Sei sulla pagina 1di 3

GroutQumico

Agrandevantagemdograuteamentoqumicoemrelaoaograuteamentocimentcio, que rompe, escava e se mistura ao solo) est no equipamento e no tipo de material a serinjetado.Enquantooprimeironecessitaapenasdeumapequenaperfuratrizeuma bomba airless do tamanho de uma simples hidrojateadora, permitindo o trabalho, tanto dentro de pequenos tneis ou minas como na superfcie, em pequenos espaos do canteiro de obras, o segundo, tem no equipamento o seu maior entrave, j que grande, havendo certas limitaes para se trabalhar em de obras subterrneas. Basicamente, o primeiro utilizado em servios de impermeabilizao. No entanto, o groutcimentcioSOLOMAXtambmempregadoparatal. O grauteamento qumico de solos, que normalmente emprega lquidos que apresentam baixssimas viscosidades, algo em torno de 20cps, permeia facilmente por areias, modificando suas propriedades em torno dos elementos estruturais. Por exemplo, no caso mais comum de tneis, grauteiase ao longo do teto formandose um anel de reforo, ao mesmo tempo em que se impermeabiliza, no criando sobrecargas (ao contrrio dos grouts cimentcios). Para as situaes onde se deseja escavar o terreno com segurana e estanqueidade, procedese uma linha de furos ao redor da obra e abaixo da cota de escavao, de modo a estruturar o solo e impedir a penetraodgua. Existem situaes em que a empresa de grauteamento qumico contratada para otimizar o processo construtivo. Por exemplo, uma construtora poder executar grauteamento qumico antes ou durante a escavao, de modo a parar ou reduzir o fluxodguadentrodafuturaobra. Esta medida reduzir os custos tradicionais de rebaixamento do nvel fretico e aumentar substancialmente a eficcia da obra, com a vantagem de que a futura estrutura no ficar sujeita a carga hidrosttica, aps a sua execuo, o que ocorre tradicionalmentecomodesligamentodosistemaderebaixamento.. OsTiposdeGroutQumicoParaSolos Para quem no sabe, o grauteamento qumico de solos tambm comeou no final do sculo XVIII, injetandose silicato concentrado e catalisador em furos separados. Este processo perdurou at 1950. Aps essa data, incorporaramse novas substncias aos silicatos,utilizandosenovoscatalisadores.

Paralelamente,foramdesenvolvidasnovassubstncias,havendohojetrsformulaes bsicas,asaber: GroutdepoliuretanoPHSolo. GroutdepoliuretanoPHFlex. GroutSOLOMAX+Catalizador. GroutcimentciodepreenchimentoEXPANDIX. Para todas estas formulaes, deverse analisar a granulometria do solo, suas propriedadeseanaturezadaobra. SOLOMAX O SOLOMAX uma resina orgnicomineral, projetada para ser injetada em solos, predominantemente arenosos, atravs da tcnica de Permeation Grouting, objetivandose sua estabilizao ou consolidao. O tempo de formao do gel ajustvel de acordo com as necessidades da obra. A resina penetra no solo graas a sua baixssima viscosidade (10cps) aglomerandoo em apenas 24 horas. No caso de solos saturados deverse fazer uso do grout cimentcio que, aplicada com a resina, promover uma rpida modificao do solo. SOLOMAX apropriado para o contato com gua potvel. A qumica do SOLOMAX no afetada pela presena de gua no solo. Mesmo com a presena de fluxos d'gua e presso hidrosttica pode ser promovidaareaodoSOLOMAXcomsolo. Estabilizaodesolosefundaes SOLOMAX injetado em praticamente todos os solos. A resina, que funciona como aglomerante penetra nos interstcios do solo, formando um grande ergido bloco com o solo, modificandoo quimicamente, em duas etapas, para determinados tipos de solos. Aplicaes Estabilizaodefundaes,sejamsapatas,estacasoutubules. Cortinassubterrneasimpermeveis. Obrasdeconteno. Estabilizaodebarragensdeterra. Estabilizaodesolosderodoviasepontes. OPoliuretanoSoloEstabilizador O principal produto utilizado em obras de grauteamento qumico de solos o poliuretano hidroativado solo estabilizador (PH Solo) que oferece os seguintes benefcios: Reforoimediatodeelementosdefundaosejamestacas,sapatasoutubules. Consolidaodeterrenosdefundao.

Barreiras ou barragens subterrneas, promovendo o aproveitamento total da gua dosolo.Oprodutoatxico. Barragenssubterrneasemprocessodecontaminaodosoloedaguafretica. Viabilidade rpida em obras de escavao, inclusive com estanqueidade (controle permanente do lenol fretico) na regio escavada, acabando de vez com os chamadoslimitesdeinfiltraotolerveis. Pela modificao das caractersticas do solo, promove a interrupo de processos de recalque diferencial danosos s estruturas. Sua viscosidade, prxima da gua, permite que permeie por solos considerados impermeveis a trabalho de reforo tradicional. A simples asperso do produto em camadas horizontais de 30cm de solo, seguindose da compactao, promove a execuo de macios estveis e estanques.

Potrebbero piacerti anche