Sei sulla pagina 1di 23

CARLOS BORGES DA COSTA

ANLISE DA CULTURA BRASILEIRA

Relatrio apresentado em cumprimento s exigncias da disciplina: Comunicao Transcultural do Curso de Licenciatura do Seminrio Bblico Aliana SEMIBA, Professora Renilda Oliveira.

So Paulo SP 2011

Anlise da Cultura Brasileira

SUMRIO
I. II. III. IV. V. VI. VII. VIII. IX. X. Introduo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Um breve Panorama Histrico de nossa Colonizao . . . . . . . . . . . . . . Caractersticas Culturais do Brasil . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .............................. Dados sobre a Populao Brasileira . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ....................... Expresses da Diversidade . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ................... Pontos Positivos e Negativos de Nossa Cultura . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Como Comunicar o Evangelho . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Como me Relaciono com a Diversidade . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Concluso . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Bibliografia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2 3 10 14 16 17 18 19 21 22

Anlise da Cultura Brasileira

I. INTRODUO
Como definir a cultura brasileira em poucas palavras? Talvez a palavra que mais se adque a uma definio seja mistura. Desde os primrdios de nossa colonizao, nossa ptria marcada por uma verdadeira mescla de culturas e tendncias que fizeram com que nos tornssemos o povo que ns somos hoje, com muitos traos culturais positivos e outros nem tanto, mas com uma enorme capacidade para contornar dificuldades e seguir adiante.

O que podemos discutir se o padro que acabou sendo sedimentado pode ser considerado um padro suficientemente consistente e forte para elevarnos ao nvel de uma grande nao ou, em funo de tanta adaptao, acabamos construindo uma idiosincrazia de povo de segunda linha (digamos), que acredita ser suficiente uma medalha de bronze, por entender que o esforo para conquistar a medalha de ouro no compensa; ou pior, por entender que a medalha de ouro destinada aos povos que se encontram em um patamar mais elevado, seja qual for a rea de atuao em que competimos. Este raciocnio que pode ser considerado simplista e, aparentemente, leviano, pode, no entanto, em meu entender, explicar muito do que nos tornamos como nao, uma nao de dimenses fsicas continentais, de um peso especfico de grande importncia, abenoada com uma grande riqueza natural, mas, talvez, com um grau de conscincia moral e cvica aqum desta aparente grandeza. A anlise de nossa histria, diferentemente, das histrias de outros pases nascidos em condies e com propsitos distintos que o nosso, nos ajudaro a concluir se esse entendimento faz sentido ou no, na anlise dessa mistura que a cultura brasileira.
2

Anlise da Cultura Brasileira

II. UM BREVE PANORAMA HISTRICO DE NOSSA COLONIZAO


Pedro lvares Cabral desembarca no lugar que logo batizou de Monte Pascoal, em 22 da abril de 1500, liderando uma esquadra de treze caravelas portuguesas e sem ter a menor noo das dimenses da terra que acabara de encontrar. Depois de algum tempo por aqui, seguiu seu caminho em direo s ndias, alterando seu nome para Ilha de Vera Cruz, j que j tomara conscincia de as suas dimenses ultrapassavam em muito as de um simples monte. Somente depois de outras expedies portuguesas explorarem mais a terra que haviam encontrado que se deram conta que se tratava de um continente. Um novo nome de batismo foi necessrio e a nova terra passou a ser chamada de Terra de Santa Cruz. Somente depois da descoberta do pau-brasil, ocorrida no ano de 1511, nosso pas passou a ser chamado pelo nome que conhecemos hoje: Brasil. A poca do descobrimento do Brasil, como aprendemos no Ensino Fundamental, foi um perodo de grandes navegaes. Portugal e Espanha lideraram este perodo de exploravam do oceano em busca de novas terras. Em 1492, o espanhol Cristvo Colombo, chegou Amrica, causando um grande alvoroo entre os exploradores, estimulando-os a intensificarem as suas buscas. Diante do fato destes dois pases terem ambies idnticas e no terem o objetivo de digladiarem-se entre si pela posse das terras, negociaram e assinaram, em 1494, o Tratado de Tordesilhas. Este acordo estabeleceu uma linha imaginria, trezentos e setenta lguas a oeste das ilhas de Cabo Verde. Portugal ficou com as terras recm-descobertas que estavam a leste da linha imaginria, enquanto a Espanha ficou com as terras a oeste desta linha. Portugal, no entanto, continuava empenhado no comrcio com as ndias e, a princpio no encontrou maiores interesses nas terras brasileiras, alm dos meramente exploratrios. As especiarias indianas eram de grande valia para sua comercializao na Europa. As especiarias comercializadas eram: cravo, pimenta, canela, noz moscada, gengibre, alm das porcelanas orientais e seda.

