Sei sulla pagina 1di 36

Apndice C

Signicado Ambiental e Sanitrio das Variveis de Qualidade


1. Signicado ambiental e sanitrio das variveis de qualidade das guas

1.1 Variveis Fsicas


1.1.1 Cor
A cor de uma amostra de gua est associada ao grau de reduo de intensidade que a luz sofre ao atravess-la (e esta reduo d-se por absoro de parte da radiao eletromagntica), devido presena de slidos dissolvidos, principalmente material em estado coloidal orgnico e inorgnico. Dentre os colides orgnicos, podem ser mencionados os cidos hmico e flvico, substncias naturais resultantes da decomposio parcial de compostos orgnicos presentes em folhas, dentre outros substratos. Tambm os esgotos domsticos se caracterizam por apresentarem predominantemente matria orgnica em estado coloidal, alm de diversos euentes industriais, que contm taninos (euentes de curtumes, por exemplo), anilinas (euentes de indstrias txteis, indstrias de pigmentos etc.), lignina e celulose (euentes de indstrias de celulose e papel, da madeira etc.). H tambm compostos inorgnicos capazes de causar cor na gua. Os principais so os xidos de ferro e mangans, que so abundantes em diversos tipos de solo. Alguns outros metais presentes em euentes industriais conferem-lhes cor, mas, em geral, ons dissolvidos pouco ou quase nada interferem na passagem da luz. O problema maior de cor na gua , em geral, o esttico, j que causa um efeito repulsivo na populao. importante ressaltar que a colorao, realizada na rede de monitoramento, consiste basicamente na observao visual do tcnico de coleta no instante da amostragem.

1.1.2 Srie de Slidos


Em saneamento, slidos nas guas correspondem a toda matria que permanece como resduo, aps evaporao, secagem ou calcinao da amostra a uma temperatura pr-estabelecida durante um tempo xado. Em linhas gerais, as operaes de secagem, calcinao e ltrao so as que denem as diversas fraes de slidos presentes na gua (slidos totais, em suspenso, dissolvidos, xos e volteis). Os mtodos empregados para a determinao de slidos so gravimtricos (utilizando-se balana analtica ou de preciso).

Relatrio de Qualidade das guas Superciais | Apndice C - Signicado Ambiental e Sanitrio das Variveis de Qualidade

Nos estudos de controle de poluio das guas naturais, principalmente nos estudos de caracterizao de esgotos sanitrios e de euentes industriais, as determinaes dos nveis de concentrao das diversas fraes de slidos resultam em um quadro geral da distribuio das partculas com relao ao tamanho (slidos em suspenso e dissolvidos) e com relao natureza (xos ou minerais e volteis ou orgnicos). Este quadro no denitivo para se entender o comportamento da gua em questo, mas constitui-se em uma informao preliminar importante. Deve ser destacado que, embora a concentrao de slidos volteis seja associada presena de compostos orgnicos na gua, no propicia qualquer informao sobre a natureza especca das diferentes molculas orgnicas eventualmente presentes que, inclusive, iniciam o processo de volatilizao em temperaturas diferentes, sendo a faixa compreendida entre 550-600C uma faixa de referncia. Alguns compostos orgnicos volatilizam-se a partir de 250C, enquanto que outros exigem, por exemplo, temperaturas superiores a 1000C. No controle operacional de sistemas de tratamento de esgotos, algumas fraes de slidos assumem grande importncia. Em processos biolgicos aerbios, como os sistemas de lodos ativados e de lagoas aeradas mecanicamente, bem como em processos anaerbios, as concentraes de slidos em suspenso volteis nos lodos dos reatores tem sido utilizadas para se estimar a concentrao de microrganismos decompositores da matria orgnica. Isto porque as clulas vivas so, em ltima anlise, compostos orgnicos e esto presentes formando ocos em grandes quantidades relativamente matria orgnica morta nos tanques de tratamento biolgico de esgotos. Embora no representem exatamente a frao ativa da biomassa presente, os slidos volteis tm sido utilizados de forma a atender as necessidades prticas do controle de rotina de uma Estao de Tratamento de Esgotos. Pode-se imaginar, por exemplo, as diculdades de se utilizar a concentrao de DNA para a identicao da biomassa ativa nos reatores biolgicos. Algumas fraes de slidos podem ser relacionadas, produzindo informaes importantes. o caso da relao entre Slidos em Suspenso Volteis e Slidos em Suspenso Totais (SSV/SST), que representa o grau de mineralizao de um lodo. Por exemplo, determinado lodo biolgico pode ter relao SSV/SST = 0,8 e, depois de sofrer processo de digesto bioqumica, ter esse valor reduzido abaixo de 0,4, j que, no processo de digesto bioqumica, a frao orgnica oxidada, enquanto a frao inorgnica se mantm. Para o recurso hdrico, os slidos podem causar danos aos peixes e vida aqutica. Eles podem sedimentar no leito dos rios destruindo organismos que fornecem alimentos ou, tambm, danicar os leitos de desova de peixes. Os slidos podem reter bactrias e resduos orgnicos no fundo dos rios, promovendo decomposio anaerbia. Altos teores de sais minerais, particularmente sulfato e cloreto, esto associados tendncia de corroso em sistemas de distribuio, alm de conferir sabor s guas.

1.1.3 Temperatura
Variaes de temperatura so parte do regime climtico normal e corpos de gua naturais apresentam variaes sazonais e diurnas, bem como estraticao vertical. A temperatura supercial inuenciada por fatores tais como latitude, altitude, estao do ano, perodo do dia, taxa de uxo e profundidade. A elevao da temperatura em um corpo dgua geralmente provocada por despejos industriais (indstrias canavieiras, por exemplo) e usinas termoeltricas.

Relatrio de Qualidade das guas Superciais | Apndice C - Signicado Ambiental e Sanitrio das Variveis de Qualidade

A temperatura desempenha um papel crucial no meio aqutico, condicionando as inuncias de uma srie de variveis fsico-qumicas. Em geral, medida que a temperatura aumenta, de 0 a 30C, viscosidade, tenso supercial, compressibilidade, calor especco, constante de ionizao e calor latente de vaporizao diminuem, enquanto a condutividade trmica e a presso de vapor aumentam. Organismos aquticos possuem limites de tolerncia trmica superior e inferior, temperaturas timas para crescimento, temperatura preferida em gradientes trmicos e limitaes de temperatura para migrao, desova e incubao do ovo.

1.1.4 Transparncia
Essa varivel pode ser medida facilmente no campo utilizando-se o disco de Secchi, um disco circular branco ou com setores branco e preto e um cabo graduado, que mergulhado na gua at a profundidade em que no seja mais possvel visualizar o disco. Essa profundidade, a qual o disco desaparece e logo reaparece, a profundidade de transparncia. A partir da medida do disco de Secchi, possvel estimar a profundidade da zona ftica, ou seja, a profundidade de penetrao vertical da luz solar na coluna dgua, que indica o nvel da atividade fotossinttica de lagos ou reservatrios.

1.1.5 Turbidez
A turbidez de uma amostra de gua o grau de atenuao de intensidade que um feixe de luz sofre ao atravess-la (esta reduo d-se por absoro e espalhamento, uma vez que as partculas que provocam turbidez nas guas so maiores que o comprimento de onda da luz branca), devido presena de slidos em suspenso, tais como partculas inorgnicas (areia, silte, argila) e detritos orgnicos, tais como algas e bactrias, plncton em geral etc. A eroso das margens dos rios em estaes chuvosas, que intensicada pelo mau uso do solo, um exemplo de fenmeno que resulta em aumento da turbidez das guas e que exige manobras operacionais, tais como alteraes nas dosagens de coagulantes e auxiliares, nas Estaes de Tratamento de guas. Este exemplo mostra tambm o carter sistmico da poluio, ocorrendo inter-relaes ou transferncia de problemas de um ambiente (gua, ar ou solo) para outro. Os esgotos domsticos e diversos euentes industriais tambm provocam elevaes na turbidez das guas. Um exemplo tpico deste fato ocorre em conseqncia das atividades de minerao, onde os aumentos excessivos de turbidez tm provocado formao de grandes bancos de lodo em rios e alteraes no ecossistema aqutico. Alta turbidez reduz a fotossntese de vegetao enraizada submersa e algas. Esse desenvolvimento reduzido de plantas pode, por sua vez, suprimir a produtividade de peixes. Logo, a turbidez pode inuenciar nas comunidades biolgicas aquticas. Alm disso, afeta adversamente os usos domstico, industrial e recreacional de uma gua.

Relatrio de Qualidade das guas Superciais | Apndice C - Signicado Ambiental e Sanitrio das Variveis de Qualidade

1.2. Variveis Qumicas


1.2.1 Alumnio
O alumnio e seus sais so usados no tratamento da gua, como aditivo alimentar, na fabricao de latas, telhas, papel alumnio, na indstria farmacutica etc. O alumnio pode atingir a atmosfera como material particulado por meio da suspenso de poeiras dos solos e tambm da combusto do carvo. Na gua, o metal pode ocorrer em diferentes formas e inuenciado pelo pH, temperatura e presena de uoretos, sulfatos, matria orgnica e outros ligantes. A solubilidade baixa em pH entre 5,5 e 6,0. As concentraes de alumnio dissolvido em guas com pH neutro variam de 0,001 a 0,05 mg/L, mas aumentam para 0,5-1 mg/L em guas mais cidas ou ricas em matria orgnica. Em guas com extrema acidez, afetadas por descargas de minerao, as concentraes de alumnio dissolvido podem ser maiores que 90 mg/L. Na gua potvel, os nveis do metal variam de acordo com a fonte de gua e com os coagulantes base de alumnio que so usados no tratamento da gua. Estudos americanos mostraram que as concentraes de alumnio, na gua tratada com coagulante, variaram de 0,01 a 1,3 mg/L, com uma concentrao mdia de 0,16 mg/L. O alumnio deve apresentar maiores concentraes em profundidade, onde o pH menor e pode ocorrer anaerobiose. Se a estraticao e consequente anaerobiose no for muito forte, o teor de alumnio diminui no corpo de gua como um todo, medida que se distancia a estao das chuvas. O aumento da concentrao de alumnio est associado com o perodo de chuvas e, portanto, com a alta turbidez. Outro aspecto da qumica do alumnio sua dissoluo no solo para neutralizar a entrada de cidos com as chuvas cidas. Nesta forma, ele extremamente txico vegetao e pode ser escoado para os corpos dgua. A principal via de exposio humana no ocupacional ao alumnio pela ingesto de alimentos e gua. No h indicaes de que o alumnio apresente toxicidade aguda por via oral, apesar de ampla ocorrncia em alimentos, gua potvel e medicamentos. No h indicao de carcinogenicidade para o alumnio. A Portaria 518/04 estabelece um valor mximo permitido de alumnio de 0,2 mg/L como padro de aceitao para gua de consumo humano.

1.2.2 Brio
Os compostos de brio so usados na indstria da borracha, txtil, cermica, farmacutica, entre outras. Ocorre naturalmente na gua, na forma de carbonatos em algumas fontes minerais, geralmente em concentraes entre 0,7 e 900 g/L. No um elemento essencial ao homem e em elevadas concentraes causa efeitos no corao, no sistema nervoso, constrio dos vasos sangneos, elevando a presso arterial. A morte pode ocorrer em poucas horas ou dias dependendo da dose e da solubilidade do sal de brio. O valor mximo permitido de brio na gua potvel de 0,7 mg/L (Portaria 518/04).

Relatrio de Qualidade das guas Superciais | Apndice C - Signicado Ambiental e Sanitrio das Variveis de Qualidade

1.2.3 Cdmio
O cdmio liberado ao ambiente por euentes industriais, principalmente, de galvanoplastias, produo de pigmentos, soldas, equipamentos eletrnicos, lubricantes e acessrios fotogrcos, bem como por poluio difusa causada por fertilizantes e poluio do ar local. Normalmente a concentrao de cdmio em guas no poludas inferior a 1 g/L. A gua potvel apresenta baixas concentraes, geralmente entre 0,01 e 1 g/L, entretanto pode ocorrer contaminao devido a presena de cdmio como impureza no zinco de tubulaes galvanizadas, soldas e alguns acessrios metlicos. A principal via de exposio para a populao no exposta ocupacionalmente ao cdmio e no fumante a oral. A ingesto de alimentos ou gua contendo altas concentraes de cdmio causa irritao no estmago, levando ao vmito, diarria e, s vezes, morte. Na exposio crnica o cdmio pode danicar os rins. No Japo, na dcada de 60, a contaminao da gua que irrigava as plantaes de arroz causou a doena conhecida como Itai-Itai, caracterizada por extrema dor generalizada, dano renal e fragilidade ssea. Experimentos com animais demonstram que o metal produz efeitos txicos em vrios rgos, como fgado, rins, pulmo e pncreas. um metal que se acumula em organismos aquticos, possibilitando sua entrada na cadeia alimentar. O padro de potabilidade xado pela Portaria 518/04 de 0,005 mg/L.

1.2.4 Carbono Orgnico Dissolvido (COD) e Carbono Orgnico Total (COT)


O carbono orgnico total a concentrao de carbono orgnico oxidado a CO2, em um forno a alta temperatura, e quanticado por meio de analisador infra-vermelho. Existem dois tipos de carbono orgnico no ecossistema aqutico: carbono orgnico particulado - COP e carbono orgnico dissolvido - COD. A anlise de COT considera as parcelas biodegradveis e no biodegradveis da matria orgnica, no sofrendo interferncia de outros tomos que estejam ligados estrutura orgnica, quanticando apenas o carbono presente na amostra. O carbono orgnico em gua doce origina-se da matria viva e tambm como componente de vrios euentes e resduos. Sua importncia ambiental deve-se ao fato de servir como fonte de energia para bactrias e algas, alm de complexar metais. A parcela formada pelos excretos de algas cianofceas pode, em concentraes elevadas, tornar-se txica, alm de causar problemas estticos. O carbono orgnico total na gua tambm um indicador til do grau de poluio do corpo hdrico.

