Sei sulla pagina 1di 25

n ..

-.-+ -cn
cn
C)

CJ -,
V)
Q)

_. ,..... _.
V)

Coleo CARAS Zen: Copyright Editora CARASSA, So Paulo, 2004 - I' edio: Maio de 2004 ISBN: 85-7521-209-5 - Diviso Eventos Multimdia e Projetos Especiais: Luis Femando Maluf (Gerente). Fabio Cavicchiolli, Antonio Heruique Menendez, Andrea Liguori, Tathiana Vaz; Autora: Cludia Boechat (cboechat@uol.com.br). com consultoria de: Aparecida Lberato (www.aparecidaliberato.com.br); Projeto Grfico: Gustavo Henrique Mendes; Dustrao:AJbattroz - Dustrao e Design; Impresso e Acabamento: Este livro foi impresso pela Brasilform Indstria Grfica Ltda. Este livro foi impresso em papel Chamois Bulk Alta Performance Dunas, 70 gramas e esta capa foi impressa em papel-carto Art Prerniurn 280 gJm2, da Ripasa S.A. Celulose e Papel, fabricados em harmonia com o meio ambiente.
P A P E L

~~

p ..

Todos os direitos para o Brasil reservados Editora CARAS S.A. - Av. Engenheiro Lus Carlos Berrini, 1253, 12 andar, tel.: (11) 5508-2000, CEP 04571-011, So Paulo, SP,Brasil. A Editora CARAS e a autora manifestam seu agradecimento a Aparecida Liberato, que, graciosamente, ofereceu consultoria a este livro.

,lclll".

r;.:

'1

Cristais

EDITORA

--

universo formado por energia. Mas, alm das conhecidas foras fsicas, h ainda um outro tipo de energia, a sutil, que nos envolve e permeia todas as coisas. a Fora Vital - que os indianos chamam de prana e os chineses, de ch 'i - que nos liga a todos os seres, incluindo plantas e minerais, energeticamente. Os cristais contm o registro mais puro dessa energia. Tm uma estrutura molecular ordenada que lhes garante uma vibrao constante. Tambm amplificam a energia sutil, podendo assim serem usados para vrias finalidades. No seria exagero dizer que os cristais so "inteligentes". Eles podem ser "programados" para ampliar determinado tipo de energia sutil que nos falta, para equilibrar e harmonizar um ambiente e at para melhorar nossa sade. Temos apenas de saber us-los adequadamente.

"A coisa mais maravilhosa que podemos vivenciar o misterioso. O reconhecimento do mistrio do universo o caminho para toda a Cincia verdadeira. "
Albert Einstein

Utilizao
Devido sua composio e estrutura ordenada, os cristais so utilizados como concentradores de energia nos lasers, em componentes de aparelhos eletrnicos, nas lentes pticas de equipamentos de preciso, em chips de computadores ... Costumam ser usados tambm para meditao, para cura, para restabelecer o equilbrio dos centros de energia do nosso corpo, os chakras, ou para energizar
4

um ambiente. Pendurar um cristal de quartzo transparente em alguma entrada da casa, como porta oujaneIa, faz, por exemplo, com que haja movimento e renovao da energia ch 'i, permitindo o estabelecimento da harmonia e do bem-estar. Assim nos ensinam os mestres do Feng Shui. Nosso pensamento tambm energia. Um cristal pode ser "programado" com a energia da nossa mente e ser usado, juntamente com tcnicas de visualizao criativa, para transformar e melhorar a nossa sade e a nossa vida.

Ainda hoje bispos da Igreja Catlica usam um anel de ametista no terceiro dedo da mo esquerda (como se filtrasse a energia que entra); o papa usa jaspe, uma pedra ligada fundao, casa, estabilidade; cardeais usam safira, que representa a fidelidade Igreja. Xams e curandeiros, responsveis pela sade da tribo, utilizavam o cristal para ampliar o seu poder sagrado e curar. Num altar de um xam do Peru, destinado cura, h trs partes: uma relacionada com magia negra, com tudo o que negativo, para proteo dos rituais; outra ligada ao divino e justia; e a central, a rea do equilbrio, neutra, onde h um cristal e praticado o ritual de cura. A integrao dos plos positivo e negativo resulta em um equilbrio perfeito. No altar esto representadas as foras entre o bem e o mal. O xam tem o domnio de ambas e promove o equilbrio entre elas. Nessa oposio equilibrada, a cura se realiza. N a China antiga, sacerdotes taostas realizavam rituais de iniciao em cavernas com cristais. No Egito, para que uma pessoa se livrasse de uma doena, em seu pescoo se amarrava com um leno pores de lps-lazl, malaquita e jaspe vermelho. Com o Ips-Iazl, os egpcios faziam tambm o escaravelho, um poderoso amuleto de proteo. Na Ilha da Pscoa, no meio do Oceano Pacfico, esttuas gigantescas eram esculpidas pelos nativos. At hoje um mistrio como elas foram transportadas at
7

Histria
Os cristais sempre foram usados pelos povos antigos como amuletos, por causa de suas propriedades especiais. Acreditava-se que trariam boa sorte, proteo contra perigos, expanso de poderes sagrados e curativos. Junto ao corpo sua energia os favorecia. Na Bblia (xodo), est dito que o Senhor designou que Aaron fosse o sumo sacerdote de Israel e que em seu peitoral fossem colocadas 12 pedras, em quatro fileiras: a primeira com cornalina, topzio, esmeralda; a segunda com granada, safira, nix; a terceira com jacinto, gata, ametista; a quarta com crislita, berilo e jaspe. Essas 12 pedras correspondiam s 12 tribos de Israel. No livro do Apocalipse, essas 12 pedras aparecem como os alicerces dos muros da cidade de Nova Jerusalm.
6

o outro lado da Ilha, j que pesam toneladas. Os pascuenses, no entanto, explicam de uma maneira muito simples: aps as esttuas serem levantadas no lugar onde elas eram esculpidas, esperava-se o momento certo para que seus olhos fossem colocados. Esses olhos eram feitos com coral, e com a pedra obsidiana, negra, brilhante. A partir do momento em que esses olhos, com essa pedra, eram colocados nas esttuas, elas recebiam o mana, a fora divina que as fazia andar. Elas , ento podiam locomover-se pela Ilha, at o lugar que deveriam ocupar.