Anlise da Cultura Brasileira

No Brasil, suas atividades extrativistas comearam aos poucos a se intensificar atravs da explorao predatria do pau-brasil, extraindo da Mata Atlntica toneladas da valiosa madeira, da qual extraam a tinta vermelha para comercializao na Europa. Para essa explorao, utilizavam a mo de obra dos indgenas, aos quais pagavam com bugigangas trazidas da Europa (apitos, espelhos e chocalhos), numa prtica tpica de escambo, sem se fixarem no pas. Construram feitorias no litoral para servirem de armazns da madeira, que deveria aguardar as embarcaes. O negcio no era atrativo apenas para os portugueses. As descobertas territoriais feitas pelos portugueses e espanhis no final do sculo XV e incio do XVI e os lucros advindos da explorao colonial, deixaram outras naes europeias como Holanda, Frana e Inglaterra, interessadas em participar deste empreendimento, mas o Tratado de Tordesilhas as impedia. Isto aumentou muito o descontentamento destes pases, os quais comearam a investir na invaso das terras recm-descobertas, entre elas o Brasil. Navegadores e piratas franceses, holandeses e ingleses estavam praticando a retirada ilegal de madeira de nossas matas. O receio de perder as novas terras para esses invasores, que haviam ficado de fora do tratado de Tordesilhas fez com que a coroa portuguesa comeasse a se interessar pela colonizao do pas. A colonizao seria uma das formas de ocupar e proteger o territrio. A idia foi posta em prtica apenas a partir de 1530, com a expedio organizada por Martin Afonso de Souza. Os portugueses comearam a fazer experincias com o plantio da cana-de-acar, que acabou se tornando em mais uma lucrativa fonte de renda nos mercados europeus. A regio Nordeste foi escolhida para o cultivo da cana-de-acar em funo do solo e clima favorveis. Em 1534 a coroa portuguesa cria o sistema de Capitanias Hereditrias para facilitar a administrao da Colnia. Em 1549, cria o Governo-Geral, que era uma representao do rei portugus no Brasil, com a funo de reger essa administrao. A capital do Brasil estabelecida em Salvador. A regio nordeste torna-se a mais prspera do Brasil em funo da economia impulsionada pela produo e comrcio do acar.
4

Anlise da Cultura Brasileira

O sistema de Capitanias Hereditrias, por sua vez, consistia em dividir o territrio brasileiro em grandes faixas e entregar a sua administrao para particulares (principalmente nobres com relaes com a Coroa Portuguesa), numa espcie de privatizao da terra. O nome de Capitanias Hereditrias foi adotado, pois as capitanias eram transmitidas de pai para filho, de forma hereditria.

As pessoas que recebiam a concesso de uma capitania eram conhecidas como donatrios. Tinham como misso colonizar, proteger e administrar o territrio. Por outro lado, tinham o direito de explorar todos os seus recursos naturais, da madeira aos animais e minrios. O sistema pecou por sua ousadia e singeleza. A grande extenso territorial para administrar, a falta de estrutura e de recursos econmicos, alm dos constantes ataques indgenas, acabaram levando o sistema ao fracasso. Apenas as capitanias de So Vicente e Pernambuco podem ser consideradas como exitosas. Mesmo assim, o sistema persistiu at 1759, quando foi extinto pelo Marqus de Pombal.