1.2.5 Chumbo
O chumbo est presente no ar, no tabaco, nas bebidas e nos alimentos. Nestes, o chumbo tem ampla aplicao industrial, como na fabricao de baterias, tintas, esmaltes, inseticidas, vidros, ligas metlicas etc. A presena do metal na gua ocorre por deposio atmosfrica ou lixiviao do solo. O chumbo raramente encontrado na gua de torneira, exceto quando os encanamentos so base de chumbo, ou soldas, acessrios ou outras conexes. A exposio da populao em geral ocorre principalmente por ingesto de alimentos e bebidas contaminados. O chumbo pode afetar quase todos os rgos e sistemas do corpo, mas o mais sensvel o sistema nervoso, tanto em adultos como em crianas. A exposio aguda causa sede intensa, sabor metlico, inamao gastrintestinal, vmitos e diarrias. Na exposio prolongada so observados efeitos renais, cardiovasculares, neurolgicos e nos msculos e ossos, entre outros. um composto cumulativo

Relatrio de Qualidade das guas Superciais | Apndice C - Signicado Ambiental e Sanitrio das Variveis de Qualidade

provocando um envenenamento crnico denominado saturnismo. As doses letais para peixes variam de 0,1 a 0,4 mg/L, embora alguns resistam at 10 mg/L em condies experimentais. O padro de potabilidade para o chumbo estabelecido pela Portaria 518/04 de 0,01 mg/L.

1.2.6 Cloreto
O cloreto o nion Cl- que se apresenta nas guas subterrneas, oriundo da percolao da gua atravs de solos e rochas. Nas guas superciais, so fontes importantes de cloreto as descargas de esgotos sanitrios, sendo que cada pessoa expele atravs da urina cerca 4 g de cloreto por dia, que representam cerca de 90 a 95% dos excretos humanos. O restante expelido pelas fezes e pelo suor (WHO, 2009). Tais quantias fazem com que os esgotos apresentem concentraes de cloreto que ultrapassam 15 mg/L. Diversos so os euentes industriais que apresentam concentraes de cloreto elevadas como os da indstria do petrleo, algumas indstrias farmacuticas, curtumes etc. Nas regies costeiras, atravs da chamada intruso da cunha salina, so encontradas guas com nveis altos de cloreto. Nas guas tratadas, a adio de cloro puro ou em soluo leva a uma elevao do nvel de cloreto, resultante das reaes de dissociao do cloro na gua. O cloreto no apresenta toxicidade ao ser humano, exceto no caso da decincia no metabolismo de cloreto de sdio, por exemplo, na insucincia cardaca congestiva. A concentrao de cloreto em guas de abastecimento pblico constitui um padro de aceitao, j que provoca sabor salgado na gua. Concentraes acima de 250 mg/L causam sabor detectvel na gua, mas o limite depende dos ctions associados. Os consumidores podem, no entanto, habituarem-se a uma concentrao de 250 mg/L, como o caso de determinadas populaes rabes adaptadas ao uso de gua contendo 2.000 mg/L de cloreto. No caso do cloreto de clcio, o sabor s perceptvel em concentraes acima de 1.000 mg/L. A Portaria 518/04 do Ministrio da Sade estabelece o valor mximo de 250 mg/L de cloreto na gua potvel como padro de aceitao de consumo. Da mesma forma que o sulfato, sabe-se que o cloreto tambm interfere no tratamento anaerbio de euentes industriais, constituindo-se igualmente em interessante campo de investigao cientca. O cloreto provoca corroso em estruturas hidrulicas, como, por exemplo, em emissrios submarinos para a disposio ocenica de esgotos sanitrios, que por isso tm sido construdos com polietileno de alta densidade (PEAD). Interfere na determinao da DQO e, embora esta interferncia seja atenuada pela adio de sulfato de mercrio, as anlises de DQO da gua do mar no apresentam resultados conveis. Interfere tambm na determinao de nitratos. Tambm era utilizado como indicadores da contaminao por esgotos sanitrios, podendo-se associar a elevao do nvel de cloreto em um rio com o lanamento de esgotos sanitrios. Hoje, porm, o teste de coliformes termotolerantes mais preciso para esta funo. O cloreto apresenta tambm inuncia nas caractersticas dos ecossistemas aquticos naturais, por provocarem alteraes na presso osmtica em clulas de microrganismos.

Relatrio de Qualidade das guas Superciais | Apndice C - Signicado Ambiental e Sanitrio das Variveis de Qualidade

1.2.7 Cobre
O cobre tem vrios usos, como na fabricao de tubos, vlvulas, acessrios para banheiro e est presente em ligas e revestimentos. Na forma de sulfato (CuSO4.5H2O) usado como algicida. As fontes de cobre para o meio ambiente incluem minas de cobre ou de outros metais, corroso de tubulaes de lato por guas cidas, euentes de estaes de tratamento de esgotos, uso de compostos de cobre como algicidas aquticos, escoamento supercial e contaminao da gua subterrnea a partir do uso agrcola do cobre e precipitao atmosfrica de fontes industriais. O cobre ocorre naturalmente em todas as plantas e animais e um nutriente essencial em baixas doses. Estudos indicam que uma concentrao de 20 mg/L de cobre ou um teor total de 100 mg/L por dia na gua capaz de produzir intoxicaes no homem, com leses no fgado. Concentraes acima de 2,5 mg/L transmitem sabor amargo gua; acima de 1 mg/L produzem colorao em louas e sanitrios. Para peixes, muito mais que para o homem, as doses elevadas de cobre so extremamente nocivas. Concentraes de 0,5 mg/L so letais para trutas, carpas, bagres, peixes vermelhos de aqurios ornamentais e outros. Doses acima de 1,0 mg/L so letais para microorganismos. O padro de potabilidade para o cobre, de acordo com a Portaria 518/04, de 2 mg/L.

1.2.8 Condutividade
A condutividade a expresso numrica da capacidade de uma gua conduzir a corrente eltrica. Depende das concentraes inicas e da temperatura e indica a quantidade de sais existentes na coluna dgua e, portanto, representa uma medida indireta da concentrao de poluentes. Em geral, nveis superiores a 100 S/cm indicam ambientes impactados. A condutividade tambm fornece uma boa indicao das modicaes na composio de uma gua, especialmente na sua concentrao mineral, mas no fornece nenhuma indicao das quantidades relativas dos vrios componentes. A condutividade da gua aumenta medida que mais slidos dissolvidos so adicionados. Altos valores podem indicar caractersticas corrosivas da gua.

1.2.9 Cromo
O cromo utilizado na produo de ligas metlicas, estruturas da construo civil, fertilizantes, tintas, pigmentos, curtumes, preservativos para madeira, entre outros usos. A maioria das guas superciais contem entre 1 e 10 g/L de cromo. A concentrao do metal na gua subterrnea geralmente baixa (< 1 g/L). Na forma trivalente, o cromo essencial ao metabolismo humano e sua carncia causa doenas. Na forma hexavalente, txico e cancergeno. Os limites mximos so estabelecidos basicamente em funo do cromo hexavalente. A Portaria 518/04 estabelece um valor mximo permitido de 0,05 mg/L de cromo na gua potvel.

Relatrio de Qualidade das guas Superciais | Apndice C - Signicado Ambiental e Sanitrio das Variveis de Qualidade

1.2.10 DDT (Dicloro Difenil Tricloroetano)


O DDT uma mistura de trs formas: p,p-DDT (85%), o,p-DDT (15%) e o,o-DDT (em valores-trao). Inseticida persistente que tem seu uso restrito ou banido em vrios pases, exceto para campanhas de sade pblica no controle de doenas transmitidas por insetos. O DDT e seus metablitos podem ser transportados de um meio para outro, no ambiente, por processos de solubilizao, adsoro, bioacumulao ou volatilizao. Na superfcie do solo ocorre a foto-oxidao do DDT, sendo a fotodesclorinao a principal reao, que acontece em dois estgios: rpida reduo do cloro aliftico e lenta reduo do cloro aromtico. A reao tem como produtos primrios o DDE (Dicloro Difenil Dicloro Etileno), o DDD (Dicloro Difenil Dicloro Etano) e o cido clordrico. Na gua, a maior parte do DDT encontra-se rmemente ligada a partculas e assim permanece indo depositar-se no leito de rios e mares. O DDT, DDE e DDD so altamente lipossolveis. Esta propriedade, aliada meia-vida extremamente longa, tem resultado em bioacumulao, onde os nveis presentes nos organismos excedem aqueles encontrados no ambiente circundante. O grau de acumulao varia com a espcie, durao da exposio, concentrao da substncia no meio e as condies ambientais. Quando presente na gua, o DDT bioconcentrado no plncton marinho e de gua doce, em insetos, moluscos, outros invertebrados e peixes. Tipicamente, a exposio humana e animal no ocorre apenas ao DDT, mas sim a uma mistura dos trs compostos. Isto porque DDE e DDD aparecem como impurezas do DDT, so produtos de degradao ambiental e so produzidos no processo de biotransformao do DDT. A via digestiva considerada a mais signicativa via de entrada do DDT no organismo humano, devido ao consumo de alimentos ou uso de utenslios contaminados. Os principais efeitos do DDT so: neurotoxicidade, hepatoxicidade, efeitos metablicos e alteraes reprodutivas e cncer. Nos seres humanos, como em outras espcies, o DDT se biotransforma em DDE, que acumulado mais facilmente que o DDT. A Portaria 518/04 do Ministrio da Sade estabelece um valor mximo permitido de DDT (ismeros) de 2 g/L na gua potvel.

1.2.11 Demanda Bioqumica de Oxignio (DBO)


A DBO de uma gua a quantidade de oxignio necessria para oxidar a matria orgnica por decomposio microbiana aerbia para uma forma inorgnica estvel. A DBO normalmente considerada como a quantidade de oxignio consumido durante um determinado perodo de tempo, numa temperatura de incubao especca. Um perodo de tempo de 5 dias numa temperatura de incubao de 20C freqentemente usado e referido como DBO5,20. Na gura 1, sintetiza-se o fenmeno da degradao biolgica de compostos que ocorre nas guas naturais, que tambm se procura reproduzir sob condies controladas nas estaes de tratamento de esgotos e, particularmente, durante a anlise da DBO.

Relatrio de Qualidade das guas Superciais | Apndice C - Signicado Ambiental e Sanitrio das Variveis de Qualidade

Figura 1 - Metabolismo de microrganismos heterotrcos


Produtos nais Respirao endgena

Carbono Orgnico

Energia

Sntese celular

Resduo orgnico

Nutrientes

Neste esquema, apresenta-se o metabolismo dos microrganismos heterotrcos, em que os compostos orgnicos biodegradveis so transformados em produtos nais estveis ou mineralizados, tais como gua, gs carbnico, sulfatos, fosfatos, amnia, nitratos etc. Nesse processo h consumo de oxignio da gua e liberao da energia contida nas ligaes qumicas das molculas decompostas. Os microrganismos desempenham este importante papel no tratamento de esgotos, pois necessitam desta energia liberada, alm de outros nutrientes para exercer suas funes celulares, tais como reproduo e locomoo, o que genericamente se denomina quimiossntese. Quando passa a ocorrer insucincia de nutrientes no meio, os microrganismos sobreviventes passam a se alimentar do material das clulas que tm a membrana celular rompida. Este processo se denomina respirao endgena. Finalmente, h, neste circuito, compostos que os microrganismos so incapazes de produzir enzimas que possam romper suas ligaes qumicas, permanecendo inalterados. Ao conjunto destes compostos d-se o nome de resduo no biodegradvel ou recalcitrante. Pelo fato de a DBO5,20 somente medir a quantidade de oxignio consumido num teste padronizado, no indica a presena de matria no biodegradvel, nem leva em considerao o efeito txico ou inibidor de materiais sobre a atividade microbiana. Os maiores aumentos em termos de DBO, num corpo dgua, so provocados por despejos de origem predominantemente orgnica. A presena de um alto teor de matria orgnica pode induzir ao completo esgotamento do oxignio na gua, provocando o desaparecimento de peixes e outras formas de vida aqutica. Um elevado valor da DBO pode indicar um incremento da microora presente e interferir no equilbrio da vida aqutica, alm de produzir sabores e odores desagradveis e, ainda, pode obstruir os ltros de areia utilizados nas estaes de tratamento de gua. No campo do tratamento de esgotos, a DBO um parmetro importante no controle das ecincias das estaes, tanto de tratamentos biolgicos aerbios e anaerbios, bem como fsico-qumicos (embora de fato ocorra demanda de oxignio apenas nos processos aerbios, a demanda potencial pode ser medida entrada e sada de qualquer tipo de tratamento). Na legislao do Estado de So Paulo, no Decreto Estadual n. 8468, a DBO de cinco dias padro de emisso de esgotos diretamente nos corpos dgua, sendo exigidos uma DBO mxima de 60 mg/L ou uma ecincia global mnima do processo de tratamento igual a 80%. Este ltimo critrio favorece os euentes industriais concentrados, que podem ser lanados com valores de DBO ainda altos, mesmo com remoo acima de 80%.

