Sei sulla pagina 1di 6

Quadros Sinptico das Aes de Iniciativa do Contribuinte em Matria Tributria 1.

AO DECLARATRIA COM PEDIDO DE TUTELA ANTECIPADA CABIMENTO Antes do lanamento. Embasamento Art. 4a, 1, do CPC + art. 282, do CPC + art. 273, do CPC. PARTES COMPETNCIA Autor/ru. Sede da empresa ou domiclio do autor. a) Tributos estaduais e municipais: Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da__ Vara da Comarca de__ JUIZ b) Tributos estaduais e municipais, na cidade de So Paulo: Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da__ Vara da Fazenda pblica da Comarca de____ c) Tributos federais: Excelentssimo Senhor Doutor Juiz Federal da__ Vara da Subseo Judiciria de__ Dos Fatos PETIO Do Direito (artigo + fato + doutrina + jurisprudncia + concluso) Da Antecipao da Tutela Do Pedido Polo Passivo Unio/ Estado de/ Distrito Federal/ Municpio de. a) De acordo com o art. 273, do CPC, so requisitos que autorizam a concesso ia tutela antecipada: a verossimilhana da alegao e o fundado receio de dano irreparvel. A verossimilhana da alegao mostra-se evidente, na medida em que ____(colocar a leso ao direito]. DA TUTELA 0 fundado receio de dano irreparvel patente, uma vez que__ [falar da ANTECIPADA iminncia do pagamento]". "Assim, a concesso da tutela faz-se necessria, uma vez que os pressupostos legais apresentam-se cristalinos, em face da prova inequvoca da alegao." b) Outra forma: "Assim, estando presentes os pressupostos autorizadores do provimento emergencial que se pleiteia, a Autora merece a concesso da tutela requerida, plenamente justificada".

"Ex Positis, requer a Autora:


a) a concesso do pedido de tutela antecipada, a fim de suspender o crdito tributrio, nos termos do art. 151, V, do CTN; DO PEDIDO b) a procedncia do pedido, anulando-se o crdito tributrio, formalizado por intermdio do lanamento, e confirmando-se a tutela anteriormente concedida; c) a citao da R, na pessoa de seu representante legal, para apresentar contestao; d) a condenao da R nas custas processuais e honorrios advocatcios; e) a produo de provas por todos os meios em Direito admitidos."

2. AO ANULATRIA COM PEDIDO DE TUTELA ANTECIPADA CABIMENTO PARTES COMPETNCIA Aps lanamento. Autor/ru. domiclio do autor. a) Tributos estaduais e municipais: Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da__ Vara da Comarca de__ b) Tributos estaduais e municipais, na cidade de So Paulo: JUIZ Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da__ Vara da Fazenda pblica da Comarca de____ c) Tributos federais: Excelentssimo Senhor Doutor Juiz Federal da__ Vara da Subseo Judiciria de__ Unio/ Estado de/ Distrito Federal/ Municpio de. Dos Fatos Do Direito (artigo + fato + doutrina + jurisprudncia + concluso) PETIO Da Antecipao da Tutela Do Pedido a) De acordo com o art. 273, do CPC, so requisitos que autorizam a concesso ia tutela antecipada: a verossimilhana da alegao e o fundado receio de dano irreparvel. A verossimilhana da alegao mostra-se evidente, na medida em que ____(colocar a leso ao direito]. 0 fundado receio de dano irreparvel patente, uma vez que__ [falar da iminncia do pagamento]". "Assim, a concesso da tutela faz-se necessria, uma vez que os pressupostos legais apresentam-se cristalinos, em face da prova inequvoca da alegao." b) Outra forma: "Assim, estando presentes os pressupostos autorizadores do provimento emergencial que se pleiteia, a Autora merece a concesso da tutela requerida, plenamente justificada".

