Sei sulla pagina 1di 10

de C Uma histria sobre simplicidade

Todos pensam em mudar a humanidade, mas ningum pensa em mudar a si mesmo. Leon Tolsti

As

Estradas

ouro

Texto Sandra Aymone Ilustraes de Karen Elis

Agradecemos aos parceiros que investem em nosso projeto.

ISBN 978-85-7694-223-8

VENDA PROIBIDA

Conto popular adaptado por Sandra Ayone Coordenao editorial Slnia N. Marins Prado Reviso de texo Katia Rossini Ilustaes Karen Elis Projeto gco e diagamao Foco Editorial Realizao Fundao Educar DPaschoal www.educardpaschoal.org.br Fone 19 3728-8129 Agadecemos aos nossos parceiros a colaborao na distibuio destes livros: Argius Transporadora Ltda., Braspress, Hiperion Logstica, Trans-Igau Transpores, Transporadora Capivari Ltda., TRN Pavan.

de C Uma histria sobre simplicidade

As

Estradas

ouro

Esta obra foi impressa na Grca Editora Modelo Ltda, em papel couch fosco (capa e miolo). Esta a 1 edio, datada de 2010, com tiragem de 28.000 exemplares.

A tiragem e a prestao de contas referentes a esta publicao foram conferidas pela Deloitte.

Criada em 1989 para a promoo da educao cidad como estatgia de tansforao social, desenvolveu inicialmente a Academia Educar, que promove a forao de ncleos de lideranas juvenis em escolas pblicas, criando opornidades para que o jovem descubra seu potencial, torando-se capaz de tansforar sua realidade, a de sua escola e da comunidade. Em 1999, criou o Prmio Trote da Cidadania, que estimula o empreendedorismo universitrio como fora de propagar valores e prticas sustentveis. Recentemente, desenvolveu o Frm Empreender com Valores, a m de proporcionar um espao de toca de exerincias cidads ente universitrios. Em 2000, iniciou o projeto Leia Comigo!, que produz e distibui gatitamente livros infanto-juvenis que incentivam o gosto pela leitra, facilitam o aprendizado na escola e o pleno desenvolvimento da criana e do jovem. So histrias que contibuem para a consto de cidados e uma viso mais humanista. A DPaschoal acredita que incentivar a leitra e o debate crtico o melhor caminho em direo ao verdadeiro desenvolvimento do pas e da sociedade.

Sobre a Fundao Educar DPaschoal

Sandra Aymone Karen Elis


Ilustraes

Conto popular adaptado por

ra uma vez um lugar muito distante, chamado Reino de Tudobem. Seu rei era Carlinhos Terceiro. Ele era um menino muito mimado e egosta. Vivia tendo ideias, mas elas s serviam para satisfazer suas vontades: De hoje em diante, o prato principal do almoo vai ser sorvete! A partir de hoje, os fins de semana vo ter cinco dias! As escolas s podem abrir nos outros dois dias!

J pensou?
2 3

omo voc deve imaginar, ele no tinha amigos. Quando queria jogar xadrez, chamava Juventino, o funcionrio do palcio que cuidava de sua educao. Que trabalho duro! Era muito difcil educar aquele reizinho... Voc pode jogar comigo? perguntava Carlinhos a Juventino. Mas quem ganha sempre sou eu! Deste jeito, no reino de Tudobem, acabava ficando tudo mal... At as crianas, que, no comeo, tinham gostado de tomar sorvete todo dia no almoo, j estavam ficando enjoadas e at doentes. E, com aquela histria de ter aulas s em dois dias da semana, iam ficar mais de quarenta anos na escola! Um dia, o reizinho ficou sabendo que a final do Campeonato de Futebol Entrerreinos ia acontecer em uma cidade vizinha. Ficou louco para assistir e decidiu fazer a viagem. Mas, naquele reino, as pessoas s andavam a p.

omo no existiam sapatos, qualquer pedrinha no cho machucava os ps de Carlinhos: Quem colocou estas pedras na estrada, Juventino? Descubra quem foi e mande falar comigo! No foi ningum, Majestade! tentou explicar Juventino. Pedras existem em todo lugar! No gosto! respondeu Carlinhos, com os ps mergulhados em uma bacia de gua fria.

le pensou, pensou, at ter mais uma de suas grandes ideias: ordenou que cobrissem todas as estradas do reino com couro macio. Todos se assustaram com a ideia, achando-a maluca e impossvel de ser realizada. Como sempre, Carlinhos no quis ouvir ningum: Se no tivermos bois e vacas suficientes para fornecer o couro, comprem os rebanhos dos reinos vizinhos! Juventino sabia que aquela ordem era absurda. melhor desistir desta ideia, Majestade! Seria muita crueldade sacrificar tantos animais. Alm disso, o reino de Tudobem no tem dinheiro para uma obra como esta. Quando viu que no ia ter jeito, Carlinhos Terceiro chorou, gritou, esperneou, jogou-se no cho... E nada disso adiantou.

epois de uma semana sem sair do quarto, ele ouviu o barulho de crianas brincando do lado de fora do palcio. Foi olhar pela janela e viu um grupo de meninos que jogava futebol. Carlinhos reconheceu um deles: era Palito, o filho de Juventino. Bem naquela hora, por causa de um chute mal dado, outro menino tinha machucado o p. Palito ajudou a cuidar do amigo e enrolou em seu p um pedao de pano.

10

11

cena no saa da cabea do reizinho. Pela primeira vez na vida, quis ter amigos e admirou a atitude de Palito. Pensou, pensou e teve outra ideia. S que, desta vez, era bem bacana. Mandou chamar Juventino e disse: Traga aqui umas peas de couro e uma faca! Depressa! O reizinho, ento, separou dois pedaos de couro. Depois, cortou umas tiras e, com elas, envolveu os prprios ps. Estavam inventados os sapatos! Carlinhos percebeu, ento, que muito mais fcil que forrar as estradas, era forrar os prprios ps.

12

13

arlinhos passou ainda alguns dias melhorando sua inveno, com a ajuda de costureiros e artesos do reino... Inventou at sapatos a partir de materiais reciclados! Mas, antes de apresentar sua inveno ao reino, quis fazer outra coisa: reuniu um grupo composto por professores, filsofos e sbios, fazendo deles seus conselheiros. E parou de criar leis sem p nem cabea! Os primeiros pares de sapatos que ficaram prontos Carlinhos Terceiro quis dar pessoalmente a Palito e seus amigos.

14

15

E, desde aquele dia, no reino de Tudobem, tudo ficou melhor! uando os meninos viram o reizinho chegar com aqueles presentes, quase no acreditaram: Que bacana! Isso... Isso para ns?! sim! respondeu Carlinhos, se afastando um pouco do campo. Posso assistir ao jogo de vocs? Queria ver se os sapatos funcionam! Ver? Palito perguntou. Voc no quer jogar com a gente? Afinal, muito melhor que mudar o mundo inteiro, comear a mudana por ns mesmos.

Dica:
Pense em algum espao ou situao que possa ser melhorada em sua escola. Conte para seus colegas e professores e, junto com eles, discuta as ideias que surgirem e proponha mudanas.

16

Potrebbero piacerti anche