaes, assim como alguns termos que fazem parte dessa cartografia: mapas, marcas, linhas de fora, rizoma, Panptico, corpo vibrtil, antropofagia, oriundos de pesquisas feitas nas obras de Foucault, Deleuze, Guatarri, Rolnik, dentre outros, que contriburam (e contribu) para nossa compreenso. Finalizando esse minicurso apresentando os trabalhos de mestrado e doutorado ligados ao UNS, j defendidos e os que esto em andamento, assim como as pesquisas do grupo, em que se utiliza a Cartografia como produo de dados. Palavras-chave: Cartografia; Mapas; Mapas Narrativos; Linhas de fora; Produo de dados.
1

Os autores so alunos de doutorado e/ou mestrado do curso de Ps-Graduao em Educao Matemtica da Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho UNESP- Rio Claro sob orientao do Prof. Dr. Antonio Carlos Carrera de Souza.
2

Explicando o UNS (o grupo de pesquisa Mltiplos um - UNS) que se dedica produo de pesquisas e estudos baseados nos autores citados neste texto.

Anais do XI Encontro Nacional de Educao Matemtica ISSN 2178-034X

Pgina 1

XI Encontro Nacional de Educao Matemtica


Curitiba Paran, 18 a 21 de julho de 2013

1. Entendendo a Cartografia Num primeiro momento, consideramos importante discutir a semntica da palavra cartografia apontando as diferenas entre a cartografia da geografia fsica que se constitui como um mapa fsico que, por exemplo, divide as regies e os Estados do nosso pas; a cartografia da geografia humana que no desenha mapas fsicos e sim retrata os costumes, as etnias, as religies entre outras questes; e a cartografia da subjetividade humana onde o mapa construdo no um mapa fsico que estabelece limites de acordo com as fronteiras de um mapa-mndi, nem visa mapear processos e procedimentos de professores de matemtica e outros sujeitos da escola, mas sim um mapa das subjetivaes humanas de acordo com Michel Foucault, esta a que ns queremos praticar em nossas pesquisas de ps-graduao em Educao Matemtica e discutir no minicurso. Segundo Rolnik (2011), os gegrafos desenham as paisagens e os cartgrafos desenham as paisagens psicossociais, ou seja, as cartografam. A cartografia proporciona um desmanchamento de certos mundos ocasiona sua perda de sentido ao mesmo tempo em que fabrica a formao de outros mundos, mundos esses que se criam a fim de expressar afeies no contempladas no outro. Deste modo, ao se utilizar a cartografia produzem-se mapas, que podem ser sobrepostos, entendemos como mapa algo que
aberto, conectvel em todas as suas dimenses, desmontvel, reversvel, suscetvel de receber modificaes constantes. Ele pode ser rasgado, revertido, adaptar-se a montagens de qualquer natureza, ser preparado por um indivduo, um grupo, uma formao social (DELEUZE, 1995, p. 22).

Assim, como um mapa que admite buscar-se, encontrar-se, nele tambm ocorrem diversas perdas por parte daqueles que est visitando-o, todavia para isso preciso que a pessoa decida entrar nele e de acordo com Rolnik todas as entradas so boas, desde que as sadas sejam mltiplas. (ROLNIK, 1987, p. 2), ele pode nos capturar, nos agenciar, pois nele h linhas de articulao ou segmentaridade, estratos, territorialidades, mas tambm linhas de fuga, movimentos de desterritorializao e desestratificao [...] uma multiplicidade (DELEUZE & GUATTARI, 2011, p. 18). Enfim, todo mapa uma espcie de convite, em que voc dentro deste pode ter diversos olhares, como um caleidoscpio, em que ao manipul-lo obter mltiplas imagens, sendo algo dinmico, sem incio, nem fim, apenas o meio, o momento e esse pode conduzi-lo a outros caminhos distintos daquele pelo qual voc iniciou o movimento Anais do XI Encontro Nacional de Educao Matemtica ISSN 2178-034X Pgina 2

XI Encontro Nacional de Educao Matemtica


Curitiba Paran, 18 a 21 de julho de 2013

algo rizomtico.3 Perde-se neles, no no sentido de estar preso, pois tem diversos caminhos que conduz sada, mas por deixa-se capturar por opo. Buscando um procedimento que permita acessar o processo das experincias vivenciadas pelos envolvidos na pesquisa, lanamos mo da cartografia como uma possibilidade para produo de dados.
traar um mapa, cartografar, percorrer terras desconhecidas, o que Foucault chama de trabalho em terreno. preciso instalarmo-nos sobre as prprias linhas, que no se contentam apenas em compor um dispositivo, mas atravessam-no, arrastam-no, de norte a sul, de leste a oeste ou em diagonal (DELEUZE, 1990, p. 1, grifo nosso).