Anlise da Cultura Brasileira

Nesse perodo que a mo-de-obra escrava de origem africana comea a ser usada nos engenhos de acar do Nordeste, pratica que acabou sendo disseminada pelo resto da colnia. Embora tenha investido na colonizao e de todas as medidas tomadas, Portugal teve dificuldades em proteger o extenso litoral brasileiro e acabou sofrendo invases dos outros povos europeus, principalmente, dos franceses e dos holandeses. Os franceses tinham como objetivo principal fundar uma colnia em territrio brasileiro para poder participar ativamente do lucrativo e novo mercado da explorao colonial. Os franceses protestantes queriam, tambm, fundar esta colnia para viverem longe da perseguio religiosa que sofriam na Frana. Em 1555, franceses calvinistas invadiram o Brasil, na regio do Rio de Janeiro. Estes franceses estavam fugindo da perseguio religiosa executada pela corte francesa. Liderados pelo almirante Nicolau Villegaignon, fundaram, na regio do atual municpio do Rio de Janeiro, uma colnia francesa chamada de Frana Antrtica. Os franceses obtiveram o apoio militar dos ndios tamoios, que eram inimigos dos portugueses. O governo-geral de Mem de S contou com o apoio dos jesutas Jos de Anchieta e Manuel da Nobrega, que convenceram os ndios tamoios a abandonarem a aliana que tinham feito com os franceses. Mem de S conseguiu, tambm, reforos militares portugueses, liderados por Estcio de S. Desta forma, os portugueses conseguiram expulsar os franceses do Rio de Janeiro em 1567. Em 1612 os franceses fizeram sua segunda tentativa de invadir e fundar uma colnia no Brasil. Desta vez escolherem a regio do Maranho. Liderados pelo general Daniel de La Touche, os franceses invadiram e fundaram a Frana Equinocial. Para proteger a regio conquistada, construram um forte, chamado de Forte de So Lus. As autoridades portuguesas organizaram vrias e poderosas expedies militares para atacar e expulsar os franceses do Maranho. A capitulao francesa ocorreu em novembro de 1615, quando eles foram expulsos da regio.

Anlise da Cultura Brasileira

Os holandeses, por sua vez, resolveram participar do novo territrio enviando suas expedies para invadirem o Nordeste do Brasil. Sua primeira expedio ocorreu em 1621, na Bahia, mas, em pouco tempo, os colonos portugueses a mandaram para fora do Brasil. Esta invaso durou um ano. Em 1630, no entanto, houve uma segunda expedio bem sucedida, invadindo a capitania de Pernambuco. De todas as regies nordestinas, a mais abastada do mundo no cultivo de acar era Pernambuco e, como o objetivo dos holandeses era o controle deste produto na Europa, Pernambuco foi um alvo estratgico. No ano de 1637 chegou a Pernambuco, designado pela Companhia das ndias (empresa instituda pela Holanda para avalizar a comercializao do acar brasileiro) o conde Maurcio de Nassau, militar de nacionalidade alem que para ali fora designado no intuito de consolidar o domnio holands sobre as terras conquistadas e formar uma colnia holandesa no Brasil. Sua primeira ao prtica consistiu em ampliar a rea j subjugada instituindo a Nova Holanda nome que recebeu a regio conquistada promovendo o alargamento do limite sul as margens do Rio So Francisco. Maurcio de Nassau foi o responsvel por um grande progresso no Nordeste do Brasil. Durante a sua administrao, criaram-se muitos hospitais, asilos e vrias ruas foram ladrilhadas. Em 1640, ocorreu um abalo em Portugal que libertou este do domnio Espanhol; no ano de 1641, Portugal, estando em desavena com a Espanha, opta por um armistcio de dez anos com a Holanda, que em pouco tempo passa a valer tambm no Brasil. Com esse perodo de estabilidade poltica, Nassau passou a dedicar-se inteiramente administrao do territrio brasileiro holands. Procurou obter a aceitao dos senhores de engenho e da populao ocupao holandesa, no se preocupando em usar os recursos da Companhia das ndias para realizar obras de melhoria nas cidades, em folguedos para o povo e, principalmente, em comodatos aos proprietrios rurais que tiveram suas lavouras danificadas em virtude das lutas> Ele estimulou as artes e as cincias e instituiu uma vida cultural totalmente nova e desconhecida at o momento pelo Brasil colonial.