ou geodos perto da superfcie da terra. A palavra cristal vem do grego krystallos e significa "gelo transparente", numa referncia aparncia do cristal de quartzo transparente. Com o tempo, o termo passou a ser mais abrangente e a denominar tambm os cristais opacos e planos. A composio desse tipo de pedra principalmente de silcio e oxignio, e mais alguns elementos como alumnio, ferro, clcio, sdio, potssio e magnsio, que contribuem para a colorao deles. Os cristais de maior valor - devido sua beleza, raridade e resistncia - so as chamadas pedras preciosas. O diamante, que se forma somente em condies especiais e raras, uma delas. necessrio conhecer as propriedades do cristal, pois cada um deles apresenta determinada propriedade energtica sutil e vibracional.

o que so cristais
Todas as formaes slidas da crosta terrestre so chamadas de pedras. Cristais so tipos especficos de pedras: tm uma estrutura to perfeita que cada camada formada sobre a base original tem exatamente a mesma composio e o mesmo tipo de agrupamento de molculas. So idnticas e se repetem de uma maneira regular. como se a primeira camada, a original, fornecesse um cdigo para que as outras fossem se formando exatamente iguais. A maioria dos cristais se forma a partir do magma, que vem do centro da Terra e alcana as camadas da crosta, derretendo-as, esfriando e se solidificando. Podem se formar tambm a partir de solues lquidas de gua e areia, que, em condies ideais de tempo, temperatura e componentes, cresce em veios
8

Categorias
Os cristais se diferenciam por sua estrutura geomtrica e molecular. Assim, se dividem em sete categorias:

1- Cbico ou isomtrico (fluorita, galena, diamante, granada): a forma interna a de um cubo. Esse sistema tem o mais alto nvel de simetria cristalina.

3- Hexagonal (quartzo transparente, esmeralda, turmalina, berilo, gua-marinha, heliodora): a forma interna a de prisma.

2- Tetragonal (cassiterita, zirconita, rutlio): a forma


interna de prisma de quatro lados, ou de pirmide dupla de quatro lados.

4- Trigonal (fluorita, gata, safira): a forma interna


a de prisma. Obs.: Este sistema s vezes includo na categoria hexagonal.

10

11

(topzo, celestita, peridoto): a forma interna a de prisma rmbico, pirmide e terminaes em domo.

5- Ortorrmbico

7- Triclnico (turquesa, amazonita, pedra-do-sol): a forma interna a pinacide (par de faces paralelas). Aqui entram desenhos dos cristais.

Forma
6- MonocJnico (azurita, mica, pedra-da-lua): a forma
interna a de prisma e pinacide (par de faces paralelas). Os cristais podem tambm ser classificados de acordo com a sua forma externa: O quartzo com terminao nica, tem seis lados e termina com uma ponta. Quando o cristal possui uma base um cristal gerador de energia csmica, utilizado para concentrao e para direcionar a energia curadora de um chakra para outro . O quartzo com terminao dupla, com duas pontas, possui energia dos opostos, yin (feminino) yang (masculino). Essas extremidades so ao mesmo tempo receptores e transmissores de energia. Esse tipo de quartzo usado para atuar simultaneamente entre dois pontos, como duas pessoas ou dois chakras. Na
12

13

meditao simboliza o equilbrio do esprito com a matria. Os tubulares so colunas achatadas, podem ter terminaes nicas ou duplas, ou fazer parte de um agrupamento. So bastante utilizados em comunicao e cura teleptica. Agrupamentos so dois ou mais cristais de quartzo que dividem a mesma base. Emitem vibraes intensificadas de cura. Podem ser usados para energizar e purificar ambientes. Colocando um cristal menor sobre esse agrupamento de cristal de quartzo, possvel fazer a limpeza assim como recarreg-lo de energia.

Escolha
Voc pode escolher o cristal de acordo com a sua intuio e o que ela lhe revela. Diz-se que no voc quem escolhe o cristal. Voc escolhido por ele. Voc pode se sentir atrado por um determinado cristal simplesmente ao olhar para ele. Escolha-o. Uma outra maneira de escolher um cristal colocar a mo em cima dele e sentir a fora magntica que os une. Voc tambm escolhe o cristal de acordo com um objetivo: se for para meditao, por exemplo, escolha o quartzo transparente; para cura, prefira as pedras coloridas, de acordo com o chakra a ser trabalhado etc. Tambm pode se basear na energia pessoal do seu nmero (v. pg. 31 e segs.). Cristais grandes servem mais para a meditao; e os pequenos, para serem usados no corpo. Obs.: No use cristais sintticos (feitos em laboratrio). Eles no tm energia da terra, no possuem vibraes, no so cristais. So apenas vidro ou resina plstica.

Corpo

Limpeza
Os cristais armazenam informaes energticas a partir das pessoas que os programam ou tocam, ou a partir do meio ambiente. Por isso importante limp-Ias, principalmente aps terem sido utilizados. Coloque-os minutos. sob a gua corrente, durante alguns

Raiz

Partes do corpo do cristal de quartzo

14

15

Soprando voc usa a energia da fora vital, o prana (para os hindus), o mana (para os povos da Polnsia), ch 'i (para os chineses) ou ki (para os japoneses). Prana uma palavra que vem do snscrito: pra = para fora, an = respirar, viver. a energia responsvel pela vida. A respirao carrega essa energia vital e com ela podemos limpar o cristal com o sopro. Segure o cristal sua frente e sopre, mentalizando uma luz branca ou lils percorrendo o cristal e limpando-o. Mergulhe-o numa soluo de gua e sal grosso, num recipiente que no seja de alumnio, por 24 horas. Enterre-o em sal marinho por 7 dias. Deixe-o sob a chuva. Defume-o usando plantas secas ou incensos de alecrim.
I

Coloque-o ao sol, em cima de um pano branco. Coloque-o sob uma pirmide. Deixe-o durante algum tempo em locais sagrados, como altares feitos com esse objetivo. Ao final deve-se visualizar o cristal como cheio de luz, de fora vital.

