Sei sulla pagina 1di 7

MTODO: METAFSICA COMO FUNDAMENTO DA CIENCIA EM DESCARTES

Resumo: Este artigo procura mostrar sobre a teoria do conhecimento e a metafsica de Descartes. Primeiramente se apresenta sobre a questo do mtodo e a preocupao do filosofo; segundo aborda sobre metafsica legitimadora do valor do conhecimento cartesiano. Por ultimo tm-se a inteno mostrar a relao entre as duas disciplinas, e enfatiza a preocupao de Descartes que dar fundamento slido para o conhecimento cientifico. Palavras chaves: Mtodo, conhecimento, dvida, metafsica e cincia.

Introduo

O presente trabalho dedica-se sobre a teoria do Conhecimento e a metafsica como fundamento da cincia no pensamento de Descartes. A tese desse trabalho mostrar que a preocupao de Descartes em reconstruir o saber para garantir a bases slidas para construir o edifcio da cincia, que em ultima instancia para garantir do conhecimento buscar fundamentar na perfeio de Deus. No primeiro momento discorre sobre o mtodo e a preocupao de Descartes em chegar a princpios indubitveis. Em seguida trata-se da metafsica, onde se apresenta Deus como fundamento e que assegura o valor do conhecimento obtido pela razo. Por ultimo, retoma-se o interesse de Descartes e mostra que partir de agora se far cincia.

Mtodo: dvida, purificadora do conhecimento.

Ren Descartes (1956-1650) foi filosofo e matemtico Francs, conhecido e denominado por muitos como pai da filosofia moderna, e que segundo Bertrand Russell, tal atribuio lhe justa, por que:

o primeiro homem de elevada capacidade filosfica cuja viso foi afetada, de maneira profunda, pela nova fsica e pela nova astronomia. Embora seja certo que conserva muito do escolasticismo, no aceita os alicerces

lanados pelos seus antecessores, procurando, ao contrario, construir um 1 edifcio filosfico novo .

O projeto cartesiano tem uma preocupao e importncia propriamente gnosiolgica, ou seja, na teoria do conhecimento. Descartes busca fazer uma reconstruo do saber, que tudo o que isso implica de crtica e recusa da tradio cultural e dos procedimentos filosficos da escolstica 2. Em relao tradio Descartes faz crtica ao mtodo que se usa para construir o edifcio da cincia 3, ele um homem de cincia, se props buscar mtodos seguros para fazer cincia. A investigao de Descartes ser sobre o valor do conhecimento, perspectiva que atravessa a filosofia moderna. Descartes alm da filosofia estudou tambm fsica, matemtica e medicina. Influenciado pelo mtodo seguro das cincias exatas, principalmente a matemtica.

Quis encontrar um mtodo igualmente seguro para filosofia, pois estava convencido de que a verdade existe e pode ser atingida pelo homem. Mas preciso descobrir como. Percebeu que, se a filosofia quiser ser cientifica, ou seja, universal, necessria e imutvel, dever procurar uma nova base mais 4 slida, a exemplo da lgica das concluses matemticas.

Na tentativa da reconstruo do saber, Descartes iniciar com dvida metdica, dvida hiperblica, ou seja, duvida de tudo que j tenha apreendido at o momento. A dvida ser levada primeiramente aos sentidos, pois ele nos engana, aos objetos e tambm as verdades matemtica. Para compreender como Descartes procede a seguir, depois de duvidar de tudo, temos que conhecer as regras do seu mtodo. O mtodo cartesiano est intimamente influenciado pelo modelo matemtico, por isso o seu mtodo ter uma dimenso mecnica, ordenada, o conhecimento verdadeiro aquele que no se pode duvidar. Para prosseguir com o conhecimento objeto de anlise deve ser evidente como podemos observar a seguir:

1 2

RUSSELL, 1964, p. 82. SILVA, 1993, p. 25. 3 A crtica referida est em direo ao mtodo (aristotlico) obscuro que se torna duvidoso. 4 ZILLES, 2006, p.129.

O primeiro era o de jamais acolher alguma coisa como verdadeira que eu no conhecesse evidentemente como tal; isto , de evitar cuidadosamente a precipitao e a preveno, e de nada incluir em meus juzos que no se apresentasse to clara e distintamente a meu esprito, que eu no tivesse 5 nenhuma ocasio de p-la em dvida .

