Sei sulla pagina 1di 52

NDICE

Introduo 1. Sistema de catalogao 2. Boletim de Entrada 3. Boletim de Armazenamento 4. Boletim de Sada 5. Ficha de Catalogao 6. Sistema de computao 7. Bases de dados para um arquivo de filmes 8. Bibliografia .

INTRODUO
ste Manual de catalogao de filmes no inventa uma histria como diz o poeta, a histria que adora uma repetio. E esta histria vem sendo contada na Cinemateca Brasileira h mais de cinqenta anos, desde que ela comeou a reunir o seu acervo. O que aqui est compilado o resultado dessa experincia, que continua em processo, por aprimoramento e crtica de prticas utilizadas, bem como pelo desenvolvimento tecnolgico que nos apresenta facilidades ou problemas que impem novas solues. Este manual tambm se ancora nas Regras de Catalogao da Federao Internacional de Arquivos de Filmes (FIAF), elaboradas para suprir a necessidade dos arquivos de dispor de normas para seus sistemas de catalogao. Um dos benefcios dessas normas a economia que dados catalogrficos integrados e mutuamente compreensveis representa. A FIAF elaborou suas regras de catalogao com base na International Standard Bibliographic Description for NonBook Materials ISBDN (NBM), com estilo e formato adaptados para a abordagem da International Federation of Library Associations (IFLA). Todas as atividades relacionadas com um arquivo de imagens em movimento requerem um eixo, uma diretriz que traduza em palavras ou em cdigos as informaes tcnicas, de contedo, da origem e de movimentao referentes aos materiais da coleo. A catalogao esse eixo. ela que possibilita o controle fsico dos itens que compem o acervo, ela que recolhe e sistematiza as informaes relativas ao contedo desses itens. Mas, por se situar sob as atividades mais vistosas do arquivo, a catalogao tem a tendncia de se passar por invisvel. Tornar explcita esta atividade, pela orientao do profissional de arquivos de imagens em movimento quanto aos procedimentos a serem adotados na sua execuo, o que se prope neste manual. O texto se refere basicamente ao filme cinematogrfico registrado em pelcula (devido proporo desse material na Cinemateca Brasileira), mas a metodologia para a extrao e disponibilizao de informaes vale para todo tipo de imagem em movimento.

1. Sistema de catalogao
O simples registro de informaes a partir da viso de um filme no configura a catalogao. Ela pressupe uma complexa tarefa profissional, que exige primeiro a coleta e a anlise de dados a partir do prprio material examinado, de fontes escritas e mesmo orais sendo a coleta feita a partir de uma prvia estruturao de quais dados sero armazenados. Segue-se o registro dos dados de uma maneira organizada e a criao de um sistema de fichrios que permita a eficiente recuperao das informaes que apiam o funcionamento das atividades do arquivo. Tais atividades incluem:

preservao; restaurao; consulta (por parte de estudantes e pesquisadores); programao de exibies; emprstimos (para outros arquivos e para eventos); uso de trechos ou cpias integrais (para a produo de outros filmes, vdeos ou programas de televiso).

A catalogao exige pessoal treinado, capaz de trabalhar com autonomia, pensar com clareza, avaliar dados freqentemente contraditrios, ser preciso e detalhado, bem como de acessar informaes suplementares, necessrias para responder s perguntas do pessoal do arquivo e de usurios externos. Embora os recursos financeiros, o equipamento disponvel, o nmero de pessoas envolvidas na catalogao e a experincia dos profissionais varie muito de um arquivo para outro, o estabelecimento de procedimentos de catalogao slidos uma prioridade. Alguns arquivos esto num estgio bastante avanado no gerenciamento das colees, usando mtodos computadorizados, mas seus princpios de catalogao so similares aos de um arquivo que tem meios limitados sua disposio e que se permite manter apenas um livro de registro dos materiais e um fichrio de ndice. Nas prximas pginas, recomendamos o que necessrio para manter um sistema de catalogao mnimo e demonstramos ainda como possvel rumar para um estgio mais avanado. Cada arquivo deve analisar o escopo e a profundidade da catalogao que pode ser obtida na prtica, dentro de seus recursos. A catalogao aqui proposta se baseia no preenchimento de quatro documentos, que servem de matriz para todos os outros do arquivo. So eles:

Boletim de Entrada Boletim de Armazenamento

Boletim de Sada Ficha de Catalogao

1.1. Tipos de informao registrada


Trs tipos de informao so registrados na catalogao de imagens em movimento:

informaes de contedo, relativas realizao da obra: ttulo original, datas de produo, de lanamento e de registro legal, pas de origem, crditos, sinopse, etc.

informaes tcnicas, relativas a cada um dos materiais de um mesmo ttulo existentes no arquivo: dados sobre a estrutura do suporte e da emulso, comprimento, condies fsicas, etc. informaes administrativas, relativas ao armazenamento, movimentao e ao depositante de cada um dos materiais da coleo.

A funo da catalogao registrar de forma correta e consistente essas informaes, mant-las atualizadas e possibilitar o acesso a elas por meio de arquivos suplementares para dados tcnicos, movimentao dos materiais e ndices de contedo. Colher os dados tcnicos e os de contedo de uma s vez pode levar a um srio acmulo de material no-examinado e perda de controle sobre o conjunto da coleo; assim, o catlogo deve ser construdo em duas etapas:

O registro, ou incorporao, procedimento pelo qual o filme pode ser acessado e facilmente inspecionado; e a catalogao propriamente dita, na qual um mnimo de informaes anotado num primeiro momento e, posteriormente, enriquecido com uma catalogao completa.

1.2. Fontes de informao


Os dados mencionados so reunidos a partir do prprio filme e de fontes documentais como roteiros, documentos de filmagem, documentos contbeis, materiais publicitrios, resenhas, crticas, catlogos de participao em mostras e correspondncia relativa incorporao do material ao arquivo. O material flmico, se for em verso original, a fonte primria de informao. Embora fontes impressas possam fornecer informaes em maior nmero do que as disponveis por meio de um exame do filme, estas informaes podem ser contraditrias. responsabilidade do catalogador avaliar todos os dados sua disposio para preparar o registro mais exato nos fichrios. Isso requer um conhecimento do tipo da cpia do filme e da confiabilidade relativa das vrias fontes escritas. Por exemplo, o material em exame pode ser uma cpia de relanamento de um filme, com os crditos alterados, e a crtica publicada numa revista pode transcrever nomes com grafia errada esse conhecimento melhor adquirido com a experincia prtica de catalogao. A FIAF preparou uma Bibliografia de Filmografias Nacionais mundial e anotada. As filmografias so registros abrangentes de filmes produzidos, quer tenha sobrevivido ou no algum material deles em arquivo. Elas organizam-se por diretor, gnero, dcada ou outras classificaes. As filmografias nacionais preparadas por arquivos que so membros da FIAF podem ser consideradas os registros mais completos e confiveis para a catalogao de materiais flmicos. A Bibliografia de Filmografias Nacionais deve ser consultada para a escolha das fontes de referncia, tanto para a catalogao como para incluso na biblioteca do arquivo de materiais documentais para a catalogao da coleo. Para contornar a limitao de recursos financeiros dos arquivos, estimula-se a troca dessas publicaes entre as instituies. Alm disso, atravs do contato das equipes de catalogao e documentao dos arquivos, podem-se trocar informaes filmogrficas teis, com o objetivo de reduzir ou evitar a duplicao de esforos com a catalogao de mate-

riais que j possuem registro em outras instituies. Quando um arquivo no consegue identificar um filme, os catalogadores devem ajudar-se entre si na identificao atravs de correspondncia. Fornecer todas as informaes disponveis particularmente o ttulo (quando existe na cpia...), bitola, comprimento, crditos e um resumo ajuda o arquivo contatado a identificar o filme e fornecer a informao solicitada. A nossa filmografia pode ser consultada no Censo Cinematogrfico Brasileiro, disponvel no endereo www.cinemateca.com.br/censo.

1.3. Constituio dos arquivos de dados


Ao se constituir um arquivo de dados referente a imagens em movimento, pode-se partir de duas situaes: na primeira, os materiais j existem; na segunda, eles esto chegando instituio. Para os dois casos h apenas uma providncia: a entrada e identificao desses materiais. Mesmo os itens j constantes das colees devem ser tratados de maneira nica, como se fossem materiais recm-chegados, para fins de padronizao dos procedimentos de catalogao implantados. Os filmes que chegam devem ser identificados e registrados num formulrio desenhado para essa finalidade. Deve-se ainda: indicar a origem dos materiais e a data de chegada, coletar documentos de remessa ou notas fiscais referentes ao seu transporte at o arquivo e verificar o destino dos materiais no arquivo, ou seja, com que finalidade o filme est entrando no arquivo. Dentre as vrias possibilidades, as usuais so:

para ser arquivado; para ser copiado; para ser projetado; para ser examinado por algum quem? a que acervo deve ser incorporado ao de difuso ou ao da preservao? ou vai permanecer no arquivo apenas temporariamente, incorporando-se ao acervo de emprstimo; h alguma data prevista para a sua devoluo, no caso da entrada temporria?

A coleta desses dados iniciais, a informao sobre a origem da incorporao e a data da ao so de importncia fundamental para assegurar o controle adequado de todo o acervo. Alm dessas informaes, pertinentes a um conjunto de materiais que d acesso ao arquivo, outros dados, especficos de cada item, devem ser registrados. So eles:

ttulo que consta da imagem ou da sua embalagem; bitola; nmero de rolos que o compem. tipo de pelcula: nitrato, acetato, polister, etc.; tipo de material: cpia, negativo, matriz de duplicao, etc.;

Uma rpida inspeo tcnica pode determinar ainda:


tipo de emulso: cor ou preto-e-branco; estado de conservao, especialmente os sinais de decomposio.

Esses dados adicionais so necessrios para determinar a rea (ou local) de armazenamento e o status de preservao e de projeo. As informaes coletadas no ato da incorporao devem ser anotadas em um registro de entrada e cada incorporao deve receber um nmero. Elas podem ser simplesmente escritas em folhas de papel guardadas juntas numa pasta ou escritas em um livro de tombo, porm o aconselhvel que sejam escritas num instrumento prprio. Sugerimos o modelo adotado pela Cinemateca Brasileira para o registro dessas informaes iniciais, o Boletim de Entrada, e passamos a orientar o seu preenchimento.

2. Boletim de Entrada
O Boletim de Entrada o primeiro e mais importante registro de um filme no arquivo, uma espcie de certido de nascimento, e deve ser preenchido em duas vias. A primeira para servir como recibo do material para o depositante e a segunda para o controle do arquivo. O Boletim de Entrada tem ainda a funo de indicar:

de onde o filme veio; quem o enviou; com que finalidade veio; de que modo ser incorporado ao arquivo; a sua identidade; as suas caractersticas fsicas.

O Boletim de Entrada possui os seguintes campos:

2.1. Nmero do boletim


O nmero do boletim um algarismo atribudo no momento exato da chegada do filme. Uma folha de controle com os nmeros j utilizados deve ficar ao lado do bloco de Boletins de Entrada, de forma que no se corra o risco de emitir dois boletins com o mesmo nmero ou de quebrar a ordem numrica crescente pela no-utilizao de um determinado nmero.

2.2. Cdigo de depositante


O cdigo do depositante um nmero que identifica cada pessoa fsica ou jurdica depositante, doadora ou remetente de filmes ao arquivo. O responsvel pela catalogao deve providenciar para que sempre esteja disponvel, na rea de recepo e remessa, uma lista dos depositantes com seus respectivos cdigos. E ele tambm que fornecer, aos operadores da rea de trfego, o cdigo para um novo depositante. Veja as orientaes sobre o que deve conter um fichrio ou base de dados de depositantes no item 7.1 deste Manual.

2.3. Origem
o lugar geogrfico de onde veio o filme. Quando se tem conhecimento do endereo completo cidade, empresa ou instituio remetente, endereo, telefone, e-mail, responsvel direto pelo envio do filme , ele dever ser registrado.

2.4. Recebido em
Neste campo indica-se a data em que o filme chegou ao arquivo. Muitas vezes ocorrer um intervalo entre o dia do recebimento e o dia do exame preliminar do filme isso no importa: a data aqui a da chegada real do filme, e no a do seu primeiro exame ou a da emisso do boletim.

2.5. Depositante/Remetente
Depositante a pessoa, empresa, rgo ou instituio que legalmente est colocando o filme sob a guarda do arquivo e remetente a pessoa, empresa, etc. que est apenas encaminhando o filme em nome de algum ou de outra empresa. O depositante e o remetente costumam ser uma nica entidade. O encarregado pelo preenchimento do Boletim deve procurar fazer o registro com as informaes que puder obter com quem trouxe o filme e eventualmente com as informaes que forem fornecidas por algum do prprio arquivo.