Relatrio de Qualidade das guas Superciais | Apndice C - Signicado Ambiental e Sanitrio das Variveis de Qualidade

10

A carga de DBO expressa em kg/dia, um parmetro fundamental no projeto das estaes de tratamento biolgico de esgotos. Dela resultam as principais caractersticas do sistema de tratamento, como reas e volumes de tanques, potncias de aeradores etc. A carga de DBO produto da vazo do euente pela concentrao de DBO. Por exemplo, em uma indstria j existente, em que se pretenda instalar um sistema de tratamento, pode-se estabelecer um programa de medies de vazo e de anlises de DBO para a obteno da carga. O mesmo pode ser feito em um sistema de esgotos sanitrios j implantado. Na impossibilidade, costuma-se recorrer a valores unitrios estimativos. No caso de esgotos sanitrios, tradicional no Brasil a adoo de uma contribuio per capita de DBO5,20 de 54 g.hab-1.dia-1. Porm, h a necessidade de melhor denio deste parmetro atravs de determinaes de cargas de DBO5,20 em bacias de esgotamento com populao conhecida. No caso dos euentes industriais, tambm se costuma estabelecer contribuies unitrias de DBO5,20 em funo de unidades de massa ou de volume de produto processado. Na Tabela 1 so apresentados valores tpicos de concentrao e contribuio unitria de DBO5,20 para diferentes tipos de euentes.
Tabela 1 - Concentraes e contribuies unitrias tpicas de DBO5,20 de esgoto domstico e euentes industriais.
TIPO DE EFLUENTE Esgoto sanitrio Celulose branqueada (processo Kraft) Txtil Laticnio Abatedouro bovino curtume (ao cromo) Cervejaria Refrigerante suco ctrico concentrado acar e lcool Fonte: Braile; Cavalcanti (1993). 1.611-1.784 940-1.335 2.100-3.000 25.000 250-600 1.000-1.500 1.125 2.500 1.718 1.188 1,5-1,8 kg/m leite 6,3 kg/1.000 kg peso vivo 88 kg/t pele salgada 10,4 kg/m cerveja 4,8 kg/m refrigerante 2,0 kg/1000 kg laranja CONCENTRAO DBO5,20 (mg/L) FAIXA 110-400 VALOR TPICO 220 300 CONTRIBUIO UNITRIA DE DBO5,20 (kg/dia) FAIXA --29,2 a 42,7 kg/t VALOR TPICO 54 g/hab.dia

1.2.12 Demanda Qumica de Oxignio (DQO)


a quantidade de oxignio necessria para oxidao da matria orgnica de uma amostra por meio de um agente qumico, como o dicromato de potssio. Os valores da DQO normalmente so maiores que os da DBO5,20, sendo o teste realizado num prazo menor. O aumento da concentrao de DQO num corpo dgua deve-se principalmente a despejos de origem industrial. A DQO um parmetro indispensvel nos estudos de caracterizao de esgotos sanitrios e de euentes industriais. A DQO muito til quando utilizada conjuntamente com a DBO para observar a biodegradabilidade de despejos. Sabe-se que o poder de oxidao do dicromato de potssio maior do que o que resulta mediante a ao de microrganismos, exceto rarssimos casos como hidrocarbonetos aromticos e piridina. Desta forma, os resultados da DQO de uma amostra so superiores aos de DBO. Como na DBO mede-se apenas a frao

Relatrio de Qualidade das guas Superciais | Apndice C - Signicado Ambiental e Sanitrio das Variveis de Qualidade

11

biodegradvel, quanto mais este valor se aproximar da DQO signica que mais biodegradvel ser o euente. comum aplicar-se tratamentos biolgicos para euentes com relaes DQO/DBO5,20 de 3/1, por exemplo. Mas valores muito elevados desta relao indicam grandes possibilidades de insucesso, uma vez que a frao biodegradvel torna-se pequena, tendo-se ainda o tratamento biolgico prejudicado pelo efeito txico sobre os microrganismos exercido pela frao no biodegradvel. A DQO tem demonstrado ser um parmetro bastante eciente no controle de sistemas de tratamentos anaerbios de esgotos sanitrios e de euentes industriais. Aps o impulso que estes sistemas tiveram em seus desenvolvimentos a partir da dcada de 70, quando novos modelos de reatores foram criados e muitos estudos foram conduzidos, observa-se o uso prioritrio da DQO para o controle das cargas aplicadas e das ecincias obtidas. A DBO nestes casos tem sido utilizada apenas como parmetro secundrio, mais para se vericar o atendimento legislao, uma vez que tanto a legislao federal quanto a do Estado de So Paulo no incluem a DQO. Parece que os slidos carreados dos reatores anaerbios devido ascenso das bolhas de gs produzidas ou devido ao escoamento, trazem maiores desvios nos resultados de DBO do que nos de DQO. Outro uso importante que se faz da DQO para a previso das diluies das amostras na anlise de DBO. Como o valor da DQO superior e o resultado pode ser obtido no mesmo dia da coleta, essa varivel poder ser utilizado para balizar as diluies. No entanto, deve-se observar que a relao DQO/DBO5,20 diferente para os diversos euentes e que, para um mesmo euente, a relao altera-se mediante tratamento, especialmente o biolgico. Desta forma, um euente bruto que apresente relao DQO/DBO5,20 igual a 3/1, poder, por exemplo, apresentar relao da ordem de 10/1 aps tratamento biolgico, que atua em maior extenso sobre a DBO5,20.

1.2.13 Fenis
Os fenis e seus derivados aparecem nas guas naturais atravs das descargas de euentes industriais. Indstrias de processamento da borracha, colas e adesivos, resinas impregnantes, componentes eltricos (plsticos) e as siderrgicas, entre outras, so responsveis pela presena de fenis nas guas naturais. Os fenis so txicos ao homem, aos organismos aquticos e aos microrganismos que tomam parte dos sistemas de tratamento de esgotos sanitrios e de euentes industriais. Em sistemas de lodos ativados, concentraes de fenis na faixa de 50 a 200 mg/L trazem inibio da atividade microbiana, sendo que 40 mg/L so sucientes para a inibio da nitricao. Na digesto anaerbia, 100 a 200 mg/L de fenis tambm provocam inibio. Estudos recentes tm demonstrado que, sob processo de aclimatao, concentraes de fenol superiores a 1000 mg/L podem ser admitidas em sistemas de lodos ativados. Em pesquisas em que o reator biolgico foi alimentado com cargas decrescentes de esgoto sanitrio e com carga constante de euente sinttico em que o nico tipo de substrato orgnico era o fenol puro, conseguiu-se ao nal a estabilidade do reator alimentado somente com o euente sinttico contendo 1.000 mg/L de fenol. No Estado de So Paulo, existem muitas indstrias contendo euentes fenlicos ligados rede pblica de coleta de esgotos. Para isso, devem sofrer tratamento na prpria unidade industrial de modo a reduzir o ndice de fenis para abaixo de 5,0 mg/L (Artigo 19-A do Decreto Estadual n. 8.468/76).

Relatrio de Qualidade das guas Superciais | Apndice C - Signicado Ambiental e Sanitrio das Variveis de Qualidade

12

O ndice de fenis constitui tambm padro de emisso de esgotos diretamente no corpo receptor, sendo estipulado o limite de 0,5 mg/L tanto pela legislao do Estado de So Paulo (Artigo 18 do Decreto Estadual n. 8.468/76) quanto pela Legislao Federal (Artigo 34 da Resoluo n. 357/05 do Conama). Nas guas naturais, os padres para os compostos fenlicos so bastante restritivos, tanto na legislao federal quanto na do Estado de So Paulo. Nas guas tratadas, os fenis reagem com o cloro livre formando os clorofenis que produzem sabor e odor na gua.

1.2.14 Ferro
O ferro aparece principalmente em guas subterrneas devido dissoluo do minrio pelo gs carbnico da gua, conforme a reao:

Fe + CO2 + O2 FeCO3
O carbonato ferroso solvel e frequentemente encontrado em guas de poos contendo elevados nveis de concentrao de ferro. Nas guas superciais, o nvel de ferro aumenta nas estaes chuvosas devido ao carreamento de solos e a ocorrncia de processos de eroso das margens. Tambm poder ser importante a contribuio devida a euentes industriais, pois muitas indstrias metalrgicas desenvolvem atividades de remoo da camada oxidada (ferrugem) das peas antes de seu uso, processo conhecido por decapagem, que normalmente procedida atravs da passagem da pea em banho cido. Nas guas tratadas para abastecimento pblico, o emprego de coagulantes a base de ferro provoca elevao em seu teor. O ferro, apesar de no se constituir em um txico, traz diversos problemas para o abastecimento pblico de gua. Confere cor e sabor gua, provocando manchas em roupas e utenslios sanitrios. Tambm traz o problema do desenvolvimento de depsitos em canalizaes e de ferro-bactrias, provocando a contaminao biolgica da gua na prpria rede de distribuio. Por estes motivos, o ferro constitui-se em padro de potabilidade, tendo sido estabelecida a concentrao limite de 0,3 mg/L na Portaria 518/04 do Ministrio da Sade. tambm padro de emisso de esgotos e de classicao das guas naturais. No Estado de So Paulo estabelece-se o limite de 15 mg/L para concentrao de ferro solvel em euentes descarregados na rede coletora de esgotos seguidas de tratamento (Decreto n 8.468). No tratamento de guas para abastecimento pblico, deve-se destacar a inuncia da presena de ferro na etapa de coagulao e oculao. As guas que contm ferro caracterizam-se por apresentar cor elevada e turbidez baixa. Os ocos formados geralmente so pequenos, ditos pontuais, com velocidades de sedimentao muito baixa. Em muitas estaes de tratamento de gua, este problema s resolvido mediante a aplicao de cloro, denominada de pr-clorao. Atravs da oxidao do ferro pelo cloro, os ocos tornam-se maiores e a estao passa a apresentar um funcionamento aceitvel. No entanto, conceito clssico que, por outro lado, a pr-clorao de guas deve ser evitada, pois em caso da existncia de certos compostos orgnicos chamados precursores, o cloro reage com eles formando trihalometanos, associados ao desenvolvimento do cncer.

Relatrio de Qualidade das guas Superciais | Apndice C - Signicado Ambiental e Sanitrio das Variveis de Qualidade

13

1.2.15 Fluoreto
O or o mais eletronegativo de todos os elementos qumicos. to reativo que nunca encontrado em sua forma elementar na natureza, sendo normalmente encontrado na sua forma combinada como uoreto. O or o 17 elemento em abundncia na crosta terrestre representando de 0,06 a 0,9% e ocorrendo principalmente na forma de uorita (CaF2), uoroapatita (F10(PO4)6) e criolita (Na3AlF6). Porm, para que haja disponibilidade de uoreto livre, ou seja, disponvel biologicamente, so necessrias condies ideais de solo, presena de outros minerais ou outros componentes qumicos e gua. Traos de uoreto so normalmente encontrados em guas naturais e concentraes elevadas geralmente esto associadas com fontes subterrneas. Em locais onde existem minerais ricos em or, tais como prximos a montanhas altas ou reas com depsitos geolgicos de origem marinha, concentraes de at 10 mg/L ou mais so encontradas. A maior concentrao de or registrada em guas naturais de 2.800 mg/L, no Qunia. O uossilicato de sdio era o composto mais utilizado, tendo sido substitudo pelo cido uossilcico em diversas estaes de tratamento de gua. Apesar da corrosividade do cido, o fato de se apresentar na forma lquida facilita sua aplicao e o controle seguro das dosagens, condio fundamental para a uoretao. O uoreto de sdio muito caro e o uoreto de clcio, pouco solvel. Alguns euentes industriais tambm descarregam uoreto nas guas naturais, tais como as indstrias de vidro e de os condutores de eletricidade. No ar, a presena de uoreto deve-se principalmente a emisses industriais e sua concentrao varia com o tipo de atividade. Estima-se um valor de exposio abaixo de 1 g/L, pouco signicativo em relao quantidade ingerida atravs da gua e de alimentos. Todos os alimentos possuem ao menos traos de uoreto. Os vegetais possuem concentraes maiores principalmente devido absoro da gua e do solo. Alguns alimentos tais como peixes, certos vegetais e ch, possuem altas concentraes de uoreto. O uso da gua uoretada na preparao de alimentos pode dobrar a quantidade de uoreto presente. Estima-se uma quantidade diria ingerida de 0,2 a 3,1 mg para adultos e 0,5 mg para crianas de 1 a 3 anos. Outras fontes de uoreto so as pastas de dente, gomas de mascar, vitaminas e remdios. O uso tpico de uoreto contribui para uma absoro maior. O uoreto ingerido atravs da gua quase completamente absorvido pelo corpo humano, enquanto que o or presente nos alimentos no totalmente absorvido; em alguns casos como atravs de peixes e outras carnes, chega apenas a 25%. Uma vez absorvido, o uoreto distribudo rapidamente pelo corpo humano, grande parte retida nos ossos, enquanto que uma pequena parte nos dentes. O uoreto pode ser excretado pela urina e sua eliminao inuenciada por uma srie de fatores tais como o estado de sade da pessoa e seu grau de exposio a esta substncia. O uoreto adicionado s guas de abastecimento pblico para conferir-lhes proteo crie dentria. O uoreto reduz a solubilidade da parte mineralizada do dente, tornando-o mais resistente ao de bactrias e inibindo processos enzimticos que dissolvem a substncia orgnica protica e o material calcicante do dente. Constitui-se tambm em meio imprprio ao desenvolvimento de Lactobacilus acidophilus. A ingesto necessria de uoreto de 1,5 mg/dia, o que, para um consumo de 1,2 a 1,6 litros gua de por dia, corresponde a concentraes da ordem de 1,0 mg/L. Porm, a uoretao das guas deve ser executada sob controle rigoroso, utilizando-se bons equipamentos de dosagem e implantando-se programas efetivos de controle de residual de uoreto na rede de abastecimento de gua, pois, de acordo com estudos desenvolvidos nos Estados Unidos, concentraes de uoreto acima de 1,5 mg/L aumentam a incidncia da uorose dentria. A Portaria 518/04 estabelece um valor mximo permitido para uoreto de 1,5 mg/L na gua potvel.

Relatrio de Qualidade das guas Superciais | Apndice C - Signicado Ambiental e Sanitrio das Variveis de Qualidade

14

1.2.16 Fsforo Total


O fsforo aparece em guas naturais devido, principalmente, s descargas de esgotos sanitrios. A matria orgnica fecal e os detergentes em p empregados em larga escala domesticamente constituem a principal fonte. Alguns euentes industriais, como os de indstrias de fertilizantes, pesticidas, qumicas em geral, conservas alimentcias, abatedouros, frigorcos e laticnios, apresentam fsforo em quantidades excessivas. As guas drenadas em reas agrcolas e urbanas tambm podem provocar a presena excessiva de fsforo em guas naturais. O fsforo pode se apresentar nas guas sob trs formas diferentes. Os fosfatos orgnicos so a forma em que o fsforo compe molculas orgnicas, como a de um detergente, por exemplo. Os ortofosfatos so representados pelos radicais, que se combinam com ctions formando sais inorgnicos nas guas e os polifosfatos, ou fosfatos condensados, polmeros de ortofosfatos. Esta terceira forma no muito importante nos estudos de controle de qualidade das guas, porque sofre hidrlise, convertendo-se rapidamente em ortofosfatos nas guas naturais. Assim como o nitrognio, o fsforo constitui-se em um dos principais nutrientes para os processos biolgicos, ou seja, um dos chamados macro-nutrientes, por ser exigido tambm em grandes quantidades pelas clulas. Nesta qualidade, torna-se parmetro imprescindvel em programas de caracterizao de euentes industriais que se pretende tratar por processo biolgico. Em processos aerbios, como informado anteriormente, exige-se uma relao DBO5:N:P mnima de 100:5:1, enquanto que em processos anaerbios tem-se exigido a relao DQO:N:P mnima de 350:7:1. Os esgotos sanitrios no Brasil apresentam, tipicamente, concentrao de fsforo total na faixa de 6 a 10 mgP/L, no exercendo efeito limitante sobre os tratamento biolgicos. Alguns euentes industriais, porm, no possuem fsforo em suas composies, ou apresentam concentraes muito baixas. Neste caso, devem ser adicionados articialmente compostos contendo fsforo como o monoamnio-fosfato (MAP) que, por ser usado em larga escala como fertilizante, apresenta custo relativamente baixo. Ainda por ser nutriente para processos biolgicos, o excesso de fsforo em esgotos sanitrios e euentes industriais conduz a processos de eutrozao das guas naturais.