Anlise da Cultura Brasileira

Economicamente, tentou diferenciar a agricultura nordestina da pecuria do Rio Grande do Norte; no campo poltico expandiu a participao das camadas gerenciadoras, incluindo os judeus, portugueses e comerciantes, sendo que os holandeses passaram a ocupar 50% dos postos de representao da administrao pblica, enquanto que os outros 50% passaram a ser ocupados por luso-brasileiros. Em 1640, chamou-se o primeiro Parlamento da Amrica do Sul para a instituio de uma legislao para o Brasil holands. Em 1644, se finda o governo de Maurcio de Nassau, sendo sua deposio aceita pela Companhia das ndias, com quem j vinha em conflito h algum tempo em virtude de seus gastos considerados excessivos. Aps a partida de Maurcio de Nassau, intensificaram-se os conflitos entre os senhores de engenho e os comerciantes holandeses, por dificuldades financeiras e inabilidade administrativa. Em 1645, aps muitos confrontos, finalmente os colonos portugueses apoiados por Portugal e Inglaterra conseguiram expulsar os holandeses do territrio brasileiro. Durante o tempo em que ficaram no Brasil, os holandeses deixaram como legado vrias melhorias para o pas, tais como a implantao de uma sociedade urbana em Recife. No ponto de vista cultural, a luta contra os invasores contribuiu para a concepo do sentimento nativista no povo. A histria segue e nos sculos XVI e XVII, os bandeirantes comeam a explorar o interior do Brasil em busca de ndios, escravos fugitivos e metais preciosos. Com isso, ampliam as fronteiras do Brasil alm do Tratado de Tordesilhas. Em meados do sculo XVIII, comeam a serem descobertas as primeiras minas de ouro na regio de Minas Gerais. Com isso o centro econmico deslocase para a regio Sudeste. A mo-de-obra nas minas, assim como nos engenhos, continua sendo a escrava de origem africana. Os homens ditos de bem, no possuam calos nas mos. Com esse novo boom, a Coroa Portuguesa, sempre havida em auferir o mximo lucro de sua colnia, cria uma srie de impostos e taxas para lucrar com a explorao do ouro no Brasil. Entre os principais impostos estava o quinto.
8

Anlise da Cultura Brasileira

Deste imposto, que acabou sendo to extorsivo, emana o termo popular quinto dos infernos, tamanho a presso que foi imposta sobre as atividades extrativistas da regio. A despeito disso, a nova atividade gerou um grande crescimento das cidades na regio das minas, com a igualmente grande urbanizao das mesmas, com a gerao de empregos e desenvolvimento econmico. A capital , ento, transferida do nordeste para a cidade do Rio de Janeiro. justamente nesse perodo que o barroco mineiro ganha destaque no campo das artes, tendo como seu principal expoente o Aleijadinho e suas maravilhosas obras. Em janeiro de 1808, Portugal estava prestes a ser invadido pelas tropas francesas comandadas por Napoleo Bonaparte. Sem condies militares para enfrentar os franceses, o prncipe regente de Portugal, D. Joo, resolveu transferir a corte portuguesa para sua mais importante colnia, o Brasil. Contou, neste empreendimento, com a ajuda dos aliados ingleses. Outros eventos relevantes at a proclamao da Repblica no Brasil so: 1822: No dia 7 de setembro, D.Pedro I, s margens do riacho do Ipiranga em So Paulo, proclama a Independncia do Brasil, dando incio fase do Brasil Monrquico. No dia 12 de outubro, ele aclamado imperador do Brasil. 1824: No dia 25 de maro instaurada a Primeira Constituio Brasileira. 1885: estabelecida a Lei dos Sexagenrios, que garantia a liberdade aos escravos com mais de sessenta anos. 1888: Em 13 de maio, a Princesa Isabel assina a Lei urea, decretando o fim da escravido no pas. 1889: Em 15 de novembro, na cidade do Rio de Janeiro, sob o comando do Marechal Deodoro da Fonseca, ocorre a Proclamao da Repblica, decretando o fim do Brasil Imprio e inserindo o pas no mundo, como um pas efetivamente livre para encarar o seu destino.

