Sei sulla pagina 1di 12

Principio: Minerais so elementos ou compostos qumicos que geralmente aparecem na forma de cristais, visvel apenas ao microscpio de luz polarizada.

So denominadas como rochas associaes naturais de dois ou mais minerais agregados ou no e, normalmente, estas cobrem vastas reas da crosta terrestre, embora seja rara, uma rocha pode ser formada por um nico mineral. So geralmente organizadas de acordo com a sua origem, classificando-se assim como: magmticas ou gneas, metamrficas e sedimentares.

Prtica 01: Identificao e Caracterizao de Cristais Objetivo: Analisar os diferentes aspectos das duas amostras do mineral quartzo, atravs das seguintes observaes: 1- Indicar as principais diferenas entre os cristais de quartzo. 2- Indicar as semelhanas entre os cristais de quartzo. 3- Discutir a possibilidade de existir um termo intermedirio entre o cristal representado na amostra 1 e o representado na amostra 2. 4- Em caso afirmativo sobre a questo interior, caracterizar este termo quanto forma. 5- Explicar por que razo uma mesma substncia mineral (quartzo) pode exibir cristais to diferentes. 6- Estabelecer uma relao entre mineral e cristal. 7- Definir, por palavras prprias, cristal.

Prtica 02: Constituio da Rocha Composio mineralgica so os minerais que compe determinada rocha, como citado anteriormente uma rocha normalmente composta de 2 ou mais minerais, sendo raras as ocasies onde a rocha composta apenas por um mineral. Vale saber que a composio mineralgica das rochas gneas depender da composio do magma a partir do qual a mesma se formou. J a composio das rochas metamrficas e sedimentares depender da composio das rochas ou sedimentos que lhes deram origem. Objetivo: Analisar uma amostra de granito triturada, com o objetivo de notar a sua composio mineralgica e textura. Material Necessrio:

Almofariz e Pistilo Amostra de granito alterado Lupa.

Procedimento Experimental: 1- Escolher uma amostra de granito que, pelo seu grau de alterao, seja mais fcil de triturar. 2- Observar macroscopicamente a amostra. 3- Analisar a amostra, em funo do tipo e quantidades relativas dos minerais que contm. 4- Utilizando um almofariz, triturar uma parte da amostra. 5- Com a lupa, observar o material triturado e registrar em esquema o que foi observado. 6- Pedir aos alunos, que definam a rocha.

Prtica 03: Formao de Cristais de Sulfato de Cobre Formao e o desenvolvimento dos cristais: so determinados pelas condies do meio em que se encontram. Os fatores que mais influenciam na formao dos cristais so: agitao do meio em que se formam, o espao disponvel, temperatura e o tempo. Os cristais assim como as rochas formaram-se nos diferentes processos de desenvolvimento do planeta. Um cristal uma forma de matria na qual as partculas que as constituem esto agregadas regularmente, criando assim uma estrutura cristalina. A cristalizao pode ocorrer atravs de sublimao, precipitao, por arrefecimento e por xi-reduo.

Objetivo: observar e entender a formao de cristais a partir de uma soluo (Sulfato de cobre + H2O) que ser saturada. Material Necessrio: Sulfato de cobre gua destilada Lupa Papel filtro Placa de Petri Bico de bunsen

Procedimento Experimental:

1- Dissolver a quente, num copo de Becker, o sulfato de cobre em H2O destilada at sua saturao, pequena quantidade de solvente para grande quantidade de soluto (10g/5ml H2O). 2- Filtrar a soluo, colocar a soluo numa placa de Petri e deixar repousar durante um dia. 3- Observar os cristais na aula seguinte, recorrendo, se necessrio, a uma lupa. Resultados: Houve a saturao do sulfato de cobre, atravs do aumento da temperatura. Discusso dos resultados: Esta experincia est associada formao de cristais de sulfato de cobre no meio sedimentar, observava-se que no ocorrer nenhuma alterao nessa soluo se a mesma for mantida nas mesmas condies de temperatura e presso na qual foi produzida.