1.2.17 Hidrocarbonetos Aromticos Policclicos (HAP)


Os hidrocarbonetos aromticos policclicos so uma classe de compostos orgnicos semi-volteis, formados por anis benznicos ligados de forma linear, angular ou agrupados, contendo na sua estrutura somente carbono e hidrognio. Dos hidrocarbonetos aromticos policclicos, dezesseis so indicados pela Agncia de Proteo Ambiental dos Estados Unidos como sendo poluentes prioritrios, que tm sido cuidadosamente estudados devido sua toxicidade, persistncia e predominncia no meio ambiente, so eles: acenafteno, acenaftileno, antraceno, benzo(a)antraceno, benzo(a)uoranteno, benzo(a)pireno, benzo(k)uoranteno, benzo(g,h,i)perileno, criseno, dibenzo(a,h)antraceno, fenantreno, uoranteno, uoreno, indeno(1,2,3-cd)pireno naftaleno e pireno. O comportamento, transporte e destino desses compostos no meio ambiente dependem de suas caractersticas fsico-qumicas e bioqumicas. Geralmente os HAP so persistentes no meio ambiente e possuem baixa solubilidade em gua, com exceo do naftaleno, que relativamente solvel (32 mg/L). Na maioria dos casos, essa solubilidade diminui com o aumento do nmero de anis e da massa molecular do composto.

Relatrio de Qualidade das guas Superciais | Apndice C - Signicado Ambiental e Sanitrio das Variveis de Qualidade

15

Esta uma das propriedades mais importantes no transporte desses compostos no meio ambiente. Os compostos mais solveis em gua so transportados mais facilmente, pois tendem a ter uma baixa adsoro nas partculas de solo. Alm disso, so mais susceptveis biodegradao, devido sua estrutura mais simples. Os HAP podem causar efeitos toxicolgicos no crescimento, metabolismo e reproduo de toda a biota (microrganismos, plantas terrestres, biota aqutica, anfbios, rpteis, aves e mamferos). Estes efeitos podem associar-se formao de tumores, toxicidade aguda, bioacumulao e danos pele de diversas espcies de animais. Os principais objetos de pesquisa desses compostos tm sido as suas propriedades carcinognicas, mutagnicas e genotxicas. As evidncias de que misturas de HAP so carcinognicas ao ser humano surgiram, principalmente, de estudos com trabalhadores expostos aos compostos aps exposio por via inalatria e drmica. No existem dados sobre exposio humana por via oral. Para a populao geral, as principais fontes de exposio aos HAP so alimentos, ar atmosfrico e ambientes internos. A Portaria 518/04 no estabelece um valor mximo de HAP na gua potvel, mas adota o padro de 0,7 g/L para benzo[a]pireno, valor esse tambm recomendado pela OMS.

1.2.19 Mangans
O mangans e seus compostos so usados na indstria do ao, ligas metlicas, baterias, vidros, oxidantes para limpeza, fertilizantes, vernizes, suplementos veterinrios, entre outros usos. Ocorre naturalmente na gua supercial e subterrnea, no entanto, as atividades antropognicas so tambm responsveis pela contaminao da gua. Raramente atinge concentraes de 1,0 mg/L em guas superciais naturais e, normalmente, est presente em quantidades de 0,2 mg/L ou menos. Desenvolve colorao negra na gua, podendo se apresentar nos estados de oxidao Mn+2 (mais solvel) e Mn+4 (menos solvel). Concentrao menor que 0,05 mg/L geralmente aceita por consumidores, devido ao fato de no ocorrerem, nesta faixa de concentrao, manchas negras ou depsitos de seu xido nos sistemas de abastecimento de gua. muito usado na indstria do ao. O mangans um elemento essencial para muitos organismos, incluindo o ser humano. A principal exposio humana ao mangans por consumo de alimentos. O padro de aceitao para consumo humano do mangans 0,1 mg/L (Portaria 518).

1.2.20 Mercrio
O mercrio usado na produo eletroltica do cloro, em equipamentos eltricos, amalgamas e como matria prima para compostos de mercrio. No Brasil largamente utilizado em garimpos para extrao do ouro. Casos de contaminao j foram identicados no Pantanal, no norte brasileiro e em outras regies. Est presente na forma inorgnica na gua supercial e subterrnea. As concentraes geralmente esto abaixo de 0,5 g/L, embora depsitos de minrios possam elevar a concentrao do metal na gua subterrnea. Entre as fontes antropognicas de mercrio no meio aqutico destacam-se as indstrias cloro-lcali de clulas de mercrio, vrios processos de minerao e fundio, euentes de estaes de tratamento de esgotos, indstrias de tintas etc.

Relatrio de Qualidade das guas Superciais | Apndice C - Signicado Ambiental e Sanitrio das Variveis de Qualidade

16

A principal via de exposio humana ao mercrio por ingesto de alimentos. O metal altamente txico ao homem, sendo que doses de 3 a 30 gramas so letais. Apresenta efeito cumulativo e provoca leses cerebrais. A intoxicao aguda caracterizada por nuseas, vmitos, dores abdominais, diarria, danos nos ossos e morte. Esta intoxicao pode ser fatal em 10 dias. A intoxicao crnica afeta glndulas salivares, rins e altera as funes psicolgicas e psicomotoras. Em Minamata (Japo), o lanamento de grande quantidade de mercrio orgnico - metil mercrio - contaminou peixes e moradores da regio, provocando graves leses neurolgicas e mortes. O pescado um dos maiores contribuintes para a transferncia de mercrio para o homem, sendo que este se mostra mais txico na forma de compostos organo-metlicos. O padro de potabilidade xado pela Portaria 518/04 do Ministrio da Sade de 0,001 mg/L.

1.2.21 Nquel
O nquel e seus compostos so utilizados em galvanoplastia, na fabricao de ao inoxidvel, manufatura de baterias Ni-Cd, moedas, pigmentos, entre outros usos. Concentraes de nquel em guas superciais naturais podem chegar a 0,1 mg/L; valores elevados podem ser encontrados em reas de minerao. Na gua potvel, a concentrao do metal normalmente menor que 0,02 mg/L, embora a liberao de nquel de torneiras e acessrios possa contribuir para valores acima de 1 mg/L. A maior contribuio antropognica para o meio ambiente a queima de combustveis, alm da minerao e fundio do metal, fuso e modelagem de ligas, indstrias de eletrodeposio, fabricao de alimentos, artigos de panicadoras, refrigerantes e sorvetes aromatizados. Doses elevadas de nquel podem causar dermatites nos indivduos mais sensveis. A principal via de exposio para a populao no exposta ocupacionalmente ao nquel e no fumante o consumo de alimentos. A ingesto de elevadas doses de sais causa irritao gstrica. O efeito adverso mais comum da exposio ao nquel uma reao alrgica; cerca de 10 a 20% da populao sensvel ao metal. A Portaria 518/04 no estabelece um valor mximo permitido de nquel na gua potvel, j a Organizao Mundial da Sade recomenda o valor de 0,07 mg/L.

1.2.22 leos e Graxas


Os leos e graxas so substncias orgnicas de origem mineral, vegetal ou animal. Estas substncias geralmente so hidrocarbonetos, gorduras, steres, entre outros. So raramente encontrados em guas naturais, sendo normalmente oriundas de despejos e resduos industriais, esgotos domsticos, euentes de ocinas mecnicas, postos de gasolina, estradas e vias pblicas. leos e graxas, de acordo com o procedimento analtico empregado, consistem no conjunto de substncias que consegue ser extrado da amostra por determinado solvente e que no se volatiliza durante a evaporao do solvente a 100C. Essas substncias, solveis em n-hexano, compreendem cidos graxos, gorduras animais, sabes, graxas, leos vegetais, ceras, leos minerais etc. Este parmetro costuma ser identicado tambm por MSH material solvel em hexano. Os despejos de origem industrial so os que mais contribuem para o aumento de matrias graxas nos corpos dgua, entre eles os de renarias, frigorcos, saboarias etc. A pequena solubilidade dos leos e graxas constitui um fator negativo no que se refere sua degradao em unidades de tratamento de despejos por processos biolgicos e causam problemas no tratamento dgua quando presentes em

Relatrio de Qualidade das guas Superciais | Apndice C - Signicado Ambiental e Sanitrio das Variveis de Qualidade

17

mananciais utilizados para abastecimento pblico. A presena de material graxo nos corpos hdricos, alm de acarretar problemas de origem esttica, diminui a rea de contato entre a superfcie da gua e o ar atmosfrico, impedindo, dessa maneira, a transferncia do oxignio da atmosfera para a gua. Em seu processo de decomposio, os leos e graxas reduzem o oxignio dissolvido, devido elevao da DBO5,20 e da DQO, causando prejuzos ao ecossistema aqutico. Na legislao brasileira a recomendao de que os leos e as graxas sejam virtualmente ausentes para os corpos dgua de classes 1, 2 e 3.

1.2.23 Ortofosfato Solvel


Os ortofosfatos so biodisponveis e uma vez assimilados, so convertidos em fosfato orgnico e em fosfatos condensados. Aps a morte de um organismo, os fosfatos condensados so liberados na gua; entretanto, no esto disponveis para absoro biolgica at que sejam hidrolizados por bactrias para ortofosfatos.

1.2.24 Oxignio Dissolvido (OD)


O oxignio proveniente da atmosfera dissolve-se nas guas naturais, devido diferena de presso parcial. Este mecanismo regido pela Lei de Henry, que dene a concentrao de saturao de um gs na gua, em funo da temperatura:

CSAT = .pgs
onde uma constante que varia inversamente proporcional temperatura e pgs a presso exercida pelo gs sobre a superfcie do lquido. No caso do oxignio, ele constituinte de 21% da atmosfera e, pela lei de Dalton, exerce uma presso de 0,21 atm. Para 20C, por exemplo, igual a 43,9 e, portanto, a concentrao de saturao de oxignio em uma gua supercial igual a 43,9 x 0,21 = 9,2 mg/L. muito comum em livros de qumica, a apresentao de tabelas de concentraes de saturao de oxignio em funo da temperatura, da presso e da salinidade da gua. A taxa de reintroduo de oxignio dissolvido em guas naturais atravs da superfcie depende das caractersticas hidrulicas e proporcional velocidade, sendo que a taxa de reaerao supercial em uma cascata (queda dgua) maior do que a de um rio de velocidade normal, que por sua vez apresenta taxa superior de uma represa, com a velocidade normalmente bastante baixa. Outra fonte importante de oxignio nas guas a fotossntese de algas. Esta fonte no muito signicativa nos trechos de rios jusante de fortes lanamentos de esgotos. A turbidez e a cor elevadas dicultam a penetrao dos raios solares e apenas poucas espcies resistentes s condies severas de poluio conseguem sobreviver. A contribuio fotossinttica de oxignio s expressiva aps grande parte da atividade bacteriana na decomposio de matria orgnica ter ocorrido, bem como aps terem se desenvolvido tambm os protozorios que, alm de decompositores, consomem bactrias claricando as guas e permitindo a penetrao de luz. Num corpo dgua eutrozado, o crescimento excessivo de algas pode mascarar a avaliao do grau de poluio de uma gua, quando se toma por base apenas a concentrao de oxignio dissolvido. Sob este aspecto, guas poludas so aquelas que apresentam baixa concentrao de oxignio dissolvido

Relatrio de Qualidade das guas Superciais | Apndice C - Signicado Ambiental e Sanitrio das Variveis de Qualidade

18

(devido ao seu consumo na decomposio de compostos orgnicos), enquanto que as guas limpas apresentam concentraes de oxignio dissolvido elevadas, chegando at a um pouco abaixo da concentrao de saturao. No entanto, um corpo dgua com crescimento excessivo de algas pode apresentar, durante o perodo diurno, concentraes de oxignio bem superiores a 10 mg/L, mesmo em temperaturas superiores a 20C, caracterizando uma situao de supersaturao. Isto ocorre principalmente em lagos de baixa velocidade da gua, nos quais podem se formar crostas verdes de algas superfcie. Nas lagoas de estabilizao fotossintticas, usadas para o tratamento de esgotos, recorre-se fotossntese como fonte natural de oxignio para a decomposio da matria orgnica pelos microrganismos heterotrcos que, por sua vez, produzem gs carbnico, matria-prima para o processo fotossinttico. Esta simbiose pode ser representada pelo esquema da gura 2.
Figura 2 - Simbiose entre bactrias e algas em lagoas de estabilizao.
Matria orGnica dos esGotos od Excesso de AlGas

Oxidao por bactrias

Fotossntese pelas alGas

Excesso de Bactrias

co2 + H2o NH4

enerGia solar

Existem outros processos de tratamento de esgotos em que a aerao do meio feita articialmente, empregando-se aeradores superciais eletro-mecnicos ou mquinas sopradoras de ar em tubulaes, contendo difusores para a reduo dos tamanhos das bolhas. Novos sistemas de aerao vm sendo continuamente desenvolvidos. So utilizados tambm processos nos quais, ao invs de aerao, introduz-se oxignio puro diretamente no reator biolgico. Uma adequada proviso de oxignio dissolvido essencial para a manuteno de processos de autodepurao em sistemas aquticos naturais e em estaes de tratamento de esgotos. Atravs da medio da concentrao de oxignio dissolvido, os efeitos de resduos oxidveis sobre guas receptoras e a ecincia do tratamento dos esgotos, durante a oxidao bioqumica, podem ser avaliados. Os nveis de oxignio dissolvido tambm indicam a capacidade de um corpo dgua natural em manter a vida aqutica.