Programao
Devido estrutura fsica dos cristais e de suas propriedades, possvel a eles captar, armazenar, processar e transmitir informaes. Por isso, eles podem - e devem - ser programados com determinadas informaes para que possam reproduzi-Ias no processo de trabalho com meditao, cura ou transformao de energia, e ainda para equilibrar os chakras, para colocar na sua mesa de trabalho, ao lado da sua cama, num lugar de orao, junto ao seu corpo, no bolso (envolto num tecido macio branco), ou num adorno como colar com pendente. No pendente, ele deve ficar livre, somente seguro por um dos lados, e no envolvido pelo metal. importante que, antes de programar o seu cristal, voc saiba qual o objetivo, a sua inteno com aquele cristal. Utilize sempre o mesmo cristal para determinada finalidade. Contudo, o principal o seu relacionamento com ele. necessrio que voc consiga se concentrar e estabelecer um vnculo como se ele fosse uma extenso da sua mente, corpo e esprito.
17

Durante todo o ritual de limpeza, importante visualizar uma luz branca que invade o cristal e o limpa. Se a limpeza for de um cristal transparente, mantenha sua ponta para baixo. Voc deve participar ativamente desse processo de limpeza usando seu pensamento e fora positiva: imagine a transformao da energia que est em desequilbrio para uma energia produtiva. Nunca imagine o que est mal e sempre visualize o resultado final: seu cristal limpo, purificado.

Energizao
Aps a limpeza necessrio energizar os cristais, ativ-Ias e carreg-Ias exatamente como se faz com uma bateria.
16

Um cristal tem a capacidade de armazenar informaes simblicas e ampli-Ias. Assim, podemos coloc10 sobre um smbolo, sobre uma frase ou um nmero escrito num papel, para ampliar o efeito positivo dele.

Escolha um cristal limpo e energizado, coloque-o sua frente; ou escolha trs cristais similares (pode ser quartzo transparente) e posicone-os como um tringulo, no cho, formando um campo de energia. Sentese dentro desse tringulo. Olhe fixo para o cristal. Respire devagar e profundamente. Feche os olhos e mantenha o cristal em sua mente. No tenha expectativas, nem faa julgamentos, abra a sua mente para a Fora Vital Universal. Comece observando a sua respirao. Quando voc consegue se concentrar apenas na sua respirao, sente uma grande "integrao ". Est abrindo sua mente para novos nveis de conscincia. Voc pode tambm manter um cristal em suas mos, abertas como uma concha: a mo esquerda sob a mo direita. Sinta, ento, a energia da pedra. Sintonize-se com ela. Trabalhe a respirao, respire com o cristal. Sinta-se como uma unidade em perfeita harmonia, voc e o cristal. Mantenha-se assim durante 5 a 1O minutos. abra os olhos,

Meditao
Como so potentes canalizadores de energia, os cristais ajudam a relaxar mais rapidamente, concentrando a ateno. Por isso so muito teis na meditao. Facilitam a abertura do canal de comunicao com o chamado Eu Superior. escolhido para a meditao deve ser usado sempre com esse objetivo e no deve ser compartilhado com outras pessoas. A ame tis ta e o cristal transparente so ideais para essa prtica. A ametista acalma, cria um estado de espiritualidade, possibilita a passagem para estgios superiores da conscincia. O cristal representa a clareza da mente. Fique sentado, numa posio confortvel, num lugar com boa ventilao. Vista-se de maneira confortvel. Nesse momento, voc no deve ter preocupaes com horrios ou compromissos. Voc pode usar incensos que o tranqilizem e ajudem a regular a sua respirao, tal como o incenso de lavanda ou cedro. Sons da natureza, msica suave ou especfica para meditao podem ser usadas.

o cristal

Para terminar, respire profundamente, volte a focalizar o cristal.

"Aterre": tome um copo de gua, ou movimente ps e o corpo.


19

os

18

Visualizao
e a idia tambm so formas de energia. Criamos imagens mentais que vm sempre antes de acontecimentos se concretizarem. Toda e qualquer imagem mental provoca alteraes em nosso organismo. A simples lembrana de uma imagem pode provocar medo, tristeza, euforia, ansiedade ... alterar a freqncia cardaca e a respiratria, gerar alteraes bioqumicas e fisiolgicas. Essa mudana fisiolgica acarreta transformaes nos estados mental e emocional. Por isso podemos - e devemos - usar as imagens mentais, de maneira consciente, a nosso favor, para trazer para mais perto de ns tudo o que desejamos, para recuperarmos energia e afastarmos o medo, para provocar mudanas em ns e na nossa vida. Escolha o cristal adequado para a visualizao. (Leia a seguir a caracterstica de cada pedra e escolha a que se relacione com o que pretende.) Olhe-o fixamente durante alguns minutos e relaxe corpo e mente, como na meditao. Preste ateno somente na sua respirao. Sinta que voc faz parte de um todo que o Universo. Feche os olhos e ento visualize uma luz intensa que une voc ao seu cristal. Voc fez uma ponte que intensifica a energia da visualizao. Agora, visualize o que deseja. Use todos os sentidos:
20

o pensamento

sinta o cheiro, veja a cor, toque, sinta o gosto, oua o som. Imagine a emoo, os sentimentos. Tenha uma relao quase real com suas imagens. Use afirmaes positivas, em voz alta ou no, frases curtas e simples, sempre no presente, como se j realmente existisse o que deseja. Exemplos: "Eu sou ... "; "Eu gosto ... " , "Eu quero ... , "E u estou ...."
H

Repita esse exerccio quantas vezes quiser. Para encerrar, respire profundamente, volte a focalizar o cristal. abra os olhos,

"Aterre": tome um copo de gua, ou movimente os ps e o corpo.