2.6. Forma de incorporao


o modo como o filme entra no arquivo. Em geral tem ligao estreita com a finalidade da sua entrada. As formas bsicas so:

doao o filme est sendo dado ao arquivo; depsito o filme est sendo entregue para a guarda do arquivo mas continua sendo propriedade do depositante; emprstimo o filme entra para servir a alguma finalidade especfica e deve retornar ao depositante; aquisio ou compra o filme foi comprado pelo arquivo; produo o filme foi produzido pelo arquivo; duplicao o filme foi copiado pelo arquivo, em um laboratrio comercial ou no laboratrio do prprio arquivo.

2.7. Finalidade
o motivo pelo qual o filme chegou ao arquivo. As finalidades bsicas so:

armazenamento o material passa a ser guardado pelo arquivo; consulta atendimento de solicitao de pesquisa ao material feita pelo arquivo;

Figura 1

O Boletim de Entrada a certido de nascimento do filme no arquivo.

difuso o arquivo est intermediando uma atividade de difuso entre instituies; projeo o filme vai ser exibido nas dependncias do arquivo ou em sala cuja programao est a cargo do arquivo; restaurao o filme ser restaurado ou copiado em laboratrio do prprio arquivo ou ser encaminhado pelo arquivo para essa ao em um laboratrio externo, sob a superviso tcnica do arquivo; avaliao o arquivo proceder emisso de laudo tcnico sobre o filme.

2.8. Ttulo
Este campo e os seguintes so preenchidos aps um exame preliminar do filme que est sendo incorporado. Para que o exame se processe de forma a no danificar o material flmico, recomenda-se a leitura do Manual de manuseio de pelculas cinematogrficas. Alguns tpicos bsicos, porque mais importantes, sero apresentados aqui de forma resumida. Eles referem-se especificamente s condies fsicas dos filmes que chegam ao arquivo, no importando a sua finalidade.

Verifique se os rtulos originais dos filmes esto bem fixados; se no estiverem, deve-se fix-los, pois os rtulos precisam resistir at que o filme seja devidamente examinado. Verifique se os estojos (as latas que acondicionam o filme) esto inteiros, sem deformaes que prejudiquem a manipulao do filme, sem ferrugem no exterior ou no interior. Uma lata deformada deve ser substituda ou pelo menos consertada. Uma lata que apresente sinais de ferrugem, mesmo que apenas em alguns pontos, deve ser trocada ou pelo menos lixada. Caso no seja possvel substitu-la, deve-se cobrir com fita adesiva os trechos enferrujados, a fim de proteger o filme do contato danoso com a ferrugem. Se o estojo do filme for uma embalagem de papelo, verifique se est firme e resistente para a circulao prevista; caso o papelo j esteja rasgado ou mole, deve-se procurar substituir a embalagem ou colocla em condies de uso. Verifique a condio fsica aparente do filme: o rolo est bem enrolado e firme, com aparncia saudvel? Ou est mal enrolado, sujeito a ser deformado ou danificado durante sua circulao ou mesmo durante o armazenamento? O filme j apresenta sinais visveis de deteriorao? O filme est com bolor? Esta verificao feita superficialmente, sem desenrolar o filme. Somente desenrole o rolo que precisar desta operao para ficar em boas condies de circulao ou armazenamento, ou o rolo sem rtulo original que o identifique. Verifique, quando a entrada de material se referir a um conjunto de filmes, se todas as latas pertencem a um mesmo filme ou a mais de um. Se um recebimento composto de vrios filmes, deve-se empilhar e classificar as latas conforme os rtulos originais. Havendo latas sem rtulo ou com rtulo incompreensvel, estas ficaro em uma pilha parte. Para cada filme ou ttulo, verifique se existe s um tipo de material ou mais de

um. Deve-se ento isolar e empilhar as latas de cada filme e de cada material de um filme. Observadas as recomendaes acima, volte ao preenchimento dos campos que completam o Boletim de Entrada. Para o ttulo, em princpio, anota-se tal como vem escrito no rtulo. Entretanto devese estar atento para o fato de que muito comum um ttulo vir registrado no rtulo de modo abreviado ou distorcido. Com o tempo e a familiaridade com os filmes, pode-se distinguir facilmente os rtulos confiveis dos suspeitos. Enquanto no se ganha esta familiaridade, uma providncia desenrolar a primeira parte do filme e procurar o ttulo tal como ele est registrado nos letreiros de apresentao. Um ou outro filme no ter esta apresentao alm de no ter o rtulo, por exemplo. Nesse caso deve-se procurar o ttulo do filme nas pontas protetoras do rolo ele costuma vir a, escrito mo. O manuseio preliminar do filme, em auxlio ao preenchimento do Boletim de Entrada, ser feito sempre na mesa enroladeira que deve ficar disposio do encarregado de recebimento e despacho de filmes.

2.9. Rolos
Deve-se distinguir com clareza duas coisas: a quantidade de rolos do material e a quantidade de latas que embalam esses rolos s vezes existem dois ou mais rolos numa mesma lata. A quantidade de rolos de um filme geralmente est relacionada com o que se chama de nmero de partes de um filme. No caso especfico de rolos de som, no rara a existncia de pista dupla: de um lado da pelcula em 35mm uma pista com uma parte do filme e do outro, uma outra parte. Os rolos esto sempre numerados (no rtulo e nas pontas protetoras do filme) e sempre dever haver uma indicao do total de rolos que integram o filme, de modo que seja possvel conferir se o filme chega completo ou no. Caso se perceba a falta de um ou mais rolos, a falta dever ser indicada com destaque no Boletim.
Figura 2
Pelcula de 35mm com pista dupla de som com rea varivel (negativo).

10

2.10. Bitola
a largura ou formato do filme ou da fita de som. As bitolas ou formatos mais comuns so:

filme: 35mm, 16mm, 9,5mm, 8mm ou Super 8mm som: 3/4" (trs quartos de polegada) e 17,5mm

2.11. Material
Anote o tipo de material que est sendo examinado. Para essa anotao fundamental a leitura do Manual de manuseio de pelculas cinematogrficas. De incio, deve-se identificar o tipo de suporte da pelcula, se nitrato ou filme de segurana (acetato ou polister). Como a base de nitrato auto-inflamvel, ao ser identificada, como nica base ou em apenas trechos do filme (alternada com a base de acetato), a medida sensata a ser tomada encaminhar o material para depsito ou duplicao na Cinemateca Brasileira, que possui condies de armazenamento especiais para este tipo de filme. Para a identificao do material, consulte o Quadro de Caracterizao de Materiais Flmicos, reproduzido aqui em uma verso reduzida. A explanao desse quadro tambm se encontra no Manual de manuseio de pelculas cinematogrficas. QUADRO DE CARACTERIZAO DE MATERIAIS FLMICOS
MATERIAL SIGLA MATERIAL SIGLA

Imagem Som Imagem e som combinados Negativo Original montado Cpia Duplicating Positive (mster) Duplicating Negative (contratipo) Negativo de Imagem no-montado Positivo de Imagem no-montado Sobras de imagem (positivo ou negativo) Fragmento de material montado Apresentao ou crditos Letreiros no-montados Banda de legendas Copio montado (imagem muda) Cpia de Trabalho

X Y Z NO CO DP DN NI PI SO FR AP LT LG CP CT

Teste (imagem ou som) Contratipo de cpia de trabalho ou do copio montado Banda de Dilogo Banda de Rudo Banda de Msica Banda de Locuo ou narrao Banda com Som direto Banda Internacional Banda mixada Positivo de Som no-montado Negativo de Som no-montado Cortes de censura (positivo ou negativo, imagem ou som) Certificado de Censura (positivo ou negativo, imagem ou som) Sobras de Som (positivo ou negativo) Trucas

TT DT BD BR BM BL BS BI BX PS NS CR CC SS TR

11

2.12. Caractersticas
As informaes acima so o mnimo necessrio para o conhecimento do filme que entra no arquivo. Porm existem dados complementares que podero (e muitas vezes devero) ser colhidos, se o material no for imediatamente objeto de exame mais detalhado, e devem ser anotados logo aps o ttulo do filme. Esses dados so:

se o filme colorido ou branco-e-preto (BP) tingido e/ou com viragem; se o filme mudo ou sonoro. Sendo sonoro: qual o idioma falado no filme? Se falado numa lngua estrangeira, tem legendas ou letreiros numa outra lngua? se o filme foi copiado de um outro filme (pertencente ou no ao arquivo): de que filme foi copiado, isto , de que material e qual o nmero do material de origem? se o rolo de som se refere a mais de uma parte, que partes so estas?

No momento da entrada, os rtulos originais devem ser conservados, mas, se a embalagem tiver de ser substituda, o rtulo original deve ser transcrito no Boletim de Entrada, no campo referente a ttulo. Sempre que os dados do rtulo original forem transcritos, deve-se indicar: dados colhidos do rtulo original. Da mesma forma, quando a informao anotada no Boletim vier de outra fonte, deve-se indic-la: dados tirados da apresentao, dados tirados da ponta, dados tirados de papis que acompanham o filme, etc. comum os rolos de filme chegarem acompanhados de boletins, papis ou fichas no interior da lata, e tambm comum os rolos chegarem envoltos em plstico ou papel dentro da lata. A rigor, o filme deveria ser aliviado desses acompanhantes papis absorvem umidade e poeira prejudiciais ao filme, e alguns plsticos emanam gases tambm danosos. Mas, enquanto os invlucros dos rolos podem ser descartados, a documentao que se encontra no interior das latas nunca ser eliminada: o encarregado se limitar a retirar os papis das latas, numerando-os de acordo com o nmero atribudo ao material no Boletim de Entrada e anexando-os primeira via do Boletim. Entretanto, h dois tipos de documento que s devem ser retirados se o arquivo dispuser de perfeitas condies de organizao: o boletim de reviso de uma cpia (que sempre tem este ttulo e contm informaes tcnicas do material) e a ficha de marcao de luz de um negativo (geralmente uma tira de papel perfurado, ou uma tira de pelcula com furos redondos de tamanhos variados).

O GRAU TCNICO DE UM FILME


Importante tambm verificar se o filme j apresenta algum sinal perceptvel de decomposio, mesmo que no seja desenrolado. Um principiante deve ser instrudo sobre como distinguir um filme de acetato com sinais de desplastificao de um filme de acetato aparentemente em bom estado. Se possvel, ele deve ter a oportunidade de manusear um filme novo, em timo estado, para observar sua maleabilidade, sua limpeza, a integridade do suporte, a definio e a riqueza de tons da imagem, a ausncia de manchas ou riscos sobre o filme, o odor particular exalado pelo filme novo, a ausncia de deformaes de qualquer natureza e assim compre-

12

ender que os sinais de decomposio ou danos surgem sempre como desvios do padro de integridade e qualidade apresentado pelo filme novo. Para facilitar o manuseio posterior do filme, com vistas a seu uso ou recuperao, e levando em conta os danos fsicos ou qumicos verificados, o examinador deve atribuir um grau tcnico (GT) ao filme examinado. Embora o grau tcnico possa vir a ser corrigido posteriormente, mediante um exame mais acurado, importante que seja dado nesse exame preliminar, para orientar as providncias que sero tomadas com o filme. O grau tcnico composto por um nmero arbico e uma letra. Os nmeros variam de 0 a 3 e se referem aos danos fsicos; as letras, que variam de A a D, acompanhadas de x, xx ou xxx, se referem aos danos qumicos causados ao material. Para adotar essa codificao, consulte o Manual de manuseio de pelculas cinematogrficas.

2.13. Nmero do material


o nmero de ordem do material no Boletim. Se todo o lote no couber num mesmo Boletim, deve-se abrir um novo, com os mesmos dados do cabealho e com o nmero imediatamente seguinte.

2.14. Observaes
Campo livre para qualquer anotao suplementar de interesse para os futuros manipuladores do filme. O encarregado no deve se furtar a fazer as observaes que julgar pertinentes. O Boletim de Entrada deve ser encarado como um instrumento de controle e normatizao dos recebimentos, e nunca como mera obrigao protocolar. Uma vez preenchido, o Boletim datado e assinado, e as vias devidamente encaminhadas.