Relatrio de Qualidade das guas Superciais | Apndice C - Signicado Ambiental e Sanitrio das Variveis de Qualidade

19

1.2.25 Pesticidas Organoclorados


Os pesticidas podem ser constitudos por substncias inorgnicas, como enxofre, mercrio, or etc. Como esses pesticidas possuem toxicidade muito elevada, foram substitudos pelos pesticidas orgnicos sintticos, classicados em clorados ou organoclorados, piretrinas, fosforados, clorofosforados e carbamatos. Pesticidas clorados como o DDT, BHC, Aldrin, Lindano, apresentam efeito residual longo. A maioria dos compostos so hidrofbicos, mas apresentam alta solubilidade em hidrocarbonetos e gorduras. Os pesticidas organoclorados apresentam baixa toxicidade aguda, porm apresentam problemas de toxicidade crnica devido a sua capacidade de acumulao ao longo da cadeia alimentar e em tecidos biolgicos, em testes com ratos foi observado o desenvolvimento de tumores malgnos no fgado. Atualmente o uso dos organoclorados proibido ou restrito devido sua baixa taxa de degradao no meio ambiente. A anidade dos pesticidas por adsoro em matria mineral suspensa e colides orgnicos importante para entender a sua mobilidade nos corpos dgua. A contaminao por pesticidas organoclorados se d pelas vias de exposio drmica, oral e respiratria, podendo atacar o sistema nervoso central, causando distrbios sensoriais de equilbrio, alteraes no comportamento, atividade muscular involuntria, entre outros. Em casos de inalao pode ocorrer tosse, rouquido e hipertenso. Em intoxicaes agudas pode ocorrer hipersensibilidade, convulses, podendo levar ao coma e at morte.

1.2.26 Potencial Hidrogeninico (pH)


Por inuir em diversos equilbrios qumicos que ocorrem naturalmente ou em processos unitrios de tratamento de guas, o pH um parmetro importante em muitos estudos no campo do saneamento ambiental. A inuncia do pH sobre os ecossistemas aquticos naturais d-se diretamente devido a seus efeitos sobre a siologia das diversas espcies. Tambm o efeito indireto muito importante podendo, em determinadas condies de pH, contriburem para a precipitao de elementos qumicos txicos como metais pesados; outras condies podem exercer efeitos sobre as solubilidades de nutrientes. Desta forma, as restries de faixas de pH so estabelecidas para as diversas classes de guas naturais, tanto de acordo com a legislao federal, quanto pela legislao do Estado de So Paulo. Os critrios de proteo vida aqutica xam o pH entre 6 e 9. Nos sistemas biolgicos formados nos tratamentos de esgotos, o pH tambm uma condio que inui decisivamente no processo de tratamento. Normalmente, a condio de pH que corresponde formao de um ecossistema mais diversicado e a um tratamento mais estvel a de neutralidade, tanto em meios aerbios como nos anaerbios. Nos reatores anaerbios, a acidicao do meio acusada pelo decrscimo do pH do lodo, indicando situao de desequilbrio. A produo de cidos orgnicos volteis pelas bactrias acidicadoras e a no utilizao destes ltimos pelas metanobactrias, uma situao de desequilbrio que pode ser devido a diversas causas. O decrscimo no valor do pH, que a princpio funciona como indicador do desequilbrio, passa a ser causa se no for corrigido a tempo. possvel que alguns euentes industriais possam ser tratados biologicamente em seus valores naturais de pH, por exemplo, em torno de 5,0.

Relatrio de Qualidade das guas Superciais | Apndice C - Signicado Ambiental e Sanitrio das Variveis de Qualidade

20

Nesta condio, o meio talvez no permita uma grande diversicao hidrobiolgica, mas pode acontecer de os grupos mais resistentes, algumas bactrias e fungos, principalmente, tornem possvel a manuteno de um tratamento eciente e estvel. Mas, em geral, procede-se neutralizao prvia do pH dos euentes industriais antes de serem submetidos ao tratamento biolgico. Nas estaes de tratamento de guas, so vrias as etapas cujo controle envolve as determinaes de pH. A coagulao e a oculao que a gua sofre inicialmente um processo unitrio dependente do pH; existe uma condio denominada pH timo de coagulao que corresponde situao em que as partculas coloidais apresentam menor quantidade de carga eletrosttica supercial. A desinfeco pelo cloro um outro processo dependente do pH. Em meio cido, a dissociao do cido hipocloroso formando hipoclorito menor, sendo o processo mais eciente. A prpria distribuio da gua nal afetada pelo pH. Sabe-se que as guas cidas so corrosivas, ao passo que as alcalinas so incrustantes. Por isso, o pH da gua nal deve ser controlado, para que os carbonatos presentes sejam equilibrados e no ocorra nenhum dos dois efeitos indesejados mencionados. O pH padro de potabilidade, devendo as guas para abastecimento pblico apresentar valores entre 6,0 a 9,5, de acordo com a Portaria 518/04 do Ministrio da Sade. Outros processos fsico-qumicos de tratamento, como o abrandamento pela cal, so dependentes do pH. No tratamento fsico-qumico de euentes industriais muitos so os exemplos de reaes dependentes do pH: a precipitao qumica de metais txicos ocorre em pH elevado, a oxidao qumica de cianeto ocorre em pH elevado, a reduo do cromo hexavalente forma trivalente ocorre em pH baixo; a oxidao qumica de fenis em pH baixo; a quebra de emulses oleosas mediante acidicao; o arraste de amnia convertida forma gasosa d-se mediante elevao de pH etc. Desta forma, o pH um parmetro importante no controle dos processos fsico-qumicos de tratamento de euentes industriais. Constitui-se tambm em padro de emisso de esgotos e de euentes lquidos industriais, tanto pela legislao federal quanto pela estadual. Na legislao do Estado de So Paulo, estabelece-se faixa de pH entre 5 e 9 para o lanamento direto nos corpos receptores (artigo 18 do Decreto 8.468/76) e entre 6 e 10 para o lanamento na rede pblica seguida de estao de tratamento de esgotos (artigo 19-A).

1.2. 27 Potssio
Potssio encontrado em baixas concentraes nas guas naturais, j que rochas que contenham potssio so relativamente resistentes s aes do tempo. Entretanto, sais de potssio so largamente usados na indstria e em fertilizantes para agricultura, entrando nas guas doces atravs das descargas industriais e de reas agrcolas. O potssio usualmente encontrado na forma inica e os sais so altamente solveis. Ele pronto para ser incorporado em estruturas minerais e acumulado pela biota aqutica, pois um elemento nutricional essencial. As concentraes em guas naturais so usualmente menores que 10 mg/L. Valores da ordem de grandeza de 100 e 25.000 mg/L podem indicar a ocorrncia de fontes quentes e salmouras, respectivamente.

Relatrio de Qualidade das guas Superciais | Apndice C - Signicado Ambiental e Sanitrio das Variveis de Qualidade

21

1.2.28 Potencial de Formao de Trihalometanos


A utilizao de variveis no especcas para avaliar a ecincia de um sistema de tratamento, bem como a qualidade da gua de um determinado manancial uma prtica comum nas Estaes de Tratamento de gua (ETA). O parmetro turbidez, por exemplo, amplamente utilizado nas ETA para o controle e o monitoramento operacional da remoo de material particulado. Outras variveis deste tipo utilizadas comumente so a cor e a densidade de coliformes termotolerantes. Estas variveis no especcas podem ser uma valiosa ferramenta para uma primeira avaliao das caractersticas da qualidade de guas em mananciais destinados ao abastecimento pblico. Tambm podem ser de grande utilidade para vericar rapidamente mudanas na qualidade da gua dentro do processo de tratamento. Alm disso, com a preocupao sobre a formao de compostos organoclorados leves (como por exemplo, clorofrmio) durante o processo de clorao, chamados trihalometanos, torna-se necessria uma avaliao do manancial em relao quantidade de precursores destes compostos. A utilizao do potencial de formao de trihalometanos, como um parmetro no especco da medida de precursores de THMs, pode ser usado para comparar a qualidade de vrios mananciais de gua bruta com potencial para abastecimento, com a possibilidade de produo de concentraes elevadas de THMs em gua tratada durante os processos de tratamento e na distribuio.

1.2.29 Potencial redox (EH)


A condio biogeoqumica nos sedimentos est, muitas vezes, associada transferncia de eltrons entre as espcies qumicas. Tais processos podem denir condies de decincia de eltrons (meio redutor) ou transferncia de eltrons (meio oxidante) e podem ser avaliados por meio de medidas in situ, denominadas medidas de potencial redox (EH).

1.2.29 Srie de Nitrognio (nitrognio orgnico, amnia, nitrato e nitrito)


As fontes de nitrognio nas guas naturais so diversas. Os esgotos sanitrios constituem, em geral, a principal fonte, lanando nas guas nitrognio orgnico, devido presena de protenas, e nitrognio amoniacal, pela hidrlise da uria na gua. Alguns euentes industriais tambm concorrem para as descargas de nitrognio orgnico e amoniacal nas guas, como algumas indstrias qumicas, petroqumicas, siderrgicas, farmacuticas, conservas alimentcias, matadouros, frigorcos e curtumes. A atmosfera outra fonte importante devido a diversos mecanismos como a bioxao desempenhada por bactrias e algas presentes nos corpos hdricos, que incorporam o nitrognio atmosfrico em seus tecidos, contribuindo para a presena de nitrognio orgnico nas guas; a xao qumica, reao que depende da presena de luz, tambm acarreta a presena de amnia e nitratos nas guas, pois a chuva transporta tais substncias, bem como as partculas contendo nitrognio orgnico para os corpos hdricos. Nas reas agrcolas, o escoamento das guas pluviais pelos solos fertilizados tambm contribui para a presena de diversas formas de nitrognio. Tambm nas reas urbanas, a drenagem das guas pluviais, associada s decincias do sistema de limpeza pblica, constitui fonte difusa de difcil caracterizao.

Relatrio de Qualidade das guas Superciais | Apndice C - Signicado Ambiental e Sanitrio das Variveis de Qualidade

22

Como visto, o nitrognio pode ser encontrado nas guas nas formas de nitrognio orgnico, amoniacal, nitrito e nitrato. As duas primeiras so formas reduzidas e as duas ltimas, oxidadas. Pode-se associar as etapas de degradao da poluio orgnica por meio da relao entre as formas de nitrognio. Nas zonas de autodepurao natural em rios, distinguem-se as presenas de nitrognio orgnico na zona de degradao, amoniacal na zona de decomposio ativa, nitrito na zona de recuperao e nitrato na zona de guas limpas. Ou seja, se for coletada uma amostra de gua de um rio poludo e as anlises demonstrarem predominncia das formas reduzidas signica que o foco de poluio se encontra prximo; se prevalecerem o nitrito e o nitrato, denota que as descargas de esgotos se encontram distantes. Os compostos de nitrognio so nutrientes para processos biolgicos e so caracterizados como macronutrientes, pois, depois do carbono, o nitrognio o elemento exigido em maior quantidade pelas clulas vivas. Quando descarregados nas guas naturais, conjuntamente com o fsforo e outros nutrientes presentes nos despejos, provocam o enriquecimento do meio, tornando-o eutrozado. A eutrozao pode possibilitar o crescimento mais intenso de seres vivos que utilizam nutrientes, especialmente as algas. Estas grandes concentraes de algas podem trazer prejuzos aos mltiplos usos dessas guas, prejudicando seriamente o abastecimento pblico ou causando poluio decorrente da morte e decomposio desses organismos. O controle da eutrozao, atravs da reduo do aporte de nitrognio comprometido pela multiplicidade de fontes, algumas muito difceis de serem controladas como a xao do nitrognio atmosfrico, por parte de alguns gneros de algas. Por isso, deve-se investir preferencialmente no controle das fontes de fsforo. Deve-se lembrar tambm que os processos de tratamento de esgotos empregados atualmente no Brasil no contemplam a remoo de nutrientes e os euentes nais tratados lanam elevadas concentraes destes nos corpos dgua. Nos reatores biolgicos das estaes de tratamento de esgotos, o carbono, o nitrognio e o fsforo tm que se apresentar em propores adequadas para possibilitar o crescimento celular sem limitaes nutricionais. Com base na composio das clulas dos microrganismos que formam parte dos tratamentos, costuma-se exigir uma relao DBO5,20:N:P mnima de 100:5:1 em processos aerbios e uma relao DQO:N:P de pelo menos 350:7:1 em reatores anaerbios. Deve ser notado que estas exigncias nutricionais podem variar de um sistema para outro, principalmente em funo do tipo de substrato. Os esgotos sanitrios so bastante diversificados em compostos orgnicos; j alguns efluentes industriais possuem composio bem mais restrita, com efeitos sobre o ecossistema a ser formado nos reatores biolgicos para o tratamento e sobre a relao C/N/P. No tratamento de esgotos sanitrios, estes nutrientes encontram-se em excesso, no havendo necessidade de adicion-los artificialmente, ao contrrio, o problema est em remov-los. Alguns efluentes industriais, como o caso das indstrias de papel e celulose, so compostos basicamente de carboidratos, no possuindo praticamente nitrognio e fsforo. Assim, a estes devem ser adicionados os nutrientes, de forma a perfazer as relaes recomendadas, utilizando-se para isto uria granulada, rica em nitrognio e fosfato de amnia que possui nitrognio e fsforo, dentre outros produtos comerciais. Pela legislao federal em vigor, o nitrognio amoniacal padro de classicao das guas naturais e padro de emisso de esgotos. A amnia um txico bastante restritivo vida dos peixes, sendo que muitas espcies no suportam concentraes acima de 5 mg/L. Alm disso, como visto anteriormente, a amnia provoca consumo de oxignio dissolvido das guas naturais ao ser oxidada biologicamente,

Relatrio de Qualidade das guas Superciais | Apndice C - Signicado Ambiental e Sanitrio das Variveis de Qualidade

23

a chamada DBO de segundo estgio. Por estes motivos, a concentrao de nitrognio amoniacal um importante parmetro de classicao das guas naturais e normalmente utilizado na constituio de ndices de qualidade das guas. Os nitratos so txicos, causando uma doena chamada metahemoglobinemia infantil, que letal para crianas (o nitrato reduz-se a nitrito na corrente sangunea, competindo com o oxignio livre, tornando o sangue azul). Por isso, o nitrato padro de potabilidade, sendo 10 mg/L o valor mximo permitido pela Portaria 518/04 do Ministrio da Sade.

