Sei sulla pagina 1di 15

NO.

1322

Sermo pregado na noite de Domingo, 22 de Outubro de 1876

Por Charles Haddon Spurgeon

No Tabernculo Metropolitano, Newington, Londres.

BAIXE EM PDF BAIXE EM EPUB BAIXE EM MOBI [O Tabernculo estava aberto para estranhos nesta noite, com toda a congregao cedendo generosamente os seus lugares] Venham a mim, todos os que esto cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocs o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de corao, e vocs encontraro descanso para as suas almas. Pois o meu jugo suave e o meu fardo leve. Mateus 11: 28-30.

Nosso Senhor estava declarando a Doutrina da Eleio, agradecendo ao Pai Celeste porque Ele havia escolhido pequeninos, e passado de lado os sbios e prudentes. muito instrutivo que, bem prximo aos calcanhares desta misteriosa doutrina, venha o gracioso convite do meu texto tanto quanto se o Senhor Jesus tivesse dito aos Seus discpulos: nunca deixem que vises sobr e predestinao impeam vocs de proclamar o Meu Evangelho plenamente a toda criatura. E como se Ele tivesse dito aos no -convertidos: No fiquem desencorajados pela Doutrina da Eleio. Nunca deixem que ela seja uma pedra de tropeo no seu caminho, pois quando os meus lbios disseram Eu Te agradeo, Pai, que Tu escondeste estas coisas dos sbios e prudentes, e as revelaste aos pequeninos, eu tambm continuo falando para vocs, na mais profunda sinceridade de corao, Venham a mim, todos os que esto cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.

Destacarei desde o princpio quem que faz to grande promessa e d to livre convite. H muitos mdicos charlates no mundo e cada um deles proclama o seu prprio remdio. Quem este Homem que nos chama to seriamente e nos promete to confiadamente? Seria Ele um impostor tambm? Estaria Ele nos enganando? Estaria Ele Se gabando alm de Sua capacidade? Ah, no se pode pensar que sim, pois este Homem, este Homem maravilhoso que promete descanso queles que vem a Ele, tambm Deus! Ele o Filho do Altssimo, bem como o filho de Maria! Ele o Filho do Eterno tanto quanto o Filho do Homem e Ele tem poder, por causa da Sua Natureza Divina, para realizar qualquer coisa que Ele promete fazer!

Como Homem, o Senhor Jesus era conhecido por Sua veracidade. Nunca saiu de Seus lbios um equvoco. Ele nunca Se gloriou alm de Sua capacidade nem levou homens a esperar Dele algo que Ele

no pudesse entregar. Por que Ele os enganaria? Ele no tinha nenhum fim egosta para servir ou ambio para satisfazer. No veio Ele para contar aos homens as Verdades de Deus? Era esta a Sua tarefa e Ele a cumpriu minuciosamente. Ento, acredite Nele! Assim como vocs esto persuadidos da veracidade do Seu carter, aceitem o Seu ensinamento. E como vocs crem na Sua Deidade se vocs de fato crem, e eu acredito que creem creiam na Sua capacidade de salvar e confiem imediatamente as suas almas s mos Dele! Se Ele um mero impostor, no venha a Ele. Mas, se, de fato, voc acredita que meu Senhor e Mestre fiel e verdadeiro, eu imploro a vocs: atendam imediatamente ao Seu chamado!

Onde Ele est agora? Ele no est aqui, pois Ele ascendeu. Mas, desde quando falou estas palavras, Ele no perdeu poder para salvar, porm, num certo sentido, ganhou em habilidade, pois desde que Ele proferiu estas palavras, Ele morreu a morte de Cruz pela qual obteve poder para tirar os pecados dos homens! Ele tambm j ressurgiu do tmulo, para nunca mais morrer, e ascendeu Glria com todo poder dado a Ele nos Cus e na terra. Ele o Rei dos reis e o Senhor dos senhores! E no nome Dele e pela autoridade Dele que ns proclamamos a vocs o Evangelho de Cristo, de acordo com as Palavras registradas pelo evangelista Mateus Toda autoridade Me foi dada nos Cus e na terra: portanto, vo e ensinem todas as naes, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo.

Jesus um Redentor entronizado que hoje convida vocs! Certifiquem-se que vocs no O recusem quando Ele fala. Ele capaz de salvar definitivamente os que, por meio Dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles. Portanto, no duvide do Seu poder para salvar vocs, mas venham a Ele imediatamente e encontrem descanso para as suas almas.

Sendo Jesus o orador, e sendo claras tanto Sua autoridade como a Sua capacidade, ns, agora, dissecaremos as palavras, e que Deus nos conceda que, enquanto o fazemos, o Esprito de Deus use cada slaba e imprima a Sua Verdade nos nossos coraes! Primeiramente, eu percebo aqui uma caracterstica que descreve vocs como os que esto cansados e sobrecarregados. Em segundo lugar, eu percebouma beno que convida vocs Eu lhes darei descanso. Em terceiro lugar, eu percebo uma direo que guiar vocs Venham Mim; tomem sobre vocs o meu jugo; aprendam de Mim. E, em quarto lugar, eu percebo um argumento que eu confio que possa persuadir vocs Eu sou manso e humilde de corao. Meu jugo suave e meu fardo leve.

I. Primeiro, ento, aqui est uma caracterstica que, sem dvida, descreve um nmero considervel dos que esto reunidos aqui TODOS QUE ESTO CANSADOS E SOBRECARREGADOS. As palavras parecem dar a entender que havia um grande nmero de pessoas assim todos, e, de fato, h mesmo, pois cansados e sobrecarregados a sorte comum dos filhos de Ado. Trabalhadores e carregadores de fardos constituem a grande massa da humanidade e o Senhor Jesus convida a todos eles sem exceo os da alta ou da baixa sociedade, estudados ou analfabetos, morais ou depravados, velhos ou jovens todos que esto cansados e sobrecarregados esto compreendidos em Seu chamado.