2.15. Providncias a tomar aps o preenchimento do Boletim de Entrada


Para o eficiente controle da movimentao dos filmes, necessrio que cada lata ou embalagem que contm um filme incorporado ao acervo seja devidamente identificada com o Nmero de Entrada composto pelo nmero do boletim mais o nmero de ordem do material no boletim, separados por um hfen. Se o material incorporado for composto de mais de um rolo, recomenda-se anotar ainda o nmero do rolo e o total de rolos que compem o filme, separados por uma barra. Quando os filmes constantes do boletim destinam-se a permanecer no arquivo, o Nmero de Entrada deve ser anotado no rtulo superior e/ou lateral da embalagem, bem como na ponta do filme, com uma caneta para retroprojetor. Caso os filmes estejam apenas provisoriamente no arquivo, o nmero de entrada pode ser anotado numa fita adesiva afixada embalagem. Tomados esses cuidados e preenchido corretamente o Boletim de Entrada, o filme ser encaminhado para uma das reas de armazenamento ou para o setor que solicitou a entrada do filme. Caso o filme se destine a um dos setores de trabalho do arquivo catalogao, difuso, atendimento a solicitao interna,

13

laboratrio fotogrfico, laboratrio de restaurao, documentao, etc. , o encarregado deve entreg-lo imediatamente ao destinatrio e auxiliar na sua acomodao temporria, at que sejam executados os servios que levaram entrada do filme no arquivo. Nunca se deve deixar de anotar, na segunda via do Boletim de Entrada, qual o destino do filme, isto , para onde foi encaminhado o filme aps sua recepo. Como muitos arquivos sofrem de crnica e grave falta de espao para armazenamento de filmes, e como a circulao de filmes sempre crescente nesses locais, h uma tendncia natural para o amontoamento de latas por todos os cantos disponveis, de um modo que s vezes causa embarao ou mesmo perturbao s atividades rotineiras do arquivo. Um bom encarregado sempre enfrenta com vigor essa tendncia ao amontoamento e ao caos: ele quem diariamente procura recolher os filmes aos seus devidos lugares ou na falta de espao ele quem providencia acomodao provisria para as latas de filme, de maneira que nada e ningum seja estorvado por elas. O encarregado passa boa parte do tempo ocupado com o controle do trfego (interno e externo) dos filmes do arquivo e deve ter sua disposio os seguintes instrumentos, para dominar a situao:

a agenda dos filmes programados para sair; o Boletim de Armazenamento; o Boletim de Sada.

3. Boletim de Armazenamento
Qualquer que seja a finalidade da entrada de material no arquivo, deve-se ter o controle do local onde ele se encontra. Por exemplo, um filme que chegou ao arquivo por emprstimo, para ser exibido em uma mostra, enquanto no cumpre esta funo e no despachado de volta ao local de origem, tem de poder ser localizado to logo algum o procure. O documento que fornece a localizao do filme no depsito Boletim de Armazenamento. No prprio Boletim de Entrada poderia haver um campo especfico para esta anotao; no entanto, necessrio observar a natureza diversa dos documentos. O Boletim de Entrada o registro, nico, tanto para o arquivo quanto para o depositante, do recebimento de um filme pelo arquivo. O Boletim de Armazenamento tem uma funo dupla: indicar a localizao do filme dentro do arquivo e registrar o retorno do filme ao depsito, depois de uma sada para algum setor do prprio arquivo ou de uma sada externa, aps cumprir alguma atividade. No caso de devoluo de materiais ao arquivo, ele funciona tambm como um comprovante do recebimento de materiais. Ele indica:

de onde o filme vem; o responsvel direto pela recepo do filme no arquivo; o responsvel pelo armazenamento do material; o lugar onde o filme est armazenado.

14

O Boletim de Armazenamento possui os seguintes campos:

3.1. Nmero
atribudo no momento de recebimento do material e tem uma ordem seqencial crescente. Recomendamos que os dois primeiros dgitos do Boletim de Armazenamento (de um total de cinco, por exemplo) se refiram ao ano em curso. Uma folha de controle com os nmeros j utilizados deve ficar ao lado do bloco de Boletins de Armazenamento, de forma que no se corra o risco de emitir dois Boletins com o mesmo nmero ou de quebrar a ordem numrica crescente pela no-utilizao de um determinado nmero.

3.2. Origem
a pessoa, empresa, instituio ou rgo que devolve o filme. Deve ficar claro que se trata aqui do responsvel pela devoluo (quem mandou entregar), no do responsvel pelo transporte do filme at o arquivo (que pode ser um servio de entrega). A devoluo proveniente de outro departamento do prprio arquivo tambm deve ser anotada aqui.

3.3. Recebido por


o funcionrio do arquivo responsvel pelo trfego que recebe o filme. Ele deve conferir o material devolvido quanto ao nmero de rolos que o compem e ao seu estado de apresentao (logo abaixo voltamos a este ponto). Esse funcionrio deve indicar no Boletim a data em que a entrega do filme ocorreu.

3.4. Armazenado por


o funcionrio do arquivo que armazena o material recebido. Na maioria das vezes o mesmo profissional que o recebeu. Esse funcionrio deve indicar no boletim a data de armazenamento do filme.

3.5. Ttulo / Bitola / No de entrada / Latas / Rolos / Observaes


Esses dados so preenchidos sumariamente, pelo funcionrio que recebe o material, de acordo com os rtulos, e depois de conferido o interior dos estojos. Aqui dever ser observado ainda, no caso de devoluo de materiais:

se a embalagem est em boas condies fsicas; se a embalagem est limpa; se os rtulos esto bem fixos e bem preenchidos; se o total de rolos indicado nos rtulos confere com o total de rolos a receber; se os rolos no interior das latas esto bem enrolados em batoques ou carretis.

Embalagens e rtulos que apresentem deformidades devem ser consertados ou trocados. A falta de rolos, a falta de batoques, ou carretis, rolos mal-enrolados, com pontas soltas ou perfuraes danificadas devem ser anotados no campo reservado para as observaes.

15

Figura 3

O Boletim de Armazenamento fornece a posio topogrfica do filme.

16

3.6. Topo
A Cinemateca Brasileira utiliza um sistema de identificao da posio topogrfica dos filmes que leva em conta o depsito, a estante, a prateleira e a pilha que o filme ocupa na prateleira, conjugando nmeros arbicos, romanos e letras. Isso resulta numa codificao de fcil memorizao. Assim, topo 1-028-A-III, por exemplo, significa que o filme est armazenado no depsito 1, na estante 028, na primeira prateleira da estante (a cada prateleira atribuda uma letra maiscula do alfabeto, comeando de cima para baixo) e na terceira pilha da prateleira (a cada pilha de filmes na prateleira atribudo um algarismo romano, sendo o nmero I o que se refere pilha da esquerda; na prateleira podem ser formadas tantas pilhas quantas forem possveis, de acordo com o tamanho da prateleira e dos estojos onde esto acondicionados os filmes, tomando-se o cuidado para que estas pilhas no excedam o nmero de 10 estojos, a fim evitar o peso excessivo sobre as latas de baixo). Exemplo: Topo: Significado: 1-028-A-III depsito 1, prateleira 28, estante A, pilha III

Dependendo da capacidade de organizao do arquivo e/ou da sua disponibilidade de espao, o filme pode ter uma posio topogrfica fixa, ou seja, estando ou no o filme armazenado, seu lugar a(s) pilha(s) que ocupa ficar sempre reservado. Neste caso, o funcionrio deve, antes de guardar qualquer material, consultar a anotao dessa posio, e s colocar os materiais em suas respectivas posies.

4. Boletim de Sada
Todo filme que sai, vai para algum lugar, para ser recebido por algum, para cumprir algum servio, para retornar num determinado prazo e a circulao se realiza por algum meio de transporte e sob a responsabilidade de algum. Tudo isso deve ser registrado no Boletim de Sada. Ele indica:

a identidade do filme, o nmero de rolos e suas caractersticas fsicas; o paradeiro do filme quando fora do arquivo; o responsvel direto pela remoo do filme do arquivo; o responsvel final pelo recebimento; o meio de transporte do filme.

O Boletim de Sada possui os seguintes campos:

4.1. Nmero
Atribudo no momento do despacho, tem uma ordem seqencial crescente. Recomendamos que os dois primeiros dgitos do Boletim de Sada (de um total de cinco, por exemplo) se refiram ao ano em curso. Para evitar a repetio de nmeros ou a no-utilizao de um nmero, sugerimos que uma folha de controle com os nmeros j utilizados fique ao lado do bloco de Boletins de Armazenamento.

17

Figura 4

O Boletim de Sada o registro de que o filme deixou o arquivo.

18

4.2. Local
Cidade, endereo, telefone, e-mail etc., que so fornecidos pelo departamento solicitante da sada.

4.3. Destinatrio
a pessoa, empresa, instituio ou rgo a quem ser entregue o filme. Esses dados so tambm fornecidos pelo solicitante da sada.

4.4. Finalidade
Por que o filme sai? tambm o solicitante quem indica.

4.5. Devoluo marcada para


Data indicada pelo solicitante.

4.6. Ttulo / Rolos / Bitola / Material / Nmero de entrada


Esses dados so preenchidos sumariamente, de acordo com os rtulos das latas que sero despachadas. Aqui dever ser observado:

se a embalagem est em boas condies fsicas; se a embalagem est limpa; se os rtulos esto bem fixos e bem preenchidos; se o total de rolos indicado nos rtulos confere com o total de rolos a despachar; se os rolos no interior das latas esto bem enrolados em batoques ou carretis.

Qualquer pedido de despacho de filme para fora do arquivo deve vir sempre acompanhado de um documento do departamento solicitante. Esse documento basicamente se refere a trs tipos de solicitao:

autorizao para a movimentao de matrizes; autorizao para movimentao de cpias para fora do arquivo; requisio de atendimento de exibio nas dependncias do arquivo;

Estas solicitaes (que podem ter formulrios padronizados) eximem o encarregado pela expedio de filmes da responsabilidade de liberar apenas o material que tenha condies tcnicas e legais de sair do depsito, atribuio afeita ao responsvel pelo acervo.

4.7. Embalagem de sada


Ou seja: lata, estojo plstico, saco plstico, tambores, caixotes, etc.

19

4.8. Transportadora
Anexar o documento de remessa, se houver, ao Boletim.

4.9. Nmero do documento de remessa


Registrar o nmero do documento de transporte ou remessa, se houver.

4.10. Departamento solicitante da sada


Indicar o setor e o funcionrio que solicitou a movimentao do filme.

4.11. Observaes
Espao livre para anotaes pertinentes. Preenchidos todos os campos, o Boletim de Sada datado e assinado, com a indicao do nome, nmero de um documento (nmero da Carteira de Identidade ou CPF), no caso de sada para fora do arquivo, e a assinatura de quem o retira.

5. Ficha de Catalogao
Os documentos anteriormente explanados j permitem o controle do acervo em bases seguras. A Ficha de Catalogao aprofunda o conhecimento sobre os materiais e pode ser considerada o documento gerador da quase totalidade de informaes necessrias para decises quanto a preservao, descrio de contedo e indexao de assuntos. O preenchimento da Ficha de Catalogao requer o exame do filme em mesa enroladeira, para o detalhamento dos aspectos tcnicos do material e para a anotao de crditos e letreiros. Segundo a necessidade e dependendo do estado do material, o seu visionamento em moviola permitir descrever o contedo e colher os dados para a indexao, bem como observaes sobre a qualidade da imagem e do som. Conceitualmente, a Ficha de Catalogao deveria ser completamente preenchida logo aps a chegada de um filme ou de um lote de filmes. Suas principais funes so fornecer informaes para:

decidir sobre a permanncia ou no do material no acervo, tendo em vista o confronto com os materiais j existentes no arquivo; servir de fonte de alimentao das demais fichas que compem o sistema de catalogao, sem necessidade de manusear repetidas vezes o mesmo material; auxiliar a elaborao do programa de restaurao, informando o real estado de conservao do material e auxiliando nas operaes tcnicas necessrias sua preservao;

20

servir como fonte confivel para pesquisas; fornecer ao depositante dados sobre o material entregue ao arquivo.

Alguns campos da Ficha repetem campos presentes no Boletim de Entrada. A explicao para isso que a Ficha de Catalogao, alm de funcionar como uma checagem dos dados contidos naquele Boletim, o documento gerador da maior quantidade de informaes definitivas para todos os fichrios ou bases de dados relacionados com o acervo de filmes. Para maior segurana e confiabilidade dos dados anotados na Ficha de Catalogao, ela poder ser preenchida por mais de um profissional e em vrias etapas, porque h uma ntida separao entre informaes tcnicas e de contedo, o que exige conhecimento de natureza diferenciada para cada tipo de dado.

5.1. Nmero de entrada


Fornecido pelo Boletim de Entrada.

