Sei sulla pagina 1di 1

Sociedade Brasileira de Qumica (SBQ)

QUANTIFICAO DA ATIVIDADE CINTICA DA ENDOGLUCANASE (CMCase) A PARTIR DA RESDUO DE ACEROLA


Iasnaia M. C.Tavares (PG), Jlia Larcerda Gonzaga *(IC), Maria Goia de Carvalho Tavares *(IC), Clissiane Soares Viana Pacheco*(IC), Marcelo Franco (PQ).
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Departamento de Estudos Bsicos e Instrumentais, Praa Primavera 40, 45700-000, Itapetinga/BA, Laboratrio de Resduos Agroindustriais. eng.tamirescarvalho@yahoo.com.br

Palavras Chave: Biotransfomao. Fungos Filamentosos, Sustentabilidade Ambiental.

Introduo
A economia brasileira uma das mais importantes economias do mundo baseadas na agricultura, produzindo e exportando caf, acar de cana, soja, mandioca, frutas, entre outros. Entretanto, a grande produo desses produtos agrcolas gera uma grande quantidade de resduos. Umas das aplicaes em potencial desses resduos pode ser sua utilizao como fonte de carbono em bioprocessos para obteno de produtos qumicos e de produtos de maior valor agregado, como enzimas1. Nos ltimos anos houve um aumento na tentativa de tornar mais eficiente utilizao desses resduos, cuja disposio no meio ambiente causa srios problemas de poluio. Com o advento da inovao biotecnolgica na rea de enzimas e da tecnologia das fermentaes, novas perspectivas esto sendo realizadas2.Sendo que a fermentao em estado slido (FES) uma tcnica simples e barata par a produo de enzimas, e est sendo empregada usando substratos facilmente disponveis e de baixo custo vem sendo empregada, predominantemente, em pases orientais, para a obteno de produtos de importncia comercial3. A produo de enzimas celulolticas destaca-se ramo industrial pela a utilizao de tais estas enzimas no beneficiamento de produtos de indstrias txteis, de papel, farmacutica e alimentcia, dentre outras 4. A endoglucanase uma das enzimas celulolticas que tem a habilidade de decompor a biomassa celulsica em glicose. O objetivo deste trabalho determinar a cintica de produo de CMCase produzida atravs da FES de resduo de acerola (Malpighia emarginata D.C.) fermentado com o fungo Aspergillus niger.

em 48 horas de fermentao com uma atividade enzimtica quantificada a 11,8 U/g Figura 1. Efeito do tempo de fermentao e umidade sobre a atividade de CMCase.

Observa-se em todos os casos a ocorrncia de um pico de atividade lipsica no tempo de 48 horas, seguido de um novo aumento ao final da fermentao. A queda da atividade pode estar relacionada desestabilizao da enzima pelo efeito do pH, temperatura ou ainda produo de enzimas inibidoras pelo microorganismo, conforme j demonstrado por Palma et al. (2000)5. O aumento de atividade enzimtica ao final das fermentaes pode estar correlacionado produo de uma nova CMCase, ou queda de atividade da enzima inibidora6.

Concluses
Os resultados indicam que a estirpe de Aspergillus niger bastante promissora, quanto obteno de enzimas celulsicas, a analise obtida indica que para a CMCase a otimizao do bioprocesso encontra-se entre 2 dias de fermentao para uma produo enzimtica eficaz, com umidade de 50%. ___ Agradecimentos Ao CAPES, CNPQ, BNB. ___________ ____________________ 1
2

Resultados e Discusso
A Figura 1 apresenta a variao da atividade enzimtica para a CMCase em funo do tempo de fermentao e das umidades do resduo de acerola. O microrganismo selecionado obteve crescimento considervel em todas as umidades testadas, apresentando destaque para a umidade relativa de 50%, a qual apresentou a maior produo estimada
34 Reunio Anual da Sociedade Brasileira de Qumica
a

SOCCOL, C. R.; VANDENBERGHE, L. P. S.; Biochem. Eng. J. 2003, 13, 205. 35. BRAND, D.; PANDEY, A.; ROUSSOS, S.; SOCCOL, C. R.; Enzyme Microb. Technol. 2000, 27, 127. 3 GUTIERREZ ROJAS, M. ; TORRES, E.F. Curso de Fermentaciones em MedioSlido Biotecnologa para el Aprovechamiento de Resduos Agroindustrialesy Municipales. Universidad Autnoma Metropolitana-Unidad Iztapalapa. Mxico, 1992. 4 LEE, R.L.; PAUL, J.W.; WILLEM, H.; VAN ZYL; ISAK, S.P. Microbiology and Molecular Biology Reviews, v.66., p.506-577, 2002. 5 PALMA, M.B., PINTO, A.L., GOMBERT, A.K., SEITZ, K.H., KIVATINITZ, S.C., CASTILHO, L.R., FREIRE, D.M.G. Lipase production by Penicillium restrictum using solid waste of industrial babassu oil production as substrate. Appl Biochem Biotech, 84, 1137-1145, 2000. 6 CAPRA, F.; RIBEIRO, N.P.; VARGAS, G.D.L.P; OLIVEIRA, D.; FREIRE, D.M.G.; DI LUCCIO, M. Efeito da umidade, temperatura e suplementao do meio na produo de lipase por Penicillium simplicissimum utilizando torta de soja como substrato. Brasil, 2003.

Potrebbero piacerti anche