Sei sulla pagina 1di 38

1

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Escola de Administrao da UFBA Ncleo de Ps-Graduao em Administrao NPGA.

CURSO DE ESPECIALIZAO EM POLTICAS E GESTO DE SEGURANA PBLICA III CEGESP

A EFICINCIA E EFICCIA DO USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAO NA POLCIA MILITAR DA BAHIA NA INTEGRAO DOS PROCESSOS DE COLETA, ARMAZENAMENTO, DISSEMINAO E USO DAS INFORMAES
Mrcio de Alcntara Santos Melquisedeque Cerqueira dos Anjos Rubenilton Matos Andrade

Programa de Estudos, Pesquisas & Formao Em Polticas & Gesto de Segurana Pblica - PROGESP

REDE NACIONAL DE ALTOS ESTUDOS EM SEGURANA PBLICARENAESP/SENASP/MJ

A EFICINCIA E EFICCIA DO USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAO NA POLCIA MILITAR DA BAHIA NA INTEGRAO DOS PROCESSOS DE COLETA, ARMAZENAMENTO, 1 DISSEMINAO E USO DAS INFORMAES
THE EFFICIENCY AND EFFECTIVENESS OF THE USE OF THE TECHNOLOGY OF THE INFORMATION IN THE MILITARY POLICY OF THE BAHIA IN THE INTEGRATION OF THE COLLECTION PROCESSES, STORAGE, DISSEMINATION AND USE OF THE INFORMATION
2 3

Mrcio de Alcntara Santos


4

Melquisedeque Cerqueira dos Anjos Rubenilton Matos Andrade

Resumo: O presente trabalho tem por escopo identificar a atual problemtica do parque tecnolgico das Companhias Independentes da Polcia Militar (CIPM) do Estado da Bahia, a fim de propor medidas que viabilize o uso da tecnologia da informao, como ferramenta catalisadora da reduo de custos, aumento da produtividade, flexibilidade e qualidade. Em virtude da homogeneidade existente entre as CIPM, o foco do estudo foram as unidades localizadas na capital. Buscou-se diagnosticar os entraves tecnolgicos para que fosse apresentado um modelo de estrutura mnima para o funcionamento do parque de informtica da CIPM, dentro dos moldes necessrios e adequados para o exerccio da atividade policial com eficincia e eficcia.

Palavras-Chave: Tecnologia. CIPM. Eficincia.

Abstract: The present work has for target to identify current the problematic one of Independent the technological park of the Company of Polcia Militar (CIPM) of the State of the Bahia, in order to consider measured that it makes
1

O presente artigo um Trabalho de Concluso de Curso, apresentado ao colegiado da Faculdade de Administrao da Universidade Federal da Bahia, em parceria com a RENAESP e PROGESP, como requisito parcial para a obteno do grau de especialista em Gesto e Polticas de Segurana Pblica. O estudo foi orientado pelo Prof. Robinson Tenrio, 2009.
2 3

Capito da Polcia Militar da Bahia. tenalcantara@oi.com.br Capito da Polcia Militar da Bahia. tenente2001@gmail.com 4 Capito da Polcia Militar da Bahia, gestor de TI da Agncia Central de Inteligncia da PMBA, Bacharel em Direito pela Faculdade de Tecnologia e Cincias. rubenilton@pm.ba.gov.br

possible the use of the technology of the information, as catalytic tool of the reduction of costs, increase of the productivity, flexibility and quality. In virtue of the existing homogeneity between the CIPM, the focus of the study they had been the units located in the capital. One searched to diagnosis the technological impediments so that a model of minimum structure for the functioning of the park of computer science of the CIPM, inside of the molds necessary and adjusted for the exercise of the police activity with efficiency was presented and effectiveness. Keywords: Technology. CIPM. Efficiency.

1. Introduo
A Polcia Militar possui como misso constitucional a preservao da ordem pblica, atuando preventivamente ao cometimento de ilcitos por meio do policiamento ostensivo. Na capital baiana, o emprego do policiamento feito de forma descentralizada, sendo dividida em trs Comandos de Policiamento, com as suas respectivas Companhias Independentes. Durante o trabalho policial ordinrio ou at mesmo em aes policiais especficas, a exemplo de blitz e policiamento em eventos especiais, so coletados diversos dados que necessitam de um tratamento adequado no armazenamento, processamento e disseminao. Para tanto, a tecnologia da informao mostra-se indispensvel para oferecer agilidade, qualidade e segurana no manuseio desses dados.

A PMBA tem capilaridade em todos os municpios baianos e pode ser considerada uma das principais fontes de informaes do Estado. Mas, para se obter informaes cleres e de qualidade, necessrio se faz que a Companhia Independente, que est na ponta do sistema, possua um parque tecnolgico adequado. Ocorre que, o atual cenrio demonstra que a Polcia Militar da Bahia (PMBA) ainda carece de melhor estruturao nesta rea, notadamente no que tange a recursos humanos especializados e infraestrutura tecnolgica. Este quadro revela deficincias diversas nas Companhias Independentes, no que se refere rea de informtica, entre elas: parque tecnolgico inexistente ou obsoleto, ausncia de

treinamento especfico dos policiais em novas tecnologias, resistncia ao novo, prevalncia de sistemas arcaicos de armazenamento de dados; no aproveitamento de pessoal j qualificado, dentro da prpria instituio, entre outras. A maior parte das pesquisas sistemticas sugerem que a ausncia de treinamento nas novas tcnicas, o medo e resistncias dos policiais vo minando o potencial dessas inovaes (MANNING, 2003, p.400).

Assim, busca-se com o presente trabalho, identificar as carncias das Companhias Independentes em tecnologia da informao, que de alguma forma interfere na eficincia e eficcia do tratamento das informaes coletadas, processadas, armazenadas e disseminadas. E, com base nesse diagnstico propor um modelo de parque tecnolgico que se adque ao binmio: necessidade x possibilidade.

2. Referencial terico
A insegurana pblica um dos mais graves problemas sociais brasileiros. Atentos a essa situao, os governos estadual e federal tm sinalizado com novas polticas de segurana pblica que originam considerveis investimentos nessa rea. Basta citar iniciativas inovadoras da Secretaria Nacional de Segurana Pblica (SENASP) e o Programa Nacional de Segurana Pblica com Cidadania (PRONASCI). Uma das diretrizes estabelecidas pelo Governo Federal por meio desses programas o investimento em TI nos rgo de segurana pblica.

Garantir que esses recursos sejam otimizados para o aumento da eficincia e eficcia da atividade policial, sobretudo para aes que possuem evidncias da contribuio da TI para o desempenho policial, passa pelo estudo da gesto de TI nas organizaes policiais, principalmente daquelas unidades que esto na ponta do sistema, como o caso das Companhias Independentes, foco do presente estudo. A Tecnologia da Informao pode ser conceituada como todo recurso tecnolgico destinado coleta, manipulao, armazenamento e processamento de dados e/ou informaes dentro de uma organizao.

Na atual conjuntura, no h como conceber uma gesto eficiente e eficaz sem o uso de ferramentas tecnolgicas que permitam maior qualidade e credibilidade dos dados de uma organizao.

Numa definio mais operacional dos conceitos acima mencionados, apresentam-se as seguintes definies de eficincia e eficcia no setor pblico (BACK, 2006). Eficincia: rendimento efetivo sem desperdcio. A consecuo das metas e outros objetivos constantes de programas, de maneira sistemtica, contribuindo para minimizar os custos operacionais, sem diminuir o nvel, qualidade e oportunidade dos servios a serem oferecidos pela entidade, projeto ou empresa pblica. Eficcia: considera-se eficaz a administrao, plano projeto ou entidade que, na consecuo de seus objetivos, consegue os efeitos necessrios, ou seja, atinge as metas a que se props.

Para se obter resultados positivos com a utilizao da tecnologia da informao, importante que o comandante da CIPM esteja diretamente atrelado a princpios da Administrao Gerencial, trabalhando com cientificidade, cumprindo metas, com prazos estabelecidos, da melhor forma possvel e com o menor nmero de erros. Ser eficiente ao utilizar as ferramentas tecnolgicas corretamente e de acordo com o mtodo preestabelecido, e ser eficaz quando atingir totalmente o resultado esperado, com a diminuio do ndice de delitos cometidos em sua rea territorial.