Prtica 04: Formao de Cristais de Iodo

Iodo: comumente encontrado em rochas e nos solos, um slido negro e lustroso, com leve brilho metlico, que sublima em condies normais formando um gs de colorao violeta e odor desagradvel.

Objetivo: Atravs do experimento observar a formao de cristais de iodo, que sofre a influncia dos fatores externos e internos (temperatura e presso). Material Necessrio: Iodo slido Bico de bunsen Tubos de ensaio Prendedor de tubo Procedimento Experimental: 1- Colocar uma pequena poro de iodo (1mg) num tubo de ensaio.

2- Com a ajuda de um prendedor de madeira, segurar o tubo de ensaio e aquec-lo at que o iodo sublime e que os vapores libertados encontrem as paredes frias do tubo de ensaio, este deve ser aquecido ligeiramente inclinado. 3- Observar os cristais formados na parte superior das paredes do tubo de ensaio.

Prtica 05 Formao de Cristais e Nitrato de Potssio Objetivo: Observar a formao de cristais de nitrato de potssio, sendo que a mesmas sofrem a influncia da solubilidade e da temperatura. Material Necessrio: Nitrato de potssio Copo de bquer; gua destilada; Bico de busen; Placa de preti; Lupa:

Procedimento Experimental: 1- Dissolver o nitrato de potssio em gua, num copo de vidro, at a saturao, 20g para 100mL de gua; *Saturao: pequena quantidade de solvente para grande quantidade de soluto. 2- Aquecer, no preciso entrar em ebulio, adicionar mais nitrato at que volte a saturar temperatura. 3- Colocar uma parte da soluo numa placa de Petri e coloca-la sobre um retroprojector ligado. 4- Esfrie a soluo restante rapidamente, colocando o copo debaixo da gua fria da torneira. 5- Deixar repousar. 6- Observar primeiro a olho nu e, posteriormente, recorrendo lupa. Prtica 06 A origem Qumica dos Calcrios

Rochas Sedimentares um tipo de rocha formada por sedimentos, ou seja, por matria orgnica, lama, partcula de rochas ou at mesmo restos de animais e vegetais. Esses sedimentos quando acumulados e transportados para um determinado local sofrem a ao da temperatura, ocorrendo assim a diagnese ou litificao que a transformao desses materiais em rocha. Esses processos geralmente ocorrem em lagos, lagunas, baas, esturios, fundos de oceanos e deltas.

Objetivo: compreender a origem de alguns calcrios, bem como as condies que a determinam. Material Necessrio: Amostra de calcrio (calcita em p) Trs tubos de ensaio Soluo diluda de cido clordrico Bico de busen Suporte para tubo de ensaio gua gaseificada

Procedimento Experimental: 1- No 1 tubo coloque uma pequena poro* de calcita em p e gua gaseificada. 2- No 2 tubo coloque uma pequena poro de calcita em p e gua

gaseificada quente.
3- No 3 tubo coloque uma pequena poro de calcita em p e soluo diluda de HCl. *Poro uma pontinha da esptula. (comparar com a formao das numerosas estalactites e estalagmites observadas nas grutas).

Os calcrios reagem com os cidos (soluo diluda do HCl) guas gaseificadas, o carbonato de clcio insolvel na gua destilada e o calcrio constitudo por carbonato de ( CaCO3).

Prtica 07 Formao de Estratos


A estratificao consiste na disposio caracterstica das rochas sedimentares, em camadas ou leitos sobrepostos. Esta disposio resulta das condies de sedimentao, pois a sua variao e repetio origina estratos de diversa natureza. Os estratos diferem pela cor, pela composio mineralgica e pela granulidade. (www.infopedia.pt/$estratificacao-(geologia))

Objetivo: analisar atravs do experimento como se formam os estratos sedimentares. Material Necessrio: Terra, areia e argila Cuba ou copo de bquer 500mL Mangueira (esquema) Telha ou calha de alumnio ou vidro Vareta de vidro Suporte universal de garras Balde

