Sei sulla pagina 1di 4

Projeto gua

Durao: 1 semestre Idade: a partir dos 2 anos -Descobrir, investigar e ampliar o conhecimento sobre gua, seus estados, caractersticas e transformaes. Material: sucata, plstico transparente ou translcido potes, copos, baldes, vasilhas. Atividades: -Dispor de copos transparentes, gua potvel, p para suco e colheres provar a gua pura, depois modific-la com o p, inclusive misturando sabores. -Como encher um balde? Usar diferentes embalagens para encher o balde, sem interferncia do adulto. Tentar carregar o balde cheio. Esvaziar da mesma forma, jogando a gua nas plantas e/ou jardim. Possveis perguntas: Vamos experimentar a gua? Como podemos sentir o cheiro da gua? E como podemos mudar a cor, o cheiro e o gosto? -Selecionar embalagens de diferentes materiais, tamanhos e formas, buchas, esponjas, tampas, pratos. Propor que se encham bacias para brincar com barquinhos e outros. Perguntas: Qual o melhor pote a escolher? Ser melhor pegar o grande, que cabe mais, ou o pequeno, onde cabe menos, e volto mais rpido? Em qual bacia devo colocar a gua? Obs: usar potes com furos, como vasos, e observar a reao da criana at que ela descubra o que fazer. -Fazer ch, gelo, lavar roupa de boneca, tomar banho de esguicho, misturar gua e areia, derreter gelo, lavar panelinhas, dar banho nas bonecas, fazer bolhas de sabo. Brincadeiras com bexiga dgua. Que perguntas podem ajudar? - O que aconteceu com a gua? - Para onde foi a gua? - O que se transformou? (gosto, estado, etc) - O que se deu com a gua? - O p virou gua? (perguntas que recuperem a memria) -Assegurar acesso aos materiais e livre escolha. -Conversas dirigidas sobre desperdcio, observao da caixa dgua e do hidrmetro. -Orientao para evitar desperdcio na escovao de dentes e idas ao banheiro, demonstrando, na prtica, o que se deve ou no fazer

ATIVIDADES PARA O DIA DA GUA


Essas atividades com a gua so a partir das sensaes das crianas. VISO Que cor a gua? Colocar gua em copos brancos e observar sua cor. A seguir colocar tempera colorido (cores primrias) e exploramos as cores que surgiram.

Usar ch de marcela, caf e outras substncias. A gua transparente AUDIO _ Reproduzir em gravador (pode ser de celular, cmera digital) o som da gua caindo em copo, balde, vidro, plstico. Colocar gua em garrafinhas de vidro (cada uma com uma quantidade diferente de gua) e bater nelas com um ferrinho. _ Comparar o som de uma gota de gua caindo em diversos materiais diferentes (panela, potinho plstico, vidro, numa poro de gua, na mo do amigo). _ Agitar as mo dentro de um tanque de gua. _ se a escola for perto da praia (felizmente o meu caso morram de inveja), ir, observar o barulho das ondas, o movimento da marola, a cor da gua, o cheiro... TATO Tocar na gua com diversas substncias Areia (meio copo de areia para um copo de gua). Maisena (mesma medida da areia) Sal (trs colheres de sal para um copo de gua) Acar (mesma medida do sal) Tocar na gua morna, gelada, na temperatura ambiente. PALADAR Provar gua com sal, acar, caf, ch, lcool, perfume (aproveitar para trabalhar noo matemtica de muito e pouco muito sal, muito acar....). OLFATO Cheirar a gua pura Cheirar a gua com diversas substncias (vinagre, caf, leite, perfume...).