1.2.30 Sdio
Todas as guas naturais contm algum sdio, j que ele um dos elementos mais abundantes na Terra e seus sais so altamente solveis em gua, encontrando-se na forma inica (Na+), e nas plantas e animais, j que um elemento ativo para os organismos vivos. O aumento das concentraes de sdio na gua pode provir de lanamentos de esgotos domsticos, euentes industriais e do uso de sais em rodovias para controlar neve e gelo, principalmente, nos pases da Amrica do Norte e Europa. A ltima fonte citada tambm contribui para aumentar os nveis de sdio nas guas subterrneas. Nas reas litorneas, a intruso de guas marinhas pode tambm resultar em nveis mais elevados de sdio. As concentraes de sdio nas guas superciais variam consideravelmente, dependendo das condies geolgicas do local, descargas de euentes e uso sazonal de sais em rodovias. Valores podem estender-se de 1 mg/L ou menos at 10 mg/L ou mais em salmoura natural. Muitas guas superciais, incluindo aquelas que recebem euentes, tm nveis bem abaixo de 50 mg/L. As concentraes nas guas subterrneas frequentemente excedem 50 mg/L. Embora a concentrao de sdio na gua potvel geralmente seja menor que 20 mg/L, esse valor pode ser excedido em alguns pases, porm concentrao acima de 200 mg/L pode dar gua um gosto no aceitvel. O sdio comumente medido onde a gua utilizada para dessedentao de animais ou para agricultura, particularmente na irrigao. Quando o teor de sdio em certos tipos de solo elevado, sua estrutura pode degradar-se pelo restrito movimento da gua, afetando o crescimento das plantas.

1.2.31 Sulfato
O sulfato um dos ons mais abundantes na natureza. Em guas naturais, a fonte de sulfato ocorre atravs da dissoluo de solos e rochas e pela oxidao de sulfeto. As principais fontes antrpicas de sulfato nas guas superciais so as descargas de esgotos domsticos e euentes industriais. Nas guas tratadas, proveniente do uso de coagulantes. importante o controle do sulfato na gua tratada, pois a sua ingesto provoca efeito laxativo. J no abastecimento industrial, o sulfato pode provocar incrustaes nas caldeiras e trocadores de calor. Na rede de esgoto, em trechos de baixa declividade onde ocorre o depsito da matria orgnica, o sulfato pode ser transformado em sulfeto, ocorrendo a exalao do gs sulfdrico, que resulta em problemas de corroso em coletores de esgoto de concreto e odor, alm de ser txico.

Relatrio de Qualidade das guas Superciais | Apndice C - Signicado Ambiental e Sanitrio das Variveis de Qualidade

24

1.2.32 Surfactantes
Analiticamente, isto , de acordo com a metodologia analtica recomendada, detergentes ou surfactantes so denidos como compostos que reagem com o azul de metileno sob certas condies especicadas. Estes compostos so designados substncias ativas ao azul de metileno (MBAS Metilene Blue Active Substances) e suas concentraes so relativas ao sulfonato de alquil benzeno de cadeia linear (LAS) que utilizado como padro na anlise. Os esgotos sanitrios possuem de 3 a 6 mg/L de detergentes. As indstrias de detergentes descarregam euentes lquidos com cerca de 2000 mg/L do princpio ativo. Outras indstrias, incluindo as que processam peas metlicas, empregam detergentes especiais com a funo de desengraxante. As descargas indiscriminadas de detergentes nas guas naturais levam a prejuzos de ordem esttica provocados pela formao de espumas. Um dos casos mais crticos de formao de espumas ocorre no Municpio de Pirapora do Bom Jesus, no Estado de So Paulo. Localizado s margens do Rio Tiet, a jusante da Regio Metropolitana de So Paulo, recebe seus esgotos, em grande parte, sem tratamento. A existncia de corredeiras leva ao desprendimento de espumas que formam continuamente camadas de pelo menos 50 cm sobre o leito do rio. Sob a ao dos ventos, a espuma espalha-se sobre a cidade, contaminada biologicamernte e impregnandose na superfcie do solo e dos materiais, tornando-os oleosos. Alm disso, os detergentes podem exercer efeitos txicos sobre os ecossistemas aquticos. Os sulfonatos de alquil benzeno de cadeia linear (LAS) tm substitudo progressivamente os sulfonatos de aquil benzeno de cadeia ramicada (ABS), por serem considerados biodegradveis. No Brasil esta substituio ocorreu a partir do incio da dcada de 80 e embora tenham sido desenvolvidos testes padro de biodegradabilidade, este efeito no ainda conhecido de forma segura. Os testes de toxicidade com organismos aquticos tm sido aprimorados e h certa tendncia a serem mais utilizados nos programas de controle de poluio. Os detergentes tm sido responsabilizados tambm pela acelerao da eutrozao. Alm da maioria dos detergentes comerciais empregados possuir fsforo em suas formulaes, sabe-se que exercem efeito txico sobre o zooplncton, predador natural das algas.

1.2.33 Zinco
O zinco e seus compostos so muito usados na fabricao de ligas e lato, galvanizao do ao, na borracha como pigmento branco, suplementos vitamnicos, protetores solares, desodorantes, xampus etc. A presena de zinco comum nas guas superciais naturais, em concentraes geralmente abaixo de 10 g/L; em guas subterrneas ocorre entre 10-40 g/L. Na gua de torneira, a concentrao do metal pode ser elevada devido dissoluo do zinco das tubulaes. O zinco um elemento essencial ao corpo humano em pequenas quantidades. A atividade da insulina e diversos compostos enzimticos dependem da sua presena. O zinco s se torna prejudicial sade quando ingerido em concentraes muito elevadas, o que extremamente raro, e, neste caso, pode acumular-se em outros tecidos do organismo humano. Nos animais, a decincia em zinco pode conduzir ao atraso no crescimento. O valor mximo permitido de zinco na gua potvel (Portaria 518/04 do Ministrio da Sade) de 5 mg/L. A gua com elevada concentrao de zinco tem aparncia leitosa e produz um sabor metlico ou adstringente quando aquecida.

Relatrio de Qualidade das guas Superciais | Apndice C - Signicado Ambiental e Sanitrio das Variveis de Qualidade

25

1.3 Variveis Microbiolgicas


1.3.1 Coliformes termotolerantes
So denidos como microrganismos do grupo coliforme capazes de fermentar a lactose a 44-45C, sendo representados principalmente pela Escherichia coli e, tambm por algumas bactrias dos gneros

Klebsiella, Enterobacter e Citrobacter. Dentre esses microrganismos, somente a E. coli de origem exclusivamente fecal, estando sempre presente, em densidades elevadas nas fezes de humanos, mamferos e pssaros, sendo raramente encontrada na gua ou solo que no tenham recebido contaminao fecal. Os demais podem ocorrer em guas com altos teores de matria orgnica, como por exemplo, euentes industriais, ou em material vegetal e solo em processo de decomposio. Podem ser encontrados igualmente em guas de regies tropicais ou sub-tropicais, sem qualquer poluio evidente por material de origem fecal. Entretanto, sua presena em guas de regies de clima quente no pode ser ignorada, pois no pode ser excluda, nesse caso, a possibilidade da presena de microrganismos patognicos. Os coliformes termotolerantes no so, dessa forma, indicadores de contaminao fecal to bons quanto a E. coli, mas seu uso aceitvel para avaliao da qualidade da gua. So disponves mtodos rpidos, simples e padronizados para sua determinao, e, se necessrio, as bactrias isoladas podem ser submetidas a diferenciao para E. coli. Alm disso, na legislao brasileira, os coliformes fecais so utilizados como padro para qualidade microbiolgica de guas superciais destinada a abastecimento, recreao, irrigao e piscicultura.

1.3.2 Enterococos
Os enterococos so um subgrupo dos Estreptococos representados por S. faecalis, S. faecium,

S. gallinarum e, S. avium. Os enterococos so diferenciados dos demais streptococos por sua capacidade de crescerem em cloreto de sdio a 6,5%, em pH 9,6 e em temperatura entre 10oC e 45oC. O grupo um valioso indicador bacteriano para determinao da extenso da contaminao fecal de guas superciais recreacionais. Estudos em guas de praias marinhas e de gua doce indicaram que as gastroenterites associadas ao banho esto diretamente relacionadas qualidade das guas recreacionais e que os enterococos so os mais ecientes indicadores bacterianos de qualidade de gua.

Relatrio de Qualidade das guas Superciais | Apndice C - Signicado Ambiental e Sanitrio das Variveis de Qualidade

26

1.4 Variveis Hidrobiolgicas


1.4.1 Clorola a
A clorola um dos pigmentos, alm dos carotenides e cobilinas, responsveis pelo processo fotossinttico. A clorola a a mais universal das clorolas (a, b, c, e d) e representa, aproximadamente, de 1 a 2% do peso seco do material orgnico em todas as algas planctnicas e , por isso, um indicador da biomassa algal. Assim a clorola a considerada a principal varivel indicadora de estado trco dos ambientes aquticos. A feotina a um produto da degradao da clorola a, que pode interferir grandemente nas medidas deste pigmento, por absorver luz na mesma regio do espectro que a clorola a. O resultado de clorola a deve ser corrigido, de forma a no incluir a concentrao de feotina a.

1.4.2 Comunidades
O emprego de comunidades biolgicas contribui para o carter ecolgico da rede de monitoramento, subsidiando decises relacionadas preservao da vida aqutica e do ecossistema como um todo. 1.4.2.1 Comunidade toplanctnica Fitoplncton o termo utilizado para se referir comunidade de vegetais microscpicos que vivem em suspenso nos corpos dgua e que so constitudos principalmente por algas: clorofceas, diatomceas, euglenofceas, crisofceas, dinofceas e xantofceas e cianobactrias. A comunidade toplanctnica pode ser utilizada como indicadora da qualidade da gua, principalmente em reservatrios, e a anlise da sua estrutura permite avaliar alguns efeitos decorrentes de alteraes ambientais. Esta comunidade a base da cadeia alimentar e, portanto, a produtividade dos elos seguintes depende da sua biomassa. Os organismos toplanctnicos respondem rapidamente (em dias) s alteraes ambientais decorrentes da interferncia antrpica ou natural. uma comunidade indicadora do estado trco, podendo ainda ser utilizada como indicador de poluio por pesticidas ou metais txicos (presena de espcies resistentes ao cobre) em reservatrios utilizados para abastecimento (CETESB, 1992; CETESB, 1996). A presena de algumas espcies em altas densidades pode comprometer a qualidade das guas, causando restries ao seu tratamento e distribuio. Ateno especial dada s Cianobactrias (Cianofceas), que possui espcies potencialmente txicas. A ocorrncia desses organismos tem sido relacionada a eventos de mortandade de animais e com danos sade humana (CHORUS; BARTRAM, 1999). 1.4.2.2 Comunidade zooplanctnica A comunidade zooplanctnica formada por animais microscpicos que vivem em suspenso, sendo protozorios, rotferos, cladceros e coppodes os grupos dominantes no ambiente de gua doce. So importantes na manuteno do equilbrio do ambiente aqutico, podendo atuar como reguladores da comunidade toplanctnica (utilizando-a como alimento) e na reciclagem de nutrientes, alm de servirem de alimento para diversas espcies de peixes.

Relatrio de Qualidade das guas Superciais | Apndice C - Signicado Ambiental e Sanitrio das Variveis de Qualidade

27

Alm da sua importncia na cadeia alimentar, o zooplncton vem sendo avaliado como indicador da qualidade da gua de lagos e reservatrios em diversos pases, especialmente no monitoramento do processo de eutrozao (Andronikova, 1996) atravs da relao entre as diversas alteraes na comunidade zooplanctnica e o grau de troa. Uma das alteraes da comunidade zooplanctnica associada ao aumento da poluio aqutica, a simplicao da cadeia alimentar e conseqente reduo do nmero de espcies, sendo as mais resistentes geralmente presentes em nmeros elevados. Sabe-se atualmente que a riqueza planctnica uma varivel que sofre interferncia de diversos fatores e o aumento do estado trco muitas vezes promove a presena de um maior nmero de espcies, devido reduo da competio por recursos alimentares entre elas (Matsumura-Tundisi et al., 2002). Outro fator que interfere na riqueza a inuncia de vrzeas, matas ciliares, macrtas, lagos e lagoas marginais e da descarga de rios nas proximidades do ponto de coleta, que carreiam fauna oriunda destes ambientes (Shiel et al., 1998; Neves et al., 2003) e aumentam consideravelmente a diversidade da comunidade planctnica, no estando necessariamente relacionados com grau de troa do ambiente. A dominncia de rotferos foi durante muito tempo associada com o aumento de estado trco, devido ao curto ciclo de vida e rpida reproduo que favorecem este grupo em ambientes mais dinmicos, competitivos e seletivos. Entretanto, estudos posteriores demonstraram que a dominncia de rotferos ocorre tambm em diversos outros ambientes aquticos, independente do estado trco (Rocha et al., 1995). Alm dos rotferos, tambm freqente a ocorrncia de elevados nmeros e dominncia de coppodes ciclopides em corpos dgua eutrcos (Silva & Matsumura-Tundisi, 2002; CETESB, 2004). O grupo dos coppodes calanides tem sido mais freqentemente associado com condies oligo-mesotrcas e, como todos os demais grupos, apresentam tambm um gradiente de sensibilidade em funo da espcie. Dos diversos trabalhos realizados no Estado de So Paulo, os resultados sugerem que as espcies do gnero Argyrodiaptomus e Notodiaptomus provavelmente assinalem condies oligo-mesotrcas e meso-eutrcas, respectivamente. Independente da espcie de calanide considerada, a presena deste grupo tem indicado a existncia de condies menos limitantes, pois mesmo

Notodiaptomus iheringi parece no tolerar por muito tempo o avano do processo de eutrofizao, no sendo registrado nmeros signicativos desta espcie nesta condio (CETESB, 2004). Existem ainda outras propostas para os reservatrios tropicais, citadas em Coelho-Botelho (2004), que relacionam principalmente a presena e/ou dominncia de diferentes espcies zooplanctnicas com graus de troa (Sampaio et al., 2002; Silva & Matsumura-Tundisi, 2002). Entretanto, a identicao da comunidade zooplanctnica ao nvel especco envolve um processo de treinamento longo e, consequentemente, de alto custo. A proposta que vem sendo empregada pela CETESB desde 2003 (CETESB, 2004) - o ndice da Comunidade Zooplanctnica para Reservatrios (ICZRES) - exige um treinamento mais rpido, pois requer a identicao somente at ordem da Classe Copepoda (Calanoida e Cyclopoida) e agrega informaes sobre 2 eventos biolgicos, de diferentes nveis trcos - toplncton (clorola a) e zooplncton (razo entre o nmero total de calanides e ciclopides) - em um diagrama de qualidade de gua.