Alguns se aventuraram a dizer que isso descreve um certo carter espiritual, mas eu no consigo ver quaisquer palavras que marquem a espiritualidade das pessoas. Certamente, eu no vejo uma slaba sequer que limite o texto a este sentido. Irmos e irms, no nosso direito conscientemente nem adicionar nem tirar nada da Palavra de Deus, e como no h nenhuma indicao aqui de que estas palavras devem ser limitadas em seu significado, ns no nos atreveremos a inventar um limite! Onde Deus no colocou parafuso ou barra, ai daqueles que colocarem suas prprias barreiras. Ns leremos o nosso texto no sentido mais amplo concebvel, pois fazer assim mais compatvel com o esprito do Evangelho. Est escrito todos que esto cansados, e se voc est cansado, isso inclui voc! Est escrito todos que esto sobrecarregados, e se voc est sobrecarregado, isso inclui voc, e que Deus no permita que ns lhe coloquemos de fora!

No, graas sejam dadas a Deus porque nenhum homem pode colocar voc para fora se voc est disposto e obediente, e vier a Cristo, aceitando o chamado Dele e obedecendo ao Seu comando. A vocs, ento, ns falamos, todos que esto cansados. Vocs que trabalham to duro para ganhar o po que os seus membros esto esgotados com labuta diria venham para Jesus! E se Ele no lhes der descanso para os seus corpos, ainda assim, Ele dar descanso para as suas almas! Sim, at para o seu trabalho fsico, Ele a sua melhor esperana, pois o Seu ensinamento reto e amoroso ainda alterar a constituio do corpo poltico at que venha o dia em que nenhum homem necessitar labutar excessivamente para ganhar a sua parte na comida comum que o Pai d a todas as Suas criaturas! Se algum dia o descanso da opresso e do trabalho excessivo se tornaro a alegre condio da humanidade, ser quando o Filho de Davi reinar de plo a plo e desde os rios at os confins da Terra!

E venham vocs que esto cansados pelo trabalho mental vocs que esto esticando suas mentes e esgotando seus espritos; vocs que definham e suspiram por repouso para suas almas, mas no encontram! Talvez vocs estejam trabalhando para entrar no descanso por meio da religio formal tentando salvar a si mesmos por ritos e cerimnias por assistir a este culto e com isso e aquilo, tornando suas vidas uma escravido piedosa para que vocs possam encontrar salvao pelas ordenanas exteriores de adorao. No existe salvao nisso! Vocs esto esgotados, buscando uma sombra! Vocs esto buscando os vivos entre os mortos! Por que vocs gastam os seus esforos naquilo que no satisfaz? Tornem os seus pensamentos para outro lado! Se vocs vierem a Cristo, vocs cessaro a servido da religio externa e formal! Vocs encontraro uma salvao perfeita, completa e justa ao alcance das suas mos! , vocs que esto tentando, por suas boas obras, se salvar a si mesmos e ao mesmo tempo no fazendo boas obras pois quo boas podem ser as obras feitas tendo em vista somente benefcio de si mesmos? Essa virtude egosta que s busca aquilo que seu, isto virtude? Pode isto recomendar-se a Deus? Eu sei como vocs gastam os dedos at os ossos para tecer vestes com suas justias prprias, as quais, se fossem tecidas, no seriam mais substanciais do que teias de aranha e no mais duradouras do que as folhas que caem no outono!

Por que vocs no deixam esse trabalho infrutfero? , vocs que esperam por salvao pelas obras da Lei, a vocs que Jesus fala! E Ele diz: Venham a Mim, e Eu lhes darei descanso. E ele pode faz-lo, tambm! Ele pode, imediatamente, dar-lhes uma justia imaculada! Ele pode vestir-lhes da cabea aos ps

com vestes de salvao! Instantaneamente, ele pode dar-lhes ambas estas coisas, e assim, dar descanso a vocs que esto cansados!

Alguns de vocs esto trabalhando atrs de felicidade. Vocs pensam que podem encontr-la no ganho e no lucro acumulando os seus pences e suas libras e buscando descanso na abundncia da sua amada riqueza. Ah, vocs nunca tero o suficiente at que tenham a Cristo! E quando O tiverem, sero cheios completamente! Contentamento a joia peculiar dos amados do Senhor Jesus. Todas as ndias no poderiam preencher um corao humano a alma insacivel at que encontre o Salvador ento, ela recosta sobre o Seu peito e entra na paz perfeita.

Talvez, jovem, voc esteja trabalhando atrs da fama. Voc despreza o ouro, mas aspira obter um grande nome! Ai, os caminhos da ambio so desgastantes e aquele que escala at o mais elevado pico de honra descobre que um lugar escorregadio, onde o descanso bem desconhecido. Jovem irmo, aceite um conselho de amigo e no se importe mais com o louvor dos homens, pois meramente um vento. Se for ascender a um grande nome, torne-se um cristo, pois o nome de Cristo o nome sobre todo nome e sublime alegria estar escondido debaixo dele, e ser por ele ofuscado! Cristo no lhe far grande entre os homens, mas Ele lhe far to pequeno em sua prpria estima que o lugar mais baixo mesa Dele mais do que lhe satisfar! Ele lhe dar descanso daquele sonho delirante de ambio e, ainda assim, incendiar voc com uma ambio mais alta do que nunca!

