Sei sulla pagina 1di 5

Atividade de portflio 3

1. Um filme sempre uma oportunidade de educao, ou seja, de vivncia de uma nova experincia que, aprimorando nossa compreenso do mundo, contri ui para o nosso desenvolvimento intelectual e moral, assim como para reflexo so re uma mel!or inte"rao nos "rupos sociais. # filme $Nenhum a Menos%, tratando de uma situao espec&fica vivida no am iente educacional, um exemplo.

$Nenhum a Menos% '1() min*, foi produ+ido na ,!ina, por -!an" .imou, e venceu o /eo de #uro do 0estival de 1ene+a de 1222. ,onta a situao vivida pela professora su stituta de uma escola rural da ,!ina. 3ei 4in+!i, com 13 anos e ainda sem ter completado o ensino fundamental, tomou o lu"ar do professor de uma escola prim5ria de 6!uiquan, que teve de se ausentar durante um ms. # 7rofessor 8ao "arante9l!e o pa"amento de :( ;uans e mais um pequeno extra, desde, nesse per&odo, no permita que mais alunos a andonem a escola. 3ei, com tenacidade, procura cumprir a tarefa, enfrentando os desafios de situa<es que levam os alunos a se afastar da escola. a* Assista ao filme '!ttp=>>pfpnsfemovie. lo"spot.com. r>?(1?>(:>nen!um9menos.!tml*, procurando apreender os aspectos si"nificativos apresentados a respeito dos persona"ens e, principalmente, de suas rela<es, tanto entre si e quanto com o meio social.

@dentifique, no filme, as estrat"ias utili+adas por 3ei 4in+!i para reali+ar sua tarefa. Ascreva um texto, em formato de resen!a, destacando essas estrat"ias, os elementos em que se apoia cada uma e aqueles que a prejudicam, dando especial ateno Bs rela<es pessoais e sociais identificadas no filme. 7u lique esse texto no seu portflio at a data marcada. 7osteriormente a essa data, pu lique tam m no portflio em "rupo para con!ecimento e discusso com seu tutor demais cole"as.

$Cen!um a 4enos% revela as condi<es da educao na +ona rural c!inesa. # diretor fla"ra uma escola prim5ria em estado prec5rio, na remota aldeia de 6!uiquan, na qual os recursos so to redu+idos que seu titular, 8ao, o ri"ado a reservar um "i+ para cada dia letivo. Duando sua me adoece, o professor o ri"ado a se retirar por al"um tempo, com o o jetivo de visit59la, pois est5 B eira da morte. # prefeito da pequena localidade, porm, no conse"ue encontrar um su stituto que aceite tra al!ar nestas condi<es. 6 l!e resta contratar a Enica volunt5ria, 3ei 4in+!i, de apenas 13 anos, que mal tem recursos intelectuais para transmitir aos alunos. Ca verdade, ela mesma s cursou o prim5rio. A "arota dever5 permanecer por um ms na escola, a qual ser5 tam m sua morada tempor5ria, compartil!ada com mais al"uns estudantes. Am ora desprovida de qualquer experincia, ela revela ter, apesar de sua aparente timide+ crFnica, uma persistncia e uma fi ra surpreendentes. 4ais que

l!e orientar quanto ao que deve passar de conteEdo para seus alunos, o 7rofessor 8ao l!e reserva uma 5rdua misso. 7reocupado com a constante evaso escolar, ele l!e recomenda que manten!a todos os estudantes na escola, e no deixe nen!um partir. # cecada com esta ideia, ela fa+ tudo para impedir que uma de suas alunas, talentosa atleta, seja levada para a cidade, onde treinar5 para aperfeioar seu dom. @mpotente diante desta realidade, ela no permitir5 que nen!um outro estudante parta da pequena escola. A realidade, porm, transcende seus modestos planos, e ameaa retirar de sua pequena comunidade mais um aluno. Grfo de pai, inte"rante de uma fam&lia muito po re, repleta de d&vidas, o pequeno -!an" HuiIe o ri"ado a deixar a escola e ir para a cidade tra al!ar. @nconformada, a professora parte em usca de seu alunoJ impedida de em arcar como clandestina em um Fni us, ela se"ue a p sua jornada repleta de emo<es e desafios. K vida na escola rural, em que os alunos so o ri"ados a copiar o que a "arota escreve na lousa, inconsciente de seu si"nificado, sem condi<es de explicar seu conteEdo, contraposta a vida ur ana, a qual se revela cruel aos mar"inali+ados, aos desprovidos de recursos financeiros. Aste filme, prota"oni+ado por atores amadores, com as falas, principalmente as infantis, improvisadas, reala o realismo do enredo, que muitas ve+es a perfeita traduo da prpria existncia dos intrpretes. # resultado to criativo, rico e trans ordante de emoo, que a o ra conquistou o prmio de mel!or filme do 0estival de 1ene+a de 1222. Ali5s, o se"undo do diretor, que j5 !avia conquistado o /eo de #uro por sua criao anterior, A Histria de Diu Lu.

?. 1oc j5 teve a oportunidade de con!ecer o tra al!o do educador norte9americano 6alman M!an, relacionado B educao di"ital e que j5 foi motivo de v5rias pu lica<es de reporta"ens, inclusive na Nevista 1ejaO # serve o que mostra os sites se"uintes= 6ite Ain"les 6ite Astado 6ite 8lo o Avalie as informa<es apresentadas nos sites indicados ou outro material relacionado, depois responda as per"untas propostas e poste em seu portflio= a* Duais as caracter&sticas da estrat"ia de ensino utili+ada pelo professor M!anO Duais delas, principalmente, podem ter determinado seu sucessoO

CA 4@CHA #7@C@P# A @C0#N4AQ@-ARP# S# 6AU 6@6QA4A 0A- Q#SA A S@0ANACRA 7ANA # 6U,A66# S# 4TQ#S#, 7#@6 ,ASA A/UC# 7#SA 6AN QNAUA/HAS# SA 4ACA@NA @CS@1@SUA/@A-ASA. * Co seu entendimento, esse sucesso si"nifica verdadeiro xito no processo de aprendi+a"em que utili+e essa estrat"iaO

6@4, 7#@6 A QACSVC,@A T DUA A ASU,ARP# AC1ANASA 7ANA #6 ,A4@CH#6 SA ASU,ARP# K S@6QWC,@A Q#NCACS# 4A@6 7NXQ@,A, 7#@6 #6 C#66#6 A6QUSACQA6 A1#/UYNA4 A A6QP# C# 6T,U/# ZZ@ A C#66# 6@6QA4A ASU,A,@#CA/ A C#66#6 ASU,AS#NA6 A6QP# C# 6T,U/# Z1@@@.

Potrebbero piacerti anche