Embasamento Art. 38, da Lei n 6.830/80 + 282, do CPC + 273, do CPC

POLO PASSIVO

Da Tutela Antecipada

"Ex Positis, requer a Autora:


a) a concesso do pedido de tutela antecipada, a fim de suspender o crdito tributrio, nos termos do art. 151, V, do CTN; Do Pedido b) a procedncia do pedido, anulando-se o crdito tributrio, formalizado por intermdio do lanamento, e confirmando-se a tutela anteriormente concedida; c) a citao da R, na pessoa de seu representante legal, para apresentar contestao; d) a condenao da R nas custas processuais e honorrios advocatcios; e) a produo de provas por todos os meios em Direito admitidos."

Quadros Sinptico das Aes de Iniciativa do Contribuinte em Matria Tributria 3. MANDADO DE SEGURANA CABIMENTO Antes depois do Lanamento, p/ proteo de direito lquido e certo, violado ou ameaado por ato ilegal ou abusivo praticado por autoridade fiscal. Embasamento Art. 5, LXIX, da CF + art. 282, do CPC + Lei n 12.016/09 PARTES COMPETNCIA Local em que est sediado o rgo do qual faz parte a autoridade coatora. Sede da empresa ou domiclio do autor. a) Tributos estaduais e municipais: Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da__ Vara da Comarca de__ b) Tributos estaduais e municipais, na cidade de So Paulo: JUIZ Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da__ Vara da Fazenda pblica da Comarca de____ c) Tributos federais: Excelentssimo Senhor Doutor Juiz Federal da__ Vara da Subseo Judiciria de__ Dos Fatos Do Direito (artigo + fato + doutrina + jurisprudncia + concluso) PETIO Da Medida Cautelar (Liminar) Do Pedido a) Tributos municipais: * Dir. do dept. de Rendas Imobilirias (IPTU/ITBI, contribuio de melhoria); * Dir. do Dept de Rendas Mobilirias (ISS). Polo Passivo b) Tributos Estaduais: * Delegado Regional Tributrio; c) Tributos Federais: * Inspetor da Receita Federal do Brasil (impostos aduaneiros: II e IE; * Delegado da Receita Federal do Brasil (impostos no aduaneiros) De acordo com o art. 7, III, da Lei n 12.019/09, so requisitos que autorizam a concesso da liminar: relevante fundamento do pedido (fumus boni iuris) e ineficcia da medida, caso no seja deferida de imediato (periculum in mora). O fumus boni iuris (plausibilidade do direito invocado) est presente, na medida em que___(colocar a leso ao direito). DA MEDIDA O Periculum in mora, por sua vez, esta caracterizado pois, ___ (falar do CAUTELAR pagamento ou dano iminente). Assim houve a cristalina violao a um direito lquido e certo da Impetrante, uma vez que a autoridade fiscal_____ (mencionar o ato coator), (...) consoante se provou nos articulados acima delineados. b) OUTRA FORMA: Assim, a concesso da liminar faz-se necessria, uma vez que os pressupostos legais apresentam-se cristalinos, em face do direito lquido e certo violado por abuso da autoridade coatora.

"Ex Positis, requer a Autora:

a) a concesso do pedido de liminar, a fim de suspender o crdito tributrio, nos termos do art. 151, IV, do CTN; DO PEDIDO b) o julgamento de procedncia do pedido, confirmando-se a liminar/concedendo a segurana em carter definitivo; c) a notificao da autoridade coatora, para prestar informaes no prazo de 10 dias, bem como a oitiva do Ministrio Pblico; d) a condenao da Impetrada nas custas processuais;

CABIMENTO

4. Ao de Repetio de Indbito Qdo estiver ocorrido pagamento indevido ou maior que o devido

Embasamento Art. 165, I, do CTN + 282, do CPC + 273, do CPC OBS: art. 168 do CTN (prazo para restituir) PARTES Autor/ru. COMPETNCIA Domiclio do autor. a) Tributos estaduais e municipais: Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da__ Vara da Comarca de__ JUIZ b) Tributos estaduais e municipais, na cidade de So Paulo: Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da__ Vara da Fazenda pblica da Comarca de____ c) Tributos federais: Excelentssimo Senhor Doutor Juiz Federal da__ Vara da Subseo Judiciria de__ Unio/ Estado de/ Distrito Federal/ Municpio de. Dos Fatos PETIO Do Direito (artigo + fato + doutrina + jurisprudncia + concluso) Do Pedido