Voc est trabalhando em busca do qu? em busca de conhecimento? Eu lhe parabenizo. uma boa possesso e um tesouro escolhido. Busque-o como a prata. Mas, todo o conhecimento que deve ser obtido do apogeu at o centro da Terra nunca satisfar o seu entendimento at que voc conhea a Cristo e seja achado Nele! Ele pode dar descanso para a sua alma neste sentido, dando-lhe conhecimento de Deus e um entendimento do Seu amor. Seja o que for que voc trabalhe para conseguir, venha a Jesus, e Ele lhe dar descanso.

Mas o texto fala de alguns como sobrecarregados. Eles no esto meramente lutando e se esforando, mas esto sobrecarregados. Eles tem um fardo a carregar e para estes que Jesus diz: Eu lhe darei descanso.

Alguns carregam um fardo de pecado. Eu no quero dizer todos vocs. Talvez alguns de vocs pensem que no tem pecado. Mas, h outros de vocs que sabem que pecaram. Na lembrana do pecado, eles so tomados pelo medo e, olhando para o presente, para a sua prpria condio e posio, eles se sentem agitados e infelizes. O pesar deles no tem nada a ver com a casa ou com o celeiro com eles mesmos que os seus fardos comeam e terminam. Eu pequei, eles dizem, e como posso ser perdoado? Este o fardo que eles carregam.

Alguns carregam um fardo de tristeza em cima deste fardo de pecado uma exasperao, uma preocupao e um pesar dirio dos quais eles no podem escapar a estes, Jesus suplica e diz: Eu tomarei os seus pecados, lhes perdoarei, e lhes farei mais brancos do que a neve. Eu tambm tirarei os

seus pesares, ou, se a tristeza habita com vocs, eu lhes farei to contentes em suport-la que vocs agradecero a Deus pela cruz que vocs carregam e se gloriaro na sua enfermidade porque o poder de Cristo, de fato, repousa sobre vocs. Sobrecarregados, ento, com pecado ou tristeza, venham para Jesus e Ele lhes dar descanso!

Ou, possivelmente, o fardo pode ser o cuidado dirio. Voc clama continuamente: O que comerei? O que beberei? Com o qu serei vestido? , que coraes pesados percorrem nossas ruas! Quantos so insuficientemente alimentados e escassamente vestidos! Quantas mirades vo para Cheapside infelizes porque no veem proviso para as suas necessidades mais bsicas! A estes mesmos, Jesus diz: Venham a Mim, e Eu lhes darei descanso. Ele ensina a doce arte de lanar nossas ansiedades sobre Ele que tem cuidado de ns. Ele nos mostra que nem s de po vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus Ele tem uma maneira de nos fazer contentes com pouco: at um jantar de ervas, com a Sua graa para temper-las, se torna maior iguaria do que o boi cevado do homem rico! Venham a Ele, vocs que so atingidos pela pobreza, e Ele lhes ensinar a cincia de se alegrarem e regozijarem em todas as circunstncias! At mesmo num chal com escasso conforto, Ele lhes dar descanso e verdadeiras riquezas.

Ou, o fardo pode ser aquele da dvida. Pode ser que voc se sinta como se no pudesse acreditar em nada e que no tem certeza de coisa alguma. Este tambm um esmagador fardo para um esprito pensativo. Eu tambm sei o que isso significa, pois eu j vi as firmes montanhas da minha juventude serem movidas dos seus fundamentos e serem lanadas num mar de questionamento. Eu tambm fui carregado de dificuldades e ceticismos. Deste fardo eu sou liberto, pois naquele dia em que eu cri em Jesus o Homem, o Deus e lancei-me a Seus queridos ps para ser Seu servo e crer nas Suas palavras e confiar Nele, ento a terra cambaleante se firmou e o Cu no mais fugiu! Eu vi Jesus e Nele encontrei um mastro de f, a base da crena! Creia em Jesus e voc ir de encontro a um descanso bendito para mente e pensamento tal que a terra no pode pagar em nenhum outro lugar um descanso que ser o preldio para o descanso eterno no Cu, onde se conhece como se conhecido!

Ento Jesus clama em alta voz hoje noite, a vocs que esto cansados e a vocs que esto sobrecarregados com fardos poderosos! Ele clama, e eu imploro que vocs considerem o clamor! Est cansado da vida, jovem? Cristo lhe dar umanova vida e lhe ensinar como regozijar sempre Nele! Est decepcionado? O mundo lhe deu um tapa no rosto onde voc buscava um beijo? Venha para o meu Senhor! Ele lhe dar novas esperanas que nunca sero desapontadas, porque quem cr Nele no ser envergonhado, mundos sem fim! Voc est exasperado com os outros e acima de tudo consigo mesmo? Jesus pode ensinar-lhe a amar e acalm-lo novamente. Algum lhe assedia e zomba de voc dia aps dia? Venha para o meu Mestre e as importunaes do mundo no mais lhe afligiro. Voc considerar que estas leves aflies, que so apenas por um momento, no so dignas de serem comparadas com a Glria que est para ser revelada em voc!

Voc se desespera? Est preparado para se lanar fora? Voc deseja que no houvesse o depois? E se voc tivesse certeza de que no h voc apressadamente providenciaria a sua prpria morte? Voc

menosprezaria a sua alma e acabaria com esta vida mortal de uma vez? Ah, no faa isto! H dias melhores diante de voc, desde que Jesus tenha lhe encontrado, e uma nova vida comear se voc vier ao meu Mestre e sentar-se a Seus ps! Eu lhe darei um hino para cantar, que se tornar mais doce a cada dia que voc viver:

Dia feliz, dia feliz,

Quando Jesus lavou os meus pecados!