Procedimento Experimental: Na extremidade superior da calha, colocar um pouco de areia e deixar cair gua lentamente sobre a mesma, at que esta acabe por cair na cuba. Em seguida, utilizar terra e proceder do mesmo modo. Repetir, alternadamente as operaes anteriores at se obterem vrias camadas. Deixar repousar. Obsevar o resultado. Misturar os trs materiais areia, argila e terra em um balde. Colocar gua no balde at o meio. Agitar com a vareta de vidro. Deitar a mistura na calha de modo que escorra at a cuba de vidro. Deixar repousar. Observar periodicamente o comportamento da mistura na cuba at a completa estabilizao das camadas.

Prtica 08 Formao de uma Rocha Sedimentar As rochas sedimentares so as rochas que mais recobrem a crosta terrestre. A formao das rochas sedimentares ocorre em duas fases, sendo estas: sedimentognese e diagnese. Sedimentognese: consiste na formao dos materiais que vo constituir a rocha at deposio das mesmas. A sedimentognese envolve trs etapas: -meteorizao e eroso; -transporte; -sedimentao (deposio).

Diagnese: conjunto de processos fsico-qumicos que ocorrem depois da sedimentao no qual os sedimentos se transformam em rochas sedimentares e coesas. Objetivo: Atravs do experimento, analisar o processo de formao das rochas sedimentares por diferentes compostos. Material Necessrio: leo Seringa de plstico Areia fina Argila em p gua Esptula ou colher Copo de bquer Lupa

Procedimento Experimental: 1- Untar o interior da seringa com leo e encher com areia umedecida. Pressionar o mbolo com fora. 2- Empurrar o cilindro de forma a expulsar a areia na direo do prato de papel. 3- Repetir a experincia, utilizando desta vez uma mistura constituda por 3 colheres de areia mida e 1 colher de argila em p. 4- Deixar secar completamente a estrutura assim obtida. 5- Observar a estrutura vista desarmada e lupa e registrar o que se obser va. 1) Quais as diferenas encontradas entre a 1 e a 2 das estruturas obtidas? 2) Qual o principal fator responsvel pelas diferenas observadas? 3) De que forma esse fator ter contribudo para que se originassem duas estruturas com caractersticas distintas.

Prtica 09 Deposio de Argilas As areias podem ser cimentadas pela precipitao de substncias dissolvidas nas guas de circulao, formando assim arenito. As rochas slicas so constitudas por sedimentos de menores dimenses, enquanto que as argilosas so constitudas por matrias de maiores dimenses. Muitas das vezes os detritos levados pelos cursos de gua atingem o oceano onde se depositam e formam as rochas argilosas. Deste modo verifica-se que o NaCl tem um papel ativo e importante na sedimentao dos materiais.

Objetivo: Compreender por meio de experimentos a influncia do NaCl na deposio de materiais argilosos. Materiais Necessrios: leo 4 tubos de ensaio Soluo de NaCl (50g/L de gua) Argila em p gua Esptula ou colher Copo de bquer Suporte para tubos de ensaio Proveta

Procedimento experimental: 123456Numerar os tubos de ensaio de 1 at 4. Colocar nos tubos 1 e 3 uma poro de argila e gua destilada. Nos tubos 2 e 4, adicionar uma poro de argila e soluo de NaCl. Deixar os tubos 1 e 2 em repouso. Agitar os tubos e 3 e 4, deixando-os depois permanecer em repouso. Aguardar 10 a 15 minutos e registrar depois os resultados obtidos em cada um dos tubos.

Prtica 10 Formao de um Fssil Fosseis: so restos de animais e plantas que se conservam de maneira natural ao longo de milhes ou at bilhes de anos no solo ou subsolo, se tornando assim registros arqueolgicos. Objetivo: Observar como restos de insetos, plantas, animais... ficam gravados em meio as rochas sedimentares. Materiais Necessrios: Massinha de modelar Concha de molusco Gesso leo ou vaselina gua Esptula Copo de bquer 50mL Proveta Basto de vidro

Procedimento Experimental: 1- Moldar a massinha. Untar com leo a parte exterior da concha. 2- Pressionar a concha sobre a massa at a enterrar completamente. Retira a concha e untar com leo o molde deixado por ela. 3- Num copo com gua, juntar o gesso e misturar com a ajuda da vareta at se obter uma pasta. 4- Colocar na parte do molde deixado pela concha na massinha. 5- Deixar secar o gesso e retir-lo do molde.