Relatrio de Qualidade das guas Superciais | Apndice C - Signicado Ambiental e Sanitrio das Variveis de Qualidade

28

1.4.2.3 Comunidade bentnica A comunidade bentnica corresponde ao conjunto de organismos que vive todo ou parte de seu ciclo de vida no substrato de fundo de ambientes aquticos. Os macroinvertebrados (invertebrados selecionados em rede de 0,5 mm) que compem essa comunidade tm sido sistematicamente utilizados em redes de biomonitoramento em vrios pases, porque ocorrem em todo tipo de ecossistema aqutico, exibem ampla variedade de tolerncias a vrios graus e tipos de poluio, tm baixa motilidade e esto continuamente sujeitos s alteraes de qualidade do ambiente aqutico. Inserem o componente temporal ao diagnstico j que, como monitores contnuos, possibilitam a avaliao a mdio e longo prazo dos efeitos de descargas regulares, intermitentes e difusas, de concentraes variveis de poluentes. Compem em sua resposta os efeitos da poluio simples ou mltipla, de relaes sinergsticas e antagnicas entre os contaminantes e de alteraes fsicas em seu habitat. Nos reservatrios, as comunidades de duas zonas de estudo foram consideradas, sublitoral e profundal. A primeira, mais sensvel a degradao recente, ou seja, a impactos com alteraes na coluna dgua e, a segunda ao histrico de degradao local, associada a alteraes fsicas do substrato e contaminantes acumulados nos sedimentos.

1.5 Variveis Toxicolgicas e Ecotoxicolgicas


Os ensaios toxicolgicos e ecotoxicolgicos utilizados, bem como suas caractersticas, so descritos a seguir. a) Ensaio de toxicidade aguda com Vibrio scheri (Sistema Microtox) O teste de toxicidade aguda com bactria luminescente de origem marinha Vibrio scheri tambm conhecido comercialmente como Sistema Microtox. A bactria emite luz naturalmente em ambientes aquticos favorveis, com concentraes de oxignio dissolvido superiores a 0,5 mg/L. Embora a bactria seja de origem marinha tambm possvel utiliz-la para a avaliao da toxicidade de amostras de guas doces e de sedimentos destes ambientes, aps ajuste osmtico. O teste baseia-se em expor a bactria a uma amostra, durante 15 minutos. Na presena de substncias txicas bactria, a luminescncia diminui, sendo esta diminuio de intensidade de luz proporcional toxicidade da amostra. Em funo da alta tolerncia da bactria V. scheri a meios com baixas concentraes de oxignio dissolvido, o teste utilizado no monitoramento de corpos dgua Classe 4, como os trechos de rios localizados na Regio Metropolitana de So Paulo. A CETESB tambm utiliza o teste no monitoramento da qualidade de sedimentos (por meio da avaliao de sua gua intersticial) e atendimento emergncias qumicas envolvendo ecossistemas aquticos. Os resultados so expressos como concentrao efetiva 20 (CE20) (15 minutos), que a concentrao de amostra (em % ou mg/L) que provoca 20% de reduo de emisso de luz emitida pelo V. scheri, aps um tempo de exposio de 15 minutos. Assim, quanto menor o CE20, mais txica a amostra. Vrias substncias so txicas para o V. scheri, dentre elas metais, fenis, benzeno e seus derivados, hidrocarbonetos aromticos policclicos, praguicidas, antibiticos, compostos clorados, etc.

Relatrio de Qualidade das guas Superciais | Apndice C - Signicado Ambiental e Sanitrio das Variveis de Qualidade

29

b) Ensaio ecotoxicolgico com Ceriodaphnia dubia Com vistas ao aprimoramento das informaes referentes qualidade das guas, a CETESB realiza, desde 1992, ensaios ecotoxicolgicos com organismos aquticos. Ensaios ecotoxicolgicos consistem na determinao de efeitos txicos causados por um ou por uma mistura de agentes qumicos, sendo tais efeitos detectados por respostas siolgicas de organismos aquticos. Portanto, esses ensaios expressam os efeitos adversos, a organismos aquticos, resultantes da interao das substncias presentes na amostra analisada. A CETESB avalia os efeitos txicos agudos e crnicos no monitoramento da qualidade das guas, bem como no dos sedimentos. Os efeitos agudos caracterizam-se por serem mais drsticos, causados por elevadas concentraes de agentes qumicos e, em geral, manifestam-se em um curto perodo de exposio dos organismos. Os efeitos crnicos so mais sutis, causados por baixas concentraes de agentes qumicos dissolvidos e so detectados em prolongados perodos de exposio ou por respostas siolgicas adversas na reproduo e crescimento dos organismos vivos. O ensaio com Ceriodaphnia dubia utilizado para avaliar a ocorrncia de efeitos txicos, agudos e crnicos, em corpos dgua para os quais est prevista a preservao da vida aqutica. O resultado do ensaio expresso como agudo (quando ocorre letalidade de nmero signicativo de organismos, dentro do perodo de 48 horas) e crnico (quando ocorre inibio na reproduo dos organismos, dentro do perodo de sete dias). A amostra considerada no txica caso no haja deteco de quaisquer efeitos txicos aos organismos teste. c) Ensaios de Genotoxicidade Os ensaios de genotoxicidade medem a capacidade de um composto ou mistura para causar dano ao material gentico. Danos genticos no reparados geram mutaes nos organismos expostos que podem causar doenas como cncer, anemia, distrbios cardiovasculares e neurocomportamentais, alm de doenas hereditrias. A CETESB utiliza o ensaio de mutao reversa (conhecido como Teste de Ames ou ensaio Salmonella/ microsoma) que eciente para detectar uma grande variedade de compostos mutagnicos. As linhagens bacterianas utilizadas no teste apresentam caractersticas que as tornam mais sensveis para deteco de mutaes, e o uso de diferentes linhagens na presena e ausncia de sistema de metabolizao in vitro pode fornecer informaes importantes sobre a classe de compostos com atividade genotxica que esto presentes nas amostras avaliadas. As linhagens de Salmonella typhimurium utilizadas no ensaio possuem diferentes mutaes nos genes relacionados produo de histidina e cada uma destas linhagens capaz de detectar compostos que provocam efeitos mutagnicos por meio de mecanismos de ao diferentes. O teste de Salmonella/ microssoma foi desenvolvido especicamente para deteco de mutagnese induzida quimicamente. Nos extratos orgnicos de amostras de sedimentos contaminados, compostos do tipo HAPs, entre outros, podem ser detectados com este teste, j que muitos so mutagnicos e/ou carcinognicos. A maior parte dos compostos importantes em termos de contaminao ambiental, no entanto, no reativa quimicamente. Estes necessitam ser metabolizados para que seus derivados apresentem atividade mutagnica, e so chamados de prmutgenos ou mutgenos indiretos ( o caso das aminas aromticas, dos hidrocarbonetos aromticos policclicos, aatoxina, nitrosamina e outros). Nestes casos, os ensaios, devem incluir um sistema de ativao metablica in vitro (frao S9).

Relatrio de Qualidade das guas Superciais | Apndice C - Signicado Ambiental e Sanitrio das Variveis de Qualidade

30

No que diz respeito aos compostos carcinognicos, a Tabela 2 apresenta alguns compostos orgnicos cancergenos que so detectados pelo Teste de Ames. Para amostras ambientais, os resultados do teste de Ames so expressos em nmero de revertentes (bactrias que sofreram mutaes) por litro ou grama equivalente de amostra e, quanto maior esse nmero, maior a quantidade ou a potncia de compostos mutagnicos na amostra analisada. Amostras de mananciais utilizados para abastecimento pblico, que apresentam atividade mutagnica, sugerem a necessidade de nveis de tratamento diferenciados, bem como reduo das fontes de contaminao nas ETA.
Tabela 2 Compostos orgnicos carcinognicos detectados pelo Teste de Ames
Composto orgnico 4-Aminobifenila Benzidina Benzo[a]pireno 2-Naftilamina Aatoxinas 4-Cloro-o -toluidina Dibenzo[a,h]antraceno Metilmetano sulfonato Grupo 1 (composto comprovadamente carcinognico para humanos) Classicao de acordo com IARC*

N-nitrosodimetilamina N-etil-N-nitrosouria N-metil-N-nitrosouria N-nitrosodietilamina


Benzo[a]antraceno Benzo[b]uoranteno 3,3-Dimetoxibenzidina 4-Cloro-o -fenilenediamina Disperse Blue 1 3,3-Dimetilbenzidina 2-Nitrouoreno 2-Nitroanisole

Grupo 2A (composto provavelmente carcinognico para humanos)

Grupo 2B (composto possivelmente carcinognico para humanos)

Nota: *International Agency for Research on Cancer

Relatrio de Qualidade das guas Superciais | Apndice C - Signicado Ambiental e Sanitrio das Variveis de Qualidade

31

2. Signicado ambiental das variveis de qualidade dos sedimentos

2.1 Variveis Fsicas


A granulometria, quanticada em todas as amostras de sedimento, est intimamente relacionada avaliao das caractersticas mineralgicas que compe essa matriz limnolgica, de forma a se vericar, dentro dos objetivos contidos na rede de sedimento da CETESB, a presena de areia, silte e argila. Uma maior quantidade de sedimentos nos, representados por elevadas quantidades de silte e argila e menor de areia, conguram uma signicativa possibilidade de se encontrar contaminantes que possibilitam vericar a qualidade do sedimento presente naquele corpo hdrico. Dependendo dos objetivos a serem alcanados num determinado aspecto temporal / espacial, a amostragem em uma camada de sedimento, com suas vrias composies granulomtricas, permitem vericar contaminaes de origem recente ou pretrita. Os valores de resduos, principalmente os volteis, permitem quanticar a quantidade de matria orgnica presente no sedimento, direcionando a uma anlise de origem desse material, sendo que em baixas quantidades estariam relacionadas a fontes autctones, enquanto que em elevadas quantidades possivelmente tenham origem alctones, oriundo, principalmente, de fontes de descarga de euentes ricos em matria orgnica, como esgoto domstico in natura. O processo de decomposio da matria orgnica consome oxignio, alterando as condies redox do sistema, com possvel impacto sobre a biota desse substrato, assim como dos organismos presentes em toda a coluna dgua. Acrescenta-se que, elevados valores de matria orgnica acumulada no sedimento e conseqente liberao de nutrientes advindos de processos aerbios e anaerbios de populaes de bactrias agindo predominantemente como decompositoras, podem modicar a sua qualidade sob o ponto de vista biolgico e biogeoqumico, podendo alterar os ciclos biogeoqumicos de elementos como o ferro (Fe), mangans (Mn), nitrognio (N), enxofre (S), fsforo (P) e carbono (C). O teor de umidade do sedimento indica a presena de substncias higroscpicas, sendo que valores elevados esto geralmente associados a sedimentos nos (silte e argila), resultando em uma maior possibilidade de reteno de contaminantes presentes na bacia de drenagem e que potencialmente tenham atingido essa matriz limnolgica.

2.2 Variveis Qumicas


Para a avaliao ambiental das variveis qumicas dos sedimentos, considerar o texto apresentado no item 1 Variveis Qumicas.

Relatrio de Qualidade das guas Superciais | Apndice C - Signicado Ambiental e Sanitrio das Variveis de Qualidade

32

2.3 Variveis Microbiolgicas


Clostridium perfringens O Clostridium perfringens o representante mais caracterstico do grupo dos clostrdios sultoredutores. Os clostrdios sulto-redutores so bactrias anaerbicas e formadoras de esporos. Clostridium

perfringens, est presente nas fezes, embora em menores quantidades que a E. coli. Esses microrganismos no so, entretanto de origem exclusivamente fecal, podendo ser isolados de outras fontes ambientais. Os esporos de clostrdios podem sobreviver muito mais tempo na gua que os coliformes e so resistentes desinfeco, sua deteco indicando assim decincias no tratamento e a possvel presena de organismos mais resistentes, como por exemplo, cistos de protozorios. Graas sua persistncia, so teis em avaliaes complementares, como indicadores de poluio remota ou intermitente.

2.4 Variveis Hidrobiolgicas


2.4.1 Bentos
Considerar o texto j apresentado no item 1.

2.4.2 Deformidade em mento de Chironomus


Deformidades so anomalias morfolgicas, em geral de carter teratognico, que podem indicar a presena de contaminantes inorgnicos (metais) ou orgnicos (BPCs, HAPs e pesticidas) no ambiente aqutico, em concentrao sub-letal. Este efeito no est associado a outros impactos de origem antrpica, como eutrozao, esgotos domsticos, euentes trmicos ou modicaes fsicas do habitat e auxilia na interpretao dos dados de comunidade bentnica, bem como no levantamento das fontes de estresse que podem estar atuando sobre determinado recurso hdrico. O gnero Chironomus foi escolhido para esta avaliao por possuir ampla distribuio e tolerncia s modicaes ambientais promovidas por outros impactos como esgotos domsticos e eutrozao. Sob estas condies, este gnero expe-se por mais tempo aos poluentes presentes no meio e exibe populaes densas, que facilitam a captura do nmero mnimo de indivduos necessrio leitura.

Relatrio de Qualidade das guas Superciais | Apndice C - Signicado Ambiental e Sanitrio das Variveis de Qualidade

33

2.5 Variveis Ecotoxicolgicas


2.5.1 Ensaio ecotoxicolgico com o anfpoda Hyalella azteca
O ensaio com Hyalella azteca utilizado para avaliar a ocorrncia de efeitos txicos, agudos e subletais, em sedimentos coletados em recursos hdricos para os quais est prevista a preservao da vida aqutica. O resultado do ensaio expresso como agudo (quando ocorre letalidade de nmero signicativo de organismos, dentro do perodo de 10 dias) e subletal (quando ocorre inibio signicativa do crescimento dos organismos, dentro do perodo de 10 dias). A amostra considerada no txica caso no haja deteco de quaisquer dos efeitos txicos.

2.5.2 Ensaio de toxicidade crnica com Lytechinus variegatus


O ensaio com L. variegatus consiste na exposio de ovos do organismo-teste s amostras da interface sedimento/gua, durante a totalidade do perodo de desenvolvimento embrionrio, que de 24 a 28 horas. Para detectar diferenas signicativas de cada amostra em relao ao controle utilizado o teste de bioequivalncia contido no programa estatstico TOXSTAT 3.5. So vericadas as variveis pH, salinidade e oxignio dissolvido no incio e no trmino dos testes e amnia total apenas no incio de cada ensaio. Os resultados de porcentagem de larvas normais so utilizados para o estabelecimento dos nveis de classicao das amostras conforme quadro abaixo.
Diagnstico TIMO BOM REGULAR RUIM PSSIMO

Lytechinus variegatus
No txico (a) 71 a 80% de larvas normais 51 a 70% de larvas normais 26 a 50% de larvas normais At 25% de larvas normais

2.5.3 Ensaio de toxicidade aguda com Vibrio scheri (Sistema Microtox)


O teste de toxicidade aguda com Vibrio scheri (Sistema Microtox) mais uma linha de evidncia na avaliao ecotoxicolgica da qualidade dos sedimentos. O ensaio realizado na gua intersticial extrada das amostras de sedimentos. A gua intersticial considerada o meio e a rota principal pelo qual a toxicidade de um contaminante se manifesta a um organismo aqutico.