Ele me ensinou como vigiar e orar,

E viver regozijando todo dia,

Dia feliz, dia feliz,

Quando Jesus lavou os meus pecados! Eu j falei o suficiente sobre a caracterstica que, eu creio, compreende muitos aqui Todos que esto cansados e sobrecarregados. Eu bem sei que isso me descreveu bem um dia e quo feliz eu fiquei de responder ao chamado do texto.

II. Agora, em segundo lugar, o texto fala de UMA BENO QUE OS CONVIDA.

Venham a Mim, Jesus diz, e Eu lhes darei descanso. Descanso! Descanso! Descanso! Eu poderia continuar batendo neste sino de prata a noite toda Descanso! Descanso! DESCANSO!

Vocs, cavalheiros da Inglaterra que vivem em casa em paz, vocs pouco conhecem a msica dessa palavra! Os filhos da luta, os marinheiros lanados ao mar, os guerreiros na batalha, os homens que trabalham nas profundezas das minas estes sabem quo doce esta msica soa!

Descanso! Descanso! Descanso! Descanso para o corpo desgastado o emblema exterior da beno interior que Jesus levanta, esta noite, diante dos olhos de todas as almas cansadas e sobrecarregadas. Descanso descanso que Ele dar imediatamente descanso para a conscincia. A conscincia lanada para l e para c debaixo de uma convico de pecado no tem paz. Mas, quando Jesus revelado sangrando e sofrendo no lugar do pecador e fazendo expiao completa pela culpa humana, ento a conscincia se aquieta. Assim como a pomba de No pousou sobre a arca, assim a conscincia pousa sobre Cristo e descansa ali para sempre! Nenhum pecado seu lhe atribular quando voc vir como ele atribulou a Cristo, como Ele o tomou sobre os Seus ombros e o carregou para a Cruz, e ento o lanou para as profundezas do mar, para nunca mais ser mencionado contra voc novamente, para sempre!

Jesus d descanso para a mente bem como para a conscincia. Como eu disse, a mente vagueia para l e para c, perdida em labirintos sem fim. Ela precisa crer emalgo, mas no sabe no qu. O maior descrente, em geral, o que mais acredita contudo, ele cr numa mentira. Incredulidade e credulidade so estranhamente correlatas, pois aquele que no acredita em Deus, geralmente acredita em si mesmo, ou acredita em qualquer coisa que seus sonhos possam formar. Mas, aquele que toma Cristo e descansa Nele, encontra a sua mente no mais perturbada seus pensamentos descansam, seu juzo satisfeito e seu crebro acalmado.

Descanso para o corao, tambm, dado por Jesus. , h espritos especiais e sensveis neste mundo que necessitam, acima de todas as coisas, de alguma coisa para amar! Estes frequentemente escolhem um objeto terreno e se inclinam sobre aquele junco at que ele se quebra e se transforma numa lana penetrante. , coraes que suspiram por amor, eis aqui um Amado para vocs, que vocs podem amar o quanto quiserem ou puderem e, ainda assim, nunca serem culpados de idolatria ou jamais encontraro traio! , corao partido, Ele curar voc! , terno corao, ele deleitar voc! O amor de Jesus vinho dos Cus e quem bebe dele cheio de sublime alegria! Jesus pode dar descanso ao corao palpitante. Vocs, filhos da desolao, se apressem para c! Filhas da desiluso, aproximem-se ao som deste chamado!

Jesus tambm pode dar descanso s suas energias. , vocs cuja fora incessante busca um campo digno de trabalho, vocs inquirem o que buscaremos? Vocs querem estar de p e fazer algo, mas no encontraram um objeto digno de vocs. , mas se voc seguir Jesus e, no amor a Deus e no amor aos homens, lanar fora o egosmo, desejando somente ser obediente vontade do grande Pai e trazer o seu prximo a um estado de graa, ento voc encontrar uma vida nobre e serena! Se vocs estiverem dispostos a entregar suas prprias vidas para a Glria de Deus, como Jesus fez pois vocs no podem ser Seus discpulos se no o fizerem ento vocs encontraro descanso perfeito para as suas almas.

Quanto aos seus medos e previses com que agora so atribulados, Jesus os transformar em esperanas de glria sem fim! Premunies escuras de um futuro, vocs no sabem quais o som de um terrvel mar cuja mar bate sobre uma costa invisvel, e cujos vapores ressoam com o som de tempestade e eterna tormenta de tudo isto, vocs sero libertos! Jesus lhes dar descanso de todo medo. Se vocs vierem a Jesus, vocs obtero descanso em todos os sentidos o descanso de toda sua humanidade, descanso tal que lhes livrar de todos os seus fardos e lhes acalmar de todas suas lutas este o descanso que Jesus lhes promete!

Ai de mim, algum clama, Eu desejo conseguir descanso. Isto algo necessr io para mim. Ento, eu seria forte e feliz. Minha mente se tornaria clara e eu seria capaz de lutar a batalha da vida, se ao menos eu pudesse obter descanso! Sim, mas voc no pode obter descanso a menos que venha para Cristo. Nem o prprio Cu pode lhe dar paz parte de Cristo, tampouco o sono profundo do tmulo lhe descansar a menos que voc adormea Nele! Descanso! Nem Cus, nem terra, nem mar nem o Hades nenhum deles pode lhes dar nenhum trao de descanso at que voc venha ao Deus Encarnado, Cristo Jesus, e se prostre a Seus ps. Ento vocs encontraro descanso para as suas almas, mas no antes disso!