Dessa maneira, como primeiro movimento, importante sabermos: o que a cartografia de que falamos? possvel, dessa forma; entenderem-se as bifurcaes, possveis atalhos, os territrios existenciais4com seus afetos e subjetivaes:
um mtodo formulado por Gilles Deleuze e Flix Guattari (Deleuze e Guattari, 1995; Guattari, 1986), um caminho que nos ajuda no estudo da subjetividade dadas algumas de suas caractersticas [...] no comparece como um mtodo pronto [...] A cartografia um procedimento ad hoc, a ser construdo caso a caso. [...] Um mtodo processual vai se fazendo no acompanhamento dos movimentos das subjetividades e dos territrios (KASTRUP, 2010, p. 76).

A cartografia um caminho atravs, uma pesquisa de interveno, segundo Passos e Barros (2010, p. 17). Assim, estes autores indicam que toda pesquisa pesquisainterveno, pois a interveno sempre se realiza por um mergulho na experincia que agencia pesquisadores e pesquisados, teoria e prtica; num mesmo processo de produocom-o-outro, da emergncia-junto que inventado nos movimentos do plano da imanncia.
Sendo tarefa de o cartgrafo dar lngua para afetos que pedem passagem, dele se espera basicamente que esteja mergulhado nas intensidades de seu tempo e que, atento s linguagens que encontra, devore as que lhe parecerem elementos possveis para a composio das cartografias que se fazem necessrias (ROLNIK, 1987, p.1).

Neste sentido, este o critrio de suas escolhas: descobrir que matrias de expresso misturadas a quais outras, que composies de linguagem favorecem a passagem
3

No sentido de que as multiplicidades so rizomticas (DELEUZE & GUATTARI, 2011, p. 23) e rizoma algo que pode ser conectado a qualquer outro [rizoma] e deve s -lo (idem, p. 22). Tomemos o rizoma como a web (teia) virtual, na qual atualmente quase todas as pessoas esto conectadas, em que o incio se d no instante que voc se conecta e o fim quando se desconecta, mas ela continua a existir independente de sua ao. 4 Segundo Deleuze e Guattari (1997) [...] H territrio a partir do momento em que componentes de meios param de ser direcionais para se tornarem dimensionais, quando eles param de ser funcionais para se tornar expressivos. H territrio a partir do momento em que h expressividade do ritmo [...]

Anais do XI Encontro Nacional de Educao Matemtica ISSN 2178-034X

Pgina 3

XI Encontro Nacional de Educao Matemtica


Curitiba Paran, 18 a 21 de julho de 2013

das intensidades que percorrem seu corpo no encontro com os corpos que pretende entender, so intensidades buscando expresso. Sabe-se que as pessoas trazem consigo marcas sociais do que j vivenciaram. Marcas que as fizeram desistir ou erguerem-se para abraar o seu fracasso ou rejeit-lo. Enfim, estamos em uma sociedade onde o essencial marcar e ser marcado (DELEUZE & GUATARRI, 2012, p. 190). Assim a proposta da cartografia de tentar desemaranhar as linhas de fora, como diz Foucault, que perpassa, agencia, sedimentaliza e panoptiza5, tentando identificar algumas das mltiplas sujeies que existem e funcionam no interior do corpo social (FOUCAULT, 2010, p. 102). Segundo Rolnik (1987) entender, para o cartgrafo, no tem nada a ver com explicar e muito menos com revelar (p. 2), mas criar pontes de linguagem que possibilitem cruzar o abismo que h entre o sentir, o pensar e o expressar. At porque somos um grau de potncia, definido por nosso poder de afetar e de ser afetado, e no sabemos o quanto podemos afetar e ser afetados, sempre uma questo de experimentao. (PELBART, 2008, p. 1). uma dupla captura. Cartografar se deixar capturar. Nesta o pesquisador torna-se o sujeito da experincia de sua pesquisa (ROTONDO, 2010, p. 31). Sendo, com isso, o interesse do cartgrafo participar, embarcar na constituio de territrios existenciais, constituio de realidade (ROLNIK, 1987, p.2). Assim, a cartografia lana mo de vrios procedimentos para a produo de dados. Baseado em Passos, Kastrup e Escssia (2010), Rotondo (2010), Bovo (2011), Gasparotto (2010), Deleuze (2005) e Bovo et al. (2011), o cartgrafo, buscando acompanhar a processualidade dos acontecimentos, pode fazer uso de narrativas pessoais, entrevistas, etnografias, anlise de documentos, dados quantitativos, mapas narrativos, ou seja, o cartgrafo no tem, a priori, um roteiro a ser seguido, mas como um surfista, projeta, a cada instante, movimentos precisos para acompanhar a onda em que est surfando. Deste modo, o cartgrafo se tornar um surfista, pois este no se prepara para o que ele j sabe, mas exercita-se, disciplina o seu corpo e mente para estar preparado diante da onda que ele ainda no viu. Portanto, o cartgrafo deve ter como perfil um tipo de sensibilidade que deve permanecer durante todo o seu trabalho, pois o que ele quer se colocar, sempre que possvel, na adjacncia das mutaes das cartografias, posio que lhe
5