O uso da tecnologia da informao contribui para o melhor aproveitamento dos recursos disponveis, de forma a evitar re-trabalhos e desperdcios. A Polcia Militar j tem utilizado recursos tecnolgicos para esses fins, e isto fica evidenciado durante as festas populares, onde diversos sistemas so postos disposio da PM para gerenciar ocorrncias, efetivos, escalas, etc., mas que ficam restritos aos grandes comandos da Corporao. Contudo, nota-se que esses avanos no alcanam as Companhias Independentes nos demais perodos do ano.

Os fatores que mais dificultam o uso da TI nas Companhias Independentes esto relacionados ao processo de mudana na cultura

organizacional, que, de alguma forma, so demonstrados pela resistncia ao uso de novos recursos tecnolgicos. A reao utilizao de TI deve-se, tambm, porque a tecnologia padronizada pelas normas e valores da cultura organizacional. No caso da PMBA, observa-se que historicamente, o investimento em tecnologia da informao resume-se na aquisio de microcomputadores e impressoras.

A Tecnologia da Informao promete mudanas significativas no policiamento moderno, no entanto, o uso de TI tem sido limitado pela estrutura tradicional do policiamento e pelo papel tradicional do policial. Alm disso, existe a preocupao de que a TI se transforme em ferramenta de um processo especfico da polcia, e no como uma tecnologia que traga toda a oferta de benefcios mais amplos para as atividades de segurana pblica.

Polcia que tem eficincia hoje, polcia que tem tecnologia, ento, a produo de segurana pblica indissocivel ao uso e avano da tecnologia no mundo. De modo geral, a eficincia operacional da polcia, decorrente do uso da tecnologia da informao tem sido bastante restrito, e isto reflete um patamar ainda aqum da potencialidade e da eficincia operacional do policiamento ostensivo de competncia das Companhias Independentes.

O desafio maior parece ser compreender como o uso de TI e sistemas de informaes podem contribuir para execuo de estratgias e garantir que seja gerado o conhecimento necessrio, vencendo, assim, as resistncias da cultura policial.

Sabe-se que o uso da tecnologia da informao contribui para a reduo de custos, aumento da produtividade, flexibilidade, qualidade e inovao. Mas quando relacionados com a eficincia operacional, os benefcios parecem estar concentrados em produtividade e qualidade.

Como foi dito, a Polcia Militar um dos rgos com maior capilaridade em todo o Estado, a qual dispe, diariamente, de uma infinidade de dados oriundos dos quatro cantos da Bahia, mas que acabam se perdendo no tempo, pois no h integrao sistmica dos dados coletados, por falta de um processamento

adequado. Cada CIPM faz a sua prpria gesto dos dados. A polcia depende de informaes e a sua fonte bsica a populao; para entender as funes da polcia muito importante entender como ela obtm, processa, codifica, decodifica e usa tais informaes (MANNING, 2003, p.375).

O desafio de utilizar a tecnologia da informao, no s para os servios internos, mas, sobretudo, para auxiliar o policiamento ostensivo, agravado pela diversidade de processos realizados e criados, pela especificidade dos sistemas de informaes e pela tecnologia de ltima gerao empregada nas ferramentas tecnolgicas.

Por isso, a tecnologia tem que ser analisada no contexto em que ser usada, ou seja, necessrio entender as caractersticas do ambiente organizacional e da inovao tecnolgica, para que no fique aqum das reais necessidades ou subutilizadas, por estar alm do que se precisa. Manning salienta que a tecnologia no local do trabalho policial moldada e formada pelo ambiente, pela estrutura organizacional e pela cultura organizacional policial. Quando a polcia investe significativamente em TI promovendo profundas transformaes, surge um conjunto de contradies e conflitos nos relacionamentos internos e externos. Mais do que o ambiente, a estrutura e a cultura da polcia so, de alguma forma, moldadas pela tecnologia (MANNING, 2003 p.375).

O que a polcia faz um questionamento obrigatrio para anlise da finalidade da polcia. O papel da polcia tratar de todos os tipos de problemas humanos quando sua soluo necessite ou possa necessitar do emprego da fora e na medida em que isso ocorra -, no lugar e no momento em que tais problemas surgem (MONJARDET, 2003, p.21).

3. Metodologia
O objeto de estudo so as 27 (vinte e sete) Companhias Independentes de Polcia Militar da Bahia, situadas na cidade de Salvador. Considerando que as Companhias Independentes possuem caractersticas

semelhantes foram selecionadas apenas 15 (quinze) para a realizao da pesquisa.

O corte temporal foi o perodo de fevereiro a Junho de 2009, quando se aplicou o instrumento de pesquisa (questionrio) e foram realizadas as visitas s 15 (quinze) Unidades para anlise documental. Todas as CIPM elencadas responderam a um nico questionrio, que continha os seguintes temas: infraestrutura de rede; coleta, armazenamento e disseminao de dados e segurana da informao. Alm disso, foram analisados os documentos do acervo, a exemplo de escalas de servio, planos de operaes, registro de ocorrncias policiais (ROP), livro de parte, ordem de servio, ficha pessoal, dentre outros. A anlise documental subsidiou as respostas do questionrio, sendo que os dados relevantes foram registrados pelos prprios pesquisadores.

A formulao e aplicao dos instrumentos de pesquisa obedeceram metodologia de pesquisa exploratria, j abordada, e procurou responder a seguinte questo de partida: As Companhias Independentes da Polcia Militar da Bahia, situadas na capital, utilizam tecnologia da informao para processar, disseminar e armazenar as informaes com eficincia e eficcia em prol das aes policiais?

A anlise desse problema partiu de algumas questes que nortearam este trabalho e que so derivadas das dimenses envolvidas com o uso da tecnologia da informao nas CIPM. Para que os comandantes, oficiais e praas respondessem a essas questes, foi elaborado um questionrio que previa respostas objetivas e subjetivas. Esse instrumento de pesquisa fortaleceu o processo de investigao e permitiu a compreenso da atualidade e a complexidade do objeto de estudo.

Os instrumentos de pesquisa deste estudo foram apresentados a gestores de TI, da Superintendncia de Gesto Tecnolgica (SGTO), oportunidade em que foi discutida a pertinncia das questes.

Os indicadores de eficincia e eficcia operacional, decorrentes da gesto de dados por meio do uso de TI, foram escolhidos a partir da reviso bibliogrfica e da experincia pessoal de um dos pesquisadores, a qual foi adquirida na funo de gestor de TI da Agncia Central de Inteligncia da PMBA.

Com base nos dados do questionrio foi possvel identificar a semelhana das respostas, que variavam entre 80 a 90%, para cada pergunta. O principal objetivo desta planilha, que foi dividida por tema, foi demonstrar a paridade que h entre as Companhias Independentes, referente ao objeto pesquisado, o que de fato comprova o problema indicado como objeto de estudo.

4. Anlise dos resultados


A seguir, sero apresentados os resultados da presente pesquisa, com as principais evidncias e tendncias observadas nas respostas dos questionrios e da anlise documental, confrontando-se os dados obtidos com os referenciais tericos.

No item infraestrutura, contendo 07 (sete) questionamentos, foi observado que 93% das CIPM no possuam um parque tecnolgico adequado, as quais eram dotadas de microcomputadores e impressoras insuficientes para o servio administrativo, e em pssimas condies de uso.

Outro aspecto relativo infraestrutura corresponde velocidade de acesso a internet, onde foi possvel identificar que 100% das unidades possuam link de internet muito abaixo, gerando atrasos em consultas e lanamentos.

Alm da deficincia do capital estrutural das CIPM, verifica-se que o capital humano tambm se encontra desestruturado, pois os 87% do setor de qualidade e telemtica no funcionam em sua plenitude, sendo que 80% dos policiais militares do setor exercem a funo, mas sem conhecimento tcnico para tal. Os outros 20%, j tiveram oportunidade de participar de cursos na rea, mas custeado com recursos prprios, sem nenhum tipo de contribuio por parte da Polcia Militar.

No que tange a coleta, armazenamento e disseminao, foi observado que 80% das CIPM armazenam os dados coletados em meio fsico, ou seja, em papel, gerando com isso uma consulta lenta e imprecisa. Isso se deve a falta de um sistema que permita tabular, minerar e armazenar as informaes.

10

Apesar de 73% das CIPM indicarem que o Comando de Operaes Policiais Militares, estabelece diretrizes para a coleta, armazenamento e disseminao da informao, os atuais mtodos de consulta aos sistemas de informaes no propiciam uma resposta clere ao solicitante. Isso denota uma dicotomia, o que de fato conduz a uma base de dados no confivel.