III. Isto me leva, a seguir, a dizer que o texto apresenta UMA DIREO PARA GUIAR CADA ALMA CANSADA E SOBRECARREGADA NA BUSCA POR DESCANSO. Eu me certificarei de que tenho a sua profunda ateno a estas instrues que Jesus d, pois todos vocs precisam encontrar descanso.

, que o Esprito Divino agora guie vocs para o caminho de paz! Se vocs seguirem as instrues do nosso Senhor e no encontrarem descanso, ento a Sua Palavra no verdadeira. Mas a Sua Palavra verdadeira! Eu lhes convido a prov-la e lhes exorto a, imediatamente, aceitarem Sua orientao e liderana. A primeira instruo : Venham a Mim. Venham a mim. Ele disse, e Eu lhes darei descanso. Notem, no ir a um sacramento. No ir a uma Igreja, ou ir a uma doutrina. ir a uma Pessoa que est diante de vocs Venham a Mim. Vocs devem ir ao Deus em forma humana, Deidade, Ele mesmo, habitando entre ns, e tomando a nossa natureza sobre Ele. Voc deve ir a Ele. Ele no manda voc fazeralguma coisa ou trazer alguma coisa! Ele no ordena que voc se prepare ou lhe aconselha a esperar. Ele convida voc a vir vir como est vir sozinho vir a Ele e somente a Ele!

Ningum aqui precisa que eu diga que ns no podemos ir a Cristo de forma fsica, pois a sua prpria Pessoa fsica est nos Cus e ns estamos aqui embaixo. A ida a Ele mental e espiritual. Assim como podemos ir em esprito a um grande poeta a quem nunca vimos, ou nos aproximarmos de um professor renomado cuja voz ns nunca ouvimos, que assim venhamos em pensamento, em meditao, a Jesus, a quem nossos olhos nunca contemplaram! Ns devemos ir a Ele da mesma forma que as seguintes palavras descrevem Eu creio no que Deus diz a Teu respeito, Maravilhosa Pessoa. Eu creio que Tu morreste pelo pecado humano. Eu creio que Tu s capaz de salvar, e eu penso em Ti e medito em Ti diariamente. Eu creio que Tu s o Salvador, e eu confio em Ti para me salvar. Eu estou aflito e Tu me dizes: Eu lhe darei descanso. Eu confio em Ti para me dar paz e eu desejo seguir Tuas instrues at que eu encontre descanso. Eu peo-Te que me d o Teu Esprito para que eu entre no Teu descanso. No tanto que est em mim para faz-lo, eu venho a Ti! , atrai-me enquanto eu venho! Senhor, eu creio! Ajuda-me na minha incredulidade!

Agora, note, no meramente ao Seu ensino, ou aos Seus Mandamentos, ou Sua Igreja, que voc deve se aproximar a ELE que voc deve ir! No simplesmente ler a Escrituras ou oferecer oraes, pois se voc colocar sua confiana em ler a Bblia, ou na orao, voc parou antes de chegar base da salvao. a JESUS uma Pessoa de verdade um Homem, e ainda assim, Deus que morreu, mas que vive e a quem voc deve se achegar. Voc deve confiar Nele! Quanto mais voc sabe Dele por meio da leitura da Sua Palavra, tanto mais voc ser capaz de vir. Mas, ainda assim, no a leitura bblica, nem a orao, nem o comparecer Capela, nem o comparecer Igreja, nem qualquer outra coisa que voc possa fazer que salvar voc, a menos que voc venha a ELE! Isto o que voc pode fazer se voc est no amor onde o sino do Domingo nunca soa. Isto o que voc pode fazer num deserto onde no h reunies do povo de Deus. Isto voc pode fazer no leito de dor quando voc no consegue sequer mover um membro. Voc pode ir a Jesus pela ajuda do Seu bendito Esprito e voc pode dizer: Senhor, eu creio em Ti. Essa a primeira coisa: Venham a Mim, e eu lhes darei descanso.

O prximo comando de Jesus : Tomem sobre vocs o meu jugo Venham, e ento, tomem. Isto quer dizer, nenhum homem salvo por meramente confiar-se a Cristo, a menos que esta confiana seja de maneira viva e prtica. s vezes, eu explico isto ao meu povo como eu explicarei a vocs. Um mdico renomado visita voc, quando voc est muito doente, e ele lhe diz: Voc confia em mim? Voc responde: Sim, senhor, completamente. Bem, ele diz, se voc confia em mim completamente, e entrega o seu caso s minhas mos, eu creio que posso leva-lo a vencer esta enfermidade. Voc o assegura da sua f nele, e ento, ele comea a lhe questionar. O que voc come?. Com a resposta, o mdico levanta as mos, horrorizado, e ele exclama: Ora, meu bom homem, voc come exatament e aquilo que alimenta a sua doena voc no pode tocar nisto, no importa o quando goste voc deve comer algo mais simples e ter uma dieta que no lhe faa mal. Ento, ele diz, Eu lhe enviarei um remdio que voc tomar a cada trs horas, de acordo com a receita. Voc tem certeza de que confia em mim? Sim. Diz o paciente. Ento tudo ficar bem.