5.2. Ttulo
Esse campo, embora fique no incio, muitas vezes o ltimo a ser preenchido, dada a ambigidade ou confuso naturais que podem cercar um material. Uma vez preenchido, o examinador deve esclarecer a fonte do ttulo, se foi o prprio filme ou uma fonte secundria. Se o ttulo for retirado dos letreiros do filme, deve ser grafado exatamente como aparece, mesmo que com ortografia antiga ou com erros gramaticais. Quando o filme for de longa metragem, deve-se anotar tambm o tipo de material examinado, se o drama (o filme em si), o trailer ou o avant-trailer. Esta informao deve ser colocada logo depois do ttulo, antecedida por um trao. Os curtasmetragens e os cinejornais no precisam dessa caracterizao, por constiturem materiais sem complementos. Exemplos de ttulos originais, como devem ser grafados no campo Ttulo: A EXPERIMENTAO AGRCOLA NA CULTURA DA CANNA DE ASSCAR PARTE EXPERIMENTAL ALUGA-SE MOAS drama LE REALIZA! SO PAULO, A SYMPHONIA DA METRPOLE trailer A SANTA DE COQUEIROS O examinador deve se habituar a cotejar e anotar todos os dados ligados ao filme que examina e que podem ser encontrados:

na superfcie da lata, escritos a mo; nos rtulos originais; em boletins ou fichas que acompanham o filme;

21

no certificado de censura, que pode ser um papel guardado junto ao rolo (censura-papel) ou numa ponta emendada ao filme (censura-filme); nas pontas dos rolos, escritas a mo ou impressas na pelcula pelo distribuidor do filme, ou o laboratrio que o processou, por exemplo; em ofcios emitidos pelo depositante ao encaminhar um lote de filmes ao arquivo.

A segunda linha do campo de Ttulo deve ser utilizada para a continuao de um ttulo extenso, mas pode tambm, assim como o campo de Observaes, servir para o acrscimo de outros ttulos, sejam eles retirados de um ttulo incorreto anotado no Boletim de Entrada a partir de um rtulo original, de um certificado de censura, de uma listagem elaborada pelo depositante, sejam no caso de filmes estrangeiros ttulos de lanamento ou relanamento no pas do arquivo, ttulos livremente traduzidos, etc. Em qualquer desses casos, e isto muito importante, no campo de Ttulo deve ser explicitada a origem de cada uma dessas informaes.

COMO ATRIBUIR

UM TTULO

Nos casos mais complexos, o examinador ter de atribuir um ttulo ao filme, que poder ser diferente do ttulo atribudo ao mesmo filme no Boletim de Entrada. O ttulo atribudo vir sempre entre parnteses e o examinador deve procurar seguir algumas possibilidades formais de atribuio. 1 Se o material no pertence a um lote pr-determinado, procure atribuir um ttulo temtico, segundo uma padronizao j estabelecida para outros materiais semelhantes. Exemplos: (FUNERAIS DE RUY BARBOSA) (FUNERAIS DE GETLIO VARGAS) 2 Se o material pertence a um mesmo lote, atribua um ttulo iniciado por um mesmo termo-padro, tirado do nome de famlia do depositante ou de uma determinao temtica do conjunto, possibilitando assim a reunio dos diversos materiais do lote. Exemplos: (SILVEIRA JULIEN. VIAGEM SUA) (CASTRO MAIA. GUAYRA xxxx) (NUTELS. TRIBO DOS NDIOS URUBU) 2.1 possvel tambm substituir o restante do ttulo atribudo por uma seqncia numrica, em que cada nmero corresponde a um material. Exemplos: (CJ BRASILEIRO. SV, N. 45) (CJ INFORMATIVO. SN-45) (CINEJORNAL CARRIO. SN-015) Os trs exemplos referem-se a cinejornais. No primeiro, trata-se de cinejornal do qual se sabe o nmero mas no o volume, o que foi

22

explicitado pela sigla SV, de sem (indicao de) volume. No segundo exemplo, como se reconheceu apenas o conjunto do qual o cinejornal faz parte, usou-se a sigla SN, de sem (indicao de) nmero. Do terceiro se sabe que pertence a um lote especfico, mas como h mais de um ttulo para o conjunto do cinejornal, optou-se por atribuir um ttulo que define a sua identidade, seguido do padro para a numerao atribuda. H ainda a observar que nos dois primeiros exemplos o nome Cine Jornal foi abreviado para CJ pelo arquivo. Esta alterao deve ser feita sempre que o ttulo inteiro da srie ultrapasse, em pelo menos uma de suas edies, 30 dgitos, j que o sistema operacional de bases de dados sugerido neste Manual no permite a visualizao no ndice de nomes maiores que isso. Caso o material examinado for fragmento de um material que se sabe maior, ou for um trailer de um longa-metragem, essa informao complementar deve ser mencionada entre parnteses, logo aps o ttulo que neste caso deve ser grafado entre colchetes (sinalizao usada para ttulos ainda no confirmados). Exemplo: [EXCURSO S NASCENTES DO XINGU 1944] (conforme rtulo)

5.3. Origem
Lugar geogrfico de onde veio o filme. Dado colhido no Boletim de Entrada.

5.4. Depositante
Pessoa fsica ou jurdica que legalmente colocou o filme no arquivo. Dado colhido no Boletim de Entrada.

5.5. Data de chegada


Data em que o filme chegou ao arquivo. Dado colhido no Boletim de Entrada.

5.6. Material
Identificao por extenso do material em exame. Para esta ao, consultar o Manual de manuseio de pelculas cinematogrficas.

5.7. Cdigo do material


Utilize o Quadro de Caracterizao de Materiais, no item 2.12 deste Manual. Muitas vezes, apenas este campo basta para caracterizar o tipo de filme. No entanto, pode ocorrer dubiedade de sentido, como no caso de uma cpia reversvel e um mster que tm a mesma codificao, motivo pelo qual insistimos nas duas opes, o material e o seu cdigo.

23

Figura 5

A Ficha de Catalogao detalha informaes do Boletim de Entrada.

24

5.8. Velocidade
Indique a velocidade de projeo do material em quadros por segundo (q). As velocidades padronizadas so 16q, 18q e 24q, sendo as duas primeiras usuais apenas em filmes silenciosos. Em material sonoro, a velocidade j vem definida: 24q.

5.9. Bitola
Em geral, essa informao j foi anotada no Boletim de Entrada. Recordamos que as bitolas ou formatos mais comuns de filme so 35mm, 16mm, 9,5mm, 8mm ou S8, 9,5mm; e as de som, 3/4" (trs quartos de polegada) e 17,5mm.

5.10. Suporte
Indique se o filme de nitrato, acetato, nitrato e acetato ou polister. Em geral, essa informao j foi anotada no Boletim de Entrada.

5.11. Imagem
Indique se o filme BP (preto-e-branco) com viragem e/ou tingido ou colorido. Em geral, essa informao j est anotada no Boletim de Entrada.

5.12. Som
O som ptico, padro fotogrfico que reproduz som quando lido por uma lmpada excitadora, pode ser de dois tipos: rea varivel AV ou densidade varivel DV. O som magntico MAG , camada magntica que reproduz som quando passa por cabeote de leitura, tem o aspecto de uma fita cassete muito estreita, ao lado das perfuraes da pelcula. O som digital, reproduzido quando passa por uma cabea leitora acoplada ao projetor, pode ser: Dolby Digital DD, Digital Theater Systems DTS ou Sony Dynamics Digital System SDDS. Anote uma das siglas neste campo.

5.13. Combinado / Separado


Indique como esto imagem e som no suporte do filme:

combinado imagem e som esto juntos no mesmo suporte; separado apenas imagem ou som no suporte.

Para o preenchimento da Ficha no modelo da Cinemateca Brasileira, apenas faa um x no quadro correspondente.

5.14. Sistema
sempre ptico para filme.

25

5.15. Tela
Nas trs primeiras ocorrncias, o que se v no fotograma a imagem como ela na realidade, sem deformaes; no fotograma scope a imagem alongada no sentido vertical. Em filmes de 16mm s ocorrem as propores 1:137 e 1:133, sendo esta apenas em negativos. A tela do filme de 35mm pode ter as seguintes propores, que devem ser indicadas nesse campo: 1:133 (silenciosa), 1:137 (acadmica), 1:166, 1:185 (panormica), 1:235 (scope).
Figura 6
Gabaritos de tela.

tela 1:133

tela 1:137

tela 1:166

tela 1:185

tela 1:235 (scope)

5.16. Janela
Indique se a janela do filme :

silenciosa filme concebido originalmente para ser projetado sem pista sonora; sonora material concebido para ser projetado originalmente com pista sonora.

5.17. Montado
Preencha o campo, conforme o material seja:

montado sucesso de planos visuais ou sonoros que formam uma continuidade, criando um sentido, ainda que incompleto. Uma sucesso de planos onde se percebem sinais de interveno humana posterior rodagem, no sentido de dar a eles uma ordenao. no-montado sucesso de planos que no sofreram um processo de seleo ou montagem.

No modelo de Ficha de Catalogao da Cinemateca Brasileira, apenas optar por sim ou no.

26

5.18. Completo
Refere-se integridade do material. No modelo proposto, basta anotar sim ou no, aps a verificao.

5.19. Verso
Indique a lngua em que se apresenta cada subcampo:

crditos: informaes a respeito de equipe tcnica e artstica, em geral no incio ou no final do filme; dilogos: idioma em que falado o filme; interttulos: cartelas inseridas entre as imagens de um filme silencioso ou referentes a epgrafes, divises de seqncias ou explicaes de ordem geral inseridas entre imagens de filmes sonoros; legendas: letreiros sobreimpressos s imagens e que contm uma traduo dos dilogos ou da narrao.
Crditos e Interttulo de Exemplo regenerador, 1919, de Jos Medina; legendas em portugus do filme estrangeiro.

Figura 7

Crditos

Interttulo

5.20. Observaes

Legenda

Anote observaes quanto a ttulo ou outros ttulos, depositantes, nmero anteriormente atribudo pelo arquivo de origem, dvidas a respeito de qualquer um dos campos da Ficha de Catalogao, etc.

27

5.21. Anotaes tcnicas


A metade inferior da Ficha de Catalogao dedicada s informaes tcnicas do material. Para o seu preenchimento fundamental a leitura do Manual de manuseio de pelculas cinematogrficas, que apresenta a definio de cada um dos subcampos presentes na ficha, bem como a explicao sobre os valores a anotar. A disposio grfica da ficha facilita o seu preenchimento numa mesa enroladeira. As anotaes tcnicas se dividem nos seguintes subcampos, individuais para cada rolo examinado:

rolo M E P RE RS EC A S F DE H GT PJ

nmero do rolo comprimento do rolo quantidade de emendas no-originais defeitos de perfurao riscos na emulso riscos no suporte encolhimento abaulamento sulfurao fungos (ou bolor) desprendimento de emulso hidrlise grau tcnico possibilidade de projeo

O primeiro subcampo deve ser preenchido com o nmero do rolo examinado; no subcampo M, anotar o comprimento do rolo em metros ou em ps, seguido da abreviatura m ou p. Para cada um dos subcampos subseqentes, atribuir valores de 0 (zero) a 3 (trs), de acordo com o grau de deteriorao do material. Grosso modo, pode-se dizer que o 0 anotado para o material em estado timo de conservao e 3 para aquele cujos problemas no tm mais condies de reparo. Os valores 1 e 2 devem ser atribudos ao material que apresentam respectivamente danos pouco e bastante acentuados. O penltimo subcampo, GT, ou grau tcnico, refere-se ao estgio de conservao do rolo e deve ser preenchido a partir da anlise do conjunto dos valores anotados. No Boletim de Entrada atribuiu-se um GT, porm l o grau anotado era o preliminar. Na Ficha de Catalogao deve-se fixar o grau tcnico do filme (nesse momento, j que a permanncia do estgio de conservao vai depender das condies de armazenamento do material). O ltimo subcampo refere-se possibilidade de processamento do rolo em equipamentos como mquina copiadora, telecine, moviola, sincronizador e projetor (este no caso de uma cpia de difuso). Anote sim ou no neste subcampo. A linha horizontal em branco que fecha o campo de anotaes tcnicas est reservada para a anotao da metragem total dos rolos e para uma avaliao final do estado tcnico do material em exame. No caso de rolos com diferentes graus de problemas, indique o grau tcnico do rolo em pior estado.