No campo segurana da informao, foi observado que nem mesmo o menor nvel de proteo de dados era cumprido por 87% das CIPM. Isto significa que no havia backup dos dados armazenados; software antivrus e controle de contedo web. Outro ponto atinente a segurana da informao, diz respeito ao acesso dos microcomputadores, que so compartilhados por diversas pessoas sem nenhum tipo de controle de acesso. Isto significa que dados, considerados sensveis, ficam armazenados numa mquina de uso coletivo.

Aps a anlise e interpretao do quanto coletado na pesquisa de campo do presente trabalho, nota-se que a atual situao das Companhias Independentes preocupante, tendo em vista que expe s escncaras as multifacetas das deficincias da tecnologia da informao na PMBA.

4.1. Gesto de tecnologia da informao nas Companhias Independentes


A gesto da informao por meio do uso da tecnologia consiste em estratgias polticas e metodolgicas adotadas pelos gestores (Comandantes de CIPM), que perpassa pela compreenso do conceito de tecnologia da informao (TI), de administrao de dados, de informaes, de bancos, fluxos e relacionamentos de dados, hardware, software, telecomunicao, entre outros.

No h como negar que a TI um dos componentes mais importantes das organizaes, seja pela otimizao de recursos materiais e humanos, ou pela celeridade de resposta que ela pode proporcionar.

Ficou evidenciado nas pesquisas realizadas que as Companhias Independentes sediadas na capital continuam sendo moldadas s prticas

11

tradicionais, no que se refere a utilizao de recursos tecnolgicos. S para exemplificar, apenas 10% das CIPM pesquisadas possuam um Setor de Qualidade e Telemtica estruturado e atuante.

E mais, com um parque tecnolgico obsoleto ou inexistente, e sem dispor de sistemas de informaes para atender s suas necessidades bsicas de gesto de dados, as CIPM, na maioria dos casos observados, sobreviviam com solues proprietrias de policiais militares que detinham algum conhecimento na rea de informtica. Esses mesmos policiais eram os responsveis pela manuteno dos microcomputadores.

A TI promete mudanas significativas no policiamento moderno. Antes, as estratgias policiais voltadas para o planejamento operacional, emprego do efetivo no servio ordinrio, entre outras atividades, eram traadas com base nos relatrios de ocorrncia policial, arquivados sem nenhum tipo de organizao, o que dificultava a anlise de vnculos e consumia bastante tempo. Nos dias atuais, com o uso eficaz de TI, essas mesmas estratgias podem ser aplicadas com maior qualidade e em menor tempo. E tudo isso com base no processamento dos diferentes tipos de informao, decorrente das aes policiais e tambm de fontes abertas.

A mudana para a era digital tem gerado situaes traumticas em diversas organizaes, e na PM no est sendo diferente. Trata-se de um choque de gesto, e para que seja menos traumtico possvel, preciso que tanto os gestores quanto os usurios finais despertem para a sua importncia. indispensvel um trabalho de base, e isto envolve planejamento a curto e mdio prazo, elaborao de projeto de reestruturao do parque tecnolgico, incluindo infraestrutura bsica de hardware e software, e tambm de capacitao de pessoal (usurios e administradores de rede).

Mas, antes de tudo, mister projetar cenrios, ou seja, definir, com base nas demandas e necessidades da CIPM, o que se espera com a implantao de ferramentas tecnolgicas. Talvez, o usurio se contente com o uso de editores de textos e planilhas eletrnicas, em um microcomputador modesto, por exemplo, pois

12

na realidade dele seria suficiente para continuar desempenhando o papel que o seu antecessor desempenhava. Por outro lado, tem aquele que j vislumbra uma rede estruturada, com microcomputadores e servidores robustos, central de impresso, firewall, controle de contedo web, uso de softwares de geo-processamento, de anlise de vnculos, diagramao, etc.

Para se determinar um modelo de infraestrutura bsica de hardware e software que atenda s demandas das Companhias Independentes deve-se entender os processos administrativos que dependem do uso de TI. Atualmente, os principais procedimentos da CIPM, ligados a operacionalidade, que dependem diretamente do uso de recursos tecnolgicos so: Elaborao de escala de servio, planilha de controle de pessoal, plano de frias, plano de operaes; ordens de servio, registro de ocorrncias policiais; relatrio de servio; controle de material blico; controle de viatura; consulta a sistemas de informaes, entre outros.

Nesse sentido, vale dizer da existncia de projetos inovadores no sentido de viabilizar uma gesto mais eficiente e eficaz das informaes, como o caso do Sistema de Gesto Integrada Policial (SIGIP), capitaneado pela Superintendncia de Gesto Tecnolgica e Organizacional, da Secretaria de Segurana Pblica (SSP). O SIGIP uma ferramenta web, de alto grau de complexidade, que contempla processos de gesto de recursos humanos e materiais que do subsdios operacionalidade. Contudo, a sua implantao ainda est em fase de homologao e um dos fatores crticos de sucesso tem sido a ausncia de infraestrutura bsica de TI nas CIPM, seja pela falta de equipamentos ou pela insuficincia do link da banda de internet.

O SIGIP j um excelente comeo, mas esta ferramenta deve estar associada a outras medidas proativas no sentido de prover as CIPM de um parque de informtica adequado para as suas reais necessidades.

A presena de agentes multiplicadores na CIPM um passo fundamental para incentivar o uso intensivo de TI nos processos das CIPM. A

referncia o chefe do Setor de Qualidade e Telemtica, que deve ser capacitado para tal misso. Observa-se que neste caso no h necessidade de que este

13

profissional tenha formao em anlise de sistemas, mas que tenha capacitao para tal, e que siga as polticas e diretrizes institucionais, estabelecidas pelo Departamento de Modernizao e Tecnologia da PMBA.

O efetivo operacional da PM est muito aqum do ideal, por isso, dificilmente o Setor de Qualidade e Telemtica priorizado. Muitas vezes, a CIPM tem em seus quadros um profissional da rea informtica, formado com investimentos prprios, e no o aproveita para exercer esta atividade. Os recursos so escassos, por isso preciso racionalizar o uso daqueles disponveis.

Ao contrrio do que parece, um parque de informtica no fica resumido a estaes de trabalho e impressoras. Envolve arquitetura de rede, administrao de servidores, backup, controle de contedo web, segurana da rede, entre outras atividades. No se mostra vivel que esta administrao seja feita por terceiros em face da sensibilidade dos dados que ali so veiculados. Da a necessidade de policiais militares capacitados para administrar o parque de informtica da CIPM.

Outro aspecto relevante diz respeito segurana da informao. As caractersticas a seguir expostas foram notadas em pelo menos 90% das CIPM pesquisadas: Microcomputadores sendo compartilhados entre diversos usurios e sem nenhum tipo de controle de acesso para uma eventual auditoria; utilizao indiscriminada de dispositivos de armazenamento de dados, a exemplo de pen drive, o que contribui para propagao de vrus e fuga de dados; ausncia de soluo antivrus e de um sistema de backup, entre outras vulnerabilidades.

Devido prpria caracterstica do trabalho da polcia, fundamental garantir a disponibilidade, a confidencialidade e a integridade das informaes. A disponibilidade visa permitir o acesso ao dado a qualquer momento, j a confidencialidade permite que somente as pessoas autorizadas tenham acesso s informaes, no tempo permitido, para a utilizao prevista. integridade evita a alterao indevida de dados, perceptvel ou no. Por sua vez, a

14

Diante do estudo desenvolvido, e com base na paridade existente entre as Companhias Independentes, segue abaixo a indicao de um modelo de estrutura mnima para o parque de informtica de uma CIPM:

a) 02 (dois) Servidores: Um, para hospedar o domnio, soluo antivrus, aplicaes, e o outro, que alm de servir como servidor de domnio (backup), ser o servidor de arquivos e de banco de dados; b) 02 (dois) microcomputadores por seo; c) Central de impresso, com (02) duas impressoras laser; d) 01 (um) Firewall para blindar a rede contra ataque de crackers e acessos indevidos; e) 01 (um) hardware para controle de contedo web, que alm de evitar acessos a contedos inadequados, permitir uma melhor distribuio da banda de internet, evitando a sobrecarga da rede. f) 01 (um) switch gerencivel de 24 portas ou mais, a depender da quantidade de pontos de rede; g) 01 No-break de 6Kva para garantir a energizao dos servidores, em caso de pane eltrica; h) Soluo de antivrus com administrao centralizada no servidor; i) Software de Backup, sendo este feito preferencialmente em fita DAT, durante duas vezes ao dia;

Deve-se priorizar softwares livres, a exemplo do sistema operacional Linux e do pacote de escritrio BrOffice, por serem gratuitos e possurem a mesma eficcia que os convencionais. Alm disso, espera-se que o SIGIP seja efetivado nas CIPM, o que proporcionar a integrao de informaes estratgicas.