O mdico volta depois de alguns dias e diz: Voc parece estar pior, meu amigo. Temo que a sua doena tenha se apoderado mais fortemente de voc do que antes. Eu no entendo como as coisas tomaram esta direo. Voc est confiando em mim? Sim, doutor, confiando no senhor totalmente. Bem, o que voc tem comido? E, ento, voc comea a contar para ele que voc tem comido simplesmente tudo o que voc comia antes e que voc quebrou todas as regras dele quanto comida. Agora, ele diz, eu vejo porque voc est pior. Voc no est confiando em mim. Voc tem tomado o meu remdio regularmente? Ele olha para o frasco sobre a mesa. Ora, voc no tomou sequer uma nica dose! No, senhor, eu provei e no gostei, ento deixei para l. Como pode ser isto?, diz mdico, muito entristecido. Meu amigo, voc disse que confiava em mim cegamente. Sim, senhor, eu confio. Mas eu digo que voc no confia, ele diz, e eu deixarei voc. Eu insisto que no serei responsvel pela sua sade se voc zomba de mim com a uma f to fingida! Se voc acreditasse em mim, voc teria feito como que eu mandei.

Agora, Jesus Cristo nunca me enviou, ou a qualquer outro ministro, a pregar a vocs dizendo, Apenas creiam e vivam como quiser, e ainda seja salvo. Tal pregao seria uma mentira! verdade que dizemos Apenas creia, mas este Apenas crer deve ser uma crena tal que voc faa aquilo que Jesus ordena! Jesus no prometeu que salvaria voc nos seus pecados, mas dos seus pecados, assim como um mdico no finge curar um homem enquanto ele alimenta a sua doena e recusa o remdio ele apenas promete que aquele homem ser beneficiado se a f que ele exige que o mesmo exercite se mostrar ser uma f prtica e real. Guardem-se da f de mentiroso! E uma f de mentiroso que voc demonstra se vai a reunies de avivamento e depois vai embora e vive exatamente como fazia antes.

F deve obedecer a vontade do seu Criador,

Assim como crer em Sua Graa.

Um

Deus

gracioso

tem

cimes

ainda,

Por Sua prpria Santidade.

Ento Cristo diz, Tomem sobre vocs o meu jugo. Isto , se vocs sero salvos por Mim, Eu devo ser o Mestre de vocs e vocs devem ser Meus servos. Vocs no podem Me aceitar como Salvador, se no me aceitarem como Legislador e Comandante. Se vocs no fizerem o que eu mando, vocs nunca encontraro descanso para suas almas. Em seguida, existe uma terce ira instruo e eu peo que vocs reparem em cada uma dessas palavras, pois fracasso em faz-lo, sobre qualquer uma delas, pode fazer com que vocs percam de encontrar paz.

Eu me lembro de quando eu estava buscando o Senhor, isto antes de eu chegar paz fui tornado disposto a ser e fazer qualquer coisa que o Senhor Jesus escolhesse ordenar que eu fosse ou fizesse. Voc se encontra neste estado? Ento, escute, pois Jesus diz, aprendam de Mim. Isto quer dizer que, no comeo, voc no conhece toda a Sua vontade e, talvez, voc faa algo errado mas ser em ignorncia e Ele graciosamente passar sobre sua culpa. Mas Ele diz, seja Meu discpulo. Seja Meu aluno. Venha e aprenda a Meus ps. Cristo no ser seu Salvador se Ele no for seu Mestre. Ele lhe ens inar muito no comeo, e muito mais medida que voc prossegue. E essencial sua salvao que voc tenha um esprito ensinvel como o de uma pequena criana. Voc deve estar disposto a beber aquilo que Jesus derramar para voc. A promessa para aqueles que esto dispostos a serem aprendizes.

Este o Evangelho, mas, frequentemente, no pregado como se deveria Vo por todo o mundo e discipulem todas as naes, ou, faam discpulos de todas as naes. Agora, o que so discpulos, se no aprendizes? Voc deve estar disposto a ser um aprendiz e dizer, domo aprendi, eu farei, e como fui ensinado, praticarei, confiando em Ti, Jesus, para me salvar durante todo o processo. No confiando em minha prtica ou em meu aprendizado, mas confiando em Ti somente. Sim, tanto fazendo quanto aprendendo, porque eu confio em Ti. Porque Tu s toda minha esperana, portanto eu farei aquilo que o Senhor me mandar, se Tu, Senhor, me ajudares.

Venham, jovens, eu estou feliz se ver tantos de vocs presentes aqui, esta noite. bom carregar o jugo de Cristo na sua juventude. Vocs devem ter algum mestre, vocs sabem, e ou vocs sero seus prprios mestres, e no poderiam ter um pior. Ou vocs tero o diabo como seu mestre, ou vocs tero o mundo como mestre, e qualquer um destes far de vocs terrveis burros de carga! Mas, se vocs tomarem Cristo como seu Mestre, , ento que vocs O descobriro como seu Salvador, e vocs entraro imediatamente no descanso! E este descanso crescer, pois, se vocs notarem, meu texto diz primeiro, Eu lhes darei descanso, ento ele diz, vocs encontraro descanso. Isto equivale a dizer que vocs encontraro gozo mais e mais profundo da vida medida que vocs entenderem de forma mais completa a vontade Divina e obtiverem mais Graa para pratic-la. Esta a totalidade e a essncia do Evangelho.

Renda-se, pecador! Renda-se! Renda-se a Jesus! , vocs, pecadores orgulhosos, venham e prostrem-se diante do meu Senhor! Abaixo s suas armas de rebelio! Abaixem a crista do seu orgulho! Desatem as armaduras da auto-glorificao e digam, Jesus, Mestre, to somente me salva da culpa e do poder do pecado e eu Te bendirei para sempre e sempre, e regozijarei em obedecer-Te enquanto eu viver.

Agora, o que eu disse no fico minha! Eu no alterei as condies do meu Mestre, nem importei coisa alguma para o texto que no esteja l. Ali est. Venham a Mim: tomem o meu jugo sobre vocs, e aprendam de Mim.