28

5.22. Observaes tcnicas


Este campo recebe as observaes particulares sobre o material examinado ou detalhes sobre determinado subcampo das anotaes tcnicas quando se fizer necessrio, de acordo com o ordenamento de cada subcampo: A. Suporte B. Emulso C. Imagem D. Som

5.23. Descries/Anotaes
O verso da Ficha de Catalogao quase totalmente ocupado para a transcrio de informaes referentes aos crditos (letreiros de apresentao e finais), aos interttulos e fundamentalmente ao contedo do filme. Tambm cabem aqui as anotaes suplementares que o examinador julgar pertinentes, ainda que no digam respeito diretamente ao contedo do filme. Todas as anotaes suplementares devem ser claras e no podem se confundir com o resumo feito a partir do exame do filme. Aqui podem ser registradas informaes sobre os documentos encontrados junto do rolo, os dados encontrados no rtulo original, no certificado de censura (papel ou pelcula) ou em outros documentos relevantes. A propsito dos rtulos originais e documentos encontrados junto do rolo, lembramos que todos, com exceo dos boletins de reviso e tiras com marcao de luz, devem ser recolhidos e anexados Ficha de Catalogao (mesmos aqueles que anteriormente tenham sido anexados ao Boletim de Entrada), para serem encaminhados ao setor de documentao do arquivo. As informaes estampadas no rtulo ou embalagem original e em papis que acompanham o filme podero ser aproveitadas, se o examinador julg-las confiveis, ou ser criticadas, se julg-las distorcidas. Mas nos dois casos devero ser transcritas ou referidas. H casos de filmes que chegam ao arquivo em embalagens evidentemente impertinentes e as informaes existentes nos falsos rtulos podero ser desprezadas, em todos os sentidos. Antes de descrever o contedo do filme deve-se transcrever fielmente os letreiros de apresentao. A transcrio dos crditos serve para a composio mais correta de uma ficha filmogrfica, pois eles so por excelncia a fonte primria de informaes sobre a equipe tcnica, artstica e colaboradores de um filme. Deve-se privilegiar a anotao dos crditos e do contedo do filme a partir de uma cpia em vdeo do material. Se isso for impossvel, anote os crditos em mesa enroladeira, com o auxlio de uma lupa, a fim de evitar a manipulao exaustiva do filme. importante poupar o filme ao mximo, restringindo at mesmo o uso da moviola. A descrio de contedo propriamente dita consiste grosso modo no levantamento de informaes, visuais e sonoras, que podero ser solicitadas por consulentes. A partir dessa descrio constitui-se o ndice recuperador de assuntos dos materiais do acervo. A Ficha de Catalogao pode ser acrescida de uma ou mais folhas de anotaes sobre o contedo do filme, por exemplo para a descrio plano a plano. Entretanto, a forma que nos parece mais factvel tem sido a descrio das seqncias (entendidas como a unidade de espao, tempo, ao e personagens envolvidos) para os materiais documentais e o resumo do enredo para os filmes de fico. Essa descri-

29

o torna-se definitiva porque pode ser usada de imediato para a indexao do contedo do material examinado. Da a exigncia, por vezes paradoxal, de preciso e clareza na descrio, ao lado de uma certa margem de ambigidade a respeito das informaes coletadas. Caber ao consulente checar a informao anotada pelo catalogador. Parece-nos mais fcil e menos custoso corrigir uma informao incorreta numa fase posterior do que contratar uma equipe de especialistas nas diversas reas do conhecimento para atestar, antes da indexao, a veracidade de uma informao proposta pelo filme ou deduzida pelo catalogador. Independentemente da opo entre o mtodo narrativo (mais tpico da fico) ou o mtodo descritivo (mais tpico da no-fico), necessrio que o catalogador seja sucinto, pois no se trata de uma descrio plano a plano embora a descrio de um curta de no-fico tenda para quase isso. Deve-se evitar repeties de uma mesma informao. Em vez de: (igreja / praa pblica / chafariz / pessoas circulando pela praa / igreja / torre da igreja / coreto...) mais econmico justapor os elementos recorrentes, assim: (igreja / chafariz /coreto / praa pblica com pessoas circulando) Esse um exemplo de como reduzir a informao a blocos mais compactos; nesse caso, no importa a ordem exata em que a informao dada, mas sim as informaes veiculadas pelo conjunto do filme. Caso sejam identificadas pessoas, cidades, etc., jamais deixe de mencion-las (se houver dvida, assinalar com interrogao). Ao ouvir a pista sonora, imprescindvel registrar nomes de eventos, participantes, entidades, mesmo se forem apenas um cargo, uma discriminao parcial por exemplo, o bispo local, nossa Miss Cidade ou o comandante do Tiro-de-Guerra. Uma pesquisa histrica posterior ou mesmo um consulente pode vir a fornecer informaes mais precisas, como: no ano tal a miss foi Fulana ou a IV Exposio de Gado de Juiz de Fora foi no ano Y. Da mesma forma, registre nomes de ruas, centros comerciais, igrejas, etc., identificados na imagem ou mencionados na trilha sonora. importante que o texto do examinador seja preciso quanto informao, ou deixe patente uma dvida que ele no conseguiu resolver. Escolha palavras que no permitam outro sentido seno aquele que de fato quer transmitir. Por exemplo, dizer que uma personalidade faz um discurso ou discursa pode ser apenas uma referncia de tal pessoa discursando, sem informar se o discurso ouvido na trilha sonora. Se o discurso ouvido, ele faz parte da ao, pois a voz da personalidade tem igual teor de informao que a sua imagem. Convm, portanto, deixar claro quando se ouve apenas a voz (sem a imagem) do sujeito, quando se ouve a voz e se v a imagem do sujeito, e quando s existe a imagem do sujeito e um narrador descreve o depoimento. Alguns procedimentos que podem ser estabelecidos como normas formais para a descrio de contedo dos filmes so apresentados a seguir.

As anotaes devem ser feitas a lpis, para possibilitar correes no ato da escrita.

30

A transcrio dos letreiros e crditos deve seguir a ordem de sua apario no filme. Deve-se respeitar a grafia original das palavras. No necessrio acrescentar aspas na transcrio de letreiros, crditos ou interttulos, use apenas as que j estiverem presentes na tela. Indique o trmino de cada letreiro, tela de crdito ou interttulo com uma barra. A barra deve ser utilizada tambm para indicar a mudana das unidades de descrio. A descrio das imagens deve vir entre parnteses e dar uma noo da ordem em que se desenvolvem na tela. As palavras expletivas, desnecessrias para o sentido da informao, devem ser evitadas. No preciso construir frases gramaticalmente articuladas com sujeito, verbo, complemento. A dvida do examinador quanto informao percebida na imagem deve ser transcrita entre parnteses e seguida de um ponto de interrogao. Quando julgar pertinente, o examinador deve indicar o enquadramento ou movimento de cmera que capta a imagem, fazendo uso das siglas PG (plano geral), PP (primeiro plano), PAN (panormica), etc., bem como a presena de trucagens. A citao de texto da narrao ou dilogo, e a transcrio de textos contidos na imagem (faixas, fachadas de estabelecimentos, etc.) devem estar entre aspas. Caso a informao transcrita contenha aspas, transform-las em apstrofe. Use o (sic) entre parnteses para confirmar informao correta mas aparentemente pouco verossmil, ou para grafia incorreta. Em caso de exame de pista sonora como material nico acessvel, proceda como na descrio da imagem, entre parnteses, transcrevendo-a apenas quando julgar necessrio. Trechos incompreensveis da faixa sonora devem ser indicados com o sinal de [...], reticncias entre colchetes.

5.24. Ano de produo


Repita a data indicada no filme juntamente com os letreiros. Como na maioria das vezes esta informao no consta do material, h outras fontes que podem ser consultadas e, neste caso, deve-se indicar onde se obteve a informao:

data obtida por alguma informao na imagem ou no som; data do certificado de censura ou deduzida do prazo de validade do primeiro certificado de censura (que pode porm no estar prxima da data de produo do filme);

31

Figura 8

A anotao dos crditos e a descrio de contedo deve ser feita no verso da Ficha de Catalogao.

32

data de outros certificados que acompanham o filme; nas pontas ou rtulos dos negativos originais montados (os laboratrios costumam registrar a tinta a data do trmino da montagem do negativo ou do processamento do negativo de som); data proveniente de outras fontes (como documentos diversos anexos ao rolo de filme: nota fiscal do estdio onde foram gravados os sons, ficha original de marcao de luz, etc.).

Como raramente se consegue estabelecer com preciso a data, o examinador deve tentar indic-la a partir dos elementos difusos proporcionados pelo contedo do filme, como roupas, automveis, referncia a determinado assunto, etc. Uma forma de aproximar ou reduzir o intervalo de possibilidade de produo de um filme pela observao da data de fabricao do negativo original anotada em sua borda, por meio de cdigos, que permitem inferir que o filme tem data igual ou posterior da fabricao.

Figura 9

Marca de borda de pelcula Eastman Kodak produzida em 1940.

33

Para anotar o ano de produo, siga os parmetros abaixo: 1999 ........... data correta, fornecida pelo prprio material ou por fontes confiveis 1961c .......... aproximadamente nesse ano 1963a .......... at esse ano 1940p ......... desse ano em diante 1945-60 ...... com certeza entre as duas datas

5.25. Gnero
Tpico polmico a ponto de nem mesmo a FIAF chegar a um consenso. Experimentalmente, a Cinemateca Brasileira classifica os gneros dos filmes por meio da constituio de uma cadeia de termos retirados da relao a seguir:

Drama / Drama psicolgico / Drama romntico / Drama rural / Comdia / Comdia romntica / Comdia rural / Experimental Documentrio / Documentrio didtico / Documentrio educativo / Documentrio etnogrfico / Documentrio rural / Documentrio sociolgico Animao / Compilao (coletneas ou material de arquivo) / Seriado Aventura / Biografia / Ertico / Fantasia (para mito e fbula) / Faroeste / Fico cientfica / Guerra / Infantil / Musical / Pastelo / Policial / Sexo explcito / Suspense / Terror Promocional / Institucional / Treinamento industrial / Turismo

Ao nos referirmos cadeia de termos estamos prevendo que um filme pode ser definido como pertencente ao mesmo tempo a mais de um gnero. Por exemplo, pode ser um Documentrio rural e tambm um Documentrio didtico. Esta classificao de gnero no aplicvel para Cinejornal, Publicidade, Filme domstico e Videoclipe, categorias a que vamos nos referir em seguida. A preocupao bsica ao filiar o material examinado a determinado(s) gnero(s) deve ser fornecer uma viso sinttica do filme, que poderia ficar perdida ou fragmentada na descrio. Portanto, aconselhvel que o catalogador se coloque na posio de quem teria como nicas referncias a descrio e o gnero para um entendimento do material.

5.26. Categoria
As categorias e siglas consideradas neste campo so: NAC .... nacional EST ...... estrangeiro COP .... co-produo com participao brasileira LM ...... longa-metragem CM ..... curta-metragem CJ ....... cinejornal PU ....... filme publicitrio VC ...... videoclipe SIL ....... silencioso F ......... fico EP ....... filme em episdios IN ........ filme inacabado FDO .... filme domstico

34

Elas devem ser assinaladas com um x nos quadros correspondentes. H categorias que devem ser sempre combinadas com alguma outra, no existindo por si mesmas, como o caso das cinco ltimas (SIL, F, EP, IN e FDO).

5.27. Equipamento utilizado


Refere-se ao tipo de equipamento utilizado para exame do material: moviola, mesa enroladeira, projeo, aparelho de videocassete, etc.

5.28. Examinador e Data


Nome do catalogador e data do exame do material.

POSSIBILIDADES ABERTAS PELO REGISTRO

E EXAME DO FILME

Os quatro documentos explanados (Boletim de Entrada, Boletim de Armazenamento, Boletim de Sada e Ficha de Catalogao) podem ser desmembrados de acordo com as particularidades ou competncias de cada arquivo. Estas dizem respeito aos servios que o arquivo presta, os quais podem ser objeto de documentos especficos. Por exemplo, se o arquivo possui laboratrio prprio de restauro de filmes ou aparelho para telecinagem, uma equipe de reviso ou ainda um setor de produo de filmes que queira utilizar imagens do prprio arquivo, podem ser criados formulrios exclusivos para essas atividades, tornando mais gil e seguro o controle da coleo. Os quatro documentos expostos (e outros que o arquivo julgar convenientes) devem ser encarados como planilhas de informaes padronizadas para alimentar bases de dados, visando uma recuperao gil e segura das informaes solicitadas sobre os filmes do arquivo.

6. Sistema de computao
Do ponto de vista dos catalogadores e usurios, o sistema de computao envolve trs atividades, que correspondem a tipos ou estgios de acesso:

entrada

atualizao ou edio

recuperao de dados

A entrada e a atualizao devem ser de acesso limitado equipe de catalogao, pois ela responsvel pelo controle da qualidade dos dados. A recuperao pode ser acessada tambm por outros funcionrios do arquivo ou por usurios externos, dependendo dos procedimentos estabelecidos pela instituio.