Cura
A cura pelos cristais chamada de "medicina vibraconal " ou "energtca". Os cristais nos ajudam a equilibrar a fora vital, melhorando a sade fsica, emocional, mental. Existe uma troca de energia entre os campos eletromagnticos de um cristal e o nosso corpo. Isso acontece por meio do equilbrio dos nossos centros de energia, onde circula o fluxo de energia vital: os sete chakras, sete pontos em nosso corpo. A palavra chakra vem do snscrito e significa "rodas de luz" . Cada um dos sete chakras relaciona-se com cada uma das sete cores do arco-ris (vermelho, laranja,
21

amarelo, verde, azul, azul-anil e violeta) e ainda com cada uma das sete glndulas principais do corpo humano (gnadas, supra-renais, pncreas, timo, tireide, pituitria, pneal). Veja adiante detalhes sobre cada chakra, as cores e pedras relacionados a ele. Assim, poder identificar qual cristal deve ser usado em cada caso. Como na meditao e na visualizao, use roupas confortveis e brancas, fique num ambiente calmo, com msica relaxante ou sons da natureza. Pode fazer uso de incenso. Ficar deitado a melhor posio. Assim se pode colocar os cristais sobre o corpo, no chakra necessrio. Ao voltar da meditao procure "aterrar" tomando um copo de gua, ou mexendo os dedos dos ps, ou esfregando uma mo na outra. Saiba quais so as reas do seu corpo que precisam de ateno e coloque os cristais sozinhos ou em grupos sobre os chakras relaionados. A cada cristal colocado em cada chakra voc pode fazer determinadas afirmaes.

Chakras 1) Chakra Bsico: fica na base da coluna vertebral, pbis. Abriga fora vital ou kundalni, o "fogo serpentno" que flui atravs dos chakras, ativando-os. a energia mais forte do ser humano, pronta para entrar em ao. A meditao impulsiona essa fora para cima por meio da coluna espinhal passando por todos os chakras e ativando-os, at o chakra da coroa. A energia desse chakra controla a vitalidade do corpo fsico. O uso do cristal nesse ponto combate o cansao, estresse, anemia e a diminuio da energia fsica. Nos nveis emocional e mental, o chakra bsico expressa a vontade pessoal, a vitalidade, a criatividade, o desejo de agir, e o instinto de sobrevivncia. Quando esse chakra est em desequilbrio, a pessoa sente medo e falta de coragem para enfrentar as dificuldades, como se tudo sua volta fosse ameaador. O chakra bsico est relacionado com as gnadas, as glndulas reprodutoras masculinas e femininas. Tem importncia na reproduo. Vibra com a cor vermelha, que fornece vitalidade no nvel fsico, coragem e fora nos nveis emocional, mental e espiritual.
23

22

'-'-

Afirmao: "Eu vivo com vontade e coragem. Eu sou fora. Eu sigo na vida com confiana." Cristais: gata, jaspe-sanguneo, olhode-tigre, hematita, cornalita, rodocrosita, rubi, granada. 2) Chakra esplnico: abaixo do umbigo. A energia desse chakra est ligada circulao, assimilao e distribuio de energia prnica por todos os outros chakras. Energia prnica a energia vital que faz parte de todas as manifestaes, desde o ar que respiramos, at o alimento que comemos. Se no for canalizada corretamente, pode provocar aumento do estresse, gerar um sentimento de solido, pois afeta diretamente as emoes. Pode at levar falta de moderao e de limites na busca do prazer, criando hbitos nocivos e desequilibrados, como comer demais beber etc. Est ligado tambm sexualidade. O uso do cristal nesse chakra traz segurana, otimismo, eficincia, esperana, sociabilidade, criatividade e poder. Ajuda a eliminar o medo, a depresso e a insegurana, aceitando mudanas. O chakra esplnico est relacionado
24

com as glndulas supra-renais. Est tambm associado ao bao, gnadas e os rgos reprodutores. Tem importncia na resistncia s infeces e na manuteno da sade. Alm de controlar a energia sexual. Vibra com a cor laranja, estimulante e vitalizante. Inspira o entusiasmo pela vida, elimina a apatia. Afirmao: "Eu confio em mim. Eu quero mudar. Eu sigo na vida com f e otimismo. " Cristais: selenita, olho-de-tigre, citrino, cornalina, quartzo rutilado, topzio dourado, gata marrom. 3) Chakra do Plexo Solar: acima do umbigo. Ligado ao sistema digestivo (pncreas, fgado e estmago) e purificao do organismo (bexiga), representa a unio entre a mente e as emoes. Sentimentos e emoes negativas levam a problemas digestivos. Est relacionado tambm com o poder pessoal de cada um. Se esse chakra estiver bloqueado ou em desequilbrio, a pessoa tem sentimentos de inferioridade, impotncia e insegurana, o que acarreta dificuldades na maneira de se relacionar com os outros e com o mundo sua volta.
25

Esse ponto trabalhado com cristais proporciona o desenvolvimento da autoconfiana, da capacidade de assumir o controle da prpria vida, deixando para trs o medo, a timidez, a submisso. necessrio aumentar a auto-estima, a fim de valorizar a sua capacidade de se relacionar com a vida de maneira atuante. O chakra do plexo solar: relacionado ao pncreas, alm do fgado, bao, glndulas supra-renais, e estmago. Tem importncia no equilbrio do corpo: enzimas associadas s gorduras e protenas. Colabora com a vitalidade da pessoa. Vibra com a cor amarela, estimulante dos processos mentais e intelectuais. Afirmao: "Eu conheo o meu potencial. Eu sei dos meus talentos. Eu tenho fora e poder. Eu sigo na vida com alegria e confiana." Cristais: citrino quartzo rosa, quartzo aventurino, malaquita, quartzo fum, pedra-do-sol. 4) Chakra cardaco: centro do peito. Relaciona-se com o corao e o sistema circulatrio. Neste chakra se encontram as energias das emoes mais puras como a compaixo, o amor incondicional, a aceitao de si mesmo
26

e das outras pessoas. Quando esse chakra estiver desalinhado, h desequilbrio nas emoes, dificuldade em perdoar, sentimentos de mgoas e ressentimentos; fica afetada a capacidade de expressar o amor, tanto por si mesmo, o amor-prprio, como por uma outra pessoa. Esse chakra pode ser trabalhado com pedras verdes que atuam na cura, desbloqueando as dificuldades. Com pedras rosas, h um reforo das ditas boas qualidades e da fora do amor. Relaciona-se com a glndula timo, com o controle imunolgico. H uma grande relao entre depresso, desgosto e tristeza e diminuio das defesas imunolgicas. Vibra com o verde, que traz harmonia e equilbrio, dando a dimenso certa s emoes, acalmando-as e restabelecendo a tranqilidade. Com a cor rosa, estimula a compaixo e o amor universal. Afirmao: "Eu aceito o amor. Eu perdo. Eu compreendo. Eu sigo na vida com harmonia." Cristais: jade, quartzo aventurino, turmalina-melancia, quartzo rosa, esmeralda.