Verbalizamos o termo utilizado por Foucault, para quem o Panptico representa uma relao de poder atravs da vigilncia, podendo ser utilizado como uma mquina de fazer experincias, modificar o comportamento, treinar ou retreinar os indivduos (FOUCAULT, 2011, p. 193).

Anais do XI Encontro Nacional de Educao Matemtica ISSN 2178-034X

Pgina 4

XI Encontro Nacional de Educao Matemtica


Curitiba Paran, 18 a 21 de julho de 2013

permite acolher o carter finito e ilimitado do processo de produo da realidade que o desejo. Rolnik ento coloca alguns parmetros para tomarmos em anlise:
J que no possvel definir seu mtodo (nem no sentido de referncia terica, nem no de procedimento tcnico), mas, apenas, sua sensibilidade, podemos nos indagar: que espcie de equipamento leva o cartgrafo, quando sai a campo? muito simples o que o cartgrafo leva no bolso: um critrio, um princpio, uma regra e um breve roteiro de preocupaes - este, cada cartgrafo vai definindo e redefinindo para si, constantemente (ROLNIK, 1987, p. 3).

Desta forma, o cartgrafo dever tornar-se um corpo vibrtil6 onde tem que captar afetos produzidos por e com as pessoas ao seu redor, dentro do territrio a pesquisar, olhar todas as relaes na rede; como um corpo vibrtil, concebendo que como o humano tambm vai ser afetado por essas foras. Com isso, temos que a cartografia pretende transvalorar todo o processo de produo de dados; devolver ao mundo com seus valores alterados para tentar entender a rede de foras que intervm no plano movente cartografado; mas esse entender no tentar analisar, explicar, quantificar ou revelar, o que o cartgrafo quer a produo daquele territrio existencial, mergulhar na geografia dos afetos existentes. Desta forma, este um processo mais descritivo do que interpretativo; que visa acompanhar o processo dentro da rede; porque a cartografia permite mapear tudo o que acontece dentro dela. Faz visvel o no oculto, cartografa-se as subjetivaes no eterno movimento de produo de subjetividades; de linhas de foras; que se podem encontrar dentro da sala de aula, escola. Deste modo, Cartografar estas produes de subjetivaes, explicitar as marcas que nos tocam por meio de relaes de foras. Para Rolnik estas marcas so estados inditos produzidos em nosso corpo a partir das composies que vamos vivendo. [...] E assim vamos nos criando, engendrados por pontos de vista que no so nossos enquanto sujeitos, mas das marcas, daquilo em ns que se produz nas incessantes conexes que vamos fazendo (ROLNIK, 1993, p.3). Neste sentido, Rolnik define que podemos considerar a prtica do cartgrafo:
De posse dessas informaes, podemos tentar definir melhor a prtica do cartgrafo. A anlise do desejo, desta perspectiva, diz respeito, em ltima instncia, escolha de como viver, escolha dos critrios com os quais o
6

Segundo Rolnik (1987) Primeiro o olho vibrtil; que faz com que o olho seja tocado pela fora do que v. Segundo, a pele um tecido vivo e mvel, feito das foras/fluxos que compem os meios variveis que habitam a subjetividade; Nesse momento, nosso olho vibrtil capta na pele certa inquietao, como se algo estivesse fora do lugar ou de foco.