Outro aspecto relevante a implantao de certificao digital, no mbito da PM. A certificao digital um tipo de tecnologia de identificao que permite que transaes eletrnicas dos mais diversos tipos sejam feitas considerando sua integridade, sua autenticidade e sua confidencialidade, de forma a evitar que adulteraes, interceptaes ou outros tipos de fraude ocorram.

15

Esta ferramenta contribuir para acelerar processos de comunicao entre as organizaes policiais militares, alm de propiciar reduo de custos com papel, impresso e transporte do documento.

4.2. Sistemas de informaes O objetivo de um sistema de informao armazenar, tratar e fornecer informaes para apoiar as funes ou processos de uma organizao. Na PMBA, o uso de alguns sistemas de informaes tm servido para a deteco de padres de regularidades, oferecendo subsdios ao policiamento ostensivo, mas ainda de forma bastante limitada.

So poucos os sistemas de informaes disponibilizados para as CIPM, normalmente so aqueles para gerar escalas de servio, controle de frota, de armamento, entre outros do gnero. Tentou-se tambm implantar um sistema de ocorrncias policiais em substituio ao Relatrio de Ocorrncia Policial (ROP), que no prosperou. Atualmente, com a expectativa da chegada do SIGIP poucos so os esforos notados para o desenvolvimento de uma ferramenta personalizada para a PM, que sirva para integrar, em um mesmo sistema, os dados coletados pela instituio nos quatro cantos da Bahia.

As CIPM ainda carecem de um Sistema de Gesto Eletrnica de Documentos (GED) para armazenar e recuperar documentos utilizando bancos de dados. Um sistema com esta performance, aliado a assinatura digital, que foi referida acima, permitiria celeridade e diminuio de custos com o envio e recebimento de documento em meio fsico. Outro sistema de grande valia seria o de Data Mining (Minerao de Dados ou Descoberta de Conhecimento), para encontrar padres implcitos em bancos dados, geralmente usando tcnicas estatsticas.

Alm desses, outro sistema de informao que poderia ser melhor explorado pelas CIPM seria o Sistemas de Informaes Geogrficas (GIS), que atualmente administrado pela Superintendncia de Telecomunicao da SSP (STELECOM). Este sistema integra mapas e bancos de dados, permitindo o geoprocessamento de imagens (clculo de distncias, localizao de viaturas no mapa, identificar que entidade corresponde a certos objetos no mapa). Contudo, as

16

CIPM ainda no possuem pessoal capacitado nem ferramentas adequadas para fazer uso desse tipo de sistema, que acaba sendo subutilizado.

As CIPM tambm acessam bancos criminais administrados por outros rgos, a exemplo do Portal SSP, administrado pela Superintendncia de Inteligncia da SSP, e da Rede INFOSEG, administrado pela Secretaria nacional de Segurana Pblica, que so sistemas de consulta de informaes de pessoas de interesse policial, mandados de priso, desaparecidos, veculos, armas, entre outros.

Todos os sistemas de informaes citados acima so acessados remotamente pela internet, mas como a velocidade de internet disponibilizada para as CIPM bastante baixa, aproximadamente 128kbps, acaba inviabilizando o acesso. As tecnologias mencionadas, quando aplicadas na atividade policial de forma planejada, oferecem resultados positivos na correlao entre investimentos em segurana pblica e reduo dos ndices de criminalidade. A nfase dada ao aperfeioamento dos mecanismos de processamento da informao, visando obter uma resposta mais eficiente da polcia aos anseios dos cidados.

5. Concluso
A modernidade dos tempos, aliada a incessantes transformaes no mundo globalizado, que cada vez mais complexo e menos previsvel, torna as organizaes cada vez mais dependentes de informao. A tecnologia da informao est gerando grandes mudanas nas instituies, seja pblica ou privada, e isso implica em alterao dos seus processos internos.

Nas Companhias Independentes da Polcia Militar da Bahia, foco deste estudo, esta mudana tem sido traumtica, devido a falta de investimentos em tecnologia, capacitao humana e envolvimento dos seus principais gestores. Com isso, ferramentas tecnolgicas que propiciam agilidade e qualidade ao servio deixam de ser utilizadas ou exploradas em sua plenitude.

17

Mesmo com as dificuldades existentes, a Polcia Militar no deve ficar a reboque desta revoluo tecnolgica, pois o emprego da tecnologia da informao em prol do servio operacional de fundamental importncia para proporcionar eficincia e eficcia na consecuo de sua atividade fim, o policiamento ostensivo.

O principal benefcio que a tecnologia da informao traz para as organizaes a sua capacidade de melhorar a qualidade e a disponibilidade de informaes e conhecimentos importantes. Alm disso, o uso dos sistemas de informaes mais modernos oferecem oportunidades sem precedentes para a melhoria dos processos internos das organizaes policiais e dos servios prestados sociedade.

A utilizao dos recursos tecnolgicos a partir de informaes que permitam definir prioridades, gerar reduo de custos das operaes, ampliar atendimento sem reduzir qualidade do servio, entre outras, contribui de maneira significativa na distribuio cientfica do policiamento nas ruas.

Apesar das estratgias preventivas serem fundamentais para o servio de polcia, o uso estratgico mais importante das tecnologias de informao est associado s estratgias reativas, que tambm constituem misso constitucional das polcias militares do Brasil. Tais estratgias usam inteligncia associada a dados obtidos das mais variadas formas (Registro de ocorrncias policiais, Relatrio de Servio, e outros dados oriundos de fontes abertas, denncias e sistemas de informaes), na medida em que o propsito da tecnologia da informao organizar e sistematizar os dados armazenados, facilitando sua recuperao e disseminao.

Para se evitar re-trabalhos, importante que haja integrao desses processos, evitando dados redundantes ou insuficincia de informaes para quem mais necessita delas. Por exemplo, no adianta ter uma vasta base dados com placas de veculos roubados, se essas informaes no esto disponveis para quem efetivamente faz o policiamento ostensivo.

18

O uso intensivo e racional de tecnologia da informao, no s para os servios administrativos da CIPM, mas, sobretudo, como ferramenta primordial para auxiliar o policiamento ostensivo, mostra-se como o principal desafio da Polcia Militar para os prximos anos, pois far dela uma instituio moderna, com viso de futuro e capaz de atender cada vez melhor o seu principal cliente, o cidado.

6. Referncias
ALBERTIN, Alberto Luiz; MOURA, Rosa Maria de. (Org). Tecnologia de Informao. So Paulo: Atlas, 2004. BACK, Sandra Maria C. Conceito de efetividade, eficincia e eficcia. Disponvel em: http://www.senado.gov.br/sf/SENADO/scint/insti/normas_1_pessoa_auditor.asp, acessado em 10 mar. 2009. BIO, Sergio R. Sistemas de informao: um enfoque gerencial. 2.ed. So Paulo: Atlas, 1985. BOAR, Bernard. Tecnologia da informao: a arte do planejamento

estratgico.Traduo Daniel Vieira. 2. ed. So Paulo: Berkeley, 2002. CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Traduo Roneide Venncio Majer. 6. ed. So Paulo: Paz e Terra, 2002. DANTAS, George F. de L. Novos rumos da inteligncia policial. Disponvel em: http://www.peritocriminal.com.br/novosrumos.htm Dr. Dantas. Acessado em 10 abril 2009. GRAEL, Alexandre Reis. Sistemas de informao: o alinhamento da estratgia de TI com a estratgia corporativa. So Paulo: Atlas, 2000. GREENE, Jock. Administrao do Trabalho Policial. Questes e anlise. MONJARDET, Dominique. O que faz a polcia: sociologia da fora pblica. Traduo Mary Amazonas Leite de Barros. ed. rev. 2002. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 2003. MANNING, Peter K. As tecnologias de informao e a polcia. In: TONRY, Michael; MORRIS, Norval (Org.). Policiamento moderno. Traduo Jacy Cardia Ghirotti. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 2003. cap.VI, p. 375-425. Seabra, Giovani de farias O projeto de pesquisa, in Pesquisa Cientfica: O

mtodo em questo. Editora UNB.2001. pgs. 47 a 58.

19

VASCO, Furtado. Tecnologia e gesto da informao na segurana pblica. Rio de Janeiro: Garamond, 2002.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Escola de Administrao da UFBA Ncleo de Ps-Graduao em Administrao NPGA.