IV. Agora, a ltima coisa eu no lhes deterei por muito mais tempo, O ARGUMENTO A PERSUADIR-LHES A FAZER ESTAS COISAS. O argumento este: Primeiro, o Mestre a Quem vocs devem servir manso e humilde de corao. Eu confesso que h homens aos quais eu no poderia servir. Eles so orgulhosos, austeros, dominadores. Algum poderia preferir comer a carne dos prprios ossos a servir tais tiranos. Houve dspotas no mundo aos quais servir era uma degradao. Mas, quando voc olha para Jesus Cristo, cujo Ser inteiro amor, brandura, mansido, humildade , h alguns de ns que sentem que no somos dignos de desatar as correias das Suas sandlias!

Ns nos consideraramos no Cu se nos fosse permitido beijar os Seus ps, ou lav-los com nossas lgrimas, porque Ele to Glorioso que a Sua beleza nos atrai a Ele. Ele nos segura enfeitiados por Seu maravilhoso Carter e ns no consideramos escravido, mas perfeita liberdade, carregar o Seu jugo e a Sua Cruz! Vocs nunca ouviram como Ele foi servido pelos Seus discpulos? Ora, eles entregaram suas vidas por Ele com alegria! Que o alapo de Bonner e a Torre de Lollards e as estacas erigidas em Smithfield[1] contem como os homens O amaram! Eles O amaram tanto que cantaram na escurido da masmorra e a iluminaram com as suas alegrias! Eles bateram palmas nas chamas, felizes em serem consumidos para que pudessem ser testemunho para Ele! Vocs nunca ouviram sobre o velho Policarpo, quando mandaram que ele negasse o seu Mestre e ele disse: Por oitenta e seis anos eu O servi e Ele nunca me fez um desprazer! Como poderia eu, agora, blasfemar contra o meu Rei que e salvou? , Ele gerou tanto entusiasmo em Seus seguidores que nem as grades de St. Lawrence, nem os touros selvagens de Blandina puderam impedir que os santos glorificassem o Seu nome! Eles teriam atravessado o prprio Inferno para servi-Lo, se fosse possvel! O amor Dele teve tal poder sobre eles que qualquer coisa que tenhamos que sofrer por Ele, Ele sofre conosco!

Alexandre o Grande foi um grande mestre de homens e uma das razes pelas quais os soldados dele o amavam com tanto entusiasmo era porque se eles estivessem numa longa marcha, Alexandre no ia montado, mas marchava no calor e na poeira com os soldados comuns. E quando o dia estava quente e eles levavam gua para a Sua Majestade, ele a colocava de lado e dizia: os soldados doentes precisam mais dela do que eu. Eu no beberei at que todo soldado tenha bebido um gole. Assim com Cristo! Em todas as nossas aflies, Ele afligido e Ele no ter alegria enquanto Ele no der alegria ao Seu povo! Sim, Ele fez mais do que Alexandre, pois Ele Se esvaziou de todas as Suas glrias e a Si mesmo Se entregou para morrer na Cruz consumou a redeno do Seu povo com Suas prprias agonias.

Quem no seguiria Aquele cujas pegadas mostram que Ele foi crucificado em favor dos Seus seguidores? Quem no se ajuntaria sob Sua bandeira, quando v que Sua mo que a segura foi furada com pregos

para nos redimir do Inferno? Para qual dos Seus discpulos Ele alguma vez olhou com dureza? Qual dos Seus redimidos Ele alguma vez lanou fora? A qual daqueles que O amam, Ele j foi injusto ou deixou de ser generoso? Portanto, eu lhes conjuro a todos e todos os Seus santos que falam atravs de mim enquanto eu falo tomem o Seu jugo sobre vocs e aprendam Dele, pois Ele manso e humilde de corao.

Finalmente, o que Jesus Cristo pede que vocs faam no algo difcil. Como Ele no severo, Ele mesmo, nem tampouco Seus mandamentos, so difceis, pois Ele diz, Meu jugo suave, e o Meu fardo leve. Em verdade, h algumas coisas nas quais voc agora se deleita, das quais Cristo dir, No tenha mais nada a ver com elas, mas Ele somente proibir coisas que lesionaro voc, e Ele colocar a lgo melhor no lugar delas. Ele pode lhe chamar para tarefas que provaro voc, mas, ento, Ele lhe dar consolaes tais que as mesmas deixaro de ser provaes. Na verdade, as dificuldades de seguir a Cristo so agradveis aos Seus seguidores mais sinceros! Eles amam as dificuldades que possam mostrar a sinceridade da confiana que tem no Lder deles. , amados amigos, o servio do Senhor Jesus Cristo no escravido! No h correntes a serem usadas! No h prises para sermos detidos, ou, se h, elas no so obras Dele, mas so artifcios dos inimigos Dele. Os caminhos de Cristo so caminhos de delcias e todas Suas veredas so veredas de paz. Ele lhes chama quilo que verdadeiro, honesto, amoroso, gentil, celestial. Quem no estaria disposto a ser chamado para isto? Ele pede apenas que voc deixe aquilo que mau e desagradvel aos olhos Dele, degradante para a sua mente e que bloqueiam os canais de paz e alegria para a sua alma. Acima de tudo, no algo difcil, certamente, crer Nele.

, algum diz, esta exatamente a questo. s vezes eu no consigo sentir que Cristo poderia me perdoar. No, e voc sabe por que? porque voc no tem uma opinio boa o suficiente a respeito DELE e tem uma opinio boa demais a cerca devoc mesmo. Se voc sentar e pensar no seu pecado, voc logo sentir como se o perdo fosse impossvel, mas, se voc se virar e pensar Nele, ver imediatamente quo prontamente Ele capaz de perdoar! H uma ilustrao simples que eu uso com frequncia, no consigo pensar numa melhor, tenho que us-la agora.