OUTRAS ATIVIDADES
1. Jogo Derrete, No Derrete. Usar vidrinhos vazios, tampinhas, copinhos de remdio, potinhos de tempera. Dentro de eles colocarem gua e diversas substncias (farinha, acar, gros, bala, gelo, bolo tinta, giz, papel, terra, cola grama, casca de rvore, caf solvel, chocolate, leite, giz de cera, isopor, esponja, leo, vinagre, cebola, comprimido de remdio). Usar etiquetas para classificar os vidrinhos e trs bandejas. Em uma colocar derrete, na outra no derrete e na terceira deixar todos os recipientes com a gua e a substncia j misturada e classificada. Pode ser observado depois de algumas horas ou na aula seguinte. Separar nas bandejas o que derrete e o que no derrete. 2. Transportando gua Como podemos transportar a gua? Transportar a gua que se encontra em um balde para pequenas vasilhas. Sem material: Apenas com as mos No d? Ento o que faremos? Com material: peneira, garrafa, furadas, regadores, copos, funis, pires, colheres... 3. Quantos Copos de gua Cabem Nessa Jarra?

Colocar gua em uma vasilha grande e escolher uma jarra. As crianas devero transportar a gua em copos at encher a jarra enquanto contam. Podem usar colheres para encher um copo. 4. Quem Enche Primeiro? a mesma atividade acima, apenas divide a turma em equipes e cada equipe tem que encher seu recipiente. Vence quem encher primeiro. 5. Como Se Faz e o Que Acontece? O que acontece quando se tira cubos de gelo do congelador? O que se faz com cubos de gelo e como se faz cubos de gelo? Material: Um estoque de cubos de gelo (tirar da geladeira aos poucos) Recipientes diversos para fazer moldes. Desenvolvimento: Deix-los brincar a vontade com o gelo e depois perguntar: _ Podemos fabricar gelo? Como? Encher novamente as formas e colocar no congelador. 6. Fogo e gua Nessa altura da aula, as crianas j sabem que gelo gua, ento colocamos gua em estado lquido no fogo para observarmos, depois colocamos gelo. Observar o vapor subindo: * Colocar um vidro no vapor e dar para as crianas tocarem * Colocar papel no vapor e observar.

Observao: Algumas das ltimas atividades foram retiradas de documento da Web, mas no tenho os crditos. Se algum souber quem as criou, favor avisar-me.

DRAMATIZAO: O CICLO DA GUA


PERSONAGENS:Vrios alunos. DESENVOLVIMENTO 1 Personagem Uma menina representando a gua FALA: H, como triste ser gua...! Fui feita para matar a sede, limpar, lavar, repor energia, dar vida! Vejam como estou agora: * Fraca, cada vez mais poluda, indefesa. No sei o que fazer! 2 Personagem Um menino, representando um Ecologista FALA: amiga gua , tenho brigado muito para te defender, mas so poucos os que me escutam. Alguns homens se renem, discutem, falam em te proteger, que esto preocupados em evitar que te maltratem tanto, que acabes sumindo da terra, mas so muitos, os que no esto, nem ai para voc. No fique triste minha amiga, eu vou continuar lutando para despertar nos homens, a conscincia pela tua importncia. Mostrar para eles que sem voc impossvel a vida na terra, para qualquer ser vivo.

3 Personagem (Menino ou menina) O Sol FALA: , eu estou decepcionado com a humanidade. Agora, com a escassez de gua, tenho que aumentar o meu calor. No consigo me controlar. Estou fazendo mal a terra, sem querer. 2 FALA DA GUA Vejam meus amigos, j no consigo nem se quer seguir meu ciclo normalmente, pois falta EU, a gua, muitas vezes... Eu tenho que estar nos corpos para sair no suor. -- Eu tenho que esta nas plantas e nos animais, para sair em vapor -- Tenho subir para a atmosfera, ser aquecida pelo meu amigo SOL, virar nuvens fofinhas. --Tenho que ficar geladinha, pesada, to pesada que deso de l como chuva, h como gostosa essa brincadeira, trs vida e felicidade aos seres vivos. Por favor!!! Cuidem de mim, eu no quero acabar, e chora. RETORNAM AO PALCO: O SOL, ECOLOGISTAS E OUTROS PERSONAGENS. Ao redor da gua, comeam a cantar: A gua minha amiga Com ela posso contar Pra lavar e tomar banho E minha sede matar Vamos todos proteg-la E a natureza preservar Resgatar suas nascentes Para ela no faltar No fique triste amiga gua De voc vamos cuidar Conscientizar a humanidade Para vida que nos ds

Potrebbero piacerti anche