CURSO DE ESPECIALIZAO EM POLTICAS E GESTO DE SEGURANA PBLICA III CEGESP

A EFICINCIA E EFICCIA DO USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAO NA POLCIA MILITAR DA BAHIA NA INTEGRAO DOS PROCESSOS DE COLETA, ARMAZENAMENTO, DISSEMINAO E USO DAS INFORMAES
Mrcio de Alcntara Santos Melquisedeque Cerqueira dos Anjos Rubenilton Matos Andrade

Programa de Estudos, Pesquisas & Formao Em Polticas & Gesto de Segurana Pblica - PROGESP

REDE NACIONAL DE ALTOS ESTUDOS EM SEGURANA PBLICARENAESP/SENASP/MJ

A EFICINCIA E EFICCIA DO USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAO NA POLCIA MILITAR DA BAHIA NA INTEGRAO DOS PROCESSOS DE COLETA, ARMAZENAMENTO, 1 DISSEMINAO E USO DAS INFORMAES
THE EFFICIENCY AND EFFECTIVENESS OF THE USE OF THE TECHNOLOGY OF THE INFORMATION IN THE MILITARY POLICY OF THE BAHIA IN THE INTEGRATION OF THE COLLECTION PROCESSES, STORAGE, DISSEMINATION AND USE OF THE INFORMATION
2 3

Mrcio de Alcntara Santos


4

Melquisedeque Cerqueira dos Anjos Rubenilton Matos Andrade

Resumo: O presente trabalho tem por escopo identificar a atual problemtica do parque tecnolgico das Companhias Independentes da Polcia Militar (CIPM) do Estado da Bahia, a fim de propor medidas que viabilize o uso da tecnologia da informao, como ferramenta catalisadora da reduo de custos, aumento da produtividade, flexibilidade e qualidade. Em virtude da homogeneidade existente entre as CIPM, o foco do estudo foram as unidades localizadas na capital. Buscou-se diagnosticar os entraves tecnolgicos para que fosse apresentado um modelo de estrutura mnima para o funcionamento do parque de informtica da CIPM, dentro dos moldes necessrios e adequados para o exerccio da atividade policial com eficincia e eficcia.

Palavras-Chave: Tecnologia. CIPM. Eficincia.

Abstract: The present work has for target to identify current the problematic one of Independent the technological park of the Company of Polcia Militar (CIPM) of the State of the Bahia, in order to consider measured that it makes
1

O presente artigo um Trabalho de Concluso de Curso, apresentado ao colegiado da Faculdade de Administrao da Universidade Federal da Bahia, em parceria com a RENAESP e PROGESP, como requisito parcial para a obteno do grau de especialista em Gesto e Polticas de Segurana Pblica. O estudo foi orientado pelo Prof. Robinson Tenrio, 2009.
2 3

Capito da Polcia Militar da Bahia. tenalcantara@oi.com.br Capito da Polcia Militar da Bahia. tenente2001@gmail.com 4 Capito da Polcia Militar da Bahia, gestor de TI da Agncia Central de Inteligncia da PMBA, Bacharel em Direito pela Faculdade de Tecnologia e Cincias. rubenilton@pm.ba.gov.br

possible the use of the technology of the information, as catalytic tool of the reduction of costs, increase of the productivity, flexibility and quality. In virtue of the existing homogeneity between the CIPM, the focus of the study they had been the units located in the capital. One searched to diagnosis the technological impediments so that a model of minimum structure for the functioning of the park of computer science of the CIPM, inside of the molds necessary and adjusted for the exercise of the police activity with efficiency was presented and effectiveness. Keywords: Technology. CIPM. Efficiency.

1. Introduo
A Polcia Militar possui como misso constitucional a preservao da ordem pblica, atuando preventivamente ao cometimento de ilcitos por meio do policiamento ostensivo. Na capital baiana, o emprego do policiamento feito de forma descentralizada, sendo dividida em trs Comandos de Policiamento, com as suas respectivas Companhias Independentes. Durante o trabalho policial ordinrio ou at mesmo em aes policiais especficas, a exemplo de blitz e policiamento em eventos especiais, so coletados diversos dados que necessitam de um tratamento adequado no armazenamento, processamento e disseminao. Para tanto, a tecnologia da informao mostra-se indispensvel para oferecer agilidade, qualidade e segurana no manuseio desses dados.

A PMBA tem capilaridade em todos os municpios baianos e pode ser considerada uma das principais fontes de informaes do Estado. Mas, para se obter informaes cleres e de qualidade, necessrio se faz que a Companhia Independente, que est na ponta do sistema, possua um parque tecnolgico adequado. Ocorre que, o atual cenrio demonstra que a Polcia Militar da Bahia (PMBA) ainda carece de melhor estruturao nesta rea, notadamente no que tange a recursos humanos especializados e infraestrutura tecnolgica. Este quadro revela deficincias diversas nas Companhias Independentes, no que se refere rea de informtica, entre elas: parque tecnolgico inexistente ou obsoleto, ausncia de

treinamento especfico dos policiais em novas tecnologias, resistncia ao novo, prevalncia de sistemas arcaicos de armazenamento de dados; no aproveitamento de pessoal j qualificado, dentro da prpria instituio, entre outras. A maior parte das pesquisas sistemticas sugerem que a ausncia de treinamento nas novas tcnicas, o medo e resistncias dos policiais vo minando o potencial dessas inovaes (MANNING, 2003, p.400).

Assim, busca-se com o presente trabalho, identificar as carncias das Companhias Independentes em tecnologia da informao, que de alguma forma interfere na eficincia e eficcia do tratamento das informaes coletadas, processadas, armazenadas e disseminadas. E, com base nesse diagnstico propor um modelo de parque tecnolgico que se adque ao binmio: necessidade x possibilidade.

2. Referencial terico
A insegurana pblica um dos mais graves problemas sociais brasileiros. Atentos a essa situao, os governos estadual e federal tm sinalizado com novas polticas de segurana pblica que originam considerveis investimentos nessa rea. Basta citar iniciativas inovadoras da Secretaria Nacional de Segurana Pblica (SENASP) e o Programa Nacional de Segurana Pblica com Cidadania (PRONASCI). Uma das diretrizes estabelecidas pelo Governo Federal por meio desses programas o investimento em TI nos rgo de segurana pblica.

Garantir que esses recursos sejam otimizados para o aumento da eficincia e eficcia da atividade policial, sobretudo para aes que possuem evidncias da contribuio da TI para o desempenho policial, passa pelo estudo da gesto de TI nas organizaes policiais, principalmente daquelas unidades que esto na ponta do sistema, como o caso das Companhias Independentes, foco do presente estudo. A Tecnologia da Informao pode ser conceituada como todo recurso tecnolgico destinado coleta, manipulao, armazenamento e processamento de dados e/ou informaes dentro de uma organizao.

Na atual conjuntura, no h como conceber uma gesto eficiente e eficaz sem o uso de ferramentas tecnolgicas que permitam maior qualidade e credibilidade dos dados de uma organizao.

Numa definio mais operacional dos conceitos acima mencionados, apresentam-se as seguintes definies de eficincia e eficcia no setor pblico (BACK, 2006). Eficincia: rendimento efetivo sem desperdcio. A consecuo das metas e outros objetivos constantes de programas, de maneira sistemtica, contribuindo para minimizar os custos operacionais, sem diminuir o nvel, qualidade e oportunidade dos servios a serem oferecidos pela entidade, projeto ou empresa pblica. Eficcia: considera-se eficaz a administrao, plano projeto ou entidade que, na consecuo de seus objetivos, consegue os efeitos necessrios, ou seja, atinge as metas a que se props.

Para se obter resultados positivos com a utilizao da tecnologia da informao, importante que o comandante da CIPM esteja diretamente atrelado a princpios da Administrao Gerencial, trabalhando com cientificidade, cumprindo metas, com prazos estabelecidos, da melhor forma possvel e com o menor nmero de erros. Ser eficiente ao utilizar as ferramentas tecnolgicas corretamente e de acordo com o mtodo preestabelecido, e ser eficaz quando atingir totalmente o resultado esperado, com a diminuio do ndice de delitos cometidos em sua rea territorial.