Se voc sasse, amanh, para cima e para baixo, por toda Londres, de ponta ponta, seria uma jornada considervel para voc. Doze, catorze, talvez vinte milhas, voc andaria sem ver sequer uma fresta entre as casas. Eu lhe pediria para atravessar as avenidas principais e, em seguida, descer pelas ruas transversais, vielas, alamedas e praas. Depois de ter passado o dia fazendo isto, voc diria Minha nossa! Que massa de pessoas! Como elas vivem?. E se voc fosse ansioso, voc rapid amente comearia a sentir Eu temo que, um dia desses, Londres morrer de fome. Aqui h quase quatro milhes de pessoas! O Lbano no seria suficiente para fornecer-lhes gado, nem o Carmelo e o Sarom para supri-los de ovelhas para uma semana sequer! Elas certamente passaro fome. Posso imaginar voc se tornando seriamente apreensivo de uma fome. Bem, ento, na manh da segunda-feira seguinte, ns teremos um cavalo rpido e iremos aos Campos de Copenhagen e veremos o gado vivo. Em seguida, vamos a Smithfield e ver as carcaas. Depois, vamos aos mercados e veremos onde os peixes e os vegetais so vendidos.

E quando ns tivermos terminado nosso tour de observao que nos levaria pelo menos duas ou trs horas de manh quando voc sair da carruagem, eu sei o que voc me dir. Voc mudar o seu tom e dir: Eu no tenho mais medo de que as pessoas morram de fome, mas eu tenho mais medo de que a carne seja desperdiada. Eu no consigo imaginar de onde vem todas as pessoas para comer tudo isso! Estou admirado de ver uma massa to grande de comida! Eu no ficaria surpreso se toneladas dela estragassem. No pode haver pessoas o suficiente para comer aquilo tudo! A sua percepo sofreu essa mudana repentina porque voc mudou o seu ponto de considerao!

Ento, agora, se voc pensar no pecado, o pecado parecer uma coisa monstruosa que nunca poderia ser deixada para trs. E quando voc tiver chegado nesse ponto, hora de pensar no sangue que nos purifica dele. Pense no pecado at que ele prostre voc, mas no pense nele ao ponto de se desesperar! Torne os seus olhos para o madeiro sangrento do Calvrio e veja, ali, o Filho de Deus em agonias de corpo e alma, derramando a Sua vida pelos pecadores! Que o Esprito Santo lhes d olhos rpidos para os sofrimentos de Jesus. , eu j olhei algumas vezes para Cristo dessa forma at que eu disse O pecado de um mundo pode ter prontamente perdoado! Sim, Mestre, e se cada estrela nos cus fosse um mundo, e se cada mundo posse cheio de pecados como a Terra , ainda assim, certamente, nenhuma redeno maior seria necessria do que o Teu augusto sacrifcio, Poderoso Filho de Deus!

John Hyatt, em seu leito de morte, foi questionado por um de seus amigos, Sr. Hyatt, o senhor pode confiar a sua alma a Jesus agora?. E o bom homem respondeu, Confiar uma alma a Ele? Eu poderia confiar um milho de almas a Ele, se eu as tivesse! assim que eu me sinto quando penso na morte do meu Senhor Jesus, e como que eu quero que vocs que esto perturbados de esprito se sintam. medida que vocs O virem ferido, sangrando, morrendo no madeiro maldito, pecadores, que vocs encontrem seus coraes crendo que Ele sofreu assim por vocs. E, medida que vocs acreditam nisso, vocs encontraro descanso para as suas almas. Que Deus d descanso a cada um de vocs est noite, por amor a Cristo. Amm.

PORO DAS ESCRITURAS LIDA ANTES DO SERMO Mateus 11:15-30.

ORE PARA QUE O ESPIRITO SANTO USE ESSE SERMO PARA TRAZER UM CONHECIMENTO SALVADOR DE JESUS CRISTO E PARA EDIFICAO DA IGREJA

FONTE:

Traduzido http://www.spurgeongems.org/vols22-24/chs1322.pdf Todo direito de traduo protegido por lei internacional de domnio pblico.

Sermo n 1322 Volume 22 do The Metropolitan Tabernacle Pulpit,

Traduo: Lilian Berlandi do Vale

Reviso: Armando Marcos

Capa e PDF:

Projeto Spurgeon Proclamando a Cristo crucificado.

Projeto de traduo de sermes, devocionais e livros do pregador batista reformado Charles Haddon Spurgeon (1834-1892) para glria de Deus em Cristo Jesus, pelo poder do Esprito Santo, para edificao da Igreja e salvao e converso de incrdulos de seus pecados.

Acesse em: www.projetospurgeon.com.br

Voc tem permisso de livre uso desse material, e incentivado a distribu-lo, desde que sem alterao do contedo, em parte ou em todo, em qualquer formato: em blogs e sites, ou distribuidores, pede-se somente que cite o site Projeto Spurgeon como fonte, bem como o link do site www.projetospurgeon.com.br. Caso voc tenha encontrado esse arquivo em sites de downloads de livros, no se preocupe se legal ou ilegal, nosso material para livre uso para divulgao de Cristo e do Evangelho, por qualquer meio adquirido, exceto por venda. vedada a venda desse material

[1] Locais onde ocorreram prises, martrios e perseguies a reformadores e protestantes em diversos momentos na histria inglesa (N.R)

Publicado em Sem categoria por Armando Marcos. Marque Link Permanente.

Potrebbero piacerti anche