Anais do XI Encontro Nacional de Educao Matemtica ISSN 2178-034X

Pgina 5

XI Encontro Nacional de Educao Matemtica


Curitiba Paran, 18 a 21 de julho de 2013

social se inventa, o real social. Em outras palavras, ela diz respeito escolha de novos mundos, sociedades novas. A prtica do cartgrafo , aqui, imediatamente poltica (ROLNIK, 1987, p. 4).

Assim, um dos procedimentos usados pelos cartgrafos nos trabalhos ligados aos UNS so os Mapas Narrativos7 que, segundo Gasparotto (2010), consistem em desenhos feitos pelos pesquisados a partir de temas propostos pelo pesquisador. Tais desenhos so acompanhados de narrativas dos pesquisados que podem ser apontadas, gravadas e/ou filmadas pelo pesquisador relativas no s ao desenho, mas de tudo que estes entenderem como necessrio para contextualizar e dar sentido ao que est sendo desenhado. Acrescentando a estas consideraes, temos que os desenhos...
so uma forma de encaminhar uma conversa, de disparar uma entrevista outra (no aquela a que o entrevistador quer, com respostas que ele quer ouvir) e de checar os dados obtidos com a narrativa. A combinao desenho-narrativa um mapa. Da o nome mapa narrativo (BOVO, 2011, p.22).

Abordar as experincias de algum nem sempre tarefa simples, pois dizem respeito a fatos que deixaram marcas, positivas e/ou negativas, e podem ter gerado sentimentos como angustia, frustrao, irritao ou alegria. Como ns pesquisadores somos tambm um corpo de subjetivaes, em que cada marca que o atinge, fica l, quando se est cartografando no est sozinho, pois entra voc e suas marcas durante o processo. Sendo marcado ainda mais com as novas afetaes que chegam a voc. E algumas vezes chegam afetaes que vo direto a uma de suas marcas dificultando sua visibilidade, porque aquela marca de repente impede de capturar aquilo direito. Pode-se dizer que se trata de
uma pluralidade de sentidos [...] que pe o pesquisador em um exerccio de pensamento. Nesse exerccio o pesquisador considera que toda forma, seja ela instituies, objetos, pessoas, ou o que for, tem uma zona de processualidade[...] o pesquisador est atento. Essa ateno, que no simplesmente o ato de prestar ateno (no entanto, isso tambm faz parte), exige do pesquisador que capte as processualidades em todas as foras, identificando elementos que atuam simultaneamente, agenciando-se. Ou seja, a ateno do pesquisador deve estar aberta e concentrada nos movimentos [...] que compem [...] a vida (ROTONDO, 2010, p. 29).
7

No constante processo de hibridizao desenvolvido ao longo dos ltimos trabalhos de pesquisa nos utilizamos do conceito de Mapas Narrativos, como o proposto por Michael White e explicados em: http://www.slideshare.net/irmgardvonwobeser/mapas-narrativos. A hibridizao proposta pelo grupo encaminha-se no sentido da produo de desenhos (mapas) de situaes em que as produes de subjetividades se apresentem na narrao (narrativo) dos indivduos que ao desenhar conversam e dialogam com o cartgrafo.

Anais do XI Encontro Nacional de Educao Matemtica ISSN 2178-034X

Pgina 6

XI Encontro Nacional de Educao Matemtica


Curitiba Paran, 18 a 21 de julho de 2013

Assim, os Mapas Narrativos uma das ferramentas que possibilitam detectar informaes que, muitas vezes, esto adormecidas para o entrevistado:
O mapa narrativo busca esse olhar atravs, esse ressoar entorno do aluno entrevistado, das questes que podem estar adormecidas e com o mapa, enquanto traa o desenho, a pessoa pode se expressar sobre suas marcas, expor aquilo que as afeta da maneira como ela v (GASPAROTTO, 2010, p. 12, grifos do autor).

Com o intuito de enriquecer os dados obtidos com os mapas, tambm podem ser feitas entrevistas com os participantes da pesquisa. O momento da entrevista com os indivduos que participam do processo cartogrfico se configura como a conversa deflagrada pela narrativa e pelos desenhos que foram efetivamente elaborados, ou seja, aps a imerso do cartgrafo nos dados produzidos pelos mapas narrativos dos indivduos. o movimento de retornar ao j produzido com um novo olhar, no mais o do pesquisador em busca de falhas ou faltas, formado a partir da produo de dados anterior.