Anlise da Cultura Brasileira

III. CARACTERSTICAS CULTURAIS DO BRASIL


Quando Cabral chegou aqui em 22 de Abril de 1500, o Brasil j possua uma civilizao estimada em 3 milhes de pessoas1. Os indgenas encontrados no pas possuam uma vida comunitria organizada e dedicavam-se pesca e caa, ambas fartas na regio. Uma caracterstica marcante e distintiva era o hbito do banho, no to difundido entre os visitantes de alm mar. O cristianismo chegou praticamente junto com Cabral. Era, logicamente, um cristianismo de colonizao, muito atrelado ao poder que vinha da corte. A primeira missa foi celebrada em 21.04.1500. A escravido no Brasil um importante trao de nossa cultura e, portanto, merece uma anlise de sua evoluo. Ela comeou no Brasil no sculo XVI. Os colonos portugueses comearam escravizando os ndios. Porm, a oposio dos religiosos dificultou esta prtica. Os colonos partiram para suas colnias na frica e trouxeram os negros para trabalharem nos engenhos de acar da regio Nordeste. A sua utilizao desses estrangeiros negros no teve a mesma resistncia da sociedade. Os escravos tambm trabalharam nas minas de ouro, a partir da segunda metade do sculo XVIII. Tanto nos engenhos quanto nas minas, os escravos executavam as tarefas mais duras, difceis e perigosas. A maioria deles recebia um pssimo tratamento. Comiam alimentos de pssima qualidade, dormiam na senzala e recebiam castigos fsicos sob qualquer pretexto. O transporte dos africanos para o Brasil era feito em navios negreiros que tambm apresentavam pssimas condies. Muitos morriam durante a viagem. Eles eram vendidos pelos comerciantes como mercadoria. Os escravos no podiam praticar sua religio de origem africana, nem seguir sua cultura. Porm, muitos praticavam a religio de forma escondida. As mulheres tambm foram escravizadas e executavam, principalmente, atividades domsticas. Os filhos de escravos tambm tinham que trabalhar a partir dos 8 anos de idade.

ALENCAR, Protestantismo Tupiniquim.

10

Anlise da Cultura Brasileira

Muitos escravos lutaram contra essa situao injusta e desumana. Ocorreram revoltas em muitas fazendas. Muitos escravos tambm fugiram e formaram quilombos, onde podiam viver de acordo com sua cultura. A escravido s acabou no Brasil no ano de 1888, aps a decretao da Lei urea. Mas suas marcas culturais vo se diluindo ao longo de muitas dcadas. Outro aspecto marcante de nossa cultura a miscigenao, a qual foi iniciada desde o princpio, e com suas dimenses geogrficas continentais, o Brasil de hoje fruto de uma conjugao cultural imensa. Primeiramente entre os portugueses e os ndios, gerando o caboclo ou mameluco; Num momento seguinte, entre os portugueses (brancos) e os negros (africanos vindos para o trabalho escravo), gerando o mulato; Paralelamente ao efeito dominante do branco colonizador, surgem os relacionamentos entre ndios e negros, gerando o cafuzo; Portanto, as culturas indgena, portuguesa e africana (afro) so os componentes bsicos do que vem a ser o Brasil, um pas multiculturalista. Com o iminente fim da escravatura, o governo comeou a criar incentivos para a imigrao do Velho Mundo, com o objetivo de: Suprir a lacuna laboral a ser gerada com a libertao dos escravos; Promover o branqueamento do povo (mais aceitos imigrantes europeus brancos) Atendendo a esse apelo e motivados pelas dificuldades em suas terras natais, vieram os espanhis, italianos, judeus, alemes, rabes e japoneses. Essa faceta multicultural muito bem explorada por Roberto da Matta em seu livro O que o Brasil?. Algumas das caractersticas distintivas que ele menciona so catalogadas conforme segue. A casa: O brasileiro, culturalmente, se v como uma pessoa e no como indivduo. Isto importante para entender a sua cosmoviso.
11

Anlise da Cultura Brasileira

A casa e a rua: Cada casa brasileira uma pessoa moral . Ela tem personalidade.

A casa sinnimo de lar, onde o brasileiro gosta de estar.