Prtica 11 Fabricando um fssil Objetivo: analisar como objetos (ossos, folhas, crnio...) ficam impressos em meio a argila. Material Necessrio: Recipiente (pote de margarina) Objetos coletados (ossos, folhas, etc) Argila molhada e seca

Procedimento Experimental: 1- Colocar dentro do recipiente a argila seca, cobrindo todo o fundo do recipiente (+ ou 2 cm) sobre esta primeira camada de argila seca,, colocar cerca de 4 cm de argila molhada; 2- Sobre a argila molhada, colocar os objetos coletados; 3- Salpicar os objetos com argila seca e a seguir, cobrir os objetos j salpicados com 4 cm de argila molhada; 4- Deixar secar por trs dias; 5- Aps este tempo, retirar o material do recipiente e tentar separar cuidadosamente as partes; 6- Observar e desenhar o que ficou impresso na argila; Se no houvesse fsseis o homem jamais pensaria em evoluo. Voc concorda com esta afirmao? Por qu? Quais as relaes entre fsseis e evoluo?

Prtica 12 Deformao das Rochas

As rochas sedimentares e magmticas quando submetidas a condies de presso e temperatura diferentes das que presidiram sua formao, podem sofrer deformao. (maisbiogeologia.blogspot.com.br)

Objetivo: analisar os efeitos causados pela presso na estrutura da massa. Material Necessrio: Massa plstica de modelar de vrias cores canivete. Procedimento Experimental: 1- Formar retngulos da massa, de igual tamanho, mas espessuras diferentes. 2- Coloc-los uns sobre os outros. 3- Observar o aspecto geral da estrutura montada. 4- Pressionar lateralmente a estrutura. 5- Observar o efeito da presso na estrutura. 6- Com um canivete, retirar o topo da estrutura montada. 7- Colocar sobre a parte donde foi retirado o topo uma camada de massa de cor diferente. 8- Fazer um corte com um canivete nessa estrutura. 9- Deslocar as duas pores obtidas pelo corte. 10- Descreva os efeitos provocados pela presso na estrutura de massa.

Prtica 13 O Nascimento de um Vulco Um vulco uma abertura natural na crosta terrestre e por ele so expulsos materiais que existem no interior da Terra. Esses materiais podem encontrar-se no estado gasoso, lquido e slido. Objetivo: observar como ocorre uma reao em meio a um vulco. Materiais Necessrios: Placa de compensado Lata Barro Dicromato de amnia

Magnsio em p Fsforos Esptula Areia, canivete Tesoura Enxofre e acar

Procedimento Experimental: 1- Na placa de compensado fazer uma abertura onde encaixe a lata e construir uma paisagem. 2- Dentro da lata coloque cerca de 80 g de dicromato de amnia e misture cabeas de fsforo 3- Adicione 25g de magnsio, enxofre e acar para dar o cheiro caracterstico dos vulces. 4- Lanar um fsforo aceso para o interior da lata. 5- Observar atentamente a erupo. Quais foram s alteraes verificadas na paisagem? Que tipos de materiais so expelidos pelo vulco?

Bibliografia: www.quimlab.com.br/guiadoselementos/iodo/htm recursos-naturais2.blogspot.com.br/2008/04/constituio-da-rocha.html scienceblog.com.br/gefagos/2008/04/composio-quimica-de-rochas/ www.infoescola.com/geologia/rochas-sedimentares/ soraiabiogeo.blogs.sapo.pt/9208.html www.brasilescola.com/geografia/os-fosseis.htm maisbiogeologia.blogspot.com.br

Potrebbero piacerti anche