O uso da tecnologia da informao contribui para o melhor aproveitamento dos recursos disponveis, de forma a evitar re-trabalhos e desperdcios. A Polcia Militar j tem utilizado recursos tecnolgicos para esses fins, e isto fica evidenciado durante as festas populares, onde diversos sistemas so postos disposio da PM para gerenciar ocorrncias, efetivos, escalas, etc., mas que ficam restritos aos grandes comandos da Corporao. Contudo, nota-se que esses avanos no alcanam as Companhias Independentes nos demais perodos do ano.

Os fatores que mais dificultam o uso da TI nas Companhias Independentes esto relacionados ao processo de mudana na cultura

organizacional, que, de alguma forma, so demonstrados pela resistncia ao uso de novos recursos tecnolgicos. A reao utilizao de TI deve-se, tambm, porque a tecnologia padronizada pelas normas e valores da cultura organizacional. No caso da PMBA, observa-se que historicamente, o investimento em tecnologia da informao resume-se na aquisio de microcomputadores e impressoras.

A Tecnologia da Informao promete mudanas significativas no policiamento moderno, no entanto, o uso de TI tem sido limitado pela estrutura tradicional do policiamento e pelo papel tradicional do policial. Alm disso, existe a preocupao de que a TI se transforme em ferramenta de um processo especfico da polcia, e no como uma tecnologia que traga toda a oferta de benefcios mais amplos para as atividades de segurana pblica.

Polcia que tem eficincia hoje, polcia que tem tecnologia, ento, a produo de segurana pblica indissocivel ao uso e avano da tecnologia no mundo. De modo geral, a eficincia operacional da polcia, decorrente do uso da tecnologia da informao tem sido bastante restrito, e isto reflete um patamar ainda aqum da potencialidade e da eficincia operacional do policiamento ostensivo de competncia das Companhias Independentes.

O desafio maior parece ser compreender como o uso de TI e sistemas de informaes podem contribuir para execuo de estratgias e garantir que seja gerado o conhecimento necessrio, vencendo, assim, as resistncias da cultura policial.

Sabe-se que o uso da tecnologia da informao contribui para a reduo de custos, aumento da produtividade, flexibilidade, qualidade e inovao. Mas quando relacionados com a eficincia operacional, os benefcios parecem estar concentrados em produtividade e qualidade.

Como foi dito, a Polcia Militar um dos rgos com maior capilaridade em todo o Estado, a qual dispe, diariamente, de uma infinidade de dados oriundos dos quatro cantos da Bahia, mas que acabam se perdendo no tempo, pois no h integrao sistmica dos dados coletados, por falta de um processamento

adequado. Cada CIPM faz a sua prpria gesto dos dados. A polcia depende de informaes e a sua fonte bsica a populao; para entender as funes da polcia muito importante entender como ela obtm, processa, codifica, decodifica e usa tais informaes (MANNING, 2003, p.375).

O desafio de utilizar a tecnologia da informao, no s para os servios internos, mas, sobretudo, para auxiliar o policiamento ostensivo, agravado pela diversidade de processos realizados e criados, pela especificidade dos sistemas de informaes e pela tecnologia de ltima gerao empregada nas ferramentas tecnolgicas.

Por isso, a tecnologia tem que ser analisada no contexto em que ser usada, ou seja, necessrio entender as caractersticas do ambiente organizacional e da inovao tecnolgica, para que no fique aqum das reais necessidades ou subutilizadas, por estar alm do que se precisa. Manning salienta que a tecnologia no local do trabalho policial moldada e formada pelo ambiente, pela estrutura organizacional e pela cultura organizacional policial. Quando a polcia investe significativamente em TI promovendo profundas transformaes, surge um conjunto de contradies e conflitos nos relacionamentos internos e externos. Mais do que o ambiente, a estrutura e a cultura da polcia so, de alguma forma, moldadas pela tecnologia (MANNING, 2003 p.375).

O que a polcia faz um questionamento obrigatrio para anlise da finalidade da polcia. O papel da polcia tratar de todos os tipos de problemas humanos quando sua soluo necessite ou possa necessitar do emprego da fora e na medida em que isso ocorra -, no lugar e no momento em que tais problemas surgem (MONJARDET, 2003, p.21).

3. Metodologia
O objeto de estudo so as 27 (vinte e sete) Companhias Independentes de Polcia Militar da Bahia, situadas na cidade de Salvador. Considerando que as Companhias Independentes possuem caractersticas

semelhantes foram selecionadas apenas 15 (quinze) para a realizao da pesquisa.

O corte temporal foi o perodo de fevereiro a Junho de 2009, quando se aplicou o instrumento de pesquisa (questionrio) e foram realizadas as visitas s 15 (quinze) Unidades para anlise documental. Todas as CIPM elencadas responderam a um nico questionrio, que continha os seguintes temas: infraestrutura de rede; coleta, armazenamento e disseminao de dados e segurana da informao. Alm disso, foram analisados os documentos do acervo, a exemplo de escalas de servio, planos de operaes, registro de ocorrncias policiais (ROP), livro de parte, ordem de servio, ficha pessoal, dentre outros. A anlise documental subsidiou as respostas do questionrio, sendo que os dados relevantes foram registrados pelos prprios pesquisadores.

A formulao e aplicao dos instrumentos de pesquisa obedeceram metodologia de pesquisa exploratria, j abordada, e procurou responder a seguinte questo de partida: As Companhias Independentes da Polcia Militar da Bahia, situadas na capital, utilizam tecnologia da informao para processar, disseminar e armazenar as informaes com eficincia e eficcia em prol das aes policiais?

A anlise desse problema partiu de algumas questes que nortearam este trabalho e que so derivadas das dimenses envolvidas com o uso da tecnologia da informao nas CIPM. Para que os comandantes, oficiais e praas respondessem a essas questes, foi elaborado um questionrio que previa respostas objetivas e subjetivas. Esse instrumento de pesquisa fortaleceu o processo de investigao e permitiu a compreenso da atualidade e a complexidade do objeto de estudo.

Os instrumentos de pesquisa deste estudo foram apresentados a gestores de TI, da Superintendncia de Gesto Tecnolgica (SGTO), oportunidade em que foi discutida a pertinncia das questes.

Os indicadores de eficincia e eficcia operacional, decorrentes da gesto de dados por meio do uso de TI, foram escolhidos a partir da reviso bibliogrfica e da experincia pessoal de um dos pesquisadores, a qual foi adquirida na funo de gestor de TI da Agncia Central de Inteligncia da PMBA.

Com base nos dados do questionrio foi possvel identificar a semelhana das respostas, que variavam entre 80 a 90%, para cada pergunta. O principal objetivo desta planilha, que foi dividida por tema, foi demonstrar a paridade que h entre as Companhias Independentes, referente ao objeto pesquisado, o que de fato comprova o problema indicado como objeto de estudo.

4. Anlise dos resultados


A seguir, sero apresentados os resultados da presente pesquisa, com as principais evidncias e tendncias observadas nas respostas dos questionrios e da anlise documental, confrontando-se os dados obtidos com os referenciais tericos.

No item infraestrutura, contendo 07 (sete) questionamentos, foi observado que 93% das CIPM no possuam um parque tecnolgico adequado, as quais eram dotadas de microcomputadores e impressoras insuficientes para o servio administrativo, e em pssimas condies de uso.

Outro aspecto relativo infraestrutura corresponde velocidade de acesso a internet, onde foi possvel identificar que 100% das unidades possuam link de internet muito abaixo, gerando atrasos em consultas e lanamentos.

Alm da deficincia do capital estrutural das CIPM, verifica-se que o capital humano tambm se encontra desestruturado, pois os 87% do setor de qualidade e telemtica no funcionam em sua plenitude, sendo que 80% dos policiais militares do setor exercem a funo, mas sem conhecimento tcnico para tal. Os outros 20%, j tiveram oportunidade de participar de cursos na rea, mas custeado com recursos prprios, sem nenhum tipo de contribuio por parte da Polcia Militar.

No que tange a coleta, armazenamento e disseminao, foi observado que 80% das CIPM armazenam os dados coletados em meio fsico, ou seja, em papel, gerando com isso uma consulta lenta e imprecisa. Isso se deve a falta de um sistema que permita tabular, minerar e armazenar as informaes.

10

Apesar de 73% das CIPM indicarem que o Comando de Operaes Policiais Militares, estabelece diretrizes para a coleta, armazenamento e disseminao da informao, os atuais mtodos de consulta aos sistemas de informaes no propiciam uma resposta clere ao solicitante. Isso denota uma dicotomia, o que de fato conduz a uma base de dados no confivel.