A rua: o ponto de equilbrio, onde o indivduo respira das situaes complexas da famlia. A rua complementa e equilibra a casa e vice-versa. Por um lado, a rua pode ser fator de agressividade, onde o risco de sofrer maior, mas smbolo de descontrao por outro. O trabalho: Na idiossincrasia o brasileiro, o pensamento dominante ainda de que o trabalho um castigo (o ponto de vista catlico). Mas tambm verificada, em parte da cultura, o entendimento do trabalho como beno (ponto de vista protestante). Da Matta reconhece trs tipos fundamentais de atitude com relao ao trabalho (trs heris): O Malandro: que busca sempre ganhar o mximo com o mnimo esforo; O Renunciante: que abre mo do trabalho cotidiano; O Caxias: que faz os outros trabalharem, cumprindo regras. O racismo: O racismo brasileira conforme Antonil (Sc. XVIII): O Tringulo Racial: O Brasil um inferno para os negros, um purgatrio para os brancos e um paraso para os mulatos. Essa uma situao nica entre os pases e faz toda a diferena.

12

Anlise da Cultura Brasileira

O brasileiro cr e defende que no tem preconceito racial, o que uma meia verdade, mas o mulatismo a grande atenuante do processo. Ainda segundo Alencar e Freyre, o Brasil um bom modelo de miscigenao (a despeito de todas as teses em contrrio) De forma diversa a outros pases, onde o segregacionismo foi ou ainda uma realidade, no Brasil h uma integrao sem ruptura das diferentes raas. Todos perdem alguma caracterstica original, mas todos ganham com isto. Freyre, em Casa Grande & Senzala, chama isso de uma democracia racial. Seguindo com as caractersticas especiais relacionadas por Da Matta: O relativismo: Entre outros tipos de relativismo, o relativismo religioso uma caracterstica marcante: D-se um gole ao santo; Acende-se uma vela a Deus, outra ao outro; Assim como na miscigenao da raa, existe uma tendncia subconsciente para a relativizao da verdade (sndrome do jeitinho, levada ao entendimento que ao final, tudo dar certo). A comida neste ponto onde o multiculturalismo aflora. A diversidade de pratos e tendncias fazem do Brasil uma nao absolutamente diferenciada nesse quesito. A mesa: um local de celebrao, um local de abertura de nimos e de intimidade; a demonstrao de hospitalidade inerente ao povo brasileiro.

A diverso: Samba, futebol e carnaval.


13

Anlise da Cultura Brasileira

IV. DADOS SOBRE A POPULAO BRASILEIRA


Crescimento da Populao por Faixa Etria O grfico abaixo mostra a evoluo histrica da populao por faixa de idade ao longo das dcadas de 80 e 90, at o ano 2000. Neste perodo de 20 anos, foi notria a reduo da proporo da faixa de 0 a 14 anos e do crescimento da faixa adulta, com um crescimento mais modesto dos habitantes com mais de 65 anos.

Na ltima dcada, no entanto, o crescimento da faixa de mais de 60 anos possibilita uma projeo de crescimento como a demonstrada no grfico a seguir.

14

Anlise da Cultura Brasileira

Proporo da Populao por Sexo - 1980-2000


51,5%

51,03%
51,0%

50,63%
50,5%
50,0% 49,5% 49,0%

50,70%

50,78%

50,23% 49,77% 49,37% 49,30% 49,22% 48,97% Mulheres (%) Homens (%)

48,5%
48,0% 47,5%

1980

1991

1996

2000

2010

Fonte: IBGE Censo 2010

Embora o grfico demonstre a maioria feminina de uma forma muito mais vertiginosa do que as cifras apontam, a realidade que atualmente elas j atingiram a incrvel marca de 100 milhes de mulheres em nosso pas.

No de se estranhar a sua acentuada tomada de posio no mercado de trabalho, assumindo vrios tipos de funo que anteriormente era quase que hegemonicamente masculinos. Logicamente que existe uma presso do mundo para relativizar os papeis de cada sexo, mas esta uma realidade inquestionvel em nossos dias.