Essa primeira regra do mtodo, ela trata da intuio, ou seja, devemos prosseguir na questo com nossa investigao a partir de que de a razo conseguir ver como claro e evidente. As coisas evidentes so distintas, claras e simples de tal maneira que no podemos duvidar dela. Verdades como eu penso, logo existo, ou como dois mais dois quatro, to evidente que no se pode duvidar. A segunda regra do mtodo trata da analise, aqui devemos analisar melhor a verdade de nosso problema devemos, por isso decompor, ou seja, dividir em partes para melhor resolver: dividir cada uma das dificuldades que eu examinasse em tantas parcelas quantas possveis e quantas necessrias fossem para melhor resolv-las6. A terceira regra do mtodo cartesiano trata da enumerao, ou seja, depois de dividir as questes ou objetos de analise devemos enumerar por grau do mais simples para o composto:

O terceiro, o de conduzir por ordem meus pensamentos, comeando pelos objetos mais simples e mais fceis de conhecer, para subir, pouco a pouco, 7 at o conhecimento dos mais compostos .

Por ultimo trata-se a sntese de fazer em toda a parte enumerao to completas e revises to gerais que eu tivesse a certeza de nada omitir fazer uma reviso para certificar se no h nada que no posso duvidar da ento descartes postula que teremos um conhecimento seguro. Descartes no inicio do discurso do mtodo considera que todo homem so iguais na capacidade de conhecer.

o que se denomina o bom senso ou a razo, naturalmente igual em todos homens; e, destarte, que a diversidade de nossa opinies no provm do fato de serem uns mais racionais do que outros, mas somente de

5 6

DESCARTES, 1973-a, p.45 DESCARTES, 1973-a, p.46. 7 DESCARTES, 1973-a, p. 46.

conduzirmos nosso pensamentos por diversas vias e no consideramos as 8 mesmos coisas.

Para o filosofo segar a uma verdade absoluta uma questo de mtodo, muito se perde por no utilizar um mtodo seguro. Assumindo a dvida metdica Descartes dvida de tudo e chega a uma primeira certeza, que da sua existncia.

imaginamos, com facilidade, que no existe Deus, nem cu, nem terra, e que no possumos corpo. No poderamos, contudo, supor do mesmo modo que no existimos, ao tempo que duvidamos da verdade de todas estas coisas: pois, efetivamente, temos tanta repugnncia em imaginar que o que pensa no existe realmente ao mesmo tempo que pensa que, no obstante as mais estapafrdias suposies, no poderamos obstar-nos de crer que esta inferncia EU PENSO, LOGO EXISTO, no seja exata e, consequentimente, a primeira e mais verdadeira que se apresenta quele 9 que encaminha os seus pensamento por ordem.

Descartes conclui que, o primeiro princpio que buscava para sua filosofia pensa logo existo to evidente que no se pode duvidar. Porque se duvido penso e se penso e necessrio que existo um ser que pensa. Portanto ser deduzido de primeira mo que mesmo que no exista corpo, mas existo em pensamento. Ao fazer essa deduo de que minha existncia proveniente do pensamento Descartes criara um dualismo (coisa pensante e coisa existente) a qual alma essncia do homem pensamento tem um superioridade em relao s coisas extensas. Da ento entramos na questo ultimo do fundamento da metafsica.

Metafsica: alma e Deus

O pensamento de Ren Descartes, no que diz repeito a metafsica, se entende que ele reconstri a metafsica clssica. Nas meditaes trata da essncia do homem como sendo a alma, e em seguida postula a existncia de Deus como sendo necessria, para existncia do ser que pensa e das coisas extensa 10.

8 9

DESCARTES, 1973-a, p. 37. DESCARTES, 1968, p. 53. 10 Cf. MONDIN, 198,1 p.70.