27

..

5) Larngeo: centralizado na base do pescoo . Representa a comunicao e a capacidade de se expressar e exercer o seu poder e a sua vontade. Quando est em desequilbrio pode provocar dores de garganta e infeces no nvel fsico; e, no nvel emocional, pode gerar bloqueios criatividade, e dificuldade em expressar a sua vontade, verdade e necessidades, adotando uma atitude freqente de autodefesa. Quando trabalhado com cristais, esse chakra possibilita acalmar a mente, tranqiliza a respirao e inspira pensamentos elevados. Relaciona-se com as glndulas tireide e paratireide que produzem hormnios reguladores do metabolismo geral das clulas do corpo. Vibra com a cor azul, que traz paz, serenidade, entendimento. Afirmao: "Eu digo a verdade. Eu me expresso claramente. Minha mente est em paz." Cristais: gua-marinha, lpis-lazli, turquesa, celestita.

if~\ '(' /Ji

6) Frontal ou terceiro olho: acima e entre as sobrancelhas. Local da intuio, do sexto sentido, de poderes psquicos, da clarividncia. Com um cristal nesse chakra pode-se aplicar as tcnicas da visualizao criativa, por intermdio do seu pensamento. Quando este chakra est bloqueado ou em desequilbrio, h dificuldades para ver algo que poderia contribuir para o desenvolvimento da sua espiritualidade. A nvel fsico podem ocorrer problemas endcrinos. H perda de memria. Usando os cristais nesse chakra h estmulo percepo e intuio, com aumento da recepo de "informaes sutis. " Relaciona-se com a glndula pituitria que regula o metabolismo e o crescimento. Vibra com o azul-anil que possibilita a ligao com o inconsciente. Traz serenidade e relaxamento para a meditao. Afirmao: "Eu aumento o poder da minha intuio. Eu amplio a minha percepo. Eu consigo com o poder do meu pensamento. " Cristais: ametista, fluorita, lpis-lazli, sodalita.

28

29

/#" ~--{-s~~

7) Coronrio: no topo da cabea. Abre o caminho para a expanso da ..J-~''--L~ '-Z.Cv conscincia superior. Nesse chakra se juntam as foras da mente, do corpo e do esprito na tentativa de se unir ainda fora da Conscincia Csmica. Se este chakra estiver bloqueado ou em desequilbrio h uma dificuldade muito grande em compreender e aceitar a espiritualidade, e uma relao de valorizao do material. No aspecto fsico, ocorrem disfunes cerebrais. Quando se trabalha com um cristal nesse chakra nos abrimos para a conscincia e conhecimento. Nos sentimos unidos realidade csmica, nos fortalecemos para abandonar crenas em ns arraigadas e aceitar um outro tipo de compreenso. Relaciona-se com a glndula pineal. Vibra com violeta e branco. O violeta promove a transcendncia e a transmutao. O branco energizador poderoso, a reunio de todas as cores. Traz a sensao de paz. Afirmao: "Eu fao parte da unidade. " Cristais: ametista, celestita,jade, quartzo transparente, diamante, calcita dourada.

Cristais
gata branca: Antigamente era usada para proteo nas guerras e disputas. D coragem, traz luz mente, transmite uma energia de paz e renovao das foras vitais. Faz com que as pessoas se tornem mais receptivas, aceitando mais facilmente as mudanas da vida. Possui propriedades magnticas agindo sobre o corpo e usada para a cura. No chakra coronrio, aumenta a auto-estima e tambm a coragem. gata marrom-alaranjada: O nome vem de um rio do sul da Siclia. Existem gatas de diversas cores e tambm com listas. a pedra da flexibilidade. Ideal para quem deseja mudar de vida. Deve ser usada no chakra esplnico. Estimula a segurana, elimina o medo. gua-marinha: Seu nome vem do latim aqua marina que sgnfca gua do mar. Sua colorao azul-esverdeada. Ajuda-nos a ter pacincia, superar a ansiedade, controlar a inquietao. calmante, suaviza os problemas emocionais. Traz coragem e por isso pode ser usada em momentos de grande tenso. Alivia medos e fobias. Ajuda a clareza mental e tambm a comunicao interpessoal. a pedra do mstico. Usada no chakra larngeo traz a melhoria na capacidade de se expressar. Amazonita: Verde-azulada. Favorece a criatividade e a expresso.Traz vigor, alegria, amplia a capacidade de pensar, fortalecendo a pessoa para buscar os seus objetivos e o sucesso. Atrai a sorte. Usada no chakra cardaco
31

30

ativa a memria e a capacidade de concentrao. Ametista: violeta em vrios tons. Seu nome vem da palavra grega amethystos, que significa desintoxcante. Bastante usada na meditao devido sua propriedade de transformao da energia, de purificao, de limpeza. Confere uma atmosfera de calma e quietude ao ambiente. Tranqiliza. Dizia-se na Antiguidade que eliminava o alcoolismo. Promove a cura e o bem-estar, tem efeitos teraputicos positivos para o corpo e a mente. Usada no chakra frontal e coronro. estimula a abertura para a conscincia espiritual. muito comum encontr-Ia em templos religiosos. Citrino: O nome vem do latim citrus, que significa limo. Algumas pedras tm colorao amarelo-esverdeada. Contudo, sua cor varia do amarelo-dourado at o marrom-escuro, devido a incluses de ferro. Facilita a concentrao da mente, a produo intelectual e o controle das emoes. bom coloc-lo no local de trabalho, sobre a mesa. Ajuda a ter concentrao e pensamento claro, o que pode aumentar a capacidade de realizao e, portanto, a prosperidade material. Estimula a resistncia fsica. Usada no chekra esplnico, traz confiana para combater o medo. Usada no plexo solar, traz facilidade de compreenso e clareza de pensamento. Cornalina: O nome significa: cor de carne. Sua cor um vermelho-marrom. Proporciona segurana, e
32