15

Anlise da Cultura Brasileira

V. EXPRESSES DA DIVERSIDADE
A coisa que ainda poderia ser acrescentada a diversidade regional, basicamente ligada s regies aonde as diferentes etnias vieram a se instalar. Utilizando-se do recurso da generalizao, poderamos definir cada regio com a seguinte predominncia: O Norte: indgena O Nordeste: caboclo e negro (catlico) O Sudeste: multicultural O Sul: predominantemente germnico O mais importante, no entanto, a diversidade social e a distncia existente entre elas. O cientista social Hlio Jaguaribe, em seu trabalho Os dois Brasis, de 2000, comenta que vivemos em dois mundo distintos que coabitam no mesmo pas, nas mesmas cidades. As pessoas destes dois mundos possuem pouqussimos ou quase nenhum ponto de contato, a no ser ordens para execuo de alguma tarefa, como de uma patroa a sua empregada, cada uma habitante de um destes dois mundos. Embora chocante, parece ser a realidade. E todo o movimento poltico-social to decantado pelo novo partido de situao parece ter gerando menos efeito no sentido de unir esses dois mundos do que o prprio Plano Real teve condies de fazer.

16

Anlise da Cultura Brasileira

VI. PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DE NOSSA CULTURA


Pontos positivos: O reduzido impacto do racismo em nosso cotidiano; O grande lao familiar (a pessoa em seu meio), valorizando a casa, o que aumenta os sentimentos positivos de pertencimento; A flexibilidade para abordagem de situaes difceis (jeitinho); A relativa resignao a uma situao social e econmica adversa, e a esperana na possibilidade de virar o jogo. Pontos negativos: O crescente aumento da violncia nos subrbios e morros do pas (no mais concentrados somente no Rio) demonstra que o quadro de amabilidade do povo est, lamentavelmente, mudando, com a ascenso social de uma nova classe emergente, via drogas. O relativismo de conduta leva a uma relativizao: Da moral (conceito indulgente de integridade); Da espiritualidade (conceito distorcido de como se dar bem com a religio, com o menor esforo/compromisso).

17

Anlise da Cultura Brasileira

VII. COMO COMUNICAR O EVANGELHO


O apelo mais barato o da prosperidade. Este um apelo muito forte no mundo atual, onde o pragmatismo o conceito dominante. Infelizmente, muitas igrejas tm se utilizado indiscriminadamente deste recurso. O brasileiro, por sua vez, um povo suscetvel a esse apelo, pois aparentemente um recurso que soa como um atalho para ser bem sucedido. O foco, no entanto, deixa de ser a eternidade e passa a ser o aqui e o agora. Jesus nos comissionou para ganharmos pessoas para o Reino, aqui e agora, mas nossa misso est em fazer-lhes olhar para o futuro, para a vida que tero na presena de Cristo. um apelo muito diferente e, podemos dizer, menos pragmtico. Entendo que a forma correta de comunicar e compartilhar o Evangelho em nossa sociedade , ainda, trabalhar a conscientizao de que: Um relacionamento verdadeiro com Deus pode fazer uma diferena inimaginvel para vida; O fato de Jesus ter vivido, morrido e ressuscitado a maior prova de que Deus nos ama e quer resgatar-nos para um relacionamento eterno; A paz que Cristo d, no pode ser experimentada por quem no quer abrir mo do aqui e agora, das benesses que o mundo oferece, do sucesso fcil. Esse no o caminho mais fcil para chegar ao corao do homem, mas num mundo to lquido, o homem contemporneo est em busca de relevncia para a sua vida e o brasileiro est igualmente engajado nesse processo. O grande desafio, portanto, vencer diariamente nossa tendncia ao egosmo, e nos dedicarmos em buscar aprimorar cotidianamente a nossa abordagem. Algumas vezes, essa dedicao nos leva a aguardar. Christian Schwartz, em seu livro Evangelizao Bsica, ensina que, h momentos em que melhor esperar o momento de uma crise, e a estar disponvel para apoiar, ajudar e mostrar a diferena que crer em Cristo pode significar para a vida daquela pessoa.
18