6.1. Entrada de Dados


Depois que os dados foram reunidos, analisados e estruturados de acordo com regras de catalogao, esto prontos para ser inseridos em bases de dados: eles so digitados no sistema. O sistema deve permitir a entrada simples de dados, auxiliada por checagens quanto validade das entradas (por exemplo, uma data de lanamento digitada incorretamente, 0201 em vez de 2001, e grafia de nomes conferida em um ndice).

35

6.2. Edio
Os dados catalogrficos freqentemente exigem atualizao quando, por exemplo, novos materiais de preservao so gerados, quando ocorre uma catalogao filmogrfica mais detalhada ou uma mudana no status de preservao de um filme. Um bom sistema de computao deve permitir a atualizao simples das informaes diretamente na base de dados.

6.3. Recuperao
Muitas perguntas sobre os filmes na coleo provm de uma grande variedade de fontes. O computador responder determinadas formas de consulta somente quando as mesmas tiverem sido previstas no estgio de planejamento.

6.4. Outros usos


Um sistema de computao envolve as fases de entrada, edio e pesquisa, e tambm outras atividades do arquivo. Por exemplo, os computadores podem ser usados para acompanhar a movimentao dos filmes, para imprimir relatrios de incorporao e para catalogar materiais documentais alm da utilizao de dados textuais com links para imagens fixas ou em movimento. Pode-se instalar terminais em outras reas de trabalho, como os depsitos, de forma a facilitar o acesso local a dados do sistema, reduzindo bastante a utilizao de papis, at eventualmente eliminar fichrios manuais. Porm, qualquer que seja o sistema final a ser desenvolvido, ele precisa ser planejado desde o incio e implementado em etapas, para assegurar resultados prticos e conseqentes. O ideal que haja apenas uma base de dados prevista para executar todas as aplicaes no arquivo, com recortes especficos para cada rea: trfego de materiais, contedo, informaes tcnicas, informaes sobre os depositantes, etc. Devido sua versatilidade e tambm ao fato irrecusvel de ter custo zero (por ser de domnio pblico), o gerenciador de bases de dados CDS/ISIS na verso Windows, desenvolvido pela UNESCO, uma opo funcional para um arquivo de filmes que deseja automatizar seu sistema de catalogao.

7. Bases de dados para um arquivo de filmes


A proposta de uma base de dados para um arquivo de filmes deve levar em conta que tipo de informao deve ser recuperada e quem dela se beneficia.

O primeiro beneficirio a prpria administrao do arquivo, que, com a base de dados, tem um controle eficiente do acervo sob sua guarda. O segundo beneficirio o depositante, produtor, empresa ou instituio que movimenta filmes e se beneficia da infra-estrutura montada pelos arquivos para a preservao de filmes. O terceiro beneficirio o programador do arquivo, interessado unicamente nas cpias em condies de ser projetadas e apresentadas publicamente.

36

O quarto beneficirio o pesquisador, tanto o consagrado especialista em cinema como os aprendizes. O quinto beneficirio o produtor/realizador, interessado na utilizao parcial ou total de itens do acervo para produzir eventos, publicaes, programas de TV, vdeos, cd-roms, DVDs ou outros filmes. O sexto beneficirio o chamado pblico em geral, estudantes de qualquer rea, fs, curiosos, parentes de pessoas presentes em imagens do acervo ou em fichas tcnicas das obras, especialistas de quaisquer reas e artistas.

Visando atender a essas diferentes solicitaes, apresentamos um modelo de base de dados. Apenas por simplificao, atribuiremos a cada um dos recortes da base de dados (nica) do arquivo nomes especficos, de acordo com sua aplicao: base de dados de depositantes, base de dados de trfego, base de dados de contedo e base de dados de controle tcnico. Cada um desses recortes ser mais ou menos requisitado, sozinho ou acompanhado de outro recorte, de acordo com o solicitante da informao.

7.1. Base de dados de depositantes


O direito autoral uma forma de proteo jurdica proporcionada aos autores de obras de carter intelectual e inalienvel. No caso dos filmes, h ainda os direitos legais, ou de propriedade. Para determinar os direitos autorais e de propriedade de um filme, preciso conhecer:

o pas e as datas de produo e da primeira apresentao pblica da obra; a histria contratual do filme, para ter uma noo clara da natureza e de quem tem a propriedade dos direitos estabelecidos ou criados pelos acordos de produo iniciais, ou por acordos de cesso subseqentes; as leis relativas a direitos autorais e outras legislaes relativas a filmes. Por exemplo, no plano nacional, a lei do direito autoral no pas onde o filme foi realizado ou apresentado, e a do pas ou pases nos quais o filme copiado ou apresentado; no plano internacional, as convenes assinadas pelos pases em questo e os tratados bilaterais aplicveis.

Freqentemente, os arquivos esto impossibilitados de ceder cpias de filmes ou trechos deles para novas produes porque no detm os direitos legais sobre os filmes. O arquivo deve obter uma autorizao escrita dos legtimos proprietrios antes de qualquer uso de um filme fora de suas dependncias. Os arquivos devem se garantir, atravs de pesquisas e exames, a respeito dos proprietrios legais dos filmes da coleo. Muitas vezes o prprio filme indica isso: possvel, por exemplo, determinar o proprietrio original atravs da marca do copyright impressa no filme, ou detectar o produtor inicial no exame dos crditos de apresentao. Essas formalidades so absolutamente necessrias, mesmo quando causam algumas tenses entre os arquivos e seus usurios. Muitas vezes os arquivos de filme instituies sem fins lucrativos vem-se divididos entre os interesses comerciais de um produtor que deseja utilizar imagens ou sons de um filme e o produtor, autor ou criador do filme em questo, ou ainda depositante da cpia.

37

Nesses casos, independentemente do desejo de auxiliar o novo produtor, os arquivos devem respeitar as obrigaes contratadas com o depositante ou o detentor dos direitos legais. Se agissem de outra forma, os arquivos se arriscariam a perder a confiana dos depositantes e comprometeriam sua prpria existncia. A fim de proteger sua estabilidade e a de suas colees, os arquivos devem sempre se reservar o direito de no fornecer um filme se isso for contra os seus interesses. A linha de conduta adotada para o uso das colees visa tambm evitar que cpias nicas sejam danificadas ou destrudas pela consulta. Os arquivos devem consultar especialistas em jurisprudncia e redigir com muito cuidado seu modelo de contrato de depsito, indicando claramente os direitos dos doadores e/ou proprietrios, bem como os direitos do arquivo do ponto de vista da conservao e uso das obras que lhe so confiadas. A Cinemateca Brasileira disponibiliza no seu endereo eletrnico o modelo de contrato de depsito que utiliza. Isto posto, por simples que seja a base de depositantes em si uma mera agenda de endereos, de fcil preenchimento , sua funo fundamental pois se refere ao direito do outro, de onde provm em primeiro lugar a respeitabilidade do arquivo. A base de depositantes relaciona no s o depositante, doador ou instituio/ empresa/pessoa fsica responsvel pela chegada do material ao arquivo como tambm o detentor dos direitos legais dos filmes da coleo (ou seu representante, herdeiros etc.). Fazem parte da base de dados de depositantes:

os campos que identificam a pessoa fsica e/ou jurdica responsvel pelo depsito do material e seu endereo completo; um campo de observaes para esclarecimentos sobre transferncia de direitos ou outras informaes que se faam necessrias; um campo com o cdigo identificador que ser utilizado pelo arquivo em outras bases de dados nas quais possam figurar esse filme ou outro do mesmo detentor dos direitos legais.

7.2. Base de dados de trfego


A base de trfego usada para acompanhar a movimentao dos filmes, que vo dos depsitos para outras reas dentro e fora do arquivo, seja para emprstimo, copiagem, exibio ou consulta. Cada registro se refere a um material, de modo que um mesmo ttulo deve possuir tantas entradas quantos forem os materiais referentes a ele no arquivo. A alimentao da base de trfego to logo o material d entrada no arquivo e a sua sistemtica atualizao, assim que qualquer documento referente ao filme gerado, so a garantia do controle fsico do acervo. Quando um filme solicitado, deve-se escolher, entre os materiais de que o arquivo dispe desse ttulo, aquele que est apto a cumprir a solicitao. Feita a escolha, o responsvel pelo acervo deve autorizar a sada do material e anotar no registro referente a ele a sua sada do depsito encaminhando-o, quando for o caso, ao departamento de reviso para ser preparado. Quando o filme retorna ao arquivo, depois de verificadas as condies em que se encontra e de armazenado, deve-se acessar novamente o registro para anotar a sua devoluo.

38

Arrolamos a seguir os campos que julgamos pertinentes numa base de dados de trfego.

nmero de entrada fornecido pelo Boletim de Entrada; acervo finalidade da presena do material no arquivo, que pode ser preservao, difuso ou emprstimo. A Cinemateca Brasileira discrimina ainda nitrato como acervo, devido especificidade desse tipo de suporte; nmero do depositante, doador ou instituio/empresa/pessoa fsica responsvel pela chegada do material ao arquivo anotado da Base de Depositantes; nmero do detentor dos direitos legais do filme (pode ser o mesmo do depositante ou no) anotado da Base de Depositantes. Como esta informao depende de uma pesquisa, este campo deve ser preenchido apenas quando houver segurana da informao; identificador da localizao fsica do material no arquivo, cdigo composto de algarismos e letras fornecido pelo Boletim de Armazenamento; ttulo que pode ser dividido em subcampos, preenchidos de acordo com o grau de conhecimento que se tem do material: ttulo original, ttulo atribudo pelo arquivo, ttulo ainda no confirmado; outros ttulos tambm pode ser dividido em subcampos, para ocorrncias como captulo, srie a que pertence o filme, episdio, ttulo de relanamento, ttulo traduzido e outras remetncias; categoria na verdade plural, conforme anotao na Ficha de Catalogao. Deve-se prever a distino entre drama, trailer e avant-trailer se o material se refere a um longa-metragem. material dados fornecidos em primeira instncia pelo Boletim de Entrada, posteriormente ratificados ou retificados pela Ficha de Catalogao. Os subcampos servem para identificar os tpicos:

identificao do suporte S de acetato, P de polister e N de nitrato identificao de P para positivo ou N para negativo identificao de imagem, som ou combinado X, Y ou Z

material propriamente dito conforme a classificao do Quadro de Caracterizao de Materiais bitola COR ou BP ou COReBP (para imagem) AV, DV, MAG, DD, DTS, SDDS (para som) grau tcnico metragem ou pietagem durao total do material nmero de rolos nmero de estojos

39

indicao se o material est completo ou no

observaes informaes que se faam necessrias sobre o material, dados sobre a ficha tcnica ou contedo do filme (enquanto no se preenche a Ficha de Catalogao) movimentao campo para datas, nmeros de documentos e destinos que registram as sadas e devolues do filme, com um tpico para cada movimentao do material tratamento resumo das aes de preservao que o filme recebeu, dividido em trs subcampos que se repetem tantas vezes quantas forem as aes de exame, reviso, lavagem, etc. reserva campo de anotao de previses de sada do material.

Figura 10

Folha de entrada da base de trfego de filmes da Cinemateca Brasileira.

7.3. Base de dados de contedo


Uma base de dados de contedo dos filmes do arquivo deve responder pela seguinte organizao:

refere-se sempre a um ttulo, ordenando todos os materiais a ele referentes. Ela agrupa os ttulos sob o ponto de vista das informaes filmogrficas

40

e/ou de assuntos, levantados por meio das Fichas de Catalogao ou de outras fontes;

serve de ligao entre a informao procurada pelo consulente e a possibilidade de um aprofundamento na qualidade informativa sobre o material sem manuseio indevido do prprio material. Ou seja: remete o pesquisador aos documentos gerados durante o exame dos materiais, primordialmente s Fichas de Catalogao; estabelece os diversos ndices que sero montados, distinguindo informaes de carter filmogrfico, personalidades, assuntos, descritores temticos, topogrficos, etc.

Como, por princpio, uma base de dados de contedo provm da Ficha de Catalogao, a coleta de informaes para o preenchimento de vrios de seus campos j foi explicada na descrio dos campos da Ficha. Deixamos claro que o detalhamento a seguir no exaustivo, pois este nvel de aprofundamento fornecido pelo Censo Cinematogrfico Brasileiro, do qual a base de dados de contedo possui uma seleo de campos. Como afirmamos, o ideal que se tenha uma nica base de dados geral, que atenda a todas as necessidades ligadas ao controle de informaes sobre o acervo. Assim, os campos se repetem, enquanto as explicaes se tornam mais ou menos detalhadas, de acordo com a base em questo. Os campos que julgamos pertinentes numa base da dados de contedo de filmes so os arrolados a seguir.