No campo segurana da informao, foi observado que nem mesmo o menor nvel de proteo de dados era cumprido por 87% das CIPM. Isto significa que no havia backup dos dados armazenados; software antivrus e controle de contedo web. Outro ponto atinente a segurana da informao, diz respeito ao acesso dos microcomputadores, que so compartilhados por diversas pessoas sem nenhum tipo de controle de acesso. Isto significa que dados, considerados sensveis, ficam armazenados numa mquina de uso coletivo.

Aps a anlise e interpretao do quanto coletado na pesquisa de campo do presente trabalho, nota-se que a atual situao das Companhias Independentes preocupante, tendo em vista que expe s escncaras as multifacetas das deficincias da tecnologia da informao na PMBA.

4.1. Gesto de tecnologia da informao nas Companhias Independentes


A gesto da informao por meio do uso da tecnologia consiste em estratgias polticas e metodolgicas adotadas pelos gestores (Comandantes de CIPM), que perpassa pela compreenso do conceito de tecnologia da informao (TI), de administrao de dados, de informaes, de bancos, fluxos e relacionamentos de dados, hardware, software, telecomunicao, entre outros.

No h como negar que a TI um dos componentes mais importantes das organizaes, seja pela otimizao de recursos materiais e humanos, ou pela celeridade de resposta que ela pode proporcionar.

Ficou evidenciado nas pesquisas realizadas que as Companhias Independentes sediadas na capital continuam sendo moldadas s prticas

11

tradicionais, no que se refere a utilizao de recursos tecnolgicos. S para exemplificar, apenas 10% das CIPM pesquisadas possuam um Setor de Qualidade e Telemtica estruturado e atuante.

E mais, com um parque tecnolgico obsoleto ou inexistente, e sem dispor de sistemas de informaes para atender s suas necessidades bsicas de gesto de dados, as CIPM, na maioria dos casos observados, sobreviviam com solues proprietrias de policiais militares que detinham algum conhecimento na rea de informtica. Esses mesmos policiais eram os responsveis pela manuteno dos microcomputadores.

A TI promete mudanas significativas no policiamento moderno. Antes, as estratgias policiais voltadas para o planejamento operacional, emprego do efetivo no servio ordinrio, entre outras atividades, eram traadas com base nos relatrios de ocorrncia policial, arquivados sem nenhum tipo de organizao, o que dificultava a anlise de vnculos e consumia bastante tempo. Nos dias atuais, com o uso eficaz de TI, essas mesmas estratgias podem ser aplicadas com maior qualidade e em menor tempo. E tudo isso com base no processamento dos diferentes tipos de informao, decorrente das aes policiais e tambm de fontes abertas.

A mudana para a era digital tem gerado situaes traumticas em diversas organizaes, e na PM no est sendo diferente. Trata-se de um choque de gesto, e para que seja menos traumtico possvel, preciso que tanto os gestores quanto os usurios finais despertem para a sua importncia. indispensvel um trabalho de base, e isto envolve planejamento a curto e mdio prazo, elaborao de projeto de reestruturao do parque tecnolgico, incluindo infraestrutura bsica de hardware e software, e tambm de capacitao de pessoal (usurios e administradores de rede).

Mas, antes de tudo, mister projetar cenrios, ou seja, definir, com base nas demandas e necessidades da CIPM, o que se espera com a implantao de ferramentas tecnolgicas. Talvez, o usurio se contente com o uso de editores de textos e planilhas eletrnicas, em um microcomputador modesto, por exemplo, pois

12

na realidade dele seria suficiente para continuar desempenhando o papel que o seu antecessor desempenhava. Por outro lado, tem aquele que j vislumbra uma rede estruturada, com microcomputadores e servidores robustos, central de impresso, firewall, controle de contedo web, uso de softwares de geo-processamento, de anlise de vnculos, diagramao, etc.

Para se determinar um modelo de infraestrutura bsica de hardware e software que atenda s demandas das Companhias Independentes deve-se entender os processos administrativos que dependem do uso de TI. Atualmente, os principais procedimentos da CIPM, ligados a operacionalidade, que dependem diretamente do uso de recursos tecnolgicos so: Elaborao de escala de servio, planilha de controle de pessoal, plano de frias, plano de operaes; ordens de servio, registro de ocorrncias policiais; relatrio de servio; controle de material blico; controle de viatura; consulta a sistemas de informaes, entre outros.

Nesse sentido, vale dizer da existncia de projetos inovadores no sentido de viabilizar uma gesto mais eficiente e eficaz das informaes, como o caso do Sistema de Gesto Integrada Policial (SIGIP), capitaneado pela Superintendncia de Gesto Tecnolgica e Organizacional, da Secretaria de Segurana Pblica (SSP). O SIGIP uma ferramenta web, de alto grau de complexidade, que contempla processos de gesto de recursos humanos e materiais que do subsdios operacionalidade. Contudo, a sua implantao ainda est em fase de homologao e um dos fatores crticos de sucesso tem sido a ausncia de infraestrutura bsica de TI nas CIPM, seja pela falta de equipamentos ou pela insuficincia do link da banda de internet.

O SIGIP j um excelente comeo, mas esta ferramenta deve estar associada a outras medidas proativas no sentido de prover as CIPM de um parque de informtica adequado para as suas reais necessidades.

A presena de agentes multiplicadores na CIPM um passo fundamental para incentivar o uso intensivo de TI nos processos das CIPM. A

referncia o chefe do Setor de Qualidade e Telemtica, que deve ser capacitado para tal misso. Observa-se que neste caso no h necessidade de que este

13

profissional tenha formao em anlise de sistemas, mas que tenha capacitao para tal, e que siga as polticas e diretrizes institucionais, estabelecidas pelo Departamento de Modernizao e Tecnologia da PMBA.

O efetivo operacional da PM est muito aqum do ideal, por isso, dificilmente o Setor de Qualidade e Telemtica priorizado. Muitas vezes, a CIPM tem em seus quadros um profissional da rea informtica, formado com investimentos prprios, e no o aproveita para exercer esta atividade. Os recursos so escassos, por isso preciso racionalizar o uso daqueles disponveis.

Ao contrrio do que parece, um parque de informtica no fica resumido a estaes de trabalho e impressoras. Envolve arquitetura de rede, administrao de servidores, backup, controle de contedo web, segurana da rede, entre outras atividades. No se mostra vivel que esta administrao seja feita por terceiros em face da sensibilidade dos dados que ali so veiculados. Da a necessidade de policiais militares capacitados para administrar o parque de informtica da CIPM.

Outro aspecto relevante diz respeito segurana da informao. As caractersticas a seguir expostas foram notadas em pelo menos 90% das CIPM pesquisadas: Microcomputadores sendo compartilhados entre diversos usurios e sem nenhum tipo de controle de acesso para uma eventual auditoria; utilizao indiscriminada de dispositivos de armazenamento de dados, a exemplo de pen drive, o que contribui para propagao de vrus e fuga de dados; ausncia de soluo antivrus e de um sistema de backup, entre outras vulnerabilidades.

Devido prpria caracterstica do trabalho da polcia, fundamental garantir a disponibilidade, a confidencialidade e a integridade das informaes. A disponibilidade visa permitir o acesso ao dado a qualquer momento, j a confidencialidade permite que somente as pessoas autorizadas tenham acesso s informaes, no tempo permitido, para a utilizao prevista. integridade evita a alterao indevida de dados, perceptvel ou no. Por sua vez, a

14

Diante do estudo desenvolvido, e com base na paridade existente entre as Companhias Independentes, segue abaixo a indicao de um modelo de estrutura mnima para o parque de informtica de uma CIPM:

a) 02 (dois) Servidores: Um, para hospedar o domnio, soluo antivrus, aplicaes, e o outro, que alm de servir como servidor de domnio (backup), ser o servidor de arquivos e de banco de dados; b) 02 (dois) microcomputadores por seo; c) Central de impresso, com (02) duas impressoras laser; d) 01 (um) Firewall para blindar a rede contra ataque de crackers e acessos indevidos; e) 01 (um) hardware para controle de contedo web, que alm de evitar acessos a contedos inadequados, permitir uma melhor distribuio da banda de internet, evitando a sobrecarga da rede. f) 01 (um) switch gerencivel de 24 portas ou mais, a depender da quantidade de pontos de rede; g) 01 No-break de 6Kva para garantir a energizao dos servidores, em caso de pane eltrica; h) Soluo de antivrus com administrao centralizada no servidor; i) Software de Backup, sendo este feito preferencialmente em fita DAT, durante duas vezes ao dia;

Deve-se priorizar softwares livres, a exemplo do sistema operacional Linux e do pacote de escritrio BrOffice, por serem gratuitos e possurem a mesma eficcia que os convencionais. Alm disso, espera-se que o SIGIP seja efetivado nas CIPM, o que proporcionar a integrao de informaes estratgicas.