Anlise da Cultura Brasileira

VIII. COMO ME RELACIONO COM A DIVERSIDADE


Para um paulistano, filho de nordestinos e neto de uma mulata; universitrio, executivo [prematuramente] aposentado e atualmente candidato a pastor evanglico, creio navegar bem por vrios tipos raciais e camadas sociais. Diversidade Regional A maneira como somos vistos, no entanto, influi significativamente sobre nossas possibilidades de obter um bom relacionamento. Sob o ponto de vista da diversidade regional, por exemplo, as experincias profissionais marcaram muito minhas caractersticas de cidado do sudeste, e este um estigma difcil de ser superado na relao com os nordestinos. Eles olham com desconfiana para quem do sudeste. Este filtro dificilmente deixado de lado nos relacionamentos. Quando o assunto o sul, o estigma pode ser igualmente importante. No devemos, de maneira nenhuma, negligenciar essa realidade. Hoje em dia, em meu relacionamento com as diferentes pessoas, tento seguir o exemplo de Paulo, evitando transmitir s pessoas uma imagem preconcebida de quem sou (ou penso ser). Tento ser simples com os smplices e tento ser muito natural com os mais sofisticados, pois um outro erro estratgico acanhar-se com os que, supostamente tm tudo, muito mais quando sabemos que eles ainda no tm Cristo, e este o bem mais precioso que podemos apresentar-lhes. Eles jamais tero algo de maior valor. Diversidade Religiosa No devemos levar nossas barreiras morais crists para os

relacionamentos, para evitar que isto se torne em uma barreira intransponvel, perdendo a possibilidade de expor o mais importante, que o amor de Cristo. Devemos sempre lembrar que Deus abomina o pecado, mas ama o pecador, seja qual for a sua bandeira ideolgica e/ou doutrinria.

19

Anlise da Cultura Brasileira

Diversidade Sexual Creio ser um ambiente onde a preocupao mencionada no ponto anterior deve ser tratada com um cuidado ainda maior. O tema da diversidade sexual atualssimo e o terreno que o inimigo tem usado para atacar mais aberta e frontalmente os princpios judaico-cristos. um terreno pedregoso e dinamitado no qual o simples mencionar dos princpios bblicos gera uma controvrsia enorme e quase que irreconcilivel. Nosso grande desafio aqui o de amar as pessoas, mas buscar a melhor maneira de mostrar-lhes de que suas opes esto em descordo com o Palavra e, portanto, com a vontade de Deus para sua vida.

20

Anlise da Cultura Brasileira

IX. CONCLUSO
Depois de toda essa receita de bolo, no como dissociar tudo o que vimos e discutimos do termo mistura, como mencionamos na Introduo. Essa mistura, como vimos, nos deu caractersticas peculiares que nos diferenciam de qualquer outro povo. Nos fez sermos reconhecidos moralmente como os melhores jogadores de futebol do mundo, mas, ao mesmo tempo, estarmos em 8 lugar no ranking da FIFA. Esforo que no vale a pena ou sensao de que nos falta firmeza psicolgica para mostrar ao mundo que, em alguns quesitos, no outro povo melhor e lutar por isso. Deus, todavia, maravilhoso e nos ama como nao e nos ama, tambm, como seu povo, desde que o reconheamos como nosso Deus e pastor. Ele capaz de curar nossa, aparentemente eterna, baixa autoestima. Quando lemos em 1 Corntios 12, o ttulo Unidade na Diversidade , sabemos exatamente a que o apstolo Paulo se referia. Mas tomando, novamente, a liberdade de fazer um uso aproximado desse princpio, podemos dizer que o povo brasileiro um bom exemplo de como pode existir uma harmonia dentro de tamanha diversidade de origens, de beros, de bolsos e de nveis culturais. Que Deus nos permita sempre fazer bom uso dessa realidade nica, que Ele prprio preparou, para levarmos o seu Evangelho e fazermos discpulos que tero, na prtica, muito menos dificuldades de desfrutar dessa unidade que a f nos proporciona e participar do sonho de nosso Senhor de criar um s rebanho que obedea ao nico Pastor.

21

Anlise da Cultura Brasileira

X. BIBLIOGRAFIA
ALENCAR, Gedeon, Protestantismo Tupiniquim; So Paulo: Arte Editorial, 2005. DA MATTA, Roberto, O que o Brasil?; Editora: Rocco, 2004. FURTADO, Junia Ferreira, Cultura e sociedade no Brasil Colnia (coleo Discutindo a Histria), Editora: Atual. CARVALHO, Jos Baptista, Verdadeira Histria das Capitanias Hereditrias, Editora: Multimapas. CHALHOUB, Sidney, A fora da escravido - ilegalidade e costume no Brasil Oitocentista, Editora: Companhia das Letras. SCHWARZ, Christian A., Evangelizao Bsica, Editora Evanglica Esperana, 2003.

22

Potrebbero piacerti anche