capacidade de controle diante de situaes difceis, bom senso e praticidade. Ajuda-nos a entender as dificuldades e os contratempos. Possibilita a aceitao de pessoas diferentes, de lugares e situaes novas. Acalma a raiva e o cime. Promove a paz e a harmonia. Fortalece as pessoas tmidas. D coragem e confiana. Usada no chakra esplnico, traz segurana e autoconfiana. Crisopsio: Verde. lndicada para as pessoas que precisam se adaptar a uma nova vida ou que vo enfrentar uma situao desconhecida, que pode trazer surpresas. Permite que a pessoa tenha uma percepo mais clara e consiga se confrontar em reunies, debates, disputas. Aumenta a compreenso dos problemas pessoais, pois influi na conscincia dos fatos e aumenta a serenidade mental. Usada no chekra cardaco traz estabilidade e equilbrio emocional. Diopsdio: Verde-garrafa. Traz alegria, otimismo, abertura para a vida e para novas perspectivas. lndicada para pessoas que desejam a realizao em grandes empreendimentos. Aumenta a criatividade e a capacidade de resolver problemas com originalidade. Usada no chakra cardaco, traz clareza para a mente e criatividade para lidar com desafios. Esmeralda: Verde. Transmite uma vibrao de tranqilidade atuando sobre desequilbrios emocionais. Fortalece o intelecto, a comunicao e a compreenso do que dito. Atua sobre a intuio. a pedra das
33

""-

pessoas que almejam o poder. usada para melhorar a memria e para manter a jovialidade. Tem efeitos teraputicas especialmente sobre a viso. Pode ser usada no chakra cardaco. Fluorita: vem do latim fluor, que significa fluir. Sua colorao variada: violeta, verde, amarelo, azul, rosa e roxo. A fluorita verde ajuda a captar mensagens do inconsciente. Ao dormir, colocada entre as sobrancelhas, provoca o sono e sonhos reveladores. Ajuda o despertar espiritual. Usada no chakra cardaco, traz abertura para a meditao, acalma e retira negatividade. Granada: Vermelho-escuro. Estimula a vitalidade, a fora, a coragem, a criatividade. Aumenta o otimismo. Proporciona calor, entusiasmo e mantm a fora vital ativa. Pode ser usada por pessoas fracas, deprimidas, estimulando a auto confiana e o orgulho. Usada no chakra bsico, traz vontade, vigor e disposio. Jade: do espanhol piedra de ijada, que significa pedra para os rins, pois acreditava-se que o jade curava os males dos rins. Sua colorao verde-escura. Usada intensamente devido ao seu grande poder de cura. Emite um raio que tranqiliza e traz uma vibrao de harmonia. Acredita-se que pode agir sobre os rins tirando-Ihes o mal. Usada no chakra cardaco, traz uma energia de proteo e equilbrio para o corpo fsico, levando cura.

Jaspe sanguneo: Revigora e oxigena o sangue, aumenta o vigor. Estimula a criatividade, a objetividade e a clareza, permitindo o melhor aproveitamento das oportunidades. Acalma temores e elimina a raiva, deixando assim o caminho livre para a resoluo de conflitos. Aumenta a confiana. Sua colorao vermelha. Usado no chakra bsico, traz vitalidade e energia. Lpis-lazl: Palavra que vem do latim lapis que significa pedra. azul, com incluses douradas ou brancas. No Egito Antigo acreditava-se que tinha poderes sobrenaturais e por isso foi muito usada como uma pedra sagrada, em talisms e amuletos. Purifica e estimula a mente e o esprito. Aumenta os poderes de clarividncia e a ligao com a Fora Csmica. Revigora o corpo, acentua a vontade, promove a autoconfiana. D fora ao sistema imunolgico. Usada no chakra frontal, traz abertura para o despertar espiritual. Malaquita: vem da palavra grega malache, que significa flor de malva. verde com listas. Tem grande poder energizador. Pedra de cura para todos os fins. Dissolve o medo e a insegurana e promove mudana e crescimento. Restaura a respirao profunda, trazendo equilbrio, tranqilidade e paz interior. Induz ao sono, pois confortante e acalma. Usada no chakra cardaco, traz relaxamento fsico e mental e ainda paz interior. Pedra-da-lua: Branca. Atua no campo magntico do corpo fsico curando a ansiedade, eliminando o estresse,
35

34

combatendo a insnia e acalmando a mente. Traz tranqilidade para as emoes negativas equilibrando-as com bons sentimentos de amor e harmonia. Deve ser usada para resolver os problemas de instabilidade emocional. Torna as pessoas mais receptivas e sensveis. Acreditava-se que se algum colocasse uma pedra-da-lua dentro da boca, em noite de lua cheia, poderia prever o futuro de seu relacionamento amoroso, se ia dar certo ou no. Usada no chakra coronrio traz tranqilidade s emoes, aumenta a intuio. Peridoto, ou crislita ou olivina: Verde-olva. Proporciona inspirao para lidar com a melancolia. Estimula a alegria, a boa sade, o bem-estar geral. Promove a longevidade e a vitalidade. Seu raio verde acalma as pessoas e facilita o relacionamento. utilizada para melhorar a viso. Usada no chakra cardaco estimula a capacidade de expresso das emoes e do intelecto. Quartzo rosa: Seu raio nos traz alegria e vontade de apreciar o que belo. Estimula o desenvolvimento das artes. considerada a pedra do amor. Melhora a auto-estima, conforta. Ajuda a tirar os sentimentos ruins, como o rancor, a mgoa, a culpa, o cime. Usada no chakra cardaco traz maior auto-estima, amplia a capacidade de amar e expressar o amor. Quartzo transparente ou quartzo de rocha: incolor, transparente. Quando se fala simplesmente em cristal, .mutta gente pensa exatamente nessa pedra.
36