7.3.1. Ttulo original


As possibilidades de entrada so variadas, abrangendo:

ttulos originais (do pas de origem) para filmes nacionais e estrangeiros, ou seja, ttulos em portugus ou qualquer outra lngua escritos em caracteres do alfabeto latino. Exemplos: BRASIL VERDADE BRONENOSETZ POTIOMKIN RIEN QUE LES HEURES

ttulos de edies seriadas, geralmente para cinejornais. Depois do ttulo da srie, colocar ponto para demarcar o conjunto. Dependendo do tamanho do ttulo inteiro da edio, usar abreviaturas para driblar as limitaes do sistema operacional ISIS. Acrescentar zeros esquerda a fim de manter correta a indexao computadorizada. Exemplo: CJ INFORMATIVO. V.2 N.054

ttulos completos de seriados ou da srie em seu conjunto, no qual os episdios ou captulos se inter-relacionam (completando-se narrativamente) ou so autnomos entre si. Exemplos: FLASH GORDON NO PLANETA MONGO O VIGILANTE RODOVIRIO

41

ttulos atribudos no processo de catalogao, quando se tem certeza de que no sero modificados posteriormente porque os ttulos originais no foram localizados por meio do exame dos materiais nem por consulta a fontes bibliogrficas. O subcampo para ttulo atribudo permite que, mesmo sem ter sido digitado dessa forma o nome do filme aparea entre parnteses. Exemplos: (PLANOS DE SO PAULO) (FUNERAIS DE RUY BARBOSA)

7.3.2. Outros ttulos


As informaes para este campo abrangem:

ttulos em portugus de filmes estrangeiros (ttulo de lanamento no Brasil ou ttulos atribudos para reconhecimento). Exemplos: ENCOURAADO POTEMKIN SOMENTE AS HORAS

ttulos que no o do pas de origem ou de seu correlato em portugus, em geral ttulos presentes em material correspondente a uma verso que no a do pas de origem. Exemplo: IL VAGABOND, ttulo italiano para o norte-americano THE VAGABOND

ttulos de relanamento de filmes nacionais ou estrangeiros. Exemplo: MODELO 19, para O AMANH SER MELHOR

ttulos utilizados durante o processo de recebimento ou recuperao do material ttulos de entrada, de armazenamento ou de processamento em laboratrios, ttulos atribudos pelo prprio depositante, etc. Ou seja, ttulos que eventualmente possam vir a ser utilizados para referncia ao material, e que se no forem registrados podem gerar rudo na informao. Este subcampo funciona como uma espcie de memria do ttulo. Exemplo: O MUNDO REDONDO COMO UMA LARANJA, para PIXOTE A LEI DO MAIS FRACO

ttulos de episdios ou captulos de filmes, sejam eles de coletneas, sries ou especificaes de edies seriadas. Exemplos: VIRAMUNDO episdio de BRASIL VERDADE MARINHA ALIADA ttulo da ed. especial do CJ INFORMATIVO. V.2 N. 054

ttulos de srie pouco sistemtica, na qual o ttulo do filme ressalta mais do que o da srie. Exemplos: CAMPANHA RURAL. N.32 para uma entrada CONSTRUO DE FOSSAS

42

EDUCATIVO. N.3 para uma entrada FAZENDA DE TRIGO NO RIO GRANDE DO SUL BRASILIANAS para uma entrada MEUS OITO ANOS

7.3.3. Ttulo padronizado


Este campo pensado para permitir a indexao correta dos ttulos sejam quais e quantos forem os subcampos preenchidos em outros ttulos e subttulos a fim de facilitar a consulta. Assim, o ttulo padronizado deve ser preenchido sempre que houver necessidade de atualizar a grafia, retirar sinais grficos que distoram a ordem alfabtica, transferir artigos do incio do ttulo, escrever por extenso numerais que ocorrem no comeo do ttulo (e que a alfabetao computadorizada classifica por ordem numrica), etc. Exemplos: DRAGO DA MALDADE CONTRA O SANTO GUERREIRO, O NIGHT IN RIO, A ou NOITE NO RIO, Uma SANTA DE COQUEIROS, A para A SANTA DE COQUEIROS E O CIRCO CHEGOU para ...E O CIRCO CHEGOU ELE REALIZA para LE REALIZA! SO PAULO, A SINFONIA DA METRPOLE para SO PAULO, A SYMPHONIA DA METRPOLE PRIMEIRO ANIVERSRIO, O para O 1o ANIVERSRIO ANCHIETA ENTRE O AMOR E A RELIGIO para ANCHIETA (ENTRE O AMOR E A RELIGIO)

7.3.4. Categoria
Preenchimento a partir da Ficha de Catalogao, como na base de trfego.

7.3.5. Ano de produo


Preenchimento a partir da Ficha de Catalogao.

7.3.6. Local de Produo


Para filmes nacionais, anote cidade e unidade da federao; para filmes estrangeiros, anote apenas o nome do pas. No caso de co-produes, anote os nomes dos pases envolvidos. Para facilidade e padronizao de preenchimento, recomenda-se adotar o codificao internacional ISO de pases.

43

CDIGO ISO DE PASES


Afeganisto FRICA frica do Sul Albnia Alemanha AMRICA CENTRAL AMRICA do NORTE AMRICA do SUL AMRICA LATINA Andorra Angola Anguilla Antilhas Holandesas Antrtica Antgua e Barbuda Argentina Arglia Armnia Aruba Arzebaidjo Arbia Saudita SIA e PACFICO SIA OCIDENTAL Austrlia ustria Bahamas Bangladesh Barbados Bareine Belarus Belize Benin Bermudas Bolvia Botswana Brasil Brunei Darussalam Bulgria Burkina Faso Burundi AF Buto XA Blgica ZA Bsnia e Herzegvina AL Cabo Verde DE Camares XC Camboja/Kampuchea XN Canad XS Catar XL Cazaquisto AD Chade AO Chile AI China AN Chipre AQ Cocos (Ilhas Keeling) AG Colmbia AR Comores DZ Congo AM Costa do Marfim AW Costa Rica AZ Crocia SA Cuba XP Dinamarca XW Djibuti AU Dominica AT Egito BS El Salvador BD Emirados rabes Unidos BB Equador BH Eritria BY Eslovquia BZ Eslovnia BJ Espanha BM Estados Unidos BO Estnia BW Etipia BR EUROPA BN Federao Russa BG Fiji BF Filipinas BI Finlndia BT Frana BE Gabo BA Gmbia CV Gana CM Gergia KH Gibraltar CA Granada QA Groelndia KZ Grcia TD Guadalupe CL Guam CN Guatemala CY Guiana CC Guiana Francesa CO Guin KM Guin Bissau CG Guin Equatorial CI Haiti CR Holanda HR Honduras CU Hong-Kong DK Hungria DJ Imen DM Ilha Bouvet EG Ilha Natal SV Ilha Norfalk AE Ilhas Caiman EC Ilhas Cook ER Ilhas Faroe SK Ilhas Heard e McDonald SI Ilhas Malvinas ES Ilhas Marinas do Norte US Ilhas Marshall EE Ilhas Salomo ET Ilhas Turks e Caicos XE Ilhas Virgens (US) RU Ilhas Virgens Britnicas FJ Ilhas Wallis e Futura PH ndia FI Indonsia FR GA GM GH GE GI GD GL GR GP GU GT GY GF GN GW GQ HT NL HN HK HU YE BV CX NF KY CK FO HM FK MP MH SB TC VI VG WF IN ID

44

Iraque Irlanda Ir (Rep. Islmica do) Islndia Israel Itlia Iugoslvia Jamaica Japo Jordnia Kiribati Kuwait Laos Lesoto Letnia Libria Liechtenstein Litunia Luxemburgo Lbano Lbia Macau Madagascar Malawi Maldivas Mali Malta Malsia Marrocos Martinica Mauritnia Maurcio Mayotte Mianm Micronsia Monglia Mont Serrat Moambique Mxico Mnaco

IQ Nambia IE Nauru IR Nepal IS Nicargua IL Nigria IT Niue YU Noruega JM Nova Calednia JP Nova Zelndia JO Nger KI Om KW Palau LA Panam LS Papua e Nova Guin LV Paquisto LR Paraguai LI Peru LT Pitcairn LU Polinsia Francesa LB Polnia LY Porto Rico MO Portugal MG Qunia MW Reino Unido MV Rep. Centro Africana ML Rep. da Coria MT Repblica da Moldova MY Repblica Dominicana MA Rep. Pop. Dem. Coria MQ Repblica Tcheca MR Rep. Unida da Tanznia MU Reunio YT Romnia MM Ruanda FM Saara Ocidental MN Saint Pierre e Miquelon MS Samoa Americana MZ Samoa Ocidental MX Santa Helena MC Santa Lcia

NA So Cristvo e Nevis NR So Marino NP So Tom e Prncipe NI So Vicente Granadinas NG Senegal NU Serra Leoa NO Seychelles NC Singapura NZ Sria NE Somlia OM Sri Lanka PW Suazilndia PA Sudo PG Suriname PK Sucia PY Sua PE Tadjiquisto PN Tailndia PF Taiwan PL Timor Oriental PR Togo PT Tokelau KG Tonga KE Trindad e Tobago GB Tunsia CF Turcomenisto KR Turquia MD Tuvalu DO Ucrnia KP Uganda CZ Uruguai TZ Uzbequisto RE Vanuatu RO Vaticano RW Venezuela EH Vietn PM Zaire AS Zmbia WS Zimbbue SH LC

KN SM ST VC SN SL SC SG SY SO LK SZ SD SR SE CH TJ TH TW TP TG TK TO TT TN TM TR TV UA UG UY UZ VU VA VE VN ZR ZM ZW

Macednia (ex-Iugoslvia) MK Quirguisto

Fonte: Bireme

45

7.3.7. Companhia produtora, produtor


Anote o nome da(s) companhia(s) e do(s) produtor(es) do filme. Deve-se optar por um padro de entrada para as companhias a razo social completa ou sua forma abreviada. Para produtor, digite primeiro o ltimo sobrenome, seguido de vrgula, e depois o nome, exceto em nomes que indicam grau de parentesco como Jnior ou Sobrinho. Se o sistema informatizado adotado permitir outras formas de recuperao que no as convencionais, opte pela forma nome-sobrenome. Exemplos: Cia. Cinematogrfica Vera Cruz Ltda. ou apenas Vera Cruz Massaini, Oswaldo Pagano Sobrinho

7.3.8. Detentor dos direitor legais


prtico usar apenas o cdigo atribudo ao detentor, que pode pertencer mesma base de dados que os depositantes. Preenchimento idntico ao da Base de Trfego.

7.3.9. Ficha tcnica


Os campos designados para anotao dos nomes das pessoas responsveis pelas vrias funes podem privilegiar apenas as mais consultadas. Sugerimos direo, fotografia, montagem, roteiro, msica e som. A entrada deve comear pelo ltimo sobrenome (exceto por nomes que indicam grau de parentesco, como Jnior ou Sobrinho). Esta regra deve ser aplicada inclusive para nomes artsticos. Se o sistema informatizado adotado permitir outras formas de recuperao que no as convencionais, opte pela forma nome-sobrenome. Lembramos mais uma vez que um arrolamento exaustivo da ficha tcnica pode ser consultado no Censo Cinematogrfico Brasileiro. Exemplos: Andrade, Joaquim Pedro de Otelo, Grande Niro, Robert De

7.3.10. Fontes de informao/Observaes


Alm de observaes e dvidas, o campo presta-se sobretudo para a anotao das fontes que deram origem a quaisquer das informaes arroladas na Ficha de Catalogao. Podem ser mencionados o material e/ou nmero do material que originou a fonte, outros materiais (descrio plano a plano, etc.), bibliografia (livros, catlogos, atlas geogrficos, etc.).

7.3.11. Dados originais


As informaes anotadas devem se referir no ao objeto examinado, mas ao ttulo tal como foi concebido para seu lanamento e veiculao originais. Como o material existente no arquivo estar incompleto ou ser em suporte diverso do original, surge a necessidade de consultar fontes externas para preenchimento dos campos:

formato

35mm, 16mm, 9,5mm, etc.