O principio penso logo existo primeira verdade indubitvel que Descartes encontra no desenvolvimento de seu pensamento. Quando postula existncia e essncia do humano est no pensamento, afirma a dualidade res cogitans e res extensa, que s totalmente distinta, porm est unida pela glndula pineal. Descartes afirma que no podemos confiar em nossos sentidos, apenas na razo. Para assegurar ou fundamentar a verdade do pensamento ele postula existncia de Deus, a existncia de Deus garante o penso logo existo. O eu penso e existo evidente, mas o que garante essa certeza do meu pensamento? O argumento de ser o da perfeio e imperfeio, e tambm das ideias inatas. Descartes observa que temos a capacidade de pensar algo mais perfeito do que a prpria essncia humana11, no somos perfeito e tambm no podemos criar algo perfeito, como podemos ter certeza de nosso juzo? Para responder essa questo citamos:

visto que no menos repugnncia em que o mais perfeito seja consequncia e uma dependncia do menos perfeito do que em admitir que do nada procede alguma coisa, eu no podia tir-la tampouco de mim prprio. De forma que restava apenas que tivesse sido posta em mim por uma natureza que fosse verdadeiramente mais perfeita do que a minha, e que mesmo tivesse em si mesmo todas as perfeies de que eu poderia ter 12 ideia, isto , para explicar-me numa palavra, que fosse Deus.

A validade da certeza adquirida pela razo efetuada a partir da concepo de Deus de Descartes. Segundo ele Deus uma substncia infinita e perfeita da qual s se pode ter ideia13. Se tivermos a ideia de infinito em ns que somos finitos devemos ento concordar que Deus existe, e se infinito ultrapassa o meu pensamento e no pode ser compreendido por mim. Deus uma substancia

perfeita que criou a mi e todas as coisas existentes, portanto Deus no pode me enganar, a capacidade de enganar no poder, mas carncia, visto que erro e engano esto ligados a negatividade do ser finito14, ento Deus no pode ser enganador, pois perfeito e criador do finito, da alma e todas as coisas. Deus fundamento da verdade, ou seja, todas as representaes que se me apresentarem

11 12

Cf.DESCARTES, 1973-a, p. 55. DESCARTES, 1973-a, p.55. 13 Cf.DESCARTES, 1973-b,p.115. 14 SILVA, 1993, p.67.

metodicamente como claras e distintas esto garantidas por Deus, verdade suprema e razo de todas as demais15. Deus como fundamento da verdade ir garantir o progresso da cincia almejada por Descartes. A partir da pode-se deduzir as outras coisas seguindo as regras do mtodo cartesiano

Consideraes finais

Vimos anteriormente, que Descartes est interessado em buscar um princpio que no se possa duvidar, e este principio do qual fundamentara todo conhecimento, ou seja, da cincia em geral. Desse princpio se pode deduzir todo conhecimento. Segundo Descartes;

toda filosofia como uma rvore, cujas razes so compostas pela metafsica, o tronco pela fsica e os ramos que saem deste tronco, formam todas as demais cincias que, por fim, se reduzem a trs princpios: a medicina, a mecnica, e moral, entendendo eu por moral a mais alta e perfeita, a que, pressupondo cabal conhecimento das demais cincias, 16 constitui o derradeiro grau da sabedoria.

Descartes recusou construir sua filosofia em cima de fundamento duvidoso, e por isso teve uma preocupao em buscar fundamento novo. E influenciado pelo modelo matemtico, busca fundamento evidente claro e distinto, bases firmes para que possa construir a cincia. Este artigo se props mostrar a importncia da teoria do conhecimento, e da metafsica para elaborao do projeto cartesiano. Por isso podemos notar validade do mtodo que realmente essa integrao com metafsica, ou seja, sem Deus garanta a verdade ou fundamenta a verdade, Descartes no poderia confiar na razo, mas como Deus existe e infinitamente perfeito, e que me da segurana da certeza da razo, pode se ai construir edifcio slido.

15 16

SILVA, 1993, p. 68. DESCARTES, 1968, p. 40.

REFERNCIAS DESCARTES, Ren. Discurso do mtodo. 1 Ed. So Paulo: Abril cultural, 1973-a. DESCARTES, Ren. Meditaes. 1 Ed. So Paulo: Abril cultural, 1973-b. DESCARTES, Ren. Princpio da filosofia. 1 Ed. So Paulo: Hemus,1968. MONDIN, Battista. Curso de filosofia: os filosofo do ocidente vol. 2. 1 Ed. So Paulo: Paulinas, 1981. RUSSEL, Bertrand. Histria da filosofia Ocidental. 3 Ed. So Paulo: Codil, 1969. SILVA, Franklin Leopoldo e. Descartes: a metafsica da modernidade. 3 Ed. So Paulo: Moderna, 1993. ZILLES, Urbano. Teoria do conhecimento. 5 Ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.

Potrebbero piacerti anche