bastante verstil, usado para cura, meditao, vsualzao e para amplificar os efeitos dos outros cristais. Pode ser colocado em todos os chakras, principalmente no coronrio. O cristal de quartzo hexagonal e tem propriedades especiais. formado por molculas de xido de silcio que compem espirais em uma estrutura tridimensional. Essas espirais so um canal para a transmisso de energia. Nessa espiral, como num DNA, h funes importantes como conter cdigos, registrar e processar informaes. Quartzo verde ou aventurina: Verde-azulada com incluses cintilantes. Proporciona grande poder de concentrao, grande alerta mental. Estimula a cratividade. Ajuda a buscar a independncia, pois libera a ansiedade e o medo. Centraliza a pessoa, mantendo-a em contato com a realidade. Oferece equilbrio. Pedra bastante utilizada para cura, pois dissolve pensamentos negativos, facilitando a recuperao. Usada no chakra cardaco traz bem-estar fsico, mental e emocional. Rodocrosita: Rosa-escuro, branco e rosa-claro. Transmite otimismo, alegria, fora de vontade. Alegre, dinmica e transformadora. Acalma as emoes, atrai o amor, influencia na criatividade, transforma o humor. Cria sentimentos de paz e harmonia. Usada no chakra cardaco gera abertura para a compreenso do outro, favorecendo assim o relacionamento. Rubi: Seu nome vem da palavra latina rubeos, que significa vermelho. Na ndia chamado de O Senhor
37

de Todas as Pedras. Refora a autoconfiana, a iniciativa e a coragem de buscar a realizao do potencial. estimulante, fortalece o corao e ativa a circulao sangunea. timo, para quem se sente sonolento, desanimado, pois combate a preguia e o cansao. Usada no chakra bsico traz vitalidade, coragem, fora, ativa a kundalin. Safira azul: Muito usada para a meditao, pois traz luz espiritual e inspirao e bons pensamentos. Tem grande poder de cura e purificao. Estimula habilidade psquica. a pedra da amizade, atrai pessoas boas. Alivia dores e combate a febre. Usada no chakra frontal traz inspirao para a f, abre o caminho para a espiritualidade. Sodalta: Todos os tons de azul. Traz coragem para abrir novos caminhos e clareza mental para enxergar novas perspectivas. revigorante, equilibra o metabolismo. Usada no chakra frontal traz abertura para a conexo entre o consciente e o subconsciente. Turquesa: Azul. Considerada pelos povos antigos como uma pedra sagrada. Protege o corpo e alma de todos os males. Deve ser dada por algum. Aproxima as pessoas e os amantes. Apresenta propriedades curativas, principalmente nos olhos. porosa, sofre alteraes, se colocada na gua ou no sol. Usada no chakra larngeo traz maior facilidade para a expresso e para a compreenso do que dito.

A numerologia e o cristal
Uma maneira de voc escolher um cristal que vai lhe trazer energia de equilbrio por meio da numerologia. Todos ns temos um nmero principal, que o nosso desafio, a nossa lio de vida. Esse nmero mostra o que viemos aprender no dia-a-dia, no relacionamento com as pessoas, no trabalho, por toda a vida. Nos mostra o caminho, a verdade a ser conquistada e trabalhada. Se estamos longe desse desafio, nos sentimos infelizes e desconectados com a realidade. Se estamos no caminho desse aprendizado, nos sentimos realizados e confiantes na nossa misso. Como vimos, o cristal tem a capacidade de ser programado por determinada energia, como a do pensamento. Recebe, armazena, amplifica, potencializa, estabiliza e reflete essa energia em nossa direo quando estamos fazendo um trabalho com ele. Possui propriedades especficas que atuam de diversas maneiras sobre os nossos corpos fsico, emocional, mental e sutil.

Calcule o seu nmero


A escolha e o uso do cristal adequado conforme o seu nmero um procedimento rico em resultados imediatos. Voc pode program-Io e ele atuar potencializando as caractersticas que devem ser vivenciadas por voc para que voc se sinta mais plena e feliz.

38

39

..

De acordo com a numerologia, para saber qual o cristal recomendado para voc, basta somar a sua data de nascimento e chegar ao seu nmero principal, o Nmero de Lio de Vida. Exemplo 1: Maria nasceu em 4 de agosto de 1971 (lembrando que agosto o ms 8). Ento: 4+8+1+9+7+1= 30. 3+0= 3, o Nmero de Lio de Vida da Maria. Deve-se somar todos os dgitos at chegar a somente um. A nica exceo se a soma da data do nascimento for 11. Este um nmero-mestre, especial. Exemplo 2: Gabriela nasceu em 17 de maro de 1980. Ento: 1+7+3+1+9+8+0= 29. 2+9= 11. Paramos aqui a soma e o Nmero de Lio de Vida de Gabriela 11.

Deve procurar ser original nas suas idias e no seu modo de agir, empregando mtodos novos e inditos. Pode desenvolver qualidades executivas, sendo bemsucedido ao possuir ou controlar um negcio. Em qualquer trabalho que escolher, sua postura de autoconfiana dever estar presente. importante ter energia de ao para poder produzir constantemente, buscar o que deseja, sempre dando muito valor a si mesmo e aos seus prprios recursos. Os cristais indicados para que voc estimule os aspectos positivos do nmero 1 so: granada e rubi. Eles estimulam a criatividade e a coragem. Promovem a fora e a audcia. Afmnaes para serem feitas durante o processo de visualizao com essas pedras: "A granada me d fora e vigor para seguir rumo vitria"; "O rubi enche a minha mente com criatividade e inspirao." Nmero 2: Aprenda a ser receptivo ao outro, colaborando, sendo um pacificador. Procure se associar a outras pessoas, dando apoio a elas. Vena a insegurana, assumindo riscos e compromissos. Desenvolva sua natureza conciliadora para promover a harmonia nos ambientes onde convive. Os cristais indicados para o nmero 2 so: quartzo rutilado e pedra da lua. Estimulam a sensibilidade, aumentam a confiana em si mesmo, a pacincia e a receptividade. Afrrmaes para serem feitas durante o processo de visuaIzao com essas pedras: "O quartzo rutilado me ajuda,
41

Pedras e nmeros
Acompanhe abaixo os nmeros e os respectivos cristais, alm de afirmaes importantes que devem ser feitas junto com a programao. Nmero 1: A pessoa que tem Lio de Vida 1 deve aprender a ser independente. Deve tambm desenvolver seu potencial para liderar, sua inspirao e criatividade.
40

...