Outro aspecto relevante a implantao de certificao digital, no mbito da PM. A certificao digital um tipo de tecnologia de identificao que permite que transaes eletrnicas dos mais diversos tipos sejam feitas considerando sua integridade, sua autenticidade e sua confidencialidade, de forma a evitar que adulteraes, interceptaes ou outros tipos de fraude ocorram.

15

Esta ferramenta contribuir para acelerar processos de comunicao entre as organizaes policiais militares, alm de propiciar reduo de custos com papel, impresso e transporte do documento.

4.2. Sistemas de informaes O objetivo de um sistema de informao armazenar, tratar e fornecer informaes para apoiar as funes ou processos de uma organizao. Na PMBA, o uso de alguns sistemas de informaes tm servido para a deteco de padres de regularidades, oferecendo subsdios ao policiamento ostensivo, mas ainda de forma bastante limitada.

So poucos os sistemas de informaes disponibilizados para as CIPM, normalmente so aqueles para gerar escalas de servio, controle de frota, de armamento, entre outros do gnero. Tentou-se tambm implantar um sistema de ocorrncias policiais em substituio ao Relatrio de Ocorrncia Policial (ROP), que no prosperou. Atualmente, com a expectativa da chegada do SIGIP poucos so os esforos notados para o desenvolvimento de uma ferramenta personalizada para a PM, que sirva para integrar, em um mesmo sistema, os dados coletados pela instituio nos quatro cantos da Bahia.

As CIPM ainda carecem de um Sistema de Gesto Eletrnica de Documentos (GED) para armazenar e recuperar documentos utilizando bancos de dados. Um sistema com esta performance, aliado a assinatura digital, que foi referida acima, permitiria celeridade e diminuio de custos com o envio e recebimento de documento em meio fsico. Outro sistema de grande valia seria o de Data Mining (Minerao de Dados ou Descoberta de Conhecimento), para encontrar padres implcitos em bancos dados, geralmente usando tcnicas estatsticas.

Alm desses, outro sistema de informao que poderia ser melhor explorado pelas CIPM seria o Sistemas de Informaes Geogrficas (GIS), que atualmente administrado pela Superintendncia de Telecomunicao da SSP (STELECOM). Este sistema integra mapas e bancos de dados, permitindo o geoprocessamento de imagens (clculo de distncias, localizao de viaturas no mapa, identificar que entidade corresponde a certos objetos no mapa). Contudo, as

16

CIPM ainda no possuem pessoal capacitado nem ferramentas adequadas para fazer uso desse tipo de sistema, que acaba sendo subutilizado.

As CIPM tambm acessam bancos criminais administrados por outros rgos, a exemplo do Portal SSP, administrado pela Superintendncia de Inteligncia da SSP, e da Rede INFOSEG, administrado pela Secretaria nacional de Segurana Pblica, que so sistemas de consulta de informaes de pessoas de interesse policial, mandados de priso, desaparecidos, veculos, armas, entre outros.

Todos os sistemas de informaes citados acima so acessados remotamente pela internet, mas como a velocidade de internet disponibilizada para as CIPM bastante baixa, aproximadamente 128kbps, acaba inviabilizando o acesso. As tecnologias mencionadas, quando aplicadas na atividade policial de forma planejada, oferecem resultados positivos na correlao entre investimentos em segurana pblica e reduo dos ndices de criminalidade. A nfase dada ao aperfeioamento dos mecanismos de processamento da informao, visando obter uma resposta mais eficiente da polcia aos anseios dos cidados.

5. Concluso
A modernidade dos tempos, aliada a incessantes transformaes no mundo globalizado, que cada vez mais complexo e menos previsvel, torna as organizaes cada vez mais dependentes de informao. A tecnologia da informao est gerando grandes mudanas nas instituies, seja pblica ou privada, e isso implica em alterao dos seus processos internos.

Nas Companhias Independentes da Polcia Militar da Bahia, foco deste estudo, esta mudana tem sido traumtica, devido a falta de investimentos em tecnologia, capacitao humana e envolvimento dos seus principais gestores. Com isso, ferramentas tecnolgicas que propiciam agilidade e qualidade ao servio deixam de ser utilizadas ou exploradas em sua plenitude.

17

Mesmo com as dificuldades existentes, a Polcia Militar no deve ficar a reboque desta revoluo tecnolgica, pois o emprego da tecnologia da informao em prol do servio operacional de fundamental importncia para proporcionar eficincia e eficcia na consecuo de sua atividade fim, o policiamento ostensivo.

O principal benefcio que a tecnologia da informao traz para as organizaes a sua capacidade de melhorar a qualidade e a disponibilidade de informaes e conhecimentos importantes. Alm disso, o uso dos sistemas de informaes mais modernos oferecem oportunidades sem precedentes para a melhoria dos processos internos das organizaes policiais e dos servios prestados sociedade.

A utilizao dos recursos tecnolgicos a partir de informaes que permitam definir prioridades, gerar reduo de custos das operaes, ampliar atendimento sem reduzir qualidade do servio, entre outras, contribui de maneira significativa na distribuio cientfica do policiamento nas ruas.

Apesar das estratgias preventivas serem fundamentais para o servio de polcia, o uso estratgico mais importante das tecnologias de informao est associado s estratgias reativas, que tambm constituem misso constitucional das polcias militares do Brasil. Tais estratgias usam inteligncia associada a dados obtidos das mais variadas formas (Registro de ocorrncias policiais, Relatrio de Servio, e outros dados oriundos de fontes abertas, denncias e sistemas de informaes), na medida em que o propsito da tecnologia da informao organizar e sistematizar os dados armazenados, facilitando sua recuperao e disseminao.

Para se evitar re-trabalhos, importante que haja integrao desses processos, evitando dados redundantes ou insuficincia de informaes para quem mais necessita delas. Por exemplo, no adianta ter uma vasta base dados com placas de veculos roubados, se essas informaes no esto disponveis para quem efetivamente faz o policiamento ostensivo.

18

O uso intensivo e racional de tecnologia da informao, no s para os servios administrativos da CIPM, mas, sobretudo, como ferramenta primordial para auxiliar o policiamento ostensivo, mostra-se como o principal desafio da Polcia Militar para os prximos anos, pois far dela uma instituio moderna, com viso de futuro e capaz de atender cada vez melhor o seu principal cliente, o cidado.

6. Referncias
ALBERTIN, Alberto Luiz; MOURA, Rosa Maria de. (Org). Tecnologia de Informao. So Paulo: Atlas, 2004. BACK, Sandra Maria C. Conceito de efetividade, eficincia e eficcia. Disponvel em: http://www.senado.gov.br/sf/SENADO/scint/insti/normas_1_pessoa_auditor.asp, acessado em 10 mar. 2009. BIO, Sergio R. Sistemas de informao: um enfoque gerencial. 2.ed. So Paulo: Atlas, 1985. BOAR, Bernard. Tecnologia da informao: a arte do planejamento

estratgico.Traduo Daniel Vieira. 2. ed. So Paulo: Berkeley, 2002. CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Traduo Roneide Venncio Majer. 6. ed. So Paulo: Paz e Terra, 2002. DANTAS, George F. de L. Novos rumos da inteligncia policial. Disponvel em: http://www.peritocriminal.com.br/novosrumos.htm Dr. Dantas. Acessado em 10 abril 2009. GRAEL, Alexandre Reis. Sistemas de informao: o alinhamento da estratgia de TI com a estratgia corporativa. So Paulo: Atlas, 2000. GREENE, Jock. Administrao do Trabalho Policial. Questes e anlise. MONJARDET, Dominique. O que faz a polcia: sociologia da fora pblica. Traduo Mary Amazonas Leite de Barros. ed. rev. 2002. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 2003. MANNING, Peter K. As tecnologias de informao e a polcia. In: TONRY, Michael; MORRIS, Norval (Org.). Policiamento moderno. Traduo Jacy Cardia Ghirotti. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 2003. cap.VI, p. 375-425. Seabra, Giovani de farias O projeto de pesquisa, in Pesquisa Cientfica: O

mtodo em questo. Editora UNB.2001. pgs. 47 a 58.

19

VASCO, Furtado. Tecnologia e gesto da informao na segurana pblica. Rio de Janeiro: Garamond, 2002.

Potrebbero piacerti anche