POLO PASSIVO

"Ex Positis, requer a Autora:


a) a procedncia do pedido, declarando-se o pagamento indevido (ou maior que o devido), para os fins de condenar a R restituio dos valores, acrescidos de juros e correo monetria; DO PEDIDO b) a citao da R, na pessoa de seu representante legal, para apresentar contestao; c) a condenao da R nas custas processuais e honorrios advocatcios; d) a produo de provas por todos os meios em Direito admitidos."

5. Ao de Consignao em Pagamento CABIMENTO Qdo houver recusa no recebimento do tributo ( ou subordinao deste o pagamento de multa, de outro tributo ou de adimplemento de obrigao acessria) ou no caso de bitributao Embasamento Art. 164 e incisos, CTN (ver qual inciso aplica-se ao caso) + art. 282, do CPC + art. 890 e seguintes do CPC PARTES COMPETNCIA Autor/ru. Local onde deve-se realizar o pagamento. a) Tributos estaduais e municipais: Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da__ Vara da Comarca de__ JUIZ b) Tributos estaduais e municipais, na cidade de So Paulo: Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da__ Vara da Fazenda pblica da Comarca de____ c) Tributos federais: Excelentssimo Senhor Doutor Juiz Federal da__ Vara da Subseo Judiciria de__ Unio/ Estado de/ Distrito Federal/ Municpio de. Dos Fatos Do Direito (artigo + fato + doutrina + jurisprudncia + concluso)
Polo Passivo

POLO PASSIVO PETIO

Do Pedido Unio/ Estado de/ Distrito Federal/ Municpio de.

DO PEDIDO

"Ex Positis, requer a Autora:


a) o deferimento do depsito judical, na quantia devida, evitando-se a mora e suspendendo-se o crdito tributrio, nos termos do art, 151, II do CTN; b) a procedncia do pedido, reputando-se efetuado o pagamento e convertendo-se a importncia consignada em renda da (o)____, nos termos do art. 156,VIII, do CTN, com a consequente extino do crdito tributrio; c) a citao da R, na pessoa de seu representante legal, para apresentar contestao; d) a condenao da R nas custas processuais e honorrios advocatcios; e) a produo de provas por todos os meios em Direito admitidos."

6. Embargos a Execuo CABIMENTO Qdo j estiver sido instaurada a Execuo

Embasamento Art. 16 da Lei 6.830/80 + art. 282, do CPC, + art 736 e seguintes do CPC PARTES COMPETNCIA Embargante/Embargado Domiclio do devedor. a) Tributos estaduais e municipais: Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da__ Vara da Comarca de__ JUIZ b) Tributos estaduais e municipais, na cidade de So Paulo: Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da__ Vara da Fazenda pblica da Comarca de____ c) Tributos federais: Excelentssimo Senhor Doutor Juiz Federal da__ Vara da Subseo Judiciria de__ Unio/ Estado de/ Distrito Federal/ Municpio de. Dos Fatos Do Direito (artigo + fato + doutrina + jurisprudncia + concluso) Do Pedido DO PEDIDO

POLO PASSIVO PETIO

"Ex Positis, requer a Embargante:


a) o julgamento de procedncia dos embargos, extinguindo-se a execuo fiscal e desconstituindo-se o crdito tributrio plasmado no lanamento, com o consequente levantamento da garantia/penhora; b) a intimao da Exequente, ora embargada, para apresentar defesa; c) a condenao da Embargada (Unio/Estado/Municpio) nas custas processuais e honorrios advocatcios; d) a produo de provas por todos os meios em Direito admitidos."

Potrebbero piacerti anche