desenvolve a confiana em mim mesmo"; "A pedra da lua enche minha vida de compreenso e sensibilidade. " Nmero 3: Aprenda a desenvolver a comunicao e a criatividade. Deve expressar a sua vivacidade de muitas maneiras, estimulando as outras pessoas, trazendo alegria e otimismo para a vida. Desenvolva seu senso de humor. Voc atrai amigos com o seu jeito de ser, gosta de ser popular. Sente-se bem quando est se relacionando com grupos de pessoas, se comunicando, chamando a ateno. Os cristais indicados para o nmero 3 so: amazonita e esmeralda. Eles aumentam a disposio e o nimo, facilitam a expresso e a criatividade, favorecem a atitude otimista. Afirmaes para serem feitas durante o processo de visualizao com essas pedras: "A amazonita me ajuda a comunicar meus pensamentos"; "A esmeralda fortalece a minha vontade e alegria." Nmero 4: Procure ser determinado, prtico e realista. Desenvolva sua capacidade de organizar e planejar, pois tem habilidade para ver as coisas com bom senso e de maneira prtica. Dessa forma, conseguir que suas idias se transformem em algo concreto e til. Voc busca ordem, segurana e estabilidade. Deve ainda desenvolver a lealdade e a confiana para com as pessoas que ama e com as quais trabalha. Os cristais indicados para o nmero 4 so: quartzo verde e malaquita. Favorecem o equilbrio e a estabilidade. Conferem sensao de apoio, aliviam a tenso.
42

Afirmaes para serem feitas durante o processo de visualizao com essas pedras: "O quartzo verde me traz segurana e disciplina para meu trabalho e minha vida"; "A malaquita me ajuda a ter coragem para enfrentar os obstculos e perseverar." Nmero 5: Busque a liberdade e a independncia de maneira responsvel. Desenvolva sua inteligncia e criatividade. Aprenda a adaptar-se s contnuas mudanas da vida, cheia de novidades, aventuras, riscos, instabilidades. Seu desejo deve ser o de passar por muitas experincias, as mais diferentes possveis, desenvolvendo assim seus inmeros talentos e a sua versatilidade. Os cristais indicados para o nmero 5 so: gua-marinha e turquesa. Contribuem para o alvio de medos e fobias; promovem o crescimento e o equilbrio emocional. Afirmaes para serem feitas durante o processo de visualizao com essas pedras: "A gua-marinha me acalma, me traz paz e abre novos caminhos"; "A turquesa me protege e traz equilbrio para as minhas emoes. " Nmero 6: Aprenda a ser responsvel por outras pessoas, ajudando-as, estando disponvel para elas. Procure ser generoso, amvel e construa um ambiente de harmonia, estabilidade e calor humano. Aprenda tambm a se relacionar no amor. Aprecie as artes, encontre a beleza e o equilbrio. Seja justo resolvendo os problemas, mas tome cuidado para no interferir demais.

43

..


Os cristais indicados para o nmero 6 so: quartzo azul e safira azul. Promovem a harmonia, o equilbrio e proteo. Afirmaes para serem feitas durante o processo de visualizao com essas pedras: "O quartzo azul me acalma e traz harmonia para as minhas relaes familiares e sociais"; "A safira azul me traz a beleza e o envolvimento com as artes." Nmero 1: Aprenda a conhecer a si mesmo e a usar sua intuio para encontrar seu caminho. Analise as situaes profundamente e armazene o conhecimento adquirido, transformando-o e aproveitando-o para entender a sua vida. Sua grande fora sua profundidade de pensamento. Envolva-se com questes de ordem espiritual. Aprenda a ser exigente, porm com limites. O cristal indicado para o nmero 7 a ametista. Promove o aumento da percepo interior e da intuio. Afirmao para ser feita durante o processo de visualizao com essa pedra: "A ametista me purifica e ajuda a desenvolver a minha sabedoria. " Nmero 8: Confie em si mesmo e assuma o controle da sua vida. Deve aprender a ter fora de vontade e coragem para saber dirigir e mandar. Use-a para encontrar solues para problemas, principalmente os de ordem material. Sua vida deve ser organizada e eficiente, seu poder deve ser usado com limites, sem abusos. O cristal indicado para o nmero 8 o citrino. Promove a autoconfiana e a iniciativa. Estimula as
44

atividades no plano fsico. Afirmao para ser feita durante o processo de visualizao com essa pedra: "O citrino me traz progresso, equilbrio mental e sentimento de justia. " Nmero 9: Desenvolva a generosidade e tenha uma atitude humanitria. Voc tende a ser muito sensvel, deve enxergar o mundo com sentimento e compaixo, buscando alternativas para mudar a qualidade de vida das pessoas para melhor. Visto que atrai as pessoas com seu grande carisma, deve se preocupar em compreend-Ias e ensnar-Ihes o que voc aprende. O cristal indicado para o nmero 9 o quartzo rosa. Facilita o desenvolvimento do amor, dissolvendo tristezas e mgoas. Afirmao para ser feita durante o processo de visualizao com essa pedra: "O quartzo rosa purifica meu corao e desenvolve a minha compaixo. " Nmero 11: Tome conscincia do mundo espiritual, aumentando a compreenso e iluminando a vida das outras pessoas. Aprenda a direcionar sua energia, para que ela lhe inspire, se torne um canal de luz. Aprenda a se relacionar e a compartilhar. Os cristais indicados para o nmero 11 so: gata branca e quartzo transparente. Promovem a inspirao espiritual. Afirmaes para serem feitas durante o processo de visualizao com essas pedras: "A gata branca me enche de paz e aumenta a minha compreenso" ; "O quartzo transparente me traz luz e inspirao."
45


Conhecendo os cristais e as maneiras de utiliz-los, cabe agora a cada um sentir sua vibrao e somar a ela os seus melhores sentimentos. Este um caminho que se percorre individualmente e que contm ainda belas surpresas a serem desveladas: a natureza sempre um lindo mistrio a desafiar nossa percepo. Embarque nessa viagem fascinante.

"No sei o que possa parecer aos olhos do mundo, mas aos meus pareo apenas ter sido como um menino brincando beira-mal; divertindo-me com o fato de encontrar de vez em quando um seixo mais liso ou uma concha mais bonita que o normal, enquanto o grande oceano da verdade permanece completamente por descobrir minha frente. " Isaac Newton

46

47

Potrebbero piacerti anche