2.5.4 Ensaio de mutao reversa (teste de Ames)


Considerar o texto j apresentado no item 1.

Relatrio de Qualidade das guas Superciais | Apndice C - Signicado Ambiental e Sanitrio das Variveis de Qualidade

34

3. Metodologias analticas
Na Tabela 3, so apresentadas as metodologias analticas das variveis de gua e sedimento avaliadas no monitoramento da CETESB.
Tabela 3 - Metodologias analticas das variveis avaliadas no monitoramento
gua Variveis Absorbncia no UV- Visvel Alumnio dissolvido Alumnio total Brio total Cdmio total Carbono orgnico dissolvido Chumbo total Cloreto total Clorola a Cobre dissolvido Cobre total Coliformes termotolerantes Comunidade Fitoplanctnica Comunidade Zooplanctnica Condutividade Cromo total DBO5,20 DQO Teste de toxicidade aguda com Vibrio scheri Ensaio ecotoxicolgico crnico com Ceriodaphnia dubia Fenis totais Ferro dissolvido Ferro total Fluoreto Total Fsforo total Mangans total Mercrio total Microcistinas Nquel total Nitrognio amoniacal total Nitrognio Kjeldahl total Metodologias analticas Espectrofotometria (Mtodo 5910-B) Espectrometria tica de emisso com plasma de argnio ICP/OES (Mtodo 3120-B) Espectrometria tica de emisso com plasma de argnio ICP/OES (Mtodo 3120-B) Espectrometria tica de emisso com plasma de argnio ICP/OES (Mtodo 3120-B) Espectrometria de absoro atmica forno de grate (Mtodo 3113) Combusto infravermelha (Mtodo 5310-B) Espectrometria de absoro atmica forno de grate (Mtodo 3113) Espectrofotometria automtica com tiocianato de mercrio (Mtodo 4500-CL item F) Determinao de pigmentos fotossintetizantes Clorola a, b e c e Feotina a. (Norma Tcnica CETESB L5.306) Espectrometria tica de emisso com plasma de argnio ICP/OES (Mtodo 3120-B) Espectrometria tica de emisso com plasma de argnio ICP/OES (Mtodo 3120-B) Tcnica de membrana ltrante (Norma Tcnica CETESB L5.221) Fitoplncton de gua doce. Mtodo qualitativo e quantitativo (Norma Tcnica CETESB L5.303) Zooplncton de gua doce. Mtodos qualitativo e quantitativo (Norma tcnica CETESB L5.304) Condutimetria (Mtodo 2510) Espectrometria tica de emisso com plasma de argnio ICP/OES (Mtodo 3120-B) Diluio e incubao a 20C e 5 dias (Mtodo 5210-B) Espectrofotometria em reuxo fechado (Mtodo 5220-D) Medida da reduo da intensidade de luz emitida pela bactria Vibrio scheri, em condies padronizadas, antes e aps a exposio da mesma a diferentes concentraes da gua intersticial extrada da amostra (Norma Tcnica CETESB L5.227) Avaliao da sobrevivncia (efeito agudo) e da reproduo (efeito crnico) em 7 dias de exposio - (ABNT NBR 13373 modicado segundo CETESB SQ PR/LB-088 Espectrofotometria com 4 aminoantipirina (Mtodo 5530-C) Espectrometria tica de emisso com plasma de argnio ICP/OES (Mtodo 3120-B) Espectrometria tica de emisso com plasma de argnio ICP/OES (Mtodo 3120-B) Cromatograa inica (Mtodo 4110-C) Espectrofotometria automtica com molibdato de amnio e cido ascrbico (Mtodo 4500-P itens B e F) Espectrometria tica de emisso com plasma de argnio ICP/OES (Mtodo 3120-B) Espectrometria de absoro atmica com gerao de vapor frio (Mtodo 3112) Tcnica de ELISA - Ensaio Imunoenzimtico (EnviroLogix Inc. Microcystins Plate Kit - EP022) Espectrometria tica de emisso com plasma de argnio ICP/OES (Mtodo 3120-B) Espectrofotometria automtica com cido isociandrico (ISO 11732) Espectrofotometria automtica com cido isociandrico, aps digesto cida. (Mtodo 4500-Norg item B) APHA-AWWA-WEF, 2005 ISO 2005 ISO 11732 e APHA-AWWA-WEF, 1998 Bibliograa APHA-AWWA-WEF, 2005 APHA-AWWA-WEF, 2005 APHA-AWWA-WEF, 2005 APHA-AWWA-WEF, 2005 APHA-AWWA-WEF, 2005 APHA-AWWA-WEF, 2005 APHA-AWWA-WEF, 2005 APHA-AWWA-WEF, 2005 CETESB, 1990 APHA-AWWA-WEF, 2005 APHA-AWWA-WEF, 2005 CETESB, 1984 CETESB, 2005 CETESB, 2000 APHA-AWWA-WEF, 2005 APHA-AWWA-WEF, 2005 APHA-AWWA-WEF, 2005 APHA-AWWA-WEF, 2005 CETESB, 2001 ABNT, 2010 CETESB, 2010 APHA-AWWA-WEF, 2005 APHA-AWWA-WEF, 2005 APHA-AWWA-WEF, 2005 APHA-AWWA-WEF, 2005 APHA-AWWA-WEF, 2005 APHA-AWWA-WEF, 2005 APHA-AWWA-WEF, 2005

Relatrio de Qualidade das guas Superciais | Apndice C - Signicado Ambiental e Sanitrio das Variveis de Qualidade

35

Nitrognio Nitrato total Nitrognio Nitrito total leos e Graxas Ortofosfato solvel Oxignio dissolvido pH Potssio total Potencial de Formao de Trihalometanos Sdio Total Slido dissolvido total Slido total Slido voltil Sulfato total Surfactantes Teste de Ames Turbidez Zinco total

Cromatograa inica (Mtodo 4110-C) Cromatograa inica (Mtodo 4110-C) Gravimtrico/extrao por Soxhlet (Mtodo 5520-D) Espectrofotometria automtica com molibdato de amnio e cido ascrbico (Mtodo 4500-P item F) Eletromtrico (Mtodo 4500-H+ B) Eletromtrico (Mtodo 4500-OG) Espectrometria tica de emisso com plasma de argnio ICP/OES (Mtodo 3120-B) Incubao e posterior anlise por cromatograa gasosa com detector de massa - CG/ MS (Mtodo 5710-B) e (Mtodo 8260-B - USEPA-SW 846) Espectrometria tica de emisso com plasma de argnio ICP/OES (Mtodo 3120-B) Gravimetria (Mtodo 2540) Gravimetria (Mtodo 2540) Gravimetria (Mtodo 2540) Cromatograa inica (Mtodo 4110-C) Espectrofotometria com azul de metileno (Mtodo 5540-C) Extrao orgnica de 10L de amostra com resina XAD4, em pH neutro e cido seguido de teste de Ames em microssuspenso com as linhagens de S. typhimurium TA98 e TA100 na presena e ausncia de S9, utilizando-se 4 doses, sendo a mxima de 50 100ml equivalentes de amostras por placa (Norma Tcnica CETESB L5.241). Turbidimtria (Mtodo 2130) Espectrometria tica de emisso com plasma de argnio ICP/OES (Mtodo 3120-B) Sedimento Espectrometria de absoro atmica chama xido nitroso/ acetileno (Mtodo 3030, item K e 3111, item D) e (Mtodo 3051 - USEPA-SW 846) Espectrometria de absoro atmica forno de grate (Mtodo 3113) e (Mtodo 3051 - USEPA-SW 846) Cromatograa gasosa com detetor de captura de eltrons - CG/ECD (Mtodo 8082-A - USEPA-SW 846) Espectrometria de absoro atmica chama ar/ acetileno (Mtodo 3030, item K e 3111, item B) e (Mtodo 3051 - USEPA-SW 846) Espectrometria de absoro atmica chama ar/ acetileno (Mtodo 3030, item K e 3111, item B) e (Mtodo 3051 - USEPA-SW 846) Espectrometria de absoro atmica chama ar/ acetileno (Mtodo 3030, item K e 3111, item B) e (Mtodo 3051 - USEPA-SW 846) Determinao de bentos de gua doce Macroinvertebrados. Mtodo qualitativo e quantitativo (Norma Tcnica CETESB L5.309) Espectrometria de absoro atmica chama xido nitroso/ acetileno (Mtodo 3030, item K e 3111, item D) e (Mtodo 3051 - USEPA-SW 846) Avaliao de freqncia em pelo menos 100 larvas de 4 instar, sendo considerado deformidade: falta ou excesso de dentes e gap. Avaliao da mortalidade (efeito agudo) e do crescimento (efeito subletal, expresso pelo peso seco) em 10 dias de exposio (ABNT NBR 15470, modicado segundo CETESB SQ PR/LB-085) Espectrometria de absoro atmica chama ar/ acetileno (Mtodo 3030, item K e 3111, item B) e (Mtodo 3051 - USEPA-SW 846) Determinao da distribuio granulomtrica (Norma Tcnica CETESB L6.160) Cromatograa lquida com detector de uorescncia (Mtodo 8310 - USEPA-SW 846) Espectrometria de absoro atmica chama ar/ acetileno (Mtodo 3030, item K e 3111, item B) e (Mtodo 3051 - USEPA-SW 846) Espectrometria de absoro atmica com gerao de vapor frio (Mtodo 3112) e (Mtodo 3051 - USEPA-SW 846)

APHA-AWWA-WEF, 2005 APHA-AWWA-WEF, 2005 APHA-AWWA-WEF, 2005 APHA-AWWA-WEF, 2005 APHA-AWWA-WEF, 2005 APHA-AWWA-WEF, 2005 APHA-AWWA-WEF, 2005 APHA-AWWA-WEF, 1998 USEPA, 1998 APHA-AWWA-WEF, 2005 APHA-AWWA-WEF, 2005 APHA-AWWA-WEF, 2005 APHA-AWWA-WEF, 2005 APHA-AWWA-WEF, 2005 APHA-AWWA-WEF, 2005 CETESB, 1991 APHA-AWWA-WEF, 2005 APHA-AWWA-WEF, 2005 APHA-AWWA-WEF, 1998 USEPA, 1994 APHA-AWWA-WEF, 1998 USEPA, 1994 USEPA, 1998 APHA-AWWA-WEF, 1998 USEPA, 1994 APHA-AWWA-WEF, 1998 USEPA, 1994 APHA-AWWA-WEF, 1998 USEPA, 1994 CETESB, 2003 APHA-AWWA-WEF, 1998 USEPA, 1994

Alumnio total Arsnio total Bifenilas Policloradas (PCBs) Cdmio total Chumbo total Cobre total Comunidade Bentnica Cromo total Deformidade em mento de Chironomus Ensaio ecotoxicolgico com Hyalella azteca Ferro total Granulometria Hidrocarbonetos aromticos polinucleares Mangans total Mercrio total

ABNT, 2007 CETESB, 2010 APHA-AWWA-WEF, 1998 USEPA, 1994 CETESB, 1995 USEPA, 1998 APHA-AWWA-WEF, 1998 USEPA, 1994 APHA-AWWA-WEF, 1998 USEPA, 1994

Relatrio de Qualidade das guas Superciais | Apndice C - Signicado Ambiental e Sanitrio das Variveis de Qualidade

36

Nquel total Pesticidas Organoclorados Slido xo Slido total Slido voltil Teste de Ames Umidade Zinco

Espectrometria de absoro atmica chama ar/ acetileno (Mtodo 3030, item K e 3111, item B) e (Mtodo 3051 - USEPA-SW 846) Cromatograa gasosa com detector de captura de eltrons - CG/ECD (Mtodo 8081-B - USEPA-SW 846) Gravimetria (Mtodo 2540) Gravimetria (Mtodo 2540) Gravimetria (Mtodo 2540) Extrao por ultrassonicao com diclorometano e metanol e testadas com as linhagens TA98 e TA100 na presena e ausncia de S9. A dose mxima testada foi de 500 mg equivalentes de sedimento por placa (Norma Tcnica CETESB L5.620). Gravimetria (Mtodo 2540) Espectrometria de absoro atmica chama ar/ acetileno (Mtodo 3030, item K e 3111, item B) e (Mtodo 3051 - USEPA-SW 846)

APHA-AWWA-WEF, 1998 USEPA, 1994 USEPA, 1998 APHA-AWWA-WEF, 2005 APHA-AWWA-WEF, 2005 APHA-AWWA-WEF, 2005 CETESB, 1993 APHA-AWWA-WEF, 2005 APHA-AWWA-WEF, 1998 USEPA, 1994

4. Metodologia de amostragem

4.1 gua
A amostragem da gua foi realizada seguindo o Guia de Coleta e Preservao de Amostras de guas da CETESB (1988).

4.2 Sedimento
4.2.1 Variveis Qumicas e Ecotoxicidade
As amostras de sedimento para as determinaes analticas e de ecotoxicidade foram coletadas na margem deposicional de rios e na zona profundal de reservatrios com pegador do tipo van Veen. Foram tomadas amostras em triplicatas, compostas a partir de volumes iguais de cada rplica, em campo. Nos reservatrios foram considerados apenas os 6 cm superiores da coluna de sedimento. As determinaes das variveis ambientais na gua intersticial foram obtidas por duas metodologias: no caso das medidas de oxignio dissolvido, essas foram obtidas pela insero de eletrodo de OD diretamente na camada supercial dos sedimentos no instante da coleta; as demais determinaes foram realizadas na poro aquosa dos sedimentos coletados, por congelamento seguido por ltrao e procedimentos especcos para metais e nutrientes.

4.2.2 Comunidade bentnica


Amostras de sedimento para anlise das comunidades bentnicas foram coletadas em triplicata, com pegadores do tipo van Veen ou Ponar na margem deposicional de rios e na regio sublitoral de reservatrios e Ekman-Birge, padro na profundal de reservatrios. A xao e o preparo das amostras seguiram a Norma Tcnica CETESB L5.309 (CETESB, 2003).

Potrebbero piacerti anche