46

processo COR, BP, COReBP durao 90 min., por exemplo

7.3.12. Materiais no acervo


Aqui anotam-se os tipos de materiais referentes ao ttulo que o arquivo possui:

FIL (para material em pelcula) VID (para material em vdeo) DIG (para material digital)

No necessrio enumerar os materiais em cada um desses suportes, a base de trfego nos fornece esta informao.

7.3.13. Contedo examinado


Este campo informa se o catalogador teve a possibilidade de assistir ao filme, permitindo ao consulente avaliar a confiabilidade das informaes que se baseiam no material fsico. Pode-se optar simplesmente pela anotao S ou N, para informar se o filme foi examinado pelo arquivo ou no.

7.3.14. Identidades
Usando o critrio de entrada pelo sobrenome, anote os nomes das pessoas cujas imagens esto registradas no material ou ttulo catalogado: atores e atrizes, cantores, conjuntos musicais, times de futebol, personalidades ou no-personalidades de qualquer rea, desde que identificadas, etc. Caso haja apenas a voz da pessoa, em imagens ou materiais compostos apenas pelo som, o seu nome deve ter entrada normal no campo Identidades. conveniente qualificar os nomes para evitar dubiedade. Exemplo: Gilmar jogador de futebol Se informado o sobrenome, o qualificador dispensvel: Santos, Gilmar Para coletivos (conjunto, orquestra, times esportivos, etc.), grafa-se o nome como aparece, o que no impede que os componentes, se identificados, tenham seus nomes anotados. Exemplos: Trio de Ouro Oliveira, Dalva de Martins, Herivelto Nilo, Srgio neste campo tambm que se colocam nomes de animais-artistas (desde que mencionados), seguidos de qualificadores. Exemplo: Lobo cachorro Parte-se do princpio de que o que o documento informa verdade. Ao perceber um equvoco ou desconfiar da verdade que o filme deseja transmitir, anote apenas o nome correto e no campo de Observaes mencione tanto a dvida quanto o equvoco.

47

7.3.15. Baseado em
A utilizao de subcampos permitir que sejam indicados tanto a obra (romance, conto, poema, msica, pea teatral, etc.) em que se baseia o filme como o seu(s) autor(es).

7.3.16. Sinopse
Baseado nas informaes anotadas na Ficha de Catalogao, redija sinteticamente uma sinopse que informe quem faz o qu, quando, onde e como. Cuide para descrever o contedo de um filme da maneira mais objetiva e direta possvel. A sinopse deve dar conta do entrecho do filme portanto, no necessrio dizer que Drama sobre..., Documentrio feito.... Se o campo Elenco/Identidades prever subcampo para a anotao de nomes de personagens em filmes de fico, no necessrio colocar o nome do ator que interpreta o personagem (seria mera repetio). conveniente usar aspas na sinopse quando ela for uma compilao, caso em que a origem deve ser indicada no campo Fontes/Observaes. Ao preparar resumos, importante ser consistente no registro das informaes. Exemplo: No dia 8 de julho de 1958, o presidente da Repblica, Fulano de Tal (cujo nome deve ser anotado no campo Identidades) presta homenagem no Palcio do Planalto, em Braslia, ao embaixador americano, Beltrano de Tal (tambm a ser anotado no campo Identidades), no Dia da Independncia dos Estados Unidos. No necessrio anotar o ano do fato se for o mesmo da produo do filme. Podese, para maior clareza, inserir pequenos comentrios entre parnteses. Exemplo: (possivelmente trata-se de campanha poltica para a Prefeitura de So Paulo em 1953) No caso de dvidas quanto veracidade das informaes coletadas, question-las com pontos de interrogao. Exemplo: Aspectos da cidade de Goinia (?), GO: praa pblica, igreja, estabelecimentos comerciais. Autoridades civis e militares presentes a desfile estudantil durante as comemoraes do Dia da Bandeira (?). Resumos mais longos podem orientar-se por dois mtodos: narrativo ou descritivo. No mtodo narrativo, habitualmente empregado para filmes de fico, o enredo contado e as personagens identificadas medida que aparecem. No mtodo descritivo, normalmente empregado para filmes de no-fico, os acontecimentos do filme so separados mais precisamente em segmentos.

7.3.17. Descritores Temticos


Este campo deve ser preenchido com os termos adotados para indexao do material a partir do contedo do filme. Os termos devem ser rigorosamente controlados por um ndice de assuntos. A Cinemateca Brasileira constituiu um Vocabulrio Con-

48

trolado de Descritores Temticos que tenta abranger as possibilidades temticas dos filmes. comum a necessidade de usar vrios termos para descrever um mesmo filme, principalmente em se tratando de cinejornais e documentrios mas deve-se observar a importncia que cada assunto possui no filme a fim de evitar uma lista muito longa. Ou seja, procura-se a preciso com conciso. H que se diferenciar ainda um assunto abordado de uma imagem exibida. Por exemplo, numa reportagem cinematogrfica sobre um congresso em que Celso Furtado aparece discorrendo sobre problemas econmicos no Nordeste, os termos descritores devem ser: <Palestra> <Nordeste><Economia>. J no documentrio sobre a vegetao de pases subtropicais, em que aparecem imagens de caatinga e outras, o termo descritor deve ser: <Vegetao> Nordeste aparecer entre os Descritores Geogrficos. H casos em que um termo j traz implcitos outros, que no necessitam ser mencionados: o caso de <Sete de Setembro>, que dispensa a meno de efemride, desfile, exrcito, etc. Nomes de instituies de relevncia nacional podem ser anotados neste campo, desde que o termo descritor tambm esteja presente. Por exemplo, num documentrio sobre o Banco do Brasil S.A., ser indexado <Banco> e <Banco do Brasil>. H casos em que o filme, experimental ou de fico, no fornece nenhum termo que se enquadre neste campo. Se isso ocorrer, deixe-o em branco. Para casos de filmes baseados em obras literrias, mesmo que livremente, o termo <Literatura> deve constar deste campo.

7.3.18. Descritores Geogrficos


Aqui so arrolados os lugares que aparecem nas imagens do filme. Se o lugar apenas mencionado como local da ao ou no aparece em imagens significativas, no se justifica a sua insero neste campo. Os descritores geogrficos so, basicamente, nomes prprios e devem mencionar: cidades (seguidas da unidade da federao, como <Crato-CE>, quando brasileiras, e do cdigo ISO de pas, como <Florena-IT>, quando estrangeiras, caso em que devem ter sua grafia aportuguesada), localidades, principalmente pontos tursticos amplamente conhecidos (como <Gruta de Maquin>, <Morro do Po de Acar>, cursos dgua de importncia econmica, social ou histrica <Rio Araguaia>, regies <Nordeste>). Lugares que no so passveis de identificao pelo catalogador ou dos quais no se consegue identificar a UF devem ser inscritos no campo de Descritores Secundrios, bem como aqueles que no apresentam imagens significativas ou que so apenas mencionados.

7.3.19. Descritores Secundrios


Este campo complementa os campos anteriores, fixando-se mais em logradouros, empresas, instituies e referncias a identidades. A base de preenchimento deste

49

campo a CDU Classificao Decimal Universal, a partir da qual o examinador tem liberdade de anexar termos que julgar pertinentes ou detalhar o termo descritor temtico. Por exemplo, uma modalidade de atletismo que no tem entrada especfica no ndice, como <Corrida de revezamento>, digitada no campo de Descritores Secundrios; num material sobre o Fluminense Football Club, o assunto a ser colocado em Descritores Temticos <Futebol> e, em Descritores Secundrios, d-se a entrada de <Fluminense FC>; se, no exemplo acima, alm do assunto aparece tambm o time de jogadores, deve-se colocar <Fluminense FC> tambm no campo de Identidades/Elenco. Chamamos a ateno para a grafia no exemplo utilizado acima: nos campos Identidades, Descritores Temticos, Descritores Secundrios e mesmo Descritores Geogrficos, os nomes so grafados de acordo com o padro estabelecido pela Cinemateca Brasileira, que pode seguir ou no a grafia original do termo a ser indexado. Se um documentrio possui imagem de uma solenidade e o texto de locuo cita como presentes pessoas que o catalogador no consegue distinguir nas imagens, os nomes citados devem fazer parte dos Descritores Secundrios.

7.3.20. Gnero
Preenchimento de acordo com a Ficha de Catalogao.

7.3.21. Dados de controle


bom que se tenha conhecimento da data em que os dados foram anotados no registro, bem como do reponsvel pela digitao, para eventuais esclarecimentos de dvidas, identificao de idiossincrasias ou grau de confiabilidade das informaes. As atualizaes, complementaes e revises tambm devem ter sua identificao.

7.4. Base de dados de controle tcnico


A base de controle tcnico usada para monitorar as condies de conservao dos filmes do arquivo pertencentes exclusivamente ao acervo de preservao, atravs das anotaes sobre o suporte e a emulso, bem como sobre as aes de que todo material objeto. Assim como na base de trfego, cada registro na base de controle tcnico diz respeito ao material e no ao ttulo do filme. Isto quer dizer que um ttulo possui tantos registros na base quantos forem os materiais referentes a ele que o arquivo possua. Por esta coincidncia, os dados que dizem respeito identificao e caracterizao do material so idnticos aos da base de trfego. Recomendamos que a alimentao da base de controle tcnico, para evitar a repetio no preenchimento de dados, seja feita a partir de cpia de registros da base de trfego, que devem ser complementados com informaes da Ficha de Catalogao, boletins de reviso do material e tambm com dados fornecidos pelo laboratrio que processou o filme. importante atualizar periodicamente as informaes referentes a mudanas na condio dos filmes, que ocorrem devido a deteriorao qumica, encolhimento, danos fsicos, etc., a fim de que a equipe de

50

preservao possa acompanhar a histria tcnica do material e detectar as condies dos materiais para finalidades de projeo, consulta ou copiagem. Os campos referentes identificao e caracterizao do material que so idnticos nas bases de trfego e de controle tcnico so os seguintes: Nmero de entrada, Acervo, Depositante, Detentor de direitos legais, Ttulo, Outros ttulos, Cdigo do filme, Categoria, Material e Observaes. Os campos que sugerimos como especficos da base de controle tcnico so, em sua maioria, compilados das anotaes tcnicas (item 5.19 deste Manual), cujas orientaes de preenchimento fazem parte do Manual de manuseio de pelculas cinematogrficas. Eles devem dar conta de:

matriz da qual o material se originou (se no for o negativo original); velocidade de projeo, janela silenciosa ou sonora, propores da tela, se utilizvel em equipamentos ou no; valores atribudos a tpicos como emendas, perfuraes, riscos na emulso, riscos no suporte, encolhimento, abaulamento, sulfurao, presena de fungo, deprendimento da emulso, hidrlise; informaes especficas sobre estado do suporte, emulso, imagem e som; procedimentos laboratoriais a que o material foi submetido, data de finalizao dos processamentos, procedncia (marca) e cdigo do suporte utilizado, laboratrio que executou o trabalho, especificaes tcnicas, tais como se copiado em janela molhada, ampliao, reduo, procedimentos qumicos, restaurao fsica, nveis de acidez, contraste, densidade, limpeza, etc.

CONSIDERAES FINAIS
O Boletim de Entrada, o Boletim de Sada, o Boletim de Armazenamento e a Ficha de Catalogao apresentados neste Manual, bem como os arquivos com os desenhos das bases de dados (de trfego, de depositante e de contedo), podem ser copiados da pgina web da Cinemateca Brasileira: www.cinemateca.com.br. A partir deste endereo possvel tambm compilar o ndice de assuntos utilizado pela Catalogao da Cinemateca. Para carregar o gerenciador de bases de dados CDS/ISIS para Windows Winisis e adquirir a licena de utilizao, acesse o endereo da Bireme: www.bireme.br/isis/P/ winisis.htm.

51

8. Bibliografia
Como sugestes de bibliografia que aprofundam as questes abordadas por este Manual indicam-se: BROWN, Harold. Physical characteristics of early films as aids to identification. Bruxelles: Fiaf, 1990. CDU Classificao decimal universal. Edio mdia em lngua portuguesa. 2a. ed. Braslia: Ibict, 1987. COLORADO, Luis Fernndez; ARNAU, Rosa Cardona; CHRISTENSEN, Jennifer Gallego; AGUILAR, Encarnacin Rus. Los soportes de la cinematografa 1. Madrid: Filmoteca Espaola, 1999 (Cadernos de la Filmoteca 5). FIAF. The FIAF cataloguing rules for film archives. Mnchen, London, New York, Paris: K.G. Saur, 1991. GARCA, Alfonso del Amo. Inspeccin tcnica de materiales en el archivo de una filmoteca. Madrid: Filmoteca Espaola, 1996.

52

Potrebbero piacerti anche