2. O Grupo UNS e sua pesquisa Alguns integrantes do grupo UNS apresentam este minicurso como uma forma de discutir a cartografia como um meio de produo de dados para as pesquisas em Educao Matemtica. Os trabalhos que esto sendo desenvolvidos atualmente por este grupo dentro da Educao Matemtica esto ancorados em trs vertentes, sendo elas, Formao inicial de Professores, Ensino de Jovens e Adultos e Professores de escolas pblicas. Em suas pesquisas o grupo Uns discute algumas teorias que ancoram a cartografia. Nestas, procuramos cartografar vrias situaes na qual est submersa a Educao Matemtica no Brasil, colocando vista que foras esto agindo nos processos que cercam alunos e professores de Matemtica, durante sua formao ou vida profissional.

3. Agradecimento Agradecemos ao Prof. Dr. Antonio Carlos Carrera de Souza e ao colega doutorando Thiago Donda Rodrigues, por suas prestimosas e contnuas colaboraes na elaborao deste trabalho.

4. Referncias Bibliogrficas BOVO, Audria Alessandra. Abrindo a caixa preta da escola: uma discusso acerca da cultura escolar e da prtica pedaggica do professor de matemtica.2011. 190 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educao Matemtica, UNESP, Rio Claro, 2011. Anais do XI Encontro Nacional de Educao Matemtica ISSN 2178-034X Pgina 7

XI Encontro Nacional de Educao Matemtica


Curitiba Paran, 18 a 21 de julho de 2013

BOVO, Audria Alessandra; GASPAROTTO, Giovana Cristina Ferrari Gasparotto; ROTONDO, Margareth Aparecida Sacramento; SOUZA, Antonio Carlos Carrera. Pesquisando prticas e tticas em educao matemtica. In: Revista BOLEMA Boletim de Educao Matemtica, Rio Claro, v. 25, n. 41, p. 1-41, dez, 2011. DELEUZE, Gilles. O que um dispositivo? In: Michel Foucault, filsofo. Barcelona: Gedisa, 1990. ________. Foucault.So Paulo: Brasiliense, 2005. DELEUZE, G., & GUATTARI, F. Mil Plats: Capitalismo e esquizofrenia 2 (2 ed.). So Paulo: 34, 2011. ________. O anti-dipo - Capitalismo e esquisofrenia. (Vol. 1). So Paulo: 34, 2012. _______. Acerca do ritornelo. (Vol. 4). So Paulo: Editora 34, 1997, p. 115-170. FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade.So Paulo: Martins Fontes, 1999. ________. Microfsica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 2010. ________. Vigiar e Punir: Histria da violncia nas prises (39 ed.). (R. Ramalhete, Trad.) Petrpolis: Vozes, 2011. GASPAROTTO, Giovana Cristina Ferrari. Alfabetizao matemtica: cartografando as narrativas de alguns alunos da srie final do ensino fundamental. 2010. Dissertao (Mestrado) - Curso de Educao Matemtica, UNESP, Rio Claro, 2010. PASSOS, E; KASTRUP, V; ESCSSIA, L. (org.). Pistas do mtodo da cartografia: pesquisa interveno e produo de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2010. PELBART, P. P. Elementos para uma cartografia da grupalidade. In: SAADI, F. &GARCIA S. Prximo ato: Questes da teatralidade contempornea. So Paulo: Ita Cultural, 2008. ROLNIK, S. Cartografia, ou de como pensar com o corpo vibrtil. 1987. Disponvel em:http://www.pucsp.br/nucleodesubjetividade/Textos/SUELY/pensarvibratil.pdf. Consultado dia: 25/11/2012 ___________. Antropofagia zombie. Brumaria, 7. Dossier mquinas, trabajo in material, 2007. Disponvel em: http://www.brumaria.net/textos/Brumaria7/14suelyrolnik.htm. Consultado dia: 18/08/2012 ________. Cartografia sentimental: transformaes contemporneas do desejo.So Paulo: Editora Estao Liberdade, 2010. ROTONDO, Margareth Aparecida Sacramento. O que pode uma escola?Cartografias de uma escola do interior brasileiro.Tese (Doutorado) - Curso de Educao Matemtica, UNESP, Rio Claro, 2010.

Anais do XI Encontro Nacional de Educao Matemtica ISSN 2178-034X

Pgina 8

Potrebbero piacerti anche